Sunteți pe pagina 1din 2

Instalaes elctricas com lmpadas fluorescentes

Esquemas de ligaes: a) Ligao normal no compensada (sistema indutivo).


- Os arrancadores que se empregam com lmpadas fluorescentes servem para manter o circuito de pr-aquecimento dos elctrodos das lmpadas fechado, na altura em que as suas lminas se encostam e para abrir este circuito, depois de obtido esse pr-aquecimento. A sobretenso momentnea, que se obtm no momento do afastamento das lminas do arrancador serve para o arranque da lmpada. O papel de um bom arrancador o de manter um tempo de pr-aquecimento constante e um arranque e acendimento da lmpada rpido, mesmo com variaes de temperatura ambiente e da tenso da rede. - A funo do balastro em primeiro lugar o de ajustar a corrente de pr -aquecimento dos filamentos da lmpada e em seguida, depois da abertura dos contactos do arrancador, fornecer a tenso instantnea necessria para arranque da lmpada e ajustar finalmente, uma vez a lmpada acesa, a intensidade de corrente do circuito. O balastro deste tipo origina uma corrente desfasada com um factor de potncia (cos ) baixo da ordem de 0,48 a 0,55.

b)Ligao compensada normal.

- O condensador de compensao ligado em paralelo com a alimentao do sector e serve para compensar a corrente indutiva do balastro. O factor de potncia fica corrigido para cerca da unidade (cos = 1). O condensador deve ser previsto para a tenso de servio de 230 V e a sua capacidade depende da potncia da lmpada e naturalmente do balastro.

c) Ligao sobrecompensada (sistema capacitivo).

- Neste caso, um condensador ligado em srie com o balastro. Esta combinao produz uma corrente capacitiva. O condensador dever ter potncia adequada e ser previsto para uma tenso de servio de 400 V.

d) Ligao duo.
- O funcionamento das lmpadas fluorescentes, dada a frequncia da corrente alternada da rede (50 Hz), provoca cansao visual e pode mesmo produzir aquilo a que se chama de efeito estroboscpico, isto , a iluso de que por exemplo um motor est parado quando afinal est a rodar. - Nesta ligao usa-se o sistema indutivo numa das lmpadas e o sistema capacitivo na outra lmpada, numa armadura com duas lmpadas. O factor de potncia obtido no conjunto da ordem da unidade (cos = 1) e consegue-se ainda uma outra vantagem importante que praticamente anular o efeito estroboscpico, visto que, consegue-se que os fluxos luminosos emitidos pelas duas lmpadas estejam desfasados, isto , no passem simultaneamente pelo zero. Consegue-se assim que o fluxo total emitido nunca seja nulo e diminui-se a amplitude entre os valores mximo e mnimo do fluxo luminoso. Desta forma, temos a impresso de que o fluxo no to cintilante. - Esta ligao muito frequente e recomendvel, sempre que possvel.

e) Ligao em srie.

- Neste sistema ligam-se 2 lmpadas sobre um mesmo balastro (por exemplo 2 tubos de 18 W com um balastro de 36 W).

Valores dos condensadores utilizados na correco do factor de potncia em circuitos com lmpadas fluorescentes Montagem Simples
Compensao paralelo
Lmpadas (W) 18 36 58 Tenso de servio (V) 230 230 230 Capacidade ( F ) 2,8 a 4,5 3,8 a 4,5 5,8 a 7

Montagem Composta
Duo
Lmpadas (W) 2x18 2x36 2x58 Tenso de servio (V) 400 400 400 Capacidade ( F ) 3a4 3,7 a 4 5,5 a 6

Sobrecompensada
Tenso de servio (V) 400 400 400 Capacidade ( F ) 3a4 3,7 a 4 5,5 a 6

Srie
Tenso de servio (V) 230 400 230 400 230 400 Capacidade ( F ) 2,8 a 4,5 3,75 a 9 5,9 a 13,5

Out/2008

Prof. Antnio Batista

S-ar putea să vă placă și