Sunteți pe pagina 1din 1

G1 > Cincia e Sade - NOTCIAS - Texto em pedra fala de ressurreio do Messias ...

Page 1 of 1

07/07/08 - 12h04 - Atualizado em 10/07/08 - 11h23

Texto em pedra fala de ressurreio do Messias dcadas antes de Jesus


Arquelogos estudam obra apocalptica atribuda ao anjo Gabriel, do sculo I a.C. Se interpretao for correta, esperana sobre Salvador ressuscitado era judaica.
Da France Presse

Uma misteriosa placa de pedra que parece datar do sculo I antes de Cristo pode vir a mudar a percepo sobre as origens do cristianismo e revelar que os judeus, antes mesmo de Jesus Cristo, j acreditavam na chegada de um Messias que morreria e ressuscitaria aps trs dias. Leia mais notcias da srie Cincia da F Isso o que afirma o pesquisador Israel Knohl, assegurando que sua anlise de um texto hebraico escrito nesse pedao de rocha "poder mudar a viso que temos do personagem histrico Jesus". "Esse texto pode constituir o elo perdido entre o judasmo e o cristianismo, medida que insere na tradio judaica a crena crist na ressurreio de um messias", afirma o professor de estudos bblicos da Universidade Hebraica de Jerusalm. A pea se encontra em mos de um colecionador, David Jeselsohn, que vive em Zurique, na Sua, e que declarou t-la comprado em Londres, de um antiqurio jordaniano. A pea procederia da margem leste do Mar Morto, na Jordnia.
cone ortodoxo russo mostra o anjo Gabriel, porta-voz da revelao divina no texto (Foto: Reproduo)

Arcanjo Gabriel

O texto em hebraico, de natureza apocalptica, apresenta a "revelao de que o arcanjo Gabriel vai despertar o Prncipe dos Prncipes trs dias depois de sua morte". O texto est escrito, com tinta sobre a pedra, em 87 linhas, e algumas letras ou palavras inteiras foram apagadas pelo tempo. A anlise de Knohl consiste essencialmente em decodificar a linha 80, onde figuram os termos "trs dias mais tarde" seguidos por uma palavra meio apagada que, segundo o professor, significa "vive". A palegrafa (especialista em escritas antigas) Ada Yardeni mais prudente no que se refere palavra "vive". "A leitura do professor plausvel, apesar de a ortografia utilizada ser rarssima", afirma Yardeni, que publicou a primeira descrio da placa em 2007, na revista de histria e arqueologia israelense "Cathedra". Outros pesquisadores tambm preferem no tirar concluses to radicais do texto descoberto e, inclusive, alguns duvidam de sua autenticidade. Por sua parte, o arquelogo israelense Yuval Goren, especialista em descoberta de falsificaes, afirma no ter "detectado nenhum indcio de falsificao no texto da pedra". "No entanto, minha anlise no se aplicou tinta", enfatiza o diretor do departamento de arqueologia e culturas antigas da Universidade de Tel Aviv. Uma arqueloga que pediu para no ser identificada expressou suas dvidas sobre a autenticidade da pea.

"Estranho"
" muito estranho que um texto tenha sido escrito com tinta em uma placa de pedra e tenha ficado conservado at nossos dias. Para ter certeza de que no se trata de uma falsificao, seria preciso saber em que circunstncias e onde exatamente a pedra foi descoberta, o que no o caso", acrescentou. O professor Knohl deve apresentar nesta tera-feira (8) sua interpretao em um encontro em Jerusalm por ocasio do 60 aniversrio da descoberta dos Manuscritos do Mar Morto. "Se essa descrio messinica est realmente l, isso vai contribuir para desenvolver uma reavaliao da viso popular e da viso acadmica de Jesus Cristo", comentou o jornal "New York Times". "Isso sugere que a histria de Sua morte e ressurreio no era indita, mas parte de uma reconhecida tradio judaica da poca". Leia mais notcias de Cincia e Sade

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL638213-5603,00-TEXTO+EM+PEDRA+... 25/3/2009

S-ar putea să vă placă și