Sunteți pe pagina 1din 30

EAD - Contmatic

eSocial
Sistema de Escriturao Fiscal Digital das Obrigaes Fiscais, Previdencirias e Trabalhistas. Ato Declaratrio Executivo SUFIS n 5/13 (D.O.U de 18/07/2013).
Manual de Orientao do eSocial verso 1.0 disponvel no endereo eletrnico ww.esocial.gov.br

O que o eSocial ?
O eSocial uma obrigao legal definida pelo Governo Federal que unificar, em meio eletrnico, o envio de informaes trabalhistas, previdencirias, tributrias e fiscais. O eSocial ir registrar a vida laboral de todos os contribuintes, inclusive o domstico. A princpio ser exigido apenas os funcionrios ativos em 2014.

O eSocial no permitir a entrega em branco, porm ser disponibilizada uma opo para as empresas sem movimento para suprir a SEFIP sem movimento e RAIS negativa. Todos os empregadores precisaro se adequar a nova obrigao.

Qual resultado esperado pelo projeto eSocial ?

Reduo do custo de conformidade para os empregadores; Melhoria na fiscalizao das obrigaes trabalhistas e previdncias; Aumento na formalizao do emprego e incluso previdenciria; Maior facilidade de acesso do trabalhador aos benefcios previdencirios e direitos trabalhistas; Reduo de fraudes na concesso de benefcios e do seguro desemprego; Aumento na renda do trabalhador; Contribuio para reduo da carga tributria.

Quais rgos do governo esto integrados ao eSocial ?

Os rgos da administrao publica federal em relao as informaes previdencirias e trabalhistas. Estes rgos so:
Secretaria da Receita Federal do Brasil RFB; Ministrio da Previdncia Social; Ministrio do Trabalho e Emprego MET; Instituto Nacional do Seguro Social INSS; Caixa Econmica Federal CEF; Tribunal Superior do Trabalho TST.

Quais as obrigaes acessrias esto prevista para ser substitudas

Livro de registro de Empregado; Folha de Pagamento; SEFIP / GFIP;

CAGED; RAIS; DIRF; Comunicao de Acidente de Trabalho CAT; Perfil Profissiogrfico Previdencirio PPP; Arquivos eletrnicos entregues fiscalizao (ex: MANAD).

Cenrio Atual e Proposto pelo projeto eSocial Atual


Hoje qualquer empregador, independente de se porte ou atividade, obrigado a preencher e transmitir diversas declaraes que possuem as mesmas informaes.

Cenrio Atual e Proposto pelo projeto eSocial Proposto


A proposta que o empregador transmitir os eventos no eSocial com seu cdigo de acesso ou certificado digital atravs da internet e tais informaes alimentaro as bases dos diversos sistemas governamentais que executam as politicas trabalhistas, previdenciria e tributrias decorrentes dos vnculos de emprego.

Quais informaes alimentaro a base de dados do eSocial

Eventos Iniciais: Empregador; Rubricas (Correlao dos eventos da Folha de Pagamento para RFB); Lotao (CAEPF, CNO e CNPJ);
CAEPF Estabelecimento Rural PF, Escritrio PF, Consultrio PF, Fazenda PF, etc. CNO - Obra prpria PF, Obra prpria PJ e Obra de construo civil (empreitada parcial ou subempreitada); CNPJ - Setor, Departamento (Matriz ou Filial), Cesso de mo de obra, inclusive cooperativa de trabalho (PJ), Trabalho temporrio, Operador porturio, Avulso no porturio por intermdio do Sindicato;

CAEPF Cadastro de Atividades da Pessoa Fsica, ser um nmero sequencial, acoplado ao


nmero do CPF. A pessoa fsica dever providenciar registro no CAEPF, obedecendo a normas previstas em ato normativo prprio a ser publicado oportunamente.

CNO Cadastro Nacional de Obras, que ser sempre acoplado a um CNPJ ou CPF. As matrculas CEI
existentes na data de implantao do eSocial relativas a obras, comporo o cadastro inicial do CNO.

Quais informaes alimentaro a base de dados do eSocial

Cargo; Funes;
Sua utilizao no obrigatria.

Horrio / Turno de Trabalho; Estabelecimento;


Detalhamento de informaes de FPAS/Terceiros para filiais, alm de informaes relativas ao CNAE preponderante e RAT das obrigas de construo civil.

Processos (Administrativos e Judiciais do empregador); Operador Porturio;


Utilizado pelo OGMO para apurao da contribuio incidente sobre a remunerao de trabalhadores avulsos para o financiamento dos benefcios decorrentes do grau de incapacidade laborativa decorrente dos riscos ambientais do trabalho.
OGMO - rgo Gestor de Mo de Obra, so entidades sem fins lucrativos que atuam na regulamentao dos trabalhadores avulsos do setor porturio. A elas atribui-se carter administrativo, fiscalizador e profissionalizante.

Quais informaes alimentaro a base de dados do eSocial

Trabalhador com e sem vnculo empregatcio, como:


Autnomos; Cooperados; Estagirios. Funcionrios; Porturio; Scios com FGTS; Scios sem FGTS.

Os Eventos Iniciais servindo de subsdio para compor o RET - Registro de Eventos Trabalhistas.

RET Registro de Eventos Trabalhistas


Todos os arquivos de eventos, ao serem transmitidos, passaro por validao e somente sero aceitos se estiverem consistentes com o RET. 1 Exemplo: Um evento de desligamento somente ser aceito se o empregado j estiver consistente com o RET, atravs do evento de admisso enviado anteriormente.

2 Exemplo: Um evento de afastamento temporrio somente ser aceito se o empregado j no estiver afastado no RET.
O RET tambm ser utilizado para validao da folha de pagamento, que s ser aceita se todos os trabalhadores constantes no RET como ativos constarem na mesma e, por outro lado, todos os trabalhadores constantes da folha de pagamento constarem no RET. Alm dos empregados, outras categorias de trabalhadores tambm sero objeto de informaes que alimentaro o RET, como os trabalhadores avulsos, os dirigentes sindicais e algumas categorias de contribuintes individuais, como diretores no empregados e cooperados.

Quais informaes alimentaro a base de dados do eSocial

Eventos trabalhistas:
Admisses; Deve ocorrer antes do inicio da atividade do trabalhador. Comunicaes de acidente de trabalho (CAT); At o primeiro dia til seguinte ao da ocorrncia conforme Decreto 2.173/97 art. 109. Aviso de frias; Comunicada por escrito, ao empregado, com antecedncia de, no mnimo 30 dias conforme art. 135 CLT.

Quais informaes alimentaro a base de dados do eSocial

Atestado de Sade Ocupacional (ASO / PCMSO);


Admissional - dever ser realizada antes que o trabalhador assuma suas atividades; Peridico - de acordo com os intervalos previsto pela NR 7;

Retorno ao Trabalho - obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao trabalho de trabalhador ausente por perodo igual ou superior a 30 (trinta) dias por motivo de doena ou acidente, de natureza ocupacional ou no, ou parto;
Mudana de Funo - obrigatoriamente realizada antes da data da mudana de funo, posto de trabalho ou de setor que implique a exposio de agentes nocivos diferente daquele a que estava exposto antes da mudana; Demissional - obrigatoriamente desde que o ltimo exame mdico ocupacional tenha sido realizado h mais de 135 dias para as empresas de grau de risco 1 e 2 ou 90 dias para as empresas de grau de risco 3 e 4.

PCMSO Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional

Quais informaes alimentaro a base de dados do eSocial

Afastamento Temporrio;
Aborto no criminoso; Acidente de Trabalho; Aposentadoria por invalidez; Crcere (auxilio recluso); Doena; Licena sem vencimento; Mandato eleitoral; Mandato Sindical Maternidade decorrente de Adoo; Maternidade; Outros motivos de afastamento temporrio. Participao de cursos ou programa de qualificao art. 476A da CLT; Paternidade; Servio Militar;

Obedecendo ao prazo previsto em ato normativo prprio a ser publicado em breve.

Quais informaes alimentaro a base de dados do eSocial

Estabilidade;
Acidente de Trabalho - Garantia de estabilidade para o empregado segurado que sofreu acidente de trabalho pelo prazo de 12 (doze) meses aps a cessao do auxlio-doena acidentrio, consubstanciada no art. 118 da Lei 8.213/91; CIPA - Garantia de estabilidade para o empregado eleito para a CIPA, desde o registro de sua candidatura at um ano aps seu mandato, consubstanciada no art. 10, inciso II, alnea "a" do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias - ADCT da Constituio Federal; Dirigente de Cooperativa - Garantia de estabilidade para o empregado eleito diretor de sociedades cooperativas desde o registro da candidatura at um ano aps o trmino de seu mandato, consubstanciada no art. 55 da Lei 5.764/71; Dirigente Sindical - Garantia de estabilidade para o empregado eleito ao cargo de direo ou representao de entidade sindical a partir do momento de sua candidatura at um ano aps o final de seu mandato, consubstanciada no art. 8, inciso VIII da Constituio Federal e art. 543 da CLT; Empregado Reabilitado - Garantia de estabilidade para o empregado reabilitado ou deficiente habilitado at que seja contratado um substituto de condio semelhante, consubstanciada no art. 93, 1 da Lei 8.213/91; Gestante - Garantia de estabilidade empregada gestante desde a confirmao da gravidez at cinco meses aps o parto, consubstanciada no art. 10, inciso II, alnea "b" do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias - ADCT da Constituio Federal; Outras Garantias - Outras garantias previstas em acordos ou conveno coletiva de trabalho como empregados que esto em perodo de pr-aposentadoria, empregados que retornam do auxlio-doena, complemento de estabilidade para a gestante alm da prevista em lei e etc.

Quais informaes alimentaro a base de dados do eSocial

Condies diferenciadas de trabalho;


Condio de insalubre (insalubridade) ou perigosa (periculosidade), servindo de subsdio para compor o PPP.

Aviso prvio;
De acordo com a Constituio Federal, necessrio dar o aviso prvio com antecedncia de 30 dias.

Atividades Desempenhadas;
Servindo de subsdio para compor o PPP.

Comunicado de Fato Relevante;


Comunicar fatos relevantes a vida laboral do trabalhador, durante o vinculo trabalhista como por exemplo: advertncia, suspenso ou PR (Pedido de Reconsiderao do beneficio previdencirio). PR - Pedido de Reconsiderao um direito do beneficirio quando: O resultado da ltima Pericia realizada pelo INSS tiver sido contrrio, e o beneficirio no concordar com o indeferimento; Tiver perdido o prazo do Pedido de Prorrogao

Quais informaes alimentaro a base de dados do eSocial

Desligamento;
Obedecendo ao prazo previsto em ato normativo prprio a ser publicado em breve.

Reintegrao;
A reintegrao do empregado pode ocorrer pelo prprio empregador ao observar que a demisso do empregado foi indevida ou, por determinao judicial.
Os arquivos relativos a eventos trabalhistas devero ser gerados e transmitidos na medida em que ocorrerem, obedecendo a normas previstas em ato normativo prprio a ser publicado oportunamente. Assim, ao se admitir um empregado, o arquivo com a respectiva informao dever ser transmitido antes que o empregado inicie suas atividades profissionais. Para cada evento trabalhista deve ser gerado um arquivo nico

Quais informaes alimentaro a base de dados do eSocial

Eventos Mensais - Folha de Pagamento:


Abertura
Tipo de folha de pagamento: Mensal ou 13 Salario; Informaes sobre a contribuio patronal (integral ou parcial); Empresa enquadrada na desonerao (Lei 12.546/2011); Empresa TI, TIC e Call Center (Lei 11.774/2008); Empresa do Simples Concomitantes (tributao previdenciria substituda e no substituda);

Remunerao;
Remunerao de cada trabalhador no ms de referncia, tanto para empregado, quanto para contribuintes individuais, avulsos, etc.

Quais informaes alimentaro a base de dados do eSocial

Outras Informaes - Servios Tomados (Cesso de Mo de Obra); Detalhamento das Notas Fiscais de servios prestados por terceiros mediante cesso de mo de obra ou empreitada; Notas Fiscais de servios prestados por segurados em condies especiais, cuja atividade permita concesso de aposentadoria especial aps 15, 20 ou 25 anos de contribuio; Valor da reteno que deixou de ser efetuada pelo contratante ou que foi depositada em juzo em decorrncia da deciso/sentena judicial; Identificao do CNO Cadastro Nacional de Obras em casos de servios subempreitados. Outras Informaes - Servios prestados (Cesso de Mo de Obra); Detalhamento das Notas Fiscais de emitidas pelo contribuinte; Indicativo de prestao de servios em Obra de Construo civil como: empreitada total, parcial ou subempreitada; Notas Fiscais de servios prestados por segurados em condies especiais, cuja atividade permita concesso de aposentadoria especial aps 15, 20 ou 25 anos de contribuio; Valor da reteno que deixou de ser efetuada pelo contratante ou que foi depositada em juzo em decorrncia da deciso/sentena judicial; Reteno da Nota Fiscal em relao aos servios que foram subempreitados.

Quais informaes alimentaro a base de dados do eSocial

Outras Informaes - Servios Tomados de Cooperativa de Trabalho;


Detalhamento das Notas Fiscais emitidas por Cooperativas de Trabalho; Indicativo de prestao de servios em Obra de Construo civil como: empreitada total, parcial ou subempreitada; Notas Fiscais de servios prestados por cooperados em condies especiais, cuja atividade permita concesso de aposentadoria especial aps 15, 20 ou 25 anos de contribuio;

Outras Informaes - Servios Prestados pela Cooperativa de Trabalho;


Detalhamento das Notas Fiscais de servios prestados pela Cooperativas de Trabalho; Indicativo de prestao de servios em Obra de Construo civil como: empreitada total, parcial ou subempreitada; Notas Fiscais de servios prestados por cooperados em condies especiais, cuja atividade permita concesso de aposentadoria especial aps 15, 20 ou 25 anos de contribuio;

Quais informaes alimentaro a base de dados do eSocial

Aquisio de Produo;

PJ em geral, quando efetuar aquisio de produtos rurais de PF; PF (intermedirio) que adquire produo de produtor rural PF ou segurado especial para vendo no varejo a consumidor final PF; Entidade inscrita no PAA, quando a mesma efetuar a aquisio de produtos rurais no mbito do PAA, de produtor rural PF ou PJ.

PAA - Programa de Aquisio de Alimentos

Comercializao da Produo;
Produtor rural PF e segurado especial; Informaes do estabelecimento que comercializou a produo; Valor total da comercializao por tipo;

Quais informaes alimentaro a base de dados do eSocial

Recursos Recebidos ou Repassados - Clubes de Futebol


Detalhamento dos recursos recebidos para associao desportiva, que mantm clube de futebol profissional.
Licenciamento de marcas e smbolos; Patrocnio; Propaganda; Publicidade; Transmisso de espetculos.

Bases, Retenes, Dedues e Contribuies;


Este evento totaliza a base de calculo relativa a remunerao dos empresados, avulsos e contribuintes individuais, alm da totalizao das retenes, apurao das contribuies e dedues. O incio da transmisso dever ser feito com o arquivo de Abertura e sua finalizao com o arquivo de Encerramento, podendo variar o numero de acordo com o contedo transmitido.

Qual a periodicidade estimada para o envio dos eventos ?

A periodicidade obedecer aos prazos determinados na legislao atual referente a cada evento trabalhista.
Eventos Iniciais - sero tempestivos, ou seja, sempre que houver. Eventos Trabalhistas - sero tempestivos, ou seja, sempre que houver. Eventos Mensais Folha de Pagamento - envio at o dia 7 do ms subsequente, seguindo o mesmo critrio utilizado hoje pela SEFIP/GFIP.

Como ser a entrega dos arquivos?


Para os empregadores de Lucro Real, Presumido e Optante do Simples com mais de 10 contribuintes, est em desenvolvimento um mdulo completo do eSocial. Nesse mdulo, as empresas devero transmitir suas informaes atravs de arquivos XML. Haver integrao direta entre o sistema informatizado do empregador e o ambiente nacional do eSocial para transmisso dos arquivos, sem necessidade de preenchimento de telas na internet. Para utilizao dessa opo, as empresas devero possuir servios web de conexo webservice. Por isso, o certificado digital necessrio para garantir a segurana de comunicao do empregador com o Governo e os tipos de certificados so: e-CPF e e-CNPJ No haver a opo para validar um nico arquivo em formato texto da folha de pagamento. Os leiautes de arquivos esto sendo disponibilizados em verso inicial e sua divulgao tem carter informativo. Ser disponibilizado, em breve, ato normativo dos rgos competentes que conter as regras de obrigatoriedade para transmisso.

Lembrando que alguns empregadores faro via web como empregador Domstico, MEI, Pequeno
Produtor Rural, Simples Nacional at 10 contribuintes e Profissional Liberal.

Recepo dos Eventos - eSocial

Cronograma estimado para implantao do eSocial


Empregador Domstico

120 dias aps a publicao da regulamentao da EC 72/2013. Disponvel apenas pelo cdigo de acesso atravs do site oficial do eSocial.

Empresas do Lucro Real

At 30 de abril de 2014 ser enviado o cadastramento inicial (Carga Inicial); At 30 de maio de 2014 ser enviada a Folha de pagamento e apurao dos tributos; A partir da competncia Julho de 2014 ser efetivada a substituio da GFIP.

Empregador MEI e Pequeno Produtor Rural Empresas do Lucro Presumido e Simples Nacional

At o final do 1 semestre de 2014 com recolhimento unificado.

At 30 de Setembro de 2014 ser enviado o cadastramento inicial (Carga Inicial); At 30 de Outubro de 2014 ser enviada a Folha de pagamento e apurao dos tributos; A partir da competncia Novembro de 2014 ser efetivada a substituio da GFIP.

Empresas Imunes e Isentas

A partir de Janeiro de 2015. A Substituio da DIRF, RAIS, CAGED e outras obrigaes acessrias esto prevista a partir de Janeiro de 2015. O mdulo de reclamatria trabalhista est previsto para Janeiro de 2015.

Suporte gerao do eSocial

Setembro de 2013 ser disponibilizado o aplicativo para qualificao do cadastro dos trabalhadores, atravs da consulta CPF, PIS/NIT e Data de Nascimento na base do sistema CNIS (Cadastro Nacional Informaes Sociais); Outubro de 2013 ser disponibilizado o manual de especificao tcnica do XML e conexo webservice (URL especifica); Novembro de 2013 ser disponibilizado o ambiente de teste para conexo webservice e recepo dos eventos da carga inicial, ou seja, uma pr-produo para teste sem caracterizar nenhuma multa;

Matriz e Filiais
O eSocial ser centralizado na Matriz e no mais haver possibilidade de gerar a guia de recolhimento separada entre matriz e filiais ou at mesmo por obras.

Muito obrigada a todos!

Iremos iniciar agora as perguntas...


Dbora Carvalho debora@contmatic.com.br

S-ar putea să vă placă și