Sunteți pe pagina 1din 40

DL 001

MDULO 1: INTRODUO Introduo ao Curso Inicial de PI (DL 001) Este pequeno curso inicial de auto-aprendizagem foi desenvolvido para lhe proporcionar uma noo geral sobre a propriedade intelectual e sobre as razes pelas quais considerada importante ativo econmico e cultural na atualidade. O curso DL-001 tambm pretende introduzi-lo aos cursos de ensino distncia integrantes dos programas curriculares da Academia, que vo desde um Curso Geral de Propriedade Intelectual at cursos mais especializados, destinados queles que desejam aprender mais sobre algum tema especfico de PI. Atravs da apresentao sucinta e acessvel de todos os aspectos fundamentais da propriedade intelectual, esperamos que o curso DL-001 se constitua em uma eficaz introduo a esse tema, bem como que estimule seu interesse em buscar outras leituras e estudos nessa rea. Sero necessrias duas horas para o estudo dos contedos do DL-001.

2 1.0 NOES INTRODUTRIAS SOBRE PROPRIEDADE INTELECTUAL O que propriedade intelectual? A histria da raa humana a histria da aplicao da imaginao, da inovao e da criatividade a uma base de conhecimento existente, visando solucionar problemas ou expressar pensamentos. Desde as remotas escritas encontradas na Mesopotmia, do baco chins, do astrolbio srio, dos antigos observatrios na ndia, da prensa de Gutenberg, do motor de combusto interna, da penicilina, da cura atravs de plantas medicinais na frica do Sul, do transistor, da nanotecnologia de semicondutores, de medicamentos atravs de modificaes no DNA e de outras incontveis descobertas e inovaes, foi a imaginao dos criadores do mundo todo que permitiu humanidade avanar ao atual nvel de progresso tecnolgico. A proteo da propriedade intelectual assegurada no apenas no mbito nacional, como tambm em mbito internacional. A Organizao Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) administra mais de 20 tratados sobre propriedade intelectual. Voc pode encontrar mais referncias em http://www.wipo.int/about-wipo/en/what_is_wipo.htm e http://www.wipo.int/treaties/en/

Que tipos de criaes intelectuais podem ser protegidas mediante o sistema da PI? Em geral, entende-se que o sistema da PI compreende direitos relativos a: (a) Obras literrias, artsticas e cientficas (direitos de autor); (b) Interpretaes artsticas e execues, fonogramas e transmisses por radiofuso (direitos conexos); (c) Invenes em todos os campos do conhecimento humano (propriedade industrial); (d) Descobertas cientficas (propriedade industrial); (e) Design industrial (propriedade industrial); (f) Marcas, nomes e denominaes comerciais (propriedade industrial); (g) Proteo contra a concorrncia desleal (propriedade industrial); (h) Todos os outros direitos resultantes da atividade intelectual no campo industrial, cientfico, literrio e artstico. Normalmente a propriedade intelectual dividida em ramos. As reas mencionadas no item (a) pertencem ao ramo dos direitos de autor e, no item (b), ao ramo dos direitos conexos. As reas mencionadas nos itens (c), (d), (e), (f) e (g) constituem o ramo da propriedade industrial na PI.

3 MDULO 2: DIREITOS DE AUTOR1 O que so direitos de autor? Os Direitos de Autor visam prover proteo aos autores (escritores, artistas, compositores musicais, etc.) nas suas criaes. Essas criaes so usualmente designadas como obras.

O que coberto por direitos de autor? Obras cobertas por direitos de autor incluem, exemplificativamente, obras literrias como romances, poemas e peas; obras de referncia como enciclopdias e dicionrios; bases de dados; jornais; artigos; filmes e programas de televiso; composies musicais; coreografias; obras artsticas como pinturas, gravuras, desenhos, fotografias e esculturas; obras de arquitetura; anncios publicitrios; mapas e desenhos tcnicos. Os Direitos de Autor tambm protegem programas de computador. Contudo, direitos de autor no cobrem idias, mas apenas expresses concretas de idias. Por exemplo, a idia de captar uma fotografia de um pr-dosol no protegida por direitos de autor. Assim, qualquer um pode captar essa foto. Mas uma foto especfica de um pr-do-sol realizada por um fotgrafo pode ser protegida por direitos de autor. Nesse caso, se algum faz cpias da foto e comea a vend-la sem o consentimento do fotgrafo, estar violando seus direitos de autor.

necessrio preencher alguma formalidade para se obter proteo jurdica? A proteo aos direitos de autor obtida automaticamente, independentemente de qualquer registro ou formalidade. Uma obra goza de proteo atravs de direitos de autor a partir do momento em que criada. Entretanto, muitos pases possuem sistemas nacionais de registros opcionais ou de depsitos de obras. Esses sistemas facilitam, por exemplo, a soluo de disputas quanto titularidade ou a autoria, transaes financeiras, cesses, licenas e transferncias de direitos.

Fontes: 1. Apostila: What is Intellectual Property. 2. Site da OMPI na Internet: About Intellectual Property http://www.wipo.int/about-ip/en/copyright.html. 3. Curso DL 101 da Academia. 4. Adaptaes por Victor Nabhan.

Que tipos de direitos so conferidos pelo sistema de direitos de autor? Existem dois tipos de direitos conferidos pelo sistema de direitos de autor: (a) direitos patrimoniais, que permitem ao titular obter retorno financeiro do uso e da explorao da obra; e (b) direitos morais, que realam o elo pessoal existente entre o autor e a obra.

Quais so os direitos patrimoniais cobertos pelos direitos de autor? Atravs dos direitos patrimoniais os criadores de uma obra podem utiliz-la como lhes for conveniente. Eles podem autorizar ou proibir os seguintes atos em relao sua obra: - reproduo em vrias formas, por exemplo, em uma publicao impressa, na gravao da obra em fitas-cassetes, em CDs ou DVDs, ou, ainda, no seu armazenamento na memria de computadores; - distribuio, por exemplo, atravs da venda ao pblico de cpias da obra; - interpretao e execuo pblicas, por exemplo, atravs da interpretao musical durante um concerto ou uma pea teatral; - radiofuso e comunicao ao pblico, via rdio, tv, cabo ou satlite; - traduo em outras lnguas; - adaptao e criao de obras derivadas, por exemplo, atravs da converso de uma novela ou de uma pea teatral em um roteiro para cinema. Recentes desenvolvimentos internacionais tambm permitem a proteo das obras no contexto da Internet. O Tratado da OMPI sobre Direitos de Autor (WCT), concludo em 1996, enfrenta os desafios trazidos pela tecnologia digital atual, assegurando que os titulares de direitos de autor sejam adequada e eficazmente protegidos quando suas obras so disseminadas atravs de novas tecnologias e de sistemas de comunicao como a Internet.

Que direitos integram os direitos morais de autor? Atravs dos direitos morais, o autor pode pleitear: - o direito de ser reconhecida a sua autoria sobre a obra. Isso , basicamente, o direito do criador de ter seu nome mencionado como autor, em especial quando a obra utilizada; - o direito manuteno da integridade da obra, ou seja, o direito de rejeitar modificaes na obra, ou, ainda, utilizaes em contextos que possam causar prejuzos reputao ou honra do autor.

5 Como so explorados os direitos patrimoniais? Muitas obras criativas protegidas por direitos de autor requerem investimento financeiro e habilidades profissionais para sua produo ou posterior disseminao e distribuio em massa. Atividades como a edio, a gravao de fonogramas ou a produo cinematogrfica so usualmente empreendidas por organizaes empresariais especializadas, e no diretamente pelos autores. Usualmente, autores e criadores transferem seus direitos a essas empresas atravs de contratos, em troca de uma retribuio financeira. Esse pagamento pode se dar de diferentes formas, como quantias fixas ou royalties baseados em um percentual do faturamento gerado pela obra. Muitos autores no tm conhecimentos ou condies para administrar seus direitos de autor. Eles costumam recorrer a organizaes de gesto coletiva ou a sociedades que provem a seus membros os benefcios da organizao administrativa, suporte jurdico especializado e eficincia na coleta, gesto e distribuio dos royalties. Esses royalties so obtidos da utilizao em larga escala (nacional e internacional) da obra de algum dos seus membros, como em empresas de radiofuso, discotecas, restaurantes, bibliotecas, universidades e escolas.

Quanto tempo duram os direitos de autor? Os direitos de autor tm uma limitao temporal: geralmente duram pelo perodo equivalente vida do autor adicionado de 50 anos aps sua morte. Essa regra, que aplicada na maior parte dos pases, foi estabelecida pela Conveno de Berna para a Proteo de Obras Literrias e Artsticas. Aps esse prazo, a obra entra em domnio pblico. A partir da, qualquer indivduo fica livre para usar a obra, sem necessitar de autorizao especfica do titular dos direitos de autor. Entretanto, a Conveno de Berna permite aos pases signatrios estabelecerem proteo por prazo mais longo. Para saber o prazo de proteo aplicvel a uma obra em um pas especfico, recomenda-se a leitura da legislao nacional de direitos de autor desse pas.

At que ponto se pode utilizar obra de terceiro sem permisso para tal? Os direitos de autor se submetem a limitaes e excees, em consideraco de questes sociais, educacionais e relacionadas a polticas pblicas. Tratados internacionais, bem como as legislaes nacionais, permitem a livre utilizao de partes limitadas de uma obra para alguns propsitos, como as coberturas jornalsticas, as citaes compatveis com as melhores prticas, ou, ainda, visando ilustrar o ensino.

6 Esses casos de uso livre podem variar de pas para pas, sendo recomendvel consultar a lei nacional do pas, a fim de se apurar que vantagens podem ser obtidas dessa utilizao.

Por que proteger direitos de autor? Os direitos de autor contribuem para criatividade humana atribuindo incentivos aos criadores, sob a forma de reconhecimento e de justas retribuies econmicas. De acordo com esse sistema de direitos, assegura-se aos criadores que suas obras possam ser disseminadas sem o receio de cpias no autorizadas ou de pirataria. Isso, de outro lado, contribui para ampliar o acesso s obras e para aumentar o aproveitamento da cultura, do conhecimento e do entretenimento em todo o mundo.

7 MDULO 3: DIREITOS CONEXOS2 O que so direitos conexos? Direitos conexos provem proteo s seguintes pessoas ou organizaes: - artistas intrpretes e executantes (atores, msicos, cantores, danarinos ou artistas em geral), em razo de suas interpretaes ou execues; - produtores de fonogramas e de gravaes sonoras (atravs de CDs ou fitas-cassetes, por exemplo) quanto a essas gravaes; e - empresas de radiofuso, na sua programao de tv e rdio. Algumas vezes, esses direitos tambm so denominados de direitos vizinhos ou direitos afins.

H alguma diferena entre direitos conexos e direitos de autor? Direitos de autor e direitos conexos protegem diferentes pessoas. Direitos de autor protegem autores de obras. Por exemplo, no caso de uma cano, direitos de autor protegem o compositor da msica e o criador da letra. No mesmo exemplo, direitos conexos se aplicariam: aos msicos e ao cantor que interpretam a cano; ao produtor da gravao sonora (tambm chamada de fonograma) na qual a msica includa; e s empresas de radiofuso que transmitem programas contendo a msica.

Que direitos so assegurados aos beneficirios de direitos conexos? As leis nacionais divergem quanto extenso dos direitos conferidos a intrpretes, executantes, produtores de fonogramas e empresas de radiofuso. Diversos tratados internacionais tambm regulam a matria, como a Conveno de Roma, o acordo de TRIPS e o Tratado da OMPI sobre Interpretao ou Execuo de Fonogramas (WPPT). Intrpretes e executantes, em geral, desfrutam dos direitos patrimoniais de impedir a fixao, a radiofuso e a comunicao ao pblico de suas interpretaes e execues ao vivo. Algumas legislaes nacionais, bem como o prprio Tratado da OMPI sobre Interpretao ou Execuo de Fonogramas (WPPT), conferem tambm direitos de reproduo, de distribuio e de aluguel das suas
2

Apostila: What is Intellectual Property. 2. Site da OMPI na Internet: About Intellectual Property http://www.wipo.int/about-ip/en/copyright.html. 3. Principalmente: Curso DL 101 da Academia.

8 interpretaes ou execues fixadas em fonogramas, alm dos direitos morais de impedir omisses injustificadas dos seus nomes e, ainda, de impedir modificaes nas suas interpretaes ou execues includas em uma gravao sonora, que possam prejudicar suas reputaes. Produtores de gravaes sonoras (tambm chamadas de fonogramas) gozam principalmente do direito de autorizar ou de proibir a reproduo e a distribuio das suas gravaes por terceiros. Alm disso, o Tratado da OMPI sobre Interpretao ou Execuo de Fonogramas (WPPT) assegura que os produtores de fonogramas, bem como os intrpretes e executantes das obras neles contidas, sejam adequada e eficazmente protegidos quando as gravaes so disseminadas atravs de novas tecnologias e sistemas de comunicao, como a Internet. Empresas de radiofuso desfrutam dos direitos de autorizar ou de proibir retransmisses, fixaes e reprodues de suas emisses. Direitos conexos se sujeitam s mesmas excees previstas para os direitos de autor, as quais permitem a qualquer indivduo fazer livre uso das interpretaes, das execues, dos fonogramas ou das emisses por radiofuso para certos propsitos especficos, como citaes e reportagens jornalsticas.

Por que proteger direitos conexos? Intrpretes e executantes so protegidos tendo em vista sua contribuio criativa. Produtores de fonogramas merecem proteo devido ao seu acrscimo criativo, bem como pelos recursos tcnicos e financeiros necessrios para trazer as gravaes ao pblico. Da mesma forma, empresas de radiofuso tm justificado interesse em proteger da pirataria suas habilidades tcnicas e organizacionais.

9 MDULO 4: MARCAS O que uma marca? Uma marca um sinal usado para identificar certos bens e servios como produzidos ou procedentes de uma especfica pessoa ou empresa. Assim, ajuda a distinguir esses produtos e servios de outros, similares, produzidos por terceiros. Por exemplo, DELL uma marca que identifica produtos (computadores e acessrios). CITYBANK uma marca que se refere a servios (banco e servios financeiros).

Que tipos de sinais podem ser usados como marcas? Marcas podem consistir de uma palavra (por exemplo, KODAK) ou uma combinao de palavras (COCA-COLA), de letras e de abreviaturas (por exemplo, EMI, MGM, AOL, BMW, IBM), de numerais (por exemplo, 7/11) e de nomes (por exemplo, FORD ou DIOR) ou de abreviaturas de nomes (por exemplo YSL, para Yves St-Laurent). Elas tambm podem consistir de desenhos (como o logo da Shell ou o desenho do pingim da PENGUIN BOOKS), ou de sinais tridimensionais como a forma e a embalagem de produtos (por exemplo, a forma da garrafa da COCA-COLA ou da embalagem do chocolate TOBLERONE). Elas ainda podem consistir da combinao de cores ou de cores isoladas (por exemplo, a cor laranja utilizada pela companhia telefnica ORANGE). Mesmo sinais no visveis, como uma msica ou uma fragrncia, podem constituir uma marca. Em todos os casos, a marca precisa ser distintiva: precisa ser capaz de distinguir os produtos ou servios com os quais utilizada. Um nome meramente descritivo da natureza dos produtos ou servios oferecidos pode no constituir uma marca vlida. Por exemplo, APPLE pode servir como marca para identificar computadores, mas no para identificar mas, num pas de lngua inglesa. Entretanto, uma determinada marca pode no ser desde logo distintiva, mas pode adquirir carter distintivo ou significado secundrio atravs do longo e extenso uso.

Que tipos de marcas existem? Existem diversas outras categorias de marcas alm daquelas que identificam a fonte comercial de produtos e de servios. Marcas coletivas so marcas utilizadas para distinguir produtos ou servios produzidos ou ofertados por membros de uma associao. Marcas

10 coletivas so utilizadas para identificar os servios oferecidos pelos membros de uma organizao (por exemplo, UAW, para United Auto Workers). Marcas de Certificao so marcas utilizadas para distinguir bens ou servios que cumprem com uma srie de requisitos e que foram certificados como tal (por exemplo, o smbolo Woolmark, para mostrar que os produtos so fabricados com 100% de l wool em lngua inglesa e que cumprem com as especificaes de qualidade estabelecidas pela Woolmark Company. Essa marca registrada em 140 pases e licenciada para fabricantes que so capazes de atingir esse padro de qualidade em 67 pases).

Quais so as funes das marcas? As marcas exercem diferentes funes. Dentre as principais, pode-se destacar: auxiliar os consumidores a identificar e a distinguir produtos e servios; permitir s empresas diferenciarem seus produtos; ser um instrumento de marketing e a base para a construo da imagem e da reputao dos produtos ou servios; permitir o seu licenciamento e constituir fonte direta de faturamento atravs da cobrana de royalties; ser um componente crucial dos ativos empresariais; estimular as empresas a investir na manuteno ou na melhora da qualidade dos seus produtos; e poder ser teis para a obteno de recursos financeiros.

Como que uma marca pode ser protegida? A forma mais comum e eficiente de se proteger uma marca registr-la. Marcas so direitos territoriais. Isso significa que elas necessitam ser registradas separadamente em cada pas em que a proteo desejada. Note que, se a marca no protegida num determinado pas, pode ser livremente utilizada por terceiros. Alm disso, a proteo marcria geralmente limitada a produtos ou servios especficos (a menos que a marca em questo seja uma marca de alto renome ou notoriamente conhecida). Isso significa que a mesma marca pode ser utilizada por diferentes empresas, desde que para diferentes produtos ou servios. Quase todos os pases do mundo possuem um escritrio de registro de marcas. O registro, contudo, no a nica forma de se proteger uma marca: marcas no registradas tambm so protegidas em diversos pases, mas atravs de protees menos confiveis.

11

Que tipo de proteo assegurada por uma marca? Ao titular de uma marca so assegurados os seguintes direitos exclusivos: de usar a marca para identificar seus produtos ou servios; de impedir terceiros de usar e de promover a mesma marca ou marca similar para os mesmos ou similares produtos ou servios; de autorizar terceiros a usar a marca (por exemplo, atravs de contratos de franquia ou de licenciamento) em troca de pagamento.

Como que uma marca registrada? Em primeiro lugar, um requerimento de registro de marca precisa ser preenchido no escritrio de registro de marcas nacional ou regional. O pedido deve conter clara reproduo do sinal que se pretende registrar, incluindo todas as cores, formas ou atributos tridimensionais. O requerimento tambm deve conter uma lista dos bens ou servios para os quais a marca ser utilizada. O sinal precisa preencher algumas condies para ser protegido como uma marca: precisa ser distintivo, de forma que os consumidores possam distingu-lo identificando um produto particular, bem como das demais marcas que identificam outros produtos no mercado; no deve ser enganoso, ou seja, no deve induzir os consumidores em erro quanto natureza ou qualidade do produto; no deve ser contrrio moral ou ordem pblica; no deve ser idntico ou ser passvel de confuso com uma marca existente. Isso pode ser verificado atravs de buscas e pesquisas no escritrio nacional de marcas, ou pela oposio de terceiros que postulam direitos similares.

Durante quanto tempo uma marca registrada protegida? O perodo de proteo varia (geralmente equivale a 10 anos), podendo ser renovada indefinidamente atravs do pagamento das taxas respectivas.

Qual a extenso da proteo s marcas? Quase todos os pases do mundo registram e protegem as marcas. Cada escritrio nacional ou regional mantm um registro de marcas que contm todas as informaes quanto a todos os registros e renovaes, facilitando, assim, buscas, pesquisas e a potencial oposio de terceiros. Os efeitos desse registro, contudo, so limitados ao pas (ou, no caso de registros regionais, aos pases) correspondente.

12 Para evitar a necessidade de se registrar separadamente em cada escritrio nacional ou regional, a OMPI administra um sistema internacional de registro de marcas. Esse sistema regulado por dois tratados, o Tratado de Madri relativo ao Registro Internacional de Marcas e o Protocolo de Madri. Qualquer pessoa que tenha uma ligao (via nacionalidade, domiclio ou residncia) com um pas integrante de um desses tratados pode, com base num registro ou pedido de registro de marca no escritrio de marcas desse pas, obter um registro internacional que tenha efeito em diversos ou at mesmo em todos os pases membros da Unio de Madri.

O que so marcas notoriamente conhecidas e como elas so protegidas? Marcas notoriamente conhecidas so marcas que gozam de grande notoriedade no setor especfico do pblico do pas no qual a proteo pretendida e gozam de proteo mais forte do que as demais marcas: podem ser protegidas mesmo se no esto registradas naquele territrio; e podem ser protegidas contra marcas similares com potencial de causar confuso mesmo em relao a produtos ou servios diversos, enquanto que uma marca comum teria proteo limitada quela mesma categoria de produtos ou servios. Por exemplo, analisemos uma marca como MERCEDES BENZ. Geralmente, a empresa titular da marca seria protegida contra utilizaes no autorizadas da marca por terceiros unicamente em relao aos produtos para os quais a marca foi registrada. Contudo, como MERCEDES BENZ uma marca notoriamente conhecida, tambm haveria proteo contra a utilizao da marca em outros bens. Ento, se outra empresa decidisse utilizar a marca em outros produtos como, por exemplo, roupa masculina, poderia ser impedida de o fazer pelo titular da marca notoriamente conhecida.

O que so nomes de domnio e como se relacionam com as marcas? Nomes de domnios so endereos na Internet, usualmente utilizados para se localizar websites. Por exemplo, o nome de domnio ompi.int utilizado para localizar o website da OMPI em www.ompi.int. Em algumas ocasies os nomes de domnio podem ser constituidas, por de uma marca. Nesse caso, pode ocorrer que a pessoa que fez o registro tenha o feito de m-f, eis que no o titular da marca sob a qual o nome de domnio foi registrado. Essa atividade muitas vezes referida como cybersquatting ou ciber-ocupao. importante saber que muitas legislaes e diversas decises de tribunais nacionais consideram infrao a marca o seu registro por outra empresa ou pessoa como nome de domnio. Se isso ocorrer, a pessoa que escolheu a marca de terceiro como um nome de domnio poder no apenas ter que transferir ou

13 cancelar o nome de domnio, como tambm pagar indenizaes ou pesadas multas. Tambm pode lhe interessar saber que, se a marca da sua empresa est sendo utilizada como nome de domnio por outro indivduo ou empresa, voc pode impedir esse uso irregular dos direitos da sua empresa. Nesse caso, uma opo seria utilizar o procedimento on-line de soluo de controvrsias da OMPI, presente em arbiter.wipo.int/domains. Esse site da OMPI inclui um modelo de reclamao, bem como uma relao dos milhares de casos envolvendo nomes de domnio decididos pela OMPI.

Por que proteger marcas? A racionalidade bsica da proteo s marcas registradas ou no dupla. Em primeiro lugar, confere aos empreendedores uma alternativa contra prticas desleais de concorrentes, que pretendam causar confuso na mente dos consumidores, levando-os a acreditar que estariam adquirindo produtos ou servios do legtimo titular da marca, quando, de fato, eles esto adquirindo uma imitao, que pode ser de qualidade bastante inferior. O legtimo titular poderia, ento, sofrer perda potencial de consumidores, bem como prejudicar sua reputao. A segunda racionalidade decorre da primeira, visando proteger os consumidores dessas prticas comerciais enganosas e desleais. Alm desses dois argumentos, um terceiro vem ganhando cada vez maior relevncia. Muitas vezes a marca o nico ativo contabilizado que representa os investimentos realizados na construo da imagem dos produtos e da empresa. Quando, por exemplo, uma empresa vendida, ou quando ocorre fuso entre empresas, a avaliao das marcas se torna uma questo importante. O valor de mercado das empresas pode depender essencialmente do valor de suas marcas.

14 MDULO 5: INDICAES GEOGRFICAS O que uma indicao geogrfica? Uma indicao geogrfica um sinal utilizado em produtos estabelecendo que so originrios de uma determinada rea geogrfica e que possuem qualidades ou reputao relacionadas ao local de origem. Indicaes geogrficas podem ser utilizadas para uma variedade de produtos, como produtos agrcolas: por exemplo, queijo (ROQUEFORT, produzido nessa regio da Frana), azeite de oliva (TUSCANY para azeites produzidos numa especfica regio da Itlia) ou ch (DARJEELING, que originrio da ndia). Elas tambm so comumente associadas a vinhos e bebidas alcolicas, como SCOTCH WHISKY, originrio da Esccia. O uso de indicaes geogrficas no limitado a produtos agrcolas ou a bebidas alcolicas. Elas tambm podem destacar qualidades especficas de um produto que sejam relacionadas com fatores humanos que podem ser encontrados no local de origem do produto, como habilidades manufatureiras especficas e tradies. Esse local de origem pode ser uma localidade, uma cidade, uma regio ou um pas. Um exemplo SWITZERLAND ou SWISS, que so percebidas em muitos pases como indicaes geogrficas para produtos que so fabricados na Sua, especialmente para relgios.

Qual a diferena entre uma indicao geogrfica e uma marca? Uma marca um sinal utilizado por uma empresa para distinguir seus produtos e servios daqueles das outras empresas. Marcas conferem aos seus titulares o direito de excluir terceiros do uso daquele especfico sinal. Uma indicao geogrfica informa ao consumidor que um produto produzido em um certo lugar e tem certas caractersticas que so ligadas ao local de produo. Pode ser utilizada por todos os produtores que desenvolvem suas atividades na localidade designada pela indicao geogrfica e cujos produtos apresentam determinadas caractersticas. Por exemplo, SWITZERLAND pode ser utilizado por todos os fabricantes de relgios suos que preenchem os padres oficiais de produo para relgios suos, mas ROLEX o direito exclusivo do fabricante de relgios Rolex.

15

Como protegida uma indicao geogrfica? Indicaes geogrficas so protegidas de diferentes formas, de acordo com as legislaes nacionais, tais como: leis contra atos de concorrncia desleal; leis de proteo aos consumidores; leis para a proteo de marcas de certificao ou marcas coletivas; ou leis especiais para a proteo de indicaes geogrficas ou de denominaes de origem. Na essncia, quem no tiver sido autorizado no pode usar as indicaes geogrficas se tal uso for susceptvel de induzir o pblico em erro sobre a verdadeira origem do produto. As sanes aplicveis variam de providncias dos tribunais proibindo o uso no autorizado, o ressarcimento de danos e multas ou em casos mais graves, a priso.

Como so protegidas as indicaes geogrficas no mbito internacional? Diversos tratados administrados pela OMPI prevem proteo a indicaes geogrficas, em especial a Conveno de Paris para Proteo da Propriedade Industrial de 1883 e o Tratado de Lisboa para a Proteo de Denominaes de Origem e seu Registro Internacional de 1958.

Por que proteger indicaes geogrficas? Indicaes geogrficas so percebidas pelos consumidores como referncias quanto origem e qualidade dos produtos. Muitas delas adquiriram valiosa reputao, a qual, se no for adequadamente protegida, pode ser falsamente utilizada por empresrios desonestos. O falso uso de indicaes geogrficas por terceiros no-autorizados (por exemplo, o uso da expresso DARJEELING para ch que no foi plantado nos campos de ch de Darjeeling) prejudicial aos consumidores e aos legtimos produtores. Consumidores so iludidos no sentido de que estariam adquirindo um produto genuno, com especficas qualidades e caractersticas, quando, em realidade, adquirem uma imitao sem valor. Produtores sofrem prejuzos, eis que perdem valiosos negcios e tm afetada adversamente a reputao estabelecida de seus produtos.

16 MDULO 6: DESENHO INDUSTRIAL3 O que desenho industrial? Um desenho industrial o aspecto ornamental ou esttico de um dispositivo. O desenho pode se constituir de estruturas tridimensionais, como a forma de um componente, ou estruturas bidimensionais, como modelos, linhas ou cores. Desenhos industriais so aplicados a uma extensa variedade de produtos industriais ou artesanais, tais como instrumentos tcnicos e mdicos, relgios, jias, artigos para o lar, dispositivos eltricos, veculos, estruturas arquitetnicas, design txtil, artigos de lazer e outros artigos de luxo. De acordo com a maior parte das legislaes nacionais, para obter proteo um desenho industrial precisa ser visualmente perceptvel. Isso significa que o desenho industrial de natureza essencialmente esttica, no protegendo quaisquer funes tcnicas do dispositivo no qual aplicado.

Como podem ser protegidos os desenhos industriais? 1) Na maior parte dos pases, um desenho industrial pode ser objeto de registro visando a obteno de proteo jurdica. Como regra geral, para ser registrvel, o desenho precisa ser novo e original. Diferentes pases possuem variadas definies desses termos, bem como variaes no prprio procedimento de registro. Geralmente, novo significa que nenhum desenho idntico ou muito similar seja conhecido como j existente. Aps o registro do desenho, expedido um certificado de registro. 2) Dependendo do direito nacional aplicvel e do tipo de desenho, o desenho industrial tambm pode ser protegido como uma obra de arte, nos termos da legislao de direitos de autor. Em alguns pases, as protees aos desenhos industriais e aos direitos de autor podem coexistir. Em outros pases, elas so mutuamente excludentes: se algum escolhe um tipo de proteo, no poder mais invocar a outra. 3) Em determinados pases, o desenho industrial pode ainda ser protegido contra imitao de acordo com a legislao contra a concorrncia desleal.

Fontes: 1) Apostila da OMPI: What is Intellectual Property. 2) Site da OMPI: http://www.wipo.int/aboutip/en/about-id.html#protect. 3) Apostila: Looking Good: IP for business series: number 2. 4) Curso DL101.

17

Que tipo de proteo conferida atravs dos desenhos industriais? Ao titular de um desenho industrial protegido atribudo o direito de impedir cpias ou imitaes no-autorizadas do seu desenho por terceiros. Isso inclui o direito de produzir, oferecer, importar, exportar ou vender qualquer produto no qual o desenho seja incorporado ou no qual seja aplicado. Ele tambm pode licenciar ou autorizar o uso de terceiros sobre o desenho em termos mutuamente acordados. O titular pode, ainda, vender o direito sobre o desenho industrial a qualquer pessoa.

Por quanto tempo dura a proteo? O prazo de proteo de acordo com as legislaes de Desenhos Industriais geralmente de cinco anos, com a possibilidade de posteriores renovaes de at 15 anos, em muitos casos.

H restries territoriais proteo aos desenhos industriais? Geralmente, a proteo aos desenhos industriais limitada ao pas no qual a proteo foi conferida. O Acordo de Haia relativo ao Depsito Internacional de Desenhos e Modelos Industriais, tratado administrado pela OMPI, disponibiliza um procedimento para registro internacional. Qualquer interessado pode protocolar um simples depsito internacional junto OMPI. O desenho ser, ento, protegido em tantos pases membros do tratado quantos desejar o interessado.

Por que proteger desenhos industriais? Desenhos industriais fazem com que um produto seja atraente e chame a ateno, aumentando seu valor comercial e sua capacidade de comercializao. Proteger um Desenho Industrial: ajuda a assegurar um retorno adequado sobre o investimento; aumenta a competitividade de um negcio contra a reproduo e imitao do design pelos competidores; ajuda a aumentar o valor comercial de uma empresa, eis que desenhos industriais de sucesso constituem ativos empresariais; estimula a criatividade nos setores industrial e manufatureiro, bem como nas artes tradicionais e no artesanato.

18 MDULO 7: PATENTES4 O que uma patente? Uma patente um direito exclusivo em relao a um invento, que pode ser um produto ou um processo, que proporciona um novo e inventivo modo de fazer algo, ou oferece uma nova e inventiva soluo tcnica a um problema. Exemplos de patentes vo desde a lmpada eltrica (patenteada por Edison e Swan) e o plstico (patenteado por Baekeland) s canetas esferogrficas (patenteadas por Biro), aos microprocessadores (patenteados, dentro outros, pela Intel), ao telefone (patenteado por Bell) e aos CDs (patenteados por Russel).

Que tipos de inventos so protegidos? Um invento deve, em geral, preencher s seguintes condies para ser protegido por uma patente: deve ser novo, ou seja, deve demonstrar algumas novas caractersticas que no sejam conhecidas no corpo dos conhecimentos existentes (chamado estado da tcnica) no seu campo tcnico; no pode ser evidente ou envolver algo que possa ser deduzido por uma pessoa com conhecimento mdio naquele campo tcnico (atividade inventiva); deve ter um uso prtico ou capacidade de aplicao industrial; finalmente, o invento deve constituir o que se denomina matria patentevel nos termos da lei aplicvel. Em muitos pases, teorias cientficas, mtodos matemticos, variedades vegetais ou animais, descobertas de substncias naturais, mtodos comerciais ou mtodos para tratamento mdico (em oposio a produtos mdicos) no so considerados matria patentevel.

Como proteger seus inventos? O mais comum e eficiente meio de proteger um invento obter uma patente. As patentes so conferidas pelo escritrio de patentes do pas em que se deseja proteger o invento. Direitos patentrios so conferidos em troca da revelao completa da tecnologia pelo inventor ao pblico, atravs do pedido de patente. Outro meio de obter proteo manter a tecnologia secreta e recorrer aos denominados segredos comerciais. A proteo aos segredos comerciais permite a preservao da natureza confidencial da informao contra a revelao indevida e contra o uso por pessoas no autorizadas.
4

Fontes: 1) Apostila da OMPI: What is Intellectual Property. 2) Site da OMPI na Internet http://www.wipo.int/about-ip/en/about_patents.html#role_patents. 3) Curso DL-101, captulo sobre Patentes.

19

Como conferida uma patente? O primeiro passo em proteger uma patente o preenchimento de um pedido de patente. O pedido de patente geralmente contm o ttulo do invento e uma breve descrio do campo tcnico no qual se situa o invento, bem como os inventos antecedentes e uma descrio do invento atual de um modo suficientemente claro, permitindo que seja avaliado e reproduzido por uma pessoa com conhecimento mdio naquele tema. Essas descries so usualmente acompanhadas por materiais visuais, como desenhos, planos ou diagramas para melhor descrever o invento. O pedido tambm contm vrias reivindicaes, ou seja, informaes que determinam a extenso da proteo conferida pela patente. Em geral, compete aos tribunais impor medidas necessrias para tornar efetivos os direitos patentrios, podendo, em muitos sistemas, interromper violaes a patentes. Da mesma forma, os tribunais tambm podem declarar uma patente nula tendo em vista questionamentos procedentes de uma terceira parte.

Que direitos confere a patente? O titular de uma patente pode, em princpio, excluir terceiros de fabricar, utilizar, oferecer venda, importar ou vender o invento sem o seu consentimento, no territrio coberto pela patente. Mais ainda, o titular de uma patente pode dar permisso, ou licenciar, para terceiros utilizarem a patente em termos mutuamente acordados. O titular pode, tambm, vender os direitos sobre o invento a qualquer pessoa, que ento se tornar o novo titular da patente.

Qual o mbito da proteo patentria? Uma patente , em geral, conferida por um escritrio nacional de patentes. Os efeitos dessa atribuio so, contudo, limitados ao pas respectivo. Patentes tambm podem ser conferidas por um escritrio regional que atue em nome de diversos pases, como o European Patent Office (EPO) e o African Regional Industrial Property Organization (ARIPO). De acordo com esses sistemas regionais, o escritrio regional aceita pedidos de patentes regionais, ou confere patentes regionais, que tm os mesmos efeitos dos pedidos encaminhados ou patentes conferidas nos estados-membros da regio. Contudo, cabe aos tribunais de cada jurisdio assegurar os direitos sobre as patentes em cada pas. O Tratado de Cooperao em Matria de Patentes (PCT), administrado pela OMPI, um acordo para cooperao internacional no campo das patentes. Trata-se, em grande medida, de um tratado para a racionalizao e a cooperao quanto aos pedidos, buscas e exames de pedidos de patentes, bem como para a

20 disseminao das informaes tcnicas neles contidas. O PCT no prev a concesso de patentes internacionais: a tarefa e a responsabilidade para a concesso de patentes mantm-se exclusivamente nas mos dos escritrios mencionados no pargrafo acima.

Por que proteger inventos por patentes? Patentes criam incentivos a indivduos possibilitando que obtenham reconhecimento por sua criatividade e recompensa material por seus inventos com aproveitamento comercial. Esses incentivos estimulam a inovao, o que assegura que a qualidade da vida humana seja continuamente melhorada. Por outro lado, titulares de patentes so obrigados, em troca da proteo patentria, a revelar publicamente todas as informaes quanto ao seu invento. Esse sempre crescente corpo de conhecimento pblico promove mais criatividade e inovao por parte de pesquisadores e inovadores futuros.

21 MDULO 8: OBTENES VEGETAIS5 Por que proteger obtenes vegetais (cultivares ou variedades vegetais)? O estabelecimento de um efetivo sistema de proteo de obtenes vegetais visa a encorajar o desenvolvimento de novas variedades de plantas, para o benefcio da sociedade. A criao de novas variedades vegetais requer substancial investimento (conhecimento, trabalho, dinheiro, tempo, etc.). Estabelecer direitos exclusivos aos obtentores um incentivo ao desenvolvimento de novas variedades vegetais para a agricultura, a horticultura e o florestamento.

Como que novas plantas podem ser protegidas? A Conveno Internacional para a Proteo das Obtenes Vegetais (Conveno UPOV) estabelece a proteo de variedades vegetais atravs de um direito do obtentor, que uma forma sui generis de direito de propriedade intelectual, especificamente desenvolvido para esse propsito. Em virtude do acordo TRIPS, os membros da Organizao Mundial do Comrcio (OMC) so obrigados a prover proteo a obtenes vegetais, seja atravs de patentes, seja atravs de um efetivo sistema sui generis (sistema especial para obtenes vegetais) ou por uma combinao entre ambos (Artigo 27.3 (b)).

Quando que uma obteno vegetal pode ser protegida? De acordo com a Conveno UPOV, para uma obteno vegetal ser protegida, esta deve ser: (a) Nova, significando que no tenha sido comercialmente explorada durante um certo perodo anterior ao pedido; (b) Distintiva, significando que seja claramente distinguvel de qualquer outra variedade cuja existncia questo de conhecimento comum; (c) Homognea, significando que as plantas de uma obteno devem ser uniformes nas suas caractersticas relevantes, salvo as variaes previsveis havidas tendo em conta as particularidades de sua multiplicao ou reproduo; (d) Estvel, significando que a variedade deve permanecer sem modificaes nas suas caractersticas relevantes aps sucessivas reprodues ou multiplicaes; (e) e deve ter uma denominao adequada, significando que necessita ter um nome atravs do qual seja designada.

Fontes: 1 Curso DL-101 (Mdulo 10). 2 Conveno Internacional para a Proteo de Novas Variedades Vegetais (UPOV).

22

Que proteo dada ao obtentor? De acordo com o Ato de 1991 da Conveno UPOV, os seguintes atos relacionados ao material de multiplicao ou reproduo (a semente ou planta ou ainda parte de planta que utilizada para a reproduo ou multiplicao da variedade) requerem autorizao prvia do obtentor: - a produo ou reproduo; - a preparao para reproduo ou multiplicao; - a oferta venda; - a venda ou qualquer forma de comercializao; - a exportao; - a importao; - o armazenamento para qualquer dos propsitos acima. Se um obtentor no tem possibilidade de exercer seus direitos sobre o material de multiplicao ou reproduo e a variedade se multiplica ou se propaga sem a autorizao, esse obtentor pode exercer seus direitos sobre a colheita.

Como que o sistema permite ao obtentor recuperar o investimento? Ao conceder autorizao para os atos mencionados acima queles interessados em explorar a variedade, o obtentor pode, como uma condio, requerer o pagamento de uma remunerao (royalty). Ento, quando um fazendeiro compra sementes, esses royalties esto includos no seu preo.

At que ponto voc pode utilizar uma variedade vegetal sem necessitar pedir autorizao? importante notar que NO necessria autorizao do criador para: atos realizados sem fins comerciais; atos realizados a ttulo experimental; atos realizados visando a criao e a explorao de outras variedades. Com base em limitaes relevantes, mas sem esquecer a necessidade de se proteger o legtimo interesse dos obtentores, a Conveno UPOV permite a membros UPOV que concedam aos agricultores a possibilidade de utilizar o produto de sua colheita com a finalidade de multiplicao ou reproduo (por exemplo, conservar parte do produto colhido para utiliz-lo como semente na prxima estao e na sua prpria fazenda).

23

Quanto tempo duram os direitos dos obtentores? A mnima durao descrita no Ato de 1991 da Conveno UPOV : - 25 anos para rvores e videiras; - 20 anos para outras plantas.

Qual o alcance da proteo s obtenes vegetais? Geralmente, a proteo conferida em um nvel nacional, em cada um dos Estados nos quais o criador procura proteo. Entretanto, a Conveno Internacional para a Proteo de Obtenes Vegetais (UPOV) permite proteo em um nvel supranacional, que pode reduzir consideravelmente os custos e esforos necessrios para obter proteo em diversos pases. Por exemplo, na Unio Europia, o Escritrio Comunitrio para Obtenes Vegetais confere ao criador de uma planta direitos que so vlidos no territrio de todos os seus estados-membros.

24 MDULO 9: CONCORRNCIA DESLEAL6

O que concorrncia desleal? Concorrncia desleal geralmente definida como qualquer ato de concorrncia que seja contrrio s prticas honestas em matria comercial ou industrial. Uma prtica desonesta no algo que possa ser definido com preciso. O padro de lealdade e de honestidade pode modificar-se de pas para pas, bem como no decorrer do tempo. Assim, difcil abranger todos os atos de concorrncia desleal em uma definio. De outro lado, a Conveno de Paris para a Proteo da Propriedade Industrial especifica que os seguintes atos e prticas so incompatveis com a noo de lealdade na concorrncia: - atos que possam criar confuso por qualquer forma com o estabelecimento, com os bens ou com as atividades industriais ou comerciais de concorrente (ex.: utilizar uma marca idntica ou similar a outra em uma mesma categoria de bens); - atos que constituam alegaes falsas que possam desacreditar ou degradar o estabelecimento, os bens ou as atividades industriais e comerciais de um concorrente (ex.: ataque de uma empresa a outra utilizando ilaes falsas quanto a seus bens ou servios); - indicaes ou alegaes que possam induzir o pblico a erro quanto natureza, ao processo de manufatura, s caractersticas, aptido para uso ou quantidade dos bens (ex.: uma companhia publica falsa referncia quanto qualidade ou segurana de seus prprios produtos em promoo ou anncio publicitrio). A concorrncia desleal no pode ser resumida apenas s trs categorias descritas acima. H entendimento generalizado de que esse conceito tambm se aplica a: - atos consistentes na revelao ou uso por terceiros de informao secreta ou confidencial, sem o devido consentimento do seu legtimo titular e de modo contrrio s prticas comerciais honestas (ex.: atos visando apropriar informaes secretas de terceiros, como o mtodo de manufatura de um produto, atravs de espionagem industrial ou comercial); - atos ou prticas que, no decorrer das atividades industriais ou comerciais, prejudiquem a boa fama ou a reputao de outra empresa, independentemente do fato desses atos causarem confuso ou no (ex.: o fato de algum utilizar uma marca notoriamente conhecida, digamos Cadillac, sem autorizao, em produtos inteiramente diferentes, como relgios. Isso pode resultar na diluio da
6

Fontes: 1- Curso DL-101, Mdulo 9. 2- Model Provisions on Protection Against Unfair Competition, Bureau Internacional da OMPI, 1996.

25 marca notoriamente conhecida, resultando na diminuio do seu carter distintivo ou do seu valor publicitrio. Mais ainda, nesse caso, o usurio obtm uma vantagem desleal sobre seus concorrentes, que no usam a marca notoriamente conhecida, o que provavelmente favoreceria a venda do seu produto).

Qual a relao entre as leis de concorrncia desleal e o direito da propriedade intelectual? Em muitos pases, leis de concorrncia desleal complementam leis de propriedade intelectual. Para ilustrar com um exemplo, vamos considerar a situao em que uma marca (A) tenha sido utilizada em associao com certos bens. Se um terceiro usa a mesma marca ou outra similar (B) para a mesma categoria de bens, de modo que provavelmente possa causar confuso com (A), ento o usurio da marca (A) poderia justificadamente ter razo para reclamar e embasamento legal para process-lo visando interromper as atividades prejudiciais. Duas situaes podem surgir: - Se o titular da marca (A) registrou anteriormente sua marca, ele ou ela poder propor ao judicial com base em violao de marca; - Se o titular da marca (A) ainda no registrou a marca, ele ou ela poder propor ao judicial com base em concorrncia desleal. Todavia, os pr-requisitos para se propor uma ou outra ao no so idnticos. Pode ser mais fcil propor uma ao com base em uma infrao a uma lei de propriedade intelectual do que uma ao baseada em concorrncia desleal. , contudo, recomendvel registrar seus direitos (marcas, desenhos industriais, indicaes geogrficas, etc.) sempre que as leis nacionais ou os tratados internacionais permitam essa possibilidade, ao invs de confiar unicamente na concorrncia desleal como um meio de terminar com o comportamento desonesto de um concorrente, que possa prejudicar o seu negcio.

26 MDULO 10: CUMPRIMENTO DOS DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL Infraco a Direitos de Propiedade Intelectual

Um editor titular de direitos de autor sobre um livro pode verificar que ele foi reproduzido e vendido sem seu consentimento, a um preo inferior. Um produtor de fonogramas, que investiu grande quantidade de dinheiro, talento e conhecimento tcnico na produo de uma gravao, pode descobrir que so comercializadas cpias desse fonograma no mercado, a preos inferiores, sem a sua autorizao, ameaando, assim, o seu investimento. Uma marca de uma empresa pode estar sendo utilizada por outra empresa em bens idnticos ou similares, de qualidade inferior, ameaando, assim, a reputao do legtimo titular, e ocasionando srias perdas financeiras, sem falar nos riscos sade dos consumidores. Algum pode estar utilizando a indicao geogrfica Roquefort em queijos produzidos em algum lugar diverso da regio de Roquefort na Frana, induzindo, assim, os consumidores a erro, bem como se apropriando do mercado dos legtimos produtores. Em todos esses casos, direitos de propriedade intelectual (Ex. direitos de autor, direitos conexos, marcas, indicaes geogrficas) foram infringidos. Assim, importante que, nessas situaes, mecanismos de cumprimento dos direitos sejam postos em prtica para proteger no apenas os interesses legtimos dos seus titulares, mas tambm do pblico.

Medidas de Observncia

Esses mecanismos de cumprimento so componentes essenciais das leis de propriedade intelectual. Por mais bvio que parea, nunca demais repetir que leis sem mecanismos de execuo e de cumprimento so como tigres sem dentes. Justamente por isso o tratado TRIPS, bem como as leis nacionais, estabelecem diversos mtodos voltados a assegurar que os direitos sejam cumpridos de modo eficiente. Esses mtodos incluem: - Medidas provisrias, como buscas e apreenses de produtos suspeitos de constiturem infraes ou de equipamentos utilizados para manufatur-los; - Medidas civis, tais como indenizaes financeiras e a destruio de produtos ilcitos; - Ordens judiciais para pr fim a violaes que estejam ocorrendo ou para prevenir que venham a ocorrer;

27 Sanes criminais, como a imposio de multas ou o apriso; e Medidas aduaneiras, designadas para impedir que produtos importados suspeitos de constiturem infraes sejam postos em circulao.

Se voc suspeita que seus direitos de propriedade intelectual foram violados, recomendvel que procure auxlio profissional de um advogado ou de instituies especializadas no seu pas.

28 MDULO 11: NOVAS QUESTES EM PROPRIEDADE INTELECTUAL A propriedade intelectual exerce importante funo em uma crescente gama de reas, desde a Internet at tratamentos mdicos, passando por praticamente todos os campos da cincia e da tecnologia, da literatura e das artes. Os prximos dois tpicos, Biotecnologia e Conhecimento Tradicional, so novos temas, que tm sido muito discutidos no cenrio internacional.

29 11.1 BIOTECNOLOGIA O que biotecnologia? Biotecnologia um campo tecnolgico de crescente importncia, no qual inventos podem representar em significativos efeitos no nosso futuro, particularmente na medicina, na alimentao, na agricultura, na energia e na proteo ao meio-ambiente. A cincia da biotecnologia preocupa-se com organismos vivos, tais como plantas, animais, sementes e micro-organismos, bem como com materiais biolgicos como enzimas, protenas e plasmdios (que so utilizados em engenharia gentica). Recentemente, cientistas desenvolveram processos para modificar a composio gentica de organismos vivos (engenharia gentica). Por exemplo, os micro-organismos modificados criados por Chakrabarty (um inventor dos Estados Unidos) tornaram possvel a decomposio de elementos responsveis pela contaminao de petrleo em oceanos e rios. A patente desses micro-organismos foi objeto de uma importante deciso da Suprema Corte dos Estados Unidos, resultando no reconhecimento da patenteabilidade de micro-organismos modificados. A Suprema Corte referiu que as leis da natureza, os fenmenos fsicos e as idias abstratas no so patenteveis. O invento pretendido, contudo, no se tratava de um fenmeno natural existente, mas de uma nova bactria com caractersticas marcadamente diferentes de qualquer outra que se pudesse encontrar na natureza. O invento, assim, resultou da engenhosidade e dos esforos empregados pelo inventor, podendo ser objeto de patente. A lista de indstrias utilizando biotecnologia expandiu-se, incluindo tratamentos mdicos, agricultura, processamento de alimentos, biodecomposio, reflorestamento, enzimas, produtos qumicos, cosmticos, energia, fabricao de papel, eletrnicos, txteis e minerao. Essa expanso das aplicaes resultou de inovaes que permitiram significativa atividade econmica e desenvolvimento.

Por que proteger invenes biotecnolgicas? Como em outros campos da tecnologia, h necessidade de se conferir proteo jurdica a inventos biotecnolgicos. Esses inventos so criaes da mente humana tanto quanto os demais, e geralmente so resultado de substanciais pesquisas, esforo inventivo e investimento em sofisticados laboratrios. Tipicamente, empresas engajadas em pesquisas somente fazem investimentos se existe proteo jurdica aos resultados que podem ser obtidos. Tal como em outros inventos e indstrias, a necessidade de investimento em pesquisa e desenvolvimento cria uma bvia necessidade de proteo a inventos biotecnolgicos. Essa necessidade no se d apenas no interesse dos inventores e de seus patres, mas tambm no interesse pblico em promover o progresso tecnolgico.

30 Sistemas e polticas de propriedade intelectual modernas e flexveis contribuem para estimular investimentos necessrios ao estabelecimento de indstrias biotecnolgicas e criao de produtos tangveis. Polticas flexveis de propriedade intelectual podem ser decisivas para estabelecer ambiente jurdico favorvel a parcerias pblico-privadas, a investimentos e a outras atividades econmicas necessrias propagao de inovaes tecnolgicas para mais pases. O patenteamento de inovaes biotecnolgicas no ficou isento de controvrsias, nem to pouco o uso de algumas dessas inovaes. Os legisladores e responsveis de polticas de propriedade intelectual de todos os pases, contudo, tm sido cautelosos em evitar a extenso de direitos patentrios a elementos tais quais existem na natureza e a fenmenos naturais. Uma nova espcie de planta descoberta em estado natural, por exemplo, no pode ser patenteada, o mesmo aplicando-se s leis da natureza. Em cada pas, as leis quanto patenteabilidade de inventos biotecnolgicos precisa ser consultada para se descobrir a viabilidade de proteo patentria. Ao analisar essas questes, necessita-se, tambm, reconhecer que muitas vezes se recorre a outros regimes jurdicos diversos do sistema de patentes para solucionar problemas de interesse pblico, como a segurana ambiental ou mdica de produtos, a eficcia de produtos e a concorrncia desleal, temas que podem surgir ao se abordar direitos patentrios sobre biotecnologia. A confluncia dessa nova tecnologia com sistemas jurdicos e regulatrios tornam a biotecnologia um envolvente e dinmico componente do direito da propriedade intelectual.

31 11.2 CONHECIMENTOS TRADICIONAIS Por que os conhecimentos tradicionais tm sido recentemente discutidos em conexo com a PI? Os conhecimento tradicionais utilizados aqui amplamente, para referir inovaes e criaes baseadas na tradio e resultantes da atividade intelectual nos campos industrial, cientfico, literrio e artstico foram praticamente ignorados na comunidade de PI at muito recentemente. Atualmente, contudo, cada vez mais reconhecido que o valor econmico de ativos de conhecimento tradicional poderia ser ampliado pelo uso da PI. Tambm h preocupaes no sentido de que o sistema de propriedade intelectual no tenha reconhecido adequadamente a contribuio dos sistemas de conhecimentos tradicionais no desenvolvimento humano e os interesses dos seus detentores. Os detentores de conhecimentos tradicionais tm explorado maneiras de salvaguardar seus interesses atravs do sistema de propriedade intelectual, protegendo-os contra a apropriao indevida de seus conhecimentos, obras culturais, sinais distintivos e smbolos. Muitos tambm buscam transformar seus conhecimentos tradicionais e expresses culturais em desenvolvimento econmico e social sustentvel, atravs de vrios mecanismos de propriedade intelectual, tais como patentes, marcas e direitos de autor, bem como via outras formas de direito sui generis, desenvolvidas especialmente para a proteo dos conhecimentos tradicionais, da expresso cultural tradicional ou do folclore. Freqentemente, o aperfeioamento de uma tecnologia antiga gera novos e valiosos inventos, do mesmo modo que a adaptao de uma velha tradio artstica se traduz em novas obras criativas. Essas questes so objeto de discusses especficas no Comit Intergovernamental da OMPI (IGC) em Propriedade Intelectual e Recursos Genticos, Conhecimento Tradicional e Folclore, que tem realizado substancial progresso no estudo das relaes polticas e prticas entre o sistema de propriedade intelectual e a necessidade dos detentores de conhecimento tradicional e dos possuidores de culturas tradicionais.

Que vnculos existem entre os recursos genticos e a PI? Os recursos genticos (material gentico de valor efetivo ou potencial, incluindo elementos de diversidade biolgica em seu contexto natural, cultivares modernos ou tradicionais, espcies utilizados na agricultura e estirpes genticas especiais) podem contribuir para a pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos, numa gama cada vez maior de setores tecnolgicos e industriais. Os termos e as condies de acesso aos recursos genticos, a exigncia do consentimento prvio dos provedores dos recursos genticos e as disposies quanto distribuio dos resultados provenientes do seu uso e desenvolvimento, so questes crticas.

32

Algumas leis internacionais e diversas leis regionais, nacionais e subnacionais estabelecem a necessidade de consentimento prvio para acesso aos recursos genticos, determinando seus termos e condies e, em especial, assegurando que esse material seja utilizado visando desenvolvimento sustentvel e que os benefcios desse uso sejam distribudos eqitativamente. A Conveno sobre Diversidade Biolgica (CBD) e o Tratado sobre Recursos Vegetais Genticos para a Alimentao e a Agricultura (ITPGR) da Organizao para a Alimentao e a Agricultura (FAO) so as principais normas internacionais sobre o tema. Atravs de acordos de acesso e de distribuio de resultados, bem como de regimes legais permitindo acesso a recursos genticos, arranjos especficos para a gesto da propriedade intelectual podem ser cruciais para assegurar a criao de benefcios provenientes desse acesso, e, em particular, para garantir que esses benefcios sejam divididos equitativamente e que os interesses e objetivos dos provedores de recursos sejam integralmente respeitados.

33 MDULO 12: SUMRIO E CONCLUSES Atravs do estudo deste Curso Inicial sobre PI voc pode conhecer reas fundamentais da propriedade intelectual, os tipos de direitos assegurados por diferentes categorias de propriedade intelectual e o valor comercial de ativos de propriedade intelectual. Voc tambm teve chance de compreender o papel exercido pela propriedade intelectual em cada vez mais reas, desde a cincia e a tecnologia at literatura e as artes. Agora que voc completou a leitura do curso, voc convidado a testar sua compreenso do tema. A prxima Seo consiste em uma srie de Questes de Auto-avaliao (QAA), em cada uma das reas do Curso Inicial em PI. Para responder s QAAs voc poder consultar o material do Curso. recomendvel responder s questes por escrito (ao invs de simplesmente pensar na resposta), eis que isso ir permitir que voc articule completamente seus pensamentos nos itens solicitados. Aps fornecer sua prpria resposta, voc poder compar-la com a resposta padro fornecida pelo prprio curso e avaliar os conhecimentos adquiridos.

34 _________________________________________________________________________

Mdulo 13: QUESTES DE AUTO-AVALIAO (QAAs)


_________________________________________________________________________

QAA 1. Cite a rea de direito de propriedade intelectual mais adequada para a proteo a cada um dos seguintes exemplos: 1) Uma empresa deseja proteger um produto que contm uma nova frmula qumica (tetrafluoretileno) que, quando aplicada a utenslios de cozinha, possui a caracterstica de evitar que a comida em geral e, mais especificamente, ovos, grudem na frigideira. A empresa quer se certificar que ela ter o direito exclusivo de explorao da frmula; 2) a mesma empresa deseja comercializar frigideiras cobertas com tetrafluoretileno sob um nome comercial que possa atrais seus clientes em potencial, j que tetrafluoretileno no um nome de fcil assimilao ou pronncia por consumidores em geral. O nome escolhido e utilizado para identificar as frigideiras contendo a frmula mgica Tefal. A empresa quer ter certeza que ela ser a nica com direito de uso sobre este nome com relao a utenslios de cozinha e frigideiras cobertas com tetrafluoretileno; 3) a mesma empresa deseja fortalecer a venda de suas frigideiras no s utilizando a frmula qumica como tambm atribuindo a elas um formato mais atraente, esttico e aerodinmico. Ela tambm deseja se certificar que ser a nica a poder utilizar o novo aspecto ou visual das frigideiras; 4) a mesma empresa deseja lanar uma campanha publicitria de peso para suas frigideiras exclusivas e especiais (cobertas com tetrafluoretileno, vendidas sob o nome Tefal e com novas formas) tanto na televiso, atravs de curtos filmes publicitrios de 20 segundos, como na rdio, atravs de canes curtas. Ela quer se certificar que ningum mais utilizar a msica ou a letra da msica ou os filmes curtos produzidos para a televiso;

Resposta QAA 1: 1) 2) 3) 4) Patente Marca Desenho industrial Direitos de autor

35 QAA 2.

Uma pessoa comps a msica e as letras de uma cano. Para que ela se proteja de atos de pirataria, ela deveria registrar seus direitos sobre a cano?

Resposta QAA 2: No. As obras em geral, tais como as canes, so protegidas sob as leis de direitos autorais na maioria dos pases pelo simples fato de terem sido criadas. A proteo independe do preenchimento de formalidades como o registro.

QAA 3. Quais das seguintes categorias de pessoas so protegidas por direitos conexos?: 1) 2 3) 4) 5) 6) 7) 8) compositores de msica cantores de canes produtores de fonogramas autores de peas teatrais produtores de filmes atores ( de cinema e teatro) empresas de radiodifuso danarinos de ballet

Resposta QAA3: Direitos Conexos se aplicam a: cantores, atores e danarinos de ballet, j que so todos executantes produtores de fonogramas empresas de radiodifuso.

No entanto, compositores de msica, autores de peas teatrais e produtores de filmes estariam protegidos por direitos de autor.

36

QAA 4. Voc o proprietrio de uma empresa que produz e vende sucos de frutas em garrafas e em latas. Voc pretende utilizar a designao frutamina para identificar seus produtos. 1) 2) Voc acha que esse nome pode ser utilizado como marca? Em caso afirmativo, o que voc deve fazer para proteg-lo?

Resposta QAA 4 1) provvel que Frutamina possa ser utilizado como marca. uma combinao de palavras que sugere que frutas so uma fonte de vitaminas. No claramente descritivo do produto (suco de frutas) nem enganoso (sucos de frutas so, efetivamente, ricos em vitaminas). 2) Para obter proteo marca no seu pas, importante registrar o nome no escritrio de registro de marcas nacional. Alm disso, se voc quiser exportar seu produto e certificar-se que a proteo ser concedida no exterior, voc tambm dever obter o registro da sua marca em cada um dos pases onde seu produto ser distribudo.

Lembre-se que o Sistema de Madri relativo ao registro internacional de marcas possibilita que voc obtenha essa proteo em um nmero de pases que sejam membros do Acordo. Para tanto, necessrio que o pas onde voc tenha nacionalidade, domiclio, ou onde o seu estabelecimento seja estabelecido, tambm seja membro do Sistema de Madri.

37

QAA 5. Por favor, indique o sistema de proteo adequado para cada uma das seguintes designaes: 1) 2) 3 4) 5) 6) 7) DARJEELING (ch cultivado na India) SONY CHAMPAGNE ROLEX IBM TEQUILA(bebida alclica produzida no Mxico) SWISS AIRLINES

Resposta QAA 5: O direito marcrio se aplicaria s seguintes designaes: SONY, IBM, ROLEX, SWISS AIRLINES. As indicaes geogrficas protegeriam: DARJEELING, CHAMPAGNE, TEQUILA. Nestes casos, o nome indica que um determinado produto - ch, bebida alclica originrio de uma rea geogrfica e possui qualidades ou reputao por causa dessa origem. No entanto, esteja ciente que , em alguns pases, a proteo a indicaes geogrficas pode estar disponvel sob legislaes especficas para tal efeito (ou seja, leis que protejam as indicaes geogrficas como tais) ou ramificaes legais (como leis de proteo contra a concorrncia desleal, ou at mesmo direito marcrio, j que as indicaes geogrficas podem ser protegidas atravs de uma marca de certificao ou coletiva).

38

QAA 6. Uma empresa est comercializando telefones com um design psmoderno, revolucionrio. Em um mercado altamente competitivo, ela espera que as caractersticas ornamentais dos seus telefones, diferentes do que j existe no mercado, atraia novos consumidores e fortalea a empresa. Tal desenho pode ser protegido? Como?

Resposta QAA 6: O design, tal como descrito, parece ser novo e original e, como tal ele poder ser protegido.. Esta proteo pode variar, de acordo com as leis existentes no pas. Este desenho poderia ser registrado sob a legislao de desenhos industriais. Pode tambm ser que no pas tal desenho possa ser protegido sob as leis de direitos autorais (que no requerem qualquer registro como condio proteo), ou tanto sob leis de direitos autorais como de desenhos industriais. Se a empresa quiser vender os telefones no exterior, ela poder obter um registro de desenho industrial em uma srie de pases membros do Acordo de Haia para o Depsito Internacional de Desenhos Industriais, condio que a empresa esteja estabelecida em um pas que seja membro do Acordo, ou que o proprietrio da empresa seja nacional ou domiciliado em um desses pases.

QAA 7. Einstein poderia obter uma patente pela sua famosa equao matemtica E = mc2?

Resposta QAA 7: No. Teorias cientficas ou frmulas matemticas no so patenteveis.

39

QAA 8. A empresa A desenvolveu uma nova frmula que melhora o gosto de uma bebida que ela comercializa. A composio da frmula mantida secreta. A bebida um grande sucesso. O competidor B est interessado em apropriar-se da frmula. Para tanto, B paga uma soma considervel de dinheiro a um funcionrio da empresa A, que conhece a natureza confidencial da informao que lhe foi confiada pela empregadora. A empresa A descobre esse fato. Ela pode apresentar queixa contra a atitude da empresa B? Em caso afirmativo, baseado em qu?

Resposta QAA 8: A frmula secreta desenvolvida por A pode ser considerada um segredo comercial. Em tais circunstncias, a conduta de B pode ser descrita como um ato contrrio s prticas honestas em assuntos industriais ou comerciais, e portanto um ato de concorrncia desleal, de acordo como Acordo de Paris para a proteo Propriedade industrial. normalmente reconhecido que atos visando a apropriao da informao secreta ou confidencial de terceiros (no caso, a frmula secreta desenvolvida pela empresa A), sem o consentimento do titular legtimo da informao, so contrrios s prticas comerciais honestas e, portanto, devem ser consideradas atos de concorrncia desleal.

40 CONCLUSES Esperamos que o Curso DL-001 e seus exerccios tenham sido teis para voc. Aps conhecer um pouco sobre os mltiplos aspectos da propriedade intelectual, voc j pode decidir continuar sua formao nessa matria. Com esse fim, a Academia Mundial da OMPI oferece a voc uma srie de cursos de ensino distncia. Ao explorar a possibilidade de inscrio para esses cursos, importante que voc conhea a principal diferena pedaggica entre este Curso Inicial de auto-aprendizagem e os cursos gerais de ensino distncia. Enquanto aqui voc conduziu seus estudos inteiramente de forma independente, ao inscrever-se em um curso distncia regular voc desfrutar, tambm, do apoio de um tutor ao longo da evoluo do programa. Os cursos gerais distncia, na realidade, aproximam professores especialistas em propriedade intelectual de alunos do mundo todo, utilizando-se da plataforma de Cursos Distncia da Academia, da Internet e da comunicao por e-mail. O suporte dos tutores enriquecer sua experincia de aprendizagem, sem prejuzo da flexibilidade de usufruir os Cursos Distncia de acordo com ao seu prprio ritmo e sem ter que se deslocar. Tome nota que, ao registrar-se nos cursos curriculares DL, voc est se comprometendo a participar das atividades prescritas soib a orientao do seu tutor, e a submeter-se ao exame final.

S-ar putea să vă placă și