Sunteți pe pagina 1din 3

Cosmopolita

Cosmopolita
Um cosmopolita ou cidado do mundo (do grego , e este de , "mundo", "criao", e , "cidade") uma pessoa que deseja transcender a diviso geopoltica que inerente as cidadanias nacionais dos diferentes Estados e pases soberanos. Ao negar-se a aceitar a identidade patritica ditada pelos governos nacionais e afirmar-se cada cidado como representante de si mesmo, os cidados do mundo afirmam sua independncia como cidados da Terra, do mundo, ou do cosmo.[1]

Bandeira que simboliza a Cidadania do Mundo.

A cidadania do mundo repudia ento as divises estatais, e consequentemente a obrigatoriedade de ser cidado de um Estado, um conceito internacionalista porm no somente uma aspirao bem intencionada de deixar de lado as diferenas por nacionalidade, tambm um projeto poltico com propostas de como estabelecer uma nova cidadania de aplicao global. Os princpios da cidadania global seriam primeiramente que seja uma cidadania de aplicao local e de adeso voluntria, e que atravs de pactos federativos estas unidades territoriais locais por deciso de seus prprios cidados aceitariam entre si as cidadanias das demais localidades.

Funcionamento "global"
Um ser humano adquire compromissos voluntrios e direito a participao ativa no lugar que ele mesmo escolhe para viver, dentro de uma administrao localista e federativa com outras localidades. Se converte em cidado local da zona de que vizinho e esta se mantm sempre e quando habite ali e se mantenha a vontade de ser cidado, em caso de mover-se o fato de ser vizinho de uma nova localidade o faculta a aceder a ser cidado desta como condio primordial e assim sucessivamente. Desta forma se faria realidade a cidadania do mundo a partir de cidadanias locais baseadas no fato real de ser vizinho de um setor e na vontade de ter direitos e obrigaes cidads, e em caso de viagem ou de permanncia temporal ao ser localidades federadas se podiam aplicar os mesmos direitos e obrigaes com suas devidas particularidades. Se regressa por um lado a cidadania a civitas ou cidade chegando a potenciar ademais mecanismo de democracia direta para exercer tao cidadania, e deixando a un lado a noo de ptria e de lugar de nascimento.

Histria e filosofia
Os primeiros em identificar-se a si mesmos como cidados do mundo foram os filsofos estoicos. Criaram o termo de cosmpolis ou cidade universal de que se deriva a palavra cosmopolita. O estoicismo foi uma filosofa importante do Imprio Romano, o qual esperava criar tal cosmpolis. A perspectiva de um cidado do mundo tem afinidade com a perspectiva existencialista em tanto em quanto os cidados do mundo: No querem ser classificados mediante a imposio de categorias artificiais Gostam de identificar-se a si mesmos principalmente como seres humanos e depois como pertencentes a qualquer grupo ou grupos que acreditam pertencer. Tambm alguns cidados do mundo podem querer ou trabalhar para umas Naes Unidas reformadas que representem e respondam a vontade dos povos do mundo, mais que aos regateios e disputas entre governos, e se aderir aos princpios da Declarao Universal dos Direitos Humanos como um sistema federal na escala nacional; assim mesmo, tambm podem trabalhar para o fortalecimento da identidade comum e a harmonia entre os cidados do planeta, ainda respeitando a diversidade local e nacional.

Cosmopolita Se bem quem se considere cidado do mundo no tem por que aderir-se a nenhuma ideologia em particular, normal que se associe a movimentos polticos como o anarquismo ou que apoiem algumas das seguintes propostas: Liberdade de qualquer tipo de preconceito nacional, tnico, sexual ou religioso. A igualdade de sexo. Globalizao democrtica. Eliminao da pobreza. Lnguas auxiliares. Sistema universal de pesos e medidas. Divisa universal. Educao universal. Ateno sanitaria universal.

[1] Bruno Traven comenta em O barco da morte:

Ligaes externas
Rede de Cidados do Mundo (http://www.recim.es) (em castelhano)

Fontes e Editores da Pgina

Fontes e Editores da Pgina


Cosmopolita Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=37499893 Contribuidores: Alchimista, Fernando S. Aldado, Georgez, Hallel, Joaotg, Joo Carvalho, Kojimachado, Leo Magno, Marcos Viana "Pinguim", Nuno Tavares, Rdi, Thrasherbermensch, Yone Fernandes, Zoldyick, 17 edies annimas

Fontes, Licenas e Editores da Imagem


Ficheiro:World_Citizen_Flag.svg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:World_Citizen_Flag.svg Licena: Creative Commons Attribution-Sharealike 3.0 Contribuidores: World_citizen_flag.png World_Citizen_Symbol.svg: *World_citizen_badge.svg: DasRakel World_Citizen_symbol.png derivative work: Kizar (talk) derivative work: Kizar (talk)

Licena
Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 //creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/

S-ar putea să vă placă și