Sunteți pe pagina 1din 14

Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas Departamento de Engenharia de Produo

HISTRIA DOS FATOS E PENSAMENTO ECONMICOS


A EVOLUO DO PENSAMENTO ECONMICO

Fernando Ribeiro de Souza (09.2.1011) Disciplina: PRO241-53T Docente: Romrio Rmulo Cordeiro de Moura

Ouro Preto 05 de Janeiro de 2014

NDICE

INTRODUO ........................................................................................ 3 1 DISUSSO ........................................................................................... 4 1.1 Antiguidade .......................................................................... 4 1.2 Idade Mdia ......................................................................... 5 1.3 Renasimento ........................................................................ 6 1.4 Os Fisiocratas ....................................................................... 7 1.5 Escola Clssica ...................................................................... 8 1.6 Escolas de Pensamento do Sculo XIX .................................. 9 1.7 Os Economistas Socialistas do Sculo XIX ............................ 10 1.8 A Crise de 1929 e Keynes .................................................... 11 1.9 Monetaristas ..................................................................... 11 1.10 Pensamento Econmica Latino Americano ....................... 12 CONCLUSO ........................................................................................ 13 BIBLIOGRAFIA ...................................................................................... 14

INTRODUO

A discusso do tpico deste trabalho pode ser inciada com a seguinte questo: por que estudar a histria do pensamento econmico? Um dos principais interesses das sociadedes ao longo de sua histria tem sido responder s necessidades daqueles que integram seus grupos populacionais, diante da disponibilidade de recursos com os que contam. Para pautar a idia para o desenvolvimento desse texto, faz-se necessrio definir o significado da palavra economia dentro desse contexto. Existem numerosas definies do significado de economia, entretanto, segundo Antoine Montchretie (1615) esta seria: a cincia que tem como objetivo a adaptao dos recursos materiairs limitados s necessidades humanas, segundo as exigncias da propriedade individual e social. Segundo F.R. Mahieu a histria do pensamento econmico tem como tarefa justamente compensar esta necessidade humana ao revelar a linha ideal do desenvolvimento da cincia econmica; aquela que trata do nascimento, desenvolvimento e mudanas das diferentes idias e distintas economias e diferentes sociedades. Em outras palavras, esta tem como ojetivo prinicipal esclarecer as correntes de pesamento doinantes partir das quais so contrudas as teorias econmicas modernas, permite ento uma melhor compreenso e evetualmente uma melhora da teoria econmica e sua aplicao.

DISCUSSO

Antiguidade A evoluo do pensamento econmico representa, meramente, uma evoluo do comportamento humano com relao produo, distribuio e troca de bens. Os primrdios da humanidade foram dominados por uma economia primitiva, da qual no se tem informaes precisas, possivelmente composta por atividade ligadas caa e coleta (hunting and gathering), a qual foi sucedida lentamente por uma etapa pastoral e uma agrcola, esta ltima por volta de 6000 anos atrs quando ocorreu um boom de desenvolvimento urbano ligado expanso agrcola. Entretanto, no sculo IV e III A.C., a atividade econmica no tinha ainda se desenvolvido por completo (mesmo na Grcia considerada como o centro do comrcio do mundo conhecido ocidental). Por consequncia, os pensadores, na sua maioria filsofos, no se interessaram pouco nos feitos econmicos, considerados muito pouco importantes para afetar a vida e a organizao do estado. As raras intervenes nos domnio econmico no visam elaborar uma doutrina econmica sistemtica; elas expem somente vises fragmentrias sobre questes particulares. dentro deste contexto que Xenofonte, Plato, Aristteles e outros filsofos da grcia antiga introduzem os primeiros conceitos associados economia. Segundo Plato, cada ser humano nasce com uma determinada vocao para exercer um ofcio. Aristtele via nisso uma ordem natural, chegando a defender a escravido como um fator natural, imutvevel. Para eles, o princpio da diviso do trabalho segundo a qual os escravos sero condicionados s tarefas inferiores, ao passo que a administrao e defesa da cidade sero tarefas superiores confiadas aos homens livres.

Mesmo com o desenvolvimento das socidades e do comrcio, impulsionado no mundo ocidental pela asceno do Imprio Romano, tal pensamento ainda prevalecia e, em sua maior parte, a economia permaneceu ligada chamada Economia Fechada da Famlia e do Lar, onde os homens tm o comportamento de viver por si mesmo no interior de famlias, tribos, cls, consituindo ncleos econmicos onde a maior parcela (se no toda) da produo consumida dentro do prprio centro econmico. Embora o pensamento grego tenha sido continuado, houve uma contribuio considervel na forma do direito, compilado dentro de um conjunto de obras: o Corpus Juris Civiliis, que permitiu identificar conceitos teis vida econmica (como o preo, moeda, propriedade), e identificao de regras universais, abstratas, aplicadas sob diversas circunstncias dentro de uma sociedade aberta.

Idade Mdia A queda do Imprio Romano ocidental em 496 impulsiona uma nova mudana na estrutura da economia, incialmente marcado pelo surgimento do chamado sistema feudal, caracterizado pelo agrupamento de pessoas em torno de um senhor feudal, restringindo a economia aos domnios controlados pelo senhor feudal. Em um segundo momento, na baixa idade mdia (sculo X ao sculo XIII), a economia transiciona para uma economia artesanal urbana, dominada pelos ofcios de artesos e, no final da idade mdia, muda para um regime dito corporativo, no qual o ofcio est condicionado regulamentao por partes das corporaes de ofcios. Dentro deste contexto, as principais teorias econmicas foram baseadas sob a ptica tica e moral crist, que considera imoral a obteno de ganhos do intercmbio comercial e especulao. Escolsticos cristos como Augustino (sculo V) e So Toms DAquino (sculo XIII) dominam as vertentes de pensamento econmico deste perodo. O primeiro denuncia o comunismo primitivo a partir da utopia
5

de uma sociedade justa (Milenarismo); j o segundo propem a condenao especulao e procura do preo justo aquele que no lesa nem o vendedor nem o consumidor. No mudo muulmano, Ibn Khaldn (1332-1406) escreveu a Muqaddima, uma vasta anlise do declneo da civilizao rabe. Nesta obra, a "tica justa" apresentada como a obedincia lei e aplicao das cincias racionais tradio. O final da idade mdia, marcado pela queda de Constantinopla frente ao Imprio Turco Otomano (em 1450 A.D.), v o surgimento do Renascimento, com o desenvolvimento dos estados e mudana da filosfia de condenao ao acmulo de riqueza para promoo da mesma, em meio ao cisma protestante.

Renascimento O final do sculo XV v nova uma transformao econmica, marcada pela laicizao e nascimento dos estado-naes, propondo o contrato entre governante e governado, e asceno do regime capitalista regulamentar, caracterizado por seu cunho comercial e fnanceiro. Com o desenvolvimento das manufaturas, o arteso torna-se assalariado e o capitalismo financeiro expade-se devido necessidade de aumento de crdito, provocado pelo aumento dos negcios e as grades navegaes. Dentro dessa conjectura surge a poltica mercantilista. Montchrestien (1575-1621) escreveu um tratado intitulado Economia Poltica, dedicado ao Rei da Frana, que prescrevia as regras da gesto dos negcios de um soberano. Segundo seu tratado, os metais preciosos e tesourizao devem ser a essncia da riqueza da nao. Segundo a tica mercantilista, o estado deve tomar medidas favorveis ao interesse nacional e acumulao de metais preciosos, os quais serviriam de moeda, como proposto pela teoria quantitativa do dinheiro de Matn de Azpilicueta. Nesse perodo existiram trs principais escolas de pensamento mercantilista, sendo estas: o mercantilismo espanhol ou bulionista; o francs ou industrialista e o ingls ou comercial.
6

Os Fisiocratas Com a aprimorao da mecanizao da produo tem-se o incio do capitalismo industrial, quando so lanadas as bases jurdicas do capitalismo e noes de liberdade econmica, liberdade de trabalho e consumo, e direito a propriedade privada (laissez faire; laissez passer). Dentro desse contexto surgem os fisiocratas, pregando a idia de uma ordem natural e do produto lquido. Neste perodo ocorre uma forte valorizao da agricultura como nicas geradora de riquezas. Os fisiocratas se baseavam, essencialmente, em duas premsisa: a ordem natural, de carter sociolgico, e a concepo de produto lquido, de carter econmico. Alm da concepo de um estado encarregado de manter a ordem natural, cuidando do direito e da propriedade e liberdade individuais. A primeira premissa pregava que os governos devem limitar seu papel, respeitando a propriedade e liberdade dos indivduos. J o conceito de produto lquido parte da seguinte premissa da diviso da sociedade em trs classes, como proposto por Franois Quesnay (1694-1774): a classe produtora, composta de cultivadores; a classe dos proprietrios; e a classe estril, formada pelos industriais, comerciantes, domstico e pessoas que exercem profisses liberais. Segundo essa teoria, o produto lquido, representado pela diferena entre as riquezas produzidos e as aquelas usadas na produo, seria gerado apenas pela classe dos produtores, ou seja, apenas atravs da agricultura. A classe estril seria assim denominada devido ausncia de um produto lquido gerado pela mesma. As idias difundidas pelos fisiocratas contriburam para a supresso das corporaes de ofcios, supresso dos impostos alfandegrios internos, bem como a proclamao da liberdade do trabalho. Estas idias teriam um papel importante dentro da Revoluo Francesa, contudo, apesar de seus mritos, estas idias estavam erradas na concepo do trabalho dos cultivadores como o nico a fornecer produto lquido.

Escola Clssica A escola clssica desenvolve-se em meio revoluo industrial que trouxe consigo grandes mudanas sociais. Entre os pricipais exponentes desta escola podemos destacar Adam Smith (1723-1790), Thomas Malthus (1766-1834) e David Ricardo (1772-1823). O desenvolvimento desta escola baseou-se no enfoque individualista da economia, anteriormente estadista, onde a tendncia natural do homem a se enriquecer seria benfica para o conjunto da sociedade. O estado deveria abster-se de intervir na economia (a mo invisvel). De acordo com a escola clssica, a base da riqueza da sociedade seria o trabalho aplicado terra e ao capital (conceito do produto nacional bruto), que seria dividido entre cada um dos fatores. Adam Smith, em seu livro An Inquiry Into the Nature and causes of the Wealth of Nations (1776) desenvolve uma srie de temas que conflitam com os ideais dos fisiocrata, principalmente no que diz respeito diviso do trabalho muito mais complexa que aquela imaginada pelos fisiocratas que permitiria aumentar a eficcia da produo, e do capital como condio da diviso do trabalho. Ainda, seguno sua viso viso econmica, o trabalho do homem, e no a terra, geraria a riqueza das naes. Desta forma a diviso do trabalho seria o fator determinante na riqueza das naes, e esta tem como contrapartida a troca. Haveria uma comunidade de interesse entre os salrios, sendo este comandado pela oferta e damanda, e o interesse geral; pois quanto mais os salrios aumentassem, mais o produto nacional aumentaria. O interesse particular tambm regularia as trocas, conduzindo ao interesse geral. Finalmente, Smith defendia que o Estado tinha trs deveres a cumprir: Defender a sociedade contra os inimigos de fora, proteger cada um de seus membros contra a injustia ou a opresso de qualquer outro membro e, por ltimo, manter trabalhos e instituies pblicas que um particular ou pequeno nmero de particulares no teriam interesse de fazer ou

manter e cujo o lucro no cobrisse as despesas, pelo que deveriam ser cobertos por toda a sociedade. Dessa forma, a sociedade seria conduzida sem diretividade aparente por uma Mo invisvel, que promoveria seu bem-estar. Thomas Malthus estudou o crescimento econmico em relao populao em seu Ensaio sobre o princpio populacional (1798), onde ele ops a capacidade de reproduo biolgica das populaes aos obstculos que limitam esta capacidade. Concluiu que todas as sociedades tendiam para um estado estacionrio. Embora tenha tido forte reconhecimento durante sua vida, sua teoria foi fortemente criticada por apresentar leis inverficveis, a ignorncia da melhora da produtividade, entre outras coisas. Outro sucessor de Adam Smith foi David Ricardo, o qual aprimorou a Teoria do Valor-Trabalho de Adam Smith, ainda segundo Ricardo, no era a moeda que representava a riqueza de uma nao, mas sim a quantidade de produtos disponveis e sua distribuio. Atravs de sua obra Princpios da economia poltica e tributao (1817), apresentou uma preocupao com a tendncia baixa dos benefcios, concluindo semelhantemente a Malthus na tendncia ao estancamento da sociedade.

Escolas de Pensamento do Sculo XIX No sculo XIX surgiram diversas escolas de pensamento econmico com vises variadas, como: A chamada Escola Histrica, tendo como expoentes os economistas alemes Wilhelm Roscher, Karl Knies e Brun Hildebrand, no adotam por completo nem as doutrinas socialistas nem as da escola liberal e reconhecem nos fenmenos econmicos um carter de relatividade e mobilidade e no acreditam na eficincia e eficcia de uma transformao coletivista.

A Escola Protecionista, que pregavam a doutrina do protecionismo para naes em desenvolvimento, e teve como expoentesHenri Charles Carey e Frederic List. Os marginalistas, como William Stanley, Carl Menger e Leon Walras, propondo uma reviso de dos conceitos econmicos da Escola Clssica (1870-1890), e cujas idias baseavam-se na diferenciao entre a utilidade total de un bem e a utilidade marginal do mesmo e em um modelo de equilibrio geral da economia. Entretanto, a escola de pensamento desenvolvida durante o sculo XIX de maior impacto social foi a socialista.

Os Economistas Socialistas do Sculo XIX Exite diversas Escolas Socialistas que se desenvolveram, particularmente, ao longo do sculo XIX, apresentando diversas teorias diferentes, possuindo como ponto o fato de se oporem indidualidade. O intervencionismo, associado ao chamado socialismo de Estado ou de ctedra, prega a segurana social, priorizando a propriedade privada ao invs da propriedade coletiva. Nesse socialismo o Estado deveria promover o bem-estar, atravs do regulamentando da economia privada. O socialismo idealista pode ser dividido em trs correntes: a chamada corrente autoritria, que visava uma economia dirigida; a corrente associacionista, pregavando uma regenerao democrtica da sociedade; e a anarquista, que visa a supresso do Estado, deixando-o sem papel poltico, econmico e protetor. Durante a segunda revoluo industrial, no auge do trabalho nas fbricas, Karl Marx (1818-1883) desenvolve uma nova vertente de pensamento baseada na teoria da Mais-Valia. Defende que somente o trabalho gera valor e que o modelo liberal gera uma profunda concentrao de riqueza e poder nas mos de poucos (burguesia). Segundo Marx, uma interveno do Estado na economia diminuiria os problemas sociais. Sua principal obra foi O Capital (1867).
10

A Crise de 1929 e Keynes Em 1929 ocorre a chamada Grande Depresso. Uma crise na economia capitalista gerada pela alta especulao no mercado financeiro e uma super produo de mercadorias, resulatando em falncia generalizada e conseguinte alta taxa de desemprego, o que impeliu o estado a adotar um posicionamento mais ativo na economia. As idias pregadas por John Maynard Keynes (1883-1946) passam a ser privilegiadas e empregadas numa tentativa de recuperao econmica. Em sua obra: Teoria geral do emprego, do juro e da moeda (1936), Keynes refuta aos clssicos, pregando que a economia, regulada por si s, no tende automaticamente ao pleno uso dos fatores de produo. De acordo com Keynes, a intabilidade crnica do capitalismo necessita da interveno do estado, atravs da qual os governos usariam medidas fiscais e monetrias (Welfare State), para sustentar a demanda e o emprego e evitar os efeitos adversos dos ciclos econmicos recesso, depresso e booms.

Monetaristas Entre as dcadas de 60 e 70, em meio crise do bem estar e fenmenos inflacionrio, desenvolveou-se a Escola de Pensamento de chicago ou Monetarista. Milton Friedman (1912-2006), chefe da linha de pensamento econmica contempornea e prmio Nobel de Economia em 1976, atravs de obras como Capitalismo e liberdade (1962), criou uma viso liberal da economia e sociedade, frequentemente apresetnada em oposio Keynes. Friedman condenava a discrecionalidade de uma poltica econmica e criticava o peso excessivo do estado. Segundo ele, medidas de carter monetrio deveriam ser impregadas a fim de controlar a inflao. As variaes do estoque de moedas so o fator predominante para explicar as variaes da atividade econmica.
11

Pesamento Econmico Lationo Americano A partir do perodo entreguerras ocorre o desenvolvimento das principais economias regionais latino-americanas. Neste contexto desenvolveu-se uma a linha de pensamento do desarrollismo com a creao da CEPAL - Comisso Econmica para a Amrica Latina em 1948. Essa organizao envolveu os principais economistas da amrica latina e pregava a industrializao como principal ferramenta para superar o sub-desenvolvimento da regio. Raul Prebisch, atravs da teoria da dependncia postulada no trabalho intitulado O desenvolvimento econmico da Amrica Latina e alguns de seus principais problemas, de 1949, defendeu a industrializao como uma forma de abandonar a diviso internacional do trabalho, no que seria uma relao centro-periferia onde a Amrica Latina seria relegada uma condio subalterna de produtora de matrias-primas. No brasil, Celso Furtado apresentou idias sobre o desenvolvimento e o subdesenvolvimento que divergiam das teorias dominantes em sua poca e enfatizavam o papel do Estado na economia. Seus estudos auxiliaram na criao do Plano de Metas e da SUDENE.

12

CONCLUSO

Os conceitos econmicos tratam das diferentes percepes do homem e de suas relaes na sociedade e, desta forma, variam ao longo da histria. Assim, os conceitos econmicos atuais, tanto quanto os de antigamente, no so objeto de um consenso dentro da sociedade. Entretanto, as diferentes linhas de pensamento permite ento uma melhor compreenso do desenvolvimento e mudanas das diferentes sociedades e modelos eonmicos. Portanto, o estudo da histria da evoluo do pensamento econmico possibilita o eventual desenvolvimento e melhora da teoria econmica e sua aplicao.

13

BIBLIOGRAFIA

Pedro Henrique Souza Portugal. (2014). Histria dos fatos e pensamento econmicos, apresentao PowerPoint. Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto. WILLIAM J. BARBER. http://is.vsfs.cz/el/6410/zima2012/BA_ETD/um/3872546/46561555-A-History-ofEconomic-Thoughts.pdf. A HISTORY OF ECONOMIC THOUGHT. 20 de Outubro de 2002. L. N. Alem. (2009). Historia del Pensamiento Econmico, apresentao PowerPoint. Instituto Nacional de Capaciin Politica, Buenos Aires. Georges Weil. (2010). Histoire des faits et des thories conomiques, apresentao PowerPoint. Universit Joseph Fourier de Grenoble, Grenoble.

14

S-ar putea să vă placă și