Sunteți pe pagina 1din 3

GRAMTICA APLICADA AO TEXTO Prof.

talo Puccini Advrbio: a palavra que modifica o verbo, o adjetivo, outro advrbio ou at mesmo uma frase toda. a) b) c) d) Modificando um verbo: No ouvi mais vozes nem risos. Intensificando um adjetivo: Os olhos dela no eram bem negros, mas escuros. Intensificando outro advrbio: O Baro de Santa Pia est mal, muito mal. Modificando toda a frase: Infelizmente, os povos ainda correm o risco de novos conflitos.

Locuo Adverbial: D-se o nome de locuo adverbial ao conjunto de duas ou mais palavras com o mesmo valor e emprego de advrbio. Exemplos: com carinho, por prazer, sem dvida, em vo, frente a frente, de modo algum, etc. Grau dos advrbios: Alguns advrbios (de modo, de tempo, de lugar e de intensidade) admitem, maneira dos adjetivos, a flexo de grau comparativo e superlativo. 1. Grau comparativo a) b) c) 2. de igualdade: Ele fala to alto quanto o irmo. de inferioridade: Ele fala menos alto do que o irmo. de superioridade: Ele fala mais alto do que o irmo.

Grau superlativo a) b) absoluto analtico: Ele fala muito alto. absoluto sinttico: Ele fala altssimo. CLASSIFICAO DOS ADVRBIOS E LOCUES ADVERBIAIS Circunstncias Advrbios e Locues Adverbiais Afirmao Dvida Intensidade sim, certamente, realmente, deveras, efetivamente, por certo, de fato, sem dvida, etc. acaso, porventura, possivelmente, provavelmente, qui, talvez, etc. assaz, bastante, bem, demais, mais, menos, muito, pouco, to, quase, quanto, demais, meio, todo, apenas, demasiadamente, em excesso, em demasia, por completo, etc. Lugar abaixo, acima, adiante, aqui, a, ali, aqum, alm, atrs, fora, dentro, acol, atravs, perto, longe, direita, esquerda, a () distncia, de longe, de perto, ao lado, por dentro, por fora, por aqui, por ali, para onde, etc. Modo assim, bem, debalde, depressa, devagar, mal, bem, melhor, pior, alerta, toa, s claras, s ocultas, s pressas, ao lu, lado a lado, frente a frente (e quase todos os terminados pelo sufixo mente: calmamente, alegremente, etc). Negao Tempo no, de modo algum, de jeito nenhum, de forma alguma, etc. agora, ainda, amanh, anteontem, antes, breve, cedo, tarde, depois, hoje, ento, nunca, jamais, logo, sempre, outrora, j, raramente, tarde, noite, de manh, de repente, de sbito, em breve, de quando em quando, etc.

ADVRBIOS INTERROGATIVOS Circunstncias Causa Lugar Modo Tempo Advrbios Interrogativos por que onde como quando Exemplos Por que ele foi preso? No sabemos por que ele foi preso. Onde mora aquele cirurgio? Ignora-se onde ele mora. Como ele est de sade? No se sabe como ele est de sade. Quando nos veremos novamente? Ainda no sei quando nos veremos.

APLICANDO A TEORIA

1.

Nas oraes abaixo, indique aquela em que o advrbio e/ou locuo adverbial expressa, respectivamente, tempo e modo: a. b. c. d. e. Certamente sairei mais tarde com meus amigos. Sempre agi de maneira honesta. Suas afirmaes so tanto inteis como bvias demais. E a cada momento limpava com leno os cantos da boca. Achava-se ali sozinha e sentada ao piano.

2.

Partindo do pressuposto de que os advrbios so invariveis, analise os termos em evidncia, caracterizando-os de acordo com a classe gramatical a que pertencem. a Ele teve melhores chances para se destacar, por que s agora resolveu se decidir? b A aluna fala melhor do que escreve. c Atualmente, ele anda meio triste. d Passando por aqui, gasto menos tempo para chegar ao trabalho. e Onde estou as oportunidades de trabalho so menores.

3. Assinale: a. Se a palavra destacada tem funo adjetiva. b. Se a palavra destacada tem funo adverbial. I. II. III. IV. V. VI. VII. As roupas de inverno esto custando caro. No abria mo das roupas e joias caras mesmo no ambiente de trabalho. Os habitantes do povoado pronunciavam errado o nome do fundador do local. O conselheiro s dava palpite errado. Durante as frias, muitas crianas ficam ss em suas casas. S aceitamos cheque especial. Os filmes analisados foram considerados como pouco recomendveis.

1. a. b. c. d. e. 2.

Afirmao / tempo / companhia Tempo / modo Intensidade Meio Lugar / proximidade

b) c) d) e)
3.

a) adjetivo, pois varivel. advrbio de modo. advrbio de modo. advrbio de intensidade. advrbio de intensidade.
B A B A A B B

S-ar putea să vă placă și