Sunteți pe pagina 1din 63

TEOLOGIA E O CONTEXTO ATUAL (MODERNIDADE/PS-MODERNIDADE

INTRODUO A TEOLOGIA

O objetivo desta disciplina (Introduo Teologia) apresentar uma viso geral da teologia, bem como fornecer as regras mnimas necessrias para que o cristo leigo possa adentrar nos vrios componentes do saber teolgico e ter melhores condies de dar as razes da sua f a todo aquele que o pedir, (Cf. I Pd 3, 15ss) como exortava So Pedro, no incio do cristianismo. Todo saber tem seus mistrios. O saber teolgico, por sua natureza, est de modo particular envolto num vu de mistrio, pois trata do conhecimento de Deus: o mistrio dos mistrios. No passado foi bem mais fcil fazer teologia, principalmente no perodo medieval, onde o pensamento cristo era predominante em quase todo o Ocidente.

E HOJE, SER QUE VALE A PENA FAZER TEOLOGIA? A teologia, hoje vive numa situao paradoxal. Ela se mostra como uma grande rvore, agitada por uma forte tempestade, que por um lado ameaa arranc-la pela raiz, mas por outro, abre-lhe nova possibilidade de se tornar ainda maior, produzir muitos frutos e espalhar suas sementes, se conseguir aprofundar suas razes, misso confiada de modo particular aos telogos. Vale lembrar que os maiores avanos da Igreja, aconteceram quando ela se sentiu desafiada ou ameaada, como por exemplo, a evangelizao dos pagos e o combate s heresias. Esta forte tempestade o mundo contemporneo, que se encontra num processo de passagem da modernidade para a ps-modernidade. A modernidade marcada basicamente por uma confiana muito grande no poder da razo, da cincia e da transformao do mundo por meio dos grandes sistemas polticos, econmicos e sociais, como o capitalismo e o socialismo. tambm caracterizada, por uma mentalidade pragmtica, (que considera todas as coisas do ponto de vista prtico-utilitrio) e secularizada, (que s aceita os fatos que se do no mundo, desconsiderando a f e as crenas). Tomando como base os conceitos do pragmatismo e do secularismo, chegamos concluso que a teologia no serve para nada. Pragmaticamente falando o engenheiro constri casas, o mdico salva vidas, o policial d segurana... e o telogo faz o que? 1

Secularmente falando, as coisas fora deste mundo no importam. Se a realizao est aqui, para que serve a teologia? Por outro lado, percebemos que o mundo moderno tambm est em crise, principalmente depois da frustrao com as grandes utopias socialista e capitalista, que no conseguiram cumprir o que prometeram (dar vida digna todos os homens); da desconfiana nas luzes da razo com o desfecho das duas grandes guerras mundiais e principalmente o holocausto; da perda da f absoluta na cincia, depois das exploses atmicas em Hiroshima e Nagasaki. Estes episdios trgicos deixaram atrs de si um grande vazio existencial, dando origem ao que chamamos de ps-modernidade, que em grande parte se mostra como contestao e descrena na modernidade e caracterizada pelo sentimentalismo (onde o prazer prevalece sobre o ser e o dever), individualismo (o individual prevalece sobre o coletivo) e consumismo (o ser medido pelo ter), o relativismo (no existem valores absolutos e universais), subjetivismo (cada pessoa estabelece por si os valores morais). A estes grandes acontecimentos histricos, somam-se a dura realidade do cotidiano como: o aumento da violncia, a desigualdade social, a crise econmica mundial, os problemas ambientais, a desintegrao familiar entre outros. Por conta desta situao inquietante, percebemos que as grandes questes existenciais do homem (Quem sou? De onde vim? Para onde vou? Porque o mal? O que existir depois desta vida?), voltam com toda fora, fato este constatado por um crescimento jamais visto na produo literria sobre temas religiosos. No entanto esta busca pelo sagrado acontece de uma forma plural, (em muitas religies) e em grande parte de maneira sincrtica (utilizando ao mesmo tempo elementos de vrias religies), como vemos de maneira mais clara no Movimento da Nova Era. Olhando sob este ponto de vista, percebemos que vale a pena e necessrio fazer teologia hoje, pois, sem um conhecimento mais profundo da doutrina catlica, ficaremos como folhas levadas pelo vento, neste emaranhado de religies, denominaes, filosofias e cincias que se multiplicam a cada dia. O Papa Joo Paulo II, por meio da encclica Fides et Ratio, mostrou-nos o caminho para fazer uma verdadeira experincia religiosa, que atravs da harmonizao entre a f e a razo, que segundo afirma: A f e a razo constituem como que as duas asas

pelas quais o esprito humano se eleva para a contemplao da verdade 1. Ainda nesta encclica o papa nos exorta atualizar a linguagem e os mtodos, para que a f crist se torne comunicvel a todos. No entanto, a simples atualizao da linguagem e dos mtodos sero estreis, se faltar o testemunho de vida crist, como afirmava o Papa Paulo VI: O homem contemporneo escuta de melhor vontade as testemunhas do que os mestres. E escuta os mestres, porque eles so testemunhas. (E.N. 41) Vale a pena lembrar, que o 5 Celam, este grande acontecimento teolgico, ocorrido prximo a ns, em Aparecida, que orienta toda a ao da Igreja na Amrica Latina, coloca a experincia pessoal com Jesus, como fundamento para o xito de toda e qualquer ao pastoral, como vemos: Trata-se de confirmar, renovar e revitalizar a novidade do Evangelho (...), a partir de um encontro pessoal e comunitrio com Jesus Cristo, que desperte discpulos missionrios. 2.

ALGUMAS PALAVRAS SOBRE A TEOLOGIA E OS LEIGOS Antes do Conclio Vaticano II (1962-1965) fazer teologia e at mesmo o simples acesso s Sagradas Escrituras, no meio catlico, era restrito ao clero e aos telogos, de modo que a maioria das pessoas limitava-se a um conhecimento superficial da doutrina. A partir deste conclio, aumentou cada vez mais o espao para o trabalho pastoral do leigo na Igreja e consequentemente o interesse e a necessidade de aprofundar o conhecimento, ultrapassando o ensino da catequese bsica, visto que a sociedade contempornea se torna cada vez mais exigente e crtica em relao a f. Desse modo, para um catlico permanecer fiel a Deus, ele precisa aprender a dar as razes de sua f, primeiramente a si mesmo e posteriormente aos outros. Alm disso, o cristo de hoje, no pode viver a sua f a margem do mundo, mas no meio dele, buscando transfigur-lo, pois Cristo no veio destruir o mundo, mas para salv-lo. um sinal excelente de maturidade crist quando algum deseja verdadeiramente fazer teologia, pois uma grande demonstrao de amor para com Deus e aos irmos, que sero beneficiados deste conhecimento e desta experincia sem igual. Que este tempo que ns estaremos dedicando de maneira mais direta teologia possa nos ajudar a sermos mais santos e assim teremos alcanado nosso maior objetivo.
1 2

(esta citao encontra-se no primeiro pargrafo da Fides et Ratio). DAp. p. 13.

O QUE TEOLOGIA?

Na aula anterior tratamos de um modo geral, a pertinncia ou no de fazer teologia nos nossos dias. Agora, dando um passo adiante, queremos adentrar no conceito de teologia, bem como na evoluo da sua compreenso ao longo da histria.

Definio do termo O termo teologia no aparece na Bblia e tampouco tem sua origem no mundo cristo. Era utilizado pelos filsofos gregos, para designar o discurso sobre os deuses. Para Plato era a maneira correta de falar sobre os deuses de forma racional; Aristteles a utilizou como a filosofia dos princpios, mais tarde chamada metafsica (alm da fsica). A filosofia e o termo teologia levaram um bom tempo para serem aceitos e incorporados no ambiente cristo. Nos primeiros sculos, alguns padres da igreja chegaram a fazer oposio sistemtica no somente ao termo, mas filosofia grega como um todo. O padre da Igreja, Filn de Alexandria foi um dos precursores da aproximao entre a mensagem bblica e a filosofia grega. Mais tarde (sc. IV), Orgenes tambm utiliza-se de conceitos da prpria filosofia platnica para responder aos ataques do filsofo Celso contra o cristianismo. Mas foi s a partir do sculo IV, com Eusbio de Cesaria, que se firma na patrstica grega o termo teologia para se referir ao tratado sobre o Deus verdadeiro. At o final da escolstica (Idade Mdia), no mundo latino, se utilizam os termos doctrina christiana, doctrina divina, sacra doctrina, etc. Foi no perodo entre Toms e Duns Scotto (+1308), onde o cristianismo j havia se estabelecido por toda Europa, que se assumiu na Igreja latina o termo teologia, agora cristianizado, substituio ao termosacra doutrina. Basicamente o termo teologia formado por dois outros termos: Thes () + loga () = Deus + Palavra, cincia, saber, que significa basicamente, estudo sobre Deus, discurso sobre Deus ou cincia de Deus.

Alm da teologia, existem outros termos semelhantes, mas que tratam do assunto Deus com enfoques diferentes:

Existem tambm muitas definies para o termo teologia, apresentadas por diversos telogos e vale a pena ressaltar algumas. Para Santo Anselmo teologia a f procurando entender3. Nesta perspectiva, vemos que a teologia a f de olhos abertos, inteligente, crtica, que visa ultrapassar o simples conhecimento apresentado pela catequese bsica. Tambm importante ouvir recomendaes como a do telogo Von Baltasar, que diz: a teologia verdadeira a realizada pelos santos, feita de joelhos (genuflexa).4 Desse modo, percebemos que fazer teologia no consiste apenas em debruar-se sobre livros e adquirir um grande conhecimento terico, mas principalmente, fazer a experincia de Deus na vida. Embora haja muitas outras formas de compreender o termo teologia, ela pode se sintetiza da seguinte maneira: 5 TEOLOGIA O ESTUDO DE DEUS E DOS SERES CRIADOS EM SUA RELAO COM DEUS LUZ DA REVELAO SOBRENATURAL COMO NOS TRANSMITIDA PELA IGREJA E ACOLHIDA PELA F.

THOS: DEUS LOGIA: CINCIA

Esta definio servir de base para aprofundarmos cada um dos seus aspectos, nas prximas aulas.

Do querigma teologia A ressurreio de Jesus constituiu a base para o nascimento da teologia crist. Este fato foi de tal forma extraordinrio e singular para a humanidade, que at mesmo os apstolos que acompanharam de perto os acontecimentos, tiveram grande dificuldade em encontrar palavras corretas para transmitir de maneira convincente a mensagem evanglica.
3 4

BOFF, Clodovis. Teoria do Mtodo Teolgico. Petrpolis, Vozes, 1998. p. 25 MARTINS, Nuno Brs. Introduo a Teologia. Universidade Catlica Editora, Lisboa, 2000. p.42. 5 LIBNIO, Joo Batista. Introduo teologia: perfil, enfoques, tarefas. So Paulo, Loyola, 2007. p. 67.

Foi diante desse impasse gerado entre a necessidade de anunciar a f aos de fora (querigma) e partilhar e aprofundar a f comum com os fiis (catequese) e a procura das palavras acertadas para realizao esta misso que nasce a teologia crist.6 Alm disso, o cristianismo buscava ser o sentido para a existncia de todo ser humano e por isso sempre procurou entrar em dilogo com a cultura de seu tempo, ao invs de afastar-se dela. Alimentada pela compreenso do Ide por todo mundo e proclamai o Evangelho (...) e a aliada a expulso das sinagogas judaicas, a perseguio dos romanos, a experincia positiva de Paulo com a evangelizao dos pagos, firmou ainda mais a necessidade de ir alm das fronteiras de Israel e da cultura judaica. O ponto chave para esta compreenso foi a Assembleia de Jerusalm. Em suma a teologia nasce da sntese entre a f, a cultura e o pensamento a partir desta sntese em que a f descobre em si capacidade de dar razes da verdade do mistrio cristo, podendo agora ser compreendida pelas pessoas simples e pelos filsofos, que passaram a ver o cristianismo, como a verdadeira filosofia, capaz de ir alm dos limites que pensamento racional grego no conseguir ultrapassar. De modo geral a mensagem crist foi bem aceita pois ela era mais inclusiva e universal que muitas filosofias e religies reservada a poucos iluminados. Dois personagens merecem destaque na histria da teologia crist. Um deles Santo Agostinho (sc IV), que foi um dos grandes responsveis pela sntese entre a f crist, a filosofia grega e o pensamento latino. Ele, de modo particular, apoiou-se no pensamento do filsofo grego, Plato e como afirma muitos estudiosos, cristianizou o seu pensamento. No entanto, uma certa influncia negativa do pensamento platnico permanece ainda hoje no cristianismo, que o dualismo, to combatido pela Igreja, que considera o mundo material, o corpo humano como indigno, opondo-se a mensagem original de Cristo, que se encarnou assumindo a matria, e portanto, no a despreza. Outro personagem de suma importncia para foi So Toms de Aquino (Sc. XIII), que tambm, conseguiu harmonizar a f crist como a filosofia grega, particularmente do filsofo Aristteles. considerado pela Igreja, como o modelo de telogo. Para So Toms, a luz da razo e a luz da f provm ambas de Deus e no podem se contradizer (Fr 43) Vale lembrar, que grande parte da linguagem teolgica que utilizamos hoje, principalmente para tratar do mistrio da Trindade, da Eucaristia, dos Sacramentos, vem

MARTINS, p. 12.

de conceitos da filosofia grega, como: substncia, acidente, hipstase, gerao, criao, emanao, processo, consubstancialidade, livre-arbtrio, etc. Outro avano aconteceu diante da imensa presso recebida por parte das dvidas levantadas pelas heresias, que exigia uma formulao mais precisa o mistrio de Cristo, de modo a expressar de forma mais exata a verdade da f. Diante destas tempestades que sopraram sobre o cristianismo primitivo, a teologia foi se estruturando e adquire trs das suas grandes vertentes. A) a exatido da formulao dogmtica, de modo a expressar o melhor possvel a verdade da f e a possibilitar a unidade e a comunho dos crentes; B) o dilogo com o pensamento e com a cultura; C) a possibilidade de encontro missionrio entre cristianismo e novas culturas, tomando como srias as interrogaes que cada tempo coloca a f.

Percebemos que a teologia crist, por sua natureza missionria, desde o incio se mostra sua responsabilidade pelas coisas pblicas. Atravs desta relao o cristianismo procura iluminar no somente a vida crist dos seus fiis, mas tambm o mundo dos homens, com seus problemas, no se limitando apenas as reflexes tericas no interior da Igreja. Por fim, alm da misso de expor de maneira de maneira cientfica a f crist, a teologia no pode deixar de responder aos novos problemas que o homem contemporneo vive, por meio do contato com as outras cincias, encontrar novos caminhos para o mundo.

TEOLOGIA E REVELAO (... luz da revelao sobrenatural...) A Revelao Divina a fonte-base7 do cristianismo e da teologia crist por conseguinte. Consiste num duplo movimento. Primeiramente de um Deus que, livre e gratuitamente vem ao encontro do homem e a ele se revela e tambm, do homem, que se abre a esta revelao e a acolhe pela f. Desse modo, percebemos que o cristianismo no uma religio que simplesmente transmite verdades e normas de conduta, inventadas por uma pessoa qualquer, mas , antes de tudo, uma religio que vive a experincia de um Deus pessoal que se manifesta na histria concreta do homem. 8 Desde o perodo apostlico, os cristos j tinham claro esta compreenso, como podemos perceber: O que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos, e o que nossas mos apalparam (...), ns vo-lo anunciamos.( I Jo 1,1.3); No baseando-nos em mitos artificiosos que vos demos a conhecer o poder e a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, mas como quem foi testemunha ocular de sua majestade (2 Pd, 1, 16). por isso que a Revelao uma das caractersticas que distingue a f crist das demais. Como afirmava o Papa Joo Paulo II, a grande originalidade do cristianismo se d pelo fato de Cristo ser Deus-Homem, trazendo consigo todo o ntimo mundo da divindade9. Deus que vem ao encontro do homem, ao passo que nas outras religies so os homens que se esforam para ir ao encontro de Deus. No entanto, no podemos negar a presena de Deus em outras religies, pois o prprio Conclio Vaticano II, na Ad Gentes 11, afirma que existem sementes do Verbo adormecidas em outras

tradies nacionais e religiosas. Para melhor compreenso

desta realidade, analisaremos a Revelao, em sua relao com a Sagrada Tradio e as Sagradas Escrituras, que so, na verdade, dois modos distintos de transmisso da mesma Revelao.

7 8

MATOS, Henrique C. Jos Matos. Estudar teologia. Iniciao e Mtodo. Petrpolis, Vozes, 2007, p. 27. ARENAS, Octvio Ruiz. Jesus, epifania do amor do Pai. So Paulo, Loyola, 2001. p. 45 9 Joo Paulo II. Cruzando o limiar da esperana. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1994. p. 57

O conceito de Revelao Etimologicamente, a palavra revelao vem dos termos latinos revelare, revelatio, ou do grego apokalypsis, que significam remoo de um vu. No contexto religioso, indica a manifestao de Deus e de seus decretos, ocultos razo. A idia que Deus revela, foi assumida pelo cristianismo, pois est presente em toda a Bblia, desde o Antigo Testamento. No passado, a Revelao crist foi simplesmente admitida como um fato, que todos aceitavam, mas no sculo XVI comeou a ser contestada e no sculo XVIII abertamente combatida pelo racionalismo 10, que negava qualquer conhecimento que no fosse fruto das capacidades naturais da razo. S a partir do Vaticano I o termo comeou a ser melhor trabalhado. Neste Conclio chegaram a concluso que existem duas ordens de conhecimento distintas, mas no contraditrias, a da f e a da razo 11, contrariando ao racionalismo que s aceitava o conhecimento apreendido pela razo. Mas o grande avano na compreenso da revelao se deu graas ao empenho do Conclio Vaticano II, que dedicou ao tema uma constituio dogmtica, a Dei Verbum, dando uma resposta adequada s grandes indagaes da poca, como podemos ver no captulo 2.
Aprouve a Deus, na sua bondade e sabedoria, revelar-se a si mesmo e dar a conhecer o mistrio de sua vontade, mediante o qual os homens, por meio de Cristo, Verbo encarnado, tm acesso no Esprito Santo ao Pai e se tornam participantes da natureza divina. Em virtude desta Revelao, Deus invisvel, no seu imenso amor, fala aos homens como a amigos e conversa com eles, para os convidar a admitir a participarem da sua comunho. Este plano de revelao executa-se por meio de aes e palavras intimamente relacionadas entre si, de tal maneira que as obras, realizadas por Deus na histria da salvao, manifestem e corroboram a doutrina e as palavra declaram as obras e esclarecem o mistrio nelas contido. E, a verdade profunda, tanto a respeito de Deus como a respeito da salvao dos homens, manifesta-se-nos por meio da Revelao no Cristo, que simultaneamente, o mediador e a plenitude de toda revelao.

Deus se revela na histria, na realidade quotidiana do homem Quando falamos em Revelao, devemos entender que ela no se d apenas em alguns momentos determinados da histria, embora haja momentos especiais. Na verdade a revelao uma manifestao contnua12 de Deus aos homens, que vai se realizando em etapas, respeitando a sua evoluo e capacidade de compreenso. Da

10

PIAZZA, Waldomiro O. A Revelao crist na constituio dogmtica Dei Verbum. So Paulo, Loyola, 1986. p. 15. 11 ALBERIGO, Giuseppe. Histria dos conclios ecumnicos. So Paulo, Paulus, 2005. p. 379. 12 ARENAS, p. 85.

mesma forma que um adulto para se comunicar com uma criana precisa simplificar sua linguagem, assim tambm, Deus precisou adequar -se ao mundo dos homens (histrico) para que sua Revelao pudesse ser compreendida e apreendida. Este movimento de Deus que se aproxima do homem e se revela, o que chamamos de Histria da Salvao. Esse modo de Deus se revelar em etapas ns chamamos de Pedagogia Divina.

TIPOS DE REVELAO Antes de falar dos tipos de revelao, importante ressaltar que Deus se revela ao homem, pois ele , dentre todos os seres visveis o nico capaz de conhecer e amar seu criador, (CIC 356) pelo fato de ter sido criado Sua imagem. Desse modo, existem duas vias pela quais Deus se revela ao ser humano. a) A Revelao Natural (Geral), (Cic 36): que a automanifestao de Deus atravs dar ordem regular da natureza, possibilitando que, mesmo uma pessoa que no conhea as Sagradas Escrituras, possa chegar a concluso de que existe uma realidade que causa e fim de todas as coisas, a que todos chamam Deus. Pela via da criao, o homem pode chegar ao conhecimento de Deus a partir: - das coisas criadas: natureza, beleza das criaturas, movimento dos animais... - do ser humano: perfeio, liberdade, a voz da conscincia, aspirao ao infinito. - sinais dos tempos: progresso, cincia, tecnologia. Como afirmava Santo Agostinho, a obra de Criao a primeira Palavra de Deus. Embora o ser humano, por ser criado imagem de Deus, pela luz natural da razo, tenha em si a capacidade conhecer a Deus e a lei natural impressa em sua alma, a partir das suas obras e das mltiplas perfeies das criaturas, existem muitos obstculos que impedem o seu uso eficaz (da razo), principalmente devido as ms inclinaes provenientes do pecado original. (CIC 37). Pela sua liberdade, ele, mal influenciado pode negar a Deus. Por isso o homem, tem necessidade (CIC 38) de ser iluminado pela Revelao Sobrenatural de Deus. b) A Revelao Sobrenatural (Especial) uma outra forma de revelao, que embora no se oponha a razo, a ultrapassa. Trata-se de um tipo de conhecimento que homem jamais seria capaz de alcanar com suas prprias foras. Este 10

conhecimento chegou humanidade, no pela criao ou implcito na natureza humana, mas partindo de uma deciso totalmente livre e gratuita da parte de Deus (CIC 51). Graas a esta revelao o ser humano tem mais facilidade em conhecer as verdades morais e religiosas, que com dificuldade faria pela razo. Por meio deste tipo de Revelao o homem no apenas chega a concluso da existncia de Deus, mas passa a conhecer os desgnios de Deus a seu respeito, que fundamentalmente se resume na sua divina vontade de que todos os homens se salvem em Cristo, o que chamamos de Plano da Salvao. Por esta via sobrenatural, Deus tambm revela aspectos de seu prprio Ser, como o Mistrio da Santssima Trindade e da Encarnao. A Revelao sobrenatural, aconteceu de um modo singular atravs de um povo escolhido por Deus, o povo de Israel, que deveria ser luz das naes, mas acabou se fechando, por no compreender com clareza a vontade de Deus. Essa misso de tornarse bno para toda a humanidade acontece efetivamente com Cristo. O princpio desta Revelao teve como marco Abrao e terminou em Jesus Cristo, onde atingiu o seu pice e plenitude. No esquema abaixo podemos observar a linha histrica, que nos mostra entre outras coisas, que estes eventos se estenderam por um perodo de aproximadamente dois mil anos.

REVELAO SOBRENATURAL NA HISTRIA

Abrao

Moiss

Aliana Reis

Exlio Restaurao Gregos

Romanos Jesus Cristo

1800

1250

1200 1000

597

538

333

63

Jesus Cristo: revelador e revelao do Pai Dentro desse processo de automanifestao de Deus, a encarnao do Verbo divino o centro, o seu ponto mais alto. Percebemos por este fato histrico singular, que Deus nunca esteve to prximo do homem como em Cristo. Conforme est escrito em Hb 1, 1-2 Muitas vezes e de muitos modos diversos falou Deus, outrora, aos Pais pelos profetas; agora, nestes dias que so os ltimos, falou-nos por meio de seu Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e pelo qual fez os sculos. 11

Que ns possamos tomar conscincia desta grande ddiva, que experimentarmos a f em um Deus, que no levando e conta a sua condio divina, rebaixou-se assumindo a condio humana, armando sua tenda entre ns, amorosa e humildemente nos conduzindo vida eterna.

A finalidade da Revelao A Revelao Divina tem dois objetivos: a salvao do homem e a glria de Deus, como vemos em (Ef 1, 5-6. 9): Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por Jesus Cristo conforme o beneplcito da sua vontade, para louvor e glria da sua graa (...) dando nos a conhecer o mistrio de sua vontade. a) a Revelao para a salvao do homem, pois Deus no se revela apenas para satisfazer a curiosidade humana ou ampliar o seu conhecimento. Desde o Antigo Testamento, d sinais evidentes de que tem uma predileo pelo homem, e que o convida a participar de um modo de vida mais elevado. Mesmo depois do pecado, Deus no desiste do homem e continua a se revelar pelos profetas, at que na plenitude dos tempos, ou seja, em Cristo, d a conhecer com toda clareza que quer a salvao do homem, ou seja, que participe da sua natureza divina. b) a Revelao para a glria de Deus, (CIC 294) pois por meio dela que Ele manifesta e comunica sua bondade, como podemos ver primeiramente pela criao do mundo, que proporcionou vida a todos os seres que vivem na terra e depois em Cristo, que nos trouxe a salvao. O cristo, quando adere pela f ao Plano Divino da Salvao, glorifica a Deus a ao mesmo tempo, encontra a sua salvao.

O fim da Revelao Como afirma a Dei Verbum 4, no h de se esperar nenhuma outra Revelao pblica (da parte de Deus) antes da gloriosa manifestao de nosso Senhor Jesus Cristo. E ainda, com o envio do Esprito de verdade, aperfeioa a Revelao completando-a, e confirma-a com um testemunho divino. Desse modo percebemos que na encarnao, vida, morte e ressurreio de Jesus Cristo e por fim, com o envio do Esprito Santo, d-se por encerrada a Revelao Divina, e nela temos o necessrio para alcanarmos a nossa salvao.

12

A credibilidade da Revelao A credibilidade e confirmao da Revelao est na ressurreio de Jesus, que demonstra um testemunho evidente da interveno divina. Como afirma o prprio apstolo Paulo: Se Cristo no ressuscitou, vazia a nossa pregao, vazia a vossa f (...) Mas no! Cristo ressuscitou dos mortos primcias dos que ad ormeceram. (I Cor 15, 14. 20) Ser que a Revelao acabou? Embora a Revelao esteja terminada, ainda no est totalmente explicitada e esta misso confiada f crist, realizar ao longo dos sculos. Para que entendamos cada vez mais profundamente a Revelao, o Esprito Santo aperfeioa sem cessar a f mediante os seus Dons. Dv 5

Ser que Deus parou de se comunicar com os homens? No. Deus continua nos falando nos sinais dos tempos, no para superar ou completar a Revelao de Jesus Cristo, mas para nos ajudar a compreend-la melhor. Atualmente, a grande ameaa da catstrofe ecolgica mundial um desses sinais dos tempos, onde Deus grita a humanidade, mostrando que precisa de converso, mudando o seu modo de vida e sua relao com a criao e com seus semelhantes.

Revelaes particulares No decurso dos sculos houve revelaes denominadas particulares, e algumas delas reconhecidas pela Igreja. No entanto elas no pertencem ao depsito da f, (o que est contido na Tradio e nas Escrituras) mas tm a funo de ajudar a viver com mais plenitude a f, em determinadas pocas. Ex: Nossa Senhora Aparecida (negra) diante da escravido no Brasil; Nossa Senhora de Guadalupe (ndia) diante das injustias com os ndios no Mxico; Nossa Senhora de Ftima (Portugal) pedindo orao e converso no perodo entre as duas Guerras Mundiais. Essas revelaes particulares, constituem um autntico apelo de Cristo Igreja. No entanto, no so aceitas pelo magistrio revelaes que pretendam ultrapassar ou corrigir a Revelao da qual Cristo a perfeio, como o caso de certas religies no-crists que se fundamentam em tais revelaes (CIC 67).

13

A SAGRADA TRADIO (... como nos transmitida pela Igreja...) Como vimos anteriormente, a Sagrada Tradio e a Sagrada Escritura so modos pelos quais a Revelao Divina foi e continua sendo transmitida na histria humana. Por isso, a Igreja fundamenta a certeza do que foi revelado no somente nas Escrituras, mas tambm na Tradio, como afirma a Dei Verbum (7): A Sagrada Tradio e a Sagrada Escritura dos dois Testamentos so como um espelho no qual a Igreja peregrina na terra contempla a Deus, de quem tudo recebe, at ser conduzida a v-lo face a face tal qual Ele (cfr. 1 Jo. 3,2). Feitas as consideraes iniciais, para melhor compreenso deste tema, faz-se necessrio uma mnima explicitao do significado da palavra tradio fora e dentro do ambiente catlico.

Definio do termo Em linhas gerais, tradio significa o fato de uma pessoa transmitir 13 alguma coisa a outra e tem seu fundamento na capacidade do ser humano de manter viva a lembrana do passado. Desse modo, como ser histrico, o homem pode relacionar passado, presente e futuro, encontrar sua identidade14 e o sentido para a sua existncia. por meio da tradio que se formam as culturas, a histria e se d a evoluo do pensamento e do conhecimento humano. O ser humano s pode caminhar, progredir, se sobe nos ombros dos que o antecederam, aproveitando tudo o que j descobriram, criaram, produziram (...) a tradio economiza ao homem do tempo presente caminhos j andados e permite caminhar com maior segurana 15.

A compreenso da Tradio no ambiente catlico O cristianismo, como religio revelada, tem seu fundamento em um fato histrico: a vida, o ensinamento e a morte de Jesus de Nazar e na f dos apstolos no Cristo ressuscitado. Desse modo, por meio dessa realidade humana, a tradio, que eles cumprem o mandato de Cristo: Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura. (Mc 16, 15)

13 14

RUIZ, p. 165. BOFF, p. 239. 15 LIBANIO, Joo Batista. Teologia da Revelao a partir da modernidade. (F e realidade 31) Loyola, So Paulo, 1992, Loyola, p.391.

14

Para adentrarmos um pouco mais neste assunto, de suma importncia distinguir entre Tradio Apostlica, Sagrada Tradio (Tradio) e Sagradas Escrituras. a) Tradio Apostlica16 a transmisso da mensagem de Cristo, realizada desde as origens do cristianismo, mediante a pregao, o testemunho, as instituies, o culto e os escritos inspirados. a experincia originria e originante, que posteriormente os apstolos transmitiram a seus sucessores, os bispos, e, por meio deles, a todas as geraes at o final dos tempos o que receberam de Cristo e aprenderam do Esprito Santo. No entanto, esta transmisso apostlica se realizou de duas maneiras: b) Pela Sagrada Tradio (Tradio), que a transmisso viva da Palavra de Deus confiada aos sucessores dos apstolos. Esta Tradio se expressa por meio de tradies concretas,17 como: a liturgia, os escritos dos padres da Igreja, os testemunhos teolgicos e eclesisticos, os Conclios, os Papas, etc. c) Pelas Sagradas Escrituras, que o mesmo anncio da salvao feito por escrito. A Tradio distingue-se das Sagradas Escrituras, pois ela no foi sedimentada (fixada por escrito), mas dinmica. fruto da prpria ao do Esprito Santo prometido por Jesus, que faria com que os cristos fossem capazes de recordar tudo aquilo que fora ensinado, (Cf. Joo 14, 16-17. 26) de modo que tivessem uma compreenso mais perfeita da sua mensagem, que deveria atingir os confins do mundo. A verdadeira Tradio dinmica Embora sua base seja a lembrana do passado, a tradio no um processo mecnico, esttico e decadente. A verdadeira tradio dinmica e no consiste em apenas repetir do passado, mas reviver 18 o passado no presente. Um bom exemplo da dinamicidade da Tradio so os padres da Igreja, que diante da necessidade de evangelizar os pagos, tiveram que atualizar a linguagem da f para que todos pudessem compreender.

16 17

Compndio do Catecismo da Igreja Catlica. So Paulo. Loyola, 2005, p. 24. RUIZ, p. 181. 18 BOFF, p. 238.

15

A Tradio e o Cnon das Sagradas Escrituras Podemos dizer que a Tradio existiu antes, durante e depois da composio e definio dos Escritos do Novo Testamento. Olhando na perspectiva da f cristo ela cumpre trs funes: constitutivas, conservativas e inovativas. a) Funo constitutiva: pois foi a partir da Tradio Apostlica (original), ou seja, da pregao, do testemunho e das instituies, do modo de celebrar e viver dos Apstolos que surgiram os escritos do Novo Testamento, que no existiam no incio da pregao Evanglica. b) Funo conservativa: pois a Tradio exerce na Igreja esta funo de conservar a substncia do que foi revelado (depsito da f) e pass-la adiante, enquanto esta e vive na histria. Vale lembrar que foi por meio da Tradio que o Magistrio definiu, quais, entre os diversos livros escritos sobre a experincia de Cristo, seriam considerados inspirados (cannicos) e quais no seriam (apcrifos). c) Funo inovativa: pois a Tradio exerce o trabalho de apropriao, interpretao, renovao, atualizao e enriquecimento do depsito revelado. A Tradio continua existindo depois da produo dos Escritos Sagrados, pois ele uma presena viva, que acompanha a Igreja, no somente preservando as verdades transmitidas, mas tambm atualizando e criando linguagem nova para interpretar estas verdades, ao longo dos sculos, de acordo com a evoluo cultural da humanidade.

A importncia da tradio para as religies A tradio de suma importncia para as religies, visto que sua perpetuao se d pela transmisso de gerao em gerao, atravs dos ritos, dos mitos e doutrinas. Enfim, no h tradio religiosa sem frmulas fixas 19, sem frmulas sagradas que passam de uns para os outros e que permitem a transmisso invarivel de uma gerao para outra.

O senso sobrenatural da f Entendemos por senso sobrenatural da f, a impossibilidade do conjunto dos fiis, (desde o bispo at o ltimo fiis leigos), enganar-se no ato de f, quando apresentam

19

RUIZ, p. 168.

16

um consenso (comum acordo) universal sobre questes de f e costumes. (CIC 91). Isto possvel graas a uno do Esprito Santo que os instrui e conduz verdade em sua totalidade.

Os dogmas da f Na misso do Magistrio de interpretar e preservar o depsito da f, contido na Tradio e na Escritura, principalmente diante das heresias, foram obrigados, a definir frmulas de f, mostrando a posio oficial da Igreja, buscando com isso ajudar na compreenso do dado revelado, excluindo os erros, para que os fiis tivessem mais segurana e clareza para o exerccio da sua f. Desse modo, como afirma o CIC 88, O Magistrio da Igreja (...) define dogmas (...) quando, utilizando uma forma que obriga o povo cristo a uma adeso irrevogvel de f, prope verdades contidas na Revelao Divina ou verdades que com estas esto em conexo necessria. Eles no so barreiras no caminho, mas corrimos ao lado dele. Existem para proteger o caminhante e apoi-lo em sua ascenso. Eles no so verdades mortas, mas fontes vivas de vida e reflexo 20.

Relao Tradio-Escritura-Igreja-Magistrio A Escritura e a Tradio formam juntas o nico depsito da f, que confiado a toda Igreja, mas fica a encargo do Magistrio 21 a tarefa de interpret-lo autenticamente. No entanto, vale lembrar, que o Magistrio parte integrante da Tradio e no est cima das Escrituras, mas ao seu servio. Desse modo, so inseparveis, Escrituras, Tradio, Igreja e Magistrio. Sem o Magistrio, a Igreja se dissolveria numa infinidade de doutrinas diferentes, perdendo sua unidade, como acontece com grande parte das religies protestantes, que se baseiam na livre interpretao das Sagradas Escrituras.

Alguns critrios para se distinguir a verdadeira Tradio A) Cristocentrismo: se Jesus ocupa o centro. B) Apostolicidade: se esto em harmonia com a f da Igreja. C) Pastoralidade: se servem edificao do povo.
20 21

BOFF, p. 250. RUIZ, p. 176.

17

A SAGRADA ESCRITURA (...como nos transmitida pela Igreja...) Dando continuidade ao nosso estudo, chegamos agora a Sagrada Escritura, que constitui, juntamente com a Sagrada Tradio, como j vimos, um dos canais pelos quais a Revelao Divina transmitida e chega at ns. Por Sagrada Escritura, entendemos a fixao por escrito dos contedos da Revelao, onde o autor sagrado (hagigrafo) age sob a inspirao do Esprito Santo. A Igreja considera como Escritura, os 73 livros cannicos (inspirados por Deus), que foram escritos entre 950 a.C e 100 d.C., aproximadamente, nas lnguas Hebraica, Aramaica e Grega. Compreendemos no somente os 27 livros do Novo Testamento, mas tambm os 46 livros do Antigo Testamento, visto que ambos se completam, pois a Histria da Salvao nica. Vale lembrar, que o Cnon Protestante formado por apenas 66 livros, pois eles no consideram como inspirados os livros de Tobias, Judite, I e II Macabeus, Sabedoria, Sircida e Baruc. Isto se deve ao fato de Lutero ter adotado a traduo do Antigo Testamento a partir da Bblia Hebraica, que no continha os referidos livros. O cnon catlico, por sua vez, foi constitudo a partir da Septuaginta, que a traduo da Bblia Hebraica para o Grego, acrescida destes 7 livros. No princpio a Bblia no era dividida em captulos ou versculos numerados. Somente em 1214 d.C, um arcebispo da Frana dividiu a Bblia em captulos. Em 1551, Robert Etiene, tambm na Frana, dividiu o Novo Testamento em versculos. Teodoro de Beza, em 1565, divide toda a bblia em versculos. A Bblia continua sendo o livro mais lido no mundo, embora ainda no tenha chegado todas as lnguas. Ela foi o primeiro livro a ser impresso na imprensa inventada por Gutenberg e levou 5 anos para ficar pronta (1450-1455).

A importncia da Sagrada Escritura na teologia A teologia e a Sagrada Escritura sempre tiveram uma relao muito estreita. No entanto, no Conclio Vaticano II, viu-se a necessidade de repensar o lugar da Sagrada Escritura no trabalho teolgico, como vemos na Dei Verbum 24. A sagrada Teologia apia-se na Palavra de Deus escrita e juntamente na Sagrada Tradio, e nela se consolida firmemente e sem cessar se rejuvenesce, investigando, luz da f, toda a verdade encerrada no mistrio de Cristo. As Sagradas Escrituras contm a Palavra de Deus, e, pelo fato de serem inspiradas, so 18

verdadeiramente a Palavra de Deus; e por isso, o estudo destes sagrados livros deve ser como que a alma da sagrada teologia. Por conta disso, uma teologia que no busque uma fundamentao suficiente na Escritura, torna-se estril.

A Palavra de Deus maior que a Escritura Vale ressaltar, que embora a Sagrada Escritura contenha a Palavra de Deus e, portanto, seja Palavra de Deus, ela no representa a totalidade 22 dessa Palavra. A Palavra de Deus no um simples texto escrito, o prprio amor de Deus feito homem em Cristo. E ainda, como afirma o CIC 102, por meio de todas as palavras da Sagrada Escritura, Deus pronuncia uma s Palavra, o seu Verbo nico, no qual se expressa por inteiro. Desse modo podemos compreender que, os escritos dos autores sagrados tanto do Antigo quanto do Novo Testamento, tm a mesma fonte que o Verbo divino. A diferena que em Jesus de Nazar, este Verbo, ou seja, a Palavra de Deus, ao invs de ser transmitida pelos profetas, se fez carne e habitou entre ns. Deus escolheu um caminho direto, sem intermedirios (escritores sagrados) para realizar a plenitude da Revelao.

O estudo da Sagrada Escritura a alma da Teologia Tambm importante compreender que quando se diz que o estudo da Sagrada Escritura a alma da teologia, no se quer afirmar com isto que s a Escritura que contem a verdade, como pensava Lutero, pois o prprio Conclio nos convida a fazer uma leitura luz da f e da Tradio, com as devidas interpretaes23. O que importante ressaltar que na Escritura ns encontramos a Palavra que se faz carne e a carne que se faz Palavra, no se tratando apenas de uma Palavra pronunciada h 2000 anos, mas a Palavra que o Pai continua a pronunciar nos nossos tempos24.

22 23

www.zenit.org MARTINS, p. 92. 24 MARTINS, p. 90.

19

A centralidade da Pessoa de Jesus Cristo nas Escrituras Olhando para o conjunto das Escrituras, o Novo Testamento tem primazia sobre o Velho. Dentro do Novo Testamento, os Evangelhos tm o primeiro lugar, pois so o principal testemunho da vida e da doutrina do Verbo encarnado. Cristo o centro, o objetivo e a plenitude da Revelao e das Escrituras, pois Ele o mediador entre o Pai e a humanidade. Por conta disso, toda a Bblia deve ser lida luz 25 de Cristo e do Novo Testamento, mas sem desprezar o Antigo, visto que esto entrelaados, como afirma o CIC 129: O Novo Testamento est escondido no Antigo, ao passo que o Antigo est desvelado no Novo. Dentro da mensagem que Jesus trouxe humanidade, o ponto alto o amor. Quando perguntado por um Mestre, na Lei, qual seria o grande mandamento, Jesus responde: "Amars ao Senhor teu Deus com todo o teu corao, com toda a tua alma e com toda a tua mente. este o maior e o primeiro mandamento" (Mt 22, 37-38). Na sua resposta, Jesus cita o Shem, a orao que o israelita piedoso recita vrias vezes ao dia, sobretudo de manh e tarde (cf. Dt 6, 4-9; 11, 13-21; Nm 15, 37-41). Por fim Ele acrescenta ainda: "O segundo semelhante ao primeiro: amars o teu prximo como a ti mesmo".

Quem o autor da Sagrada Escritura? A compreenso a respeito da autoria das Sagradas Escrituras evoluiu ao longo da histria. No princpio, os padres da Igreja entendiam que os escritores sagrados eram como que instrumentos musicais, passivos diante do autor, Deus, como afirma Atengoras: Nossas testemunhas so os profetas que falaram por fora do Esprito Santo... o Esprito Santo movia a boca dos profetas que falaram por fora do Esprito Santo como um instrumento... O esprito Santo os utilizava como um flautista que toca flauta.26 Em outros casos, pensava-se que o Esprito Santo ditava 27 as Escrituras para os profetas. Com o passar do tempo, cada vez mais, foi se percebendo o papel e a importncia do autor sagrado na composio dos escritos sagrados. Entendeu-se que ao ser inspirado por Deus, o homem no anulado, mas permanece livre, deixando

25 26

MATOS, p. 29. RUIZ, p. 240. 27 RUIZ, p. 240

20

transparecer no que escreve traos de sua personalidade, como vemos na Dei Verbum 11: Na composio dos livros, Deus se serviu de homens escolhidos que usavam todas as faculdades e talentos; desse modo, agindo Deus neles e por eles, puseram por escrito, como verdadeiros autores, tudo e somente o que Deus queria. Por conta disso, vemos que Deus continua sendo o autor28 da Sagrada Escritura com a participao e colaborao dos escritores sagrados, tambm verdadeiros escritores.

Inspirao e verdade da Sagrada Escritura Na compreenso da Igreja, a Sagrada Escritura ensina a verdade, pois Deus o seu autor; por isso se diz que ela inspirada e ensina sem erro as verdades que so necessrias nossa salvao. O Esprito Santo inspirou os autores humanos, que escreveram o que ele quis nos ensinar. A f crist, todavia, no uma religio do Livro, mas da Palavra de Deus, que no uma palavra escrita e muda, mas o Verbo encarnado e vivo. 29

A interpretao da Bblia na Igreja Para que se tenha uma melhor compreenso dos textos sagrados preciso um estudo um pouco mais aprofundado e abrangente. Um dos grandes instrumentos utilizados para esse fim a exegese30 bblica, que tem como objetivo, com o auxlio de vrias disciplinas (crtica textual, arqueologia, filologia, etc), tornar claro o texto bblico, desde suas particularidades lingusticas e conceituais, motivaes teolgicas, bem como as circunstncias histrico-literria. Juntamente com a exegese, tem tambm a hermenutica 31, que consiste em encontrar o sentido por trs das palavras, traduzindo e aplicando nossa realidade atual. Outro aspecto muito importante para a interpretao dos textos sagrados levar em conta os diferentes gneros literrios, (poesia, narrativas, profecias, hinos, orculos, etc.) visto que a Bblia um livro muito extenso, produzido num longo

28 29

RUIZ, p. 247. Compndio do Catecismo da Igreja Catlica. p. 25. 30 (do grego exegsis, puxar para fora) VADEMECUM para o estudo da Bblia, Paulinas, So Paulo, 2005. p. 39. 31 (estudo do sentido dos textos) VADEMECUM, p. 203.

21

perodo, por diversas pessoas. preciso evitar fazer uma leitura fundamentalista (ao p da letra) para no incorrer em erros graves. Por outro lado, deve-se tomar o cuidado, de no utilizar a tal ponto mtodos de anlise, que esvaziem o sentido espiritual das Escrituras, analisando-a como um livro qualquer.

Para uma boa interpretao da Sagrada Escritura Muitas pessoas tm dificuldades em compreender a Sagrada Escritura. Um dos motivos principais que os textos bblicos foram escritos entre 2000 e 3000 anos atrs, por muitas pessoas, de cultura, linguagem muito diferente da nossa, em momentos histricos distintos, por isso preciso prestar ateno em alguns elementos32 para se fazer uma boa leitura. 1) Disposio sincera e orante para a escuta da Palavra. 2) Situar o texto no contexto histrico. 3) Estabelecer o sentido textual (captar a inteno do autor). 4) Buscar o sentido atual do texto (confrontar com nossa realidade). 5) Ler a Escritura em comunho com o conjunto da Igreja. 6) Pr-se na linha da grande Tradio da Igreja. 7) Considerar o texto dentro do conjunto das Escrituras. 8) Interpretar a Bblia a partir de Cristo. 9) Seguir as indicaes do Magistrio da Igreja. 10) Finalizar no amor toda leitura da Bblia. A Sagrada Escritura na vida da Igreja33 A Igreja venera as divinas Escrituras, como tambm o corpo do Senhor, principalmente na Liturgia, onde oferece ao povo a mesa da palavra e a mesa do corpo de Cristo. Juntamente com a Tradio constituem a regra suprema da f. A Sagrada Escritura inspirada por Deus e dela ouvimos a voz do Esprito Santo atravs das palavras dos profetas e dos apstolos. Por isso a Igreja incentiva que a pregao eclesistica seja alimentada e dirigida pela Escritura, visto que ela constituise como fonte pura e perene da vida espiritual.

32 33

BOFF, p. 209. Dei Verbum 24.

22

Alm do Conclio Vaticano II, que dedicou uma constituio dogmtica s para tratar do tema da Palavra de Deus, outros fatos recentes, vm mostrar ainda mais a importncia que a Igreja tem dedicado e este tema, como o Snodo sobre a Palavra de Deus, realizado de 5 a 26 de outubro de 2008 no Vaticano. Alguns aspectos fundamentais levantados neste snodo foram 34: 1) A compreenso de que a Palavra de Deus maior que as Escrituras. 2) A Igreja quer que toda a pastoral e todos os estudos, em particular os teolgicos tenham uma base bblica. 3) A importncia da Lectio Divina. 4) A formao dos ministros ordenados e no ordenados deve ter um substrato bblico. 5) Favorecer um conhecimento mais amplo da Sagrada Escritura na Igreja.

A Sagrada Escritura e a catequese no Brasil No Brasil, atualmente, tem se realizado um esforo muito grande por parte dos bispos, para que se introduza o uso da Sagrada Escritura na catequese, de modo que a Bblia se torne o livro princ ipal35. Vale lembrar que o Diretrio Nacional da Catequese e o Ano Catequtico (2009) esto dando grande impulso para que isso se torne realidade.

A importncia da leitura da Sagrada Escritura A Igreja exorta todos os cristos, que leia com freqncia as Sagrada Escritura, pois ignorar a Escritura ignorar a Cristo.

34 35

www. Zenit.org Revista Vida Pastoral. Jan/Fev 2009 ano 50. N 264.

23

TEOLOGIA E F (...acolhida pela f.)

Avanando um pouco mais na compreenso da teologia, agora trataremos da questo da f, sem a qual no possvel realizar tal estudo. Como vemos, pela Revelao, Deus vem ao encontro do homem. Porm, a Revelao s se completa quando o que foi dito aceito ou acolhido por aquele que escuta, ou seja, quando se estabelece um verdadeiro dilogo entre as partes. Isto s possvel, pois o homem, por ser criado imagem de Deus, embora com dificuldades consegue adentrar no seu mistrio, como afirma o apstolo Paulo. Agora vemos em espelho e de maneira confusa, mas, depois veremos face a face. (I Cor 13, 12) Por meio da f, o homem pode perceber 36 determinados eventos da histria como aes salvficas de Deus. O Conclio Vaticano II apresenta a f como resposta do homem comunicao divina e entende por f o ato pelo qual o homem se entrega total e livremente a Deus, oferece-lhe o obsquio (favor, gentileza) total de seu entendimento e vontade consentindo livremente naquilo que Deus revela. 37 Vale lembrar, que quando se diz que a revelao acolhida pela f, devemos compreender que a adeso Revelao no algo imposto por Deus, mas sim um ato livre, onde cada pessoa decide se aceita ou ignora o chamado de Deus.

O que significa e qual o sentido da palavra crer? Faz-se necessrio, antes de aprofundar o tema, compreender que crer no algo exclusivamente religioso, mas uma realidade do cotidiano de toda pessoa. Por isso, antes de falar sobre a f crist, precisamos falar da f humana. a) A f humana Existem fundamentalmente duas formas de conhecimento: o ver e o crer. - O ver se d quando somos capazes de enxergar uma determinada coisa e pela demonstrao, pela intuio ou experimentao alcanamos a verdade a seu respeito. Um exemplo disso quando fazemos clculos, como: 2 + 2 = 4 - O crer se d quando no podemos adquirir um conhecimento imediato de uma realidade por ns mesmos e dependemos do testemunho de outras pessoas. Desse modo,
36 37

RUIZ, p. 129. RUIZ, p. 132.

24

tomamos por conhecimento verdadeiro o que algum de confiana transmite ou me submete. Um exemplo disso quando nos submetemos a um tratamento mdico e precisamos acreditar que aquele profissional competente e tem a inteno de nos curar, prescrevendo um medicamento certo, na dose certa, caso contrrio nos matar. Sem a mnima f humana, a vida se tornaria praticamente impossvel. Nos ambientes onde quase todos desconfiam de todos, j podemos ver as conseqncias funestas, desde o ambiente familiar at o profissional.

Os limites da f humana importante lembrar, que a f humana no absoluta. Desse modo no podemos crer de maneira absoluta em nenhum ser criado, pois nenhum homem est acima do outro a ponto de se constituir como autoridade de valor absoluto. Quando se deposita esta f absoluta num ser limitado acontece algo desumano, ou seja, contrrio dignidade e a liberdade do ser humano. Um exemplo bastante triste foi a f em Adolf Hitler.

b) A f crist A f crist modelada sobre a estrutura da f humana, pois tambm no mbito metafsico existe um ver e um crer. - O ver s ser possvel depois desta vida, ou seja, no cu, onde contemplaremos Deus face a face. - O crer ns experimentamos aqui na terra, enquanto estamos privados da capacidade de ver a Deus face a face, de modo que conhecemos a realidade divina pelo testemunho de outras pessoas. Pela f crist, o ser humano pode conhecer uma realidade nova, constituda pelos mistrios divinos, que foram comunicados atravs da Revelao, onde a palavra de Deus tornou-se acessvel ao se humano, principalmente em Jesus Cristo, que entrou de maneira decisiva e clara no nosso universo de compreenso, por meio da linguagem, imagens, conceitos familiares, de modo que no contradizem os conhecimentos que adquirimos com as nossas foras naturais.

A diferena entre f humana e f crist Embora utilize a mesma estrutura antropolgica, a f crist distingue-se da f humana, pois sua fonte est acima do homem, no nvel transcendente, divino. Embora o 25

objeto da Revelao no seja contraditrio a razo, dificilmente a aceitaramos com facilidade, como por exemplo, um Deus assumir a condio humana. Por isso, a f um ato que exige de ns um consentimento absoluto e incondicional, uma rendio da razo. Em suma, exige todas as nossas foras. A grande credibilidade da f crist est principalmente no extraordinrio acontecimento da ressurreio de Jesus, pois foi nico na histria da humanidade, onde o ser humano v de maneira palpvel a possibilidade de ultrapassar os limites impostos pela morte e viver eternamente, seu grande desejo. O prprio apstolo Paulo afirma: Se Cristo no ressuscitou, v a nossa pregao, e tambm v a vossa f . (I Cor 15, 14) Dimenses da f Crist 38 A grande novidade do cristianismo a vinculao da salvao a f em Cristo, que se tornou o elemento determinante do Novo Testamento, e fundamento da nossa f. Se no Antigo Testamento, ter f era apoiar-se em Deus, no Novo Testamento ter f acreditar em Cristo. Aderir a Cristo no algo superficial, que pode se restringir a pronunciar e confessar algumas verdades de f, adquirir alguns conhecimentos e obedecer alguns preceitos, mas sim uma opo fundamental que comprometa toda a vida, implicando na aceitao de valores novos e a renncia de muitos valores velhos. Vejamos as etapas deste processo. 1) A f como confisso verbal de algumas verdades Uma primeira dimenso da f seu aspecto confessional, ou seja, aceitar como verdade uma srie de contedos e profess-los publicamente. As confisses verbais j existiam no Antigo Testamento, mas elas eram inacabadas, pois consistiam numa histria. Quando algum perguntava pela f dos judeus eles contavam a histria da ao de Deus no seu povo desde Abrao, Isaac, Jac, Moiss, Davi, etc, e assim, quando iam surgindo novos personagens esta histria precisava ser atualizada. A grande diferena que no Novo Testamento as confisses de f tm carter cristolgico. Ao invs de ser uma frmula abstrata, as confisses de f falam agora de Jesus Cristo, a experincia concreta e palpvel de Deus que veio pessoalmente, agiu e falou na histria, nos mostrando quem ele , o que ele quer e o que espera de ns.

38

RUIZ, pp. 134-140.

26

Se antes a f era resposta a uma palavra dirigida por um profeta, hoje, a nossa f uma resposta a uma pessoa concreta, Jesus Cristo.

2) A f como conhecimento Para uma autntica vivncia da f crist e at mesmo para professar a f, faz-se necessrio um mnimo conhecimento prvio das verdades salvficas. No entanto, o conhecimento que a f exige no a simples percepo intelectual de algumas verdades, mas uma atitude permanente de abertura ao mistrio de Deus, de modo que o homem se torne sensvel, e possa captar e compreender os sinais divinos em sua vida. O objeto central desse conhecimento se resume no mistrio de Cristo, sua morte e ressurreio, para o qual se requer a graa do Esprito Santo. Desse modo, a f no Novo Testamento, consiste na aceitao do querigma, unida a obedincia e fidelidade. Para o Apstolo Paulo, a f brota da palavra, realiza-se mediante a aceitao dela e sustentada pelo Esprito Santo, que ajuda a compreender com profundidade o que Cristo revelou. O conhecimento um momento essencial da f, porque esta inclui a aceitao pelo intelecto do contedo revelado como verdadeiro.

3) A f como obedincia O conhecimento ainda no a plenitude da f, mas uma das suas etapas. A f exige converso interior e radical, uma a mudana de mentalidade (metania). Converter-se a Jesus, significa tambm obedecer o seu Evangelho. Obedecer o seu Evangelho, em muitos casos significa renunciar a nossa prpria vontade e sabedoria, e livremente abandonar-se confiante nas mos de Deus, como fez Jesus. Para que esta f seja possvel e autntica ela deve se realizar no amor a Deus e na esperana na realizao de sua promessa de salvao.

4) A f, opo fundamental do homem Crer ir at Cristo, segui-lo, aceitar seu testemunho, o que supe uma opo radical e total diante da pessoa e da misso de Cristo como Filho de Deus. Se aceitamos que Cristo o Filho de Deus, a Verdade em pessoa, sua palavra se transforma em referncia e critrio fundamental para a nossa vida.

27

Dizer sim a Deus um ato livre, que brota do mais profundo do ser humano, abrange a sua inteligncia, vontade e ao, dando uma nova orientao a sua vida. Implica tambm, numa tendncia a amizade com Deus (caridade) e nasce do desejo da vida eterna (esperana). O homem tem duas opes: ou aceita Deus livremente, ou o rejeita. Aceitar, no entanto, exige coerncia de vida.

Os auxlios e obstculos f A f um dom de Deus, mas tambm uma realidade histrica, transmitida de gerao em gerao. Por isso, o testemunho dos homens e mulheres santos, dentro e fora da Sagrada Escritura tm grande importncia para todos ns. Dois grandes exemplos de f na Bblia so Abrao (CIC 145) e Maria (CIC 148), que souberam responder a Deus de uma forma extraordinria. As pessoas santas longe e prximas de ns tambm nos auxiliam. Por meio delas, parecemos ver a face de Deus. Por outro lado, os contra-testemunhos dentro da Igreja, causam um estrago muito grande e dificultam a f das pessoas. Fatos ocorridos mais de mil anos ainda hoje produzem efeitos negativos na Igreja. Por isso, a nossa responsabilidade muito grande, pois a nossa maneira de viver a nossa f, influenciar positiva ou negativamente as futuras geraes.

A f um ato pessoal, mas no isolado importante compreender que a resposta que cada pessoa d a Deus pessoal, mas no isolada, pois geralmente no recebemos a f diretamente de Deus, mas atravs das outras pessoas, da famlia, da Igreja, por isso a dimenso comunitria de suma importncia para se cultivar uma religiosidade saudvel.

28

TEOLOGIA E CINCIA (... o estudo...)

Fechamos agora o ciclo de temas que trata da definio da teologia. Quando dizemos, que a teologia o estudo, a grande questo que levantamos a seguinte: a teologia ainda pode ser considerada uma cincia ou no? No final da Idade Mdia, com o surgimento das universidades, a Teologia tornou-se a cincia mais sublime39, por seu conhecimento ter origem na Revelao divina, e tratar de algo que ultrapassa razo humana e orientar-se para o fim mais alto, a felicidade eterna. Desse modo, todos os demais saberes deveriam a ela subordinar-se. No entanto, com a chegada da modernidade e a ascenso do racionalismo e do empirismo, principalmente a partir dos filsofos Descartes e Bacon, a teologia foi duramente questionada, acreditavam que s poderia ser considerada cincia o que fosse possvel ser abarcado pela razo e comprovado pela experincia. Como a teologia tem como objeto de estudo Deus, realidade esta que ultrapassa a razo e no pode ser posto em um laboratrio para anlise, este modo de conhecimento foi considerado inadequado, mera opinio. Em suma, o que provinha da razo era considerado luz, e o que tinha origem na f, era tido por trevas, obscuridade.

Um alargamento na compreenso da cincia No entanto, a crise do racionalismo e do empirismo, se estabeleceu, principalmente, com a descoberta da impossibilidade de um conhecimento cientfico seguro e definitivo, quebrando o dogmatismo da razo. O prprio cientista racionalista Karl Popper admite: No sabemos: s podemos adivinhar. E as nossas previses so guiadas pela f em leis, em regularidades que podemos descobrir. 40 Outro aspecto que colaborou para o fim do dogmatismo racionalista, foi o surgimento das cincias humanas, como: a Sociologia, Cincia Poltica, Economia, Antropologia, Histria, dando margem a outro tipo de saber, que ultrapassa a exatido exigida pelo mtodo cartesiano.

39 40

MARTINS, p. 150. MARTINS, p. 154.

29

Por conta destes acontecimentos e dessas novas descobertas e perspectivas do saber humano, ampliou-se o conceito de razo e de cincia, dando uma maior margem para a teologia.

Quais os tipos de cincia existem? Com a abertura da compreenso de cincia, atualmente elas podem ser divididas em trs grupos41. 1) Dedutivas: as principais so matemtica e lgica formal. Mtodo: Parte de princpios, procedendo por dedues. Ex: Se um caminho leva 5 toneladas, logo 2 caminhes levam 10 toneladas; 2) Emprico-formais: So as cincias da natureza, especialmente a fsica. Mtodo: Lana uma hiptese e busca comprov-la fazendo experimentos. Ex: se um avio voar a 1.216 km/h prximo do nvel do mar, ele ser mais rpido que o som. Fez-se o teste e comprovou-se. 3) Hermenuticas: So as chamadas cincias humanas. Procura encontrar razes e sentido nas coisas. Dentre elas podemos destacar: a Histria, a Sociologia, Cincia Poltica, Economia, Antropologia. Ex: As diferentes formas de comportamento humano nas culturas.

Desse modo, vemos que os eventos da natureza devem ser explicados, mas a histria, os eventos histricos, os valores e a cultura devem ser compreendidos42, principalmente, a partir da linguagem, que o modo do pensamento se manifestar.

Afinal, a teologia pode se considerada cincia? A partir desta nova compreenso ps-cartesiana, a teologia pode sim, ser considerada uma cincia hermenutica (humanas). Ele obedece aos trs critrios fundamentais necessrios para que um saber seja cientfico: Criticidade: uma saber auto-controlado, mediante mtodo; Sistematicidade: um saber unificado e coerente; Auto-amplificao (dinmica): um saber que tende a crescer em extenso e compreenso.

41 42

BOFF, p. 91. Acesso em 01/04/09 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Hermen%C3%AAutica

30

Este saber tambm deve por em ao trs elementos. O sujeito capaz de conhecer: no caso, o telogo. O objeto a ser conhecido: no caso, Deus e a sua criao. O mtodo a ser utilizado, ou seja, o caminho utilizado para que o sujeito chegue ao objeto: no caso, o hermenutico (busca de sentido).

Objeto material e objeto formal Para uma melhor compreenso de uma cincia, faz-se necessrio tambm, distinguir dois elementos fundamentais, presentes na sua estrutura metolgica: a) O objeto material, que define a coisa que a cincia estuda (matria-prima, temtica, assunto). Para se descobrir o objeto material, a pergunta o qu estuda. b) O objeto formal, que define o aspecto que a cincia trata (dimenso, faceta, lado). Para se descobrir o objeto fo rmal, a pergunta como estuda.

Pela ilustrao abaixo, torna-se mais fcil a compreenso desta realidade. Por meio dela, vemos que um mesmo objeto material, a terra, pode ser estudada ou compreendida sob vrios aspectos (objeto formal), de acordo com o interesse de cada personagem.

Fazendeiro negcio

Gegrafo planeta

TERRA
fonte de vida

Indgena

- Objeto material: Terra - Objeto formal: Negcio, Planeta, Fonte de vida e Cuidado. Ecologista 31 cuidado

Agora, por meio deste grfico, vejamos como se configura a teologia.

TEOLOGIA

A LUZ DA F

Deus Objeto Material (qu) Mundo

Objeto formal (como)

Retomando a nossa definio inicial de teologia, podemos afirmar que: Objeto Material da teologia: O estudo de Deus e dos seres criados em relao com Deus... Objeto Formal: ... luz da revelao sobrenatural, como nos transmitida pela Igreja e acolhida pela f.

A importncia do reconhecimento da teologia como cincia No passado, as pessoas, com mais facilidade aceitavam sem grandes questionamentos as palavras de uma autoridade ou os preceitos de uma instituio. Hoje, vivemos num mundo marcado pelo conhecimento cientfico e pelo subjetivismo, onde grande parte da populao mundial alfabetizada e tm acesso aos mais variados tipos de informaes e, portanto, so mais crticas e capazes de questionamento, diante de uma proposta que se apresenta como verdadeira. Se a teologia ficasse fora do ambiente cientfico, a f crist poderia perder a sua capacidade de dilogo com as demais reas do saber e da vida da sociedade e desse modo tornaria se isolada, pobre e incapaz de responder aos problemas do seu tempo. O prprio Cristo no fugiu da sociedade, isolando-se, mas anunciou seu Evangelho no templo, nas sinagogas, no meio do povo, em todos os lugares e todas as pessoas. Do mesmo modo, os telogos de hoje, no poderiam trair ao seu mestre, afastando-se deste ambiente to rico e capaz de produzir tantos frutos.

A relao da teologia com a filosofia e cincias humanas No princpio, a teologia crist teve uma relao mais ntima com a filosofia, de tal modo que o dilogo entre ambas no apenas possvel, mas necessrio 43. A filosofia era

43

MARTINS, p. 178.

32

considerada escrava da teologia, que deveria purificar-se para servi-la. Atualmente, porm, como vemos na Fides et Ratio, h uma maior autonomia entre ambas, sem significar contudo, oposio. Depois do Conclio Vaticano II, houve um alargamento44 da relao da teologia com as demais cincias modernas, e de modo particular as humanas. Dentre elas, merece destaque a psicologia, sociologia e a histria.

A teologia como cincia da f A teologia a f que se procura compreender e se expressar cientificamente enquanto f. Embora seja uma tarefa humana, ela provocada, permitida e estimulada por Deus, que ao se mostrar-se como palavra e como pessoa, convida a razo a adentrarse45 no seu mistrio. Embora se utilize do conhecimento de muitas outras cincias, ela nunca deve se esquecer da sua origem46 no conhecimento Revelado por Deus e da ao do Esprito Santo que conduz a Igreja, pois do contrrio, poderia tornar-se semelhante a uma cincia puramente racional. Em suma, a teologia deve ser sempre orante e peregrina.

44 45

MARTINS, p. 176. MARTINS, p. 161. 46 MARTINS, p. 161.

33

TEOLOGIA E HISTRIA

A teologia, embora sendo a cincia que estuda Deus, acontece no mundo dos homens e por isso est diretamente relacionada e influenciada pela histria de cada perodo em que ela foi se constituindo, de tal forma que no possvel separar estas duas realidades. Para melhor compreenso da teologia e da sua evoluo, faz-se necessrio ter a mnima compreenso do contexto histrico e das grandes questes levantadas em cada poca, dentro e fora da Igreja, desde as heresias at as influncias polticas econmicas, sociais e culturais, que levaram a dar diferentes respostas e optar por diferentes enfoques. Sem ter a pretenso de esgotar o assunto, abordaremos as quatro principais47 etapas da reflexo teolgica: a teologia patrstica, a teologia escolstica, a teologia moderna e a teologia contempornea. 1) A Teologia Patrstica48 Entendemos por teologia patrstica a teologia realizada pelos Padres da Igreja49 que compreende o perodo que vai do incio da Igreja at o sculo VIII. A patrstica apresenta as primeiras tentativas de expressar a f atravs da linguagem humana, ora por motivos apologtico-missionrios, ora para definir os limites da ortodoxia50. Este perodo de grande importncia para Igreja, pois a foram lanadas as bases do edifcio teolgico do cristianismo, que hoje conhecemos. So sete51 as caractersticas principais da teologia patrstica. 1) - um discurso crtico, mas ao mesmo tempo imbudo por uma dimenso profundamente espiritual; 2) - assumida como sabedoria e dirigida aos diversos aspectos da vida humana; 3) - marcada por um carter testemunhal; 4) - alimentada constantemente por uma leitura unitria e teolgica da Escritura; 5) - marcada por uma unidade intrnseca, no considerando ainda as diferentes disciplinas teolgicas;
47 48

MARTINS, p. 56. MARTINS, p. 57. 49 Padres da Igreja: autores cristos dos oito primeiros sculos, que comportam as seguintes caractersticas: ortodoxia de ensino, santidade de vida, reconhecimento por parte da Igreja e antiguidade. 50 Ortodoxo: aquele que segue fielmente uma doutrina. 51 MARTINS, pp. 57-58.

34

6) - realizada a partir da conscincia eclesial, mesmo quando tem por objetivo o combate s heresias ou s posies dos pagos; 7) - usa a filosofia de uma forma ecltica (diversificada).

Dos Padres Apostlicos aos primeiros apologistas Neste primeiro momento a reflexo teolgica no se encontra ainda sistematizada, visto que as obras vo surgindo de acordo com a necessidade de responder aos problemas surgidos na atividade pastoral, com preocupaes principalmente ticas. Nos sculos I e II, destacamos a presena singular dos Padres Apostlicos52, que foram os Padres da Igreja que tiveram contato direto com os apstolos ou com discpulos dos apstolos. Estes personagens so testemunhas de grande credibilidade, pois viveram muito prximo dos fatos originais, que sustentam nossa f. Principais autores: Clemente Romano, Incio de Antioquia e Policarpo de Esmirna; as obras Didaqu e o Pastor de Hermas. Nos Sculos II e III, surgem os Apologistas, que foram os Padres da Igreja que se dedicaram de maneira mais intensa na apologia (defesa) da f, ora rebatendo os ataques dos adversrios, ora reelaborando o discurso teolgico de maneira a persuadir os pagos a aderir ao cristianismo, mostrando a razoabilidade e a originalidade do Evangelho, estabelecendo um vibrante dilogo entre f e razo, trazendo como temas principais a trindade e a ressurreio. Principais autores: Aristides de Atenas, Justino, Taciano e Tefilo de Alexandria.

Da sistematizao do pensamento teolgico ao esplendor da Patrstica Nos Sculos III e IV, comeam a surgir as reflexes sistemticas da teologia, onde se destacaro de modo especial duas escolas: a) Escola de Alexandria: estabeleceu dilogos com a cultura helnica (grega). Principais nomes: Clemente de Alexandria e Orgenes; b) Escola de Antioquia: Buscou recuperar o sentido literal da Escritura, sublinhando a humanidade de Jesus. Principais autores: Luciano de Antioquia, Diodoro de Tarso, S. Joo Crisstomo, Teodoro de Mopsustica e Teodoreto de Ciro.

52

MARTINS, p. 58.

35

Os sculos IV e V, constituem a Idade de Ouro da Patrstica, com as grandes exposies da f catlica no Oriente e no Ocidente, onde se destacam dois grandes gnios: Santo Agostinho (que fez a grande sntese entre a f Crist e a filosofia grega (platnica) e So Jernimo (que traduziu a Bblia para do hebraico e do grego para o latim - a Vulgata). Com a paz de Constantino (permisso do culto cristo no Imprio Romano a partir do ano 313) a Igreja abandona o mundo judaico onde nascera e se projeta para o mundo Greco-latino, constituindo um grande impulso para o desenvolvimento teolgico. Ainda neste perodo aconteceram os primeiros conclios ecumnicos para tratar de questes trinitrias e cristolgicas. Compreende-se que tanto o Antigo Testamento quanto a filosofia grega so propeduticas (preparao) do Cristianismo. Outros autores de destaque: Atansio, Baslio de Magno, Gregrio de Nazianzo, Gregrio de Nissa, Ambrsio, Leo Magno.

O final da patrstica A partir do sculo V comea a se delinear o fim da Patrstica que ter seu desfecho no sculo VIII. Uma das grandes causas do fim da patrstica no Ocidente foram as invases brbaras, que tiveram como marco a saque de Roma em 410 a queda do Imprio Romano Ocidental em 476. Estas ameaas levaram o povo a migrar para o campo alterando a ao pastoral da Igreja. No Oriente a patrstica se estendeu um pouco mais, pois l o Imprio s veio a cair em 1453, com a invaso dos turcos Otomanos. No Ocidente a patrstica foi at o ano 636 e no Oriente at 750. Os principais autores: Bocio, Gregrio Magno, Isidoro de Sevilha (+636), Columbano, Bonifcio, Beda e Joo Damasceno (+750)

O Monaquismo e a passagem da Patrstica para a Escolstica Entre esses dois grandes perodos, Patrstica e Escolstica, temos o perodo Monstico, que no nos deteremos, muito, mas se faz necessrio cit-lo para melhor compreenso do contexto. Com as invases brbaras o povo migra para o campo. Os mosteiros surgem no campo e desenvolveram uma teologia distante do povo. No isolamento, se dedicavam 36

ao trabalho, ao estudo e a orao a partir das Escrituras (Lectio Divina). Tambm tiveram grande importncia para a cultura ocidental, pois copiaram e traduziram muitas obras clssicas. Neste perodo de transio do monaquismo para a escolstica, merece destaque Santo Anselmo de Canturia (1033-1109), que cria um novo modo de fazer teologia, dando uma grande nfase no papel da razo, que procura compreender a f a partir da dialtica (busca da verdade a partir do dilogo tese-anttese-sntese) animada pela contemplao. Santo Anselmo considerado o pai da escolstica.

2) Teologia Escolstica Entendemos por teologia escolstica o perodo que vai do sculo XI ao XV, abarcando grande parte da Idade Mdia (perodo que vai do ano 476 ao 1453). Enquanto a teologia patrstica se estabeleceu no mbito pastoral-missionrio, a monstica se dava num ambiente mstico-contemplativo dos mosteiros que ficavam no campo, a teologia escolstica se realizava no espao escolar, nas universidades, ao lado de outras disciplinas como: direito e medicina, passando pelo crivo da lgica e da anlise crtica. O grande problema da escolstica que embora houvesse uma boa sistematizao (viso de conjunto) ela se tornou muito terica e no favoreceu a atividade pastoral. Alm disso, seus destinatrios eram principalmente a elite da sociedade e no o povo simples. Neste perodo, houve grande influncia da filosofia e da lgica Aristotlica, Os grandes representantes da Escolstica eram os doutores, dentre os quais se destaca So Toms de Aquino (+1274).

As fases da escolstica Para melhor compreenso deste perodo da teologia, podemos distinguir trs fases: a primeira escolstica, a alta escolstica e a escolstica tardia. a) A primeira escolstica (do sculo XI ao XII) A escolstica nasce num ambiente marcado pelo renascimento cultural, que se inicia no sculo XI e se expande at o sculo XII. Os principais fatos foram: as cruzadas, o surgimento das cidades, da burguesia e das universidades. Neste perodo se d a passagem do neoplatonismo agostiniano para o aristotelismo, com sua lgica e sua metafsica, graas a Bocio que traduziu suas obras para o latim.

37

importante notar que, anteriormente a teologia era vista como um encontro com a sabedoria. A grande peculiaridade do mtodo escolstico que a teologia se desenvolve a partir da dialtica, dando um grande enfoque na questo da racionalidade e na lgica dos argumentos, bem como na anlise crtica. Este mtodo se dava em vrias formas de ensino 53, como: - lectio: o professor comenta os textos dos grandes mestres e com eles dialoga. - quaestio: buscar a verdade a partir de diferentes interpretaes do mesmo texto. - quaestiones disputatae: o mestre colocava uma srie de questes e mediava a discusso. - quaestiones quodlibet: discusso livre sobre qualquer assunto. - summae: ensaios sistemticos de teologia, confrontado com as refutaes. importante ressaltar, que foi neste perodo, no ano 1050, que se deu a diviso entre a Igreja Romana e a Bizantina, passando a ser chamadas respectivamente de Igreja Catlica Apostlica Romana (ocidental) e Igreja Ortodoxa (oriental). Os grandes expoentes deste perodo foram: Anselmo de Canturia, Hugo, Ricardo de So Vitor, Pedro Abelardo e Pedro Lombardo.

b) A alta escolstica (sculo XIII) Este foi o perodo do esplendor da escolstica, onde surge o grande telogo So Toms de Aquino, que deixou uma das obras mais importantes para a teologia: a suma teolgica, embora tenha sido concluda por seus discpulos. So Toms de Aquino tambm considerado o modelo de telogo 54 pela Igreja, pois foi capaz de fazer uma das melhores snteses entre a f e a razo. Sua base filosfica era Aristteles. Outros nomes merecem destaque: Alberto Magno, Eckart e Boaventura.

c) Escolstica Tardia (do sculo XIV ao XV) Este perodo marcado pelo agravamento da relao entre o poder eclesistico e o poder civil, principalmente com o Cisma do Ocidente55.

53 54

MARTINS, p. 65. Optatam Totius16. 55 Perodo onde a Igreja teve seu poder dividido por trs papas (ou pretensos papas).

38

Tambm neste perodo comea a haver um distanciamento entre a f e a razo, principalmente com Guilherme dOccam, que negava a possibilidade de um conhecimento cientfico sobre Deus, ou seja, a teologia. Os grandes autores: Duns Scoto, Guilherme dOccam. 3) A Teologia Moderna (do sculo XVI ao XIX)56 Uma das grandes marcas deste perodo foi o Renascimento, que levou o homem medieval, a partir do contato e com o interesse pela cultura clssica Antiga estabelecer novos horizontes, recusando a autoridade e a tradio. Surge um homem novo, querendo autonomia, principalmente instigado pelas novas possibilidades apresentadas pelos avanos da cincia, as descobertas de novas terras, o desenvolvimento comercial. Alm disso, as pessoas buscavam um contato mais direto e simples com a religio e no as elevadas abstraes escolsticas.

A Reforma-Protestante e a Contra-Reforma Catlica Estamos aqui diante de um dos problemas mais delicados que a Igreja enfrentou ao longo dos sculos, onde o padre agostiniano, Lutero, questiona duramente a dogmtica tradicional, principalmente a influncia da filosofia na teologia, buscando dar maior nfase nas Escrituras e a sua livre interpretao, desencadeando em 1517 ReformaProtestante. Somente com o Conclio de Trento (1545-1563) a Igreja enfim consegue fazer uma reforma interna, procurando corrigir erros e principalmente responder as grandes questes levantadas por Lutero. Estas situaes, fizeram com que, cada vez mais o cristianismo perdesse fora e desse espao para a secularizao, ou seja, uma sociedade que funciona independente da Igreja, que passa a ser considerada mais como uma rival que como uma aliada.

Os incios do racionalismo O racionalismo, que se desenvolve a partir de Descartes, afirma que o conhecimento para ser verdadeiro precisa passar pelo crivo da razo, colocando em descrdito a Revelao, por se uma realidade no abarcada e considerada pela razo. Esta foi uma das grandes interpelaes teologia catlica, que reage criando a

56

MARTINS, p. 73.

39

disciplina da Apologtica, que procura explicar pela razo natural os dogmas, que so expresses do conhecimento sobrenatural.

O racionalismo e as questes teolgicas que levantam A partir da influncia racionalista, a teologia, apesar de todos os esforos, acaba se reduzindo aquilo que a razo pode abarcar 57, gerando uma crise no cristianismo do sculo XVIII. O filsofo Kant, por exemplo, afirma que no encontramos Deus no mundo, mas na conscincia de cada pessoa. Desse modo, ter f significaria obedecer os valores morais j presentes em nossa prpria conscincia e no fora dela.

O sculo da Histria No sculo XIX, a palavra de ordem foi a histria, que influenciou todas as reas do conhecimento, inclusive filosofia e a teologia. Esta concepo, tem como base a busca de responder aos questionamentos da realidade, sempre a partir da razo. De modo particular o cristianismo constante alvo de crticas e no consegue responder a altura os grandes questionamentos levantados por pensadores como: Feurbach, Nietzsche, Marx, (que vem a religio como alienao).

4) A Teologia Contempornea (Sculo XX)

Antes da Segunda Guerra Mundial Neste perodo, a reflexo teolgica sofreu forte influncia das novas correntes filosfico-cientficas, que procuram compreender as religies, e tambm o cristianismo, como um a etapa do desenvolvimento histrico, relativizando o seu valor e procurando reforar a autonomia do homem diante da idia de Deus, que para muitos era o usurpador da melhores qualidades humanas. Por outro lado com a evoluo do conhecimento cientfico, entendido como a forma mais excelente de conhecer, desconsiderou o saber da f. O protestantismo com a teologia liberal apresenta o cristianismo como a mais alta expresso da religiosidade, mas acabou reduzindo a uma procura do homem, relegando Jesus a um mero mestre exemplar.

57

MARTINS, p. 79.

40

No catolicismo, os telogos modernistas, romperam com a neo-escolstica, e procuraram estabelecer um dilogo com o mundo moderno, utilizando o pensamento filosfico da poca, mas acabaram relativizando a transcendncia da Revelao e o contedo dos dogmas. A neo-escolstica renova, com o neotomismo, buscando a autenticidade do pensamento de So Toms de Aquino. Culturalmente, na Europa, cresce o marxismo e o nacional-socialismo. Filosoficamente ganha corpo a fenomenologia, o existencialismo, o personalismo, o positivismo lgico e o marxismo. Na linha protestante surge, de um lado Karl Barth, defendendo a transcendncia e de outro, surgem telogos que enfatizam a tal ponto a humanidade de Jesus (aspecto histrico), que acabam descaracterizando a transcendncia. Bultman, reagindo ao demasiado historicismo, enfatiza demasiadamente o aspecto pessoal e individual da deciso da f, caindo no subjetivismo. O catolicismo buscou incrementar seus estudos Bblicos e Patrstica. Pela renovao litrgica, a teologia da histria, levando a um encontro entre cristianismo e cultura. Repensou a eclesiologia a partir da teologia do laicado, onde pode estabelecer uma melhor relao da Igreja com o mundo.

Depois da Segunda guerra Diante da grande catstrofe da guerra, os europeus enfrentam uma crise de sentido para a existncia. A sociedade civil se afasta ainda mais do cristianismo, a filosofia caminha para o atesmo e a teologia enfrenta problemas para definir o papel poltico da Igreja, que sente necessidade de se apresentar como um humanismo. Neste perodo, em contraposio aos manuais de inspirao escolstica, surge a Nova Teologia, que procura assumir o ser humano como existncia histrica, sem perder a fidelidade s Escrituras e a Tradio eclesial, apoiando-se nos modernos estudos bblicos e nas fontes patrsticas. Ficam por algum tempo sob suspeita de excessiva influncia modernista, mas no Vaticano II foram redimidos e aceitos como grande fonte de renovao da Igreja. Destacaram-se os telogos, Chenu, Congar, Lubac e Danilou.

41

Desse modo, cinco grandes questes, emergem na teologia catlica e iro para o Conclio Vaticano II. 1) A natureza e a da teologia, com a introduo do conceito de histria e consequentemente o carter realstico da revelao e da f. 2) Relao entre natural e sobrenatural: uma separao entre as duas ordens garantia o carter sobrenatural da graa, mas fazia com que a teologia se desinteressasse das realidades terrenas; 3) Relao matria-esprito: o pensamento marxista, fixando-se apenas na matria lanou o desafio de construo de uma teologia das realidades terrenas e de uma antropologia teolgica integral (registre-se a tentativa de Teilhard de Chardin de harmonizar a revelao crist com o progresso cientifico). 4) O problema da revelao: de uma teologia centrada sobre a f entendida como um acreditar em verdades, passou-se para uma teologia centrada na Revelao Divina como acontecimento histrico-salvfico, que d forma a prpria f. 5) Eclesiologia: passou da Igreja instituio para a Igreja comunidade de salvao.

Depois do Vaticano II houve uma grande renovao, no apenas no currculo dos estudos eclesisticos, mas principalmente no mtodo teolgico. Alm dos telogos j mencionados, destacaram-se R. Guardini, Karl Rahner, Von Balthasar, Schillebeeckx, Ratzinguer e W. Kasper. No perodo ps-conciliar, desenvolveram as teologias prticas, que encararam a dimenso histrica do cristianismo, no apenas como passado, mas como abertura para o futuro. Destacam-se teologia da esperana, com J. Moltmann; teologia poltica de J. B. Metz e a teologia da libertao de Gutierrez. No entanto, muitas vezes encararam o cristianismo, como uma libertao meramente terrena, perdendo um pouco a dimenso transcendental. Atualmente a teologia busca realizar de uma maneira mais equilibrada esta sntese entre o transcendente e o histrico, evitando os extremos.

42

A TEOLOGIA LATINO-AMERICANA DA LIBERTAO

Toda teologia nasce em determinado contexto social e histrico, marcado de modo particular pela situao poltica e econmica 58, envolvida por um movimento de idias e elementos culturais.

Situao sociopoltica e econmica de dominao e opresso Para melhor compreenso da origem desta teologia, faz-se necessrio observar a situao econmica da poca. Com o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o capitalismo se expande com grande velocidade pelo mundo. Na Europa, sob a orientao de lderes cristos, pela situao cultural e influncia das lutas operrias o capitalismo se desenvolve de uma maneira mais humana, garantindo vida digna para a maioria da populao. Diferente da Europa e EUA, nos pases, perifricos o capitalismo mostra a sua face mais selvagem, onde a maioria da populao fica marginalizada no processo de desenvolvimento, com uma grande concentrao de renda nas mos de uma elite comprometida com interesses internacionais. Os pases ricos criaram a teoria do desenvolvimento, afirmando que os pases pobres estariam em processo de desenvolvimento e que um dia se tornariam to prsperos e igualitrios quanto a Europa e EUA. No entanto, observando a realidade de explorao a que estavam submetidos os pases do terceiro mundo, os socilogos Fernando Henrique Cardoso e Enzo Faletto (Chileno) elaboraram a Teoria da Dependncia e da libertao, onde afirmavam que os pases pobres jamais se desenvolveriam seguindo este modelo de desenvolvimento, visto que a riqueza das grandes potncias se dava por meio da explorao dos pases perifricos, gerando um crculo vicioso e opressor. Somente um rompimento com o sistema, uma libertao do imperialismo dos pases ricos poderia ser a sada para o problema. Desse modo, o termo libertao59 surge dentro da teoria da dependncia e libertao, elaborada por FHC e Enzo Faletto, nos anos 60.

58

LIBNIO, Joo Batista; MURAD, Afonso. Introduo teologia: perfil, enfoques, tarefas. Loyola, So Paulo, 1996. P. 161. 59 LIBNIO, p. 163.

43

Movimentos de libertao Diante da situao de dependncia e opresso, surge no continente LatinoAmericano uma vontade de libertao, alimentada por duas correntes, sendo uma popular, baseada na luta por direitos, organizao no campo e nas cidades, que pressionavam a sociedade. Tambm surgem movimentos revolucionrios, que embora pequenos, faziam muito barulho. Por conta destas circunstncias instaurou-se no continente um amplo debate sobre a necessidade de transformao desta realidade. Assolada pelos efeitos nefastos do capitalismo, esta duas vertentes tendem para uma vertente socialista, que ganhou fora graas ao mtodo pedaggico elaborado e experimentado por Paulo Freire.

Presena da Igreja A Teologia da Libertao, surge quando setores da Igreja, a partir da experincia de opresso e busca de libertao, busca na f uma resposta para esta situao. Outro fator importante para o surgimento da TdL, foi abertura da Igreja para o Social60, com as encclicas Mater et Magistra, Pacem in terris do Papa Joo XXIII e a preocupao pelas realidades terrestres, humanas e histricas demonstradas na Gaudium et spes. Parte do episcopado brasileiro se sensibilizou com a questo social, captando as tenses fundamentais, permitindo o surgimento de uma teologia. A juventude, teve forte influncia da Ao Catlica, de modo especial, a JEC, JOC, JUC, comprometidas, no somente com transformao da poltica estudantil, mas tambm social. Nos meios rurais e nas periferias comearam a surgir as CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), que levantaram grandes questionamentos, que a TdL procurou responder. A partir do encontro entre os bispos sensibilizados com o social, a ao catlica e as CEBs, interpelados pela dura realidade social em confronto com o Evangelho, surge a TdL.

60

LIBNIO, pp. 166-167

44

Situao Cultural e Teolgica Toda nova teologia, sofre influncia das anteriores e da realidade que a envolve, com suas idias e valores. A teologia latino-americana nasce no horizonte cultural da modernidade em atitude crtica cultura medieval. Enquanto a teologia medieval (escolstica) procura responder a realidade a partir de princpios de f j pr-estabelecidos, a teologia moderna, pelo contrrio, vai ao encontro da realidade do homem moderno e a partir do confronto com a mensagem Evanglica, elabora uma teologia, que seja capaz de responder aos seus grandes questionamento. A teologia moderna e a TdL, partem do sujeito que cr e no da doutrina em que se cr, como era a teologia medieval. A Teologia da Amrica Latina alinhada com a teologia moderna e crtica a teologia medieval. No entanto, enquanto a teologia moderna europia, busca resgatar o sentido da Revelao para o homem moderno ameaado pela perda de sentido da existncia, a teologia moderna da Amrica-Latina, por sua vez, busca o sentido da Revelao interpelada pela situao de opresso dos pobres.

Estrutura da Teologia da Libertao A TdL diferencia-se das outras teologias, no porque no se refira Revelao, mas sim, porque nasce de uma situao dramtica, onde existe uma tenso entre dominao e libertao, em um continente cristo.

Pontos de partida Toda nova teologia nasce a partir de novas perguntas. A TdL, nasce de experincia de Igreja, que se v interpelada pela contradio entre a opresso e o Evangelho. Pela compreenso de um Deus que no se cala diante da face machucada do pobre, mas que se manifesta na obra de libertao.

Articulao com a prtica A TdL a face terica-crtica da prtica libertadora. Sem a teoria a prtica perde a lucidez. Sem a prtica da caridade, a teoria se esvazia. Por isso importante que a TdL no se esvazie da experincia de Deus no pobre, pois do contrrio se torna uma simples ideologia.

45

Os trs momentos da TdL A TdL constitui-se de trs momentos: pr-teolgico, teolgico e a dimenso pastoral. a) Momento pr-teolgico (ver): se d a partir da experincia do telogo que v a realidade do empobrecido e da sua necessidade de analis-la cientificamente. Na experincia do ver, preciso muito cuidado para no cair nas vises preconceituosas formadas por aqueles que so contrrios a TdL, ou, no outro extremo, por aqueles que a defendem, sem a mnima criticidade. Na anlise cientfica, preciso muito cuidado, para no apropriar-se de maneira equivocada das ferramentas das cincias sociais ou de mtodos de anlise, sem livrar-se da ideologia que est por trs de cada um deles. necessrio selecionar elementos destas cincias e coloc-los luz da f. b) Momento teolgico (julgar): consiste em trabalhar a questo levantada pela situao, analisada com mediaes sociais, luz da Revelao divina. preciso evitar o determinismo sociolgico, que afirma que a compreenso da Revelao depende do ponto de vista do leitor. Por outro lado, o dogmatismo transcendentalista, que considera a Palavra de Deus, como uma realidade fixa, que no possibilita novas interpretaes, diante de novas realidades. Somente uma articulao dialtica entre situao e a palavra, o histrico e o transcendente, leva a uma atualizao e compreenso da mensagem da Revelao Divina. Desse modo, o momento teolgico responde ao tringulo hermenutico 61: texto, contexto e pr-texto. Dentro de um pr-texto social, vivendo-se no contexto eclesial, procura-se penetrar o sentido do texto da Revelao, que em suma deve responder a pergunta bsica e fundamental: o que diz Deus sobre tal realidade? c) Momento prtico (agir): a prtica uma das caractersticas bsicas da TdL, embora no possa esquecer-se da sabedoria e da racionalidade. Na TdL, existem trs nveis de prxis62: prtica intrateolgica, intraeclesial e sociopoltica.

61 62

Hermenutica: interpretao do sentido das palavras. (Larousse) Conjunto de atividades humanas que promovem a transformao da organizao social. (Larousse)

46

1) Prtica intrateolgica: consiste em dilatar a compreenso de termos e realidades teolgicas cristalizadas, para uma dimenso mais humana, e comprometidas com a realidade histrica. 2) Prtica intraeclesial: tem como objetivo construir uma igreja militante e ministerial. 3) Sociopoltica: mostra em que aspectos as estruturas polticas, sociais, econmicas esto coerentes ou no com o projeto de Deus.

Teologia da Libertao e prxis Resumidamente podemos dizer que, a Teologia da Libertao uma: Teologia da prxis: pois a prtica oferecer a matria-prima da TdL. Teologia para a prxis: pois o fruto da elaborao teolgica orientado para iluminar a prtica teolgica. Teologia na prxis: pois o telogo deve estar comprometido e inserido na prtica libertadora. Teologia pela prxis: pois de modo particular na prtica pastoral que se julga o valor de uma teologia.

Balano crtico da TdL Embora jovem, possvel fazer um balano da TdL, tanto pelos seus limites, quanto pelos seu avanos. Uma das principais crticas recebidas pela TdL o fato de ele utilizar instrumentos para analisar a realidade, oriundas do sistema marxista, que entrou em colapso no leste europeu. Este fato obrigou os telogos a rever e aprofundar o seu discurso, principalmente diante da complexidade do capitalismo. Hoje a questo central discutida pela TdL , como conciliar justia social com mercado. Apesar de tudo, os ideais da TdL continuam vlidos: justia social, liberdade, fraternidade, etc. Outro problema o estranhamento entre a TdL e a Doutrina Social da Igreja. Tambm aconteceu, que ao enfocar a questo do pobre, a TdL descuidou da questo racial e da relao homem-mulher. Ao buscar responder as questes urgentes das necessidades bsicas humanas alimentao, sade, habitao descuidou-se do universo dos desejos. Por conta divulgou-se uma imagem do militante e agente de pastoral rgido e insuportvel, a

47

beira do fanatismo, ao passo que o capitalismo divulgava a proposta de um mundo maravilhoso de sonhos e iluso, que seduziu a muitos. Por conta disso, atualmente a TdL tem valorizado os momentos ldicos e as festas populares. A respeito da interpretao da Palavra de Deus e da f da Igreja, h uma crtica, afirmando que muitas vezes a Revelao divina ficou subordinada a prxis. H tambm uma crtica no que diz respeito ao ecumenismo, que foi negligenciado. Isto levou a uma mudana de atitude, de modo que atualmente se realizam aes conjuntas entre catlicos e evanglicos nas lutas populares, embora a reflexo teolgica propriamente dita ainda no tenha avanado. Falta tambm uma reflexo mais profunda relacionando teologia e economia. Por fim, ainda caem sobre a TdL, outras crticas como: incentivo violncia, acirramento do conflito, politizao da f dos agentes de pastora, desrespeito religiosidade piedosa do povo simples, atitude extremamente crtica instituio eclesistica, etc.

Perspectivas Em 1992, no encontro Internacional de El Escorial, tentou-se a partir do balano das ltimas dcadas, traar uma perspectiva de futuro. Chegou-se a concluso que a TdL s tem futuro, se continuar a existir esta imensa e escandalosa massa de excludos no mundo, que contradiz abertamente o Evangelho. Se um dia esta realidade for mudada, com certeza no ter sentido uma Teologia da Libertao. Mas enquanto isto no acontece, a TdL, continua sendo uma voz teolgica, quase nica, a gritar. Alis, a sua credibilidade est na imensa quantidade de excludos. Se antes a TdL trabalhou a relao opresso-libertao, agora ela procura trabalhar o problema da excluso-solidariedade, envolvendo tambm os pases ricos. Somente uma cadeia mundial de solidariedade 63 tem a possibilidade de impor modificaes radicais aos rumos do sistema capitalista neoliberal. Entre os principais desafios e tarefas da TdL, podemos destacar: 1) Passar da cristologia do Cristo histrico para a valorizao do Cristopneuma, abrindo-se para uma eclesiologia mais criativa e crtica.

63

LIBNIO, p. 191.

48

2) Uma Igreja feita de rede de comunidades de partilha de f, respondendo aos anseios espirituais do povo. 3) Compreender salvao e libertao como um processo mais amplo que o puramente terreno. 4) Uma ao transformadora do homem que envolva a questo social e ecolgica. 5) Uma teologia aberta inculturao. 6) Busca de espiritualidade mais profunda que fundamente a prtica. 7) Abertura presena da mulher em todos os campos da teologia. 8) Aprofundar os estudos, em forma de teses e dissertaes, garantindo a credibilidade do discurso, frente ao mundo moderno. 9) Realizar uma liturgia que afete toda a vida da Igreja, em resposta teologia conservadora. 10) Uma viso de catequese mais abrangente, unindo teologia e prtica.

A Libertao algo mais abrangente que a TdL. Ela abrange o campo poltico, econmico. A libertao, , em ltima instncia o plano salvfico de Deus.

49

O MTODO TEOLGICO

Aprender a fazer teologia O objetivo da metodologia teolgica ensinar a praticar teologia. O estudante, dispondo do instrumental bsico, aprende as regras fundamentais da teologia para exercit-las em suas reflexes e trabalhos pastorais. importante ressaltar, que no basta entender para crer. preciso fazer a experincia do mistrio de Deus na nossa vida, ultrapassando o simples domnio racional. O telogo presta um servio comunidade, quando, por meio do conhecimento cientfico e sua disponibilidade, se torna capaz de articular os vrios elementos da nossa f com a realidade, ajudando seus irmos a viver com profundidade experincia de Deus.

Caminhos do conhecimento de Deus A teologia o estudo sobre Deus, onde, o ser humano, partindo de uma realidade concreta, faz perguntas sobre o ser. A humanidade, para conhecer a Deus, ao longo de sua histria, buscou diversos caminhos, que embora diferentes so complementares: a) O caminho da razo, o modo de buscar a Deus pela via natural, onde o homem, diante da criao, procura, com esforo racional, responder s questes relacionadas a origem, ao fim e o sentido das coisas, de modo particular a finalidade da existncia humana. Este caminho de modo particular trilhado pela filosofia. b) O caminho das grandes religies, torna possvel um vislumbre do Mistrio, onde podemos perceber lampejos da Verdade. Segundo a Nostra Aetatte 2:
A Igreja catlica... olha com sincero respeito esses modos de agir e viver, esses preceitos e doutrinas que, embora se afastem em muitos pontos daqueles que ela prpria segue e prope, todavia, refletem no raramente um raio da verdade que ilumina todos os homens.

Como vemos, a ao do esprito de Deus, est presente em todas as culturas, para atra-los para Ele. c) O caminho da Revelao: trata-se da automanifestao de Deus que tem seu pice em Jesus Cristo. uma revelao plena de Deus, que se torna acessvel a todos, de maneira fcil e segura, embora no dispense a racionalidade. 50

Proporciona um encontro pessoal com o Deus vivo que efetivamente entra na vida da pessoa e da comunidade daqueles que crem. Etapas do trabalho teolgico64 A teologia crist busca uma viso orgnica e sistemtica da f. Para isso, o trabalho teolgico se d em trs passos consecutivos: - a escuta da f; (passo hermenutico) - a experincia da f; (passo especulativo) - a aplicao da f; (passo prtico) A escuta (auditus fidei) o passo bsico, que consiste em coletar o dado da Revelao, tal qual est exposto e elaborado nas Escrituras, nos Padres da Igreja, nos grandes telogos e na reflexo teolgica mais recente. O simples fato de coletar os dados j vai ampliando tambm a intellectus fidei. A explicao (intellectus fidei) o momento onde se elabora propriamente a teologia, a partir do aprofundamento intelectual do dado coletado. Ao realizar a inteleco do dado, o prprio dado vai se ampliando. Se d no confronto entre f e razo, e se compe em trs operaes: - Anlise do contedo interno da f, colocando o porqu dos mistrios em que se cr. - Sistematizao desse contedo mediante uma sntese articulada. - Criao de novas perspectivas teolgicas para avanar na compreenso da f.

importante ressaltar, que esta terceira etapa, a aplicatio fidei, uma contribuio de modo particular da teologia Latino-Americana. Na Fides et Ratio, so apresentadas, apenas a auditus fidei e a itelectus fidei, como etapas do mtodo teolgico, como vemos:
A teologia est organizada, enquanto cincia da f, luz do duplo princpio metodolgico: auditus fidei e intellectus fidei. Com o primeiro, recolhe os contedos da Revelao tal como se foram explicitando progressivamente na Sagrada Tradio, na Sagrada Escritura e no Magistrio vivo da Igreja. Pelo segundo, a teologia quer responder s exigncias do pensamento, por meio da reflexo especulativa. (FR 65)

A atualizao (aplicatio fidei) o momento em que a teologia aplicada na pastoral, contribuindo com a comunidade eclesial e os seus pastores.
64

MATOS, p. 37.

51

o momento da prtica terica, que consiste em reinterpretar dados anteriores, transformando-os em teologia. Para melhor compreenso, da distino entre os discursos, vejamos os nveis de evoluo do dado revelado at a sistematizao teolgica. - O nvel da ordem concreta da revelao de Deus: o real salvfico; - O nvel da captao consciente da salvao de Deus na e por uma religio: a f; - Um discurso espontneo sobre tal realidade: discurso religioso; - E um discurso tcnico e auto-regrado sobre a mesma realidade: discurso teolgico O discurso teolgico distingue-se do religioso, pois uma operao disciplinada, auto-regulado. O religioso, por sua vez espontneo e no sitematizado. Teologia dedutiva e indutiva65 Para melhor compreenso da estrutura interna da teologia, importante perceber que existem dois movimentos possveis na hora de realizar o trabalho teolgico, como veremos: a) A teologia dedutiva: trata-se da maneira de fazer teologia, adotada principalmente pela escolstica. uma teologia a partir de cima, ou seja, parte do dogma, da prpria frmula da Revelao buscando maior compreenso pela via da analogia com realidades humanas. Por isso ela se colocou a servio da hierarquia da Igreja, com o intuito de defender a f catlica, tornando-se de certo modo a doutrina oficial. Constituiu-se como um verdadeiro corpo doutrinal, complexo e bem estruturado das verdades dogmticas. No entanto, preocupado em defender-se, descuidou-se da pesquisa, tornando-se enrijecida, assumindo um carter abstrato, autoritativo e incapaz de responder aos novos problemas e temas que surgiam. Tornou-se uma teologia perene, no se abrindo aos grandes questionamentos do mundo moderno. Em suma, a teologia dedutiva teve sucesso numa sociedade de cristandade, onde todos conheciam os princpios cristos, mas no teve xito diante dos grandes questionamentos da cincia, da histria, da razo crtica, da subjetividade, prpria do mundo moderno. Por conta disso h uma ruptura, surgindo um outro tipo de teologia.

65

LIBNIO, p. 101.

52

b) Teologia indutiva Chamada tambm de teologia a partir de baixo, o modo de fazer teologia que se tornou hegemnico principalmente aps o Vaticano II. A sua caracterstica bsica comear a reflexo teolgica a partir dos questionamentos que nascem da realidade humana. Surge da vida cotidiana, de baixo e pela via da induo. Em suma, vai da experincia ao dogma, fazendo um caminho contrrio ao da dedutiva, que vai do dogma experincia. No entanto, esta teologia indutiva bem diversificada e ramificada, pois so muitas as experincias e realidades humanas, gerando uma pluralidade de teologias, diferente da dedutiva, que partia de um ponto nico, a doutrina oficial.

Linguagem e atitudes bsicas Embora a linguagem humana no seja capaz de abarcar a grandeza do mistrio de Deus, ela um instrumento fundamental na comunicao da experincia da f e a sua compreenso racional, como afirmava o apstolo Paulo: Nosso conhecime nto limitado... agora vemos por um espelho e de maneira confusa... (I Cor 13, 9.12). Quanto a linguagem, os conceitos cientficos, embora indispensveis, so insuficientes para falar de Deus. Desse modo, a linguagem potica da analogia, parecer ser a que melhor se adapte ao mistrio, permitindo vislumbrar a realidade divina. A linguagem simblica, embora fale inteligncia, tem como grande objetivo aquecer o corao, levando a converso e a ao, luz da f e do amor, por meio de um dilogo vital entre Deus e o telogo. Quem se dedica ao estudo da teologia deve ter as seguintes atitudes. - Amor e entusiasmo para com as coisas de Deus que deseja conhecer a fundo; - Ter humildade e reverncia diante da grandeza do Mistrio de Deus. - Disposio para colocar em comum os conhecimentos adquiridos, em vista do bem da comunidade eclesial.

53

OS NVEIS DE TEOLOGIA

Geralmente considera-se teologia o que fazem os chamados telogos profissionais. No entanto, numa anlise mais profunda, percebemos que tambm os pastores e os fiis, de um modo geral fazem teologia, a medida que pensam a sua f. A partir desta compreenso, identificamos trs formas ou nveis 66 fundamentais de teologia: a teologia popular, a teologia profissional e a teologia pastoral, que interagem entre si de maneira dinmica, com suas contribuies e tenses mtuas.

Distino entre os nveis importante ressaltar, que na Amrica Latina, de modo particular, mais clara distino entre estes trs nveis. A teologia popular se d numa linguagem corrente enquanto a teologia profissional marcada por uma linguagem tcnica. A teologia pastoral se d numa posio intermediria entre estas duas instncias, ora decodificando a profissional para a popular, ora levantando questionamentos da popular para profissional, de maneira interativa.

Teologia popular a teologia realizada, como reflexo de f, por crists (os), no mbito pessoal ou comunitrio, de maneira espontnea, orientada pela questo bsica: o que Deus est dizendo para mim ou para minha comunidade neste acontecimento ou momento da existncia? Ela acontece nos espaos eclesiais: no crculo bblico, no grupo de jovens, no grupo de crisma, na reunio de catequistas, no ncleo de militantes cristos, no grupo de espiritualidade e partilha ou mesmo na reflexo pessoal da Palavra de Deus. O mtodo utilizado o confronto entre a experincia vital e a Palavra de Deus. alimentada e enriquecida por cursos de treinamento, encontros mensais de catequistas, reunies de preparao para animadores. Esta transmisso ou troca de conhecimento e experincia realizada por pessoas da prpria comunidade, de acordo com suas aptides, sem conhecimentos mais profundos.

66

LIBNIO, p. 199.

54

O produto desta reflexo predominantemente oral, expressos em comentrios, exposies, partilhas, celebraes e dramatizaes, mas tambm so produzidos materiais escritos como: roteiros, folhetos, boletins, cartilhas, etc. Por meio destes recursos simples, o povo simples se torna capaz de desenvolver um senso crtico mais aguado, tornando-se agentes da reflexo teolgica e no meros repetidores dos pensamentos dos outros.

Teologia profissional Trata-se da teologia elaborada seguindo as exigncias do rigor cientfico. lgica, metdica e sistemtica sem deixar de se dinmica, permitindo deste modo, que se realize os dois principais movimentos internos da teologia, ou seja, de coletar os dados (auditus fidei) e de refletir sobre eles (intelectus fidei). Neste nvel de teologia, faz-se necessrio um bom conhecimento e a correta utilizao dos dados da Escritura, da Tradio, dos dogmas, das definies do Magistrio e capacidade de relacion-los com as manifestaes da comunidade eclesial. Esse modo de faze teologia se d num ambiente formal de ensino, ou seja, nos institutos teolgicos, seminrios e faculdades de teologia. Terminando o bacharelado o telogo deve estar apto a fazer uma sntese entre os elementos centrais da teologia e ser capaz de ouvir uma reflexo teolgica e situ-la dentro de um quadro geral da teologia. Deve ser capaz de fazer, minimamente teologia pastoral. O mestrado e o doutorado, por sua vez, se destinam a ampliar o conhecimento, levando o aluno a adentrar no interior das regras do discurso teolgico, ou seja, a mquina onde se produz a teologia. Deste nvel de estudo, surgem os pesquisadores, professores e assessores especialistas para a pastoral. Uma pessoa que conclui o mestrado ou doutorado, deve estar pronta para fazer e ensinar teologia em nvel acadmico.

Teologia Pastoral A teologia pastoral situa-se entre a teologia popular e a teologia acadmica. entendida como um pensar sobre a f de forma relativamente orgnica e elaborada, sem perder contato com a reflexo concreta e as questes levantadas pela teologia popular.

55

Esse modo de fazer teologia ganhou sistematicidade e lgica, quando adotou os passos metodolgicos da ao catlica, ou seja, Ver, Julgar e Agir, aos quais foram acrescentados, Celebrar e Avaliar. A teologia pastoral produzida em Institutos de Pastoral, centros de formao, grupos de aprofundamento bblico, teologia para leigos, entre outros. produzida tambm no mbito institucional propriamente dito, ou seja, pelos rgos oficiais da Igreja, como a CNBB, atravs do Instituto Nacional de Pastora (INP) e o texto-base da Campanha da Fraternidade. Alm disso, em momentos privilegiados como as assemblias diocesanas ou reunies plenrias de alguma pastoral especfica, a teologia pastoral tem papel essencial, onde de destaca a figura do telogo assessor, ajudando o grupo a interpretar os desafios apresentados evangelizao. Este tipo de teologia elaborada pelos pastores e agentes de pastoral leigos e religiosos, desde que saibam fazer uso correto da teologia profissional. Tambm participam desta teologia, todas as pessoas que esto envolvidas nas reflexes, ouvindo, escrevendo, pesquisando, perguntando, reelaborando os dados. O produto final desta teologia , em sua maioria oral, mas tambm podem ser em forma de textos simples e breves, como documentos pastorais e alguns livrinhos de formao. Um exemplo prximo a ns, deste tipo de teologia, a que est sendo produzida no nosso snodo diocesano. Alm do nosso bispo, dos padres, esto presentes muitos leigos e religiosos, que so assessorados por telogos profissionais, bem como especialistas de outras reas, como: filosofia, antropologia, histria, estatstica, etc. O fruto deste snodo ser um documento, que nortear todas as aes pastorais da diocese, durante as prximas dcadas. O grande desafio para a ao evangelizadora da Igreja constituir e manter centros de difuso de teologia pastoral, onde agentes de pastorais com boa base teolgica, sejam capazes de adaptar e reelaborar o saber teolgico, utilizando-o de forma criativa na ao pastoral.

Articulao entre os nveis No uma tarefa fcil a articulao entre esses nveis, principalmente quando no se reconhece aquilo que especfico de cada um. Um exemplo que ilustra bem esta situao, quando uma pessoa procura aplicar um conhecimento profundo, com linguagem prpria do ambiente acadmico numa 56

atividade pastoral, onde as pessoas no tm base teolgica suficiente para assimilar, causando incompreenso ou mal estar nos ouvintes. Para que haja uma frutuosa interao entre estes modos de teologia, necessria sensibilidade pastoral e humana, bem como a mnima capacitao intelectual e teolgica.

Relao entre teologia e pastoral Aprofundando um pouco mais este assunto, importante perceber que teologia e pastoral so duas realidades distantes, embora estejam a servio da mesma causa: a evangelizao. No entanto, elas se do num movimento, ora de colaborao, ora de tenso.

Colaborao recproca A teologia ilumina a pastoral, fornecendo conceitos e categorias que ajudam a f a purificar-se de idias ultrapassadas, insuficientes ou muito influenciadas por ideologias. Fornece instrumental terico para auxiliar na compreenso e reinterpretao atualizada dos dados da f. Oferece tambm chaves de compreenso para que a pastoral tenha condies de ler, a luz da f, as mais diversas realidades humanas, desde o trabalho, a convivncia, o lazer, a ecologia, etc. A pastoral, por sua vez, ilumina a teologia, levantando perguntas suscitadas pela realidade concreta, possibilitando um maior aprofundamento e compreenso da revelao. Um exemplo para ns da Amrica Latina, a pergunta: em que medida a realidade desta multido de pessoas oprimidas interpela a ns que somos discpulos e missionrios desse Deus que ama a justia? Tambm um grande questionamento teologia, o surgimento de novos movimentos e pastorais no interior da Igreja, que levam os telogos a reelaborar os seus estudos, para compreender e responder a estas manifestaes do Esprito Santo. Por fim, a prtica pastoral a forma mais eficaz de se verificar a pertinncia de uma reflexo teolgica profissional.

Tenso A principal causa da tenso entre teologia e pastoral, se d pelo fato de ambas se pautarem por exigncias e leis prprias.

57

Num certo sentido a pastoral supera a teologia, pois ele exige do agente no somente a reflexo da f, mas tambm outras qualidades prticas como: paixo pelo Reino, presena junto s pessoas, sensibilidade para com seus problemas, metodologia eficaz, etc. Por outro lado, a teologia ultrapassa a pastoral, pois vai alm das respostas imediatas, analisando a situao de maneira mais ampla, relacionado com outros fatos histricos, aproveitando as reflexes feitas por outros telogos sobre o mesmo tema. Para que haja uma relao produtiva entre teologia e pastoral, vale a mesma recomendao dada para os nveis da teologia, ou seja, muita sensibilidade humana e pastoral, respeitando os limites e o alcance de cada instncia.

58

AS REAS DO ESTUDO E AS DISCIPLINAS TEOLGICAS

Concluindo estes temas relacionados Introduo Teologia, faz-se necessrio, apresentar as reas do estudo e as disciplinas que compe a teologia acadmica, at mesmo como forma de incentivar e facilitar estudos posteriores. Olhando numa perspectiva histrica, vale lembrar, que no princpio, a teologia tinha uma unidade simples67, onde os vrios temas eram estudados todos juntos. Ao longo do tempo, principalmente no perodo moderno, se d de maneira decisiva a fragmentao (subdiviso) do conhecimento em todas as cincias, inclusive na teologia. Inspirado no Vaticano II, Clodovis Boff afirma, que apesar de atualmente a teologia estar fragmentada em vrias disciplinas, ela encontra seu ponto de unidade a partir de dois princpios bsicos. De um lado a Sagrada Escritura, como alma de toda a teologia e de outro a vida crist, como finalidade de todo saber teolgico. Dentro desses dois plos se encaixam as vrias disciplinas teolgicas, como vemos neste esquema:

SAGRADA ESCRITURA AS VRIAS DISCIPLINAS TEOLGICAS VIDA CRIST As trs68 grandes reas de estudo da teologia Alm destes dois princpios de unidade, podemos perceber que a teologia est disposta em trs grandes reas, como vemos no decreto Optatam Totius 16, documento do Conclio Vaticano II que trata da formao sacerdotal: A Escritura, a alma da Teologia, sua raiz e seu tronco; A Teologia Dogmtica, seu ramo terico; E outras disciplinas, como extenses prticas da teologia.

A disposio da grade curricular 69 e o peso dado a cada disciplina varia de um instituto/faculdade para outra, mas de um modo geral, estas trs reas, podem sem subdivididas em blocos menores, e estes em disciplinas especficas, cujos contedos se interpenetram:
67 68

BOFF, p. 610. MATTOS, p. 47. 69 LIBNIO, pp. 213-237.

59

1. Teologia Fundamental Lana as bases do conhecimento teolgico e trata do fato constituinte da realidade crist, ou seja, a automanifestao de Deus e a plenitude de seu projeto salvfico que se cumpriu em Cristo. Ela substituiu a antiga apologtica, que visava defender a f e justific-la, para assumir uma postura de dilogo com as cincias e a cultura contempornea. A teologia fundamental est dividida em dois grandes blocos: - Introduo teologia: tem como objetivo mostrar em que consiste o conhecimento teolgico e o seu mtodo de estudo. - O crculo hermenutico da existncia crist: parte da Revelao, que encontra na carne e na linguagem de Jesus sua plenitude.

2. Teologia Bblica A partir do Vaticano II, deu-se uma nfase muito grande no estudo das Escrituras, (alma da teologia), e hoje constitui a base da ev angelizao em muitos ambientes eclesiais. No curso acadmico, a teologia bblica est disposta em trs blocos: - Introduo Geral - esta disciplina visa compreender de maneira sinttica, a histria do povo de Deus no Antigo Testamento, bem como o processo de passagem das tradies orais para a escrita e os distintos gneros literrios; - Antigo Testamento - este bloco divide-se em diversas disciplinas como: Pentateuco, Livros histricos, Profetas, Salmos e Sapienciais; - Novo Testamento - neste bloco estuda-se os Evangelhos, os escritos paulinos, os Atos dos Apstolos, as cartas catlicas e o Apocalipse. de suma importncia para esse estudo o conhecimento das lnguas em que foram escritos os livros da bblia, ou seja, o hebraico, o aramaico e o grego.

3. Teologia Moral Tem como objetivo refletir sobre a resposta concreta que o cristo d a Deus nos diversos mbitos de sua existncia: pessoal, interpessoal, comunitrio, social e poltico. Ela ajuda o aluno a aproximar reflexo acadmica e vida pessoal, teologia e pastoral. Ela se divide em dos grandes blocos, compreendendo vrias disciplinas:

60

- Moral fundamental - oferece reflexo global sobre as bases e os critrios do agir cristo. Como cincia prtica, necessita muito do apoio de outras cincias como filosofia, medicina, psicologia, antropologia cultural, etc. - Moral especfica - trata das questes peculiares da existncia humana. Divide-se em: moral da pessoa, moral social e poltica. Tanta aborda as novas questes que vo surgindo, ao longo da histria, como: biotica, ecologia, etc.

4. Teologia Sistemtica ou Dogmtica o resultado da elaborao terica da Igreja durante quase dois mil anos de sua existncia e compreende uma srie de disciplinas. A base da dogmtica o dado revelado, aprofundado, reinterpretado e enriquecido pela tradio viva e regulada pelo magistrio ao longo da histria. As principais disciplinas da dogmtica so: - Cristologia; - Pneumatologia (trata do Esprito Santo); - Trindade; - Graa; - Eclesiologia (reflexo da Igreja sobre si mesma); - Sacramentos; - Protologia (criao); - Antropologia teolgica (criao, pecado, graa e salvao); - Escatologia (trata do fim ltimo do ser humano aps a morte); - Mariologia; etc.

5. Direito Cannico A Igreja, enquanto estrutura organizada, elabora uma srie de leis e regulamentaes. O conjunto das principais normas e prescries jurdicas esto condensados no Cdigo de Direito Cannico, que estudado dentro da teologia, com a dupla finalidade: compreender-lhe o valor e conhecer o seu contedo, em vista da aplicao prtica. Para sua compreenso necessita da linguagem e da lgica jurdica. O estudo do direito cannico est disposto em dois blocos: - Direito Cannico Fundamental: fornece ao aluno informaes sobre a histria do documento, justificando sua existncia e finalidade, ensinando-o a sua utilizao. - Especfico: trata dos temas especficos, correspondentes as partes do documento: direito cannico sacramental, matrimonial, da vida religiosa, etc. 61

6. Histria da Igreja O estudo da Histria da Igreja d uma viso panormica das grandes fases da histria universal, mostrando tambm as diversas formas de comunidade eclesial que foi se constituindo de acordo com a situao social e cultural de cada poca, bem como as formulaes dogmticas por elas elaboradas. A matria-prima deste estudo so os eventos e idias do passado que repercutem na Igreja de hoje. O vasto contedo da histria da Igreja pode ser dividido nas seguintes disciplinas: - Histria da Igreja Antiga; - Histria da Igreja Medieval; - Histria da Igreja Moderna; - Histria da Igreja Contempornea; - Histria da Igreja na Amrica Latina (para os telogos Latino-Americanos)

7. Liturgia e Espiritualidade Assim como a pastoral, Espiritualidade e Liturgia, no consistem apenas reas de estudo ou disciplina da teologia, mas dimenses da vida crist, da qual todo cristo faz parte. - A espiritualidade como vivncia se caracteriza pelo seguimento de Jesus e contribui com as demais reas e disciplinas com seu carter motivacional, concreto e dinmico e define-se como cincia teolgica que estuda o desenvolvimento progressivo da vida crist, at atingir a santidade, pela ao do Esprito Santo. Pela via histrica, considera as principais espiritualidades: franciscana, carmelita, inaciana, etc., at chegar a grupos contemporneos. - A liturgia, enquanto rea de estudo da teologia oferece contedo mais palpvel, embora muito ampla: a prtica litrgica da Igreja. As abordagens podem ser: - Histrica: mostra como o povo de Deus organizava e compreendia a liturgia ao longo da histria; - Prtica: analisa as liturgias atuais; - Teolgico-especulativa: reflete sobre o sentido da liturgia para a vida da Igreja; - Disciplinar: explicita os elementos constitutivos da liturgia, submetida a leis eclesisticas;

62

8. Outras disciplinas Embora nem sempre as grades curriculares dos cursos seminarsticos ou de bacharel em teologia contemplem existem outras disciplinas muito importantes para a compreenso da f e para a vida atual da Igreja. Dentre elas destacamos: patrologia, teologia pastoral, teologia das religies, ecumenismo, homiltica, religiosidade popular, prtica paroquial, aconselhamento pessoal e missiologia.

9. Disciplinas no teolgicas Alm dessas disciplinas mais diretamente teolgicas, existem outras auxiliares, no teolgicas, que so utilizadas como mediaes: a filosofia, as cincias humanas e as sociais principalmente.

63

S-ar putea să vă placă și