Sunteți pe pagina 1din 10

HISTRIA - 3 ANO ENSINO MDIO

PROFESSOR: Caio Csar

TEMA: 2 Rev. Industrial/Imperialismo

ALUNO_______________________________________________

A 2 Revoluo Imperialismo

Industrial

Amrica Latina: rea de influncia norte americana. Imperialismo: dominao de regies no industrializadas com o propsito de explorao das riquezas das regies. Causas e justificativas do imperialismo Busca de matria prima para as indstrias europeias; Conquista de novos mercados consumidores; Explorao da mo de obra local; Escoao da produo e do capital (instalao de filiais) Misso Civilizadora: o fardo do homem branco; Teoria do Darwinismo social.

Substituio do trabalho manual pelo trabalho mecnico Explorao do trabalhador Desenvolvimento tecnolgico Consolidao do capitalismo como modo de produo Capitalismo industrial X capitalismo financeiro.

Sculo XIX Revoluo Industrial Frana Alemanha Itlia Rssia Japo Estados Unidos

Imperialismo norte americano Poltica do big stick grande porrete Intervenes militares Doutrina Monroe Amrica para americanos.

Novas fontes de energia; tecnologias; recursos naturais Motor de combusto interna Ampliao das malhas ferrovirias Ao Petrleo Eletricidade

os

Consequncias do imperialismo Submisso econmica das regies dominadas; Agravamento dos conflitos regionais (principalmente na frica aps o processo de partilha do continente por meio da Conferncia de Berlim 1884-1885) Crise entre os pases industrializados na disputa por reas de explorao I Guerra Mundial.

Capitalismo financeiro Truste: fuso de empresas do mesmo ramo para estabelecimento de um monoplio Holding: pequenas empresas controladas por grande complexos industriais Cartel: controle dos preos para evitar a concorrncia.

O Imperialismo (ou neocolonialismo) Domnio neocolonial das naes industrializadas. frica e sia: reas de disputa das naes industrializadas europeias e Japo.

Saiba mais sobre o tema Leia: Captulo 1 do livro didtico.

QUESTES DE VESTIBULARES 1 - A industrializao acelerada de diversos pases, ao longo do sculo XIX, alterou o equilbrio e a dinmica das relaes internacionais. Com a Segunda Revoluo Industrial emergiu o Imperialismo, cuja caracterstica marcante foi o(a): a) substituio das intervenes militares pelo uso da diplomacia internacional. b) busca de novos mercados consumidores para os produtos industrializados e os capitais excedentes dos pases industrializados. c) manuteno da autonomia administrativa e dos governos nativos nas reas conquistadas. d) procura de especiarias, ouro e produtos tropicais inexistentes na Europa. e) transferncia de tecnologia, estimulada por uma poltica no intervencionista. 2 - Assinale a alternativa correta a respeito da expanso imperialista na sia e na frica, na segunda metade do sculo XIX. a) Ela derivou da necessidade de substituir os mercados dos novos pases americanos, uma vez que a constituio de Estados nacionais foi acompanhada de polticas protecionistas. b) Ela foi motivada pela busca de novas fontes de matriasprimas e de novos mercados consumidores, fundamentais para a expanso capitalista dos pases europeus. c) Ela foi conseqncia direta da formao do Terceiro Imprio alemo e da ampliao de suas rivalidades em relao ao governo da Frana. d) Ela atendeu, primordialmente, s necessidades da expanso demogrfica em diversos pases europeus, decorrente de polticas mdicas preventivas e programas de saneamento bsico. e) Ela viabilizou a integrao econmica mundial, favorecendo a circulao de riquezas, tecnologia e conhecimentos entre povos e regies envolvidos. 3 - No sculo XIX, assistiu-se consolidao da sociedade burguesa por meio do amadurecimento do capitalismo industrial e da expanso de mercados. Essas transformaes foram nomeadas por economistas e historiadores como Imperialismo. Sobre esse perodo, NO correto afirmar que a) a necessidade de novos mercados de fornecimento de matrias-primas baratas e de escoamento de produtos industrializados conduziu as grandes potncias europeias ao neocolonialismo. b) as naes europeias mais industrializadas fecharam seus mercados para as concorrentes, dando origem poltica de ocupao territorial e econmica de regies do mundo menos desenvolvidas. c) a corrida neocolonial foi dirigida por Estados europeus voltados para a aplicao da poltica mercantilista, baseada no bulhonismo e no exclusivo comercial. d) a expanso econmica e poltica das potncias industriais, em escala mundial, durante o sculo XIX, deu incio fase monopolista do sistema mundial capitalista. e) os mercados afro-asiticos foram integrados ao sistema de produo, dominado pelos industriais e banqueiros, que

investiam seus capitais na comercializao de produtos e na realizao de emprstimos. 4 - Uma das alternativas a seguir NO corresponde s diferenas entre o colonialismo do sculo XVI e o Neocolonialismo do sculo XIX. a) A principal rea de dominao do Colonialismo europeu foi a Amrica e o Neocolonialismo voltava-se para a frica e a sia. b) O Colonialismo teve como justificativa ideolgica a expanso da f crist, enquanto que no Neocolonialismo, a misso civilizadora do homem branco foi espalhar o progresso. c) Os patrocinadores do Colonialismo foram a burguesia financeiro-industrial e os Estados da Europa, Amrica e sia, enquanto que os do Neocolonialismo, o Estado metropolitano europeu e sua burguesia comercial. d) O Colonialismo buscava garantir o fornecimento de produtos tropicais e metais preciosos, enquanto que o Neocolonialismo, a reserva de mercados e o fornecimento de matrias-primas. e) A fase do capitalismo em que o Colonialismo se desenvolveu denominou-se Capitalismo Comercial e a do Neocolonialismo, Capitalismo Industrial e Financeiro. QUESTO DO ENEM No incio do sculo XIX, o naturalista alemo Carl Von Martius esteve no Brasil em misso cientfica para fazer observaes sobre a flora e a fauna nativas e sobre a sociedade indgena. Referindo-se ao indgena, ele afirmou: Permanecendo em grau inferior da humanidade, moralmente, ainda na infncia, a civilizao no o altera, nenhum exemplo o excita e nada o impulsiona para um nobre desenvolvimento progressivo (). Esse estranho e inexplicvel estado do indgena americano, at o presente, tem feito fracassarem todas as tentativas para concili-lo inteiramente com a Europa vencedora e torn-lo um cidado satisfeito e feliz. (Carl Von Martius. O estado do direito entre os autctones do Brasil. Belo Horizonte/So Paulo: Itatiaia/EDUSP, 1982). Com base nessa descrio, conclui-se que o naturalista Von Martius

a) apoiava a independncia do Novo Mundo, acreditando que os ndios, diferentemente do que fazia a misso europia, respeitavam a flora e a fauna do pas. b) discriminava preconceituosamente as populaes originrias da Amrica e advogava o extermnio dos ndios. c) defendia uma posio progressista para o sculo XIX: a de tornar o indgena cidado satisfeito e feliz. d) procurava impedir o processo de aculturao, ao descrever cientificamente a cultura das populaes originrias da Amrica. e) desvalorizava os patrimnios tnicos e culturais das sociedades indgenas e reforava a misso civilizadora europia, tpica do sculo XIX.

HISTRIA - 3 ANO ENSINO MDIO TEMA: Ideologias polticas do sculo XIX


PROFESSOR: Caio Csar ALUNO______________________________________________
c) pela afirmao dos Estados Unidos como potncia imperialista com interesses econmicos e polticos em vrias regies do planeta. d) pelo confronto entre vassalos e suseranos, no momento de pice da crise do modo de produo feudal e de enfraquecimento da autoridade religiosa. e) pelo incremento das contestaes populares s diretrizes polticas implantadas pelos regimes autoritrios que floresceram na Europa, na primeira metade do sculo XX.
2 - Os anarquistas, senhores, so cidados que, em um sculo em que se prega por toda a parte a liberdade das opinies, acreditam ser seu dever recomendar a liberdade ilimitada. (...) Os anarquistas propem-se, pois, a ensinar ao povo a viver sem governo, da mesma forma como ele comea a aprender a viver sem Deus. Declarao dos Anarquistas, 1883.

IDEOLOGIAS POLTICAS E MODO DE PRODUO DO SCULO XIX Capitalismo Caractersticas: Defesa da propriedade privada; Domnio da burguesia Explorao da mo de obra Diviso da sociedade em classes Liberalismo econmico Estmulo ao consumismo Propulsor da 2 Revoluo Industrial Ideologias opostas ao capitalismo Socialismo: caractersticas Fim da propriedade privada Defesa da propriedade coletiva dos meios de produo Ditadura do proletariado (trabalhadores) Equidade social

(VOILLIARD, Odette et alii. Documents d'Histoire Contemporaine (1851-1971). Paris: Armand Colin, 1964.) No texto acima, est apresentado o seguinte princpio do anarquismo: a) rejeio do poder institudo, negando a necessidade do Estado b) recusa das eleies, substituindo-as pelo sindicalismo revolucionrio c) fim do Estado e da Igreja, pregando sua substituio por aes de um cooperativismo associacionista d) superioridade da ao profissional sobre a da poltica, buscando a independncia dos partidos polticos
3 - No sculo XIX, o mundo do trabalho fez surgir novas perspectivas para a compreenso da sociedade contempornea. O Manifesto Comunista (1848), de Marx e Engels, indica a mudana de concepes abstratas e utpicas sobre a sociedade, para outras mais concretas e combativas. (Carlos Guilherme Mota)

O socialismo uma etapa de passagem para uma sociedade sem classes sociais. Socialismo utpico X Socialismo cientfico Comunismo: caractersticas Ausncia de: Classes sociais; Propriedade privada; Estado.

Anarquismo Passagem direta para a sociedade sem classes sem o estgio socialista. QUESTES DE VESTIBULARES
1 - "A queda da burguesia e a vitria do proletariado so igualmente inevitveis (...). Os proletrios nada tm a perder com ela, a no ser as prprias cadeias. E tm um mundo a ganhar. Proletrios de todos os pases, uni-vos". Esse trecho, extrado do Manifesto Comunista de Marx e Engels, foi escrito no contexto histrico marcado

Sobre Karl Marx e Friedrich Engels INCORRETO afirmar. a) A obra que sintetizou as suas teorias econmicas, sociais, polticas e culturais foi O Capital, que retomava a tradio do pensamento dialtico, aprofundando-o na linha do Materialismo Histrico. b) A sociedade capitalista contraditria, uma vez que produz um trabalho excedente que jamais retorna ao trabalhador, isto , a mais valia. c) Formularam um socialismo de um novo tipo, baseado na concepo de que o capitalismo deve progressiva e pacificamente evoluir para o socialismo. d) Criticavam os socialistas Saint-Simon, Charles Fourier e Robert Owen, que no se baseavam, como eles, num estudo cientfico da histria para aprender as leis da sociedade e da economia. e) As lutas de classes entre proprietrios e trabalhadores eram percebidas por eles como uma contradio fundamental do sistema capitalista e que levariam abolio da ordem burguesa e do Estado que sobre ela se sustentava.

a) pelo acirramento das contradies polticas, econmicas e sociais decorrentes do processo conhecido como Revoluo Industrial. b) pelos conflitos entre trabalhadores e patres que comearam a pontuar os pases capitalistas a partir da ocorrncia da Revoluo Russa.

HISTRIA - 3 ANO ENSINO MDIO TEMA: Primeira Guerra Mundial


PROFESSOR: Caio Csar ALUNO______________________________________________ PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914 1918) O mundo aps a Primeira Guerra Mundial Causas do conflito Disputas imperialistas Rivalidades generalizadas Perodo da paz armada Poltica de alianas: formao de alianas militares: 1919: Tratado de Versalhes: duras penalidades Alemanha Indenizaes aos pases vencedores: mais de 30 bilhes de dlares; Devoluo da regio da Alccia e Lorena a Frana; Restries militares: desmilitarizao nus do conflito.

Trplice Aliana (1892) Alemanha Itlia Imprio Austro/Hngaro

1919 - Criao da Liga das Naes (embrio da ONU) Os EUA no integram da Liga das Naes; A Rssia tambm no.

Trplice Entente (1907) Inglaterra Frana Rssia

Saldo da Guerra: Mais de 13 milhes de mortos; Mais de 20 milhes de feridos;

Estopim para no incio da guerra Atentado de Sarajevo: assassinato do arquiduque austraco Francisco Ferdinando

EUA: saem do conflito como os grandes vitoriosos e como maior potncia mundial, status mantido at os dias atuais. Rssia: enfrenta dentro de seu territrio a revoluo social que culminou na implantao do socialismo e formao da URSS. Brasil: posiciona-se na guerra ao lado da trplice entente e enfrenta no perodo a primeira crise do caf.

Fases da Guerra: 1914 a 1915 Guerra de Movimento: mobilidade das tropas; avano alemo. 1915 a 1917 Guerra de Trincheiras: perodo de imobilidade das tropas. 1917 a 1918 Equilbrio e vitria dos aliados (novembro de 1918)

Saiba mais: leia o captulo 3 do livro didtico

Curiosidades: 1915: Itlia muda de lado no conflito com promessa de possesses territoriais na frica 1917 1918: Revoluo Socialista na Rssia; Sada da Rssia do conflito; 1917 Entrada dos Estados Unidos no conflito ao lado dos aliados.

QUESTES DE VESTIBULARES
1 - A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) resultou de uma alterao da ordem institucional vigente em longo perodo do sculo XIX. Entre os motivos desta alterao, destacam-se a) a diviso do mundo em dois blocos ideologicamente antagnicos e a constituio de pases industrializados na Amrica. b) a desestabilizao da sociedade europia com a emergncia do socialismo e a constituio de governos fascistas nos pases europeus. c) o domnio econmico dos mercados do continente europeu pela Inglaterra e o cerco da Rssia pelo capitalismo. d) a oposio da Frana diviso de seu territrio aps as guerras napolenicas e a aproximao entre a Inglaterra e a Alemanha. e) a unificao da Alemanha e os conflitos entre as potncias suscitados pela anexao de reas coloniais na sia e na frica. 2 - "Foi em 1914 que acabou o sculo XIX (...) De 1815 a 1914, a Europa (...) desfrutara um sculo de paz (...) Nesse sculo, a burguesia pde consolidar o seu poder (...) E o imperialismo colonialista ia bem, obrigado, na frica e sia. A guerra de 1914 caiu como uma bomba NESTE (PARASO)." A 1 Guerra Mundial descortinou uma srie de conflitos camuflados neste "paraso" tais como: a) a luta pelas terras conquistadas na Amrica e a manuteno do trfico de escravos. b) a disputa de mercados mundiais pelas naes europias imperialistas como a Inglaterra, Alemanha e Frana e a opresso aos movimentos nacionalistas na frica e na sia. c) a difuso do movimento socialista em pases como a Inglaterra e Frana com o advento da Revoluo Russa. d) a disputa dos mercados consumidores europeus pelas naes independentes da frica e da sia. e) a luta dos americanos e brasileiros pelo controle dos mercados fornecedores de matrias-primas japoneses e africanos. 3 - Os Estados Unidos emergiram como grande potncia econmica mundial aps a Primeira Guerra Mundial porque: a) apoiou a Alemanha, com o objetivo de enfraquecer a Inglaterra. b) liderou a criao da ONU (Organizao das Naes Unidas). c) fortaleceu sua economia ao fornecer equipamentos e suprimentos Entente, enquanto as potncias europias tiveram suas economias arrasadas aps o conflito. d) apresentou as propostas do Tratado de Versalhes, para enfraquecer a Alemanha, a grande potncia industrial do incio do sculo. e) se manteve afastado do conflito direto com as potncias europias, concentrando seus esforos no desenvolvimento interno.

4 - Ao trmino da Primeira Grande Guerra, as potncias vencedoras responsabilizaram a Alemanha pela guerra e foi-lhe imposto um tratado punitivo, o Tratado de Versalhes, que teve como consequncias: a) degradao dos ideais liberais e democrticos, agitaes polticas de esquerda, crise econmica e desemprego. b) enfraquecimento dos sentimentos nacionais, militarizao do Estado Alemo, recuperao econmica e incorporao de Gdansk. c) anexao das colnias de Togo e Camares, a afirmao dos ideais liberais e democrticos e a valorizao do marco alemo. d) prosperidade econmica, rearmamento alemo, desmembramento da Alemanha e fortalecimento dos partidos liberais. e) surgimento da Repblica Democrtica Alem e da Repblica Federal Alem, fortalecimento do nazismo, militarismo e diminuio do desemprego. 5 - Em 1919, Wlson (Estados Unidos), Lloyd George (Inglaterra) e Clemenceau (Frana) definiram a Paz de Versalhes, em que: a) a Alemanha foi considerada culpada pela Guerra e submetida a indenizaes e retaliaes territoriais, semeando o descontentamento e o revanchismo. b) os bolcheviques, liderados por Lenin, tiveram apoio ingls para assumir o governo russo, estabelecendo o primeiro Estado socialista. c) os russos brancos, estabeleceram uma aliana com a Alemanha e conduziram a Rssia Guerra Civil. d) a Itlia, sob a liderana de Mussolini pode organizar, financiada pela Frana, a marcha sobre Roma. e) estabeleceu a nazificao alem que se fundamentou no armamentismo e na busca do "espao vital", ou seja, na geopoltica da conquista territorial. 6 - O equilbrio da ordem poltica internacional entre as naes europias, rompido com a ecloso da Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918), fundamentava-se no(a): a) fim da poltica de compensaes territoriais praticada pelas naes imperialistas em seu processo de expanso mundial. b) enfraquecimento do nacionalismo em virtude da ascenso das democracias liberais nos pases europeus. c) sistema de alianas que agrupavam as potncias europias em dois blocos polticos, a Trplice Aliana e a Trplice Entende. d) autoridade poltica da Liga das Naes em arbitrar os conflitos internacionais e situaes de beligerncia entre seus pases membros. e) liderana internacional dos Estados Unidos, que subordinavam poltica e economicamente os pases ocidentais.

HISTRIA - 3 ANO ENSINO MDIO


PROFESSOR: Caio Csar A REVOLUO RUSSA 1917

TEMA: Revoluo Russa

ALUNO______________________________________________

Lema da revoluo: paz, terra e po. Final do sculo XIX: industrializao tardia da Rssia; Contraste: ricos X pobres; camponeses e operrios. Regime czarista; Estruturas semifeudais no campo; Concentrao de terras nas mos de poucos; Explorao dos trabalhadores no campo e nas cidades. POSDR Partido 1922 Criao da URSS Unio das Repblicas Socialistas Sovitica. 1924 Morte de Lnin; disputas pela ocupao do cargo. Stlin: socialismo na Rssia (Revoluo Interna) Trotsky: expanso da revoluo pelo mundo. 1918 1919: Guerra Civil (Brancos X Vermelhos)

Comunismo de guerra; Economia estagnada; Sustento da guerra civil.

1921 NEP: Nova Politica Econmica Reabertura para o capitalismo (Lnin); Crescer para socializar.

Luta por mudanas: operrio.

1903: diviso do partido operrio em dois grupos: Bolcheviques = maioria Mencheviques = minoria

1905: Greves gerais na Rssia ; Luta por melhores salrios e condies de trabalho; Luta por reforma agrria.

1928 1953: Ditadura de Stlin; Stalinismo.

22 de janeiro de 1905 Episdio do Domingo Sangrento. Manuteno do regime czarista; Algumas mudanas nas condies dos operrios.

Saiba mais: leia o captulo 3 do livro didtico

1914 entrada da Rssia na guerra; Exrcito mal preparado; Derrotas consecutivas.

1917: Contestao popular; sada da Rssia do conflito; Maro: Revoluo Menchevique Kerensky Outubro: Revoluo Bolchevique Lnin Criao do Partido Comunista

QUESTES DE VESTIBULARES 1 - A Revoluo Socialista na Rssia, em 1917, foi um dos acontecimentos mais significativos do sculo XX, uma vez que colocou em xeque a ordem socioeconmica capitalista. Sobre o desencadeamento do processo revolucionrio, correto afirmar que: a) os mencheviques tiveram um papel fundamental no processo revolucionrio por defenderem a implantao ditadura do proletariado. b) os bolcheviques representavam a ala mais conservadora dos socialistas, sendo derrotados, pelos mencheviques, nas jornadas de outubro. c) foi realimentado pela participao da Rssia na Primeira Guerra Mundial, o que desencadeou uma srie de greves e revoltas populares em razo da crise de abastecimento de alimentos. d) foi liderada por Stalin, a partir de outubro, que estabeleceu a tese da necessidade da revoluo em um s pas, em oposio a Trotsky, lder do exrcito vermelho. e) o Partido Comunista conseguiu superar os conflitos que existiam no seu interior quando estabeleceu a Nova Poltica Econmica que representava os interesses dos setores mais conservadores. 2 - Sobre o contexto social da Rssia, anterior Revoluo Bolchevique de 1917, incorreto dizer que: a) a grande massa da populao era camponesa, reflexo das condies econmicas e sociais anteriores, havendo grande concentrao fundiria nas mos de poucos. b) a industrializao estava restrita a poucas cidades, como Moscou e So Petersburgo, e fora financiada, em grande parte, pelo capital europeu ocidental. c) apresentava uma burguesia forte e organizada, com um projeto revolucionrio amadurecido, que defendia, entre outros aspectos, a criao de uma Repblica no lugar do governo czarista. d) o proletariado enfrentava pssimas condies de vida nas cidades, fruto dos baixos salrios, mas dispunha de um certo grau de organizao poltica, que possibilitava sua mobilizao. e) aps o fim da servido, houve uma intensa migrao do campo em direo cidade, contribuindo para o aumento da mo-de-obra

disponvel, que seria direcionada, em grande parte, para a indstria. 3 - "DECRETO SOBRE TERRAS DA REUNIO DOS SOVIETES DE DEPUTADOS OPERRIOS E SOLDADOS. 26 de outubro (8 de novembro) de 1917 1) Fica abolida, pelo presente decreto, sem nenhuma indenizao, a propriedade latifundiria. 2) Todas as propriedades dos latifundirios, bem como as dos conventos e da igreja, acompanhadas de seus inventrios, construes e demais acessrios ficaro a disposio dos comits de terras e dos Sovietes de Deputados Camponeses, at a convocao da Assemblia Constituinte. 3) Quaisquer danos causados aos bens confiscados, que pertencem, daqui por diante, ao povo, crime punido pelo tribunal revolucionrio. Presidente do Soviete de Comissrios do Povo Vladimir Ulianov - Lnin". (ln: NENAROKOV, A. P. 1917: "a Revoluo ms a ms". Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1967. p.169.) A edio deste decreto pelo novo governo revolucionrio russo imediatamente aps a tomada do poder exprime a necessidade de a) explicitar o carter campons da Revoluo Russa. b) dar a burguesia russa uma garantia de que seus bens e propriedades permaneceriam intocados. c) enfraquecer o poder dos antigos latifundirios e ganhar a imensa massa camponesa russa para a causa da Revoluo, garantindo seu acesso terra a partir de uma reforma agrria. d) permitir aos antigos proprietrios das terras, a nobreza expropriada pela Revoluo de fevereiro de 1917, a retomada de seus direitos. e) garantir a propriedade privada da terra para os novos detentores do poder, os Sovietes de Deputados e Camponeses.

HISTRIA - 3 ANO ENSINO MDIO


PROFESSOR: Caio Csar A REPBLICA NO BRASIL Crise da monarquia

TEMA: Repblica no Brasil/ 1 parte


Voto masculino; 21 anos; alfabetizado. Mandato de quatro anos sem reeleio

ALUNO______________________________________________

Repblica Oligrquica 1894 a 1930 Fortalecimento do movimento republicano Partidos republicanos Fortalecimento do movimento abolicionista Fortalecimento da elite cafeeira Questo militar Questo religiosa (crise do padroado) Perodo de concentrao do poder poltico nas mos das oligarquias.

Caractersticas do perodo Poltica dos governadores (Campos Sales) Poltica do caf com leite Coronelismo Clientelismo Voto de cabresto Industrializao Movimentos sociais

A questo escravista 1850: Lei Eusbio de Queiroz 1877: Lei do ventre livre 1885: Lei dos sexagenrios 1888: Lei urea

A questo da imigrao A questo militar: Fortalecimento do exrcito brasileiro aps a Guerra do Paraguai Exige maior participao na poltica nacional Itlia; Portugal; Japo; Espanha; Alemanha. Trabalho compulsrio nos cafezais Trabalho nas primeiras indstrias brasileiras Sindicatos operrios Movimento anarcosindicalista

Elites cafeeiras Cafeicultores paulistas; Movimento republicano Maior participao nas decises do pas.

A modernizao da capital Modernizao do Rio de Janeiro Europeizao da cidade Paris: vitrine para o mundo Reforma da capital: bota abaixo Surgimento das favelas Questo sanitria: Revolta da Vacina 1904

A proclamao da Repblica Foras militares + republicanos paulistas 15 de novembro de 1889: Marechal Deodoro da Fonseca; Expulso da famlia real do Brasil Governo provisrio Povo: assistiu a tudo bestializado

Reurbanizao do RJ: Pereira Passos - Bota Abaixo. Avenidas; Praas; Parques; Modernizao do Porto; etc. Saneamento na Sade: Oswaldo Cruz: Varola: O governo decreta a vacinao obrigatria = Estopim. Lderes: Populares (capoeiras). Resultado: Massacre.

Republica da Espada 1889 a 1894 Marechal Deodoro da Fonseca Marechal Floriano Peixoto

Constituio de 1891 Diviso do poder em trs

Essncia: A conscientizao popular perante a opresso do governo. Movimentos sociais na repblica velha Guerra de Canudos 1896 a 1897 Razes: A extrema misria do sertanejo fruto da explorao e opresso dos Coronis. Lder: Antnio Conselheiro. Canudos (Monte Santo): Organizao comunitria. Carter: Religioso - Messinico.

QUESTES DO ENEM 1

Charge capa da vevista O Malho, de 1904. Disponvel em: http://1.bp.blogspot.com A imagem representa as manifestaes nas ruas da cidade do Rio de Janeiro, na primeira dcada do sculo XX, que integraram a Revolta da Vacina. Considerando o contexto poltico-social da poca, essa revolta revela a) a insatisfao da populao com os benefcios de uma modernizao urbana autoritria. b) a conscincia da populao pobre sobre a necessidade de vacinao para a erradicao das epidemias. c) a garantia do processo democrtico instaurado com a Repblica, atravs da defesa da liberdade de expresso da populao. d) o planejamento do governo republicano na rea de sade, que abrangia a populao em geral. e) o apoio ao governo republicano pela atitude de vacinar toda a populao em vez de privilegiar a elite 2 - Completamente analfabeto, ou quase, sem assistncia mdica, no lendo jornais, nem revistas, nas quais se limita a ver as figuras, o trabalhador rural, a no ser em casos espordicos, tem o patro na conta de benfeitor. No plano poltico, ele luta com o coronel e pelo coronel. A esto os votos de cabresto, que resultam, em grande parte, da nossa organizao econmica rural. (LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto. So Paulo: Alfamega, 1976 (adaptado) O coronelismo, fenmeno poltico da Primeira Repblica (1889-1930), tinha como uma de suas principais caractersticas o controle do voto, o que limitava, portanto, o exerccio da cidadania. Nesse perodo, esta prtica estava vinculada a uma estrutura social a) igualitria, com um nvel satisfatrio de distribuio da renda. b) estagnada, com uma relativa harmonia entre as classes. c) tradicional, com a manuteno da escravido nos engenhos como forma produtiva tpica. d) ditatorial, perturbada por um constante clima de opresso mantido pelo exrcito e polcia. e) agrria, marcada pela concentrao da terra e do poder poltico local e regional. 3 - As runas do povoado de Canudos, no serto norte da Bahia, alm de significativas para a identidade cultural, dessa regio, so teis s investigaes sobre a Guerra de

Ameaa Para os Coronis: Perdem mo-de-obra; Para a Igreja: Perde fiis; Para a Repblica: No pagavam impostos;

A Guerra: 4 expedies. Resultado: Massacre. Os Sertes: Euclides da Cunha. Guerra do Contestado 1912 a 1916 1912-16 PR/SC (6 H. da Fonseca / 7 W. Brs) Razes: A extrema misria do caboclo fruto da explorao e opresso dos Coronis e de duas empresas norte-americanas. Lder: Monge Jos Maria. Quadro Santo: Organizao comunitria. Carter: Religioso - Messinico. A Guerra: 7 expedies. Resultado: Massacre. Rio de Janeiro:

Revolta da Chibata novembro de 1910

Razes: As pssimas condies dos marinheiros submetidos, inclusive, a castigos fsicos, destacando-se as chibatadas. Lder: Joo Cndido - Almirante Negro Exigncias Fim dos castigos fsicos; Aumento do soldo; Anistia.

Resultado: H. da Fonseca aceita as exigncias, mas os lderes so presos, um ms depois, acusados de participao em outra revolta. Saiba mais: leia o captulo 2 do livro didtico

Canudos e o modo de vida dos antigos revoltosos. Essas runas foram reconhecidas como patrimnio cultural material pelo Iphan (Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional) porque renem um conjunto de a) objetos arqueolgicos e paisagsticos. b) acervos museolgicos e bibliogrficos. c) ncleos urbanos e etnogrficos d) prticas e representaes de uma sociedade. e) expresses e tcnicas de uma sociedade extinta.

3 - No final do sculo XIX e incio do sculo XX o Nordeste foi assolado pelos cangaceiros, bandos armados que roubavam, sequestravam e matavam em seu prprio benefcio ou a servio de chefes polticos. Contriburam para o aparecimento desse grande contingente de marginalizados: a) os movimentos revolucionrios republicanos dos fins do Imprio. b) a grande migrao de nordestinos para a colheita da borracha na Amaznia. c) a propaganda da guerrilha comunista entre os camponeses. d) o processo de urbanizao e industrializao que expulsou muitos camponeses de suas terras. e) a concentrao da propriedade, o aumento demogrfico e os efeitos da seca. 4 - Preocupado em derrubar as velhas oligarquias..., acabou utilizando os velhos costumes polticos de corrupo e coao, anteriormente criticados atravs de um novo elemento: as tropas federais (...). Substituindo uma oligarquia por outra, mantinha a desigualdade social, agora com novos beneficiados.. (Antnio Mendes Jr. e Ricardo Maranho, BRASIL HISTRIA-REPBLICA, vol. III). O texto relata um momento histrico do governo Hermes da Fonseca que se denominou: a) Poltica do Caf com Leite. b) Poltica das Salvaes. c) "Funding-Loan". d) Poltica Desenvolvimentista. e) Socializao dos Prejuzos. 5 - (Ufsm) Desde dezoito anos que o tal patriotismo lhe absorvia e por ele fizera a tolice de estudar inutilidades. Que lhe importavam os rios? Eram grandes? Pois que fossem... Em que contribuiria para a felicidade saber o nome dos heris do Brasil? Em nada... O importante que ele tivesse sido feliz. Foi? No. Lembrou-se das suas coisas de tupi, do folk-lore, das suas tentativas agrcolas... restava disso tudo em sua alma uma satisfao? Nenhuma! Nenhuma! (...) A ptria que quisera ter era um mito; era um fantasma criado por ele no silncio do seu gabinete. Esse trecho, retirado de "Triste fim de Policarpo Quaresma", refere-se aos momentos finais da personagem central, vividos na consolidao da Repblica. Do ponto de vista da histria, esse drama vivido tambm pelos a) fazendeiros de caf e cana-de-acar que veem, com pesar, o reordenamento econmico nacional no sentido da industrializao. b) integrantes das classes mdias urbanas que assistem, assustados, ao avano da classe operria organizada. c) intelectuais que se afastam da esttica acadmica e aspiram a uma arte nacional e popular. d) membros das oligarquias rurais alijados do poder central que buscam um pacto de poder que favorea seus interesses. e) setores urbanos que vislumbram, na Repblica, um regime poltico capaz de integr-los nao, proporcionando benefcios.

QUESTES DE VESTIBULARES
1 - (Fatec) "Cabo de enxada engrossa as mos - o lao de couro cru, machado e foice tambm. Caneta e lpis so ferramentas muito delicadas. A lida outra: labuta pesada, de sol a sol, nos campos e nos currais (...) Ler o qu? Escrever o qu? Mas agora preciso: a eleio vem a e o alistamento rende a estima do patro, a gente vira pessoa." (Palmrio, Mario. VILA DOS CONFINS). Com base no texto correto afirmar que, na Repblica velha, a) o predomnio oligrquico, embora vinculado manipulao do processo eleitoral, estava longe de estabelecer qualquer compromisso entre "patro" e empregados. b) a campanha eleitoral levada a cabo pelos chefes polticos locais visava a atingir, principalmente, os trabalhadores urbanos j alfabetizados e menos embrutecidos pela "labuta pesada". c) a transformao operada no trabalhador durante o perodo eleitoral representava a marca de um sistema poltico que estendia o poder dos grandes proprietrios rurais, dos "campos e currais", aos Municpios e, da, capital do Estado. d) o predomnio oligrquico, baseado em favores pessoais, buscava, sobretudo, dissolver os focos de tenso social e oposio poltica, representados nas diversas formas de organizao dos trabalhadores rurais naquele momento. e) o perodo eleitoral era o nico momento em que os chefes locais se voltavam para os seus subordinados, impondo-lhes seus candidatos e dispensando-os dos trabalhos que "engrossavam as mos". 2 - (Fuvest) O perodo de 1900 a 1930, identificado no processo histrico brasileiro como Repblica Velha, teve por trao marcante: a) o fortalecimento da burguesia mercantil, que se utilizou do Estado como instrumento coordenador do desenvolvimento. b) a abertura para o capital estrangeiro, principal alavanca do rpido desenvolvimento da regio amaznica. c) a modificao da composio social dos grandes centros urbanos, com a transferncia de mo-de-obra do Centro-Sul para reas do Nordeste. d) o pleno enquadramento do Brasil s exigncias do capitalismo ingls, ao qual o pas se mantinha cada vez mais atrelado. e) o predomnio das oligarquias dos grandes Estados, que procuravam assegurar a supremacia do setor agrrioexportador.

S-ar putea să vă placă și