Sunteți pe pagina 1din 22

Aula 1

A importncia do turismo no mundo em que vivemos


Jarlene Rodrigues Jarlene Rodrigues Reis Reis

Fonte: www.sxc.hu

e-Tec Brasil Teoria Geral do Turismo

Meta da Aula
Demonstrar a importncia do turismo para as economias e para as sociedades de muitos pases, apresentando alguns elementos que influenciam a formao dos fluxos tursticos mundiais.

Objetivos
Ao final desta aula, voc dever ser capaz de: 1. reconhecer a importncia do turismo no contexto de mudanas sociais em que vivemos; 2. identificar os fatores que levam os pases a receber e a emitir mais turistas; 3. situar o Brasil no cenrio do turismo internacional.

Aperte o cinto e... boa viagem!


Quero parabeniz-lo, caro aluno, pela opo que acaba de fazer. No o conheo, mas sei que algum que deseja algo novo e diferente, talvez melhorar, mudar de emprego, abrir o prprio negcio ou, simplesmente, aprender! Seja, portanto, bem-vindo viagem que comeamos agora. Entretanto, diferentemente de outras viagens que tenha feito, nesta voc no ser o turista convido-o a embarcar com um olhar diferente, aquele dos bastidores, de quem responsvel por fazer com que tudo corra perfeitamente. A partir de agora, sua postura deve ser a de um futuro profissional em turismo.

Fonte: www.sxc.hu

Figura 1.1: Machu Picchu, Peru, um dos destinos mais procurados na Amrica do Sul.

O curso que iniciamos agora dividido em mdulos semestrais devido mudana na matriz curricular, cada um com durao de um bimestre. Aps sua concluso e a realizao do estgio curricular numa empresa turstica, voc ter o ttulo de tcnico em turismo, podendo exercer diversos cargos em empresas pblicas e privadas, como secretarias de turismo, prefeituras, companhias areas,
7

Aula 1 A importncia do turismo no mundo em que vivemos

e-Tec Brasil Teoria Geral do Turismo

hotis, empresas organizadoras de eventos, agncias de turismo, centros de informao turstica e outras, como veremos durante o curso. Nossa disciplina, Teoria Geral do Turismo, objetiva inici-lo nesse caminho. Voc ver que, por trs do fenmeno de massas que o turismo hoje, existe um aporte terico de fundamental importncia para seu planejamento eficaz. Nas prximas aulas, estudaremos os antecedentes histricos do turismo, suas conceituaes e suas definies, seus impactos e suas tendncias. Voc conhecer ainda as principais reas de atuao para quem escolhe a profisso de tcnico em turismo uma oportunidade para voc ir pensando, desde este primeiro mdulo, em qual setor voc pretende trabalhar. Durante as abordagens so apresentados quadros explicativos e atividades que iro auxililo em seu estudo. H tambm sugestes de leituras para a complementao dos contedos.

Fonte: www.sxc.hu

Figura 1.2: Tower Bridge, Londres, Inglaterra.

Na disciplina Metodologia de ensino a distncia, voc ter as bases para organizar seus estudos durante os quatro mdulos do curso de turismo. Desde j, aconselho-o a planejar seu tempo para se dedicar diariamente aos estudos.

Fonte: www.sxc.hu

Figura 1.3: Hoje h um segmento do turismo especialmente dedicado a famlias com crianas.

Espero, por fim, que voc esteja pronto para embarcar rumo ao mundo do conhecimento. Desejo-lhe um timo curso e... bon voyage!

Atividade 1
Atende ao Objetivo 1 Pense nos lugares, no Brasil ou no exterior, que voc gostaria de conhecer. Agora, faa uma lista dos motivos pelos quais voc gostaria de conhecer esses lugares.

Aula 1 A importncia do turismo no mundo em que vivemos

e-Tec Brasil Teoria Geral do Turismo

A importncia do turismo no mundo em que vivemos


Falar de turismo tratar, sobretudo, de relaes humanas. O contato com a diferena e a procura pelo extico so os elementos que fazem tantas pessoas sarem de suas casas rumo ao destino das frias, do feriado ou do fim de semana. Voc mesmo pode fazer um teste de suas preferncias: quais lugares gostaria de conhecer? H excees, mas, provavelmente, se voc vive no interior, sua resposta incluir destinos litorneos, muito sol e calor. No entanto, se voc mora numa capital agitada, deve ter vontade de fugir por um tempo, para um lugar menor e mais calmo. Em geral, as pessoas querem conhecer um pouco mais daquilo que no faz parte de seu dia-a-dia. Uma praia de carto-postal, por exemplo, pode deslumbrar o visitante que sonhava conhec-la, mas ser comum para o morador local, que pode v-la sempre. Para este ltimo, talvez uma paisagem campestre e montanhosa seja bem mais atraente...

Figura 1.4: Em Bagan, Myanmar (antiga Birmnia), mais de 3.300 templos budistas e pagodes concentram-se numa rea de mais ou menos 250 quilmetros quadrados. A busca por lugares exticos cada vez maior no turismo.

10

Nessa viagem que iniciamos pelo mundo do turismo, preciso, portanto, estar atento a um mundo marcado pelas diferenas. Mais do que isso, temos de estar prontos para entender desejos e motivaes que nem podemos, s vezes, imaginar. Por isso, sugiro a voc, que pretende se tornar um profissional em turismo, que seja antes de tudo um bom observador das pessoas, daquilo que conhecem Alteridade A qualidade daquilo que outro, e desejam. Nas empresas de turismo, todos os dias, so distinto, diferente. O sentido vendidos sonhos e promessas de realizao por meio de uma de alteridade implica, portanto, viagem. Da a importncia de termos um grande sentido de colocar-se no lugar do outro nas alteridade e sensibilidade de sobra para ajudar a satisfazer relaes interpessoais. desejos muito diversos.

Fonte: www.sxc.hu

Figura 1.5: O Egito continua a fascinar turistas vindos de todas as partes do mundo. Na foto, a grande Esfinge e uma pirmide.

11

Aula 1 A importncia do turismo no mundo em que vivemos

e-Tec Brasil Teoria Geral do Turismo

Atividade 2
Atende ao Objetivo 1 Pense na relao entre o turismo e os elementos relacionados a seguir. Quais desses elementos no esto diretamente associados prtica do turismo? Por qu?

1. Dinamizao da economia local 2. Melhoria das articulaes polticas 3. Aumento do nmero de empregos 4. Ampliao do saneamento bsico urbano 5. Valorizao da cultura local 6. Crescimento da conscincia ambiental

Esse mundo fantstico no movimenta apenas sonhos. Os fluxos tursticos mundiais impulsionam a circulao de pessoas, mercadorias e dinheiro em escalas gigantescas, que crescem a cada ano. Pense em um grande evento, como a Copa do Mundo de Futebol. Para se ter uma idia, a edio de 2006, realizada na Alemanha, atraiu 923 mil turistas, gerando cerca de 40 mil novos postos permanentes de trabalho. O investimento foi superior a 10 bilhes de Euros. Os nmeros impressionantes, para um evento com durao de um ms apenas, ajudam a entender a magnitude e a importncia do turismo para as economias de tantos lugares.
12

De acordo com a Organizao Mundial de Turismo (OMT), as receitas geradas pelo turismo, no ano de 2006, atingiram 733 bilhes de dlares. Em cada nove empregos criados no mundo, um deles est no setor de turismo, totalizando cerca de 170 milhes de postos de trabalho na rea.

Os empregos gerados pelo turismo constituem um dos principais argumentos de investidores que se interessam pelo setor. Esses postos de trabalho so bem diversificados: centros de informao turstica, aeroportos, agncias de turismo, empresas organizadoras de eventos, companhias areas, secretarias de turismo, prefeituras, empresas de consultoria turstica, hotis, restaurantes, parques e muitos outros. Desde o atendimento prestado pela recepcionista de um hotel at a montagem de um pacote especial para uma viagem de lua-de-mel, o turismo gera inmeras oportunidades de prestao de servio, sendo, portanto, uma atividade do setor tercirio.

Setor tercirio
Abrange as atividades econmicas de prestao de servios, como comrcio, servios bancrios, consultorias e turismo. Para Domenico De Masi, a sociedade em que vivemos ter uma participao cada vez maior desse setor na economia, superando a indstria, rea predominante na maior parte do sculo XX, chamada de Era Industrial. Por esse motivo, De Masi e outros estudiosos, como Daniel

Bell, denominam a poca corrente como Era Ps-Industrial.

Figura 1.6: Os empregos gerados pelo turismo so uma das principais fontes de renda de diversos pases.

13

Aula 1 A importncia do turismo no mundo em que vivemos

e-Tec Brasil Teoria Geral do Turismo

Alm das empresas citadas, o turismo ainda movimenta outros setores, como o comrcio local das cidades receptoras, os setores de produo de alimentos, os bancos, as farmcias... Numa cidade turstica, a atividade contribui para a gerao de emprego e renda tambm nessas empresas, que no so tursticas, mas que observam maior movimento em virtude dos fluxos tursticos que freqentam o lugar. Desse modo, o turismo impulsiona e dinamiza a economia das localidades receptoras, gerando empregos e aumentando a circulao de capital. No contexto de globalizao em que vivemos, as facilidades para obter informao e se movimentar entre um lugar e outro ajudaram a acelerar o aumento das viagens nos ltimos anos. Segundo Cobra,
A globalizao est contribuindo para acelerar a expanso do turismo de negcios ou de trabalho, estimulando as viagens de incentivo e de lazer, desburocratizando fronteiras, modernizando estruturas, eletrizando a concorrncia a rebaixar tarifas areas e de hotis. As opes de viagem do a volta ao mundo em segundos graas internet. (COBRA, 2005, p. 27)

Fonte: www.sxc.hu

Figura 1.7: Servios oferecidos pela internet ou por telefone so comodidades para quem est interessado em comprar passagens, reservar hotis etc.

Em poucos minutos, possvel adquirir um bilhete areo atravs da internet ou do telefone, reservar um hotel do outro lado do mundo e pesquisar em guias, documentrios, revistas e at na televiso para elaborar o prprio roteiro de viagem. Para muitos, fazer uma viagem ao exterior, por exemplo, j no mais um sonho impossvel para alguns destinos, pode ser
14

mais vivel do que certas viagens dentro do Brasil. Tanta comodidade, somada quantidade de informao disponvel sobre milhares de destinos para todos os gostos, criou uma atmosfera de otimismo e de grandes perspectivas para o setor de turismo, o que foi logo percebido e aproveitado pelos potenciais investidores. Desse modo, cada vez mais, o turismo tem sido considerado uma alternativa de crescimento econmico para muitas localidades. No entanto, seria um erro limitar a importncia do turismo esfera econmica. Muito mais do que gerar renda, a atividade estimula a valorizao das culturas locais e auxilia na aceitao das diferenas. comum que alguns hbitos, como danas tradicionais e manifestaes culturais locais, sejam redescobertos pelo turismo, que atribui a essas prticas um sentido diferenciado, como se pudessem representar a histria e o desenvolvimento daquela cultura. possvel, por meio do turismo, elevar a auto-estima de um povo, devido percepo de que sua cidade e sua cultura so valorizadas por outras pessoas, os turistas. Do mesmo modo, o turismo pe em contato diferentes culturas e vises de mundo, ajudando a minimizar intolerncias e preconceitos. Ao conhecermos melhor o outro, entendemos que h espao para manifestaes de crenas, valores, prticas e modos de vida diversos. Percebemos que, na verdade, temos mais semelhanas do que diferenas... No entanto, o turismo jamais trar benefcios para um lugar se no tiver como ponto de partida a qualidade de vida local. H uma mxima muito citada na rea, segundo a qual antes de ser boa para o turista, a cidade deve ser boa para sua populao. Portanto, no se esquea disso: de nada adianta oferecer uma megaestrutura para o visitante se para o morador estiver faltando saneamento bsico, por exemplo. Isso porque numa comunidade em que a estrutura no suficiente para sanar as necessidades bsicas da populao, as pessoas no esto prontas para receber bem, pois consideram o turista um invasor, que desfruta dos recursos a que parte do povo no tem acesso. Nesses casos, visitantes so mal atendidos, voltam insatisfeitos ou, como tantas vezes vemos nos noticirios, sofrem as conseqncias da violncia urbana em assaltos e seqestros.

15

Aula 1 A importncia do turismo no mundo em que vivemos

e-Tec Brasil Teoria Geral do Turismo

Como voc pode ver, o estudo do turismo vai alm das viagens e dos fluxos de pessoas que vo e vm. A matria de nossas anlises vasta, complexa e multifacetada, um fenmeno de massas que movimenta milhes, mas que depende muito de cada detalhe ofertado, de cada pessoa envolvida.

Atividade 3
Atende ao Objetivo 2 Lembre-se das viagens que voc j fez e faa uma lista dos servios e das estruturas que voc utilizou (guias, rodovirias, locadoras de automveis etc.).

Fluxos tursticos internacionais


difcil encontrar uma pessoa que nunca tenha visto a Torre Eiffel. Seja na televiso, num chaveiro, numa revista ou num carto-postal o marco mais famoso de Paris , ao mesmo tempo, o smbolo da Frana e um dos pontos tursticos mais visitados no mundo. Como vrios outros cones do turismo mundial, a Torre Eiffel se localiza na Europa, continente em que se situam seis dos dez pases que mais recebem visitantes no mundo, como vemos na tabela a seguir.

16

Tabela 1.1: Principais pases receptores de turistas 2004/2006.

Pases de residncia permanente Mundo Frana Espanha Estados Unidos China Itlia Reino Unido Alemanha Mxico ustria Rssia ... Brasil Outros
Fonte: Brasil. MTUR (2007).

Turistas (milhes de chegadas) 2004 765,5 75,1 52,4 46,1 41,8 37,1 25,7 20,1 20,6 19,4 19,9 4,8 402,5 2005 802,5 75,9 55,9 49,2 46,8 36,5 28,0 21,5 21,9 20,0 19,9 5,4 421,5 2006 845,5 79,1 58,5 51,1 49,6 41,1 30,1 23,6 21,4 20,3 20,2 5,0 445,5

A tradio receptiva da Europa se deve, em parte, prpria histria do turismo. Como veremos na Aula 2, a atividade se iniciou na Europa, cenrio de boa parte da histria ocidental, o que tambm lhe confere um acervo de grande valor para o turismo cultural. Alm disso, a variedade de atrativos um ponto forte da oferta turstica europia, que vai desde os monumentos histricos tradicionais at a gastronomia e os balnerios da regio do Mediterrneo. Agora observe a tabela seguinte, com os pases que mais lucram com o turismo mundial:

17

Aula 1 A importncia do turismo no mundo em que vivemos

e-Tec Brasil Teoria Geral do Turismo

Tabela 1.2: Pases que mais lucram com o turismo no mundo.

Pases de residncia permanente Mundo Estados Unidos Espanha Frana Itlia China Reino Unido Alemanha Austrlia Turquia ustria ... Brasil Outros
Fonte: Brasil. MTUR (2007).

Receita cambial (bilhes de US$) 2004 2005 2006 632,7 74,5 45,2 45,3 35,7 25,7 28,2 27,7 15,2 15,9 15,6 3,2 300,5 676,4 81,8 48,0 42,3 35,4 29,3 30,7 29,2 16,9 18,2 16,0 3,9 324,7 732,8 85,7 51,1 46,3 38,1 33,9 33,5 32,8 17,8 16,9 16,7 4,3 355,7

Comparando as duas tabelas, voc percebe que o fato de receber mais visitantes no significa que um pas lucrar mais com o turismo. A Frana, em 1 lugar entre os pases receptores, cai para a 3 colocao entre os que apresentam maior faturamento com a atividade turstica. Isso acontece porque h diferentes formas de gesto do turismo, umas mais eficientes que outras, como estudaremos adiante. Nos lugares em que a atividade planejada e profissionalizada, as chances de sucesso so maiores e os lucros tambm. Quando ocorre o contrrio, o crescimento espontneo e o amadorismo podem ameaar o desenvolvimento do turismo, e os ganhos, conseqentemente, so menores. Os locais que mais recebem turistas tambm esto entre os que mais emitem, segundo a OMT. Essa coincidncia ocorre no somente entre pases, mas tambm quando se trata de regies e cidades, como explica Rita A. da Cruz:

18

Alguns dos fatores que explicam a emissividade de determinado lugar podem explicar, tambm, seu destaque como ncleo receptor de turistas, ou seja, o grau de urbanizao desses lugares, as condies infra-estruturais relativas ao deslocamento das pessoas, a organizao do agenciamento de viagens, por exemplo. (CRUZ. 2003, p. 57)

Os turistas precisam dessa estrutura, tanto para sair de uma localidade como para visitar outra. Desse modo, as mesmas operadoras tursticas e os aeroportos que servem ao embarque de passageiros tambm servem ao receptivo de turistas como acontece nos Estados Unidos, pas que emite e recebe visitantes em grandes propores.

A maioria das viagens internacionais acontece dentro das prprias regies, como a Amrica Latina ou a Europa. Ou seja, os brasileiros viajam muito mais para a Argentina do que para a Espanha, e os italianos vo mais para o Reino Unido do que para a Austrlia. Alm disso, os destinos preferidos no mundo todo so os litorneos, que ns, brasileiros, conhecemos muito bem!

Panorama do turismo brasileiro


Apesar da diversidade cultural e paisagstica existente em nosso pas, o Brasil no ocupa posio de destaque no turismo internacional. Entre os destinos mais procurados do mundo, ficamos apenas no 39 lugar. Apesar disso, o turismo a atividade do setor tercirio que mais cresce no Brasil nos ltimos anos. So vrios os motivos do mau posicionamento do Brasil no cenrio turstico mundial. Entre os problemas apontados esto a carncia de infra-estrutura e de planejamento adequado para o turismo, alm da falta de profissionalismo que, infelizmente, caracteriza os servios tursticos brasileiros.
19

Aula 1 A importncia do turismo no mundo em que vivemos

e-Tec Brasil Teoria Geral do Turismo

Quanto falta de polticas pblicas para o setor, o pas deu um passo importante em 2003, com a criao do Ministrio do Turismo. O MTUR, como chamado, o rgo responsvel pelo planejamento do turismo no mbito nacional, estabelecendo diretrizes e criando planos de desenvolvimento do setor no Brasil. Entretanto, em muitas cidades tursticas brasileiras ainda no h organismos focados no planejamento da atividade turstica, que acaba por ser embutida em secretarias, em departamentos e em conselhos relacionados a reas diversas, como a indstria, o comrcio e a cultura. As conseqncias da ineficincia do setor refletem-se nas crticas dos turistas estrangeiros que vm ao Brasil, concentradas na m sinalizao turstica, nos problemas de limpeza pblica e na falta de segurana (BRASIL. MTUR, 2004). Desta forma, o turismo tem se desenvolvido, muitas vezes, de forma espontnea, de acordo com demandas mercadolgicas e com modismos, o que pode resultar em graves impactos negativos, como veremos adiante. J no tocante ao profissionalismo, o turismo do Brasil tem deixado a desejar a visitantes que se queixam do mau atendimento e de preos exorbitantes, no condizentes com a qualidade dos servios prestados. Entre taxistas, recepcionistas, garons, guias e outros profissionais que lidam diretamente com o turista, faltam habilidade de comunicao em idiomas estrangeiros, formao e conhecimento da rea, bem como sensibilizao para a importncia do atendimento de qualidade.

Atividade 4
Atende ao Objetivo 3 Apesar da atual posio brasileira no ranking dos pases que mais recebem turistas, temos um grande potencial ainda mal explorado. Em sua opinio, quais so nossos maiores atrativos?

20

Quando falamos no destino Brasil, logo pensamos no conjunto de sol e mar, caracterstico do imaginrio turstico nacional. De fato, a modalidade de turismo mais praticada no Brasil a litornea, que coincide com a poro de territrio mais urbanizada do pas, segundo Cruz (2003). Para a autora, essa coincidncia se d em funo das caractersticas do turismo predominante no mundo todo, que requer grande infra-estrutura urbana. No obstante a supremacia do turismo litorneo, trs modalidades so significativas no pas: o turismo de natureza, o turismo de aventura e os cruzeiros martimos. Em virtude da preferncia dos turistas pelos destinos litorneos, a alta temporada, no Brasil, concentra-se nos meses de dezembro a janeiro, nos quais se observam os maiores ndices de receita turstica do pas. Atualmente, o poder pblico e os empresrios do setor tm se esforado para diminuir as oscilaes do mercado, promovendo destinos com preos mais acessveis fora de temporada. Um bom exemplo so os programas de descontos para aposentados, que pagam meia tarifa em muitos hotis e atrativos tursticos. Dessa forma, procura-se minimizar os efeitos da diferena de procura pelos destinos, entre a alta e baixa temporadas.

Brasil turismo receptivo e emissivo


Os estados mais desenvolvidos do Brasil se destacam tanto entre os maiores receptores quanto entre os maiores emissores do turismo nacional. Observe a tabela a seguir:
Tabela 1.3: Classificao das principais cidades do turismo domstico receptivo 2001.

Cidade So Paulo SP Rio de Janeiro RJ Fortaleza CE Salvador BA Natal RN Porto Alegre RS Santos SP Belo Horizonte MG Recife PE Itanham SP Braslia DF Porto Seguro BA Curitiba PR

% do fluxo 4,6 3,2 2,4 2,0 1,8 1,7 1,7 1,7 1,6 1,6 1,6 1,4 1,4
21

Classificao 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

Fonte: Fipe/Embratur apud BENI. (2003, p. 113)

Aula 1 A importncia do turismo no mundo em que vivemos

e-Tec Brasil Teoria Geral do Turismo

Como apontamos anteriormente, natural que as localidades que mais recebem sejam as que mais emitem turistas, em funo da estrutura e do nmero de empresas tursticas que abrigam. No Brasil, em termos de turismo domstico, So Paulo se destaca como a cidade que mais recebe e emite turstas. Podemos associar tambm emissividade a renda mais elevada da populao de So Paulo, quando comparada a outras regies do pas. Note que estamos falando de turismo domstico relativo apenas s viagens feitas por brasileiros dentro do pas. Quando se trata de turismo receptivo internacional, a situao um pouco diferente, sendo o Rio de Janeiro a cidade que mais recebe estrangeiros, o porto de entrada do Brasil.

Em sua maioria, os turistas brasileiros e estrangeiros que viajam pelo Brasil so motivados pelo lazer, embora o turismo de negcios e convenes seja o que mais gera receita. A escolha do destino influenciada, principalmente, por informaes de amigos e parentes. Da mesma forma, no turismo domstico, as casas de amigos e parentes ainda so os principais meios de hospedagem, e os nibus, os meios de transporte mais utilizados.

Nossos vizinhos argentinos so os estrangeiros que mais freqentam o Brasil, o que se justifica pela proximidade geogrfica e pelas facilidades de entrada em nosso pas, para visitantes oriundos da Amrica do Sul; porm, o destino preferido dos brasileiros so os Estados Unidos, com larga vantagem, como se v na tabela a seguir:
Tabela 1.4: Turismo emissivo brasileiro 2001 a 2003.

Perfil Pases mais visitados Estados Unidos Frana Espanha Alemanha Argentina Portugal Itlia Inglaterra
Fonte: Brasil. MTUR (2004, p. 51).

2001 34,0% 11,1% 10,5% 10,5% 9,6% 8,2% 6,4% 6,2%

Ano 2002 33,1% 7,3% 5,7% 6,1% 5,7% 4,8% 5,0% 3,2%

2003 32,0% 7,3% 6,3% 4,5% 6,8% 7,3% 6,8% 3,0%

22

A tabela deixa claro que as preferncias dos brasileiros esto alinhadas com as tendncias do turismo internacional os destinos mais procurados esto entre os pases que mais recebem visitantes no mundo, como os Estados Unidos, a Frana e a Espanha. Atualmente, o cmbio favorvel e as facilidades no pagamento dos pacotes tursticos tm incentivado os brasileiros a sarem do pas com mais freqncia. Agora que voc conhece um pouco sobre o turismo internacional atual, hora de saber como e onde surgiu esse fenmeno e quais foram os elementos que impulsionaram seu crescimento no mundo. A gente se v na Aula 2, com muita histria para contar!

Atividade 5
Atende ao Objetivo 3 Relacione a localizao das cidades da Tabela 1.3 ao grande fluxo de turistas recebidos por essas localidades.

23

Aula 1 A importncia do turismo no mundo em que vivemos

e-Tec Brasil Teoria Geral do Turismo

Em nossa primeira aula, voc comeou a entender a importncia do turismo na atualidade. Vamos rever os pontos mais importantes: Quem viaja procura algo diferente do que est acostumado a ver e a fazer em seu cotidiano. Por lidar com desejos diferentes, o profissional de turismo deve possuir grande senso de alteridade. O turismo promove a circulao de dinheiro, de pessoas e de culturas pelo mundo todo, da sua importncia para a nossa sociedade. O turismo uma atividade do setor tercirio que tem no elemento humano seu maior diferencial de qualidade. Seu desenvolvimento s possvel a partir do momento em que garantida a qualidade de vida da populao local. Apesar da grande importncia econmica, o turismo atua tambm na valorizao e no intercmbio de culturas, na eliminao de preconceitos e na aceitao das diferenas.

Resumindo...

As diferenas no planejamento turstico fazem com que os pases ganhem mais ou menos com o turismo. Lugares que recebem muitos turistas tambm so,

normalmente, os que mais emitem, em virtude da existncia de infra-estrutura urbana e de servios que atendem os viajantes nas duas circunstncias. O Brasil ainda ocupa lugar de pouco destaque no contexto turstico mundial, fato atribudo falta de profissionalismo e de boas polticas pblicas para o setor, entre outras causas.

24

Informao para a prxima aula


Na prxima aula, estudaremos os elementos histricos que determinaram o surgimento do turismo no mundo e no Brasil. At l!

Respostas das atividades

Atividade 1 Dentre as vrias razes para se visitar um lugar, voc pode falar da beleza dos atrativos, da hospitalidade das pessoas, dos eventos l promovidos, da herana cultural local... O importante perceber que, geralmente, queremos conhecer lugares diferentes daquilo que faz parte de nosso dia-a-dia. Atividade 2 Podemos relacionar o turismo s mudanas citadas nos itens 1, 3, 5 e 6. As articulaes polticas no resultam do turismo nem melhoram por causa dele, pelo contrrio. Polticos bem articulados podem ter mais facilidade para implantar projetos tursticos numa localidade. Do mesmo modo, a ampliao do saneamento bsico no responsabilidade da atividade turstica, mas deve ser pr-requisito para sua existncia, como fator indispensvel manuteno da qualidade de vida local. Lembre-se da mxima muito utilizada na rea: Antes de ser boa para o turista, a cidade deve ser boa para seus habitantes. Atividade 3 Voc pode ter citado alguns dos seguintes itens: aeroporto, hotel, intrprete, guia de turismo, rodoviria, txi, restaurante, passeios locais, aluguel de carro, agncia de viagens etc. Em qualquer viagem, so necessrios servios bsicos, que esto disponveis em maior quantidade nas cidades que recebem e emitem turistas, como o caso de So Paulo e Rio de Janeiro.

25

Aula 1 A importncia do turismo no mundo em que vivemos

e-Tec Brasil Teoria Geral do Turismo

Atividade 4 Sua resposta, neste caso, deve ressaltar o que voc considera nossos maiores atrativos, e no o que veiculado nos materiais publicitrios de turismo. Pode ser a miscigenao de culturas, as belezas naturais, a hospitalidade brasileira ou outros elementos que voc considera atraentes para nossos visitantes. Atividade 5 As cidades brasileiras listadas na Tabela 1.3 so caracterizadas por uma estrutura urbana e de servios que facilita o desenvolvimento do turismo. So localidades servidas por meios de transporte e de comunicao que as ligam a vrios outros lugares, viabilizando o fluxo de turistas. Alm disso, sua localizao concentrada na faixa litornea do Brasil, a poro mais urbanizada e povoada de nosso territrio, fato que tem ligao direta com a emissividade e a receptividade de visitantes.

Referncias bibliogrficas
BENI, Mrio Carlos. Globalizao do turismo: megatendncias do setor e a realidade brasileira. So Paulo: Aleph, 2003. BRASIL. Ministrio do Turismo. Estudo da demanda turstica internacional. Braslia, 2004.

______. Estatsticas bsicas de turismo: Brasil. Braslia, 2007.


COBRA, Marcos. Marketing de turismo. So Paulo: Cobra Editora, 2005. CRUZ, Rita de Cssia A. da. Introduo geografia do turismo. 2.ed. So Paulo: Roca, 2003. LOCKWOOD, A.; MEDLIK, S (Org.). Turismo e hospitalidade no sculo XXI. Barueri: Manole, 2003. MASI, Domenico de. O cio criativo. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.

26

S-ar putea să vă placă și