Sunteți pe pagina 1din 8

Falncia e Dissoluo / Liquidao

Declarao de falncia O processo de falncia ou insolvncia regulado pelo Cdigo dos Processos Especiais de Recuperao da Empresa e de Falncia (CPEREF) (artigos 122. a 245.) aprovado pelo Decreto-Lei n. 132/93, de 23 de Abril, e anteriormente pelo Cdigo de Processo Civil (artigos 1135. a 1325. ). O pedido de recuperao ou de declarao de falncia, por parte da empresa devedora, cabe gerncia, e deve ser efectuada no prazo de 60 dias a contar da data em que verificou a falta de cumprimento de uma ou mais obrigaes que, pelo seu montante ou pelas circunstncias do incumprimento, revele a impossibilidade de o devedor satisfazer pontualmente a generalidade das suas obrigaes, nos termos do art. 6 e alnea a) do n. 1 do art. 8 do Cdigo dos Processos Especiais de Recuperao de Empresa e de Falncia. (Dec.-Lei n. 132/93) Se no se verificarem as condies para ser requerida a falncia, tambm se pode extinguir a sociedade por deliberao dos scios, nos termos do art. 141. e seguintes do Cdigo das Sociedades Comerciais. Aps esta deliberao, no caso da acta ser lavrada pelo notrio, ou aps a escritura pblica da mesma, a sociedade dissolve-se entrando imediatamente em liquidao. A dissoluo a extino da sociedade. Contudo, essa extino nunca repentina, pois a sociedade dissolvida continua a existir, embora essa existncia tenha como nico objectivo liquidar o seu patrimnio e partilha do remanescente pelos scios. Pode assim dizer-se que a dissoluo a fase pela qual se altera a relao jurdica constituda pelo contrato de sociedade, traduzindo-se na sua entrada na fase de liquidao. Antes de iniciada a liquidao, devem ser organizados e aprovados os documentos de prestao de contas da sociedade reportados data da dissoluo, ou seja deve ser encerrado o exerccio nessa data, efectuados todos os trabalhos de fim de exerccio, aprovadas as contas e proceder-se ao fecho das mesmas, como se procederia se estivssemos no final do ano civil. Este encerramento ir permitir tambm o cumprimento das disposies de IRC - art. 65. CIRC -, que obrigam determinao do lucro tributvel correspondente ao perodo decorrido desde o incio do exerccio em que se verificou a dissoluo at data desta. Aps estes procedimentos poder realizar-se o processo de liquidao, ou seja, o conjunto de actos realizados com o fim de dar ao patrimnio social uma composio que permita atribuir individualmente aos scios os elementos existentes depois de ressalvados os direitos de terceiros e tendo em conta as convenes entre os scios, ou na ausncia delas, os critrios legais. Isto , trata-se de realizar o activo (vender os bens) e proceder ao pagamento do passivo de modo a que se possa efectuar a partilha do remanescente pelos scios. Se existirem emprstimos de scios e das operaes de liquidao se tiver obtido meios monetrios suficientes, poder e dever proceder-se ao seu reembolso (ainda que parcial), mas apenas aps se ter acautelado os pagamentos aos diversos credores, nomeadamente ao Fisco e Segurana Social.

Decorrida a liquidao ser elaborado o balano de partilha, no qual subsistem apenas as contas relativas aos bens e valores a partilhar pelos scios e as contas de capital prprio. Depois sero efectuados os lanamentos contabilsticos referentes partilha tendo em conta o projecto de partilha, que claro, iro levar o "balano a zeros", isto , a sociedade deixa de ter patrimnio. Estar ento em condies de se extinguir. Os valores atribudo aos scios na partilha abatido do preo de aquisio das correspondentes partes sociais sujeito a tributao em IRS, como rendimentos de capitais, podendo ainda uma parcela dessa diferena ser considerada mais-valias ou menos-valias, nos termos do art. 67. do CIRC conjugado com a alnea i) do n. 1 do art. 6. do CIRS. Relativamente componente considerada como rendimentos de capitais, a sociedade deve proceder reteno na fonte taxa de 15%, de acordo com o art. 8. do DecretoLei n. 42/91, de 22 de Janeiro. ainda til referir o disposto no art. 26. da Lei Geral Tributria: Na liquidao de qualquer sociedade, devem os liquidatrios comear por satisfazer as dvidas fiscais, sob pena de ficarem pessoal e solidariamente responsveis pelas importncias respectivas. Os liquidatrios (cuja nomeao dever tambm constar da acta que deliberou a dissoluo) iro, seguidamente, proceder liquidao, vendendo todo o activo, liquidando o passivo (pagando aos credores), movimentando-se as contas de custos e de proveitos pelas respectivas naturezas, at que no activo s existam disponibilidades, j no exista passivo (a no ser, eventualmente, crditos de scios, isto , suprimentos) e a situao lquida, ou seja, o capital prprio.

Assim, enquanto no for decretada a falncia as obrigaes declarativas e fiscais (e prestao de contas) no sofrem quaisquer alteraes. Sendo decretada a falncia, entrase em perodo de liquidao em processo de falncia, devendo-se obedecer ordem prescrita na sentena judicial, nomeadamente no que respeita satisfao das dvidas. Quando o processo for dado por findo, h que entregar a declarao de cessao para efeitos de IRC, assim como as respectivas declaraes de cessao de actividade. Essa responsabilidade cabe ao administrador da falncia ou Liquidatrio Judicial, conforme dispe o n. 8 do art. 109. do CIRC. Contudo, o art. 23. da LGT trata dos mecanismos pelos quais se viabiliza a responsabilidade tributria subsidiria daqueles sujeitos que so identificados no art. 24., ou seja, administradores, directores, gerentes, outras pessoas que exeram, ainda que somente de facto, funes de administrao em pessoas colectivas e entes fiscalmente equiparados, membros dos rgos de fiscalizao, revisores oficiais de contas e tcnicos oficiais de contas. Quando haja lugar a responsabilidade subsidiria tributria d-se a designada figura da reverso em sede de execuo fiscal. No caso de falncia de sociedade ou de pessoa colectiva, se para a situao de insolvncia tiverem contribudo, de modo significativo, quaisquer actos praticados ao

longo dos dois ltimos anos anteriores sentena por gerentes, administradores ou directores, ou por pessoas que simplesmente as tenham gerido, administrado ou dirigido de facto, o tribunal deve, se assim for requerido pelo Ministrio Pblico ou por qualquer credor, declarar a responsabilidade solidria e ilimitada das referidas pessoas pelas dvidas da falida e conden-las no pagamento do respectivo passivo. Entende-se que contriburam em termos significativos para a insolvncia da sociedade ou da pessoa colectiva os gerentes, administradores, directores ou outras pessoas que, de facto, a dirigiram, sempre que tenham: a) Destrudo, danificado, inutilizado ou feito desaparecer, no todo ou em parte considervel, o patrimnio social; b) Ocultado ou dissimulado o activo social; c) Criado ou agravado artificialmente passivos ou prejuzos, ou reduzido lucros, fazendo, nomeadamente, com que a empresa celebrasse negcios ruinosos, directamente com eles ou por interposta pessoa, ou com outra pessoa em que tenham interesse directo ou indirecto; d) Comprado mercadorias a crdito, revendendo-as ou entregando-as em pagamento por preo sensivelmente inferior ao corrente, antes de satisfeita a obrigao; e) Disposto dos bens da pessoa colectiva em proveito pessoal ou de terceiros; f) Exercido, a coberto da personalidade colectiva da empresa, uma actividade em proveito pessoal ou de terceiros e em prejuzo da empresa; g) Feito do crdito ou dos bens da sociedade ou da pessoa colectiva uso contrrio ao interesse desta, em proveito pessoal ou de terceiros, designadamente para favorecer outra empresa na qual tenham interesse directo ou indirecto; h) Prosseguido, no seu interesse pessoal ou de terceiro, uma explorao deficitria, no obstante saberem ou deverem saber que esta conduziria com grande probabilidade a uma situao de insolvncia; i) Mantida uma contabilidade fictcia, ou feito desaparecer documentos contabilsticos da pessoa colectiva, ou deliberadamente omitido a organizao de qualquer contabilidade.

Contudo, com a entrada em vigor, em 18 de Setembro de 2004, do novo Cdigo da Insolvncia e da Recuperao de Empresas aprovado pelo Decreto-Lei n. 53/2004, de 18 de Maro, (vide os art.s 12. e 13.), durante a pendncia do processo de insolvncia, o administrador da insolvncia tem exclusiva legitimidade para propor e fazer seguir: a) As aces de responsabilidade que legalmente couberem, em favor do prprio devedor, contra os fundadores, administradores de direito e de facto, membros do rgo de fiscalizao do devedor e scios, associados ou membros, independentemente do acordo do devedor ou dos seus rgos sociais, scios, associados ou membros; b) As aces destinadas indemnizao dos prejuzos causados generalidade dos credores da insolvncia pela diminuio do patrimnio integrante da massa insolvente, tanto anteriormente como posteriormente declarao de insolvncia; c) As aces contra os responsveis legais pelas dvidas do insolvente, em conformidade com o n. 2 do art. 82. do Cdigo da Insolvncia e de Recuperao de Empresas.

CSC Art 150 durao da liquidao 1. A liquidao deve estar encerrada e a partilha aprovada no prazo de trs anos, a contar da data em que a sociedade se considere dissolvida, sem prejuzo de prazo inferior convencionado no contrato ou fixado por deliberao dos scios. 2. O prazo estabelecido no nmero anterior s pode ser prorrogado por deliberao dos scios e por tempo no superior a dois anos. 3. No estando a liquidao encerrada e a partilha aprovada nos prazos resultantes dos nmeros anteriores, passam a ser feitas judicialmente.

ASSUNTO: IVA - DIREITOS E OBRIGAES DOS SUJEITOS PASSIVOS APS A DECLARAO DE FALNCIA Tendo merecido concordncia, por despacho de 04.01.99, a informao n.2210, de 30.11.98; comunica se o seguinte: 1. Nos termos da alnea e) do n.l do artigo 141. do Cdigo das Sociedades Comerciais (CSC), a declarao de falncia causa imediata de dissoluo da sociedade, entrando esta, por fora do n.1 do artigo 146.do mesmo diploma, em fase de liquidao do seu patrimnio, com vista realizao do activo e ao pagamento do passivo. 2. Todavia, a dissoluo da sociedade no implica a sua concomitante extino (a qual s se verificar quando do encerramento da liquidao), pelo que a necessidade de exercer os direitos e de cumprir as obrigaes que, nos vrios domnios. subsistem durante a fase de liquidao, justifica que o n.2 do artigo 146.do CSC estabelea que "a sociedade em liquidao mantm a personalidade jurdica e, salvo quando outra coisa resulte das disposies subsequentes ou da modalidade de liquidao, continuam a ser-lhe aplicveis, com as necessrias adaptaes, as disposies que regem as sociedades no dissolvidas. 3. E o perdurar da personalidade jurdica do falido aps a dissoluo, nos casos em que esta tenha como motivo a declarao de falncia, no posto em causa pela particular situao jurdica do falido delineada no Cdigo dos Processos Especiais de Recuperao da Empresa e de Falncia (CPEREF), j que as inibies ou limitaes que tal declarao impe no tm consequncias nesse plano. 4. Por sua vez, no domnio da personalidade tributria, a mesma vem definida no artigo 15. da Lei Geral Tributria como a susceptibilidade de ser sujeito de relaes jurdicas tributrias. 5. Ao processo de liquidao do patrimnio da empresa em estado de falncia est inerente a realizao de operaes abrangidas pelo campo de incidncia do imposto, maxime a alienao de bens da empresa (cf. v.g. art. 145., n. 1, al. b), e art. 179., n. 1, do CPEREF), sujeita a imposto nos termos da alnea a) do n. 1 do artigo 1. e do artigo 3. do Cdigo do IVA (CIVA), bem como a necessidade de efectuar certas despesas, implicando o pagamento do respectivo IVA, nomeadamente com a aquisio de servios ou com quaisquer outros que o liquidatrio decida manter ao abrigo, por exemplo, do n. 2 do artigo 163.do CPEREF. 6. Sendo de concluir pela manuteno da personalidade jurdica e tributria por parte da empresa em situao de falncia declarada, nada impede que esta continue a configurarse como um sujeito passivo do IVA, na acepo da alnea a) do n.1 do artigo 2.do respectivo Cdigo, enquanto no se verificar qualquer dos eventos previstos no seu artigo 33., determinantes da cessao de actividade para efeitos deste imposto.

7. Nessa conformidade, dever o liquidatrio judicial nomeado, na sua qualidade de representante da sociedade e no mbito dos poderes ordinrios de administrao que lhe esto atribudos, apresentar na repartio de finanas competente, nos termos do artigo 31.do CIVA, uma declarao de alteraes, indicando no quadro 17 a respectiva identificao e no quadro 04, fazendo aditar designao social a expresso "sociedade em liquidao" ou, simplesmente, "em liquidao", conforme decorre do n. 3 do artigo 146. do CSC. 8. Por outro lado, no que concerne forma de apuramento do imposto no perodo de tributao em que ocorra a declarao de falncia e em cada um dos perodos posteriores, a condio de falido no comporta qualquer particularidade que possa obstar aplicao das regras constantes do ClVA. 9. Nesse domnio, saliente-se que, quer num dado perodo de tributao per si, quer na relao que se estabelece entre este e o perodo que o precede e com o subsequente, o exerccio do direito deduo do imposto suportado, mesmo num sentido mais amplo contemplando tambm as regularizaes e os possveis reportes de perodos anteriores, no se configura como um caso de compensao de crditos em sentido tcnico-jurdico, o qual pressuporia a existncia de duas dvidas autnomas, de dois crditos recprocos mas distintos, e no, como acontece no apuramento do IVA a pagar ou a recuperar, de um s crdito, embora resultante do confronto de duas parcelas aritmticas de sinal contrrio. 10. Sendo assim, o facto de um sujeito passivo do IVA se encontrar em situao de falncia no implica quaisquer derrogaes s regras relativas ao correcto apuramento do imposto em cada um dos perodos de tributao, previstas no CIVA, nomeadamente as constantes dos seus artigos 19. a 25. e do artigo 71., regras essas cuja aplicao se integram no conceito de "liquidao do imposto" que o mesmo normalmente assume no Direito Fiscal. 11. Um outro aspecto a ter em considerao prende-se com a obrigao do pagamento do IVA nos perodos de tributao em que tenha sido apurado imposto a favor do Estado, aspecto esse que assume particular relevncia, porquanto o artigo 152. do CPEREF, ao contrrio do que sucedia no regime anterior estabelece que a declarao de falncia provoca a imediata extino dos privilgios creditrios do Estado, passando os respectivos crditos a ser exigidos como crditos comuns. 12. No entanto, cumpre lembrar que, sendo o IVA um imposto sobre o consumo. determina o n. l do artigo 36.do CIVA que a importncia do imposto correspondente ao valor das transmisses de bens ou das prestaes de servios, efectuadas por um sujeito passivo, seja adicionada ao valor da factura ou documento equivalente, para efeitos da sua exigncia aos adquirentes dos bens ou servios, surgindo estes ltimos, assim, numa posio muitas vezes designada por "contribuintes de facto" em relao ao imposto. 13. Ora, nessa ptica, o sujeito passivo do imposto ("contribuinte de direito", na pessoa de quem se verificam os pressupostos subjectivos da incidncia) aparece como que numa posio de mero fiel depositrio de importncias que tem obrigao de entregar nos cofres do Estado por pertencerem de antemo a este. 14. Como tal as dvidas referentes ao IVA, sempre que resultem, como geralmente acontece, de importncias liquidadas e, portanto, repercutidas aos adquirentes dos bens ou dos servios, no esto submetidas previso constante do artigo 152. do CPEREF, quer respeitem a perodos anteriores, quer posteriores produo de efeitos da declarao de falncia, devendo ser pagas dentro dos prazos legais estabelecidos. 15. No que respeita particularmente aos crditos do Estado cujas aces executivas tenham sido instauradas a partir de 19~11.98 (inclusive) encontra-se, hoje em dia, com a entrada em vigor das alteraes promovidas pelo Decreto-Lei n. 315/98, de 20 de Outubro, expressamente prevista, no artigo 152. do CPEREF, a precipuidade dos mesmos. 16. Por ltimo, relativamente ao direito ao reembolso do imposto, nas situaes em que o sujeito passivo se encontre em situao de crdito, cumpre salientar que o mesmo se mantm,

nos termos previstos no artigo 22. do CIVA e no Despacho Normativo n.342/93, de 18 de Outubro (com as alteraes decorrentes da publicao do Despacho Normativo n. 470/94, de 6 de Julho). 17. Embora o regime jurdico da falncia parea determinar que, sempre que se encontrem verificadas as condies legais para solicitar o reembolso, deve o liquidatrio judicial diligenciar nesse sentido (com o intuito, que se lhe encontra atribudo, de realizao do activo), no da competncia da Administrao Fiscal pronunciar-se sobre tal questo, sendo certo que esta deferir ou indeferir os pedidos de reembolso que vierem a ser apresentados consoante se encontrem ou no reunidas as condies legais para o efeito.

Elementos do pedido de declarao de falncia


O processo de falncia tem carcter urgente e tem prioridade sobre o servio ordinrio do tribunal, inclusive nos embargos e nos recursos que possa haver. O pedido feito atravs de petio escrita, dela devendo constar todos os factos que justificam a gravidade do pedido. Quem requerer a falncia dever identificar os titulares dos rgos de administrao da empresa e, no caso de se tratar de empresa individual, ter de identificar o cnjuge do respectivo titular e o respectivo regime de bens do casamento, se este for casado. Nos termos do artigo 16 e do artigo 17 do referido Cdigo, e dependendo de quem o requerente da falncia, devero ser apresentados com a petio, entre outros, os seguintes documentos: - Relao de credores, com indicao de crditos e garantias de que beneficiem; - Se a empresa tiver contabilidade organizada, todos os elementos que registem a sua situao econmica; no tendo contabilidade organizada, bastar a relao do activo e seu valor; - Relao dos scios conhecidos e mapa de pessoal, quando se tratar de uma sociedade. Os documentos juntos com a petio sero entregues com duas fotocpias, uma das quais se destina ao arquivo do tribunal e a outra ser mantida na secretaria do mesmo tribunal para consulta. A petio dever ser acompanhada dos duplicados necessrios (em principio treze), que sero entregues aos dez maiores credores que se conheam, comisso de trabalhadores, ao devedor, se no for este o requerente, e ainda ao arquivo do tribunal.

Declarao imediata de falncia


Confirmada a situao de insolvncia, e verificada a inviabilidade econmica da empresa, pode o juiz, ao abrigo do artigo 25 do C.P.E.R.E.F. , declarar imediatamente a falncia, desde que no haja oposio de qualquer dos credores.

Oposio ao requerimento
Quando contra o pedido de declarao de falncia for deduzida oposio, do devedor e de credores que, entre si, representem 30% do valor dos crditos e, na referida oposio, forem apresentados e justificados factos que revelem a probabilidade sria da recuperao da empresa, pode o juiz mandar seguir a aco como processo de recuperao da empresa. No se verificando tal situao, a audincia de julgamento ser marcada para os cinco dias a seguir deciso do prosseguimento da aco, conforme determina o N 1 do artigo 123. Seguir-se- a audincia de julgamento, cuja sentena ser proferida dentro dos cinco dias subsequentes, se no o puder ser imediatamente.

Sentena que declara a falncia


Da sentena que decreta a falncia deve constar, nomeadamente: - Fixao de residncia do falido;

- Designao de prazo, at 30 dias, para a reclamao de crditos; - Nomeao do liquidatrio judicial da falncia e da comisso de credores, caso ainda no tenha sido constituda; - Decretamento da apreenso, para imediata entrega ao liquidatrio judicial dos elementos da contabilidade do devedor e de todos os seus bens, ainda que arrestados, penhorados ou por qualquer forma apreendidos ou detidos.

Impugnao da sentena de falncia


Podem opor embargos sentena que decreta a falncia, entre outros, o devedor, o Ministrio Pblico e qualquer credor. A oposio por embargos deve ser deduzida no prazo de cinco dias, a seguir publicao da sentena declaratria da falncia no Dirio da Republica, e segue os seus trmites nos termos do artigo 130 do diploma de referncia.

Liquidatrio judicial
O liquidatrio judicial ser nomeado pelo juiz, em respeito pelo estabelecido no artigo 24 , e recair em pessoa inscrita na lista oficial respectiva , cujo estatuto consta de diploma legal prprio. Uma vez nomeado, o liquidatrio entra de imediato em funes. Compete-lhe, designadamente: - Preparar o pagamento das dvidas do falido atravs da alienao dos bens do patrimnio deste, em cooperao e sob fiscalizao da comisso de credores; - Representar a massa falida em juzo, quer activa quer passivamente; - Exercer, junto dos trabalhadores do falido, todas as competncias que decorrem do regime jurdico do contrato individual de trabalho, pelas formas de cessao a previstas.

Efeitos da falncia
A declarao de falncia produz inmeros efeitos em vrias esferas jurdicas, principalmente: a) No falido - a declarao priva de imediato o falido dos seus bens, presentes ou futuros, que passam a integrar a massa falida, ficando sob a administrao do liquidatrio judicial. A mesma declarao determina o encerramento dos seus livros e a inibio para o exerccio do comrcio, bem como a sua sujeio ao dever de apresentao, nos termos do artigo 148 e do artigo 149 , respectivamente. Nos negcios jurdicos do falido - a declarao determina o vencimento imediato das dvidas do falido, estabilizando-se assim o passivo. Extino dos privilgios creditrios - com a declarao de falncia ficam extintos os privilgios creditrios do Estado, das autarquias locais e das instituies de segurana social, que passam a ser exigveis unicamente como crditos comuns, com ressalva dos que se constiturem no decurso do processo. Apensao de aces - todas as aces que tratem de questes relativas aos bens que constituem a massa falida, sero apensadas ao processo de falncia, excepto as aces sobre o estado e a capacidade das pessoas.

b) c)

d)

Liquidao do activo
Aps o trnsito em julgado da sentena declaratria da falncia, proceder-se- venda dos bens , que tenham sido arrolados para a massa falida. a chamada liquidao do activo , a efectuar pelo liquidatrio judicial em colaborao com a comisso de credores e que, correndo os seus termos por apenso ao processo de falncia, deve estar concluda no prazo de seis meses. Os bens sero vendidos atravs das modalidades de venda previstas no artigo 181 do Cdigo acima referido.

Reclamao de crditos
Dentro do prazo fixado na sentena declaratria da falncia (at 30 dias), a contar da sua publicao no Dirio da Republica, devero os credores do falido reclamar a verificao dos seus

crditos (comuns ou preferenciais) . Devem faz-lo por meio de requerimento, no qual faro constar a sua origem, natureza e valor. O processo de reclamao de crditos poder ser longo e com alguns incidentes, correndo os seus termos de acordo com o estabelecido no artigo 188 e seguintes do C.P.E.R.E.F.

Acordo extraordinrio
Depois de proferida a sentena de verificao dos crditos, o falido e os credores com crditos verificados tm a possibilidade de acabar com o processo de falncia, atravs de um acordo extraordinrio . Se, por deciso definitiva, o acordo for homologado, o processo de falncia declarado findo .

Cessao dos efeitos da falncia


Os efeitos da declarao de falncia podero ser levantados pelo juiz, nomeadamente quando se verifiquem as seguintes situaes: - Acordo extraordinrio, homologado, entre credores reconhecidos e falido; - Decurso de 5 anos sobre o trnsito em julgado da deciso que tenha apreciado as contas finais do liquidatrio; - Levantados os efeitos da falncia, o juiz decretar a reabilitao do falido, nos termos do artigo 239 . "EXISTINDO DVIDAS QUE NO EXCLUSIVAMENTE AS DE NATUREZA FISCAL AINDA NO EXIGVEIS DATA, NO PODER A LIQUIDAO E PARTILHA SER FEITA SIMULTANEAMENTE COM A DISSOLUO DA SOCIEDADE, VEJA-SE SENO O PARECER DO CONSELHO TCNICO DA DIRECO-GERAL DOS REGISTOS E NOTARIADO, DE 28/09/92: "I - APS A DISSOLUO DA SOCIEDADE, SE ESTA NO TIVER DVIDAS, PODEM OS SCIOS PROCEDER PARTILHA IMEDIATA DOS BENS SOCIAIS. II - PORM, EXISTINDO DVIDAS, QUE NO SEJAM EXCLUSIVAMENTE AS DE NATUREZA FISCAL AINDA NO EXIGVEIS DATA DA DISSOLUO, J NO POSSVEL AOS SCIOS PROCEDER IMEDIATAMENTE LIQUIDAO. III - SE, APESAR DA EXISTNCIA DE UM TAL PASSIVO COMUM, FOR FEITA A PARTILHA IMEDIATA, O ACTO MANIFESTAMENTE NULO E NO PODE SER ADMITIDO A REGISTO". PELO QUE, NO SER POSSVEL A LIQUIDAO IMEDIATA DA SOCIEDADE, DESDE QUE AQUELA POSSUA OUTRAS DVIDAS, AO ESTADO OU A QUAISQUER OUTROS CREDORES, QUE NO AS J REFERIDAS. DE REFERIR AINDA QUE, ENCONTRANDO-SE A EMPRESA IMPOSSIBILITADA DE CUMPRIR A GENERALIDADE DAS SUAS OBRIGAES, PODERO OS TITULARES DOS SEU RGO DE ADMINISTRAO REQUERER A DECLARAO DE FALNCIA, OU OPTAR PELO REQUERIMENTO DA PROVIDNCIA COM VISTA SUA RECUPERAO, NOS TERMOS DO ESTABELECIDO NO ART. 6 DO CDIGO DOS PROCESSOS ESPECIAIS DE RECUPERAO DA EMPRESA E DE FALNCIA, APROVADO DECRETO-LEI N. 132/93.

S-ar putea să vă placă și