Sunteți pe pagina 1din 10

INCLUSO DIGITAL: ENSINO MDIO INTEGRADO TCNICO EM INFORMTICA

Nathiele dos Santos Jacovaisi, UNEMAT, prof_naty@hotmail.com Waghma Fabiana Borges Rodriguesii, UNEMAT, waghma@gmail.com Marcos Vinicius Jacovaisiii, UNEMAT, tecnicomarcao@hotmail.com Fabiani Capelariiv, UNEMAT, fabianicapelari@hotmail.com Resumo A informtica est presente em todos os setores, tais como, comrcios, rea da sade, educao e na vida privada das pessoas, desta forma, encontra-se a necessidade de profissionais qualificados para inserir, de forma proveitosa e eficiente, tais tecnologias. A pesquisa desenvolvida no Ensino Mdio Integrado Tcnico em Informtica presente na Escola Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros em Colider/MT, aponta o perfil do concluinte, de desempenhar atividades em diferentes locais de trabalho, visando competncia de atuar na rea de informtica. O presente artigo descreve as especificidades do curso profissionalizante integrado, aplicabilidade na sala de aula e proposta curricular; evidenciando tambm perspectivas dos alunos diante os resultados gerados pelo Ensino Mdio Integrado Tcnico em Informtica. Palavras-chave: Ensino Mdio Integrado, Tcnico em Informtica, qualificao profissional.

DIGITAL INCLUSION: INTEGRATED HIGH SCHOOL COMPUTER TECHNICIANT


Abstract As the informatics is each day more present in all sectors such as commerces, health care, education and in the peoples personal lives, it makes difficult to find qualified professionals to insert such information by teaching and training in a useful way. The Integrated High School Computer Technician at Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros School in Colider/MT points out the profile of the ones who are concluding the course that is to develop activities at different workplaces pursuiting proficiency on actuating at computer sector. The article about Digital Inclusion: Integrated High School Computer Technician describes the specificities from the integrated formative course, the applicability at classrooms, curriculum proposal and also highlighting the students perspectives front to the results obtained by Integrated High School Computer Technician. Keywords: Integrated High School, Computer Technician, Qualified Professionals. 1 Introduo A tecnologia engloba materiais, equipamentos e tcnicas utilizadas para a
1

realizao de trabalhos. Afirma-se que seu avano est cada vez mais acelerado e presente em todos os setores, assim, no adianta ser contra essas inovaes, preciso compreend-las e torn-las funcionais (OLIVEIRA, 2004). No Ensino Mdio Integrado - Tcnico em informtica justificou sua insero na Escola Estadual Desembargador Milton Aramando Pompeu de Barros, por notar a necessidade de pessoas capacitadas para suprir conhecimentos nas reas computacionais, devido a grande utilizao de tecnologias no Municpio de Colider/MT (PLANO DE CURSO 2009). A escola deve garantir ao educando a formao comum indispensvel para o exerccio da cidadania, formao e desenvolvimento da autonomia intelectual, pensamento crtico da cincia e tecnologia com preparao para o mundo do trabalho (PLANO DE CURSO, 2009). A principal funo deste artigo, alm da apresentao da Escola Estadual Desembargador Milton Aramando Pompeu de Barros, apontar as metodologias utilizadas na pesquisa, evidenciando os resultados com especificidades do Ensino Mdio Integrado Tcnico em Informtica.

2 Procedimento Metodolgicos

Utilizou-se uma pesquisa bibliogrfica que, segundo Lakatos e Marconi (2005), no mera repetio do que j foi dito ou escrito sobre certo assunto, mas propicia o exame de um tema sob novo enfoque ou abordagem, chegando assim a concluses inovadoras, objetivou-se assim a busca de cursos tcnicos

profissionalizantes. Para obter fontes a respeito do curso Tcnico em Informtica Integrado ao Ensino Mdio realizou-se uma pesquisa documental, com intuito de adquirir documentos sobre sua criao, justificativa da rea definida, definies sobre as matrias propostas, bem como suas aplicaes e distribuies e informaes sobre a escola Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros. Com o objetivo de evidenciar os conhecimentos em informtica voltados ao mercado de trabalho e as experincias, foi aplicado um questionrio aos alunos do curso Tcnico em Informtica, com perguntas abertas que permitem o indivduo, responder livremente e questes fechadas optando entre duas respostas sim ou

no. Tendo-se como desgnio transformar tais resultados em dados quantitativos, (LAKATOS e MARCONI, 2005). Pois, segundo Periotto apud Miquelin Junior (2008) At a pouco tempo, os recursos computacionais eram rotulados como potenciais e hoje se encontram plenamente estabelecidos junto realidade cotidiana.

3 Resultados da pesquisa em relao s perspectivas dos alunos ante a futura profisso de Tcnico em Informtica

Os alunos participantes do Ensino Mdio Integrado - Tcnico em Informtica faziam-se presentes em sala de aula, no horrio escolar, assim os 102 questionrios entregues, foram preenchidos e devolvidos. Portanto, os dados apresentados versam sobre um percentual de 100%, pois todos os questionrios distribudos retornaram pesquisadora. Para coletar informaes sobre o perfil dos entrevistados, foram

questionados sobre idade e gnero, portanto, 58% dos alunos participantes do Ensino Mdio Integrado - Tcnico em Informtica so do gnero feminino, 38% masculino e 4% no responderam a questo, destacado na tabela 1.
Item Gnero feminino Gnero masculino No responderam sobre gnero Faixa etria entre 14 e 16 anos Faixa etria de 17 anos Faixa etria de 18 anos Percentual 58% 38% 4% 96% 3% 1%

Fonte: Formulrio de Coleta de dados I do TCC (2009) Tabela 1 - Pesquisa quantitativa de identificao de faixa etria e gnero.

Quando refere-se a idade, pode-se perceber como apresenta na tabela 1, que 96% tem entre 14 a 16 anos de idade, 3% possuem 17 anos e 1% tem 18 anos. Miquelin Junior (2008), conta que na era da informtica tudo ficou mais rpido e fcil, empresas adquirem tecnologias ficando cada dia mais dependentes dessas ferramentas, assim jovens a procura de emprego, devem estar preparados para tais exigncias. Escolaridade passa a ser considerado o mnimo que um

candidato deve ter em seu currculo profissional. Os alunos tm o interesse de progredir profissionalmente, confirma-se
3

atravs da pesquisa que aponta as perspectivas dos jovens em relao ao futuro Tcnico em Informtica, conforme apresenta a tabela 2.

Perspectivas em relao ao futuro Tcnico em Informtica Acompanhamento das evolues tecnolgicas Conhecimento na rea de Programao Conhecimento na rea Tcnica Trabalho Autnomo Trabalho Empresarial

Opinio dos alunos do Ensino Mdio Integrado 20% 12% 38% 20% 10%

Fonte: Formulrio de Coleta de dados I do TCC (2009)

Tabela 2 - Pesquisa de perspectiva em relao ao futuro Tcnico em Informtica

Conclui-se que cabe aos profissionais e at mesmo instituies fornecerem qualificao, assim, ter-se- jovens capacitados para suprir as necessidades exigidas pelas empresas, assumindo uma postura criativa, dinmica e tica.

4 Ensino profissionalizante - Tcnico em Informtica

No Catlogo Nacional (BRASIL, 2009), o curso tcnico em informtica encontra-se no eixo da comunicao, processamentos de dados e informaes, onde suas tecnologias so relacionadas, abrangendo aes:
[...] de concepo, desenvolvimento, implantao, operao, avaliao e manuteno de sistemas e tecnologias relacionadas informtica e telecomunicaes. Especificao de componentes ou equipamentos, suporte tcnico, procedimentos de instalao e configurao, realizao de testes e medies, utilizao de protocolos e arquitetura de redes, identificao de meios fsicos e padres de comunicao e, sobremaneira, a necessidade de constante atualizao tecnolgica, constituem, de forma comum, as caractersticas deste eixo. O desenvolvimento de sistemas informatizados, desde a especificao de requisitos at os testes de implantao, bem como as tecnologias de comutao, transmisso, recepo de dados, podem constituir-se em especificidades deste eixo (BRASIL, 2009).

A ementa citada no Catlogo Nacional (BRASIL, 2009), referente ao Curso Tcnico em Informtica distribuda em mil horas, e recomenda uma infra-estrutura que haja uma biblioteca com acervo especfico e atualizado, um laboratrio de informtica com programas especficos do curso. Com o objetivo de desenvolver:
4

[...] programas de computador, seguindo as especificaes e paradigmas da lgica e linguagens de programao, com utilizao em ambientes de desenvolvimentos de sistemas, sistemas operacionais, banco de dados e realizao de testes em softwares, mantendo registros que possibilitem anlises e refinamento dos resultados. Executa manuteno em programas de computadores implantados (BRASIL, 2009).

Pode-se indagar que com a existncia de cursos superiores, havendo praticamente a mesma ementa e sendo de graduao e no tcnicos, onde os jovens podero atuar no mercado de trabalho? Estudantes que com o trmino do Ensino Mdio juntamente com o curso tcnico, estaro capacitados para trabalhar em instituies pblicas, privadas e do terceiro setor, que demandem sistemas computacionais, especialmente envolvendo programao de computadores segundo Catlogo Nacional (BRASIL, 2009). O curso tcnico :
Um curso de ensino mdio que objetiva capacitar o aluno com conhecimentos tericos e prticos nas diversas atividades do setor produtivo. Acesso imediato ao mercado de trabalho um dos propsitos dos que buscam este curso, alm da perspectiva de requalificao ou mesmo reinsero no setor produtivo. Este curso aberto a candidatos que tenham concludo o Ensino Fundamental e para a obteno do diploma de tcnico necessria concluso do Ensino Mdio (BRASIL, 2009).

Segundo Fernando Haddad - Ministro da Educao (BRASIL, 2009), so cento e oitenta e cinco cursos tcnicos apresentados pelo Catlogo Nacional, onde determinadas reas so fornecidas pela Marinha do Brasil e Aeronutica por meios de suas escolas de formao. A Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica (SETEC), responsvel pela educao profissionalizante, est vivenciando a maior expanso de sua histria. Para 2010 o MEC est investindo R$ 1,1 bilho na expanso da educao profissional, ultrapassando as 354 unidades previstas. Sero 500 mil vagas em todo o pas (Disponvel em:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12353:redefederal-de-educacao-profissional-cientifica-e-tecnologica-&catid=304:catalogonacional-de-cursos-tecnicos-&Itemid=720>. Acesso em 13 out. 2009). Deste modo, jovens recebem capacitao para atender parcialmente necessidades exigidas por empresas. H trs formas de articulao para os cursos
5

tcnicos com o Ensino Mdio, sendo:


Integrada, concomitante ou subseqente. Na forma integrada, o aluno com uma nica matricula, freqenta curso cujo currculo foi planejado reunido os conhecimentos do ensino mdio s competncias da educao profissional. Ao concluir este curso, o aluno receber certificado de concluso do ensino mdio e diploma do curso tcnico. Na forma concomitante, ocorre uma complementaridade entre o curso tcnico oferecido por uma escola tcnica e o ensino mdio freqentado em outra escola. Nesta modalidade o aluno tem duas matriculas em instituies diferentes. Ao concluir o ensino tcnico, ter a expedio de seu diploma condicionada concluso com aproveitamento do ensino mdio. Na forma subseqente, o aluno ao se matricular o curso tcnico j concluiu o ensino mdio, e, portanto ao finalizar com aproveitamento o curso tcnico obter diretamente seu diploma (BRASIL, 2009).

Dentre as formas existentes de cursos tcnicos, encontra-se na Escola Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros em Colider/MT, o Ensino Mdio Integrado - Tcnico em Informtica, o ano de 2009 foi registrado como incio letivo do curso, onde a cada ano ingressam novas turmas no ensino mdio integrado.

5 Ensino Mdio Integrado - Tcnico em Informtica em Colider/MT

A Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros, est localizada na Avenida do Governador Jaime Campos, 815 no Centro do Municpio de Colider estado de Mato Grosso. Tem como decreto de criao 1.810 de 12 de Abril de 1982 e reconhecimento n 014/04 CEE/MT D.O. em 10/03/2004. Oferece cursos de Ensino Fundamental (de 6 a 8 sries) e Ensino Mdio regular, ministrados nos trs turnos: matutino, vespertino e noturno (PROJETO POLTICO PEDAGGICO, 2008). A Escola possui educao profissionalizante Ensino Mdio Integrado Tcnico em Informtica, que visa proporcionar aos alunos formao integral do cidado profissional crtico reflexivo, com condies de atuar no mundo do trabalho (PLANO DE CURSO, 2009). A proposta curricular segue:
[...] as concepes contidas nos Parmetros Curriculares do Ensino Mdio e demais Orientaes oriundos do MEC, nos Parmetros Curriculares Nacionais da Educao Profissional, e Tecnolgica e as determinaes legais presentes as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Mdio como: Decreto n. 5.154/04. Resoluo 384/0 CEE/MT Resoluo 169/06
6

CEE/MT (PLANO DE CURSO, 2009).

A oferta do Curso Ensino Mdio Integrado - Tcnico em Informtica justificase pela necessidade de profissionais treinados na rea de computao no Municpio de Colider/MT, visto o crescente avano tecnolgico em todos os setores da sociedade (PLANO DE CURSO, 2009). Cientes de que as evolues tecnolgicas vividas na sociedade tm provocado uma utilizao crescente de computadores, propuseram-se a criao desta modalidade de ensino, dividido em trs reas de atuao (PLANO DE CURSO, 2009). No primeiro ano: operador de computadores, segundo ano: assistente em hardware e rede, terceiro e quarto anos: assistente e desenvolvimento para web. Conforme o Plano de Curso (2009) definido como rea de Base Profissionalizante esto na grade curricular do Ensino Mdio Integrado - Tcnico em Informtica as seguintes disciplinas conforme a Tabela 3:

Base Profissionalizante 1 Ano 2 Ano 3 Ano 4 Ano Introduo Informtica 80 Sistemas Operacionais I 40 Montagem e Manunteno 80 Algoritmos e Lgica de Programao 80 Rede de Computadores 80 Banco de Dados 120 Linguagem de Programao Estruturada 80 Manipulao de Imagens e Design 40 Desenvolvimento Web 80 Linguagem de Programao II POO 120 Sistemas Operacionais Avanado 80 Atendimento e Suporte ao Usurio 40 Anlise de Sistemas 80 Aulas Prticas e TCC 40 40 40 80 Fonte: Plano de Curso Ensino Mdio Integrado Tcnico em Informtica (2009) Tabela 3 Matriz Curricular Curso: Tcnico em Informtica

No Ensino Mdio Integrado - Tcnico em Informtica, alm das aulas regulares, tambm so oferecidas aulas prticas nas disciplinas especficas, com Trabalho de Concluso de Curso (TCC) a ser apresentado no ltimo semestre. A proposta da escola est estruturada por disciplinas/reas do conhecimento que compem o ncleo comum do Ensino Mdio como, Linguagens e Cdigos e
7

suas Tecnologias, Cincia da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias e Cincias Humanas e suas Tecnologias com as respectivas cargas horrias especificadas na tabela 4 (PLANO DE CURSO, 2009).

Disciplinas 1 Ano 2 Ano 3 Ano 4 Ano Lingua Portuguesa 120 h 80 h 80 h 40 h Arte 40 h 40 h 40 h Educao Fsica 40 h 80 h 40 h Ingls 80 h 40 h 40 h 40 h Matemtica 120 h 80 h 80 h 40 h Fsica 40 h 40 h 40 h 40 h Qumica 40 h 40 h 80 h Biologia 40 h 40 h 40 h 40 h Geografia 80 h 40 h 40 h 80 h Histria 80 h 40 h 40 h 40 h Filosofia 40 h 40 h 40 h 40 h Sociologia 40 h 40 h 40 h 40 h Fonte: Plano de Curso Ensino Mdio Integrado Tcnico em Informtica (2009) Tabela 4 Matriz Curricular Curso: Tcnico em Informtica

Com o trmino do Ensino Mdio juntamente com o curso tcnico, seus concluintes estaro capacitados para trabalhar em instituies pblicas, privadas e do terceiro setor, que demandem sistemas computacionais, especialmente envolvendo programao de computadores segundo Catlogo Nacional (BRASIL, 2009). Para o consultor em tecnologia Martins (2009) o curso tcnico em informtica traz para os alunos vantagens diante outros candidatos a empregos. Essa vantagem pode propagar-se quando se refere conhecimentos especficos. Os alunos do Ensino Mdio - Tcnico em Informtica tem maior possibilidade de serem admitidos em empresas que exigem o conhecimento tcnico especfico, para exercer um cargo com uma especializao tcnica da rea (MARTINS, 2009).

6 Consideraes Finais

Pode-se constatar que o avano tecnolgico est presente em todos os setores, so melhorias acatadas em todas as reas que trazem agilidade e eficincia a diversos tipos de servios. Com esse avano tecnolgico cada vez mais acessvel, observa-se a
8

necessidade de candidatos qualificados nas reas computacionais. No Municpio de Colider/MT, implantou-se o Ensino Mdio Integrado - Tcnico em Informtica, oportunizando aos alunos, adquirirem conhecimentos e experincias, capacitandoos para o mercado de trabalho. Habilitando-os nos mais diferentes locais de trabalho, com a competncia de atuar como autnomos na rea de informtica, em escolas ou empresas de grande porte, atravs dos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso. Na pesquisa realizada na Escola Estadual Milton Armando Pompeu de Barros, os alunos do Ensino Mdio Integrado, relatam ser importante a aquisio de tais conhecimentos, para ingressarem no mercado de trabalho. Atualmente, temos apenas uma escola que possui o Ensino Mdio Integrado, atendendo uma pequena quantidade de jovens, com essa realidade possvel propor, que outras escolas Estaduais do Municpio, que possuem o Ensino Mdio, busquem a implantao do Ensino Mdio Integrado, diversificando as reas disponveis no Catlogo Nacional de Cursos Tcnicos. Ao concluir esta pesquisa, confirma-se que os jovens, tm o interesse de progredir profissionalmente, de acompanhar a evoluo das tecnologias. Cabe aos profissionais e at mesmo instituies fornecerem essa qualificao, assim teremos jovens capacitados para suprir as necessidades exigidas pelo mercado de trabalho.

Referncias
BRASIL. Catlogo nacional de cursos tcnicos. Disponvel em: <http://g1.globo.com/jornalhoje/download/0,,4769-1,00.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2009.

______. Rede federal de educao profissional, cientfica e tecnolgica. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12353:rede-federal-deeducacao-profissional-cientifica-e-tecnologica-&catid=304:catalogo-nacional-de-cursos-tecnicos&Itemid=720>. Acesso em: 13 out. 2009.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia cientfica. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2005. MARTINS, Ethienni. Cursos tcnicos podem ser a porta de entrada para o mercado de trabalho. So Paulo: Redao Jornal Hoje, 2009. Disponvel em: <http://especiais.jornalhoje.globo.com/mercadodetrabalho/>. Acesso em: 16 abr. 2009.

MIQUELIN JUNIOR, Mauro. Capacitando o jovem para o mercado de trabalho. So Paulo: Textonovo, 2008.

OLIVEIRA, Marco. O novo mercado de trabalho: guia para iniciantes e sobreviventes. 4. ed. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2007.

PLANO DE CURSO. Escola Estadual Milton Armando Pompeu de Barros. Colider, 2009 (mimeo). PROJETO POLTICO PEDAGGICO. Escola Estadual Milton Armando Pompeu de Barros. Colider, 2008 (mimeo).

Licenciada em Computao pela Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Universitrio Vale do Teles Pires, cursando especializao de Educao de Jovens e Adultos (EJA) pelo Instituto Cuiabano de Educao (ICE), docente da rea de Computao Educacional, atualmente ministra a Disciplina de Estgio Supervisionado II do Curso de Licenciatura em Computao da Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Universitrio do Vale do Teles Pires em Colider-MT. Licenciada em Computao e Especialista em Inovaes Tecnolgicas na Educao pela Universidade do Estado de Mato Grosso, docente efetiva da rea de Computao Educacional, atualmente ministra a Disciplina de Estgio Supervisionado III do Curso de Licenciatura em Computao da Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus Universitrio do Vale do Teles Pires em Colider-MT. Graduando de Licenciatura em Computao pela Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Universitrio Vale do Teles Pires em Colider/MT, atualmente trabalha como autnomo na rea tcnica de informtica. Licenciada em Computao e Especialista em Inovaes Tecnolgicas na Educao pela Universidade do Estado de Mato Grosso, docente da rea de Computao Educacional, atualmente ministra Disciplinas no Ensino Mdio Integrado - Tcnico em Informtica na Escola Estadual Miltom Armando Pempeu de Barros e Estgio Supervisionado III, do Curso de Licenciatura em Computao da Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Universitrio do Vale do Teles Pires em Colider-MT.
iv iii ii

1 0

S-ar putea să vă placă și