Sunteți pe pagina 1din 4

TRATADOS INTERNACIONAIS CELEBRAO competncia privativa do Presidente da Repblica (art. 84, inciso VIII CF).

). O seu REFERENDO pelo Congresso Nacional (art. 49, inciso I CF) obrigatrio, vez que cabe ao Poder Legislativo resolver definitivamente sobre tratados, acordos e atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimnio nacional. Assim, o Presidente tem o poder de iniciar e concluir tratados internacionais (em geral), com a intervenincia do Poder Legislativo, sob a forma de aprovao congressual (em caso de gravames ao patrimnio nacional). Estados-membros e Municpios NO possuem poderes para concluir tratados internacionais, competncia exclusiva da UNIO (art. 21, inciso I CF). Havendo interesse ou necessidade em algo nesse sentido, o Estado-membro ou Municpio deve solicitar a intermediao da Unio, atravs do Ministrio das Relaes Exteriores. DENOMINAES DOS ATOS INTERNACIONAIS Vrios so os nomes atribudos s diversas formas de acordo entre os pases: a) Tratado Escolhida pela Conveno de Viena sobre o Direito dos Tratados de 1969, termo usado para designar, genericamente, um acordo internacional, seja bilateral ou multilateral. b) Conveno mais empregado para designar atos multilaterais, oriundos de conferncias internacionais de interesse geral = conveno sobre relaes diplomticas, sobre aviao civil, segurana no mar, questes trabalhistas, etc. c) Acordo Mais utilizado em negociaes bilaterais de natureza poltica, econmica, comercial, cultural, cientfica e tcnica. Alguns juristas entendem os acordos internacionais, como atos praticados por menor nmero de pases envolvidos na negociao e sobre assuntos de menor relevncia. d) Ajuste ou acordo complementar um ato internacional que d seguimento outro firmado anteriormente, ou seja, continuidade de negociao de algum acordo j concludo e em vigor. (semelhante um aditivo contratual). e) Protocolo Usado tanto para atos bilaterais como para os multilaterais, em situaes menos formais que os tratados. Usado tambm para designar a ata final de uma conferncia internacional, ou mesmo, como um incio de compromisso ou comprometimento protocolo de intenes.

f) Memorando de entendimento So atos redigidos de forma simplificada, destinados a registrar princpios (regras) gerais que orientaro as negociaes/relaes entre as Partes. g) Convnio Usado para acordos de cooperao internacional, seja multilateral ou mesmo bilateral, de natureza econmica, cultural, comercial, jurdica, etc.. Convnio Internacional do Caf, Convnio Interamericano sobre permisso internacional de Radiomador; (bilaterais) = Convnio de Cooperao Educativa com Argentina em 1997, Convnio para a preservao e Fiscalizao de recursos naturais nas reas de fronteira com a Bolvia em 1980. h) Acordo por troca de notas Troca de notas diplomticas, para assuntos de natureza administrativa, bem como para alterar ou interpretar clusulas de atos Tratados Internacionais fases de tramitao 1) Projeto / negociao inicial Como j vimos, a competncia e iniciativa para discusso de acordos internacionais privativa do Chefe do Poder Executivo, ou seja, do Presidente da Repblica (art. 84, inciso VIII CF). Essa negociao pode ser feita tambm, por representantes, outras autoridades, devidamente investidas de poderes para tanto, so as chamadas autoridades plenipotencirias, que detendo uma procurao com os poderes especficos, se manifestam em nome do Presidente da Repblica, detentor do poder Constitucional para tais atos internacionais. Isto se d somente por questes burocrticas, administrativas e tcnicas, porquanto impossvel que o Chefe do Estado faa tudo sozinho em todas as situaes. Na verdade, como executivo mximo da Repblica coordenar os trabalhos que sero desenvolvidos pelos experts convidados/convocados/nomeados. 2) Assinatura Aps a concluso das tratativas entre os pases, seja entre as autoridades competentes, tcnicos, presidentes, etc.., chega-se a um termo final de acordo de tudo quanto se discutiu e consensuou. Terminadas as negociaes, redige-se um documento final, que assinado pelas respectivas autoridades competentes. Assinam: o Presidente da Repblica (competncia originria constitucional = art. 84, VIII); o (Chanceler) Ministro de Estado das Relaes Exteriores (competncia derivada lei); e qualquer outra autoridade, desde que possua a Carta de Plenos Poderes firmada pelo Pres. da Repblica e referendada pelo Chanceler. Os embaixadores acreditados (ou seja, que estejam nomeados e aceitos nos pases estrangeiros) tambm costumam assinar tratados internacionais no mbito dos pases ou rgos nos quais estejam acreditados.

Importante frisar que neste momento de assinatura, o tratado internacional ainda no se aperfeioou. Trata-se de um pr-contrato, um acordo preliminar, pendente ainda, de autorizao legislativa dos pases envolvidos na negociao, para sua concluso final. A exceo essa regra, so os chamados tratados executive agreement (acordos do executivo), geralmente versando sobre temas e matrias econmicas, comerciais, e j previamente autorizados pelo legislativo daquele pas, confere ao seu chefe do poder executivo, poderes (ainda que delimitados) suficientes para uma assinatura conclusiva. 3) Referendo do Poder Legislativo Embora a iniciativa para negociar e concluir acordos (ainda que de forma prvia) seja do poder executivo, cabe ao Poder Legislativo a autorizao, o referendo para a concluso final e definitiva do ato internacional, conforme artigo 49, inciso I CF. Este referendo pelo Congresso Nacional obrigatrio, vez que cabe ao Poder Legislativo resolver definitivamente sobre tratados, acordos e atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimnio nacional. O Presidente da Repblica enviar uma exposio de motivos ao Congresso Nacional, que votar acerca do tratado internacional em suas duas casas Cmara dos Deputados e no Senado Federal. Antes, porm, das respectivas votaes nos plenrios, a matria ser discutida nas comisses CCJ comisso de constituio e justia, comisso de relaes exteriores e outra comisso vinculada ao contedo do tratado, por exemplo direitos humanos, sistema financeiro, etc.. A aprovao final no Congresso se d atravs de Decreto Legislativo, assinado pelo Presidente do Senado Federal e publicado no dirio oficial da Unio. 4) Ratificao Pode ser que o Congresso Nacional no referende o tratado internacional, situao em que todas as tratativas feitas/realizadas pelo chefe do executivo resultaro em nada, pois sem essa autorizao, o presidente no poder ratificar o tratado no plano internacional perante o(s) demais Estados. Por outro lado, em sendo aprovado no Congresso, e emitido o referendo em questo, o Presidente da Repblica poder retornar ao cenrio internacional e confirmar/ratificar o tratado internacional. Ser aposta ento, uma segunda e derradeira assinatura, concluindo finalmente, as negociaes do citado acordo. Uma discusso que se pe neste momento cronolgico da fase de tramitao dos tratados internacionais se este referendo do Poder Legislativo, autorizando o Chefe do Poder Executivo finalmente concluir o tratado internacional se caracteriza como uma mera autorizao, que pode ser levada a efeito, ou no, j que se trata de apenas uma permisso. De outro lado, deveramos considerar o citado Referendo como uma autorizao/dever, na medida que, uma vez provocado o Congresso Nacional, pelo Presidente da Repblica, e aquele tendo analisado o assunto e concordado com o tema (tratado internacional) entendendo que o mesmo interessante e necessrio ao povo brasileiro, o Presidente no poderia se recusar a concluir o tratado.

Importante notar que, neste momento da ratificao, o tratado internacional j estar valendo no plano internacional, surtindo efeitos, direitos e obrigaes para e perante seus contratantes (Pases). Obviamente, a vigncia e eficcia do tratado internacional depender de suas prprias regras, e o mesmo entrar em vigor conforme ficar estipulado na contratao, que poder ser, por exemplo, na data da assinatura, no momento de realizao de um fato condicionante, em tempo determinado (vacatio legis), etc.. 5) Promulgao Aps a ratificao do tratado internacional, o Presidente da Repblica promulga um Decreto Presidencial, decorrente, historicamente, do Decreto Imperial, para dar cincia e vigncia no plano interno. Vale dizer que, somente agora, com a promulgao do Tratado Internacional atravs desse decreto presidencial, que o seu contedo passar a valer e integrar o ordenamento jurdico ptrio, embora no plano internacional j esteja em vigor desde o momento da ratificao (em regra, como visto). 6) Registro nas Naes Unidas Nos termos do artigo 102 da Carta das Naes Unidas, os atos internacionais bilaterais celebrados pelo Brasil, depois que entram em vigor, so encaminhados para registro junto ao Secretariado da organizao. Trata-se de medida publicista, que visa dar publicidade ao ato internacional celebrado, dando conta das negociaes entabuladas entres o Pases, e de alguma forma, compromete a comunidade internacional e a prpria ONU, no sentido de serem chamados ou invocados a intermediar eventual conflito no futuro, entre os Estados contratantes. Artigo 102 - Carta da ONU: 1. Todo tratado e todo acordo internacional, concludos por qualquer Membro das Naes Unidas depois da entrada em vigor da presente Carta, devero, dentro do mais breve prazo possvel, ser registrados e publicados pelo Secretariado. 2. Nenhuma parte em qualquer tratado ou acordo internacional que no tenha sido registrado de conformidade com as disposies do pargrafo 1 deste Artigo poder invocar tal tratado ou acordo perante qualquer rgo das Naes Unidas.

S-ar putea să vă placă și