Sunteți pe pagina 1din 17

UNIP INTERATIVA Projeto Interativo Multidisciplinar I Curso Superior Tecnolgico em og!

stica

PIM I RE AT"RI# Empresa$ Menil Auto Pe%as

Ra&ael 'enri(ue de #liveira Sou)a * RA$ +,-./.0

1-+,

RESUM#

Nos fundamentos da administrao relatado um pequeno contexto histrico da organizao, sua natureza, ramo de atuao e porte. Neste trabalho tambm est relatado a relao de filiais e com os seus fornecedores. !s tipos de ser"ios oferecidos pela #enil e um pequeno organograma da empresa so citados neste pro$eto. Nas tcnicas de inform tica descrito o uso de " rias ferramentas como o sistema %&' (%nterprise &esource 'lanning), e a utilizao do pacote !ffice. *mbas so essenciais na rotina da empresa. +ambm falado como a empresa lida sobre seus recursos materiais e patrimoniais. 'or fim, citada a maneira que a companhia cuida do seu estoque, consequentemente o processo de compras, produo e transporte.

A2STRACT

-n the elements of business management it is reported a small historical context of the compan., its nature, acting field and size. -t is also presented in this paper the relations bet/een the subsidiaries and its suppliers. *ll the 0inds of ser"ices offered b. #enil and a small organogram of this compan. are both sho/n in this pro$ect. -n the informatics techniques it is described the usage of se"eral tools, such as the %&' (Enterprise Resource Planning) s.stem, and the use of !ffice suite. 1oth are essential in the compan.2s routine. -t is also a sho/n ho/ the compan. deals /ith its o/n material and patrimonial resources. 3inall., it is cited the /a. the compan. deals /ith its stoc0, including the process of purchase, production and transportation.

SUM3RI#

INTR#4U56#......................................................................................................................4 + 7UN4AMENT#S 4A A4MINISTRA56#.....................................................................5 +8+ 4ados e &atos relevantes e a origem da organi)a%9o..........................................5 +81 Nature)a e ramo da atua%9o................................................................................6 +8, In&orma%:es so;re o Porte da Empresa..............................................................7 +8/ Principais &ornecedores........................................................................................8 +80 Rela%9o de &iliais...................................................................................................9: +8< 7uncion=rios> organograma da empresa............................................................99 1 T?CNICAS 4E IN7#RM3TICA ....................................................................................92 18+ 7erramentas utili)adas.........................................................................................92 , RECURS#S MATERIAIS E PATRIM#NIAIS .............................................................93 ,8+ Procedimentos com Recursos @umanos..............................................................93 ,81 Planejamento de controle de esto(ue..................................................................9, C#NC US6#........................................................................................................................94 RE7ERANCIAS 2I2 I#BR37ICAS.................................................................................95

INTR#4U56#

%ste trabalho "isa relatar de uma maneira bre"e os fundamentos da administrao, as tcnicas de inform tica e os recursos materiais e patrimoniais utilizados pela #enil *uto 'eas. Nos fundamentos de sua administrao falaremos um pouco sobre contexto histrico da organizao, sua natureza, ramo de atuao e porte. ;iscutiremos tambm a relao de filiais espalhadas pela regio de &ibeiro 'reto e as suas cidades de atuao. #ostramos os tipos de ser"ios oferecidos, alm da elaborao de um organograma da empresa. Nas tcnicas de inform tica feito o uso de " rias ferramentas como um ser"idor de banco de dados, alm do sistema %&', que o corao da empresa. % a utilizao do pacote !ffice. Na parte de recursos materiais e patrimoniais, falado um pouco sobre como a empresa lida em relao aos mesmos. +ambm citada a maneira que a companhia cuida do seu estoque, consequentemente o processo de compras, produo e transporte.

6 + 7UN4AMENT#S 4A A4MINISTRA56# +8+ 4ados e &atos relevantes e a origem da organi)a%9o %m 9874, ano de transio pol<tica e instabilidade econ=mica, a #enil inicia suas ati"idades com uma pequena lo$a no bairro >ampos %l<seos em &ibeiro 'reto. No in<cio, mais "oltada para o "are$o de autopeas, a #enil foi apontada por di"ersas "ezes em pesquisas especializadas, entre as #aiores e #elhores do 1rasil no segmento, confirmando uma liderana $ consolidada nos mais de 97: munic<pios atendidos diariamente. >om mudanas em um mercado altamente competiti"o e dando crdito ?s di"ersas oportunidades que foram surgindo, a #enil se firmou como um importante ;istribuidor &egional, com atuao estratgica em mais de 4.::: clientes de " rios segmentos como auto@center, oficinas mecAnicas, frotistas, autopeas, usinas, entre outros. *o longo do tempo, a #enil ;istribuidora conquistou a confiana do mercado e sistematicamente "em ampliando seu cadastro de clientes ati"os o que a tornou uma empresa referBncia para di"ersas indCstrias. * #enil cresceu atra"s de slidas parcerias com fornecedores e clientes, uma conquista ad"inda da transparBncia, respeito e tica nos negcios.D.

7 +81 Nature)a e ramo da atua%9o * #enil desde o in<cio de suas ati"idades procurou fornecedores com o mesmo ob$eti"o de crescimento e excelBncia no atendimento ao mercado de autopeas. Eo$e a mesma conta com mais de 7: parceiros que nos proporcionam produtos de qualidade e reconhecimento nacional e internacional, garantindo que a #enil supere todas as necessidades de seus clientes.

8 +8, In&orma%:es so;re o Porte da Empresa * #enil uma empresa de mdio porte, pois a sua atuao mais efeti"a no estado de Fo 'aulo, com sua lo$a matriz e centro de distribuio sediada em &ibeiro 'reto@F', com um alcance de atendimento em 2:: cidades distribu<das no estado de Fo 'aulo e +riAngulo #ineiro. %sta empresa conta com cinco filiais distintas, situadas nas cidades de Gberaba@#H, 3ranca@F', *raraquara@F', 1atatais@F' e Fertozinho@F'. ! lucro anual chega a cinco milhIes de reais. %mprega mais de 94: funcion rios, seis pontos de distribuio e tem em mdia ,.::: clientes ati"os. 'ossui um >entro de ;istribuio com mais de 2.:::m2 de rea de estocagem, a #enil conta atualmente com estoque de mais de 25.::: itens para atendimento r pido e eficiente. Fistema 9::J informatizado, todos os produtos com cdigo de barras, coletores de dados e leitores para maior agilidade na entrada e separao de mercadorias, permitindo maior facilidade, rapidez e segurana na armazenagem, separao, localizao e emisso de pedidos.

9: +8/ Principais &ornecedores GnibombasK 1ombas dL gua "eicularesM Fchade0K 1ombas de leo automoti"asM Na0ataK *mortecedores, suspenso e direo, freios, transmisso e motorM 'erfectK &amo de peas automoti"as, reposioM FpicerK Nuntas homocinticasM Eipper 3reiosK 3reios automoti"osM +&OK P l"ulas, freios, direo e suspensoM 3ras@leK 'astilhas para freio a discoM HatesK +ensionadores, mangueirasM PaleoK 3arois, radiadores, ar@condicionadoM #+%@+homsonK -n$eo eletr=nica, " l"ulas termost ticasM NHQK Pelas de ignio, terminais supressi"osM >ontroilK 3reios automoti"osM FampelK 'eas para motor em geralM FpaalK P l"ulas, retentores, carter para motorM ;elphiK &adiadores, baterias, compressoresM PiemarK Fuspenso e amortecedor automoti"o.

99 +80 Rela%9o de &iliais * #enil conta com sua lo$a matriz e centro de distribuio sediados em &ibeiro 'reto@F', com um alcance de atendimento em 2:: cidades distribu<das no estado de Fo 'aulo e +riAngulo #ineiro. %sta empresa conta com cinco filiais distintas, situadas nas cidades de Gberaba@#H, 3ranca@F', *raraquara@F', 1atatais@F' e Fertozinho@F'. Nas filiais, a distribuio f<sica dos produtos feita atra"s de "endas diretas no balco e entregas imediatas atra"s de motobo.s para a cidade sede como para cidades circun"izinhas em um curto espao de quilometragem, como por exemplo, 3ranca e &estinga no estado de Fo 'aulo. Ruando a capacidade de entrega excede a capacidade dos motobo.s, utilizado tambm fiorinos para tal.

92

+8< #rganograma da empresa *baixo, o organograma da empresa, dando um maior detalhamento na parte de estoque.

93

1 T?CNICAS 4E IN7#RM3TICA 18+ 7erramentas utili)adas +oda a operao da empresa informatizada. 'odemos descre"er da seguinte formaK * gerao de pedidos de compra toda baseada em sistema de gesto informatizado (%&'), o qual interage com os sistemas dos fornecedores em sua grande maioria. &ar<ssimos so os casos em que os pedidos de compra so en"iados por ferramentas como e@mail, fax, "erbal, etc. ! sistema de recebimento de mercadorias no >entro de ;istribuio todo baseado tambm no %&', o que d uma confiana maior nos processos de recebimento e conferBncia. ! gerenciamento do estoque e suas interfaces todo feito com o controle de cdigo de barras. * separao dos pedidos de "enda so feitos atra"s de relatrios de separao, o qual so disponibilizados pelo sistema informatizado. ! processo de separao manual, ou se$a, coleta de produtos de endereo por endereo. *ps a separao destes produtos os mesmos so destinados ao processo de conferBncia por leitura ptica, que aps a constatao do processo estar correto (separao certa), automaticamente gerado a ;*N3% (Nota 3iscal %letr=nica), que estar dispon<"el para a expedio $untamente com as peas separadas para embarque.

9,

, RECURS#S MATERIAIS E PATRIM#NIAIS ,8+ Procedimentos com Recursos @umanos Na #enil, os funcion rios, recebem uma cartilha do regulamento interno, para que as regras se$am cumpridas de"idamente, no caso seus direitos e de"eres. ;ireitosK Pale@transporte, assistBncia mdica. * empresa acredita que os padrIes de conduta e comportamento so extremamente importantes para manter o padro de atendimento aos clientes, assim como a harmonia na con"i"Bncia entre os colaboradores e parceiros, lembrando sempre que o colaborador aquele que representa a empresa. ;e"eresK Gso do crach , cumprimento da $ornada de trabalho (,, horas semanais), uso consciente dos recursos materiais como ferramentas, equipamentos de inform tica, m quinas, "e<culos, e"itando sempre o desperd<cio. #anter sigilo sobre os assuntos de trabalho, documentos, tudo o que for tratado dentro da empresa. &espeitar os hor rios de entradaS sa<da, sempre buscando a pontualidade. T proibido o uso de equipamentos da empresa para uso particular e o uso de telefones pessoais em hor rio de trabalho. !bter pri"ilgios por conta do cargo ocupado, tais como aceitar recompensas em dinheiro, ob$etos em troca de fa"ores. >ontudo, se todas essas regras forem respeitadas de"idamente, o colaborador com certeza obter sucesso dentro da companhia, alcanando os seus ob$eti"os.

94

,81 Planejamento de controle de esto(ue * reposio do estoque feita da seguinte maneiraK ! gerente do estoque acessa o estoque das filiais pelo sistema, faz o fechamento mensal do estoque, somente no comeo do mBs, gera o pedido e faz a exportao para a matriz, transformando em oramento e gerar os pedidos. ! fechamento do estoque determina um pedido m<nimo de acordo com as "endas. !s pedidos sero distribu<dos aos auxiliares para que se$a feita a separao, usando uma esteira paralela a de &ibeiro 'reto e regio. ! respons "el pela filial de"er fazer a conferBncia da mercadoria, passando as peas uma a uma no leitor de acordo com o pedido, conferindo cdigo e quantidade. ! auxiliar que esti"er passando as peas de"er ter $unto a ele um embalador durante todo o dia. *s remessas semanais para as filiais sempre sero embaladas em caixas de papelo, etiquetadas e pesadas, para no exceder o peso do caminho que de 2.4::0g, alocando os pedidos $ prontos em gaiolas e aguardando o en"io para as filiais. ! carregamento de"er ser feito com cautela e super"iso do respons "el, para que no ha$a produtos danificados ao chegar nos seus destinos (no caso, as filiais). !s pedidos extras de"ero ser embalados em sacos pl sticos ou caixa de papelo se preciso for, sendo transportados pelos motoristas da empresa. ! auxiliar respons "el de"er preencher a minuta U#enilV, descre"endo todas as informaIes necess rias ("olumes, peso, quantidades de notas fiscais, data e hora de en"io). ! respons "el pela reposio do estoque das filiais de"er acompanhar a entrada de mercadorias de cada filial no prazo de at trBs dias. !bser"aoK * entrega das mercadorias de reposio para as filiais feita semanalmente, conforme cronograma.

95

C#NC US6#
'odemos concluir neste trabalho a importAncia da administrao, inform tica e recursos materiais e patrimoniais em uma empresa, pois estes so os mecanismos b sicos para a sobre"i"Bncia da mesma, que s obter sucesso se todos estes atuarem em con$unto. *tra"s dessas disciplinas pode ser feita uma estratgia, a fim de implementar ou adotar no"as tcnicas dentro da companhia. >om a aplicao dessas, poss<"el que o gestor possa tenha uma melhor "iso da empresa, procurando falhas e buscando sempre melhorar, diagnosticando as necessidades da estrutura organizacional em termos se$am eles de qualificaIes pessoais, sistemas e estilo administrati"o. >om isso o gestor ter condiIes de alcanar seus ob$eti"os com perfeio.

96

RE7ERANCIAS 2I2 I#BR37ICAS

#%N-W *uto 'eas. ;ispon<"el emK XhttpKSS///.menil.com.brYY. *cesso emK :7 abr. 2:93. GN-1!#1*F. ;ispon<"el emK XhttpKSS///.unibombas.com.brY. *cesso emK :7 abr. 2:93. F>E*;%Q. ;ispon<"el emK XhttpKSS///.schade0.com.brY. *cesso emK :7 abr. 2:93. N*Q*+*. ;ispon<"el emK XhttpKSS///.na0ata.com.brY. *cesso emK :7 abr. 2:93. '%&3%>+. ;ispon<"el emK XhttpKSS///.perfect.ind.brY. *cesso emK :7 abr. 2:93. F'->%&. ;ispon<"el emK XhttpKSS///.spicer.com.brY. *cesso emK :7 abr. 2:93. E-''%& 3reios. ;ispon<"el emK XhttpKSS///.hipperfreios.com.brY. *cesso emK :7 abr. 2:93. +&O. ;ispon<"el emK XhttpKSS///.tr/.com.brY. *cesso emK :7 abr. 2:93. 3&*F@We. ;ispon<"el emK XhttpKSS///.fras@le.com.brY. *cesso emK :7 abr. 2:93. H*+%F 1rasil. ;ispon<"el emK XhttpKSS///.gatesbrasil.com.brY. *cesso emK :7 abr. 2:93. P*W%!. ;ispon<"el emK XhttpKSS///."aleo.com.brY. *cesso emK :7 abr. 2:93. #+%@+homson. ;ispon<"el emK XhttpKSS///.mte@thomson.com.brY. *cesso emK :7 abr. 2:93. NHQ@N+Q. ;ispon<"el emK XhttpKSS///.ng0nt0.com.brY. *cesso emK :7 abr. 2:93. >!N+&!-W. ;ispon<"el emK XhttpKSS///.controil.com.brY. *cesso emK :7 abr. 2:93. F*#'%W. ;ispon<"el emK X httpKSS///.sampel.com.brY. *cesso emK :7 abr. 2:93. F'**W. ;ispon<"el emK XhttpKSS///.spaal.com.brY. *cesso emK :7 abr. 2:93. ;%W'E- 1rasil. ;ispon<"el emK XhttpKSSam@br.delphi.comY. *cesso emK :7 abr. 2:93. Piemar. ;ispon<"el emK XhttpKSS///."iemar.com.brY. *cesso emK :7 abr. 2:93.

S-ar putea să vă placă și