Sunteți pe pagina 1din 3

Teoria Cognitiva - InfoEscola

http://www.infoescola.com/educacao/teoria-cognitiva/

no Terra

na Web

Principal Notcias Enem Cursos Online Contato Exerccios Anuncie no InfoEscola

Prepare-se para a OAB. Cursos: intensivo extensivo.


LFG.com.

InfoEscola Educao

Entenda Tudo de Beleza

Teoria Cognitiva
Assine a newsletter do InfoEscola!

Compre os cursos de beleza CPT e dinheiro. Compre j, acesse


www.cpt.com. ebeleza

Curtir

135

Enviar

Recomende isto no Google

Por Thais Pacievitch A Teoria Cognitiva foi desenvolvida pelo suo Jean Piaget (1896 1980). Os princpios que foram base para o trabalho de Piaget so conhecidos como o conceito da adaptao biolgica, portanto no foram idias originais. Piaget tomou esse conceito pr existente e o aplicou sabiamente ao desenvolvimento da inteligncia dos indivduos medida que amadurecem, da infncia at a vida adulta, baseado em sua prpria concluso de que a atividade intelectual no pode ser separada do funcionamento total do organismo. A teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo classifica o desenvolvimento em quatro etapas, e comprova que os seres humanos passam por uma srie de mudanas previsveis e ordenadas. Ou seja, geralmente todos os indivduos vivenciam todos os estgios na mesma seqncia, porm o inicio e o termino de cada estgio sofre variaes dadas s diferenas individuais de natureza biolgica ou do meio ambiente em que o individuo esta inserido. Importante salientar a definio de aprendizagem na concepo de Piaget. Ele separa o processo cognitivo inteligente em duas palavras: aprendizagem e desenvolvimento. A aprendizagem faz referncia a uma resposta particular, aprendida em funo da experincia, obtida de forma ordenada (sistematizada) ou no. J o desenvolvimento seria uma aprendizagem de fato. Responsvel, portanto pela formao do conhecimento. Para Piaget, a aprendizagem se d atravs dos processos de assimilao, acomodao e os esquemas. O desenvolvimento passa pelos seguintes estgios de desenvolvimento de acordo com Piaget: - Sensorial-motor (0 2 anos) Ao nascer, o bebe tem padres inatos de comportamento, como agarrar, sugar e atividades grosseiras do organismo, segundo Piaget. As modificaes e o desenvolvimento do comportamento ocorrem como resultado da interao desses padres inatos (semelhantes a reflexos) com o meio ambiente. O beb ento comea a construir esquemas para assimilar o ambiente. Nesse estgio, seu conhecimento privado e no tocado pela experincia de outras pessoas (o mundo ele). Pr-operaes (2 7 anos) O perodo pr operatrio abrange a idade de 2 a 7 anos e dividido em dois perodos: o da Inteligncia Simblica (dos 2 aos 4 anos) e o perodo Intuitivo (dos 4 aos 7 anos) Operaes concretas (7 11 anos) O individuo consolida as conservaes de nmero, substancia, volume e peso. Desenvolve tambm noes de tempo, espao, velocidade, ordem, casualidade. Organiza ento o mundo de maneira lgica e operatria. capaz de estabelecer compromissos, compreende as regras podendo ser fiel a elas. Operaes formais (11 15 anos) No perodo formal as estruturas cognitivas da criana alcanam seu nvel mais elevado de desenvolvimento, e tornam-se aptas a aplicar o raciocnio lgico a todas as classes de problemas. Enfim, a abertura para todos os possveis. A contribuio de Jean Piaget inegvel, at para aqueles que consideram a Teoria Cognitiva insuficiente para explicar como o desenvolvimento e a aprendizagem acontecem.

1 de 3

10/10/2013 17:56

Teoria Cognitiva - InfoEscola

http://www.infoescola.com/educacao/teoria-cognitiva/

Seus programas favoritos


por apenas R$ 49,90 no SKY Fit. No promoo, preo. Assine j!
Assine.Sky.com.br/

InfoEscola
Curtir 967.788 pessoas curtiram InfoEscola.

Gesto Plus Vouclicar.com


Aplicativo que vai transformar a gesto da sua empresa por 24,90/ms
VouClicar.com
Plug-in social do Facebook

Arquivado em: EducaoNotificar Erro | Imprimir | Recomendar Contedo Administrao Artes Astronomia Atualidades Biografias Biologia Cincias Curiosidades Direito Doenas Drogas Economia Educao Espanhol Esportes Filosofia Fsica Geografia Histria Idiomas Informtica Ingls Literatura Matemtica Medicina Mitologia Poltica Portugus Profisses Psicologia Qumica Redao Religio Sexualidade Sociedade Sociologia Notcias Educao Enade Enem 2013 Gabaritos Inscries Matrculas ProUni Vestibular

2 de 3

10/10/2013 17:56

Teoria Cognitiva - InfoEscola

http://www.infoescola.com/educacao/teoria-cognitiva/

Prepare-se para a OAB. Cursos: intensivo ou extensivo.


LFG.com.br/oab

Entenda Tudo de Beleza Compre os cursos de beleza CPT e ganhe dinheiro. Compre j, acesse
www.cpt.com.br/cursos-salaod ebeleza

Anuncie | Poltica de Privacidade | Feed RSS | Twitter | Facebook | XML Sitemap Copyright 2006-2013 - Todos os direitos reservados.

3 de 3

10/10/2013 17:56

S-ar putea să vă placă și