Sunteți pe pagina 1din 31

As recentes alteraes legistivas sobre os recursos aos Tribunais Superiores: a repercusso geral e os processos repetitivos sob a tica da Law

and Economics

Luciano Benetti Timm Ps Doutor U.C., Berkeley, EUA. Doutor em Direito dos Negcios pela UFRGS. Mestrado em Direito (LLM) na Universidade de Warwick, Inglaterra. Professor Adjunto da PUC-RS. Professor do Programa de ps-graduao da ULBRA. Presidente da Associao Brasileira de Direito e Economia (ABDE) e do Instituto de Direito e Economia do RS (IDERS).

Manoel Gustavo Neubarth Trindade Advogado e Economista. Ps-graduando em Processo Civil e Constituio pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.

SUMRIO: I Introduo; II Premissas da Law and Economics aplicadas Teoria Processual; III Deciso dos Tribunais Superiores como Bens Pblicos; IV - A Repercusso Geral no Recurso Extraordinrio: racionalidade econmica motivadora; V - Questes Idnticas no Recurso Especial: racionalidade econmica motivadora; VI Stare Decisis; VII Consideraes Preditivas e Avaliativas; VIII Concluso; IX Referncias Bibliogrficas

I - Introduo

A preocupao com a racionalizao processual, e nela inserida a celeridade, cada vez mais vem ganhando espao na discusso acadmica, assim como na atividade forense, porquanto j consolidada a concepo de que a concretizao do

direito fundamental tutela jurisdicional efetiva exige durao razovel do processo. Foi um choque de realidade teoria processual.

Com efeito, perdem o sentido prtico as velhas discusses da dogmtica processual acerca das teorias da ao, da jurisdio e do processo se feitas sob o vcuo da realidade do comportamento das partes litigantes, do juiz e do custo envolvido na disputa. Foi concebido um Cdigo de Processo Civil em 1973 sem refletir nas conseqncias prticas dos dispositivos legais sobre a conduta dos agentes envolvidos nas disputas processuais. Foi assim tambm na Constituio Federal, que abriu as portas dos tribunais superiores em nome do acesso justia, sem ponderar no impacto econmico e na eficincia das cortes.

Para os autores que trabalham com as premissas da Anlise Econmica do Direito (ou Law and Economics), como se ver a seguir, os litigantes so agentes econmicos racionais. Eles movero aes e interporo recursos medida que em sua anlise probabilstica de custo-benefcio indicar ganhos. Vale dizer, ningum ingressar com uma ao para se colocar em situao pior. E esse clculo probabilstico leva em conta as probabilidades de xito da ao, os custos processuais e os riscos de perda.

Assim, se os custos processuais e os nus sucumbenciais forem baixos e os precedentes judiciais errticos, o sistema processual poder criar incentivos propositura de aes descabidas. Ou seja, o sistema processual acaba colocando em cheque o prprio direito material (assim entendidos os contratos, a propriedade e, inclusive, as relaes familiares). tempo de medir a performance dos sistemas processuais.

Nesta senda, a temtica dos recursos destinados aos tribunais superiores, semelhana de praticamente todo o sistema recursal brasileiro, vivenciava desde a dcada de 90 do sculo XX, realidade deveras preocupante, haja vista o desvirtuamento, sobremaneira por parte dos litigantes, das suas funes. Alm disso, a demasiada demora dos julgamentos, ocasionada, fundamentalmente, pelo nmero excessivo de recursos interpostos, muitas vezes estimulados pelos incentivos criados pelo prprio Poder Judicirio (como decises excessivamente protetivas resultado do assim

chamado ativismo judicial), fez os operadores do direito e a doutrina jurdica acordarem para a realidade do processo e para as conseqncias s relaes sociais.

Diversos so os fatores que contribuem para esta situao, sendo que a interposio dos recursos aos tribunais superiores se tornou regra, porquanto a parte sucumbente, na maioria das vezes, sente-se incentivada a procrastinar ao mximo o cumprimento das decises judiciais que lhe so desfavorveis. Se em nosso sistema recursal o principio vigorante o duplo grau de jurisdio, certo que em nossa realidade, pelo menos do ponto de vista pragmtico, visto como se fosse mais do que isso.

Outrossim, muitos dos recursos destinados aos tribunais superiores, ao invs de objetivarem as funes para as quais foram concebidos, buscam, alm da pura procrastinao, remotas chances de reforma, baseadas em crenas probabilsticas nfimas, estimuladas por motivaes aleatrias, isto , pretenses recursais carentes de prognstico de reverso efetiva dos julgados.

Das circunstncias acima apontadas, possvel inferir que o sistema recursal no se revelava ao mundo real dos litigantes (auto-interessados e no necessariamente representantes do interesse de justia), deixando de criar um adequado sistema de incentivos ao correto comportamento das partes e preservao da integridade do direito material.

Um sistema processual clere e efetivo (ou seja, eficiente) poderia atuar at mesmo antes do ajuizamento de aes (incentivando acordos, como nos Estados Unidos da Amrica)1 e anteriormente interposio dos expedientes recursais, servindo como estmulo para o comportamento processual otimizado, orientando o comportamento dos litigantes e dos prprios julgadores, o que certamente contribuiria para racionalizar o processo judicial e poupar recursos pblicos hoje drenados rediscusso de assuntos j pacificados nas Cortes Superiores.

1 Para maiores detalhes consultar Cooter and Rubinfeld in Economic Analysis of Legal Disputes and Their Resolution, 1989.

Neste contexto, como j iterativamente reconhecido, urge que sejam tomadas medidas de reforma, afim de que o processo judicial seja racionalizado e se torne clere, pelos menos o suficiente para que seja eficaz, alm de evitar diversos problemas na administrao judicial, como o so a hipertrofia dos custos do Judicirio e as deformidades na organizao burocrtica.

Neste sentido, observam-se esforos para a racionalizao do sistema recursal brasileiro, incluindo-se a aqueles destinados aos tribunais superiores, como aqueles trazidos no bojo da Emenda Constitucional nmero 45, de 08 de dezembro de 2004 (que insere a necessidade da demonstrao da repercusso geral das questes constitucionais discutidas no mbito do Supremo Tribunal Federal), bem como atravs da Lei n. 11672, de 08 de maio de 2008 (que estabelece o procedimento para o julgamento de recursos repetitivos no mbito do Superior Tribunal de Justia), que corporificam algumas destas tentativas.

No presente estudo, pretendemos justificar essas recentes alteraes relativas aos recursos movidos perante os Tribunais Superiores (STJ e STF) sob as lentes da Anlise Econmica do Direito, dando especial nfase identificao do carter de bem pblico das decises judiciais e suas conseqncias ao sistema processual como um todo, assim como seus efeitos sobre o comportamento das partes e do prprio Poder Judicirio.

II Premissas da Law and Economics aplicadas Teoria Processual

A anlise Econmica do Direito consiste em utilizar mtodos prprios da Economia para soluo de problemas jurdicos. Segundo essa perspectiva de anlise, as pessoas so racionais e agem tendo em vista seus interesses (clculo de custobenefcio)2. As regras legais funcionam como preos, aos quais os agentes respondem dentro do clculo antes referido. um mtodo pragmtico e consequencialista, pois leva em conta os efeitos das decises e das polticas pblicas sobre o comportamento das pessoas (BRUNO SALAMA, 2008). , por isso, uma lente potente para a anlise da realidade processual brasileira, que est longe da eficincia das cortes europias como Frana, Inglaterra e Alemanha, dos pases do norte da Amrica do Norte (Estados Unidos e Canad) e mesmo de alguns pases latino-americanos, como o Chile.3 Naturalmente que por preo entende-se algo alm do mero custo monetrio. Existem custos que podem ser medidos, e.g., em prestgio, honra, lealdade e reputao.

De especial relevo para a teoria geral do processo e para o comportamento dos litigantes a teoria dos jogos, que teoria descritiva e preditiva do comportamento humano em situaes de interao de aes, ou seja, de formulao de estratgias tendo em conta o outro agente, vale dizer, quando o comportamento de uma das partes influencia no comportamento da outra, como no famoso dilema do prisioneiro, sendo oportuno transcrever a ilustrao compilada por Armando Castelar Pinheiro e Jairo Saddi,4 in verbis:
Dois elementos criminosos so presos e enviados ao distrito policial mais prximo. Cada um dos prisioneiros est numa solitria sem nenhuma chance de comunicar-se com o outro. O delegado de polcia, que preside o inqurito policial, admite que no existem provas conclusivas para indici-los pelo crime de latrocnio (roubo seguido de homicdio), apenas por roubo (assalto a mo armada). Para que o trabalho da polcia seja facilitado, o delegado prope um pacto faustiano (...), o qual depende da confisso de cada um, da a razo pela qual o delegado estabelece a seguinte regra para um acordo: Se um deles acusar o outro, mas o outro no acus-lo, o que acusou ser solto, enquanto o outro ser indiciado a trs anos de recluso. No se trata de uma racionalidade perfeita, mas limitada pelas informaes e pela prpria condio humana. Ainda assim, o homem capaz de ordenar suas preferncias e buscar aquela soluo que lhe traga o maior benefcio, tendo em conta o seu custo (posio tima ou eficiente). 3 Para maiores informaes ver Court performance around the world: a comparative perspective, estudo patrocinado pelo Banco Mundial, 1999. 4 CASTELAR PINHEIRO, Armando; SADDI, Jairo. Direito, Economia e Mercados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005, p. 172/173.
2

Se cada um recusar-se a acusar ao outro, ambos sero indiciados a um ano de recluso. Se, contudo, ambos se acusarem mutuamente, os dois sero indiciados a dois anos de recluso. A regra oferecida a cada criminoso em separado e o delegado informa que ao outro est se propondo exatamente o mesmo acordo. A Tabela 4.3 descreve o jogo na sua forma normal, mostrando o tipo de resultado de cada combinao de comportamentos dos criminosos:
Tabela 4.3: Combinao de comportamentos dos criminosos Criminoso 2 acusa Criminoso 1 acusa Criminoso 1 no acusa 2 anos/2 anos 3 anos/solto

Criminoso 2 no acusa solto/3 anos 1 ano/1 ano

evidente que a melhor estratgia individual acusar, j que, se agir assim, ter pelo menos um ano a menos de recluso, independentemente do que o outro prisioneiro fizer. Por exemplo, se o Criminoso 1 pensar: No confesso e acuso o Criminoso 2 e me livro dessa se ele no me acusar. Ou confesso e acuso o Criminoso 2 e ele me acusa, confessando tambm, ento ns dois estaremos na jaula por dois anos, e no por trs. O problema que, por simetria, o Criminoso 2 dever pensar a mesma coisa. Se o comportamento for estritamente racional (e no ), ambos os criminosos tero penas de dois anos, uma vez que o mais seguro acusar o outro e confessar o crime, na expectativa de que ele far a mesma coisa. No entanto, passar dois anos na cadeia no uma grande idia, e certamente melhor passar um ano s, ou, melhor ainda, ser solto e ficar livre. A melhor estratgia de cooperao (e isso no possvel porque eles no podem se comunicar), sem dvida, ningum acusar ningum, e ambos serem presos por apenas um ano. Aqui que reside o risco: com o objetivo de ser solto, muitos criminosos preferem blefar. Ou seja, acusam o outro, na expectativa de que predomine o interesse coletivo (de no acusar e ser apenado com um s ano de recluso). Neste caso, se o blefe der certo, o acordo se paga, visto que um solto e o outro pega a pior pena, que a de trs anos.

Outrossim, indicativo disso o estudo de campo de Castelar Pinheiro (2003), o qual demonstra a impresso dos prprios magistrados acerca da perniciosa prtica de buscar o Judicirio com o objetivo precpuo de protelar o cumprimento de obrigaes, como se v na tabela5 abaixo, por rea do direito:

CASTELAR PINHEIRO, Armando. Judicirio, reforma e economia: a viso dos magistrados. Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (IPEA). Texto para discusso n. 966. Rio de Janeiro, 2003. Disponvel em: < http://www.ipea.gov.br/pub/td/2003/td_0966.pdf >. Acessado em: 09 de novembro de 2008. p. 13.

Por exemplo, no que tange ao mercado de crdito (e.g., juros), mais de 60% dos magistrados indagados acreditam que muito freqente ou algo freqente que as partes recorram justia para postergar o cumprimento de suas obrigaes. Ou seja, o sistema processual pode estar induzindo a propositura de aes juridicamente descabidas em que o autor da demanda a prope para ganhar tempo, prejudicando o ru.

Pertinente tambm citar o entendimento de referido Autor, que com propriedade aborda a questo, in litteris:

Consistentemente com a viso de que o uso da justia como meio de protelar decises particularmente comum em causas tributrias, os magistrados entrevistados observam que esse tipo de comportamento tambm muito freqente de parte do setor pblico, particularmente quando a Unio uma das partes envolvidas. Tambm neste caso, deveria se procurar implantar medidas que desencorajassem este tipo de comportamento, possivelmente atravs da mudana de normas seguidas pelos advogados do setor pblico. Alm disso, considerando que na maior parte dos casos em que o setor pblico uma parte envolve um nmero limitado de disputas os 86.000 casos julgados pelo STF em 2000 diziam respeito a pouco mais de 100 temas diferentes medidas que vinculem as decises de tribunais inferiores s decises, por exemplo, do STF, em casos anteriormente

julgados, deveriam acelerar o trmite de processos e reduzir o ganho daqueles que usam o sistema Judicirio de m f. A adoo de um instrumento como a smula vinculante tambm tem a vantagem de dar igual tratamento ao contribuinte e ao fisco (aqui representando os demais contribuintes), ao contrrio de remdios que limitam unilateralmente o mau uso do Judicirio por parte do executivo.6

Em artigo recente, Rafael Machado e Ely Mattos (2008) demonstraram que a partir da obteno da estabilidade monetria e a conseqente reduo dos juros no Brasil, os juros de mora (associados correo monetria) fixados pelas Cortes de Justia, passaram a ser desincentivadores de proposituras de aes descabidas.

De outra parte, v.g., a concesso pouco criteriosa do benefcio da gratuidade da justia permite que o litigante transfira sociedade o pagamento dos custos (amplamente compreendidos) da demanda. Isso significa, no jargo econmico, externalizar sociedade o custo do processo, diminuindo o preo do litgio, o que incentiva o litgio.

No s. Muitas vezes os tribunais julgam os casos aleatoriamente, assim como os juzes de primeira instncia, sem qualquer ateno aos precedentes dos tribunais superiores. A falta de precedentes claros dificulta a previsibilidade na propositura da demanda, dificultando o trabalho dos advogados de entabularem acordos e mesmo optarem ou no pela disputa judicial.

Alis, segundo reiteradamente comentado em aula pelo Professor Robert Cooter em Law, Economics and Business (Berkeley, agosto 2007), as partes so, via de regra, excessivamente otimistas em relao aos seus direitos. Assim, sem precedentes claros e as freqentes distorcidas percepes das partes, torna difcil ao advogado trazer seus clientes realidade. Ainda, a falta de orientao jurisprudencial torna tambm a demanda aleatria, tornando difcil responsabilizar o advogado e a parte por litigncia de m f.

CASTELAR PINHEIRO, Armando. Judicirio, reforma e economia: a viso dos magistrados. Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (IPEA). Texto para discusso n. 966. Rio de Janeiro, 2003. Disponvel em: < http://www.ipea.gov.br/pub/td/2003/td_0966.pdf >. Acessado em: 09 de novembro de 2008. p. 13.

Sim, os advogados igualmente no escapam lgica do custo-benefcio. natural supor que os advogados sejam movidos pelos incentivos econmicos envolvidos nas demandas. Por isso, tambm natural supor que os melhores advogados busquem atuar nas melhores causas, pois so as que traro maiores resultados (tanto do ponto de vista estritamente econmico, como no sentido de repercusso de marketing, por exemplo). Tanto verdade, que a unio de advogados no mesmo escritrio juridicamente uma sociedade, e no uma associao sem fins lucrativos. Advogados melhores selecionaro naturalmente os processos mais interessantes. Da que as aes coletivas tendem a atrair para o lado do consumidor e do meio-ambiente bons advogados, que, do contrrio, no estariam dispostos a atuar individualmente nos casos. Por tanto, se o incentivo colocado no sistema processual facilitar o ajuizamento e a interposio de recursos, advogados no exitaro (salvo restries ticas ou reputacionais) em mover aes e recursos descabidos.

Como ilustrao da hiptese do massivo ajuizamento de demandas, podemos citar o caso do Rio Grande do Sul, que conforme demonstrado na tabela abaixo, a unidade da federao que mais recebe aes anualmente. A tabela mostra o nmero de demandas ajuizadas no ano de 2008 e o percentual representativo em relao aos outros estados.7

Rio Grande do Sul - 2008 Ms N. de interposio de demandas Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho
7

Percentual do Estado perante o Pas 34,03% 33,17% 20,42% 31,39% 31,14% 29,50%

13.153 10.270 2.996 9.980 7.951 7.325

Disponvel em www.stj.jus.br/estatsticas, em 03 de novembro de 2008.

Julho Agosto Setembro

4.211 4.358 2.657

26,64% 22,66% 17,99%

Como se observa, pode-se constatar que nos meses de janeiro, fevereiro, abril, maio e junho, o nmero de aes ajuizadas no Rio Grande do Sul corresponderam a 30% de todas as aes intentadas no Brasil. Comparando com Estado de tamanho aproximado, como Minas Gerais, o Rio Grande do Sul, em janeiro de 2008, recebeu 13.153 processos, enquanto aquele apenas 2.828 aes. Interessante salientar que estes dados no se referem a circunstncias de anormalidade, pois o Rio Grande do Sul vem mantendo essa mdia nos ltimos anos. Em 2007, por exemplo, foram distribudos 94.875 processos, o que corresponde a 30,43%. Em 2006, foram ajuizadas 70.000 demandas, equivalente a 28,09%. Em 2005, foram 63.536, correspondente a 30,51%.

Diversos so as hipteses existentes para buscar explicar este fenmeno, porm imperioso investigar, dentre elas, se no se tratam de estmulos gerados pela existncia de incentivos, os quais muitas vezes revelam-se inadequados, como, por exemplo, a sinalizao de posturas demasiadamente protetivas.

Segundo as ferramentas de anlise econmica, nem mesmo o magistrado ser, necessariamente, desinteressado. Ele tambm responde aos incentivos do sistema, tendo em conta os seus interesses. No Brasil, como o acesso magistratura se d por concurso pblico e depois de um perodo de estgio probatrio h estabilidade, os incentivos so colocados para aprovao no concurso e na garantia da estabilidade. Vencida essa difcil etapa, ainda no h um sistema de remunerao que incentive adequadamente os quadros da magistratura a se esforarem tanto quanto uma pessoa que segue uma carreira privada (como um advogado associado em um grande escritrio ou um professor universitrio no incio da carreira), j que no h significativas diferenas salariais entre os juzes de final de carreira (desembargadores) e os de incio de carreira. Tambm no se tem notcia de um sistema de promoes que incentive a permanente qualificao dos magistrados (como promoes em decorrncia de cursos de especializao, de formao e mesmo de decises no reformadas). Estudo recente

10

demonstrou que aproximadamente 20% dos desembargadores do Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul que, pressupe-se, sejam os mais qualificados magistrados do Estado tm estudos de ps-graduao (Eduardo Della Giustiana Martins et alli, 2008).

Do exposto, podemos defender que as recentes reformas sobre recursos perante os Tribunais Superiores do pas buscam enfrentar a todos esses problemas, em maior ou menor grau. Com uma uniformizao jurisprudencial, teremos menos incentivos a recursos repetitivos que sorvam recursos j demasiadamente escassos da sociedade com temas j enfrentados. Considerando-se que o STJ receba cerca de 302.067 processos novos por ano8 e que o custo mdio desse processo segundo o prprio STJ9 seja de aproximadamente R$ 762,72, podemos imaginar a economia que poder ser gerada.

No somente isso, mas facilitar-se- a punio de partes e de advogados que proponham aes descabidas, que pretendam usar o sistema judicial desnecessariamente em benefcio de seu cliente e em prejuzo da sociedade, sobremaneira quando o tema for claramente descabido segundo orientao pacificada pelos tribunais. Isso facilitar tambm acordos.

Mas queremos explorar aqui um ponto fundamental. A recuperao da noo de bem pblico das decises dos Tribunais Superiores, como a seguir se pretende demonstrar.

Conforme Relatrio Estatstico do STJ, disponibilizado em seu stio eletrnico, em http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/Boletim/sumario.asp, acessado em 08 de novembro de 2008. 9 Conforme noticiado no stio eletrnico do Superior Tribunal de Justia, em http://www.stj.gov.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=86889, acessado em 08 de novembro de 2008.

11

III Decises dos Tribunais Superiores como bens pblicos

Considerando que a presente anlise se ampara sob a tica da Anlise Econmica do Direito, importante registrar que a quase totalidade da literatura existente sobre o presente tema, alm de bastante escassa, referente aos sistemas judiciais de pases de originrios do sistema da commom law, sendo a franca maioria destinada anlise do cenrio dos Estados Unidos. Assim sendo, imperioso desde j reiterar algumas notrias e simples distines, as quais aqui se demonstram importantes fazer.

Como observa Kornhauser (1998), em regra, no sistema da civil law, diferentemente da commom law, nos recursos destinados aos tribunais superiores permitido apenas o conhecimento da matria de direito, e no de fato. Ademais, observa-se nas cortes superiores dos pases originrios da civil law a apreciao de numero muito maior de recursos que nos pases oriundos da commom law.

Tais circunstncias so de extrema relevncia na configurao institucional, implicando diversas peculiaridades na configurao dos sistemas recursais, o que impe reconhecer a utilizao diferenciada (ou adaptada) de mecanismos que tenham por objetivo otimizar os respectivos procedimentos judiciais, ainda mais quando ponderada a realidade brasileira.

De qualquer forma, inegvel reconhecer que em todas as culturas h uma parcela conceitual referente s funes dos tribunais superiores que se intersecciona. Neste sentido, convm registrar, vez que pertinente para a melhor compreenso do tema tratado, o que bem lecionam Marinoni e Mitidiero (2007) sobre a funo dos Tribunais Supremos, que pode ser organizada, em termos histricos, em trs fases distintas.

Primeiramente,

partindo-se do

modelo

do Tribunal

de Cassao

Revolucionrio francs, outorgava-se ao tribunal apenas a defesa da lei em abstrato, sendo vedado o conhecimento do mrito da causa. Outrossim, uma vez reconhecida que a atividade judicial envolvia necessria interpretao da legislao, passou-se a reconhecer tambm a funo de uniformizao da jurisprudncia. Em um terceiro

12

momento, foi reconhecido que as cortes supremas no possuam mais apenas o simples objetivo de uniformizao, mas tambm da outorga de unidade ao Direito.

Na literatura sobre Law and Economics, Posner (1985), representando a vertente dominante e referindo-se a conceito mais amplo, isto , cortes superiores, conceitua que as funes seriam a interpretao da lei, inclusive com carter criativo, do mesmo modo que a garantia da aplicao uniforme da lei entre os nveis inferiores da jurisdio.

Como se v, a concepo existente na Anlise Econmica do Direito no se distancia da doutrina jurdica tradicional, servindo para reafirmar o carter de bem pblico das decises emanadas pelos tribunais superiores, conquanto, entre diversos motivos, servem de norte para o julgamento das instncias inferiores.

Pretendendo-se, no presente estudo, sustentar o reconhecimento de que as decises judiciais possuem carter de bem pblico, conforme conceito j bem consolidado na Cincia Econmica, torna-se necessrio trazer lia, de modo sucinto, alm do seu significado, breves reflexes, que podem trazer importantes subsdios para o debate em tela, com relevante potencial propositivo.

Primeiramente, como axiomtico, registre-se que os bens pblicos so aqueles ofertados pelo Estado em benefcio da populao, no sendo destinados (ou apropriados), pelo menos em princpio, a apenas um indivduo ou agente em especfico. Saliente-se, por oportuno, que para a Economia o conceito de bem pblico difere substancialmente Administrativo. daquele encontrado no Direito, especialmente no ramo

De acordo com Varian (2003), saliente-se que o consumo dos bens pblicos pode ser feito simultaneamente por vrios indivduos, sem que haja aumento considervel, pelo menos em tese, dos seus custos.

Portanto, o custo da produo de bem passvel de ser utilizado pela coletividade no superior daquele verificado quando o bem destinado a apenas um

13

individuo. Em outras palavras, o acrscimo de custo que ocorre pela utilizao de mais de um indivduo nulo (custo marginal igual a zero ou prximo disso).

Outrossim, conforme Pindyck e Rubinfeld (2006), atribui-se aos bens pblicos caractersticas como a no-rivalidade e a no-excluibilidade. Um bem cujo consumo no-rival pode ser consumido por diveras pessoas ao mesmo tempo, sendo exemplo clssico na literatura econmica a segurana nacional. Por seu turno, um bem cujo consumo no-excluvel significa que no possvel impedir ou restringir o seu consumo pelos indivduos, muito embora possam ser criados meios de faz-lo, como, verbi gratia, pelo preo, pela autoridade ou pela ordem de chegada, entre outros.

Todavia, em razo da impossibilidade da adequada captura por parte das empresas dos benefcios de sua produo (como, por exemplo, do lucro), o mercado no os oferta devidamente, gerando ineficincias, tanto na atividade social, como no desenvolvimento econmico. Some-se hiptese da jurisdio a impossibilidade (restrio) da autotutela.

De outro lado, o conceito de externalidades, tambm denominadas economias ou deseconomias externas, so efeitos positivos ou negativos gerados por atividades de produo ou consumo exercidas por determinados agentes, que acabam por atingir a outros indivduos, sem a participao direta destes.

As externalidades so denominadas negativas quando geram prejuzos (como custos) para os demais agentes. De outro modo, as externalidades podem ser positivas quando os demais agentes, involuntariamente, beneficiam-se, a exemplo dos investimentos governamentais em infra-estrutura.

Nesta senda, compreende-se que os bens pblicos so responsveis por irradiar externalidades, vez que principalmente a oferta dos mesmos por parte do Estado responsvel por atingir a sociedade de modo geral. No caso, em razo de suas caractersticas, os bens pblicos oferecem externalidades positivas, pois envolvem distribuio involuntria dos seus benefcios.

14

Neste contexto, podemos compreender as decises judiciais, sobremaneira oriundas dos tribunais superiores, como bens pblicos, vez que podem atingir no s aqueles diretamente integrantes das demandas individualmente consideradas, mas tambm aqueles que estejam em situaes anlogas ou que potencialmente possam vir a assim se encontrar, e exatamente a que encontramos a racionalidade econmica motivando a eficincia, no caso, aplicada ao processo judicial.

Outrossim, o carter de bem pblico das decises dos tribunais superiores permite igualmente a criao de sistemas de incentivos que prevejam mecanismos inibidores do comportamento processual inadequado e prejudicial ao bem comum (ineficiente como diriam os economistas), como so os casos das interposies de recursos meramente protelatrios, irrelevantes ou de hipteses j apreciadas pelos tribunais destinatrios, que resultam no desperdcio de recursos pblicos, isto , em termos econmicos, a no otimizao da atividade jurisdicional.

Deste modo, inolvidvel compreender que as decises judiciais, sobremaneira aquelas emanadas pelos tribunais superiores, possuem forte carter de bem pblico, no servindo apenas para as partes diretamente envolvidas nos litgios onde elas so exaradas, nas quais se afiguram bens privados, mas para toda a sociedade.

Portanto, as decises dos tribunais superiores, alm de servir de orientao para rgos judicantes de instncias inferiores, tambm servem de paradigma para o comportamento processual dos litigantes e at mesmo para a sociedade de modo geral, influindo consistentemente nos custos de transao e na assimetria de informao e, assim, na eficincia social e econmica.

15

III - Repercusso Geral no Recurso Extraordinrio: racionalidade econmica motivadora

Conforme j mencionado, visando a diminuir o volume e tornar mais clere a marcha processual, a Emenda Constitucional nmero 45 introduziu, no 3 do art. 102 da Constituio Federal, novel requisito de admissibilidade do recurso extraordinrio, exigindo do recorrente a demonstrao da repercusso geral das questes constitucionais debatidas na demanda.

O art. 102, 3, restou com a seguinte redao:

No recurso extraordinrio o recorrente dever demonstrar a repercusso geral das questes constitucionais discutidas no caso, nos termos da lei, a fim de que o Tribunal examine a admisso do recurso, somente podendo recus-lo pela manifestao de dois teros de seus membros.

A sua eficcia dependia, entretanto, da edio de lei regulamentadora da matria, que viesse a precisar os contornos do procedimento referente apreciao da repercusso geral, o que foi alcanado quando a Lei 11.418, que inseriu os artigos 543A e 543-B no Cdigo de Processo Civil, regulamentou o referido 3 do art. 102 da Constituio Federal:

Art. 543-A. O Supremo Tribunal Federal, em deciso irrecorrvel, no conhecer do recurso extraordinrio, quando a questo constitucional nele versada no oferecer repercusso geral, nos termos deste artigo. 1o Para efeito da repercusso geral, ser considerada a existncia, ou no, de questes relevantes do ponto de vista econmico, poltico, social ou jurdico, que ultrapassem os interesses subjetivos da causa. 2o O recorrente dever demonstrar, em preliminar do recurso, para apreciao exclusiva do Supremo Tribunal Federal, a existncia da repercusso geral. 3o Haver repercusso geral sempre que o recurso impugnar deciso contrria a smula ou jurisprudncia dominante do Tribunal. 4o Se a Turma decidir pela existncia da repercusso geral por, no mnimo, 4 (quatro) votos, ficar dispensada a remessa do recurso ao Plenrio.

16

5o Negada a existncia da repercusso geral, a deciso valer para todos os recursos sobre matria idntica, que sero indeferidos liminarmente, salvo reviso da tese, tudo nos termos do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal. (Includo pela Lei n. 11.418, de 2006). 6o O Relator poder admitir, na anlise da repercusso geral, a manifestao de terceiros, subscrita por procurador habilitado, nos termos do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal. 7o A Smula da deciso sobre a repercusso geral constar de ata, que ser publicada no Dirio Oficial e valer como acrdo. Art. 543-B. Quando houver multiplicidade de recursos com fundamento em idntica controvrsia, a anlise da repercusso geral ser processada nos termos do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal, observado o disposto neste artigo. 1o Caber ao Tribunal de origem selecionar um ou mais recursos representativos da controvrsia e encaminh-los ao Supremo Tribunal Federal, sobrestando os demais at o pronunciamento definitivo da Corte. 2o Negada a existncia de repercusso geral, os recursos sobrestados considerarse-o automaticamente no admitidos. 3o Julgado o mrito do recurso extraordinrio, os recursos sobrestados sero apreciados pelos Tribunais, Turmas de Uniformizao ou Turmas Recursais, que podero declar-los prejudicados ou retratar-se. 4o Mantida a deciso e admitido o recurso, poder o Supremo Tribunal Federal, nos termos do Regimento Interno, cassar ou reformar, liminarmente, o acrdo contrrio orientao firmada. 5o O Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal dispor sobre as atribuies dos Ministros, das Turmas e de outros rgos, na anlise da repercusso geral.

Desta forma, como elementar, a prescrio do requisito da repercusso geral para a interposio de recursos extraordinrios constitui-se forma de restringir as hipteses de cabimento e, portanto, conseqente diminuio dos recursos a serem recebidos. Este , sem sombra de dvida, um dos fundamentos para a sua instituio. Alm disso, permite a gesto eficiente dos recursos pblicos, evitando rediscusses que j tenham sido enfrentadas pelo STF, seja admitindo sua repercusso geral, seja negando-a, impondo medidas de coordenao entre os tribunais de apelao e o Tribunal Superior.

Quanto s motivaes da imposio do requisito da repercusso geral, contudo, possvel extrair outras contundentes concluses. Neste tocante, visando a

17

evidenci-las, pertinente transcrever o entendimento de Luiz Guilherme Marinoni e Daniel Mitidiero, in verbis:

A fim de caracterizar a existncia de repercusso geral e, dessarte, viabilizar o conhecimento do recurso extraordinrio, nosso legislador alou mo de uma frmula que conjuga relevncia e transcendncia (repercusso geral = relevncia + transcendncia). A questo debatida tem de ser relevante do ponto de vista econmico, poltico, social ou jurdico, alm de transcender para alm do interesse subjetivo das partes na causa. Tem de contribuir, em outras palavras, para persecuo da unidade do Direito no Estado Constitucional brasileiro, compatibilizando e/ou desenvolvendo solues de problemas de ordem constitucional. Presente o binmio, caracterizada est a repercusso geral da controvrsia.10

Mais, os referidos Autores sustentam:

Impe-se que a questo debatida, alm de ensartar como de relevante importe econmico, social, poltico ou jurdico, ultrapasse o mbito de interesse das partes. Vale dizer: tem de ser transcendente. Tambm aqui o legislador infraconstitucional lana mo de linguagem propositadamente vaga, consentindo ao Supremo Tribunal Federal a aferio da transcendncia da questo debatida a partir do caso concreto. A transcendncia da controvrsia constitucional levada ao conhecimento do Supremo Tribunal Federal pode ser caracterizada tanto em uma perspectiva qualitativa como quantitativa. Na primeira, sobreleva para individualizao da transcendncia o importe da questo debatida para a sistematizao e desenvolvimento do direito; na segunda, o nmero de pessoas susceptveis de alcance, atual ou futuro, pela deciso daquela questo pelo Supremo e, bem assim, a natureza do direito posto em causa (notadamente, coletivo 11 ou difuso).

Portanto, como pode ser constatado da leitura acima, a imposio do indigitado requisito parece representar a intensificao do carter de bem pblico das decises emanadas pelo Supremo Tribunal Federal. O binmio relevncia e transcendncia configura clara exigncia de que a questo a ser apreciada pelo Tribunal possa irradiar seus efeitos, portanto, produzir externalidades.

Est-se, aqui, diante de um sistema de filtro, idntico, sob o ponto de vista substancial, ao sistema da relevncia, que faz com que ao STF cheguem exclusivamente questes cuja importncia transcenda daquela causa em que o recurso foi interposto. Entende-se, com razo, que, dessa forma, o STF ser reconduzido sua verdadeira funo, que a de zelar pelo direito objetivo sua eficcia, sua inteireza e a uniformidade de sua interpretao -, 12 na medida em que os temas trazidos discusso tenham relevncia para a Nao.

10 MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel. Repercusso geral no recurso extraordinrio. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007, p. 33. 11 Id. p. 37. 12 Conforme Jos Miguel Garcia Medida, Luiz Rodrigues Wambier e Teresa Arruda Alvim Wambier. Repercusso geral e smula vinculante, Reforma do Judicirio, p. 374.

18

Srgio Bermudes, citando manifestaes sobre questo federal relevante, dentre elas a do Ministro Djaci Falco, refere:

Considera-se a o interesse pblico de maior monta, a justificar um novo exame da questo, e no o interesse exclusivo das partes, de repercusso limitada. H de se ponderar o interesse pblico da questo suscitada, na sua profundidade e na sua 13 extenso.

Assim sendo, insofismavelmente est a se exigir que a questo apreciada transcenda o interessa das partes na causa, ensejando que venha a atingir tambm causas ou situaes anlogas, trazendo benefcios que ultrapassam as partes (externalidades positivas), tanto que a legislao admite a participao do amicus curiae. Desta forma, possvel constatar a busca pela racionalizao do sistema recursal atravs do reconhecimento do carter de bem pblico das decises judiciais.

No mesmo sentido, pertinente reconhecer que a Emenda Constitucional nmero 45 inspirou-se na argio de relevncia para instituir a exigncia da repercusso geral da questo constitucional suscitada no recurso extraordinrio, criando mecanismo de filtragem muito assemelhado ao anterior.

Como se infere, ambos os filtros recursais encerram como causa primeira a acentuao da caracterstica de bem pblico das decises judiciais, tendo como conseqncia esperada a diminuio de recursos a serem apreciados.

Portanto, esta intensificao, frise-se, do carter de bem pblico das decises emanadas pelos tribunais superiores, no caso do Supremo Tribunal Federal, que possibilita o aumento da extenso de suas externalidades, de modo a contribuir para a racionalizao do processo, tornando-o mais clere, com economia dos atos processuais e otimizao do gasto pblico.

13 Bermudes, Srgio. Argio de relevncia da questo federal. In: Enciclopdia Saraiva de Direito. So Paulo: Saraiva. 1978. v. 7, p. 438

19

IV - Questes Idnticas no Recurso Especial: racionalidade econmica motivadora

Por seu turno, a Lei 11.672, que inseriu o artigo 543-C ao Cdigo de Processo Civil, igualmente introduz importante filtro recursal em nosso sistema, tambm intensificando o carter de bem pblico das decises judiciais, neste caso daquelas emanadas pelo Superior Tribunal de Justia:

Art. 543-C. Quando houver multiplicidade de recursos com fundamento em idntica questo de direito, o recurso especial ser processado nos termos deste artigo. 1o Caber ao presidente do tribunal de origem admitir um ou mais recursos representativos da controvrsia, os quais sero encaminhados ao Superior Tribunal de Justia, ficando suspensos os demais recursos especiais at o pronunciamento definitivo do Superior Tribunal de Justia. 2o No adotada a providncia descrita no 1o deste artigo, o relator no Superior Tribunal de Justia, ao identificar que sobre a controvrsia j existe jurisprudncia dominante ou que a matria j est afeta ao colegiado, poder determinar a suspenso, nos tribunais de segunda instncia, dos recursos nos quais a controvrsia esteja estabelecida. 3o O relator poder solicitar informaes, a serem prestadas no prazo de quinze dias, aos tribunais federais ou estaduais a respeito da controvrsia. 4o O relator, conforme dispuser o regimento interno do Superior Tribunal de Justia e considerando a relevncia da matria, poder admitir manifestao de pessoas, rgos ou entidades com interesse na controvrsia. 5o Recebidas as informaes e, se for o caso, aps cumprido o disposto no 4o deste artigo, ter vista o Ministrio Pblico pelo prazo de quinze dias. 6o Transcorrido o prazo para o Ministrio Pblico e remetida cpia do relatrio aos demais Ministros, o processo ser includo em pauta na seo ou na Corte Especial, devendo ser julgado com preferncia sobre os demais feitos, ressalvados os que envolvam ru preso e os pedidos de habeas corpus. 7o Publicado o acrdo do Superior Tribunal de Justia, os recursos especiais sobrestados na origem: I - tero seguimento denegado na hiptese de o acrdo recorrido coincidir com a orientao do Superior Tribunal de Justia; ou II - sero novamente examinados pelo tribunal de origem na hiptese de o acrdo recorrido divergir da orientao do Superior Tribunal de Justia. 8o Na hiptese prevista no inciso II do 7o deste artigo, mantida a deciso divergente pelo tribunal de origem, far-se- o exame de admissibilidade do recurso especial.

20

9o O Superior Tribunal de Justia e os tribunais de segunda instncia regulamentaro, no mbito de suas competncias, os procedimentos relativos ao processamento e julgamento do recurso especial nos casos previstos neste artigo.

A nova norma determina que em caso de multiplicidade de recursos especiais com fundamento em idntica questo de direito, cabe ao presidente do tribunal de origem admitir um ou mais recursos representativos da controvrsia e encaminh-los ao Superior Tribunal de Justia. Os demais recursos devem ficar com seus julgamentos suspensos at o pronunciamento definitivo dos ministros do tribunal ad quem.

Da redao do caput do dispositivo, artigo 543-C do Cdigo de Processo Civil, emergem os requisitos de sua aplicao, quais sejam: multiplicidade de recursos e idntica questo de direito.

No tocante ao primeiro requisito - a existncia de multiplicidade de recursos de se notar que a lei no determinou um nmero mnimo de casos, o que dever ser, salvo melhor juzo, enfrentado pela doutrina e, principalmente, pela jurisprudncia. bastante provvel que atingir, sobremaneira, quelas pretenses denominadas de massa, que atingem considervel parcela da populao, cada vez mais freqentes, tendo em conta, entre outras circunstncias, a maior facilidade e conscientizao do acesso ao Judicirio por parte da populao.

O segundo requisito, isto , da existncia de idnticas questes de direito, importa que as teses jurdicas discutidas - consubstanciadas em suas causas de pedir sejam as mesmas.

Todavia, importante dizer que os dois requisitos, como acima identificados, parecem configurar apenas um, pois individualmente no possuem muito sentido, antes disso, complementam-se.

Esperado que o instituto em apreo poder trazer grandes benefcios ao funcionamento do Superior Tribunal de Justia, ao evitar obrig-lo a apreciar repetitivamente inmeros recursos. Precisamente neste ensejo pode ser constatada a necessidade de se considerar as decises judiciais, especialmente dos tribunais

21

superiores, como bens pblicos. Elas no servem apenas, como j referido, para a soluo das querelas individuais ou individualmente consideradas, mas tambm para toda a sociedade em potencial.

Quando se refere ao termo sociedade, possvel compreender tanto aqueles indivduos que j figurem como parte em demandas judiciais, assim como aqueles indivduos que venham (ou possam a vir) ponderar a hiptese do ingresso com litgios judiciais.

Desta forma, o instituto em apreo poder servir tanto como filtro recursal, atuando no comportamento processual (das partes), como tambm preventivamente, atuando antes mesmo da instaurao dos litgios, servindo como paradigma para o comportamento social, como uma espcie de filtro de demandas.

No obstante, poder o indigitado instituto atuar no comportamento jurisdicional (dos julgadores), servindo como orientao para os magistrados das instncias inferiores. Assim, nestes casos, os julgamentos contrrios s orientaes do Superior Tribunal de Justia iro causar, teoricamente, to somente prejuzos, porquanto apenas retardariam o trnsito em julgado e aumentariam os custos e a dificuldades da administrao judicial.

Em adio ao que foi dito at aqui, esses novos mecanismos de filtragem aos Tribunais Superiores e de racionalizao da administrao da justia permitiro que o poder pblico economize recursos com a rediscusso de demandas idnticas e tambm possam tornar ntegro o direito material do pas, evitando aes judiciais abusivas movidas com o objetivo de ganhar tempo. A expectativa que os processos diminuam em escala e que finalmente os juzes recuperem tempo para investir na qualidade dos julgados.

Alm dos mecanismos j salientados, podemos ainda citar alteraes legislativas anteriores que tambm caminham neste sentido, tal como a hiptese do art. 557, caput, do Cdigo de Processo Civil, que determina que O relator negar seguimento a recurso manifestamente inadmissvel, improcedente, prejudicado ou em

22

confronto com smula ou com jurisprudncia dominante do respectivo tribunal, do Supremo Tribunal Federal, ou de Tribunal Superior.

Ainda referente ao artigo acima indicado, de acordo com o 1 - A, Se a deciso recorrida estiver em manifesto confronto com smula ou com jurisprudncia dominante do Supremo Tribunal Federal, ou de Tribunal Superior, o relator poder dar provimento ao recurso.

J quanto ao recebimento dos recursos de apelao, o art. 518, 1, do Cdigo de Processo Civil autoriza que O juiz no receber o recurso de apelao quando a sentena estiver em conformidade com smula do Superior Tribunal de Justia ou do Supremo Tribunal Federal.

Em sentido similar, nosso Diploma processual permite o julgamento liminar de improcedncia em casos idnticos, nos termos do art. 285A, o qual preceitua que Quando a matria controvertida for unicamente de direito e no juzo j houver sido proferida sentena de total improcedncia em outros casos idnticos, poder ser dispensada a citao e proferida sentena, reproduzindo-se o teor da anteriormente prolatada.

23

V Stare Decisis

No Direito Comparado podemos extrair alguns exemplos da intensificao das externalidades irradiadas pelas decises dos tribunais hierarquicamente superiores. Nesse exato contexto a doutrina da Stare Decisis, figura de importante vulto no sistema judicial dos Estados Unidos (TIMM, 2006).

De acordo com Kornhauser (1998), o instituto da Stare Decisis refere-se regra no escrita que determina um conjunto de prticas especficas que faz um rgo judicante aderir s suas prprias decises anteriores ou s decises de um tribunal superior. Portanto, a vinculao assume contornos de vinculao horizontal e vertical.

Nesta hiptese, quando referente s decises da Suprema Corte, reconhecida a primazia do efeito vinculante das decises judiciais, denominada de binding effect, atingindo no s os rgos do Poder Judicirio, como tambm a Administrao. Tal decorrncia no possui fundamento no direito positivo, mas garante a integridade e a previsibilidade do direito da Common Law.

Portanto, o que a Suprema Corte afirmar como sendo o direito, o que designado com a expresso the law of the land, no poder ser desobedecido por rgo jurisdicional inferior, evidenciando a produo das externalidades, por meio da verticalizao.

Outrossim, pertinente citar o entendimento de Heiner (1986), que argumenta que a motivao intrnseca do surgimento da doutrina da Stare Decisis reside no fundamento de que a resoluo das questes, de modo uniforme, pelos tribunais, aumenta a eficincia e diminui a incidncia de erros, porquanto tais decises so tomadas com base na melhor mdia dos casos assemelhados (classe de casos), otimizando, inclusive, as anlises isoladas que ocorrem nos juzos singulares.

A partir de instrumentos como da doutrina da Stare Decisis permite-se claramente identificar o carter de bem pblico das decises judiciais, contribuindo para

24

a segurana jurdica e a conformao de ambiente institucional estvel, reduzindo a aleatoriedade dos pronunciamentos judiciais.

Os mecanismos trazidos recentemente pela legislao brasileira no que diz respeito aos recursos para os Tribunais Superiores aproximam nosso direito das virtudes da Common Law, ao permitir uma administrao da justia de maneira mais pragmtica, racional e eficiente, garantindo a integridade do direito contratual, do direito de propriedade e de outros campos do direito material.

No

obstante,

imperioso

reconhecer

que

no

direito

brasileiro

sistematicamente vem sendo introduzidos mecanismos de uniformizao vertical das decises judiciais, assegurando, ainda que tacitamente, o carter e as caractersticas de bem pblico das decises judiciais.

Com propriedade Luiz Guilherme Marinoni e Daniel Mitidiero pontuam:

No direito brasileiro, a adoo da aferio de repercusso geral da controvrsia constitucional discutida no recurso extraordinrio e conseguinte eficcia vinculante da deciso a respeito de sua existncia ou inexistncia contribuem decisivamente para concretizao do direito fundamental ao processo com durao razovel. A vinculao d-se, tal como no direito estadunidense, tanto horizontal como verticalmente. Ocorre ainda, semelhana do direito germnico, pela fundamentao despendida pelo Supremo na anlise da controvrsia constitucional. H, a, mais um instrumento para consecuo da unidade do Direito por intermdio da compatibilizao das decises judiciais. Uma vez j decidida questo, qualquer nova apreciao, sem o fito de reviso da tese, importa dilao indevida no processamento da causa. Com a repercusso geral, encurta-se o procedimento, com flagrante economia de atos processuais.14

MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel. Repercusso geral no recurso extraordinrio. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007, p. 28.

14

25

VI Consideraes Preditivas e Avaliativas

A Anlise Econmica do Direito permite identificar os efeitos das leis e das decises judiciais no somente em relao s partes diretamente envolvidas, mas tambm relativamente aos seus efeitos indiretos e reflexos, que atingem todos os potenciais litigantes que possam vir a se envolver em situaes anlogas.

A investigao dos fatos inicia muito antes do litgio, j a partir do momento em que as partes possuem a possibilidade de maximizar a probabilidade dos seus benefcios e minimizar as perdas decorrentes de suas condutas.

Portanto, do ponto de vista econmico, fundamental reconhecer que as decises judiciais devem expressar caractersticas que so essenciais para que a jurisdio atinja, de forma plena, as funes para as quais fora concebida. Dentre essas caractersticas, imperioso ressaltar que as decises judiciais devem ser previsveis, o que exige uniformidade, porquanto, se assim no for, a aleatoriedade de seus pronunciamentos far com que no cumpram com o seu papel dentro do contexto de sistema de incentivos que inegavelmente constituem.

A tutela jurisdicional errtica no enseja modificao nas escolhas dos indivduos potenciais ou efetivos litigantes o que faz elevar os custos de transao e a assimetria informacional, prejudicando a eficincia social e econmica.

Dessa forma, a tarefa do Direito, inserida aqui a atividade jurisdicional, deve sinalizar com segurana como sero alocados os objetos das demandas judicias, criando incentivos para que os indivduos reduzam riscos e, com isso, aumentem suas probabilidades de ganhos, o que contribui para a eficincia, especialmente em termos agregados.

Nessa seara, no se pode deixar de inferir que tanto as leis, como as decises judiciais, servem como incentivos a estimular ou desestimular os indivduos a determinadas prticas, fazendo-os computar os custos e/ou valores esperados de suas

26

alternativas de comportamento, sem que com isso haja a necessidade de ser cerceada, arbitrariamente, a liberdade dos agentes.

Diante deste quadro, saliente-se que as decises judiciais possuem tanto caractersticas de bens privados, quanto pblicos. Uma deciso judicial, certamente, um bem privado para as partes, que vem o conflito solucionado mediante a demarcao dos seus respectivos direitos. Todavia, como j mencionado, revela forte carter de bem pblico, porquanto produz externalidades para toda a sociedade, diminuindo os custos de transao e informao.

Evidentemente, o Estado, como refere Spector (2004), investe melhor nos servios de justia quando subsidia a resoluo judicial de casos controvertidos e desincentiva a litigiosidade em casos claramente solucionados pelas normas e entendimentos jurisprudncias vigentes.

Portanto,

potencializar

poder

balizador

das

decises

judiciais,

especialmente dos tribunais superiores, evidencia o carter de bem pblico das decises judiciais, exponenciando as externalidades por elas produzidas e propiciando cenrio de maior segurana jurdica e institucional.

Em outras palavras, admitindo-se a caracterstica de bem pblico das decises judiciais e enfatizando seus efeitos, possvel influir sobre o comportamento processual, haja vista que possvel alterar a percepo dos litigantes sobre a ponderao custo versus benefcio - caracterstica do pressuposto da racionalidade sustentada pela Anlise Econmica do Direito no momento da interposio recursal, o que dever reduzir o nmero de recursos, com conseqente economia processual.

Ademais, reconhecer a extenso dos efeitos das decises dos tribunais superiores dever influir at mesmo na deciso de demandar ou no demandar (bem como acordar ou no), desde que haja prognstico seguro, servindo assim como paradigma de comportamento social.

Igualmente, acentuar as mencionadas caractersticas (externalidades) parece ser de extrema relevncia, como se observa na hiptese de as decises dos tribunais 27

superiores exercerem funo de orientao da atividade jurisdicional das instncias inferiores, racionalizando o processo judicial, de modo a torn-lo otimizado e mais clere, alm de reduzir o gasto pblico. Como ilustrao, colacionamos o grfico15 abaixo, onde possvel observar a considervel diminuio dos recursos protocolados e distribudos no STF no ano de 2008 (os dados analisados abrange o perodo de 2000 at 2008), no qual se deu incio a vigncia da Norma que instituiu o requisito da repercusso geral para o Recurso Extraordinrio.

Conforme disponibilizado no stio do Supremo Tribunal Federal, em http://www.stf.jus.br/portal/cms/verTexto.asp?servico=estatistica&pagina=movimentoProcessualGrafico, acessado em 06 de novembro de 2008.

15

28

VII Concluses

O objetivo do presente estudo evidenciar, ainda que de forma sucinta, o carter de bem pblico das decises judiciais, especialmente daquelas emanadas pelos tribunais superiores. Uma vez reconhecido este papel, torna-se possvel identificar com maior clareza as externalidades que so geradas pela atividade jurisdicional.

Desta forma, intensificar o carter de bem pblico das decises exaradas pelos tribunais superiores poder contribuir para a racionalizao do processo, tornando-o mais clere e otimizado, alm de reduzir o gasto pblico.

Por fim, importa reconhecer que o devido reconhecimento da funo de bem pblico das decises dos Tribunais Superiores, conforme anteriormente descrito, pode contribuir para o aprimoramento do sistema de incentivos que se constitui a atividade jurisdicional, o que dever auxiliar na busca da eficincia do comportamento processual, social e econmico.

29

VIII Referncias Bibliogrficas

CASTELAR PINHEIRO, Armando. Judicirio, reforma e economia: a viso dos magistrados. Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (IPEA). Texto para discusso n. 966. ISSN 1415-4765. Rio de Janeiro, 2003. Disponvel em: <

http://www.ipea.gov.br/pub/td/2003/td_0966.pdf >. Acessado em: 09 de novembro de 2008.

CASTELAR PINHEIRO, Armando; SADDI, Jairo. Direito, Economia e Mercados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

COOTER, D. Robert; RUBENFIELD, Daniel L. Journal of Economic Literature, Vol. 27,


N. 3 (Sep., 1989), p. 1067-1097

DAKOLIAS, M. Court performance around de world: a comparative perspective. World Bank Technical Paper, n. 430, 1999.

MARTINS, Eduardo Della Giustina et alli. Anlise Econmica de Arbitragem. Salo de Iniciao Cientfica da UFRGS, 2008, estudo indito.

HEINER, Ronald. Imperfect Decisions and the Law: On the Evolution of Legal Precedent and Rules. Journal of Legal Studies, n. 15, 1986.

KORNHAUSER, Lewis A. Stare Decisis. Newman, Peter (ed.). New Palgrave Dictionary of Economics and the Law. London: MacMillan, 1998.

MACHADO, Rafael Bicca; MATTOS, Ely Jos de. Juros Legais x Mercado: um possvel incentivo ao aumento do nmero de acordo judiciais? In: Direito & Economia. TIMM, Luciano Benetti (org.). 2 ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008, p. 225-238.

MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel. Repercusso geral no recurso extraordinrio. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007. 30

MEDINA, Jos Miguel Garcia; WAMBIER, Luiz Rodrigues e WAMBIER, Teresa Arruda Alvim. Repercusso geral e smula vinculante, Reforma do Judicirio (obra coletiva), So Paulo: Ed. RT, 2005.

PINDYCK, S.; RUBINFELD, D. Microeconomia. 6 ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

POSNER, Richard A. The Federal Courts: Crisis and Reform. Cambridge: Harvard University Press, 1985.

SALAMA, Bruno. O que Direito e Economia? In: Direito & Economia. TIMM, Luciano Benetti (org.). 2 ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008, p. 49-61.

SPECTOR, H. Elementos de anlisis econmico del derecho. Buenos Aires: Rubinzal y Asociados Editores, 2004.

TIMM, Luciano Benetti, Eduardo Jobim. A Smula Vinculante Luz do Direito Ingls: Quebrando mitos e lanando luzes sobre um novo Paradigma na Redao e na Estruturao das Smulas do STF In: A Reforma do Poder Judicirio. MACHADO, Rafael e MACHADO, Fbio (org.) 1 ed. So Paulo, SP: Quartier Latin, 2006, p. 452462.

VARIAN, Hal R. Microeconomia. 6 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

31

S-ar putea să vă placă și