Sunteți pe pagina 1din 8

ASSUNTO:

Prembulo Constitucional e Ato das Disposies Constitucionais Transitrias (Texto 3) Entender o significado do Prembulo Constitucional; Estudar o Ato Das Disposies Constitucionais Transitrias (ADCT)

OBJETIVOS:

SUMRIO: I - INTRODUO II DESENVOLVIMENTO 1. Significado do Prembulo 2. Prembulo da Constituio Federal 3. Natureza Jurdica do Prembulo 4.Ato das Disposies Constitucionais Transitrias 5. Natureza Jurdica e Objetivo do ADCT

III - CONCLUSO Questes Aplicadas no Exame de Ordem (OAB/RJ ) e outros Concursos; Referncias Bibliogrficas.

Prof. Audlio Ferreira Sobrinho

I- Introduo Tornou-se comum fazer anteceder Constituio brasileira um prembulo. Este reflete a posio ideolgica que vigorava poca de sua elaborao, ou melhor, a sntese do pensamento que predominava na Assemblia Constituinte Nacional. O prembulo integra o texto constitucional, pois foi votado semelhana das demais normas, aborda sobre quem fez a Constituio, com qual autoridade e quais os princpios fundamentais que influenciaram sua elaborao. O Ato das Disposies Constitucionais Transitrias (ADCT) so normas jurdicas passageiras, temporrias, momentneas e de natureza constitucional. Vale observar que tais normas ficam na parte final da Constituio e o nico pas onde essas disposies no so transitrias o Brasil. Deve-se isto principalmente a um vcio de origem, por no haver diferena entre o que ou no matria constitucional (por exemplo, a extinta CPMF que perdurou de 2003 a 2007 ADCT, art. 90, caput, da CF/88). 1. Significado do Prembulo O Prembulo a parte introdutria ou preliminar de uma Constituio. Conforme Peter Hberle, os prembulos so pontes no tempo, exteriorizando as origens, os sentimentos, os desejos e as esperanas que palmilharam o ato constituinte originrio. A CRFB/88 contm um Prembulo, nove Ttulos e o Ato das Disposies constitucionais Transitrias (ADCT). O Prembulo uma diretriz geral carta de intenes para a compreenso da Lei Maior (Lex Mater).

Prof. Audlio Ferreira Sobrinho

Portanto, tratando-se de uma proclamao de princpios, o Prembulo da nossa Carta Magna no possui fora normativa, sendo destitudo de qualquer obrigatoriedade.

2. Prembulo da Constituio Federal de 1988 Ns, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assemblia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrtico, destinado a assegurar o exerccio dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurana, o bem estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a soluo pacfica das controvrsias, promulgamos, sob a proteo de Deus, a seguinte CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. O objetivo do prembulo foi assegurar valores supremos: direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurana, o bem estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia. O Poder Constituinte de 1988 reconheceu que a maior parte da populao brasileira cr em Deus, ou seja, afirma-se a existncia do monotesmo. Tal mensagem preambular objetiva e prioriza uma sociedade pluralista, fraterna, sem preconceitos, em contraponto a uma sociedade monista, cujo Estado seja centralizador, ditatorial e opressor das liberdades pblicas. Nessa linha, observa-se que, numa breve leitura do Prembulo, pode-se inferir do caput e de sua parte final o seguinte:

Prof. Audlio Ferreira Sobrinho

um Estado de Direito: so as leis que definem a existncia, a vida e o funcionamento do Brasil. Brasil uma Repblica (forma de governo): no h sucesso pela hereditariedade e o exerccio do poder no vitalcio. uma Federao (forma de estado): Estados, Municpios e Distrito Federal esto unidos indissoluvelmente. Conforme Jorge Miranda, o prembulo no componente necessrio de qualquer Constituio, mas to somente um elemento natural de Constituies feitas em momento de ruptura histrica ou de grande transformao poltico social. Vale ressaltar que todo o texto do prembulo encontrado no corpo da Constituio, exceto a parte que invoca a divindade: sob a proteo de Deus. Essa referncia divindade no obrigatria, logo as Constituies dos Estados-membros podem ou no inserir tal invocao em seu texto. Nessa mesma linha, observa-se que todas as Constituies brasileiras, exceto as de 1891 e 1937, no invocaram a proteo de Deus, quando promulgadas. Cumpre notar que em mbito Estadual, apenas o Acre no faz tal invocao, cuja omisso foi objeto de questionamento no STF pelo Partido Social Liberal. Nessa discusso, o STF decide declarar a irrelevncia jurdica do prembulo, assinalar que a invocao da proteo de Deus no norma de reproduo obrigatria na Constituio estadual, inclusive no tendo fora normativa (ADI 2.076/AC, Rel. Min. Carlos Veloso, deciso de 15-82002).

3. Natureza Jurdica

Prof. Audlio Ferreira Sobrinho

Existem trs posies apontadas pela doutrina a respeito da natureza jurdica do Prembulo: tese da irrelevncia jurdica o prembulo situa-se no domnio da poltica; tese da plena eficcia tem a mesma eficcia jurdica de qualquer outro dispositivo da constituio; tese da relevncia jurdica indireta trata-se de uma posio intermediria, isto , o prembulo integra o texto Constitucional, mas no tem fora normativa, apesar de provir do mesmo poder constituinte originrio que elaborou toda Lei Maior. 4. Ato das Disposies Constitucionais Transitrias O ADCT formado por normas jurdicas imperativas, impessoais, e aplicveis a situaes certas, mutveis e tambm passageiras. Essas disposies constitucionais transitrias funcionam como providncias a ser adotadas no perodo de transio entre a ordem constitucional anterior e a vigente depois de 5 de outubro de 1988.

5. Natureza Jurdica e Objetivo do ADCT O ADCT tem natureza jurdica de norma constitucional, pois suas disposies transitrias foram submetidas votao, assim como as demais normas da Lei Maior (STF, RE 160.486, Rel. Min. Celso de Mello, DJ de 9-6-1995). Cumpre assinalar que as normas transitrias tm eficcia esgotvel, exaurvel ou provisria, haja vista que num dado momento j tero produzido todos os efeitos jurdicos possveis.

Prof. Audlio Ferreira Sobrinho

O objetivo das normas que integram o ADCT harmonizar as pendncias herdadas da Carta Poltica anterior com as normas apontadas para o futuro, evitando incompatibilidades, situaes desastrosas para a sociedade, bem como respeitar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada. Portanto, em verdade, no ADCT foram inseridos outros dispositivos que no possuam natureza transitria, vindo desvirtuar sua funo principal, tornando-se um campo residual com indiferentes tipos de normas (art. 90, 1, acrescentado pela EC n. 42/2003). III CONCLUSO O contedo do prembulo no tem relevncia jurdica, no cria direitos ou obrigaes, no h qualquer espcie de cogncia, contudo serve como diretriz interpretativa das normas constitucionais, em face dos objetivos e finalidades dessa nova Carta Magna. Faz-se observar que as palavras introdutrias da CF/88 possuem um valor simblico que reflete a crena do povo brasileiro, dessa forma transcende a pura anlise tcnica da questo. Quanto ao ADCT pode-se afirmar que suas disposies desempenham efeito integrativo, buscando conciliar os efeitos da ordem constitucional antiga com a manifestao da nova e originria Assemblia Nacional Constituinte. Nessa mesma linha, o prprio STF j reconheceu que no possvel conviver com duas Constituies num mesmo pas, pois cada uma exterioriza uma idia prpria de Direito e um tipo de concepo poltico-ideolgica de mundo (exceo, art. 34, caput, do ADCT da CF/88, conferiu vigncia parcial e eficcia temporal de dispositivos da Constituio de 1967).

Prof. Audlio Ferreira Sobrinho

Por ltimo, vale cientificar que se de um lado o Prembulo no tem fora normativa, conforme jurisprudncia do STF, por outro ngulo o ADCT tem natureza de norma constitucional, portanto possui obrigatoriedade.

Questes Aplicadas no Exame de Ordem (OAB/RJ ) e outros Concursos

Prof. Audlio Ferreira Sobrinho

Referncias Bibliogrficas
BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de Direito Constitucional. 21 ed. So Paulo: Saraiva 2000. BULOS, Uadi Lammgo. Curso de Direito Constitucional. So Paulo: Saraiva 2007. ______. Direito Constitucional ao Alcance de Todos. So Paulo: Saraiva 2009. FERREIRA FILHO, Manoel Gonalves. Curso de Direito Constitucional. 33 ed. So Paulo: Saraiva, 2007. FERREIRA, Pinto. Curso de Direito Constitucional. 10 ed. So Paulo: Saraiva, 1999. FERREIRA SOBRINHO, Audlio. A Reserva Particular do Patrimnio Natural como instrumento de efetivao ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. 202 f. Dissertao (Mestrado em Direito) Universidade Estcio de S, Rio de Janeiro, 2006. Disponvel em: http://prof-audalio.com/ ou http://prof-audalio.com/artigos/dissertacao-de-mestrado.pdf LEAL, Mnia Clarissa Hennig; GORCZEVSKI, C.; JNIOR E. B. S. Introduo ao estudo da cincia poltica, teoria do estado e da Constituio. Porto Alegre: Verbo Jurdico, 2007. LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. 13 ed. So Paulo: Saraiva, 2009. MENDES, Gilmar Ferreira; COELHO, Inocncio Mrtires; BRANCO, Paulo G. Gonet. Curso de Direito Constitucional. 2 ed. So Paulo: Saraiva, 2008. MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 23 ed. So Paulo: Atlas, 2008. MORAES, Guilherme Pea de. Curso de Direito Constitucional. Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2008. MOTTA, Sylvio. Direito Constitucional: teoria, jurisprudncia e questes. 20. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. SILVA, Jos Afonso da. Curso. Curso de Direito Constitucional Positivo. 28. ed. So Paulo: Malheiros, 2006. TAVARES, Andr Ramos. Curso de Direito Constitucional. 5 ed. So Paulo: Saraiva, 2007. Obs.: Na elaborao deste Plano de Aula, fiz uso de todas as Referncias Bibliogrficas acima descritas, principalmente os livros dos Professores Pedro Lenza e Uadi Lammgo Bullos. Vale destacar que tambm utilizei de minhas anotaes realizadas em salas de aula durante Cursos ministrados pelos eminentes Professores: Cludio Brando, Daniel Sarmento, Guilherme Pea de Moraes, Humberto Pea de Moraes e Rogrio Gesta Leal.

S-ar putea să vă placă și