Sunteți pe pagina 1din 5

Coeso Textual

Dando continuidade nossa disciplina de Portugus Instrumental, estudaremos o que coeso e de que forma ela ajudar voc a escrever melhor. Nos dias atuais, mais do que nunca, d-se comunicao um lugar de destaque: principal veculo de entendimento entre pessoas e instituies. Urge, portanto, a necessidade de nos comunicarmos bem, da forma mais eficaz possvel. E para atingir esse objetivo, necessrio que o estilo do comunicador possua uma srie de requisitos. Nesse contexto, a coeso assume um papel de destaque. Para estudarmos a coeso propriamente dita faz-se necessrio entender os conceitos de frase, orao e pargrafo, que nos auxiliaro no perfeito entendimento do assunto. Frase Segundo Othon M. Garcia (1972, p. 7), frase todo enunciado suficiente por si mesmo para estabelecer comunicao. Essa definio nos remete a um exemplo de frase que considerada por muitos como a melhor abertura de um livro da Literatura Brasileira. Grande Serto: Veredas (1956) de Guimares Rosa inicia com uma simples palavra/frase. O livro comea da seguinte forma: "- Nonada. Tiros que o senhor ouviu foram de briga de homem no, Deus esteja. Alvejei mira em rvores no quintal, no baixo do crrego. Por meu acerto". Palavras de Riobaldo, protagonista da estria. Nonada. Esse enunciado suficiente por si mesmo para estabelecer comunicao, pois o significado de nonada ninharia. Temos, portanto, uma frase, com significante e significado. Outros exemplos mais simples de frases. 1. Adeus! 2. Parabns! 3. Ele trabalha aqui. Orao Quando existe um enunciado que comunica e possui um verbo, temos uma orao. Toda orao uma frase, mas o contrrio no verdade. Por isso, temos que ter cuidado para no generalizar. Uma orao obrigatoriamente possui um verbo. Isso que a difere de uma frase, que pode conter apenas um substantivo, por exemplo. Pargrafo O pargrafo a unidade do discurso que visa discutir uma ideia ou atingir um objetivo nico. Tambm afirmamos que uma unidade do discurso que visa atingir um objetivo semntico. Ele no se limita a determinar pausas. A finalidade do pargrafo vai alm

de delimitaes das estruturas frasais, especialmente no que diz respeito ao comeo e fim de um pensamento. importante e desejvel que o pargrafo tenha qualidades no que diz respeito unidade, coerncia e nfase. A nfase se consegue por meio da colocao precisa de vrios segmentos da frase e determinada por meio de um pargrafo. Geralmente, uma ideia nova requer outro pargrafo. Recomenda-se a colocao estratgica da palavra que encerra a ideia principal para reforar o sentido da nfase. O tamanho de um pargrafo tambm um procedimento para realar uma ideia. Em termos de unidade, o pargrafo ter um objetivo e uma ideia nicos para alcanar. Do ponto de vista da coerncia, as frases de um pargrafo devem estar interrelacionadas com o intuito de alcanar o objetivo predeterminado. Coeso Da mesma forma que uma frase no apenas uma sequncia de palavras, um texto no apenas uma sucesso de frases ou de pargrafos. Um texto bem organizado necessita, obrigatoriamente, obedecer a regras e limites, alm de respeitar duas relaes que mantm interligados os elementos constitutivos de significao do texto, que so as relaes de redundncia e as relaes lgicas. (ANDRADE, MEDEIROS, 2006) Coeso explicitamente revelada atravs de marcas lingusticas, ndices formais na estrutura da sequncia lingustica e superficial do texto, sendo, portanto, de carter linear, j que se manifesta na organizao sequencial do texto. A coeso a relao semntica entre um elemento do texto e outro elemento que crucial para sua interpretao. (KOCK e TRAVAGLIA, 1989, p. 13) Outro conceito de coeso mais simplificado afirma o seguinte: so as relaes entre as partes de um texto. Essas reaes so concretas devido utilizao de mecanismos de coeso. (CORREA, 2009, p. 38) A coeso se configura como elos entre os elementos superficiais do texto, a forma como se relacionam e como esses elementos se combinam uns com os outros. Elos que proporcionam transies suaves, adequadas. Essas transies so ideias ou conjunes que permitem o nexo de um pensamento com outros. A falta de transio entre uma ideia e outra pode impedir que as frases se transformem num texto. Seriam, ento, fragmentos sem nexos, amontoados de frases. Os pensamentos de um texto devem estar de tal forma ligados que a transio ocorra da forma mais natural possvel. A coeso contribui para a obteno da coerncia, mas no garante que isso ocorra. (ANDRADE, MEDEIROS, 2006, p. 220-221) Voc deve estar se perguntando quais so os mecanismos que permitem a coeso de um texto? Vamos estud-los? So os seguintes: Referncia; Substituio; Elipse; Articuladores (Conjunes coordenativas e subordinativas).

Referncia

Segundo Kock (2003, p. 19), so os itens da lngua que no podem ser interpretados semanticamente por si mesmos, mas remetem a outros itens do discurso que so necessrios para a sua interpretao. Exemplo Flvia ajuda a sogra com as tarefas domsticas. Ela muito prestativa e suas aes a ajudaro durante toda a vida. Ela e suas, no exemplo anterior, fizeram referncia Flvia. A referncia pode ser pessoal (realizada por meio de pronomes pessoais e possessivos), demonstrativa (efetuada por meio de pronomes demonstrativos) e comparativa (por meio de identidades e similaridades). Adaptado de (CORREA, 2009).

Substituio Consiste na colocao de um item em lugar de outros elementos, podendo tambm substituir uma orao inteira. Exemplo Michele ajuda a me nas tarefas do trabalho. Jaqueline tambm. No exemplo acima, a palavra tambm substituiu toda a orao anterior (ajuda a me nas tarefas do trabalho). Mas necessrio que voc tenha cuidado com um detalhe. No podemos confundir referncia com substituio, pois a referncia equivale semanticamente ao termo referido, enquanto a substituio substitui sem necessidade de ser igual no significado, apenas pode ser equivalente, combinado? Adaptado de (CORREA, 2009).

Elipse Elipse semelhante a uma substituio por zero, ou seja, ocorre quando se omite um item lexical, um sintagma, uma orao ou todo um enunciado, facilmente recupervel pelo contexto. Exemplo Cintia pergunta para Caio: Voc conhece Allan? Caio responde: Conheo. Nesse exemplo, pelo contexto que entendemos a resposta de Caio. Sem a pergunta ficaria difcil saber sobre quem ele est falando, voc concorda? O verbo conhecer carrega todo o sentido existente na pergunta de Cintia. A elipse justamente a supresso (omisso) desse contexto, que j tinha ficado evidente na pergunta.

Articuladores So palavras que estabelecem relaes entre as partes de um texto. Na Lngua Portuguesa, esse papel cabe s conjunes, que se dividem entre as coordenativas e subordinativas. Vejamos exemplos de conjunes coordenativas e suas respectivas conjunes, colocadas entre parnteses: Aditiva Estabelece relao de soma. (E, nem) Adversativa Estabelece relao de oposio, de contraste. (Mas, porm, todavia, contudo, seno) Alternativa Estabelece relao de excluso, alternncia, opo por um ou por outro. (Ou, ora, quer, seja) Conclusiva Estabelece relao de concluso do que foi anteriormente colocado. (Assim, logo, pois (aps um verbo), portanto) Explicativa Estabelece relao de explicao para fatos anteriormente colocados. (Que, pois (antes de um verbo), porque, portanto) Agora, estudemos exemplos de Conjunes Subordinativas e suas respectivas conjunes, tambm entre parnteses: Condicional Estabelece relao de condio. (Se, caso) Causal Estabelece relao de causa. (Como, que, qual) Comparativa Estabelece relao de comparao. (Mais (do) que, menos (do) que, assim como, tanto...quanto) Concessiva Estabelece relao de concesso, de ceder algo ou algum. (Embora, conquanto) Conformativa Estabelece relao de conformidade, de acordo com algum. (Como, conforme, segundo) Integrante Estabelece relao de substantivo. (Que, se) Final Estabelece relao de finalidade. (Porque (sentido de para que), que (= para que)) Proporcional Estabelece relao de proporo. (Exemplo: proporo que, medida que, quanto mais, quanto menos)

Temporal Estabelece relao de tempo. (Quando, mal, apenas, enquanto)

Na prxima aula da nossa disciplina discutiremos um assunto muito ligado ao visto nessa nossa aula, que a coerncia textual, estamos combinados? At l!

S-ar putea să vă placă și