Sunteți pe pagina 1din 23

Mestrado em Direito / Turma 2013 URI Campus de Santo ngelo

Metodologia da Pesquisa E do Ensino Superior


Professor: Dr. Andr Cpetti

Mestranda:
Simone Avila de Matos

MAIA, Regina Elisemar Custdio . Multiculturalismo e democracia radical . In: Direitos Culturais, Santo ngelo, v.7, n.12, p. 22-25, jan./jun. 2012.

2. MULTICULTURALISMO

Minoria

sociedade particular caracterizada por aspirar a um modo de viver prprio que a distingue do conjunto ; no est necessariamente afastada ou isolada;
coletividade ou comunidade particular na base da raa, da lngua, da religio ou de um gnero de vida e de cultura muito diferentes; com ligaes afetivas e afinidades que tendem a afastar este grupo do resto da populao ainda que ele se encontre disperso.

Articular igualdade e diferena uma questo fundamental.


democracia : nfase igualdade ;

multiculturalismo radical: nfase na diferena.

Grupo 1

Leitura; 3 palavras principais.

Grupo 1
O multiculturalismo nasceu da luta dos grupos sociais excludos e, portanto, verifica-se que hoje, em todo o mundo, os olhos se abrem para os "outros", principalmente para os "outros" que no fazem parte do padro, ressalvando-se que esses olhares no ocorrem por benevolncia ou concesso de ningum, mas por influncia/presso desses "outros" - movimentos feministas, negros, homossexuais - e de outros povos e culturas que no comungam ou se beneficiam com o padronizado modo "euronorteamericano" de ser, pensar e de agir.

Igualdade Diferena

Diversidade Afirmao da igualdade

Igualdade
Diferena

X X

Desigualdade

Padronizao

(...) lutar pela igualdade e pelo reconhecimento das diferenas;

(contra a ) negao da alteridade do outro, que mesmo aps o debate multicultural ainda est numa situao de relaes de poder assimtricas, de subordinao e excluso ainda muito acentuadas.

Identidades plurais;
MULTICULTURALISMO

Diversidade.

Grupo 2

Leitura; 3 palavras principais.

Grupo 2
O multiculturalismo como uma proposta inclusiva pode ser entendido a partir do prisma que ele pode ajudar aos grupos com representao minoritria includos em um quadro de hierarquias, posicionados como subalternos. A desigualdade, alm de ter suas origens nas relaes da vida real do ser humano, tambm vai estabelecer os parmetros de delimitao da condio social que envolve as relaes de dominao, fator este que faz crescer ainda mais a desigualdade. Resumidamente, trata-se de uma noo de desigualdade assentada sobre a capacidade do indivduo ao acesso ao capital social e cultural.

Os multiculturalismos:

Diferentes entre si; Com direitos correlatos;

Compe uma totalidade social heterognea.

Karl-Otto APEL : busca estabelecer critrios mnimos de compatibilizao diferentes realidades culturais...

das

Grupo 3

Leitura; 3 palavras principais.

Grupo 3
Um elemento particularmente caro a uma existncia multicultural d-se pelo nome de tolerncia. E est muito alm do aceitar, permitir ou condescender. A tolerncia pressupe elevados ndices de aculturao, de interior preocupao introspectiva e extrospectiva. Busca solues com o olhar do outro, porque o que ns somos est no olhar que nos percorre. A tolerncia privilegia a negociao e o compromisso numa base de consideraes prudenciais de custo-benefcio

Kelsen:
A tolerncia

X
Crena de valores absolutos

Democracia;

Tolerncia; Reconhecer o que nos une.

2.1 O multiculturalismo e a perspectiva intercultural

Multiculturalismo um dado da realidade; Uma maneira de lidar pela INTERCULTURALIDADE;

Relao entre os diferentes grupos sociais e culturais.

Grupo 4

Leitura; 3 palavras principais.

Grupo 4
A perspectiva intercultural quer promover uma educao para o reconhecimento do "outro", para o dilogo entre os diferentes grupos sociais e culturais. Uma educao para a negociao cultural, capaz de favorecer a construo de um projeto comum, onde as diferenas sejam dialeticamente integradas e seja parte desse patrimnio comum. A perspectiva intercultural est orientada construo de uma sociedade democrtica, plural, humana, que articule polticas de igualdade com polticas de identidade.

Direitos humanos e multiculturalismo;

Perspectiva multicultural; Interculturalidade.

Planejamento da aula: 1. 2. 3.
Aps leitura rpida do texto, em grupos, montar quebra-cabea de principais pargrafos;

Ler o pargrafo montado, quando for pedido;


O grupo destaca, aps a leitura, 3 palavras que se destacam no pargrafo;

4.

A professora, com ajuda do power Point, expe sobre ideias relevantes relacionadas ao pargrafo.

S-ar putea să vă placă și