Sunteți pe pagina 1din 3

Lanando Mgikas

O Que Voc Quer Fazer, e Como Quer Faz-lo?


O que voc est tentando fazer e como est tentando faz-lo? Que Esferas est usando? Como o seu Efeito se parece? O que o seu personagem fez para realiz-lo? Quanto tempo leva?

Voc Sabe o Suficiente para Fazer Aquilo Que Deseja?


Voc tm as Esferas apropriadas? O que voc est fazendo coincidente ou vulgar? Voc precisa de algum Conhecimento mundano para ajud-lo?

Voc Foi Bem Sucedido?


Jogue o Arete do seu personagem contra a dificuldade apropriada (dificuldade mnima de 3): Coincidente: Dificuldade = Esfera mais alta + 3 Vulgar, sem Testemunhas: Dificuldade = Esfera mais alta + 4 Vulgar, com Testemunhas: Dificuldade - Esfera mais alta + 5 . Adicione ou subtraia quaisquer modificadores (mximo +/- 3) Confira o nmero de sucessos. Gaste Quintessncia ou Fora de Vontade se quiser. Voc precisa obter mais sucessos para realizar a sua tarefa?

Voc Foi Bem Sucedido?


Qual foi o efeito que a sua mgika teve? Algum esquivou, absorveu, resistiu ou usou contramgika contra o seu Efeito? Em caso positivo, subtraia os sucessos dele dos seus, ento veja se voc apenas no foi bem
sucedido?

Voc falhou? Neste caso, foi uma falha crtica, ou voc apenas no foi bem sucedido? Falhas Crticas e Paradoxo: Falha Crtica Coincidente: ganhe um ponto de Paradoxo por ponto na esfera mais alta utilizada. Falha Crtica Vulgar: ganhe um ponto de Paradoxo devido falha crtica + um por ponto na Esfera mais alta. Falha Crtica Vulgar com Testemunhas Adormecidas: ganhe dois pontos de Paradoxo + dois pontos por ponto na Esfera mais alta. Voc conseguiu mais do que cinco pontos de Paradoxo? Em caso positivo, o Narrador pode jogar para conferir uma reao (ou guard-la para mais tarde...).

Captulo Oito: Regras de Mgika

169

Tabelas de Referncia Mgika


Notas:
A tabela de Dificuldades Mgikas oferece os modificadores positivos e negativos de algumas circunstncias possveis. Use-a como umorientao geral para outros modificadores possveis. Use a tabela de Feitos Mgikos quando um jogador quiser executar um Efeito tudo ou nada. Ele deve obter a quantidade apropriada de sucessos para realiz-lo. Isso pode exigir uma jogada prolongada. A tabela de Nveis de Sucesso mede quo bem um determinado feito foi realizado e que efeito teve. Verifique a tabela de Dano e Durao para ver quanto estrago ou benefcio um Efeito fez e por quanto tempo ele ir durar. A tabela de Dano Agravado mostra os tipos de ataque que podem infligir danos severos. Todas as outras turmas provocam apenas dano comum. Lembre-se que estas tabelas so orientaes, e no mandamentos. Ignore-as quando achar adequado.

Feitos Mgikos
Feito Sucessos Necessos Feitos simples 1 (mudar a cor dos seus olhos, acender uma vela, usar uma mgika da Mente para sentir a presena de algum que esteja por perto, criar um carto de visita) Feitos regulares 2 (mudar sua prpria forma, fazer uma lmpada a leo explodir, influenciar o humor de algum com uma mgika da Mente, criar uma bola de fogo) Feitos difceis 3 (transformar-se em algo maior ou menor do que voc mesmo, pr fogo num duto de gs, leitura profunda da mente de algum, criar uma serra eltrica) Feitos impressionantes 4 (mudar a forma de outra pessoa, explodir uma casa, controlar a mente de algum, criar um carro, desaparecer) Feitos poderosos 5-10 (transformar algum em barro, incinerar um tanque blindado, destruir a mente de algum, invocar uma criatura mtica, fazer com que toda a moblia de uma sala desaparea) Feito de outro mundo 10-20 (transformar uma sala cheia de pessoas em barro, pr fogo nos armamentos de um navio de guerra, controlar mentalmente uma multido de loucos, invocar um demnio, fazer com que uma manso desaparea) Feito divino 20 ou mais (fazer com que um arranha-cu desaparea, encontrar uma pessoa em particular em Nova Iorque usando uma mgika da Mente, invocar um monstro da Umbra Profunda, levitar uma montanha, criar um Reino do Horizonte) O dano para esses feitos baseado nos sucessos obtidos. Se, por exemplo, um mago tentasse matar um HIT Mark, o mtodo que ele usasse determinaria o nvel do feito. Se ele obtivesse quatro sucessos tentando destru-lo com uma mgika de Vida, ele faria ( 4 x 2 = 8) oito Nveis de Vitalidade de dano. O HIT Mark ainda poderia usar uma contramgika, mas no poderia absorver o dano.

Tabela da Pelcula Espiritual


rea Dificuldade Nodo 3 Regio Selvagem Profunda 5 rea Rural 6 A Maioria das reas Urbanas 7 Centro da Cidade 8 Laboratrio Tecnocrata *9 Sucessos Necessrios Um Dois Trs Quatro Cinco Cinco

* A cincia dimensional Tecnocrata os considera como Nodos

Esfera do Tempo
Sucessos Um Dois Trs Quatro Cinco Seis + 10 + PerodoAfetado at um ano Cincoanos 20anos 50anos 100 anos 500anos 1000 anos ou mais

Alcances para Correspondncia


Sucessos Um Dois Trs Quatro Cinco Seis +

Alcance ou Conexo (Use um ou o outro) Linha de Viso / relao consaguinea; amostra de sangue Muito familiar (casa, escritrio) / melhores amigos; bens importantes Familiar (shopping center local) / colega de trabalho; bens Visitado uma vez / conhecido; qualquer coisa usada uma vez Viu ou ouviu falar sobre / um estranho; item tocado casualmente Qualquer lugar na Terra / nenhuma conexo

Captulo Oito: Regras de Mgikas

170

Nveis de Sucesso
Falha crtica: O mstiko comete um erro grave ou falha completamente. O Efeito gasto, e o mago ganha pontos de Paradoxo, a no ser que gaste um ponto de Fora de Vontade para cancelar a falha crtica. Fracasso total: Nenhum sucesso, mas nenhuma falha crtica. O mago pode continuar com a sua mgika, com um modificador de +1 na dificuldade, ou tentar de novo do zero. Sucesso parcial: 50% dos sucessos necessrios. O mstiko realiza aquilo que desejava fazer, mas no to bem quanto queria. Cheshire, por exemplo, cria o seu computador, mas este no funciona direito; talvez estejam faltando peas fundamentais ou haja defeitos nos trabalhos realizados. O mago pode continuar se quiser, com um modificador de +1 na dificuldade. Sucesso: 100% dos sucessos exigidos, O mago faz exata-mente aquilo que queria. O laptop de Cheshire funciona to bem quanto qualquer computador "normal." Sucesso extraordinrio: 150% ou melhor. O mago no apenas bem sucedido, mas sim tremendamente bem sucedido. O laptop de Cheshire resistente o suficiente para aguentar vrios choques, tem um design melhor e alguma funo incomum que nem mesmo Cheshire planejou, como uma memria de um giga-byte, um drive de CD Rom e uma proteo de tela do Cavin &. Haroldo. (No entanto, no um Talism; isso requer uma ao mgika separada.)

Dano Agravado
Ataques vulgares de mgikas da Vida (Rasgar o Corpo Humano) que dilacerem o padro do ser; ataques no coincidentes que funcionem dentro do padro. Ataques vulgares de mgikas do Primrdio (Chamas da Purificao) ou ataques carregados por Primrdio; isto no inclui Efeitos meramente criados com Primrdio (Centrolar Foras Maiores) Ataques diretos (vulgares) de Entropia num corpo vivo (Praga do Envelhecimento) Mgikas do Esprito que invoquem espritos para atacar um ser vivo (Libertar os Uivadores Enlouquecidos). Armas naturais de criaturas sobrenaturais (lobisomens, vampiros, etc.) Todas as outras formas de dano so normais, a no ser que o alvo seja excepcionalmente suscetvel a eles (lobisomens prata, vampiros ao fogo, etc.), ou a no ser que o Narrador decrete que o dano particularmente grave (lixo txico, radiao, etc.)

Dano e Durao
Sucessos Um Dois Trs Quatro Cinco Seis + Dano Nenhum Sucessos x 1 Sucessos x 2 Sucessos x 2 Sucessos x 2 Sucessos x 3 Durao Um turno Uma cena Um dia Uma histria Seis meses Opo do Narrador

Foras acrescenta um sucesso adicional quando usada para dano; Mente subtrai um sucesso quando estiver infligindo dano. Ataques diretos de Entropiano provocam dano at o quarto nvel, mas ataques acidentais (paredes desmoronando, etc.) infligem dano normal.

Dificuldades Mgikas
(Modificador mximo: +/- 3. Dificuldade mnima de 3, mxima de 10.) Atividade
Pesquisar informaes sobre o assunto antes de usar mgikas Possuir itens em ressonncia com a essncia do alvo (mgika simpatizante) Prximo de um Nodo Usando um foco nico Usando um foco sem precisar dele Tempo extra gasto na mgika Gastar um ponto de Quintssncia Usar Srvo com a Ressonncia apropriada Usar Srvo com Ressonncia oposta Operao rpida Alvo distante ou escondido Mago distrado Mago em conflito com o seu Avatar Efeito Domin Feito Monumental (tirar a lua da sua rbita)

Modificador da Dificuldade
-1 a -3 -1 a -3 -1 a -3 -1 -1 -1 -1 por ponto gasto (mx. 3/turno) -1 +1 +1 +1 +1 a +3 +1 a +3 +1 a +3 +1 a +3

171

Mago A Ascenso

S-ar putea să vă placă și