Sunteți pe pagina 1din 6

1.

Conceito geral de empatia - O autor fala em 1 lugar do uso convencional do termo para depois aprofundar este conceito numa perspectiva psicanaltica. - Especialmente na comunicao verbal, o termo empatia utilizado para designar uma atitude do terapeuta, caracterizada pela simpatia, modulao afectiva positiva do tom de voz, aceitao, cordialidade, etc. - Existem vrias definies de empatia, mas o autor foca-se numa em especfico, a do Glossrio de Termos e Conceitos Psicanalticos, que define empatia como () uma forma de perceber o estado psicolgico e as experiencia de outra pessoa. mais um conhecimento emocional do que uma compreenso intelectual. A empatia estabelece um estreito contacto e termos de emoes e impulsos.

Schaffer definiu empatia como a experiencia interna de compreender e compartilhar o estado psicolgico momentneo de outra pessoa;

Greenson, por sua vez fala de conhecimento emocional; Tansey & Burke, consideram que a primeira componente da empatia a identificao de teste (?) do terapeuta com o seu paciente. Trata-se de uma identificao introjectiva transitria feita activamente pelo terapeuta e que corresponde ao conceito de identificao concordante de Racker. Na identificao concordante, cada parte da personalidade do terapeuta identifica-se com a parte correspondente do paciente: o ego com o ego, o id com o id, e o superego com o superego. A segunda componente da empatia, sengundo estes autores est relacionada com uma oscilao dentro do ego do terapeuta, desde o jogo livre da fantasia actividade investigadora. Os autores defendem que geralmente a empatia est vinculada identificao concordante. No entanto, a identificao complementar, descrita por Racker, em que o ego do terapeuta se identifica com os objectos internos do paciente, tambm tem um papel importante na empatia. Deste ponto de vista, a empatia o resultado de um processo de identificao e conduz ao conhecimento emocional da experiencia do paciente. No entanto, importante compreendermos que a empatia um processo e no uma simples identificao. 1

Kohut, vincula a capacidade emptica com a introspeco. Este autor defende que o nosso mundo interno no pode ser observado com a ajuda dos nossos rgos sensoriais, uma vez que os nossos pensamentos, emoes e desejos no podem ser tocados, vistos, etc. Segundo Coderch, a empatia trata-se de entender aquilo que o outro nos

comunica, repercutindo em ns as vivncias emocionais que o paciente nos tenta transmitir. Defende ainda que a empatia depende da identificao projectiva, enquanto mecanismo bsico da comunicao humana. De acordo com esta ideia, o analista pode sempre elaborar a identificao projectiva do seu paciente como ponto de partida para alcanar uma compreenso emptica deste.

2. A perspectiva emptica Greenson: Eu mudo a minha forma de escutar o paciente. Eu escuto de fora para dentro. Eu tenho que permitir que uma parte de mim seja o paciente; tenho que ir atravs das suas experincias e introspecionar o que est a ocorrer dentro de mim, tal como sucede com o paciente. Eu permito-me experimentar a hora analtica, as suas associaes e os seus afectos tal como parecem apresentar-se nele naquele momento. Eu debruo-me sobre as expresses do paciente e transformo as suas palavras em imagens e sentimentos, de acordo com a sua personalidade. Associo estas imagens s suas experincias, s suas memrias e s suas fantasias. Segundo Lichtenberg, em psicanlise, a perspectiva emptica utilizada para obter informao, orientando a escuta para a mente do paciente. Este tipo de escuta leva-nos a conceptualizar o contexto geral, como o paciente se est a sentir, como experimenta os outros, como vive os seus estados afectivo-cognitivos e como sente o espectro das suas respostas passivas e activas perante esses estados afectivos. O conceito de perspectiva emptica, entendida como uma escuta que direccionada para a mente do paciente, mais amplo que o de simples empatia, uma vez que inclui a empatia de um modo geral e a dialctica entre a perspectiva do paciente e a do terapeuta. - Coderch chama a ateno para a diferena entre uma escuta baseada na perspectiva emptica e uma escuta na posio de analista, enquanto observador externo. Neste caso, o risco do analista se prender s suas teorias muito maior, uma vez que s tem em conta a sua perspectiva.

- O autor relaciona ainda o conceito de empatia com a relao precoce entre os pais e o beb, no sentido da satisfao das necessidades do beb. Faz ainda referncia funo de rverie da me, descrita por Bion.

3. As diferentes formas de escuta do terapeuta: a) Observador externo b) Companheiro emptico c) Perspectiva emptica

a) Observador externo: o analista escuta o paciente, tentando perceber as distores que ocorrem, enquanto reprodues dos conflitos intrapsquicos, ansiedades, fantasias, etc. bem com os padres relacionais resultantes de perturbaes da personalidade. Um risco associado a este tipo de escuta o de o paciente se sentir frustrado e incompreendido nas interpretaes que o analista faz. No entanto, em alguns casos, a atitude por parte do analista, de verdadeira preocupao pelo paciente, tolerncia, aceitao, ausncia de crtica, etc. pode levar a que o paciente se sinta ajudado pela perseverana do terapeuta, pela pertinncia das interpretaes e pela experincia da relao. Outra dificuldade associada a este tipo de escuta prende-se com o facto de ser muito difcil captar as rpidas mudanas de humor e as fantasias que se produzem ao longo de uma sesso teraputica.

b) Companheiro emptico: algum que escuta com simpatia e interesse, procurando compreender aquilo que dito e estimulando a comunicao, atravs de observaes, perguntas e sugestes. Esta atitude de acompanhamento emptico pode ser especialmente til durante os primeiros tempos de tratamento de pacientes muito angustiados, pacientes com graves dificuldades para verbalizar as suas emoes, fantasias e pensamentos e ainda pacientes com ansiedade paranide, que tm tendncia a interpretar as intervenes do terapeuta como crticas e acusaes. Contudo, esta atitude comporta tambm alguns riscos. Se esta atitude se mantiver durante um tempo excessivo, particularmente se no acompanhada de

uma actividade interpretativa adequada, o tratamento torna-se numa relao benevolente e amistosa, muito til por vezes, mas que no consegue alcanar os benefcios de uma actividade interpretativa nomeadamente a capacidade de insight do paciente. c) Perspectiva emptica: o analista tem uma escuta direccionada para a mente do paciente. Esta atitude permite ao analista perceber o paciente a partir da perspectiva deste, tanto no que se refere a si mesmo (sentimentos, desejos, fantasias, etc.) como no que diz respeito s suas relaes com os outros e, em geral, com o mundo exterior que o rodeia. Esta atitude de escutar desde dentro facilita ao mximo que o dilogo analtico seja apoiado numa base de um co-pensar, coassociar e co-interpretar, o que para Coderch constituiu o objectivo principal de uma relao teraputica.

4. A empatia mtua pouco frequente termos em conta a necessidade de que o paciente crie empatia com o terapeuta, no entanto este um aspecto importante. De nada servir o terapeuta manter uma atitude emptica se o paciente o v como algum distante, estranho e emocionalmente indisponvel, ou que no compreende o que est a ser dito. A empatia deve por isso ser, por isso, um processo mtuo e interactivo.

5. Empatia, simpatia e intersubjectividade - O conceito de empatia no deve ser confundido com simpatia nem com identificao. - A empatia no se refere forma e ao tom da interveno do terapeuta, e to pouco ao seu contedo. A empatia a posio na qual o terapeuta escuta e interage com o seu paciente. Ou seja, tal como j foi dito anteriormente, o terapeuta direcciona a sua escuta para a mente do paciente, assimilando a perspectiva deste. Isto permite interpretar a comunicao do paciente desde a perspectiva deste e no unicamente a partir da perspectiva do terapeuta. - A propsito da actividade interpretativa, o autor defende que devemos, antes de tudo, no tentar impor a nossa prpria perspectiva comunicao recebida, mas sim reflectir sempre de alguma maneira a tenso entre a nossa perspectiva e a do paciente, caso contrrio, as nossas palavras seriam uma mera repetio da experincia do paciente.

As

novas

orientaes

dentro

do

pensamento

psicanaltico

acerca

da

intersubjectividade tm vindo a enriquecer, e tambm a complicar imenso o nosso conceito de empatia. - O pensamento psicanaltico d enfase ao facto de o outro, e isto tanto para o paciente como para o analista, deve ser entendido no s como um objecto onde se projectam as pulses e necessidades, nem s como um objecto intrapsquicamente representado, mas sim como um sujeito autnomo, e separado, equivalente ao prprio self. importante reconhecer aqui o papel da empatia enquanto conhecimento da subjectividade do outro, no decorrer do processo analtico.

6. O problema da neutralidade - Nos ltimos anos a neutralidade do analista comeou a ser seriamente posta em causa. Segundo o autor deste texto, o conceito de neutralidade do analista apoiou-se numa viso ingnua da neutralidade. Uma neutralidade que implica que o terapeuta no possa intervir nos assuntos da vida externa/quotidiana do paciente, no possa tomar partido em nenhuma das opes que em algum momento lhe so apresentadas, nem expressar opinies pessoais acerca daquilo que o paciente diz. Na prtica clnica a neutralidade tambm acompanhada da necessidade de anonimato por parte da figura do analista. O analista tem de ocultar tudo aquilo que diga respeito s suas caractersticas pessoais, preferncias, vida e actividades privadas, etc. uma vez que inevitavelmente o paciente se sentiria influenciado.

- Regra de abstinncia (Freud) questo que vai contra o desejo de neutralidade por parte do analista. A regra de abstinncia pode decompor-se em duas partes: 1- (j caiu em desuso nos dias de hoje) - Freud e os primeiros analistas propunham ao paciente que prescindisse de actividades que permitissem drenar a sua libido, com o intuito de que esta pudesse ser canalizada para a situao analtica e surgir nos conflitos intrapsquicos tipo impulso-defesa e na neurose de transferncia. Tambm se aconselhava ao paciente no tomar decises importantes durante o perodo de tratamento, uma vez que estas poderiam ser erroneamente tomadas sob a influncia da transferncia. 2- Necessidade de evitar que o paciente obtenha uma gratificao das suas pulses libidinais ou agressivas na situao analtica. Isto o que muitas vezes se denomina de gratificao transferencial. Se isto ocorre, o processo analtico ser prejudicado, pois para o paciente o tratamento transforma-se num meio de satisfao dos seus desejos erticos e agressivos. Portanto, segundo Freud, a relao analtica 5

deve manter um clima de abstinncia, ou seja, de insatisfao dos desejos e demandas do paciente. O paciente que v que se priva da satisfao a favor de uma determinada metodologia de tratamento, dificilmente perceber o analista como neutral. Provavelmente o paciente aceitar com plena conscincia a necessidade de submeterse a esta clara relao para o seu prprio bem, no entanto os seus sentimentos inconscientes no vo reflectir esta naturalidade. A regra de abstinncia, portanto, no pode ser considerada neutral, no verdadeiro sentido da palavra, nem pelo terapeuta nem pelo paciente. A neutralidade estrita no existe nas relaes humanas, e muito menos nas relaes analticas, salvo no sentido ingnuo e convencional referido anteriormente.

- Outro aspecto em que a neutralidade falha na seleco das comunicaes que devem ser interpretadas. evidente que os analistas no interpretam a totalidade das comunicaes verbais e no-verbais dos seus pacientes, determinados aspectos so analisados em funo da teoria com que o analista trabalha e por outro lado em funo do seu estilo pessoal. Este aspecto denota a subjectividade do analista na formulao das suas interpretaes, o qual constitui mais uma razo para declarar impossvel a suposta neutralidade do analista. - Em algumas ocasies, o silncio do analista perante certas situaes visto como uma expresso de neutralidade. Contudo, Coderch defende que, quando o paciente espera uma resposta, o silncio sempre uma frustrao e, portanto, tudo menos neutralidade. - Outro aspecto que mete em causa a suposta neutralidade a vinculao entre a interpretao e a sugesto. Trata-se de saber se o paciente melhora por causa da interpretao do terapeuta ou por causa da sugesto implcita de cada interpretao. Esta questo levanta diversos pontos de vista, no entanto importante referir que perante uma verbalizao do paciente, so possveis diversas interpretaes, e o facto de elegermos uma em detrimento das outras vai contra a neutralidade.

Segundo Coderch, o que mais se aproxima da neutralidade do analista uma atitude de reconhecimento da realidade, ou seja, reconhecer a interaco continuada e a influncia que tanto a metodologia analtica propriamente dita como o estilo, personalidade e intervenes do analista exercem a cada momento, o que d a possibilidade de investigar a dita influncia na situao mental e na comunicao do paciente.

S-ar putea să vă placă și