Sunteți pe pagina 1din 40

EMPREENDEDORISMO

Tema 1 O Processo Empreendedor Profa. Ma. Renata M. G. Dalpiaz

Aplicaes do Empreendedorismo
Uma pequena empresa em incio de desenvolvimento; Uma mdia empresa em fase de crescimento; Uma empresa familiar em fase de profissionalizao;

Continuando...
Uma ONG (Organizao No Governamental); Em entidades e rgos pblicos; Em associaes e cooperativas; Em empresas j estabelecidas, que buscam renovao e crescimento.

Conceito
Empreendedorismo aprendizado pessoal, que impulsionado pela motivao, criatividade e iniciativa, busca a descoberta vocacional, a percepo de oportunidades e a construo de um projeto de vida ideal.

Ato de empreender
Identificao, anlise e implementao oportunidades de negcio; Foco a inovao e a criao de valor.; Criao de novas empresas; Empresas j estabelecidas. de

A Revoluo do Empreendedorismo

Motivao e Empreendedorismo
Iniciativa para criar/inovar, e paixo pelo o que faz; Utilizar os recursos disponveis de forma criativa transformando o ambiente social e econmico onde vive; Aceitar assumir os riscos e a possibilidade de fracassar.

Razes para se empreendedorismo

promover

1. Seja para fazer a mesma coisa de forma diferente ou para criar coisas novas, o empreendedor tende a estar sempre frente de pessoas menos empreendedoras.

Razes para empreendedorismo

se

promover

2. Segundo Drucker (1987), um produto ou servio s pode de fato ser considerado uma inovao quando introduzido com sucesso no mercado. 3. Quanto mais indivduos buscarem se tornar empreendedores, maior a possibilidade de novas ideias e inovaes tornarem-se uma realidade.

Razes para empreendedorismo

se

promover

4. Para a sociedade, isso significa maior variedade de produtos, melhor qualidade e menor preo. 5. O Estado, por sua vez, assegura uma maior arrecadao de tributos que, em tese, deve assegurar maiores benefcios para a populao.

Razes para se empreendedorismo

promover

6. Novos negcios so importantes para a substituio de empresas que no se reciclam e acabam desaparecendo.

Caractersticas do Empreendedorismo

Inteligncia Informao Idealizao Iniciativa Insistncia (persistncia)

Pesquisas indicam:
Empreendedorismo oferece altos graus de realizao pessoal. A atividade empreendedora faz com que trabalho e prazer andem juntos. Difcil encontrar um empreendedor que queira de fato se aposentar.

Avanos Tecnolgicos
Nmero maior de empreendedores. A competio econmica tambm fora os empresrios a iniciar novas formas de gesto de seus negcios.

Avanos Tecnolgicos
Era do empreendedorismo, em que nos deparamos com empreendedores quebrando barreiras comerciais e culturais, renovando a economia, desenvolvendo novas oportunidades de trabalho e gerando mais empregos.

O processo empreendedor
Desenvolvimento Econmico Talento Pessoas. Tecnologia Ideias. Capital Recursos. Know-how Conhecimento.

O processo empreendedor
Inovao Tecnolgica Investimento em capital de risco. Infraestrutura de alta tecnologia. Ideias criativas. Cultura empreendedora focada na paixo pelo negcio.

Fases do Processo Empreendedor


Identificar e avaliar a oportunidade. Desenvolver o plano de negcios. Gerenciar a empresa criada. Determinar e captar os recursos necessrios. A principal caracterstica do empreendedor sua capacidade de criao. Qual a sua opinio?

Atividade Empreendedora
Os aspectos culturais dizem respeito ao background da pessoa e ao ambiente cultural em que ela cresceu. Os aspectos sociais - a importncia e o valor da famlia, o papel da mulher na sociedade, os padres de sucesso e a percepo que se tem das minorias tambm influenciam o empreendedorismo.

Atividade Empreendedora
Os aspectos geogrficos variveis como a disponibilidade de know-how, proximidade do mercado e infraestrutura favorecem a elevao da atividade empreendedora. Os aspectos econmicos a taxa de empresas nascentes declina durante as recesses e aumenta em perodos de crescimento econmico.

Barreiras importantes a serem transpostas no empreendedorismo no Brasil


1. Baixo nvel educacional da populao; 2. Legislao tributria e trabalhista arcaicas, complexas e extorsivas; 3. Dificuldades de acesso ao capital; 4. Limitaes de infra estrutura, inclusive de segurana pblica.

O que empreendedorismo?
1. Maneira diferenciada de alocao de recursos. 2. Otimizao de processos organizacionais. 3. Criatividade: diminuio de custos e melhoria dos resultados. 4. Empreendedorismo: vai alm do ato de abrir empresas.

QUIZ: Mito ou Realidade?


1. Empreendedores so natos, nascem para o sucesso. 2. Enquanto a maioria dos empreendedores nasce com um certo nvel de inteligncia, empreendedores de sucesso acumulam relevantes habilidades, experincias e contatos com o passar dos anos.

QUIZ: Mito ou Realidade?


3. A capacidade de ter viso e perseguir oportunidades aprimora-se com o tempo. 4. Empreendedores so jogadores que assumem riscos altssimos. 5. Empreendedores tomam riscos calculados. 6. Empreendedores evitam riscos desnecessrios.

Competncias e Comportamentos
Voc se considera um bom empreendedor? Que bons empreendedores voc conhece? Na sua opinio, quais so as atitudes que um bom empreendedor deve ter?

FINALIZANDO: Fatores que influenciam a deciso individual para se iniciar um novo negcio
Finanas Aceitao Social Educao Apoio Familiar Seguridade Social Treinamento Carga Administrativa e Apoio Governo

Criatividade e Empreendedorismo
Processo que resulta em um produto novo, que aceito como til e/ou satisfatrio por um nmero significativo de pessoas em algum ponto no tempo. Stein (1974)

Processo de Criao
Por intermdio de um produto totalmente novo; de mudanas no processo produtivo; De uma forma mais eficiente de se prestar um servio; Do aperfeioamento de algo que j exista. Inovar e criar so duas qualidades inerentes ao empreendedorismo. O empreendedor carrega estes dois instrumentos, um em cada mo.

Roger von Oech (1998) identifica dez barreiras mentais que limitam a criatividade
Percepo de brincadeiras como algo frvolo. Superespecializao / Fuga da ambiguidade. Temor de parecer tolo / de erros e do fracasso. A certeza de no ser uma pessoa criativa. A busca pela resposta certa. Foco excessivo na lgica. Obedincia cega s normas. Praticidade constante.

O Empreendedor
Por meio de suas inovaes, os empreendedores no apenas aumentam a competitividade da economia, mas atuam como um mecanismo de gerao e distribuio de novas riquezas.

O Empreendedor
O empreendedor de sucesso possui caractersticas a mais do que o administrador, alm, de alguns atributos pessoais que agregados a caractersticas sociolgicas e ambientais, contribuem ao nascimento de uma nova empresa.

Ser Empreendedor Sebrae Nacional


Ser um empreendedor muito mais que ter a vontade de chegar ao topo de uma montanha; conhecer a montanha e o tamanho do desafio; planejar cada detalhe da subida, saber o que voc precisa levar e que ferramentas utilizar;

Ser Empreendedor Sebrae Nacional


encontrar a melhor trilha, estar comprometido com o resultado, ser persistente, calcular os riscos, preparar-se fisicamente; acreditar na sua prpria capacidade e comear a escalada.

Caractersticas do Empreendedor
Vrias so as caractersticas pessoais que fazem um empreendedor de sucesso. Dentre as mais importantes constam as seguintes: Planejamento, Autoconfiana e Persistncia Otimismo e Determinao Criatividade e Organizao Resistncia as frustraes Liderana e Iniciativa Criar oportunidades Tomar decises

Fatores crticos de um negcio bem sucedido


Qual ser o novo negcio/servio/mercado? Qual ser o tipo de cliente a ser atendido? Qual ser a forma legal de sociedade mais adequada? Quais sero as necessidades financeiras do novo negcio? Qual ser o local adequado para o novo negcio?

Fatores crticos de um negcio bem sucedido


Como administrar as operaes cotidianas do novo negcio? Como produzir bens e servios dentro de um padro de qualidade e de custo? Como obter os conhecimentos profundos sobre o mercado e sobre a concorrncia? Voc consegue pensar em outros?

Processo empreendedor (modelo de Timmons)

Oportunidade Equipe

Recursos

S-ar putea să vă placă și