Sunteți pe pagina 1din 5

Moluscos

Introduo:

Com origem no final da era Proterozica e incio da era Paleozica, no perodo Cambriano, moluscos so o segundo maior filo do Reino Animalia em nmero de espcies, mais de 150 mil. Eles tm simetria bilateral, so triblsticos e celomados, o que permite distribuir substncias e acomodar melhor os rgos internos e uma novidade evolutiva dos em relao aos filos anteriores. constitudo por animais de corpo mole, geralmente protegido por uma concha calcria, e a maioria vive no mar, mas tambm existem espcies de gua doce e terra firme; os mais conhecidos so ostras, mexilhes, lulas, polvos, caramujos, lesmas, caracis, etc. Apesar das diversas formas, todos os moluscos possuem trs partes bsicas: cabea, p e saco visceral, mais ou menos desenvolvidos dependendo da classe. A cabea mais desenvolvida nos gastrpodes e cefalpodes, pois eles precisam dos rgos sensoriais para se alimentar, nos bivalves reduzida ou quase no existe j que eles so ssseis e filtradores e no precisam dela. O p uma estrutura musculosa com diferentes funes em cada grupo, locomove os gastrpodes por deslizamento, permite que os cefalpodes nadem, caminhem e capturem presas, e em muitos bivalves permite cavar ou fixar o animal a um substrato. O saco visceral onde ficam os rgos internos, e revestido pelo manto, ou plio, que uma dobra da epiderme responsvel por produzir a concha. Em muitos moluscos o manto se prolonga alm do saco visceral e forma a cavidade do manto, onde se abrem o nus e os poros excretores. O corpo dos moluscos revestido por uma epiderme rica em glndulas, alm das produtoras de muco a maioria das espcies apresenta glndulas responsveis por fabricar a concha, que protege e d sustentao esqueltica ao animal. A concha um exoesqueleto incompleto, pois se localiza externamente ao corpo e o reveste parcialmente; constituda principalmente de CaCO3, ela possui trs camadas: a camada nacarada ou ncar mais interna e brilhante , a prismtica intermediria, formada por prismas de CaCO3 e a orgnica ou peristraco camada externa mais fina, formada por material orgnico. Algumas ostras formam prolas quando algo como um gro de areia se aloja entre a concha e o manto, que reconhecido como um corpo estranho, e numa tentativa de neutralizar a ameaa o manto envolve o gro e diversas camadas de ncar so secretadas sobre ele pelas clulas epidrmicas, dando origem prola. Possuem sistema respiratrio bem diversificado, variando de acordo com a espcie, podendo ser respirao branquial, com brnquias (dobras externas) localizadas na cavidade do manto ciliadas na superfcie a no ser nos cefalpodes; pulmonar pelos poros respiratrios e pulmes (dobras internas) bem vascularizados; ou cutnea (pela superfcie do corpo).

O sistema digestrio dos moluscos completo, constitudo por um tubo digestrio que vai da boca ao nus com vrias especializaes em seu comprimento; a no ser pelos bivalves, todos os outros possuem rdula, uma espcie de lngua raladora. A digesto extra e intracelular nos gastrpodes e nos bivalves, j nos cefalpodes somente extracelular. Os bivalves possuem um sifo inalante responsvel com a ajuda de clios pela entrada de gua no interior da concha com partculas de alimentos; prximo ao mesmo h um sifo exalante por onde a gua expelida; e um estilete cristalino que libera enzimas digestivas. Os moluscos possuem um par de estruturas especializadas para a excreo, so os metanefrdios, tubos abertos nas duas extremidades, uma alargada e ciliada (nefrstoma) e outro poro exterior que abre na cavidade do manto. Esses filtram as excrees da cavidade pericrdica e substncias txicas do sangue, que so expelidos pelos poros excretores. Os cefalpodes apresentam sistema circulatrio fechado capilares sanguneos ligam artrias e veias por onde passa o sangue , diferente das outras classes, que apresentam sistema circulatrio aberto hemolinfa passa pelas hemocelas e se encontra com tecidos do corpo. Tambm possuem um corao situado na cavidade pericrdica do corpo, de onde partem vasos sanguneos que desembocam em hemocelas. Das hemocelas o sangue passa para todos os tecidos do corpo e retorna ao corao passando pelas brnquias ou metanefrdios. A hemolinfa dos gastrpodes e cefalpodes possui um pigmento respiratrio chamado hemocianina, cuja colorao azulada quando oxigenada. O sistema nervoso dos moluscos ganglionar, com trs tipos de gnglios nervosos que se ligam por cordes nervosos. Os gnglios principais so os cerebrais, de onde saem nervos para os rgos dos sentidos; os gnglios pedais inervam os ps; e os gnglios viscerais inervam os rgos viscerais e o manto. Neles, esto presentes variadas estruturas sensoriais, visuais, tteis, quimiorreceptoras e de equilbrio nas diferentes classes, algumas espcies de bivalves possuem receptores de luz que no formam imagem, j gastrpodes e cefalpodes tm olhos bem desenvolvidos que formam imagens etc. Os cefalpodes possuem um gnglio cerebroide grande, que lembra o encfalo dos vertebrados. A reproduo dos moluscos exclusivamente sexuada. Existem algumas espcies monoicas, no entanto, a maioria dioica; geralmente a fecundao interna, mas pode tambm ser externa. O desenvolvimento pode ser direto ou indireto, sendo a ltima a mais comum; os estgios larvais mais conhecidos so a trocfora, semelhante a dos aneldeos marinhos, e a vliger. Objetivo: Aprender as caractersticas nicas, estruturas corporais e funcionamento de diferentes sistemas do organismo do filo Mollusca. Materiais:

Amostra de caramujos vivos; Uma amostra de uma espcie de bivalve; Trs amostras de cefalpodes (duas lulas e um polvo). Metodologia:

Classe Bivalvia: O termo Bivalvia est relacionado s duas valvas articuladas em uma espcie de dobradia elstica que constituem a concha dos moluscos dessas classes. Os bivalves vivem no mar e em gua doce, so constitudos por ostras, mexilhes, mariscos, berbiges etc., e as diferentes espcies possuem caractersticas especficas. Muitas espcies aderem a substratos submersos, outras vivem enterradas na areia ou no lodo dos substratos aquticos, alguns at escavam tneis em madeira e danificam embarcaes. Alguns bivalves abrem e fecham suas conchas rapidamente, criando jatos de gua que ajudam no deslocamento dos mesmos. Quanto ao experimento, observei a olho nu trs caramujos de gua doce vivos, e um deles me possibilitou ver seus sifes inalante e exalante ao colocar parte de seu corpo para fora da concha. Outro caramujo produziu uma espcie de tampo enquanto estava fixado na lateral do recipiente, tcnica muito utilizada por exemplares da espcie que vivem em rios com poca de baixa do nvel da gua, possibilitando a sobrevivncia nessa poca.

Caramujo com sifes inalante e exalante mostra, visto a olho nu.

Caramujo com uma espcie de tampo na abertura de sua concha, visto a olho nu.

Depois, observei outra espcie de bivalve com as valvas de sua concha unidas (concha fechada), onde pude visualizar facilmente os ligamentos externos responsveis pela abertura da concha quando os mesmos esto em repouso. Ao abri-la, havia duas marcas escuras e circulares na camada interna de cada valva, referentes ao par de msculos adutores responsvel pelo fechamento da concha quando contrados. Ao retirar o contedo da concha, observei sua massa visceral com aspecto molhado e gelatinoso, e os msculos adutores diferenciados do restante das vsceras graas sua colorao mais escura.

Bivalve fechado com ligamentos externos mostra, visto olho nu.

Camada interna da concha do bivalve com marcas dos msculos adutores, visto olho nu.

Massa visceral do bivalve com par de msculos adutores destacado pela cor escura, vista a olho nu.

Classe Cephalopoda: Exclusivamente martimos, tem como referncia ao nome o fato de apresentarem cabea e o p diretamente ligados. Alguns tm concha interna (lulas e spias), outros tm concha externa espiralada dividida em camadas (nutilos), e existem tambm os que no possuem concha (polvos). Os cefalpodes possuem mecanismos de defesa, dentre eles existem os cromatforos clulas epidrmicas que ajudam na camuflagem , e as bolsas de tinta escura que liberada em situaes de perigo, ajudando em sua fuga. Quanto a esta parte do experimento, primeiramente vi uma lula com o corpo cheio de pintas avermelhadas, que eram pequenas hemorragias que o prprio animal provocou para se mostrar doente ao predador e tentar fugir, nesse caso sem sucesso. Pelo momento de extrema tenso vivido, toxinas foram liberadas na carne do animal, o que a torna impossvel de ser ingerida pelos seres humanos. Nesta lula manchada pude ver sua epiderme machucada e duas aberturas logo abaixo de sua cabea, os sifes inalante e exalante que ajudam na respirao do animal, j que as brnquias se localizam internamente. Aps isto, vi a cavidade celomtica de outra lula, com os rgos dispostos em sua extenso, como brnquias, fgado, esfago e bolsa de tinta. Esta lula no tinha as manchas de hemorragia pelo corpo, o que significa que ela no se estressou no momento de sua morte, alm de rgos, gnglios e msculos mais especializados em determinadas funes.

Epiderme machucada e sifes ou funis da primeira lula, vistos a olho nu.

Cavidade celomtica e rgos internos da segunda lula, vistos a olho nu.

Na segunda lula tambm foi possvel observar a boca e os lbios, que se localiza no final da cabea em meio aos tentculos, e constituda por um bico quitinoso e internamente por glndulas e papilas salivares e a rdula, responsvel por ralar os alimentos ingeridos. Alm das lulas, tambm observei as ventosas adesivas e a boca de um polvo, esta era um pouco diferente da primeira, pois os lbios eram menores e ela aparentava ter uma cor mais escura, talvez pelo bico quitinoso estar mais exposto.

Boca e lbios da segunda lula, vistos a olho nu.

Boca, lbios e ventosas adesivas do polvo, vistos a olho nu.

Concluso: Neste experimento pude conhecer as estruturas corporais dos moluscos, que variam de classe para classe. Nos bivalves, por exemplo, existe uma concha calcria externa que d sustentao ao corpo e protege a massa visceral e os rgos; j nos cefalpodes as conchas variam desde internamente at a inexistncia. Com esse estudo tambm aprendi que os moluscos apresentam trs partes bsicas (cabea, p e saco visceral), e cada uma teve um maior desenvolvimento com o passar do tempo, de acordo com a necessidade de cada espcie. Eles tambm so os primeiros animais a apresentarem celoma, o que caracteriza uma novidade evolutiva.

S-ar putea să vă placă și