Sunteți pe pagina 1din 131

UNIP - ENGENHARIA CIVIL

CMCC - COMPLEMENTO DE MATERIAIS DA CONSTRUO CIVIL

CONCRETOS E ARGAMASSAS

HILTON BARBOSA DA SILVA

CONCRETOS E ARGAMASSAS
IMPORTNCIA DA DISCIPLINA PARA A PROFISSO DE ENGENHARIA CIVIL O conhecimento dos materiais concreto e argamassa, para o Engenheiro Civil fundamental, pois em qualquer rea que ir atuar ir depender e ir usar estes materiais. Como material estrutural o concreto o mais utilizado, sendo progressivo tambm o uso em pavimentaes rodoviria, obras de arte (grandes estruturas), indstrias de pr-moldados, etc. A argamassa como material de revestimento em edificaes tem uso intenso, bem como material de assentamento de pisos, revestimentos, decoraes e com um aumento constante do uso de argamassa armada para telhas, paredes, reservatrios, etc. ALGUMAS INFORMAES INICIAIS A usina de Itaipu utilizou 12,3 milhes de metros cbicos de concreto. Se fossemos fazer esta barragem com uma betoneira de 320 L, e fazendo 30 betonadas por dia levaramos o equivalente a 7.000 anos para fazer este volume. Em 1900 a produo mundial de cimento era de 10 milhes de toneladas. Em 1998 a produo foi de 1,6 bilhes de toneladas. O consumo de concreto atualmente no mundo representa o equivalente a 1,0 m por pessoa por ano no mundo. o material mais consumido no mundo, depois da gua. O uso do material concreto no tem registro de quando foi a primeira utilizao, pois nos primrdios da civilizao j se usava cinzas vulcnicas, que com sua propriedade ligante e misturadas a outros materiais formava um material trabalhvel e durvel. J o uso do material concreto armado, informaes de que a primeira vez que foi utilizado, data de 1855 quando o eng. Lambot levou um barco de concreto armado a uma exposio em Paris. Comea a ter impulso o uso do concreto armado, quando em 1867, Joseph Monier requereu patente para construo de vasos de concreto e posteriormente para tubos, reservatrios, placas, pontes, escadas, etc. O primeiro curso de concreto armado no mundo foi dado em Paris, pelo professor Rabut, em 1897. Brasil Emilio Baungartem que considerado o pai do concreto armado. A ponte sobre o Rio do Peixe (Joaaba) por muitos anos o maior vo do mundo. O prdio do jornal O Dia no Rio de Janeiro foi por muito anos o maior do mundo em concreto armado.

AGREGADOS
Uma vez que cerca de do volume do concreto so ocupados pelos agregados, no de se surpreender que a qualidade destes seja de importncia bsica na obteno de um bom concreto, exercendo ntida influncia no apenas na resistncia mecnica do produto acabado como, tambm, em sua durabilidade e no desempenho estrutural. Procura-se, neste captulo, apresentar as principais propriedades dos agregados, analisando o seu grau de importncia e responsabilidade na gerao das caractersticas essenciais aos concretos, tais como: resistncia compresso, trao na flexo, impermeabilidade, durabilidade, trabalhabilidade e retratilidade. So apresentados tambm, baseados nas experincias nacional e estrangeira, alguns critrios seletivos para a obteno dos agregados, proporcionando concretos que iro corresponder plenamente s expectativas de projeto e execuo das obras onde sero empregadas.

ALGUMAS DEFINIES INICIAIS


Agregado - material granular sem forma e volume definidos, geralmente inerte, de dimenses e propriedades adequadas para produo de argamassas e concretos. Agregado grado - material granular cujos gros passam na peneira com abertura de malha 150 mm e ficam retidos na peneira de 4,75 mm (pedregulho, brita e seixo rolado). Agregado mido - material granular cujos gros passam na peneira de 4,75 mm e que ficam retidos na peneira de 0,075mm (areia de origem natural ou resultante do britamento de rochas estveis, ou mistura de ambas). Caracterizao - determinao da composio granulomtrica e de outros ndices fsicos dos agregados de modo a verificar as propriedades e caractersticas necessrias produo de concreto e argamassas. Superfcie especfica - relao entre a rea total da superfcie dos gros e sua massa. Amostra parcial parcela de agregado retirada, de uma s vez, de determinado local do lote. Amostra de campo - poro representativa de um lote de agregado, coletada nas condies prescritas na NBR NM 26:2001, seja na fonte de produo, armazenamento ou transporte. obtida a partir de vrias amostras parciais. Amostra de ensaio - amostra de agregado representativa da amostra de campo, obtida segundo a NBR NM 27:2001, destinada execuo de ensaio em laboratrio.

CLASSIFICAO DOS AGREGADOS


Os agregados podem ser classificados quanto: origem; s dimenses das partculas; massa unitria.

a) Quanto origem, eles podem ser: naturais j so encontrados na natureza sob a forma definitiva de utilizao: areia de rios, seixos rolados, cascalhos, pedregulhos, ... artificiais so obtidos pelo britamento de rochas: pedrisco, pedra britada, areia artificial, ... industrializados aqueles que so obtidos por processos industriais: argila expandida, escria britada, ...

Deve-se observar aqui que o termo artificial indica o modo de obteno e no se relaciona com o material em si. b) Quanto dimenso de suas partculas, a Norma Brasileira NBR 7211 define agregado da seguinte forma: Agregado mido Areia de origem natural ou resultante do britamento de rochas estveis, ou a mistura de ambas, cujos gros passam pela peneira ABNT de 4,8 mm (peneira de malha quadrada com abertura nominal de x mm, neste caso 4,8 mm) e ficam retidos na peneira ABNT 0,075 mm. Agregado grado o agregado grado o pedregulho natural, ou a pedra britada proveniente do britamento de rochas estveis, ou a mistura de ambos, cujos gros passam pela peneira ABNT 152 mm e ficam retidos na peneira ABNT 4,8 mm.

Referindo-se ao tamanho do agregado, a designao dimenso mxima indica a abertura de malha (em milmetros) da peneira da srie normal qual corresponde uma porcentagem retida acumulada igual ou inferior a 5%. Veja na frente mais detalhadamente. c) Quanto massa unitria pode-se classificar os agregados em leves, mdios e pesados. Veja a tabela a seguir:

Massas unitrias mdias

Os agregados leves, mdios e pesados podem ser caracterizados, tambm, por suas massas especficas (densidade): Leves: M.E. < 2,0 t/m
3 3

Mdios: 2,0 M.E. 3,0 t/m Pesados: M.E. > 3,0 t/m
3

Caractersticas das rochas de origem: a) Atividade - o agregado pela prpria definio deve ser um elemento inerte, ou seja: no deve conter constituintes que reajam com o cimento fresco ou endurecido. no deve sofrer variaes de volume com a umidade. no deve conter incompatibilidade trmica entre seus gros e a pasta endurecida. b) Resistncia Mecnica compresso : a resistncia varia conforme o esforo de compresso se exera paralela ou perpendicularmente ao veio da pedra. O ensaio se faz em corpos-de-prova cbicos de 4 cm de lado. As rochas gneas, assim como a escria de alto forno resfriada ao ar, apresentam resistncias mdias compresso da seguinte ordem :

Sob o aspecto de resistncia compresso, estes materiais no apresentam qualquer restrio ao seu emprego no preparo de concreto normal, pois tem resistncia muito superior s mximas dos concretos. As rochas sedimentares apresentam resistncia um pouco abaixo das gneas. ao desgaste : a pasta de cimento e gua no resiste ao desgaste . Quem confere esta propriedade aos concretos o agregado.

Ao desgaste superficial dos gros de agregado quando sofrem atrio, d-se o nome de abraso. A resistncia abraso mede, portanto, a capacidade que tem o agregado de no se alterar quando manuseado (carregamento, basculamento, estocagem). Em algumas aplicaes do concreto, a resistncia abraso caracterstica muito importante, como por exemplo em pistas de aeroportos, em vertedouros de barragens e em pistas rodovirias, pois o concreto sofre grande atrio. A resistncia abraso medida na mquina Los Angeles, que consta, em essncia, de um cilindro oco, de eixo horizontal, dentro do qual a amostra de agregado colocada juntamente com esferas de ferro fundido. A NBR 6465 trata do ensaio abraso, dando as caractersticas da mquina e das cargas de agregado e esferas de ferro. O cilindro girado durante um tempo determinado, sofrendo o agregado atrio e tambm um certo choque causado pelas esferas de ferro. Retirada do cilindro, a amostra peneirada na peneira de 1,7mm; o peso do material que passa, expresso em porcentagem do peso inicial, a Abraso Los Angeles. c) Durabilidade O agregado deve apresentar uma boa resistncia ao ataque de elementos agressivos. O ensaio consiste em submeter o agregado ao de uma soluo de sulfato de sdio ou magnsio, determinando-se a perda de peso aps 5 ciclos de imerso por 20 horas, seguidas de 4 horas de secagem em estufa a 105 C. de 15% a perda mxima admissvel para agregados midos e de 18% para agregados grados, quando for usada uma soluo de sulfato de magnsio.

Principais propriedades fsicas dos agregados


Massa especfica Massa unitria ndice de vazios Compacidade Finura rea especfica

Massa Especfica! O que isto?


Para efeito de dosagem do concreto, importante conhecer o volume ocupado pelas partculas do agregado, incluindo os poros existentes dentro das partculas, portanto somente necessrio a determinao da massa especfica do agregado. A massa especfica definida como a massa do material por unidade de volume, incluindo os poros internos das partculas. Para muitas rochas comumente utilizadas, a massa especfica varia entre 2600 e 2700 kg/m3.

Da amostra representativa, colhida de acordo com a NBR 7216, pesam-se 500g de areia seca, coloca-se gua no interior do frasco at sua marca padro de 200 ml; introduz-se cuidadosamente o material. A gua subir no gargalo do frasco at uma certa marca (L); faz-se essa leitura e do valor obtido diminuem-se os 200 ml, obtendo-se, assim, o valor absoluto de areia; dividindo-se o peso dos 500g de areia pelo volume achado, teremos a massa especfica real ou peso especfico real.

Para que serve a massa especfica?


Seja o trao em peso de um concreto, para materiais secos (trao de um concreto define a proporo unitria entre seus materiais constituintes, considerando-se o cimento como unidade de medida): Cimento: 1 kg Areia: 2,8 kg Pedregulho: 4,8 kg gua: 0,7 kg Conhecendo-se as massas especficas desses materiais: Cimento: 3,10 kg/dm Areia: 2,62 kg/dm gua: 1 kg/dm
3 3 3

Pedregulho: 2,65 kg/dm

Temos os volumes de cheios deste material: Cimento: 1 / 3,10 = 0,32 dm = 0,32 litros Areia: 2,8 kg / 2,62 kg/dm = 1,07 dm = 1,07 litros Pedregulho: 4,8 kg / 2,65 kg/dm = 1,81 dm = 1,81 litros gua: 0,7 kg / 1 kg/dm = 0,7 dm = 0,7 litros Se com 1 kg de cimento, empregando-se as propores de areia e pedregulho especificadas anteriormente, obtm-se 3,90 l de concreto, para 1 m3 de concreto (1000l) sero precisos: 1 x 1000/3,90 =256 kg de cimento.
3 3 3 3 3 3 3

Massa Unitria! O que isto?


Segundo a NBR 7810 a massa unitria a massa da unidade de volume aparente do agregado, isto , incluindo na medida deste volume os vazios entre os gros. A importncia de se conhecer a massa unitria aparente vem da necessidade, na dosagem de concretos, de transformar um trao em massa para volume e vice-versa, ou tambm, para clculos de consumo de materiais a serem empregados no concreto. Definindo massa unitria de outra maneira, poderamos dizer que massa unitria definida como a massa das partculas do agregado que ocupam uma unidade de volume, tal fenmeno surge porque no possvel empacotar as partculas dos agregados juntas, de tal forma que no exista espaos vazios. O termo massa unitria assim relativo ao volume ocupado por ambos: agregados e vazios. A massa unitria aproximada dos agregados comumente usados em concreto normal varia de 1300 a 1750 kg/m . Sua determinao dever ser feita em recipiente, com forma de paraleleppedo, de volume nunca inferior a 15 litros. Quanto ao enchimento do recipiente, o material dever ser lanado de uma altura que no exceda a 10 cm da boca. Aps cheio, a superfcie do agregado rasada e nivelada com uma rgua. No caso do agregado grado, a superfcie regularizada de modo a compensar as salincias e reentrncias das pedras. A massa unitria, expressa em kg/dm , obtida pelo quociente:
3 3

Para que serve a massa unitria?


Seja o trao em massa de concreto com materiais secos: Cimento: 1 kg Areia: 2,8 kg Pedregulho: 4,8 kg Conhecendo-se as massas unitrias ou aparentes para: Cimento: 1,1 kg/dm Areia: 1,4 kg/dm
3 3

Pedregulho: 1,6 kg/dm

Temos o trao em volume correspondente: Cimento: 1 kg /1,1 kg/dm = 0.90 dm Areia: 2,8 kg / 1,4 kg/dm = 2,00 dm
3 3 3 3 3

Pedregulho: 4,8 kg / 1,6 kg/dm = 3,00 dm

Como em todo trao unitrio de concreto o cimento sempre a unidade de medida, dividiremos, neste caso, os resultados encontrados por 0,90: Cimento: 0.90 dm / 0,90 = 1,00 dm Areia: 2,00 dm / 0,90 = 2,22 dm
3 3 3 3 3

Pedregulho: 3,00 dm / 0,90 = 3,33 dm

Trao transformado para volume: 1,00 : 2,22 : 3,33

ndice de Vazios: a relao entre o volume total de vazios e o volume total de gros.

No caso dos agregados midos o espao intergranular menor que nos agregados grados, porm a quantidade destes espaos vazios bastante superior, por isso podemos dizer que os totais de espaos vazios nos agregados midos e grados independem do tamanho mximo dos gros. A mistura de agregados midos e grados, entretanto, apresentar, sempre, um menor volume de vazios. Compacidade (c): a relao entre o volume total ocupado pelos gros e o volume total do agregado.

Finura: quando um agregado tem seus gros de menor dimetro que um outro, diz-se que ele tem maior finura. rea especfica: a soma das reas das superfcies de todos os gros contidos na unidade de massa do agregado. Admite-se para rea da superfcie de um gro, a rea da superfcie de uma esfera de igual dimetro; o gro real tem, contudo, superfcie de rea maior que a esfera. A forma dos gros de brita irregular e sua superfcie extremamente rugosa; para a mesma granulometria, os agregados com gros mais regulares tm menor superfcie especfica.

Agregados Naturais:
Areia natural: considerada como material de construo, areia o agregado mido. A areia pode originar-se de rios, de cavas (depsitos aluvionares em fundos de vales cobertos por capa de solo) ou de praias e dunas. As areias das praias no so usadas, em geral, para o preparo de concreto por causa de sua grande finura e teor de cloreto de sdio. O mesmo ocorre com as areias de dunas prximas do litoral. Utilizaes da areia natural: Preparo de argamassas: Concreto betuminoso juntamente com fller, a areia entra na dosagem dos inertes do concreto betuminoso e tem a importante propriedade de impedir o amolecimento do concreto betuminoso dos pavimentos de ruas nos dias de intenso calor); Concreto de cimento constitui o agregado mido dos concretos); Pavimentos rodovirios constitui o material de correo do solo (sub-base); Filtros devido a sua grande permeabilidade, a areia utilizada para a construo de filtros, destinados a interceptar o fluxo de gua de infiltrao em barragens de terra e em muros de arrimo. Seixo rolado ou cascalho: tambm denominado pedregulho, um sedimento fluvial de rocha gnea, inconsolidado, formado de gros de dimetro em geral superior a 5 mm, podendo os gros maiores alcanar dimetros at superiores a cerca de 100 mm. O cascalho tambm pode ser de origem litornea martima. O concreto executado com pedregulho menos resistente ao desgaste e trao do que aquele fabricado com brita, na proporo 1 para mais ou menos 1,20. O pedregulho deve ser limpo, quer dizer, lavado antes de ser fornecido. Deve ser de granulao diversa, j que o ideal que os midos ocupem os vos entre os grados.

Agregados Artificiais
Pedra britada: agregado obtido a partir de rochas compactas que ocorrem em jazidas, pelo processo industrial da cominuio (fragmentao) controlada da rocha macia. Os produtos finais enquadram-se em diversas categorias.
Classificao do autor Falco Bauer em seu livro Materiais de construo

Areia de brita ou areia artificial: agregado obtido dos finos resultantes da produo da brita, dos quais se retira a frao inferior a 0,15 mm. Sua graduao 0,15 /4,8mm.

Fler: agregado de graduao 0,005/0,075mm. Seus gros so da mesma ordem de grandeza dos gros de cimento e passam na peneira 200 (0,075 mm). chamado de p de pedra. O fller utilizado nos seguintes servios: na preparao de concretos, para preencher vazios; na adio a cimentos; na preparao da argamassa betuminosa; como espessante de asfaltos fluidos. Bica-corrida: material britado no estado em que se encontra sada do britador. Pode ser classificada em primria ou secundria. Ser primria quando deixar o britador primrio, com graduao aproximada de 0/300mm, dependendo da regulagem e tipo de britador. Ser secundria quando deixar o britador secundrio, com graduao aproximada de 0/76mm. Racho: agregado constitudo do material que passa no britador primrio e retido na peneira de 76 mm. a frao acima de 76 mm da bica corrida primria. A NBR 9935 define racho como pedra de mo, de dimenses entre 76 e 250 mm. Restolho: material granular, de gros em geral friveis (que se partem com facilidade). Pode conter uma parcela de solo. Blocos: fragmentos de rocha de dimenses acima do metro, que, depois de devidamente reduzidos em tamanho, vo abastecer o britador primrio. A NBR 7211, que padroniza a pedra britada nas dimenses hoje consagradas pelo uso, trata de agregado para concreto. No obstante isso, e apesar de as curvas granulomtricas mdias dos agregados comerciais no coincidirem totalmente com as curvas mdias das faixas da Norma, emprega-se o agregado em extensa gama de situaes: concreto de cimento: o preparo de concreto o principal campo de consumo da pedra britada. So empregados principalmente o pedrisco, a pedra 1 e a pedra 2. tambm usado o p de pedra, apesar de ter ele distribuio granulomtrica no coincidente com a do agregado mido padronizado para concreto (areia). A tecnologia do concreto evoluiu, de modo que o p de pedra usado em grande escala. Concreto asfltico: o agregado para concreto asfltico necessariamente pr-dosado, misturando-se diversos agregados comerciais. Isto se deve ao ter ele de satisfazer peculiar forma de distribuio granulomtrica. So usados: fller, areias, pedras 1, 2 e 3. Argamassas: em certas argamassas de enchimento, de trao mais apurado, podem ser usados a areia de brita e o p de pedra. Pavimentos rodovirios: para este emprego, a NBR 7174 fixa trs graduaes para o esqueleto e uma para o material de enchimento das bases de macadame hidrulico, graduaes estas que diferem das pedras britadas. Lastro de estradas de ferro: este lastro est padronizado pela NBR 5564, e consta praticamente de pedra 3.

Aterros: podem ser feitos com restolho, obtendo-se mais facilmente, alto ndice de suporte do que quando se usam solos argilosos. Correo de solos: usa-se o p de pedra para correo de solos de plasticidade alta.

Agregados Industrializados
1) Agregados Leves a) Argila expandida: a argila um material muito fino, constitudo de gros lamelares de dimenses inferiores a dois micrmetros, formada, em propores muito variveis, de silicato de alumnio e xidos de silcio, ferro, magnsio e outros elementos. Para se prestar para a produo de argila expendida, precisa ser dotada da propriedade de piroexpanso, isto , de apresentar formao de gases quando aquecida a altas temperaturas (acima de 1000 C). Nem todas as argilas possuem essa propriedade. O principal uso que se faz da argila expandida como agregado leve para concreto, seja concreto de enchimento, seja concreto estrutural ou pr-moldados com resistncia de at f 30MPa. O concreto de argila expandida, alm da baixa densidade de 1,0 a 1,8, apresenta muito baixa condutividade trmica cerca de 1/15 da do concreto de britas de granito. Blocos e painis pr-moldados usando argila expandida prestam-se bem a ser usados como isolantes trmicos ou acsticos, no que so auxiliados pela baixa densidade do material, que pode variar de 6 a 15 kN/m , contra 26 do concreto de brita de granito ou de basalto. b) Escria de alto-forno: um resduo resultante da produo de ferro gusa em altos-fornos, constitudo basicamente de compostos oxigenados de ferro, silcio e alumnio. A escria simplesmente resfriada ao ar, ao sair do alto forno (escria bruta), uma vez britada, pode produzir um agregado grado. Normalmente, aps receber um jato de vapor, a escria resfriada com jatos de gua fria, produzindo-se, ento, a escria expandida, de que resulta um agregado da ordem de 12,5/32 mm. Quando imediatamente resfriada em gua fria, resulta a escria granulada, que permite obter um agregado mido de graduao 0/4,8mm, aproximadamente. A escria granulada usada na fabricao do cimento Portland de alto-forno. Usa-se a escria expandida como agregado grado e mido no preparo de concreto leve em peas isolantes trmicas e acsticas, e tambm em concreto estrutural, com resistncia a 28 dias da ordem de 8-20 MPa e densidade da ordem de 1,4. c) Vermiculita: um dos muitos minrios da argila. A vermiculita expandida tem os mesmos empregos da argila expandida.
3 ck o

2) Agregados Pesados a) Hematita: a hematita britada constitui os agregados mido e grado que so usados no preparo do concreto de alta densidade (dito concreto pesado) destinado absoro de radiaes em usinas nucleares (escudos biolgicos ou blindagens). O grau de absoro cresce com o aumento da densidade do concreto b) Barita: pela sua alta densidade, a barita tambm usada no preparo de concretos densos.

Exigncias normativas da NBR 7211


1) Granulometria: define a proporo relativa, expressa em porcentagem, dos diferentes tamanhos de gros que se encontram constituindo um todo. Pode ser expressa pelo material que passa ou pelo material retido por peneira e acumulado. A granulometria dos agregados caracterstica essencial para estudo das dosagens do concreto. Para caracterizar um agregado , ento, necessrio conhecer quais so as parcelas constitudas de gros de cada dimetro, expressas em funo da massa total do agregado. Para conseguir isto, divide-se, por peneiramento, a massa total em faixas de tamanhos de gros e exprime-se a massa retida de cada faixa em porcentagem da massa total. a) Peneiras (Srie Normal e Srie Intermediria): conjunto de peneiras sucessivas, que atendem a NBR 5734, com as seguintes aberturas discriminadas:

b) Limites granulomtricos do agregado mido

* Pode haver uma tolerncia de at um mximo de cinco unidades de porcento em um s dos limites marcados com o (*) ou distribudos em vrios deles.

c) Limites granulomtricos do agregado grado A NBR 7211 classifica os agregados grados segundo a tabela abaixo:

d) Mdulo de finura (M ): a soma das porcentagens retidas acumuladas em massa de um agregado, nas peneiras da srie normal, dividida por 100.
f

Exemplo:

Obs. Na tabela anterior todas as peneiras so da srie normal, por isso para o clculo do mdulo de finura somou-se todos os percentuais retidos acumulados. Ateno!

Os mdulos de finura para a areia, variam entre os seguintes limites:

e) Dimenso Mxima (D ) : grandeza associada distribuio granulomtrica do agregado, correspondente abertura de malha quadrada, em mm, da peneira listada na tabela 6, qual corresponde uma porcentagem retida acumulada igual ou imediatamente inferior a 5% em massa.
m

Na tabela anterior, o dimetro mximo do agregado 4,8 mm, pois na peneira 4,8 mm que o percentual retido acumulado igual ou imediatamente inferior a 5%. 2) Forma dos gros: os gros dos agregados no tem forma geometricamente definida. a) Quanto s dimenses: Com relao ao comprimento (l), largura (l) e espessura (e), os agregados classificam-se em alongados, cbicos, lamelares e discides, conforme sejam as relaes entre as trs dimenses, que definem o coeficiente de forma.

Calcrios estratificados, arenitos e folhelho tendem a produzir fragmentos alongados e achatados, especialmente quando so usados britadores de mandbula no beneficiamento. Aquelas partculas cuja espessura relativamente pequena em relao as outras duas dimenses so chamadas de lamelares ou achatadas, enquanto aquelas cujo comprimento consideravelmente maior do que as outras duas dimenses so chamadas de alongadas. b) Quanto conformao da superfcie: Partculas formadas por desgaste superficial contnuo tendem a ser arredondadas, pela perda de vrtices e arestas, como o caso das areias e seixos rolados formados nos leitos dos rios, e tambm nos depsitos elicos em zonas martimas, tendo geralmente uma forma bem arredondada. Agregados de rochas britadas possuem vrtices e arestas bem definidos e so chamados angulosos. angulosos: quando apresentam arestas vivas e pontas (britas); arredondados: quando no apresentam arestas vivas (seixos). c) Quanto forma das faces: conchoidal: quando tem uma ou mais faces cncavas; defeituoso: quando apresentam trechos convexos. A forma dos gros tem efeito importante no que se refere compacidade, trabalhabilidade e ao ngulo de atrito interno. A influncia da forma mais acentuada nos agregados midos. Argamassas de revestimento, por exemplo, se preparadas com areia artificial, ficam to rijas que no se podem espalhar com a colher, constituindo o que se chama de argamassas duras. Os agregados naturais tem gros cubides, de superfcie arredondada e lisa, contra as superfcies angulosas e extremamente irregulares dos gros dos agregados industrializados. Apresentam, alm disso, maior resistncia desgraduao (alterao da distribuio granulomtrica por quebra de gros). O cascalho apresenta 92,28% de gros cbicos, contra 70 a 90% na brita de basalto. Tornam as argamassas mais trabalhveis que os artificiais. Nos agregados artificiais, a forma dos gros depende da natureza da rocha e do tipo de britador. O granito produz gros de melhor forma que o basalto, que produz aprecivel quantidade de gros lamelares. Concretos preparados com agregados de britagem exigem 20% mais gua de amassamento do que os preparados com agregados naturais, sendo os gros lamelares os mais prejudiciais. Apesar disso, concretos de agregados de britagem tm maiores resistncias ao desgaste e trao, devido a maior aderncia dos gros argamassa. 3) Substncias nocivas: so aquelas existentes nas areias ou britas que podem afetar alguma propriedade desejvel no concreto fabricado com tal agregado. a) Torres de Argila So denominadas todas as partculas de agregado desagregveis sob presso dos dedos (torres friveis). A presena de areias ou argila, sob a forma de torres bastante nociva, para a resistncia de concreto e argamassas e o seu teor limitado a 1,5 % .

b) Material Pulverulento As areias contm uma pequena percentagem de material fino, constitudo de silte e argila, e portanto passando na peneira de 0,075 mm. Os finos, de um modo geral, quando presentes em grandes quantidades, aumentam a exigncia de gua para uma mesma consistncia. Os finos de certas argilas, propiciam maiores alteraes de volume nos concretos, intensificando sua retrao e reduzindo sua resistncia. A argila da areia pode ser eliminada por lavagem, porm poder arrastar os gros mais finos da areia, reduzindo a trabalhabilidade 3% para concreto submetido a desgaste superficial 5% outros concretos

c) Impurezas Orgnicas A matria orgnica a impureza mais frequente nas areias. So detritos de origem vegetal na maior parte. So partculas minsculas, mas em grande quantidade chegam a escurecer a argila. A cor escura da areia indcio de matria orgnica (exceto para agregado resultante de rocha escura como o basalto) as impurezas orgnicas formadas por hmus exercem uma ao prejudicial sobre a pega e o endurecimento das argamassas e concretos. Ensaio colorimtrico indica a existncia ou no de impurezas orgnicas. d) Materiais carbonosos Partculas de carvo, linhito, madeira. So considerados prejudiciais pois so materiais de baixa resistncia, diminuindo a resistncia do concreto. Mximo de 0,5 % para concretos onde a aparncia importante e 1% para os demais concretos. Diminuem tambm a resistncia abraso.

e) Cloretos Em presena excessiva podem causar certos problemas. Nas argamassas geram o aparecimento de eflorescncias e manchas de umidade. No concreto aceleram o processo de corroso do ao. Cuidado com alguns aditivos aceleradores de pega que contm cloretos (no usar em concreto protendido). f) Sulfatos Podem acelerar e em certos casos retardar a pega do cimento. Do origem e expanso no concreto pela formao de etringita (formao mineral, que por sua constituio e forma podem ser prejudicial ao concreto) g) Reatividade lcali-Agregado (ou Reatividade Potencial) As reaes lcali-agregado so processos qumicos que envolvem os lcalis do cimento e agregados cujas caractersticas minerais ou texturais os tornam reativos. Seus produtos so gis alcalinos e materiais cristalinos expansivos que, desenvolvendo-se em fissuras e vazios da argamassa e, eventualmente, dos agregados, promovem a abertura e propagao das descontinuidades, com consequente aumento da permeabilidade e diminuio da resistncia qumica do concreto a agentes externos. Por serem processos qumicos favorecidos pela variao de umidade, ocorrem preferencialmente em concretos de barragens ou em estruturas de fundaes. A caracterizao das reaes lcali-agregado atravs de seus produtos permite avaliar o grau de comprometimento da estrutura e balizar eventuais aes para minimizao dos danos decorrentes. Experimentalmente, o teor mximo de lcalis para os cimentos determinado em 0,6% quando os agregados utilizados para produo de concretos contiverem tais minerais.

Umidade e Inchamento dos agregados


importante conhecer o teor de umidade dos agregados (principalmente os midos), devido ao fenmeno do inchamento. Teor de umidade (%) desta amostra seca. razo entre a massa de gua contida numa amostra e a massa

CONDIES DE UMIDADE DOS AGREGADOS Seco em estufa 100 C Seco ao ar quando no apresenta umidade superficial, tendo porm umidade interna, sem estar saturado Seco superfcie seca, sem gua livre, estando porm preenchidos os vazios permeveis das partculas dos agregados. Saturado apresenta gua livre na superfcie.
o

toda umidade, externa ou interna foi eliminada por um aquecimento a

INCHAMENTO
A areia na obra apresenta-se normalmente mida e o teor de umidade varia normalmente de 4 a 6%. Ensaios mostram que a gua livre aderente aos gros provoca um afastamento entre eles. Deste afastamento resulta o inchamento. O inchamento depende da composio granulomtrica e do grau de umidade. maior para areias mais finas. O inchamento aumenta com o acrscimo de umidade at um teor de 4 a 6%, sendo que nesta faixa se d o inchamento mximo aps estes teores o inchamento decresce.

Algumas frmulas para o clculo de umidade e inchamento nos agregados midos:

h% = percentual de umidade I% = percentual de inchamento V = volume de areia mida V = volume de areia seca P = peso de areia mida P = peso de areia seca d = massa unitria da areia seca d = massa unitria da areia mida C = coeficiente de inchamento C = coeficiente de umidade
h i ah as as ah as ah

AGLOMERANTES
CONSIDERAES INICIAIS
So produtos utilizados na Construo Civil para fixar ou aglomerar materiais entre si. Apresentam-se na forma pulverulenta (mais comum) e quando misturados com gua tem a capacidade de aglutinar. Ex: cimento (vrios tipos), gesso, cal area, cal hidrulica Caracterizao Materiais naturais ou artificiais que em estado plstico ou fludo, envolvem outros materiais slidos, inertes e que ao endurecerem (fsica ou quimicamente), aglutina-os, tomando as mais diversas formas e resistncias Endurecimento simples secagem e/ou consequncia de reaes qumicas aderindo superfcie a quais esto em contato. So utilizados como pastas ou como agregados inertes, na confeco de argamassas ou concretos utilizados na construo civil. Funo Aglutinao e colagem dos componentes e elementos Preenchimento de vazios existentes no conjunto

Considerao inicial sobre as matrias-primas Pelo grande volume normalmente envolvido quando se fala de aglomerantes na construo civil, para se utilizar um aglomerante comercialmente, devemos levar em conta alguns aspectos quando da produo do mesmo: ASPECTO TCNICO as Matrias Primas (MPs) devem ser abundantes na natureza e apresentar certa pureza ASPECTO ECONMICO aproveitamento apresentar boas condies econmicas o seu

ASPECTO AMBIENTAL causar o menor impacto ambiental possvel. Por isto muito comum hoje em dia o uso de adies, seja na produo de cimentos, ou na adio ao concreto argila calcinadas, filler calcrio, dolomitos, cinzas volantes, cinza de casca de arroz, cinza de bagao de cana, pozolonas, escrias de alto forno, metacaulim, etc. Registros histricos indicam que a argila tenha sido o primeiro aglomerante mineral utilizado pelo homem na construo de suas edificaes. Apesar de ser quimicamente inativa, a argila endurece em consequncia da evaporao da gua de amassamento, chegando a atingir alguma resistncia mecnica. Contudo, depois de endurecida, em contato com umidade, a argila torna-se instvel.

A descoberta dos aglomerantes quimicamente ativos pode ter sido acidental, por aquecimento de rochas calcrias ou gipsferas ao redor de fogueiras; em seguida, a hidratao do material calcinado resultaria uma pasta aglomerante. O gesso, por exemplo, foi encontrado em algumas edificaes egpcias; a cal foi empregada em construes egpcias, gregas, etruscas e romanas, havendo registros de sua utilizao em 2700 a.C. na pirmide de Quops. As pozolanas (solos ou cinzas vulcnicas) eram usadas por gregos e romanos em argamassas de cal e areia, para aumentar sua resistncia mecnica.

DIVISO E CLASSIFICAO
Uma diviso inicial pode ser feita: Quimicamente inertes misturas argilosas endurecimento ao ambiente, baixas resistncia mecnicas, reversibilidade do processo. Quimicamente ativos cales, gesso e cimentos endurecimento decorrente de reao qumica, altas resistncias fsico-mecnicas e estveis.

O interesse se fixa nos aglomerantes quimicamente ativos. Da uma nova diviso pode ser feita: Areos necessitam estar em contato com o AR para que o processo de endurecimento se manifeste cales areas, gesso Hidrulicos o endurecimento pode se efetivar, independente da presena do ar cales hidrulicas e cimentos.

a) Incio e fim da pega: o tempo de incio de pega contado a partir do lanamento da gua no aglomerante. A pega se d quando a pasta comea a perder sua plasticidade. O fim da pega ocorre quando a pasta se solidifica completamente, no significando que ela tenha adquirido toda sua resistncia, o que ser conseguido somente aps anos. Aps o fim da pega, inicia-se a fase de endurecimento. Ex.: Para o cimento Portland, que o aglomerante mais importante, o incio da pega d-se aps no mnimo 1 hora depois da mistura do mesmo com a gua. O fim da pega pode acontecer entre 6 a 10 horas aps a mistura, mas seu endurecimento continua obedecendo mais ou menos s seguintes relaes:

Classificao quanto ao incio de pega dos Aglomerantes:

GESSO
Definio um aglomerante areo (endurece pela ao qumica do CO do ar), obtido pela desidratao total ou parcial da Gipsita aglomerante j utilizado pela humanidade h mais de 4.500 anos, no Egito. Conhecido tambm com os nomes de gesso de estucador, gesso Paris ou gesso de pega rpida. A Gipsita o sulfato de clcio mais ou menos impuro, hidratado com 2 molculas de gua. Sua frmula qumica CASO + 2 H O e suas impurezas - que, no mximo, indicam 6% - so o silcio (SiO ), a alumina (Al O ), o xido de ferro (Fe O ), o carbonato de clcio (CaCO ), a cal (CaO), o anidrito sulfrico (SO ) e o anidrido carbnico (CO ).
3 3 2 2 2 3 2 3 4 2 2

No Brasil, a Gipsita encontrada em jazidas no Norte e Nordeste, cujas reservas so calculadas em 407 milhes de toneladas. Sua desidratao feita atravs do cozimento industrial (fornos).

EFEITOS DA QUEIMA
a) As pedras de gipsita, depois da britagem e triturao, so queimadas na temperatura entre 130 e 160C, realizadas com presso atmosfrica ordinria. Nessa temperatura, a gipsita perde partes de sua gua, passando de diidrato para hemidrato, que mais solvel que o diidrato (o hemidrato apresenta-se como slido micro poroso mal cristalizado, conhecido como hemidrato (B), utilizado na construo civil).

Esse gesso hemidrato conhecido como gesso rpido (quanto pega), gesso estuque ou gesso Paris e endurece entre 15 e 20 minutos, apresentando uma dilatao linear de 0,3% e, aps seu endurecimento, este retrai bem menos do que sua dilatao inicial, sendo, portanto, muito usado em moldagem. b) A partir de 250C, o gesso torna-se anidro (sem gua) e o resultado a formao de anidrita solvel, vida por gua, e que, rapidamente, na presena desta, transforma-se em hemidrato;

c) Entre 400 e 600C, a anidrita torna-se insolvel e no mais capaz de fazer pega, transformando-se num material inerte, participando do conjunto como material de enchimento . d) Entre 900 e 1200C, o gesso sofre a separao do SO e da CaO, formando um produto de pega lenta (pega entre 12 e 14 horas) chamado de gesso de pavimentao, gesso hidrulico.
3

HISTRICO DO GESSO
O gesso faz parte de nossa vida cotidiana deste tempos imemoriais. Tem estado presente na vida do homem desde a mais remota antiguidade, seja na construo, decorao, alimentao ou at na medicina. Tudo isto porque tem uma grande adaptabilidade, facilidade de aplicao e algumas caractersticas que veremos adiante. Tem sido usado desde o perodo Neoltico como material cimentante, paredes e suportes. H 5000 anos foi utilizado no interior de pirmides egpcias aplicado em paredes. Na arquitetura muulmana antiga aparece em elementos ornamentais. Durante a ocupao romana na Pennsula Ibrica generalizou-se o seu uso. Neste perodo romnico foi empregue em afrescos para decorao de igrejas e capelas. No sculo XIX foi se incorporando arquitetura e construo como reboco e elemento de decorativo em palcios e vivendas. Nos Estados Unidos o uso na construo civil iniciou-se em 1835. Em 1885, com a descoberta de um mtodo para retardar o tempo de paga, fez com que a sua aplicao na construo civil tivesse um acelerado crescimento. Por sua facilidade de moldagem, tornou-se um timo material para arquitetura de interiores. Sua plasticidade permite produzir formas e elementos diferenciados, tais como sancas, forros, divisrias, colunas, arcos, etc. um material que tem bom isolamento trmico e acstico. Auxilia no equilbrio da umidade do ar em ambientes fechados por ser material higroscpico.

Porm em contato com a gua perde em muito sua resistncia mecnica, sendo mais recomendado para ambientes internos. Algumas aplicaes

Alguns cuidados

PROPRIEDADES DO GESSO
Tempo de pega uma das propriedades mais importante. Se a pega for muito rpida, o preparo da pasta fica condicionado a pequenos volumes, reduzindo a produtividade do gesseiro. A queda de produtividade acompanhada do aumento de desperdcio de material. Em geral, os gessos nacionais tm incio de pega entre 3 e 16 minutos e fim de pega entre 5 e 24 minutos. A quantidade dgua funciona negativamente no fenmeno de pega, pois quanto mais gua, mais lenta se d a pega e o endurecimento.

A quantidade tima de gua a ser utilizada no gesso , normalmente, em torno de 19% de massa do mesmo. A presena de impurezas diminui muito a velocidade de pega. Mas existem aditivos que podem acelerar ou retardar essa pega do gesso. Como retardador de pega, podem ser misturados ao gesso: acar / lcool / cola / serragem fina de madeira / sangue e outros produtos de matadouros (chifres e cascos), na proporo de 0,1% da massa de gesso. Tais produtos retardam a pega, pois formam membranas protetoras entre os gros, isolando-os. Como aceleradores de pega, podem-se utilizar no gesso: Sal de cozinha / almen (silicato duplo de alumnio e potssio) / sulfatos de alumnio e potssio e o prprio gesso hidratado. Resistncia compresso As pastas de gesso tm resistncia compresso entre 10 MPa e 27 MPa. Dureza As pastas de gesso tm dureza entre 14 MPa e 53 MPa. Isolamento trmico e acstico O gesso um bom isolante trmico e acstico e tem elevada resistncia ao fogo, eliminando a gua de cristalizao com o calor, transformando a superfcie do revestimento em sulfato anidro em forma de fino p, que protege a camada interior de gesso. Muito usado como proteo contra incndio, pois absorve grande quantidade de calor, transformando-se em sulfato anidro. Aderncia As pastas de gesso aderem bem a blocos, pedra e revestimentos argamassados. Em superfcies de madeira, sua aderncia insatisfatria e apesar de aderir bem ao ao e outros metais, estes acabam sendo corrodos pelo gesso, tanto mais facilmente quanto maior for a quantidade de gua da pasta. Em funo da corroso usar ferramentas de lato ou plstico para trabalhar com gesso.

Outras caractersticas Aceita qualquer tipo de pintura, fcil de cortar, perfurar, aparafusar, emendar. Classificao comercial dos gessos Gesso Escaiola: gesso com 80% de peso hemidratado, de cor branca, com finura adequada quando modo; Gesso Branco: 66% de peso hemidratado, de cor branca e tambm com finura adequada quando modo; Gesso Negro: 55% de peso hemidratado, de cor cinza devido s impurezas e com granulometria menor do que o gesso Escaiola ou Branco.

CAL AREA
A cal um aglomerante areo utilizado em diversos seguimentos como: construo civil, siderurgia, metalurgia, papel e celulose, tratamento de gua e efluentes industriais, fabricao de vidro, acar, tintas, graxas, aplicaes botnicas, medicinais e veterinrias.

HISTRICO
Comprovadamente, os gregos, os etruscos e, mais tarde, os romanos, j utilizavam a cal como aglomerante, misturando-a com areia, formando assim uma argamassa que era preparada pelo mesmo processo ainda hoje adotado e que consiste na extino (adio de gua) de pedras de calcrio cozidas, obtendo-se assim uma pasta ligante que recebe adio de areia. Essa cal que denominada de cal area, pois para seu endurecimento necessita da reao qumica do CO (gs carbnico) existente na atmosfera, no possui grande resistncia mecnica e no pode ficar sujeita ao da gua, pois amolece. Sabe-se que os antigos descobriram tambm que a mistura dessa cal area com pozolanas (naquela poca, terras de origem vulcnica, cinzas vulcnicas etc.) melhoravam significativamente a resistncia dessas argamassas, mesmo quando submetidas ao da gua. Os gregos empregavam muito as terras vulcnicas da ilha Santorim e os romanos utilizavam uma cinza vulcnica encontrada em diversos pontos da baa de Npoles, bem como tijolos e telhas de barro triturados. A pozolana mais conhecida quela poca provinha das vizinhanas da cidade de Pozzuoli, tendo assim recebido o nome de pozolana todos esses produtos naturais e artificiais que, misturados cal area, transformavam-na em uma espcie de cal hidrulica - que resiste ao da gua depois de endurecida.
2

FABRICAO
A cal produzida a partir de rochas calcrias com elevados teores de carbonato de clcio, como o caso da calcita (CaCO ) e da dolomita (CaCO . MgCO ). Entre as impurezas encontradas nestas rochas encontram-se: quartzo, silicatos argilosos, xidos metlicos de ferro e mangans, matria orgnica, fosfatos, sulfetos, sulfatos, fluoretos e brucita. Aps a britagem e classificao da matria-prima passa por uma moagem e conduzida ao forno de calcinao.
3 3 3

Na calcinao (cozimento) do calcrio, as temperaturas chegam 900C, decompondo o carbonato de clcio (CaCO3) em xidos de clcio (cal virgem) e anidros carbnicos (CO2). O produto resultante da calcinao, a cal virgem, deve passar por um processo de hidratao antes de ser utilizada como aglomerante. O processo de hidratao da cal virgem, tambm conhecido como extino da cal, pode ser expresso pela equao seguinte:

Da hidratao da cal virgem, obtm-se a cal hidratada (hidrxido de clcio) que utilizado como aglomerante em argamassas para assentamento de blocos ou revestimento de paredes. Isto porque, na argamassa fresca, uma recombinao dos hidrxidos (Ca(OH) ) com o gs carbnico, presente na atmosfera, promove a formao de cristais de carbonato de clcio (CaCO ) e o endurecimento da argamassa que acaba por ligar os agregados a ela incorporados.
3 2

O CO2 vai transformando lentamente a superfcie da argamassa formada por carbonato de clcio e vai penetrando lentamente na massa que assim vai se consolidando. Essa reao de carbonizao s possvel em presena da gua que, dissolvendo ao mesmo tempo a cal e o CO , possibilita essa combinao, funcionando a gua como catalisador.
2

A carbonatao produz-se lentamente do exterior para o interior e o seu processamento tanto mais lento quanto mais lisa for a superfcie. A carbonatao acompanhada de um aumento de volume. Devido a isso (essa deformao), deve-se aplicar cal area com areia (argamassas) para atenuar esse aumento de volume, alm de diminuir a retrao que se processa com a perda dgua, aumentando a porosidade e, conseqentemente, facilitando a penetrao do CO .
2

No se deve empregar cal area para execuo de pedaos de alvenaria muito espessos, nem tampouco empregar argamassas com muita cal.

CICLO DA CAL AREA

Considerando o visto anteriormente podemos caracterizar o ciclo completo da cal.

CLASSIFICAO

Quanto composio qumica a cal pode ser classificada como clcica ou magnesiana. CAL CLCICA: xidos CaO > 75% CAL MAGNESIANA: xidos MgO > 20% Para qualquer caso a soma dos xidos (CaO + MgO) deve ser maior que 88% da amostra. Segundo a NBR 7175 - Cal Hidratada para argamassas - Especificao as cales so classificadas como segue:

APLICAES
Entre os diversos usos da cal podemos citar: Estabilizao de solos solo-cal Obteno do ao fundente na siderurgia Fabricao do acar como clarificador Obteno do vidro matria prima corretor da acidez Tratamento de gua Obteno do papel como branquedor caiao Pinturas Componentes de argamassas maior interesse para construo

CAL HIDRATADA
Entre os diversos usos da cal podemos citar: Devido dificuldade da extino da cal virgem nos canteiros, foi desenvolvida pela indstria a fabricao de cal hidratada, cuja extino (hidratao) feita mecanicamente, empregando-se misturadores de ps. Ela pode ser aplicada imediatamente e

acondicionada em sacos de papel duplo com 20 kg. ou 36 litros, onde consta o selo da ABPC (Associao Brasileira de Produtores de Cal) e a citao da Norma NBR 7175. A cal hidratada, portanto, um produto manufaturado, apresentando-se como um produto seco, em forma de flocos de cor branca. Armazenar em local seco, coberto e fora do alcance de crianas e animais, sendo recomendvel o seu uso at 6 meses aps a data de fabricao. A embalagem original (sacos de papel de duas folhas de papel extensvel) suficiente para manter a integridade do produto, desde que sejam respeitada as regras do armazenamento. Algumas caractersticas das cales areas (extintas ou hidratadas) Endurece com o tempo (normalmente longo); Seu aumento de volume de 2 a 3 vezes, pela extino; Cor predominantemente branca; Resiste ao calor;

PROPRIEDADES
DENSIDADE APARENTE A densidade aparente das cales varia de 0,3 a 0,65, que corresponde massa aparente de 300 a 650 Kg/m3. PLASTICIDADE Propriedade que confere fluidez argamassa, facilitando seu espalhamento. As cales magnesianas produzem argamassas mais plsticas que as clcicas. RETENO DE GUA A reteno de gua uma propriedade muito importante, evitando a perda excessiva da gua de amassamento da argamassa, por suco, para os blocos ou tijolos. uma medida indireta da plasticidade da cal, uma vez que cales plsticas tm alta capacidade de reteno de gua, embora o inverso nem sempre seja verdadeiro. Esta propriedade , tambm, importante por prolongar o tempo no estado plstico da argamassa fresca, aumentando a produtividade do pedreiro. INCORPORAO DE AREIA Propriedade que expressa a facilidade da pasta de cal hidratada envolver e recobrir os gros do agregado e, conseqentemente, unindo os mesmos. Cales com alta plasticidade e alta reteno de gua tm maior capacidade de incorporar areia. Comparativamente, o poder de incorporao de areia da cal hidratada de 1 : 3 a 4 enquanto que, no cimento de 1 : 2 a 2,5. Esta propriedade justifica o emprego das cales na produo de argamassas. ENDURECIMENTO O endurecimento decorre da recarbonatao da cal hidratada pela absoro do CO

presente na atmosfera. Espessuras de revestimento argamassado acima de 20 mm podem prejudicar o processo de recarbonatao da argamassa, impedindo a efetivao das reaes prximo interface substrato x argamassa e, conseqentemente, reduzindo a aderncia do revestimento.

RESISTNCIA COMPRESSO O uso da cal hidratada contribui muito pouco para a resistncia compresso das argamassas. Isto levou, alguns construtores a substitu-la pelo cimento portland, quando de seu aparecimento no comeo do sculo e, s mais tarde, com a ocorrncia de falhas nestas construes, verificou-se que a cal hidratada conferia s argamassas outras propriedades alm de aglomerante que, no eram apresentadas pelo cimento Portland.

CAPACIDADE DE ABSORVER DEFORMAES Esta propriedade conferida argamassa pela cal hidratada e, torna-se de grande importncia quando aplicada em paredes ou lajes muito solicitadas.

CIMENTO PORTLAND
CONSIDERAES INICIAIS
O Cimento Portland um material pulverulento, constitudos de silicatos e aluminatos de clcio, praticamente sem cal livre. Estes silicatos e aluminatos em mistura com a gua hidratam-se e produzem o endurecimento da massa, oferecendo elevada resistncia mecnica. O cimento Portland um p fino com propriedades aglomerantes, que endurece sob a ao da gua. Depois de endurecido, permanece estvel mesmo que submetido a ao da gua e, por esta razo, considerado um aglomerante hidrulico. Joseph Aspdin, um construtor ingls de Leeds, foi quem descobriu e patenteou o cimento Portland no ano de 1824. Aspdin escolheu este nome para sua inveno porque nesta poca era muito comum o emprego da pedra de Portland, ilha situada ao sul da Inglaterra, nas edificaes e, o novo cimento, aps a hidratao, se assemelhava em cor e dureza rocha calcria de Portland.

MATRIAS PRIMAS
CALCRIO o carbonato de clcio (CaCO ), que na natureza se apresenta com
3 2 3 2 3

impurezas tais como o xido de magnsio, SiO , Al2O , e Fe O . ARGILA essencialmente a constituda de um silicato de alumnio hidratado, geralmente contendo ferro e outros minerais. Fornece os xidos SiO , Al O e Fe O necessrios a fabricao do cimento. GESSO o produto da adio finas no processo e tem a finalidade de regular o tempo de pega por ocasio das reaes de hidratao.
2 2 3 2 3

FABRICAO
Como os silicatos de clcio so os principais constituintes do cimento Portland, as matrias-primas para sua produo devem fornecer clcio e slica em propores adequadas. O clcio obtido na natureza de fontes de carbonato de clcio, como a pedra calcria, giz, mrmore e conchas do mar. A slica extrada preferivelmente de argilas e xistos argilosos, do que quartzos e arenitos, porque a slica quartztica no reage facilmente.

As argilas contm, tambm, alumina (Al2O3), xidos de Ferro (Fe2O3) e lcalis que ajudam na formao de silicatos de clcio a temperaturas mais baixas. Quando no esto presentes em quantidades suficientes na argila, estes so incorporados mistura por adio de bauxita e minrio de ferro. A formao dos compostos no clnquer depende de uma boa dosagem e preparo da mistura. Para isto, os componentes so britados, modos, dosados e misturados criteriosamente, sendo submetidos a anlises laboratoriais permanentes. O p resultante da homogeneizao das matrias-primas denominado farinha. Para produzir 1 tonelada de clnquer, so necessrias de 1,5 a 1,8 toneladas de farinha e as reaes que ocorrem nos fornos podem ser resumidas como segue:

Esquema de produo
O processo de produo do cimento pode ocorrer por via mida ou seca. No processo por via mida, a homogeneizao feita na forma de lama, com 30 a 40% de gua. Este mtodo vem sendo abandonado pelos fabricantes de cimento, devido ao maior consumo de energia nos fornos, que em relao ao processo por via seca.

No processo por via seca, a farinha obtida atravs da moagem das matrias-primas homogeneizada e conduzida continuamente para o pr-aquecedor. Nesta etapa, ocorre a evaporao da gua livre, gua combinada e desprendimento do CO do calcrio, liberando o CaO para reagir com os silicatos de ferro e alumnio.
2

Em seguida, o material vai para um forno rotativo, onde ocorre a clinquerizao do material, uma das etapas mais importantes do processo de fabricao. O forno rotativo uma estrutura metlica cilndrica, revestida internamente com tijolos refratrios, e nele a farinha pr-aquecida e parcialmente calcinada, entra pela extremidade superior e transportada at a extremidade oposta a uma velocidade controlada pela inclinao e pela velocidade de rotao do forno. Em seu interior as temperaturas podem chegar a 1550C e as reaes qumicas responsveis pela formao dos compostos do cimento Portland so completadas.

Resumo dos constituintes:

ADIES Aps o resfriamento, o clnquer modo em partculas menores que 75m de dimetro. Na fase de moagem, o cimento Portland recebe algumas adies, que permitem a produo de diversos tipos de cimentos disponveis no mercado. O gesso adicionado ao cimento com o objetivo de controlar o tempo de pega do cimento. Sem sua adio, o cimento endureceria muito rapidamente, uma vez misturado gua de amassamento, inviabilizando sua utilizao. Esta razo do gesso ser adicionado a todos os tipos cimento Portland, em geral na proporo de 3% de gesso para 97% de clnquer. As escrias de alto-forno, obtidas durante a produo do ferro-gusa, tm propriedade de ligante hidrulico muito resistente, reagindo em presena da gua, com caractersticas aglomerantes muito semelhante do clnquer. Adicionada moagem do clnquer e gesso, em propores adequadas, a escria de alto-forno melhora algumas propriedades do cimento, como a durabilidade e a resistncia final. Os materiais pozolnicos so rochas vulcnicas ou matrias orgnicas fossilizadas encontradas na natureza, algumas argilas queimadas em temperaturas elevadas (500 a 900C) e derivados da queima de carvo mineral. Quando pulverizados em partculas muito finas, os materiais pozolnicos apresentam a propriedade de ligante hidrulico, porm um pouco distinta das escrias de alto-forno. que as reaes de endurecimento s ocorrem, alm da gua, na presena do clnquer, que em sua hidratao libera hidrxido de clcio (Cal) que reage com a pozolana. O cimento enriquecido com pozolana adquire maior impermeabilidade. Os materiais carbonticos so rochas modas, que apresentam carbonato de clcio em sua constituio tais como o prprio calcrio. Tal adio torna os concretos e argamassas mais trabalhveis e quando presentes no cimento so conhecidos como fler calcrio.

PROPRIEDADES
FINURA A finura do cimento influncia a sua reao com a gua e quanto mais fino o cimento mais rpido ele reagir e maior ser a resistncia compresso, principalmente nos primeiros dias. Alm disso, uma maior finura diminui a exsudao, aumenta a impermeabilidade, a trabalhabilidade e a coeso dos concretos. Por outro lado, a finura aumenta o calor de hidratao e a retrao, tornando os concretos mais sensveis fissurao. A finura pode ser aumentada atravs de uma moagem mais intensa, porm, o custo de moagem e o calor de hidratao, estabelecem os limites de finura. Os ensaios para a avaliao da finura do cimento podem ser complexos e onerosos, como o caso dos ensaios de sedimentao, difratometria por laser, et. Esta avaliao pode ser obtida conhecendo-se algumas caractersticas dos ramos inferior e superior da amostra. Para isto, utilizam-se dois ensaios: peneiramento atravs da peneira ABNT 75m (0,075mm) e rea especfica. TEMPO DE PEGA o momento em que a pasta de cimento adquire certa consistncia que a torna imprpria a um trabalho. Este conceito aplica-se tambm a argamassas e concretos. O tempo de pega uma propriedade importante, uma vez que determinar o prazo para a aplicao de pastas, argamassas e concretos com plasticidade e trabalhabilidade adequadas. Para controlar o tempo de pega, adicionado o gesso (CaSO . 2H O) na moagem do cimento, cujo controle feito atravs do teor de SO .
3 4 2

Em alguns casos, a mistura em que o cimento est sendo empregado (pasta, argamassa ou concreto) pode perder a plasticidade com um tempo menor que o previsto, e com uma nova mistura na betoneira, sua plasticidade inicial recuperada. Isto ocorre quando, na moagem do cimento, a temperatura ultrapassa 128C, provocando uma dissociao do Sulfato de Clcio do gesso, interferindo nas caractersticas do seu efeito retardador de pega. CALOR DE HIDRATAO As reaes de hidratao dos compostos do cimento Portland so exotrmicas. Em algumas situaes o calor de hidratao pode ser um problema, como por exemplo, em estruturas de concreto massa; em outras pode ser um componente positivo, como o caso de concretagens durante o inverno, quando a temperatura ambiente baixa para fornecer energia de ativao para as reaes de hidratao. A quantidade de calor gerado depende da composio qumica do cimento, quantidade e tipo de adies, finura, et. RESISTNCIA COMPRESSO A resistncia compresso do cimento Portland medida atravs da ruptura de corpos de prova cilndricos 50mm x 100mm, com traos normalizados areia padro IPT. Os cimentos, de acordo com sua composio e finura tm curvas Resistncia x Idade distintas, que determinam seu emprego em determinados servios.

TIPOS DE CIMENTO PORTLAND


Na designao dos cimentos, as iniciais CP correspondem a abreviatura de Cimento Portland, e so seguidas dos algarismos romanos de I a V, conforme o tipo de cimento, sendo a classe expressa por nmeros (25, 32 e 40) que indicam a resistncia compresso do corpo-de-prova padro, em MPa.

Conforme a composio e as adies feitas em sua produo, os cimentos Portland podem ser classificados conforme segue: CIMENTO PORTLAND COMUM O Cimento Portland Comum (CP I) produzido sem quaisquer adies alm do gesso, que utilizado para regularizar a pega. CIMENTO PORTLAND COMPOSTO carbontico, tinham desempenho equivalente ao do cimento Portland comum. Depois de conquistado bons resultados na Europa o Cimento Portland Composto (CP II) surgiu no mercado brasileiro (1991). O CP II, trata-se de um cimento com composio intermediria entre os Cimento Portland Comum e o Cimento Portland com adio de escria ou pozolana. Atualmente, os cimentos Portland compostos respondem por 70% da produo industrial brasileira, sendo utilizados na maioria das aplicaes usuais, em substituio ao antigo CP. CIMENTO PORTLAND DE ALTO FORNO O Cimento Portland Alto-Forno (CP III) obtido pela adio de escria granulada de alto forno. As escrias apresentam propriedades hidrulicas latentes. Mas as reaes de hidratao da escria so muito lentas e, para que seu emprego seja possvel so necessrios ativadores fsicos e qumicos. A ativao fsica obtm-se com a finura, decorrente da moagem da escria separada ou conjuntamente com o clnquer.

CIMENTO PORTLAND POZOLNICO O Cimento Portland Pozolnico (CP IV) Quando finamente moda, reage com o hidrxido de clcio em presena de gua e em temperatura ambiente, dando origem a compostos com propriedades aglomerantes. CIMENTO PORTLAND DE ALTA RESISTNCIA INICIAL O Cimento Portland de Alta Resistncia Inicial (CP V-ARI) utilizao de uma dosagem especfica de calcrio e argila na produo do clnquer, alm de uma moagem mais fina para que o cimento, ao reagir com a gua, adquira elevadas resistncias com maior velocidade.

Cimentos que tiverem antecedentes de resultados de ensaios de longa durao que comprovem resistncia a sulfatos.

O cimento Portland branco estrutural utilizado em concretos brancos com fins arquitetnicos. O cimento Portland branco no estrutural aplicado no rejuntamento de pisos e azulejos, na fabricao de ladrilhos hidrulicos, e outras aplicaes no estruturais. CIMENTO PARA POOS PETROLFEROS O cimento para poos petrolferos um tipo de cimento Portland bastante especfico, utilizado na cimentao de poos petrolferos. Sua composio constituda de clnquer e gesso para retardar o tempo de pega e em sua fabricao so tomadas precaues especiais para garantir as plasticidade em condies ambientes de elevadas presses e temperaturas.

APLICAES E ESCOLHA DO TIPO DE CIMENTO


Inicialmente podemos dizer que nenhum cimento melhor em todas as circunstncias. Sempre haver um tipo diferente para uma aplicao especfica. A escolha do tipo de cimento est associada a uma determinada finalidade que se deseja ao concreto seja no estado fresco ou seja no estado endurecido. Para uma mesma finalidade existe mais de um tipo ou classe de cimento que pode ser usado. A escolha tambm depende da disponibilidade do material e do custo fator importante na tomada de decises em engenharia. Depende ainda a escolha: Exigncia da estrutura Exigncia do meio ambiente Velocidade de construo Circunstancia do local da obra (acesso, prazo, espao) O quadro a seguir, apresenta os diversos tipos de aplicaes dos diferentes tipos de cimentos.

RECEBIMENTO E ESTOCAGEM
O cimento um produto perecvel que em contato com umidade endurece perdendo suas propriedades antes do uso. Cuidados no recebimento e estocagem do material so essenciais para a garantir concretos e argamassas de boa qualidade. O cimento comercializado a granel, para usinas de concreto, fbricas de pr-moldados e grandes obras; no varejo, fornecido em embalagens (papel Kraft) de 25 e 50 Kg. Estas embalagens no podem estar furadas, rasgadas ou molhadas e devem trazer o nome do fabricante, o tipo do cimento, a sigla, a massa lquida do saco e o selo de conformidade da ABCP (Associao Brasileira de Cimento Portland). No recebimento, alm dos aspectos visuais da embalagem, devem ser observados a massa dos sacos e se o cimento no est empedrado.

CONCRETO
Introduo
Segundo o IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto), o Brasil, em 1997, produziu 40 milhes de m de concreto, dos quais apenas a metade poderia ser considerada como concreto estrutural, pois o restante deve-se, principalmente, auto-construo. Tomando-se estes 20 milhes de m3/ano e multiplicando-se por R$ 500,00 (custo estimado do m3 da estrutura de concreto armado, considerando-se concreto, forma, armadura, etc.), trata-se de um mercado de 10 bilhes de reais por ano. Alguns dados:

Concreto - principais virtudes e defeitos


Para chegar a este posto, s um material com muitas vantagens de utilizao. Quais ento seriam as principais vantagens, ou virtudes, do uso do concreto como material de construo? VIRTUDES fabricado com materiais: naturais; pouco sofisticados; estveis; disponveis em quantidade; de fcil transporte e estocagem; quando artificiais, como no caso do cimento, possuem ciclo de produo dominado no mundo inteiro. Demanda: pouca tecnologia de produo; equipamento barato, robusto, durvel e pouco sofisticado; mo de obra com baixo nvel de instruo. Pode ser produzido praticamente em qualquer lugar, em instalaes simples. Depois de produzido, : facilmente transportado; facilmente moldado; facilmente aplicado, tudo isso com baixo consumo de energia. A construo em concreto relativamente rpida. um material relativamente estvel e durvel. D margem sofisticao arquitetnica. Pode receber praticamente todo tipo de revestimento. Possui grande durabilidade (quando corretamente produzido) Apresenta boa impermeabilidade Permite a execuo de grandes peas contnuas Nada porm possui apenas vantagens. Tudo tem suas desvantagens e o concreto no exceo a esta regra. PRINCIPAIS DESVANTAGENS Do ponto de vista tcnico, o concreto um material de construo que apresenta, em algumas circunstncias, como principais desvantagens: uma resistncia trao relativamente baixa; uma relao resistncia/peso relativamente pequena; uma estabilidade dimensional relativamente pequena;

uma durabilidade questionvel, quando submetido a determinados ambientes, ou quando produzido de maneira incorreta. Do ponto de vista genrico, contudo, o ponto fraco mais importante da utilizao do concreto considerado exatamente a sua enorme facilidade de utilizao, que faz com que todo mundo pense que entende de concreto, que pode fabric-lo de qualquer jeito, em qualquer lugar, sem nenhum controle. O descaso com a tecnologia do concreto , em geral, muito grande, e esse considerado, por alguns pesquisadores, o principal defeito genrico do material de construo nos dias de hoje. O concreto um dos materiais de que se encontram muitos conhecedores (?) pelo mundo afora. Um dos grandes problemas do concreto que qualquer doido pensa que sabe fazer concreto, mas o pior problema, mesmo, que ele faz! (Adam Neville) Porm, a produo de concreto, por ser uma atividade humana, elaborada a partir de um processo suscetvel de ser controlada (HELENE; TERZIAN, 1992). O controle da produo tem a finalidade de obter um material uniforme, com as propriedades exigidas, de forma econmica, ao fim que se destina (VALOIS, 1994). Um mau concreto feito simplesmente misturando-se cimento, agregados e gua, porm os ingredientes de um bom concreto so exatamente os mesmos! (NEVILLE, 1997) O que causa esta diferena? Apenas o conhecimento, com o apoio do entendimento (NEVILLE, 1997).

O MATERIAL DE CONSTRUO: CONCRETO


Mas, afinal, o que o concreto? uma mistura de

, portanto um material composto, heterogneo, formado por duas fases e uma interface: a fase pasta, a fase agregado e a ligao agregado-pasta. Como defeito, possui uma descontinuidade estrutural, que alguns autores consideram como uma terceira fase: os vazios.

Funes da pasta (fase pasta) Nesta fase h a hidratao do cimento e a formao de cristais em torno do gro de cimento (silicatos, aluminatos). Ento a microestrutura da pasta vai se tornando mais compacta, aumentando a densidade e resistncia mecnica da pasta. As principais funes da pasta so Dar impermeabilidade ao concreto Dar trabalhabilidade ao concreto Envolver os gros Preencher o vazio entre os gros As principais microestruturas que se formam na pasta matriz so: estruturas fibrilares ou estruturas C-S-H: compostos qumicos formados por cristais de silicatos de clcio hidratados que representam 50% a 60% do volume total de slidos da pasta e so os responsveis pela resistncia mecnica da pasta aps os dias iniciais; prismticas: cristais de grande tamanho, formadas por hidrxido de clcio, que representam 20 a 25% do volume total de slidos da pasta. So responsveis pelo pH elevado da pasta (pH> 13), mas so bastante solveis em gua. Tem baixa resistncia mecnica; etringita: cristais grandes e volumosos, formados pela hidratao dos aluminatos combinados com sulfato de clcio, quimicamente instveis e muito porosos, gerando estruturas com baixa resistncia mecnica que com o tempo se transformam em monossulfato. So os primeiros cristais da pasta a se formar e produzem a primeira resistncia mecnica do endurecimento, pequena se comparada a das estruturas C-S-H. Representam 15 a 20% do volume total de slidos; gros de clnquer no hidratados: pequenos ncleos dos gros de cimento. Alm das microestruturas slidas, os vazios so de grande influncia nas caractersticas da pasta matriz endurecida. Quanto maiores a quantidade de vazios e maiores forem os seus dimetros mdios, maiores sero a porosidade e a permeabilidade, reduzindo a resistncia qumica e mecnica da pasta, aumentando tambm a sua retrao e a fluncia. O estudo destes vazios (e o preenchimento deles) tem grande importncia em concretos de alta resistncia, que no o foco desta disciplina. Este estudo feito em disciplina especfica ou em estudos de especializao. Funes do agregado (fase agregado) Reduzir o custo do concreto Reduzir as variaes de volume (diminuir as retraes) Contribuir com gros capazes de resistir aos esforos Em concretos convencionais, para o agregado no tem tanta importncia a sua resistncia mecnica, pois normalmente maior que a do conjunto concreto. Para concretos de alta resistncia, o agregado grado pode se tornar a parte fraca do conjunto, devido as suas micro-fraturas internas.

A interface (fase zona de transio) No concreto convencional a parte mais fraca, pois menos resistente que a pasta e os agregados. Em concretos convencionais, aqueles com relao a/c > 0,4, a zona de transio no tem tanto influncia pelo chamado efeito fortificador do agregado. Para concretos de maior resistncia, a fraqueza da ligao agregado-pasta pode ser explicada, muito resumidamente, por uma concentrao anormal de cristais de hidrxido de clcio nessa regio particular dos concretos e argamassas. Antes de se abordar a ligao agregado-pasta, necessrio mencionar um fenmeno que ocorre no concreto quando no estado fresco: o efeito de parede. Este efeito pode ser descrito como uma "chamada" da fase mais fluida do concreto (a pasta) para as superfcies postas em contato com o concreto, como por exemplo, as frmas. Esta a razo pela qual, em um concreto apropriadamente lanado e compactado, aps a desforma, no se observa a presena de partculas de brita, j que a pasta de cimento sempre se interpe entre elas e a frma. Em termos de microestrutura do concreto, tambm ocorre uma espcie de efeito de parede interno, uma chamada da fase mais fluida do concreto para a superfcie dos agregados. Devido sua maior mobilidade, esta fase constituda, em grande parte, por gua.

Noes bsicas de concreto


1) A fase pasta de cimento, mistura de cimento e gua, funciona como uma espcie de cola, pois possui poder aglomerante, ou poder de colagem. Quanto mais diluda, menos cola. Assim, a partir de um certo limite, quanto mais gua se mistura ao cimento, menor o poder aglomerante da pasta, na medida em que ela prpria fica menos resistente. 2) Um bom concreto precisa ser trabalhvel na obra. A noo de trabalhabilidade difcil de ser definida e de ser medida, e isto ser visto mais adiante, quando tratarmos da propriedades do concreto no estado fresco. Ela tem a ver, entretanto, com a capacidade do concreto preencher totalmente uma frma, envolvendo completamente as armaduras, sem deixar vazios, que so pontos fracos e que diminuem a resistncia e a durabilidade do material. Dependendo do tipo de frma (em termos de dimenses), da densidade das armaduras dentro das frmas, do tipo de transporte que o concreto vai receber (como por exemplo, o bombeamento), da forma de adensamento, etc., ele precisa ter caractersticas especficas de trabalhabilidade na obra. Um concreto pode, por exemplo, ter uma consistncia mais seca, que d para preencher uma frma larga, mas, por outro lado, esta mesma consistncia seca pode provocar o entupimento da bomba (se o concreto for bombeado). No caso contrrio, um concreto pode ser mais fluido, mais mole, podendo ser bombeado, mas no ser trabalhvel para a execuo de pisos, que geralmente so vibrados com rgua vibratria (o que demanda concretos mais secos, para que a rgua no afunde na massa). De modo geral, deve-se procurar trabalhar com o concreto mais seco possvel. Por que? Porque quanto mais seco o concreto, menos gua ele tem, e portanto mais resistente a fase pasta, e, consequentemente, o concreto como um todo. A "secura do concreto" entretanto tem um limite. 3) A relao entre a massa de gua e a massa de cimento de um concreto conhecida como relao ou fator gua-cimento. Misturando-se pouco a pouco uma certa quantidade de cimento com uma quantidade varivel crescente de gua e medindo-se a resistncia da pasta verifica-se que ela passa por um mximo. Este mximo relativo ao fator gua/cimento terico de aproximadamente 0,23. Esta relao representa a quantidade mnima de gua necessria para hidratar completamente todas as partculas da massa de cimento. O fator gua/cimento de 0,23, entretanto, um fator terico, raramente obtido na prtica, pois o concreto com ele fabricado fica extremamente seco, com a chamada "consistncia de terra mida", uma verdadeira farofa, impossvel de ser trabalhada, vibrada, bombeada, etc., no canteiro. 4) Na prtica, um concreto corrente obtido geralmente com fatores a/c superiores a 0,50. A gua contida por esse concreto pode ento ser subdividida em dois tipos: gua de hidratao (relativa ao fator a/c de 0,23 ou 0,23 X massa de cimento do concreto) e gua de trabalhabilidade, a gua a mais, que acrescentada para que o concreto possa ser trabalhado na obra. calculada como: [(fator a/c - 0,23) X massa de cimento]. A gua de hidratao como diz o nome, aquela que vai ser consumida na hidratao das partculas de cimento. A gua de trabalhabilidade a gua que vai misturar-se com as partculas de cimento e formar um filme aquoso (talvez seja melhor dizer pastoso) nas

superfcies das partculas de areia e brita, filme este que vai funcionar como um lubrificante, reduzindo o atrito existente entre essas partculas e transformando ento um concreto seco em um concreto "plstico", ou "mole", ou ainda "fluido". 5) O concreto fica ento menos resistente do que poderia teoricamente ser, para que possa ser trabalhvel na obra. Nos concretos correntes, esse comportamento traduzido pela Lei de Abrams, que estabelece que a resistncia do concreto varia na razo inversa do fator a/c, ou seja, quanto maior o fator a/c, menor a resistncia do concreto, e vice-versa. 6) Mudando aparentemente de assunto, falemos agora de superfcie especfica. A superfcie especfica a medida da rea superficial das partculas contidas em um determinado volume de material. Pode-se demonstrar matematicamente que quanto menores as dimenses das partculas de um mesmo volume de material, maior a superfcie especfica das partculas contidas naquele volume. Assim, quanto mais fino for, por exemplo, um tipo de agregado, maior a superfcie especfica das suas partculas, e, portanto, maior a quantidade de gua de trabalhabilidade necessria para diminuir o atrito entre partculas, e, finalmente, menor a resistncia desse concreto com mais gua. Esta a principal razo pela qual procura-se sempre trabalhar com: os agregados com as maiores dimenses possveis; as areias menos contaminadas com silte ou argila, que so materiais finos; a menor quantidade possvel de cimento. 7) Neste aspecto, importante tambm escolher o agregado com formato e textura superficial adequados, pois quanto mais spera for a sua superfcie e mais vrtices tiver a sua forma, maior o atrito entre suas partculas, maior a quantidade de gua necessria para diminuir o atrito, etc., etc., etc..

Classificao dos concretos


Alguns tipos de concreto que podem ser produzidos Concreto simples Concreto armado Concreto massa Concreto projetado Concreto refratrio Concreto com ar incorporado Concreto de alta resistncia Concreto auto-adensvel Concreto leve Concreto pesado Etc. Quanto a classificao quanto a resistncia, por classes e grupos, a NBR 8953, classifica para o grupo I as resistncias de concreto C10 a C50 (variando de 5 em 5), onde se indica a resistncia em MPa (C40 concreto com resistncia de 40 MPa) e onde a faixa de validade da NBR 6118 - Projetos de estrutura de concreto. J o grupo II se refere aos concretos de alta resistncia e hoje se tem evoludo muito em estudos, pesquisas nesta faixa (estudo em outra disciplina).

PRODUO DE CONCRETO
Introduo
O processo de produo do concreto geralmente subdividido em vrias etapas. As principais delas so: mistura (ou amassamento), transporte, lanamento (ou colocao), adensamento (ou compactao) e cura. Alguns autores colocam ainda uma fase inicial e uma etapa final: a dosagem (ou clculo do proporcionamento) e o controle tecnolgico. Estas duas etapas estudaremos parte, mas iniciamos com pelo menos os princpios bsicos.

Dosagem
A dosagem do concreto objetiva atender a cinco condies principais: a) exigncias de projeto, tais como resistncia, acabamento, impermeabilidade e outras mais que o concreto endurecido deve apresentar a partir de uma certa idade; b) condies de exposio e operao, onde o proporcionamento deve levar em conta as caractersticas de agressividade da atmosfera, do solo e eventuais produtos em contato com a estrutura; c) tipo de agregado disponvel economicamente, apesar de que, a princpio, deveriam fazer parte das variveis e no dos requisitos, mas nem sempre possvel dispor-se no local da obra de agregados ideais quanto forma e textura ou que no apresentem reatividade; d) tcnicas de execuo, que so relacionadas a operaes de transporte, lanamento e adensamento do concreto; e) custo, onde admite-se que um concreto econmico quando consegue atender s condies anteriores com um consumo mnimo de cimento, pois que o custo do cimento , na grande maioria das vezes, bem superior ao dos agregados.

Mistura / amassamento
a homogeneizao de todos os componentes do concreto, de modo que entrem em contato ntimo uns com os outros. A gua deve entrar em contato com as partculas de cimento, formando a pasta, que, por sua vez, deve envolver totalmente cada partcula de agregado. A mistura tem que ser homognea, pois a falta de homogeneidade implica em perda de resistncia e durabilidade do concreto. A mistura manual est em desuso, s sendo aceitvel para pequenos volumes de concreto. A mistura mecanizada realizada em mquinas especiais denominadas betoneiras, constitudas por um tambor ou cuba, que pode ser fixo ou mvel em torno de um eixo. O eixo passa pelo centro do tambor e, atravs de ps, que tambm podem ser fixas ou mveis, promove a mistura dos componentes do concreto.

As betoneiras podem ser de vrios tipos, embora no Brasil a mais comum seja a betoneira basculante de eixo inclinado, equipamento que utilizado no apenas nas obras, mas tambm nos caminhes-betoneira das centrais de concreto pr-misturado (embora, neste caso, no seja basculante). Antes de se utilizar uma betoneira, importante saber a sua capacidade de produo, para que se possa calcular a quantidade de cada um dos materiais que vai entrar na mistura, bem como a quantidade de betonadas necessrias para executar uma determinada parte da obra. Em cada betonada, deve-se procurar utilizar um nmero inteiro de sacos de cimento, pois a frao do saco medida em peso trabalhosa, e a medida em volume no aconselhvel, por ser pouco precisa. Outro aspecto bastante importante o tempo ideal de mistura. Um tempo reduzido demais produz uma mistura imperfeita, enquanto um tempo longo demais antieconmico. Alguns autores fornecem uma frmula para o clculo do tempo de mistura das betoneiras de eixo inclinado, do tipo:

O tempo de mistura contado a partir do instante que se liga a betoneira, com todos os materiais no seu interior. No deve ser inferior a 1 minuto. Uma ordem de grandeza prtica para o tempo de mistura de um concreto convencional em obra comum de 2 minutos. Tambm importante, para a execuo de uma mistura perfeita, a ordem de entrada dos materiais na betoneira, que depende de vrios fatores, como a quantidade e o tipo de materiais, a trabalhabilidade do concreto, o tipo de betoneira, etc.. Cada autor tambm tem a sua preferncia. Uma seqncia prtica de se usar em obra a entrada dos materiais na ordem dos mais grossos para os mais finos: brita grossa, brita fina, areia, cimento e gua. Para concretos convencionais a ordem mais comum : batendo-se a gua e a pedra eliminamos 1) Agregado grado + parte da gua eventuais depsitos de materiais que podem estar ainda no interior da betoneira e fazemos a homogeneizao da gua no agregado grado. colocando-se o cimento 2) Cimento + restante (ou quase o restante) da gua e o agregado grado, sem o agregado mido, fazemos a hidratao de quase todas as partculas de cimento, garantindo assim uma formao mais completa das reaes de hidratao que formam os compostos endurecedores do concreto. Por vezes evita-se colocar toda a gua prevista, em funo da umidade de areia que pode estar levando mais gua ao concreto do que o esperado. Assim vamos evitar que a relao a/c seja maior que a de projeto, mantendo-se a principal propriedade do concreto: a resistncia compresso.

3) Areia com a colocao da areia comeamos a contar o tempo de mistura verificando se no h a formao de argamassa nas ps (argamassa presa). Neste caso, para-se a betoneira e com uma colher se faz a soltura desta argamassa e retoma-se a mistura. Nesta etapa em funo da trabalhabilidade pretendida e da gua, se no foi colocada toda, pode-se ento completar a gua prevista. Observao importante: Se j colocamos toda gua prevista pelo trao, e ainda no obtivemos a trabalhabilidade necessria (medida pelo ensaio de abatimento de tronco de cone slump) no podemos mais simplesmente colocar gua no concreto sob pena de termos uma relao a/c maior e consequentemente uma resistncia mecnica menor que a de projeto. Neste caso h trs solues mais comum para resolver o problema sem afetar a resistncia mecnica: a) Adicionarmos mais argamassa ao concreto mantendo-se nesta argamassa a relao a/c do trao original b) Adicionarmos mais pasta ao concreto, tendo esta pasta a relao a/c original c) Colocarmos aditivos plastificantes. A soluo do aditivo plastificante a mais usual (quando se fala de concreto com controle tecnolgico). Neste caso sempre temos que ter sempre em estoque algum aditivo e j instrudo o operador de como us-lo. Ateno: como hoje em dia se usa muito concreto dosado em central (concreto usinado), acaba ficando pouco concreto produzido em obra, normalmente os pequenos volumes. Porm, isto acontece exatamente nos pilares, onde o volume pequeno e se faz em obra e onde a resistncia compresso adquire uma importncia maior. Muito cuidado. Em obras com grande volume de produo de concreto ou em regies com grande mercado consumidor, desenvolveram-se as centrais produtoras de concreto pr-misturado, que, no Brasil, tm uma boa aceitao e geralmente encontram-se em estgio tecnolgico bastante razovel. Porm isto no isenta a nossa responsabilidade e o controle do concreto como veremos adiante.

Transporte
O concreto deve ser transportado do local de mistura para o local onde vai ser lanado to rapidamente quanto possvel, e de maneira tal que mantenha a sua homogeneidade, ou seja, evite a segregao dos seus componentes. O transporte do concreto geralmente ocorre das seguintes formas: horizontal - atravs de vagonetes, carrinhos (que devem ter rodas de borracha, para evitar a segregao), caminhes, etc.; vertical - caambas, guinchos, etc.; oblqua ou inclinada - correia transportadora, calha, etc.. Em qualquer das formas, entretanto o transporte do concreto pode ser realizado tambm por bombas especiais, que recalcam o material atravs de um mecanismo de pistes e vlvulas. O concreto lanado no recipiente de admisso (cocho), passa pelo interior da bomba e recalcado atravs de tubulaes at alturas que podem ser superiores a 300 metros.

No Rio de Janeiro, consta que durante a construo do prdio do BNDE, utilizou-se um sistema engenhoso, onde uma bomba estacionada no trreo recalcava o concreto at o cocho de uma segunda bomba, colocada a meia altura do prdio. Era esta segunda bomba que levava o concreto at o pavimento em execuo. As bombas de concreto podem ser estacionrias ou mveis, algumas at auto-motivas, montadas sobre carroceria de caminho, geralmente com uma lana metlica articulada em dois ou trs estgios, com cerca de 15 m de comprimento, acionadas por controle remoto. Este equipamento permite a concretagem de at 3 andares de obra sem a necessidade de nenhuma tubulao adicional. A capacidade de bombeamento deste tipo de equipamento geralmente de cerca de 30 m3 por hora. Os caminhes, quando utilizados no transporte de concreto por longa distncia, devem dispor de agitao prpria, e so chamados de caminho betoneira. Geralmente so trucados, possuem bales com capacidade de transporte de 2,5 at 8 m3, e a agitao do concreto pode ser realizada em dois sentidos e duas velocidades. As calhas ou canaletas utilizadas no transporte inclinado do concreto geralmente so de madeira revestida por chapa metlica. Para que o material deslize necessria uma inclinao mnima de 13 . O concreto dever ter consistncia fluida e o processo de transporte deve ser contnuo e homogneo, sem segregao. O material deve tambm ser protegido contra a secagem excessiva, com cobertura no caso de sol forte. O transporte por esteiras rolantes em geral mais indicado para os concretos secos, como por exemplo, os concreto-massa de barragem, e pode ser usado tanto na horizontal quanto com pequenas inclinaes. Alguns cuidados no transporte: a) Quando for feita de uma central dosadora at a obra, temos que controlar o tempo em que foi adicionada a gua, para evitar que o concreto quando seja lanado j esteja em incio de pega ou muito prximo. Algumas empresas prevendo atraso no transporte, em funo de trfego, fazem a mistura a seco e colocam gua somente na obra. Outras utilizam aditivos retardadores de pega no concreto.
Ateno: muito cuidado com concreto com aditivos retardadores de pega, quando da previso de desforma, pois j houve casos que o mdulo de elasticidade exigido na poca da desforma no foi atingido, devido ao uso destes aditivos. Acaba por vezes exigindo um tempo maior de escoramento do concreto
o

b) No transporte vertical ou horizontal por bombas, conforme o dia (umidade do ar, temperatura, exposio ao sol, etc), pode haver perda da traballhabilidade do concreto. A medida do slump na sada do caminho pode atender a exigncia de projeto, mas na sada da canalizao, acaba sendo menor e pode comprometer o lanamento do concreto.

c) Quando se faz transporte horizontal dento da obra, por carrinhos ou jericas, deve-se ter um caminho preparado, para evitar solavancos no percurso que podem levar a segregao do concreto

Lanamento / Colocao
O lanamento a operao que consiste em colocar o concreto no ponto onde ele dever permanecer definitivamente. O lanamento do concreto nas formas no deve ocorrer em intervalo superior a 30 minutos aps a concluso do amassamento. Na realidade, como o transporte, deve ser realizado no prazo mais rpido possvel. Da mesma forma, como no caso do transporte, deve-se tambm evitar a segregao do concreto durante o lanamento nas formas. O uso de aditivos retardadores de pega pode estender este tempo para at cerca de duas horas, dependendo da eficincia do aditivo e da sua dosagem. Nas obras correntes, antes do lanamento do concreto, deve-se umedecer as frmas de modo a evitar a absoro da gua de amassamento. As frmas devem ser estanques, para evitar a fuga de pasta de cimento. Outra situao especial de colocao do concreto em obra o lanamento em altura. Ao sair da betoneira, o concreto geralmente submetido a foras externas e internas que tendem a provocar a segregao (separao) dos seus materiais constituintes. Ao lanar o material de grande altura (ou deix-lo correr livremente) surgir a tendncia de separao entre a argamassa e o agregado grado. Para evitar a segregao, a altura mxima de lanamento em concretagens comuns no dever ultrapassar 2 m. Em pilares mais altos do que isso, por exemplo, podem ser abertas janelas de concretagem meia altura, na parte lateral da frma, que so fechadas medida que o concreto atinge este nvel. Tambm neste caso pode ser utilizada a tremonha Nos casos mais comuns de vigas e lajes, o concreto deve ser lanado o mais prximo possvel da sua posio final, no devendo fluir, "andar", ou ser empurrado dentro das frmas. Nas obras de maior porte, o lanamento do concreto deve ser feito segundo um plano de concretagem, elaborado para levar em considerao o projeto de escoramento e as deformaes que nele sero provocadas pelo peso prprio do concreto fresco e pelas lembrar de escoras que levantam pela deformao na eventuais cargas de servio estrutura de formas/escoramento Deve tambm ser prevista a ocorrncia de interrupes do lanamento de concreto, que venham a provocar as chamadas juntas de construo, ou juntas frias. Estas em geral so provocadas pela impossibilidade do lanamento contnuo de um grande volume de concreto, ocorrncia esta previsvel ou no, derivada de acidente (como por exemplo, chuva forte, falta de energia, entupimento de bomba, quebra de equipamento de produo ou de transporte do concreto, etc.). Em todos os casos devem ser tomados alguns cuidados. A superfcie do concreto velho deve ser apicoada ou limpa com escova de ao at tornar-se rugosa, com o agregado grado aparente, para facilitar a aderncia com o concreto novo.

Quando previsvel, j ao final do lanamento, deve ser providenciado para que o acabamento de uma camada de concreto no seja executado em superfcie lisa. A superfcie da junta deve ser perfeitamente limpa, a fim de remover o material solto, o p, as impurezas, etc., que prejudicam a aderncia. Esta limpeza deve ser executada com jato dgua ou de ar comprimido. Quando no for usado o jato dgua, a superfcie deve ser abundantemente molhada. Outra boa prtica a previso de existncia de ferros de espera, ou a colocao de pontas de ferro espetadas nas juntas, de modo que venham depois a realizar uma espcie de costura do concreto velho com o novo O projeto de uma estrutura pode tambm, intencionalmente, prever a existncia de juntas, que neste caso recebem a denominao de juntas estruturais. Sua finalidade a de permitir deslocamentos da estrutura, geralmente provocados por contraes, (retraes e expanses) derivadas de variaes de temperatura e umidade, empenamentos, deflexes, recalques, etc.. Uma forma prtica de se construir uma junta a utilizao de placas de isopor, que mais tarde so dissolvidas com querosene. Um caso particular de colocao do concreto o do lanamento submerso. O concreto no deve ser lanado em guas com velocidade superior a 3 m/s (para que no seja "lavado"), nem em temperaturas inferiores a 2 C (que interferem e at podem impedir a pega do cimento). O material deve possuir consumo mnimo de cimento de 350 kg/m3 (para garantir um fator a/c razovel e diminuir a tendncia segregao) tendo ainda uma consistncia plstica, j que em geral no pode ser vibrado aps o lanamento. O processo de colocao deve ser contnuo, atravs de uma tubulao sempre cheia de concreto, cuja ponta deve estar posicionada no interior da massa de concreto j lanada, para evitar que o material caia atravs da gua e a pasta seja separada dos agregados por lavagem. O equipamento geralmente empregado neste processo chama-se tremonha.
o

Adensamento / Compactao
O adensamento ou compactao do concreto recm lanado tem por objetivo deslocar, com esforo, os elementos que o compem e orient-los para se obter maior compacidade, obrigando as partculas a ocupar os vazios e desalojar o ar do material eliminar os vazios da massa, tornando-a mais compacta e, mais resistente, menos permevel e mais durvel Os processos de adensamento podem ser manuais ou mecnicos. O adensamento manual, hoje raramente utilizado, era realizado por socamento ou apiloamento, indicado apenas para obras de pequena importncia. O socamento pressupunha a utilizao de soquete metlico ou de madeira, e era utilizado apenas em concretos de consistncia plstica. O apiloamento utilizava-se geralmente de pilo de madeira e tambm era indicado para concretos plsticos. Em ambos os processos a espessura das camadas no deveria ultrapassar 20 cm. O adensamento mecnico compreende os esforos de vibrao, centrifugao e vcuo. O

mais usado a vibrao em obras convencionais. A vibrao, processo mais utilizado atualmente, alm da desaerao, d ao concreto uma maior fluidez, sem aumento da quantidade de gua. A vibrao no deve ser aplicada diretamente armadura, que, ao vibrar, deixa um espao vazio ao seu redor, eliminando a aderncia. Caso durante a vibrao haja um contato acidental do vibrador com a armadura, deve-se vibrar novamente o concreto nas proximidades. A vibrao pode aumentar a ascenso superfcie de concreto do excesso de gua (fenmeno denominado de exsudao, que , na realidade, um caso particular de segregao e que ser melhor explicado adiante nas propriedades do concreto). O fato que a gua, no seu movimento de ascenso, cria canalculos na massa de concreto, espaos estes que vm a constituir os poros capilares. Caso a exsudao ocorra com maior intensidade, pode-se utilizar a revibrao para tentar obturar os poros capilares. A revibrao (uma segunda etapa de vibrao) s deve ser realizada at a metade do tempo de pega do cimento. Os equipamentos mais utilizados para a vibrao do concreto, os vibradores, podem ser: de imerso (de agulha ou de banana), mais utilizados nas obras correntes de edificao. O dimetro deste vibrador um dado importante quando da elaborao do projeto estrutural, pois define o espaamento entre as armaduras; de superfcie (placas ou rguas vibratrias), empregados em pisos e pavimentaes; de frma, usados em peas de maiores dimenses ou com grande densidade de armadura, geralmente vigas e transversinas de pontes e outras obras de arte especiais; de mesa (ou mesa vibratria), em geral empregado na produo de pr-moldados ou peas pr-fabricadas em usina, como p.ex. blocos, telhas, vigas, postes, dormentes, etc., que demandam concretos pouco plsticos. As caractersticas principais dos vibradores de concreto so: a) freqncia, que pode ser baixa - da ordem de 1500 vpm; mdia - entre 3000 e 6000 vpm; alta - de 6000 a 20000 vpm. A freqncia baixa movimenta os gros maiores (agregado grado) e a freqncia alta movimenta os gros menores (argamassa ou pasta de cimento). Os vibradores mais utilizados no Brasil tm freqncia da ordem de 3500 vpm, enquanto nos EUA as normas de concreto corrente impem o emprego de vibradores com 10000 ou 12000 vpm. b) potncia A baixa freqncia exige maior potncia do vibrador. Os vibradores de alta freqncia, sob este aspecto, so mais econmicos.

c) amplitude ou raio de ao, que a distncia alm da qual o vibrador no exerce influncia no concreto. Na prtica, para se determinar o raio de ao de um vibrador, cravam-se vrias barras de ferro na massa de concreto, a diferentes distncias do vibrador e mede-se a sua vibrao. O raio de ao de um vibrador proporcional raiz quadrada da sua potncia para duplicar o raio, necessrio quadruplicar a potncia. A amplitude de ao depende tambm das caractersticas do prprio concreto. Em geral, no ultrapassa os 60 cm. Alguns cuidados na utilizao de vibradores de imerso: a) Os vibradores devem ser aplicados em posies sucessivas afastadas de distncias iguais ou inferiores ao raio de ao do vibrador. O perodo til de aplicao da vibrao corresponde ao aparecimento de uma camada de argamassa na superfcie do concreto (superfcie torna-se brilhante), bem como cessao quase completa do desprendimento de bolhas de ar. Da em diante, o efeito da vibrao passa a ser nocivo, j que o seu excesso gera a segregao do concreto. b) As camadas lanadas de concreto devem ter altura inferior ao comprimento da ponta vibrante do vibrador de imerso, para que se obtenha uma boa homogeneidade do concreto. c) A introduo da ponta vibrante no concreto deve ser rpida, e sua retirada muito lenta, ambas com o aparelho em funcionamento, caso contrrio poder ser deixado um vazio na massa de concreto. d) O vibrador dever ser utilizado sempre na vertical. O vibrador nunca deve ser utilizado para transportar ou empurrar o concreto. e) Nas obras, boa prtica manter-se sempre um vibrador de reserva. A compactao do concreto por centrifugao muito empregada no caso da pr-fabricao de elementos de revoluo, como postes, tubos, estacas, etc.. As frmas em geral so metlicas e atingem velocidades de 12 a 24 m/s, durante um tempo de 2 a 10 minutos, varivel com as dimenses da pea. Durante a centrifugao ocorre uma classificao dos materiais componente do concreto segundo o seu tamanho. Os elementos mais grados so lanados para a parte exterior da pea, ficando no interior uma alta concentrao de pasta de cimento. No caso dos tubos isto timo, pois fica assegurada uma alta impermeabilidade e uma superfcie interior pouco rugosa. O adensamento vcuo utilizado em pavimentao de ruas. Cobre-se o trecho pavimentado com uma manta plstica presa nas bordas e ligada por um tubo por onde se retira o ar aprisionado pela manta. Assim libera-se o ar contido no concreto, bem como uma parcela da gua. Alm disso, o vcuo adensa o concreto por compresso. O processo pode ser usado tambm em fbricas de pr-moldados.

Cura
D-se o nome de cura ao conjunto de medidas que tm por finalidade evitar a evaporao prematura da gua necessria hidratao do cimento, fenmeno que rege a pega e o endurecimento do concreto. O Comit 363 do ACI define cura como o conjunto de procedimentos adotados para a manuteno de um teor de umidade satisfatrio e uma temperatura favorvel no concreto durante o perodo de hidratao dos materiais cimentcios, de modo que possam ser desenvolvidas as propriedades desejadas no concreto. Algumas normas (inclusive a brasileira NBR 6118) exigem que a cura seja realizada nos 7 primeiros dias aps o lanamento do concreto nas frmas, embora alguns autores recomendem pelo menos 14 dias de cura para que se tenha garantias contra o aparecimento de fissuras devidas retrao. As condies de umidade e temperatura, principalmente nas primeiras idades do concreto, tm importncia muito grande nas propriedades do concreto endurecido, principalmente em termos de resistncia e de durabilidade. A cura mida (com gua) em comparao com a cura do concreto ao ar, melhora muito as caractersticas finais do material. Aos 28 dias de idade, p.ex., a resistncia compresso do concreto curado em gua pode ser at 40% superior do concreto mantido ao ar. As condies da temperatura do meio ambiente nas primeiras idades do concreto so as mais importantes. As baixas temperaturas prejudicam muito o crescimento das resistncias mecnicas do concreto, o que tambm ocorre com as temperaturas elevadas, que provocam a evaporao de parte da gua do concreto. A cura do concreto em obra pode ser realizada de vrias formas, como por exemplo: irrigao peridica das superfcies com gua; recobrimento das superfcies com areia ou sacos de aniagem, mantidos sempre midos; emprego de compostos impermeabilizantes especiais para a cura, que impedem a evaporao da gua membranas de cura; recobrimento da superfcie com papis impermeveis especiais (do tipo kraft) ou filmes de polietileno, que tambm impedem a evaporao da gua. Em certos casos a submerso do concreto pode ser indicada.

PROPRIEDADES DO CONCRETO FRESCO


Introduo
Entende-se com concreto fresco, o concreto no estado plstico, antes do endurecimento. Ainda que suas propriedades no estado fresco sejam de maior interesse para a aplicao, sabe-se que elas esto relacionadas e tm grande implicao nas propriedades do concreto endurecido. Algumas propriedades do concreto endurecido dependem fundamentalmente de suas caractersticas enquanto no estado fresco.

Tempos de pega
Quando entra em contacto com a gua, o cimento comea a hidratar-se. A mistura, num estgio inicial, plstica e chama-se pasta ou calda de cimento. Pouco tempo depois, a pasta comea a perder plasticidade, aumentando sua viscosidade e apresentando elevao de temperatura. O tempo decorrido desde a adio de gua ao cimento at o aumento brusco de viscosidade da pasta denominado, convencionalmente, incio de pega. Quando a pasta deixa de ser deformvel em face de pequenas cargas, tornando-se um bloco rgido, a situao denominada fim de pega. A fase a seguir, denominada endurecimento, acompanhada pelo aumento da coeso e pelo ganho de resistncia da pasta.

Entre a mistura e o fim de pega o concreto dito no estado fresco. A durao da pega influenciada por vrios fatores, sendo os mais importantes a composio qumica do cimento, a finura do cimento, o fator a/c, a temperatura ambiente, bem como a presena de aditivos qumicos e/ou minerais no concreto. Os tempos de incio e fim de pega so caractersticas intrnsecas dos cimentos, e existem normas para as suas medidas, que usam a agulha de Vicat. De acordo com o tempo de pega, os cimentos podem ser classificados: Pega rpida tempo de incio de pega < 30 min Pega semi-rpida 30 min < tempo de incio de pega < 60 min Pega norma tempo de incio de pega > 60 min Nos concretos, os tempos de incio e fim de pega podem ser determinados com um equipamento que emprega o mesmo princpio da determinao da pega do cimento (a penetrao de uma agulha de dimenso conhecida), mas que possui dimenses bem maiores. A determinao dos tempos de pega dos concretos importante, pois so eles que indicam a disponibilidade de tempo para o concreto ser transportado, lanado,

compactado e comear a ser curado, como j se mencionou. Cabe ainda salientar que com o incio de pega inicia-se um processo de desprendimento de calor devido as reaes qumica.

Trabalhabilidade
a propriedade do concreto fresco, difcil de ser definida, que se refere sua aptido em ser facilmente misturado, transportado, colocado e compactado, mantendo a sua integridade e homogeneidade, ou seja, evitando a segregao em outras palavras identifica a maior ou menor aptido do concreto para ser empregado (manipulado) com determinada finalidade, sem perda de homogeneidade. A ASTM C 125-93 define trabalhabilidade como a energia necessria pata manipular o concreto fresco sem perda considervel da homogeneidade. Entenda-se como manipular Lanamento, adensamento e acabamento

A ACI 116R-90 descreve como a facilidade e homogeneidade com que o concreto fresco pode ser manipulado desde a mistura at o acabamento. A trabalhabilidade do concreto uma definio relativa, pois depende tambm das geometria da pea estrutural, do tipo de forma, da taxa de armadura, dos equipamentos de mistura, de transporte, de lanamento e de adensamento, bem como da tcnica e do tipo de acabamento desejado. Assim o concreto deve apresentar duas qualidade principais: funo da quantidade de gua adicionada ao Consistncia ou fluidez concreto e simplesmente avalia o quo duro ou mole est o concreto Coeso uma propriedade que reflete a capacidade do concreto de manter sua homogeneidade durante o processo de transporte, lanamento e adensamento e funo da quantidade de finos presente na mistura bem como da granulometria e da proporo entre si dos agregados.

Importncia da trabalhabilidade Independente da sofisticao usada nos procedimentos de dosagem e outras consideraes, tais como o custo, uma mistura de concreto que no possa ser lanada facilmente ou adensada em sua totalidade provavelmente no fornecer resistncia e durabilidade esperadas. Existem vrios equipamentos, tcnicas e tipos de ensaios para a determinao da trabalhabilidade dos concretos. Nenhum deles consegue quantificar perfeitamente a trabalhabilidade, devido grande quantidade de variveis envolvidas nessa determinao. Nas obras correntes, o mtodo mais utilizado (muito mais pela sua simplicidade do que pela sua preciso e representatividade), o "Ensaio de Determinao da Consistncia do Concreto pelo Abatimento do Tronco de Cone", tambm conhecido como "slump test" NBR 7223.

Ensaio de abatimento de tronco de cone a) molde metlico preenchido de concreto b) medio do abatimento Para concretos com muita trabalhabilidade concretos auto-adensveis e para concretos muito consistentes, o slump test no adequado e existem outros tipos de ensaios. Ensaio de Slump test principal funo fornecer um mtodo simples e conveniente (alm de barato) para controlar a uniformidade da produo de concreto de diferentes betonadas. Um abatimento forma do normal pode indicar uma mudana imprevista nas propores da mistura. A importncia deste controle do abatimento pode ser visto na dissertao: Produo de Concreto: Verificao da variabilidade da resistncia compresso do concreto em empresas construtoras da cidade de Chapec, do prof. Silvio Edmundo Pilz. Sobre ensaios de trabalhabilidade e como leitura complementar recomendamos o trabalho recente (2008) - Procedimentos para ensaios de concreto fresco: um comparativo entre as tcnicas utilizadas no Brasil e Alemanha - editado pela Argos. A tabela a seguir, indica os limites de consistncia em funo da aplicao e tipo de adensamento do concreto:

A consistncia indicativa do concreto em funo do tipo de elemento estrutural, para adensamento mecnico, vemos na tabela seguinte:

Perda da trabalhabilidade com o tempo


Uma determinao realizada no concreto fresco, que no deve ser deixada de lado por ocasio do emprego prtico do concreto em obras, a da perda de trabalhabilidade (ou de slump) do concreto com o tempo. Ocorre devido a hidratao do cimento, a adsoro na superfcie dos produtos de hidratao e a evaporao de gua o concreto perde a consistncia, ou seja a capacidade de fluir. Em funo disto para que o concreto possa ser manipulado desde a mistura at o acabamento comum dosa-lo com um abatimento inicial maior que o previsto. Sua importncia deriva de trs aspectos principais: nem sempre possvel lanar o concreto nas frmas imediatamente aps a transporte, que pode ser pequeno ou no, dependendo do caso. Esse tempo pode

chegar a ser bastante significativo, como, por exemplo, no caso de concreto pr-misturado em central e fornecido s obras em caminhes-betoneira (que esto sujeitos ao fluxo de trnsito das cidades). Regra geral, quanto maior o tempo de transporte, maior a perda de trabalhabilidade do concreto. Neste caso, um aditivo retardador de pega pode ajudar; existem locais onde a temperatura ambiente elevada, como o Rio de Janeiro, no vero. Regra geral, quanto mais elevada a temperatura ambiente, maior a perda de trabalhabilidade do concreto. Neste caso, boa prtica trabalhar com os materiais nas temperaturas mais baixas possveis, evitando o trabalho com cimento quente, recm chegado da fbrica, e protegendo a gua e os agregados da insolao direta. Em casos especiais, pode-se substituir parte da gua de amassamento do concreto por gelo, ou resfriar a massa de concreto (j misturada) com nitrognio lquido; a utilizao crescente de aditivos qumicos nos concretos, principalmente no caso de superplastificantes, regra geral, apresenta como efeito colateral uma perda acelerada de trabalhabilidade do concreto, normalmente iniciando aps 15 mminutos. O abatimento inicial de um concreto pode, com o auxlio do superplastificante, ser at de 25 cm, mas a perda de trabalhabilidade desse concreto ser mais rpida do que a de um concreto corrente. Para ilustrar segue a seguir quadro mostrando a perda de abatimento em algumas misturas de concreto com o passar do tempo.

O que pode acontecer com a perda de abatimento: Necessidade extra de gua Aderncia do concreto dentro da caamba da betoneira e caminho betoneira Dificuldade de bombeamento e lanamento do concreto Queda da produtividade da mo de obra Perda da resistncia e durabilidade (colocao extra de gua)
Um carregamento perdido de concreto duvidoso pode representar um timo negcio para a empresa de servios de concretagem comparado ao seu possvel uso e falha de desempenho.

Causa e controle da perda de trabalhabilidade Algumas causas dos problemas de perda de abatimento so: Emprego de cimento de pega anormal Tempo muito longo de mistura, transporte, lanamento, adensamento, acabamento Alta temperatura do concreto devido ao calor de hidratao excessivo ou uso de materiais no concreto que tenham sido estocados a uma temperatura ambiente muito alta Problemas de perda de abatimento ocorrem mais freqentemente em climas quentes. Quanto mais alta a temperatura na qual o concreto misturado, manuseado e lanado, maior a probabilidade de que a perda de abatimento seja a causa de problemas operacionais. Em certas situaes usa-se gelo (em escamas ou picado), ou gua gelada para diminuir a temperatura do concreto. Medidas preventivas para controla a perda de abatimento Eliminar qualquer possibilidade de atraso nas operaes de concretagem Manter a temperatura do concreto entre 10C e 21C Controle laboratorial das caractersticas de pega e endurecimento do cimento

Fatores que afetam a trabalhabilidade


1. Consumo de gua O abatimento ou consistncia do concreto uma funo direta da quantidade de gua na mistura, dentro de certos limites independente de outros fatores. A influncia da dosagem na consistncia considerando-se:

2. Consumo de cimento Uma diminuio do consumo de cimento tende a produzir misturas speras, dificultando o acabamento e prejudicando o aspecto final da superfcie. Um aumento do consumo de cimento, apresentam excelente coeso, mas tendem a ser viscosos. 3. Caractersticas dos agregados O tamanho e a forma das partculas dos agregados influencia na gua necessria para uma dada consistncia. Areias mais grossas e gros arredondados necessitam menos gua para uma dada consistncia misturas trabalhveis Areias muito finas e gros angulosos necessitam mais gua para uma dada consistncia misturas speras e pouco trabalhveis. Para que um concreto seja trabalhvel e tenha coeso, necessrio um percentual mnimo de material passante na peneira 0,3 mm (material fino). Algumas normas consideram teores mnimos de material passante na peneira 0,15 mm.

NBR 7211

peneira 0,3 mm entre 6% e 17% (max. 27%) peneira 0,15 mm entre 2% e 7% (max. 22%)

Para concreto com alto consumo de cimento (material fino) pode-se utilizar agregados com menos finos que outro executado com menor consumo de cimento 4. Aditivos O aditivo incorporador de ar aumenta o volume da pasta e melhora a consistncia para uma dada consistncia. Melhora a coeso pela reduo da exsudao e da segregao. O aditivo incorporador de ar reduz a resistncia compresso, mas como melhora a trabalhabilidade, pode permitir uma reduo no consumo de gua, diminuindo a relao a/c, recuperando esta perda. O aditivo redutor de gua (plastificantes) para uma quantidade de gua constante aumenta o abatimento. Desta forma permitem execuo de concreto com baixa relao a/c, obtendo estruturas com grande resistncia e durabilidade. 5. Adies Pozolanas (materiais muito finos) tendem a aumentar a coeso e a diminuir a trabalhabilidade.

Segregao e exsudao
A SEGREGAO definida como sendo a separao dos componentes do concreto fresco de tal forma que a sua distribuio no mais uniforme. uma tendncia natural do concreto, principalmente nas etapas de transporte, lanamento e adensamento diferena das massa especficas e nos tamanhos das partculas. H duas formas de segregao: Tendncia dos agregados maiores se separarem por deslocamento e sedimentar mais que as partculas menores ocorre em misturas secas e pobre evita-se a segregao adicionando gua Tendncia da pasta se separar dos agregados ocorre devido adio excessiva de gua Segregao excessiva pode ocorrer em concretos pouco coesivos devido a facilidade de deslocamento dos agregados em relao pasta fresca a adio de finos aumentam a coeso do concreto O risco de segregao diminudo: Evitar o manuseio excessivo do concreto fresco Excesso de vibrao Alturas de lanamento no serem grandes Modificao da granulometria dos agregados A EXSUDAO definida como o aparecimento de gua na superfcie aps o concreto ter sido lanado e adensado, porm antes de ocorrer a sua pega. A exsudao dos concretos um caso particular de segregao, quando os componentes slidos mais pesados depositam-se no fundo das frmas ou moldes, e o componente mais leve, a gua, sobe para a superfcie das peas concretadas. A subida da gua ocorre com a formao de canais capilares, que comeam como uma rede de "riachos", que se agrupam em "rios", e que, nas proximidades das superfcies do concreto, formam "esturios" e desguam em "oceanos" no exterior das peas concretadas. , portanto, a tendncia da gua de amassamento vir superfcie do concreto fresco, recm-colocado. Como conseqncia da exsudao, a parte superior do concreto torna-se excessivamente mida (ou seja, com um fator a/c mais elevado que o restante da massa de concreto). Com a evaporao dessa gua, o concreto endurecido tender a ser poroso na superfcie e, conseqentemente, menos resistente aos esforos mecnicos e penetrao de agentes qumicos agressivos. Alm disso, a gua, no seu movimento de ascenso, pode carregar partculas de cimento, formando, na superfcie das peas concretadas, a chamada nata de cimento, que dificulta a ligao de novas camadas de concreto com as antigas (aderncia concreto velho-concreto novo). Essa nata deve ser cuidadosamente removida, quando se tiver juntas de concretagem.

Nata porosa quando a gua percola nos capilares internos, carregando as partculas mais finas de cimento, areia e argila presentes como impureza do agregado e depositando sob a forma de lama sob a superfcie do concreto pulverulncia Esta era a descrio clssica da exsudao. Recentemente, entretanto, verificou-se que este apenas um dos casos de exsudao, que se convencionou chamar de externa, na medida que pode ser identificada do exterior das peas concretadas. Descobriu-se porm que a exsudao pode tambm ser interna massa de concreto. Este o caso de um determinado volume de gua que sobe pela massa de concreto, mas que, entretanto, no consegue atingir a sua superfcie, concentrando-se em alguns pontos pelo caminho. Estes pontos em geral so de dois tipos. Os primeiros so as barras de armadura. Com o acmulo de gua na sua superfcie, o concreto desta regio passa a ter um fator a/c mais elevado que o restante, sendo, portanto menos resistente. Fica ento prejudicada a aderncia concreto-armadura. Desta mesma forma, a gua pode acumular-se em filmes ou bolsas, num segundo ponto preferencial, a superfcie dos agregados, sendo esta a principal razo da existncia da j muito mencionada zona de transio entre os agregados e a fase pasta de cimento, ou interface agregado - pasta.

A exsudao excessiva, conseqentemente, um fenmeno geralmente indesejado nas obras, apesar de ocorrer com muita freqncia. A sua intensidade pode ser atenuada de vrias formas: proporcionamento (dosagem) adequada dos componentes do concreto; especificao adequada da trabalhabilidade do concreto para a execuo de um determinado servio; utilizao de traos de concreto mais ricos em cimento; emprego de cimentos mais finos; emprego de agregados de gros arredondados; adio de materiais finos ao concreto, como, por exemplo, os aditivos minerais.

Em geral, deve-se evitar, de todas as maneiras, o excesso de gua de trabalhabilidade, por exemplo, com o auxlio de aditivos qumicos plastificantes/ redutores de gua. Repare-se que a gua que exsuda apenas aquela que no foi capaz de se imiscuir na mistura dos outros componentes do concreto e l permanecer, ou seja, uma gua livre, a mais na composio do concreto, que ali est apenas por uma questo de trabalhabilidade do material. As conseqncias do excesso de exsudao, conforme j se mencionou, podem ser combatidas, por exemplo, pela revibrao do concreto. A presena de aditivos qumicos e/ou minerais pode alterar a exsudao do concreto, tanto para mais quanto para menos.

Massa especfica
A massa especfica de um concreto no estado fresco determinada pesando-se um determinado volume conhecido de concreto e dividindo-se o resultado pelo outro, ou seja, a massa pelo volume. A massa especfica expressa em kg/dm . Esta determinao importante para a verificao da segurana das frmas e escoramentos de uma obra. Em casos especiais, a massa especfica do concreto pode, inclusive, ser estimada para efeito do prprio dimensionamento da forma. Nos concretos correntes, a massa especfica costuma ser da ordem de 2,4 kg/dm .
3 3

Teor de ar do concreto
O ar presente no concreto, a grosso modo, pode ser de dois tipos: o ar aprisionado pelo concreto (geralmente durante o prprio processo de fabricao) e o ar intencionalmente incorporado ao concreto (geralmente com o auxlio de aditivos qumicos incorporadores de ar, para promover a resistncia do concreto aos ciclos alternados de congelamento e degelo). Os concretos correntes geralmente possuem um teor de ar aprisionado da ordem de 1 a 2%. Alguns tipos de aditivos superplastificantes tendem a aumentar a quantidade de ar aprisionado pelo concreto, o que pode colaborar para um eventual decrscimo de resistncia. Alguns aditivos minerais muito finos idem.

Mudanas iniciais de volume


Retrao Plstica - Acontece algumas horas aps o concreto fresco ter sido colocado em formas devido a reduo do seu volume fissuras. As fissuras se desenvolvem acima das obstrues para uniformizar o assentamento do concreto barras de ao e grandes partculas de agregado

Causas de retrao plstica: Exsudao e Sedimentao Absoro de gua pela forma ou pelo agregado Rpida perda de gua por evaporao Deformaes (inchamento ou assentamento da forma) O aumento da evaporao de gua e fissuramento por retrao plstica decorre de: Alta temperatura do concreto Baixa umidade Vento de alta velocidade Medidas preventivas para evitar mudanas iniciais de volume Umedecimento da sub-base e das frmas Umedecimento dos agregados quando secos e absorventes Manter baixa a temperatura do concreto fresco pelo resfriamento do agregado e da gua de amassamento Proteger o concreto durante qualquer demora aprecivel entre lanamento e acabamento Reduzir o tempo entre lanamento e incio de cura Minimizar a evaporao

Temperatura do concreto: alguns aspectos


Concretagem em Clima Frio Existe pouca hidratao Existe pouco ganho de resistncia (congelado e mantido abaixo de -10 C) Protegido contra a expanso gerada pelo congelamento da gua Concretagem em Clima Quente Aumenta perda de abatimento Aumenta fissurao por retrao Reduzir o tempo de pega do concreto fresco

PROPRIEDADES DO CONCRETO ENDURECIDO


Convencionou-se denominar de propriedades do concreto endurecido uma srie de caractersticas distintas dos concretos. As mais importantes delas sero expostas a seguir. Existem, entretanto alguns pontos comuns a todas elas. Um bom exemplo so os principais fatores que afetam as resistncias mecnicas dos concretos. So eles: o fator gua-cimento; a idade de ensaio; a forma e a graduao dos agregados; o tipo de cimento; a velocidade de aplicao de carga durante a realizao do ensaio; a durao da carga.

Massa especfica

Varia entre 1.500 kg/m3 (concretos com agregados leves) a 3.700 kgf/m3 (concretos com agregados pesados Concreto simples 2.300 kgf/m3 Concreto armado 2.500 kgf/m3

Resistncia esforos
Concreto resiste bem a esforos de compresso e mal a esforos de trao (1/10 da resistncia compresso) Concreto resiste mal a cisalhamento (esforo de corte)

Resistncia compresso
A resistncia compresso uma das caractersticas mais importantes dos concretos. Geralmente medida aos 28 dias de idade em corpos de prova cilndricos, com 15 cm de dimetro e 30 cm de altura. Atualmente em funo de e poder usar prensas de menor capacidade e de facilidade de transporte dos CPs, usa-se o molde cilndrico de 10 x 20 cm (mantida a relao 1 para 2).

Nada impede, entretanto, que se mea a resistncia compresso em idades anteriores aos 28 dias, e se estabelea uma correlao ou razo de crescimento da resistncia compresso de um dado concreto ao longo do tempo. Nas obras, isto serve como balizamento, para que o responsvel tcnico possa estimar, por exemplo, j aos 3 ou 7 dias de idade, se o concreto atingir, aos 28 dias, o fck (resistncia caracterstica do concreto compresso) especificado pelo calculista. Existem muitas relaes de crescimento da resistncia compresso dos concretos, deduzidas por vrios autores. O ideal, porm, que elas sejam deduzidas caso a caso, para cada concreto individualmente. Mais adiante veremos algumas correlaes. A resistncia compresso usual em obras de edificaes situa-se geralmente na faixa de 20 a 25 MPa. Em funo de custos e para a diminuio de sees (para ganhos de espaos, em especial em garagens), tem-se usado para os pilares resistncias maiores (40 MPa, por exemplo). Em peas de concreto pr-moldado e/ou protendido, a resistncia compresso dos concretos costuma ser um pouco mais elevada, o mesmo acontecendo no concreto moldado in loco de obras de maior responsabilidade, como pontes, viadutos, etc., iniciando-se normalmente em 30 MPa. Com a moderna tecnologia de utilizao conjunta de aditivos qumicos superplastificantes e aditivos minerais de grande finura, j possvel obter-se resistncias compresso superiores a 100 MPa. No ensaio de determinao da tenso de ruptura do concreto compresso muito importante a configurao de ruptura dos corpos de prova que, em ltima anlise, vai confirmar se o corpo de prova no foi submetido compresso excntrica, provocada por falta de ortogonalidade ou paralelismo entre as faces sujeitas compresso. Problemas relativos variabilidade da resistncia compresso devido a ensaios podem ser visto em captulo especfico na dissertao: Produo de Concreto: Verificao da variabilidade da resistncia compresso do concreto em empresas construtoras da cidade de Chapec, do prof. Silvio Edmundo Pilz.

Resistncia trao
A resistncia dos concretos trao pode ser medida de trs formas diferentes: resistncia trao direta, medida em corpos de prova com o formato de oito (8) ou com chapas coladas nas extremidades de corpos de prova cilndricos ou prismticos; resistncia trao na flexo, medida em vigas prismticas de concreto; geralmente o ensaio realizado em prismas de concreto, moldados, bi-apoiados em roletes cilndricos de ao. A tenso aplicada pela prensa em dois pontos nos teros do comprimento ou em um ponto centralizado do corpo de prova. A norma brasileira (NBR 12142) usa o primeiro tipo. resistncia trao por compresso diametral de cilindros de 15 cm de dimetro e 30 cm de altura, ensaiados deitados na prensa de compresso. Este ensaio, devido ao Prof. Lobo Carneiro, conhecido internacionalmente como "Ensaio Brasileiro". A vantagem do ensaio por compresso diametral que o corpo

de prova o mesmo utilizado no ensaio de compresso, ou seja, no h necessidade de vrios tipos de moldes nem procedimentos de moldagem nas obras e laboratrios. A resistncia dos concretos convencionais trao geralmente da ordem de um dcimo da resistncia compresso, o que significa dizer que, nos concretos convencionais (20 a 40 MPa) , normalmente situa-se entre 2,0 e 4,0 MPa.

Mdulo de elasticidade (E)


a relao entre a tenso e a deformao do concreto. muito empregado no clculo estrutural, para determinar-se a deformao que sofrer uma pea submetida a um determinado esforo de compresso. Nos concretos convencionais, da ordem de 20.000 MPa, ou 20 GPa. A NBR 6118, determina uma frmula para obteno do E a partir do fck do concreto, para quando no se possui ensaios especficos. Pode ser medido em corpos de prova cilndricos ou prismticos. A regra geral do ensaio a aplicao ao concreto de uma tenso conhecida e a medida da deformao do corpo de prova. Como a determinao do mdulo de elasticidade dos concretos realizada atravs de um ensaio um pouco mais sofisticado, que exige preciso de equipamentos e de operadores, geralmente pouco realizado, e, mais raramente ainda, realizado nas prprias obras.

Coeficiente de Poisson
a relao entre a deformao transversal e a deformao longitudinal do concreto. Pode ser determinado (e geralmente ) em conjunto com o mdulo de elasticidade, no mesmo ensaio, nos mesmos corpos de prova, durante os mesmos ciclos de carga. Para isso necessrio apenas que os corpos de prova, alm de equipamentos que permitam a leitura da deformao longitudinal, possuam tambm equipamentos que permitam a leitura simultnea das deformaes transversais. Obtidos estes resultados, basta dividir a deformao transversal pela longitudinal.

Nos concretos correntes o coeficiente de Poisson geralmente situa-se em torno do valor 0,2.

o coeficiente de Poisson que permite, por exemplo, calcular a deformao transversal de um pilar submetido a uma compresso longitudinal.

Fluncia
O mdulo de elasticidade de um material , como j se disse, a relao entre um carregamento aplicado e a conseqente deformao sofrida pelo material. O carregamento, entretanto relativamente rpido e a deformao dita instantnea. Por outras palavras, durante a realizao do ensaio para a determinao do mdulo de elasticidade, o corpo de prova carregado, e, pouco tempo depois, descarregado, e a deformao sofrida durante a carga geralmente desaparece na descarga. A fluncia um fenmeno semelhante, apenas com a diferena de que o ciclo de carga de longa durao, o carregamento dito permanente, e as deformaes so sofridas pela estrutura ao longo do tempo idem, e, em grande parte, no desaparecem quando a estrutura descarregada. A fluncia ento a deformao sofrida por uma estrutura quando submetida, ao longo do tempo, a uma carga permanente. o caso, por exemplo, da deformao de uma viga causada pelo seu prprio peso (carga de peso prprio) que funciona como se fosse um carregamento permanentemente distribudo pela extenso da viga. Conhecendo-se ento o coeficiente de fluncia de um determinado concreto, possvel calcular-se a deformao lenta que uma dada estrutura vai sofrer quando submetida a uma determinada carga permanente. A tcnica de ensaio segue os mesmos princpios da de determinao do mdulo de elasticidade, apenas com a diferena de que ao invs de serem realizados ciclos de carga e descarga, o corpo de prova submetido a uma carga que no aliviada, ou seja, mantida ao longo do tempo. Periodicamente so realizadas medidas da deformao sofrida pelo corpo de prova. Por ser um ensaio que geralmente dura vrios anos, os equipamentos empregados devem ser mais robustos e mais baratos, j que estaro indisponveis por um perodo de tempo muito maior. Os corpos de prova em geral so parecidos ou mesmo iguais aos empregados na determinao do mdulo de elasticidade dos concretos. Na norma brasileira NBR 6118, a fluncia do concreto em esforos de compresso levada em conta nos clculos, minorando a resistncia em fator multiplicador de 0,85.

Desgaste por abraso


O desgaste por abraso de uma superfcie de concreto provocado em geral pelo trfego de pessoas e veculos, bem como pelo impacto e atrito causado pelo arrastamento de partculas e objetos soltos. Pode ainda ser produzido pela ao de partculas suspensas no ar - casos de construes e monumentos no deserto ou em regio praiana, onde o vento geralmente carrega muitas partculas de areia - ou na gua - caso de canais, pilares de pontes e pernas de plataformas de petrleo, onde a gua, alm de areia, pode carregar partculas de maiores dimenses e, eventualmente, at blocos de gelo.

Existem vrios tipos diferentes de aparelhos para a determinao do desgaste sofrido pelo concreto quando solicitado por abraso, embora nenhum deles tenha aceitao unnime internacional. importante, contudo determinar-se a resistncia do concreto abraso, principalmente nas aplicaes em pavimentos como os de estradas e pontes, em pisos industriais e em obras hidrulicas como os vertedouros de barragens.

Aderncia por arrancamento


a medida da aderncia de um tipo padro de barra de armadura a vrios tipos diferentes de concreto. Os corpos de prova geralmente so constitudos por uma barra de armadura incorporada a um cubo de concreto ao longo de um comprimento conhecido. Como a barra atravessa o cubo, possvel tracion-la em uma das extremidades e medir o seu deslocamento no interior do cubo de concreto na outra extremidade. Sabendo-se a tenso de trao aplicada na armadura e registrando-a em cinco pontos de deslocamento pr-fixado, possvel calcular-se a tenso nominal mdia de aderncia que cada concreto imprimiu barra metlica padro. Para finalizar, importante registrar que este ensaio pode ser realizado com o propsito inverso, ou seja, com o objetivo de aferir a aderncia de um determinado tipo de armadura de ao a um determinado tipo padro de concreto. Basta moldar vrios corpos de prova com o mesmo concreto, porm incorporando os diversos tipos de armaduras cuja aderncia se quer medir comparativamente. Esta aderncia na parte de clculo e anlise estrutural muito importante e a NBR 6118 determina a valor de clculo a partir do fck do concreto, quando no se realizou ensaios especficos.

Fatores que afetam a resistncia mecnica


So muitos os fatores que afetam as resistncia mecnicas do concreto.

Na prtica da engenharia considera-se que a resistncia de um concreto, curado em gua (cura adequada) depende de apenas dois fatores: Relao a/c Grau de adensamento a) Relao gua cimento (a/c)

A resistncia inversamente proporcional relao gua cimento. No linear. A valor na ordem de 1000 B varia com a idade e qualidade do aglomerante (cimento) o principal fator a ser controlado quando se deseja atingir determinada resistncia. Fator a/c indicado para alguns casos Concreto em obras normais (fck 20 MPa), revestido e interno 0,65 a 0,70 Concreto em obras normais (fck 20 MPa), exposto Concreto em contato com gua sob presso Concreto em contato com meio agressivo b) Idade A resistncia do concreto progride com a idade. explicado pelo mecanismo de hidratao do cimento que se processa ao longo do tempo, em especial aos cimentos pozolnicos. Idade padro para referenciar a resistncia: 28 dias 0,60 a 0,65 0,54 a 0,60 0,48 a 0,54

fc28 = 1,25 a 1,5 fc7 fc90 = 1,05 a 1,20 fc28 fc365 = 1,10 a 1,35 fc28
Adiante vemos tabela que relaciona relao a/c, tipo de cimento e idade b) Forma e graduao dos agregados c) Em igualdade de relao a/c, os concretos com seixos tendem a ser menos resistentes que concreto com pedra britada, justificado pela menor aderncia entre pasta/agregado porm concretos com seixos permitem uma trabalhabilidade melhor o que possibilitaria diminuir o a/c havendo conseqente aumento de resistncia.

fc28 = 1,70 a 2,5 fc3

Concretos com britas de menor dimetro tendem a gerar concretos mais resistentes, mantida a relao a/c porm concreto com britas maiores mais econmico (necessita menos argamassa).

CONTROLE E ACEITAO DO CONCRETO


Introduo
Antes de abordarmos o assunto vemos ver de como o bem humorado Eng. Egydio Herve Neto aborda o assunto do controle do concreto em obra x concreteira. Controle Tecnolgico do concreto e os quindins
Para abordar este assunto vou falar a respeito da produo de uma massa: a massa de quindins (isto a, aquele doce). Uma doceria produz massa para 300 quindins por dia. Fornece s padarias, massa para 60 quindins por dia a cada uma. A qualidade tem que garantir que pelo menos 95% da massa atinja uma qualidade ideal de mistura homognea. Isto significa uma frao defeituosa mxima de 5%. Dois testes so feitos na massa: teste de plasticidade e teste de homogeneidade. O primeiro verifica se a massa tem a consistncia ideal. O segundo verifica se a mistura foi boa e no h pontos de concentrao de farinha, ou ovo, ou coco, etc. O teste na doceria feito pela retirada de uma amostra da massa a cada volume equivalente a 50 quindins. A quantidade de quindins defeituosos ao final do ms informa se a porcentagem defeituosa foi respeitada. Por exemplo: Produo mensal: 9.000 quindins; Defeituosos: 400 quindins (4,44% < 5%, mistura conforme). O teste na padaria feito para pelo menos o equivalente a 6 quindins. Por exemplo: Entrega diria: 60 quindins; Defeituosos:2 quindins (3,33% < 5%, mistura conforme). Suponha-se agora que num determinado dia a doceria tenha sido particularmente desastrada, ou tenha recebido uma partida com ovos estragados, ou farinha molhada, enfim, algo que gerou durante dois dias, misturas com parcela defeituosa de 20%. Ora, isto equivaleria a produzir 0,20 x 300 x 2 = 120 quindins defeituosos nestes dois dias. A amostragem da doceria, a cada 50 quindins, apresentou neste ms uma quantidade pouco maior de quindins no-conformes, mas o valor final, de toda a produo, ficou bem abaixo de 5%, ou seja, a produo mensal mostrou-se estritamente conforme! Entretanto, nestes dois dias, algumas padarias receberam em sua cota diria de 60 quindins, algumas at 7 e at 12 quindins defeituosos, resultando em grande prejuzo perante os clientes, inclusive algumas reclamaes por intoxicao e riscos sade. Resumindo: A produo de uma usina de concreto controlada pelo seu todo, usando-se a Norma NBR 7212, que amostra o concreto a cada 50 m3. A concretagem de uma obra deve ser feita usando-se a NBR 12655, a cada lote concretado, volume aplicado em um dia, com amostragem de no mnimo 6 exemplares (muito maior que a concreteira) e pode apresentar-se no-conforme, mesmo que a concreteira possua conformidade pela NBR 7212. Concluso: A Norma que vale para o controle das obras a NBR 12655. O controle da concreteira - que adota a NBR 7212 - serve apenas para que ela garanta a uniformidade da produo como um todo, aumentando suas chances de aceitao nas obras.

Ento, inicialmente, duas perguntas: Por que controlar o concreto? Para garantir que o f f ckest ck Porqu obrigatrio por norma

O que devemos controlar? As propriedades do concreto fresco e do concreto endurecido O controle das propriedades do concreto fresco foi estudado anteriormente em captulo especfico, aonde vimos que normalmente controlamos a trabalhabilidade (consistncia + coeso), com a medio do abatimento (slump test).

Para o concreto endurecido normalmente controla-se resistncia compresso. O controle tecnolgico do concreto regido pela NBR 12655 e veremos adiante alguns aspectos relativos a ela.

Controle Tecnolgico
O controle tecnolgico a atividade que tem por objetivo, durante a produo, levantar elementos que permitam verificar a conformidade do concreto fornecido com o concreto especificado e estudado. Os dados obtidos sero submetidos a anlise e em funo das mesmas sero estabelecidas as correes necessrias ou melhorias que possam ser introduzidas. Deve ser definido o plano de amostragem a ser adotado em funo das peas a serem concretadas, volumes lanados e propriedades que se deseja medir.

Resistncia compresso atravs dos Corpos-de-prova


A NBR 5739 em conjunto com a NBR 12655, determina que deva sempre se ter para cada amostra de concreto, dois corpos de prova, para cada idade. Estes dois CPs so rompidos e obtidos dois resultados de resistncia compresso do concreto. O valor representativo desta amostra o maior valor dos dois resultados resistncia potencial do concreto Assim se para representarmos estatisticamente a resistncia de um concreto produzido para uma obra, para uma determinada idade, devemos ter 12 amostras tiradas de diferentes betonadas, devemos ter 24 CPs, sempre aos pares.

O conceito de resistncia potencial do concreto pode ser visto no grfico acima, onde vemos que a resistncia que potencialmente um determinado concreto pode ter, mas que dificilmente no ir atingir na obra em funo das perdas durante as operaes de transporte, lanamento, adensamento e cura. J nos ensaios, todas estas etapas so otimizadas, ou seja, no h transporte, o lanamento adequado, o adensamento o melhor possvel e a cura otimizada. No projeto esta diferena levada em conta nos chamadas coeficientes de segurana dos materiais.

Resumo de estatstica
Universo conjunto de resultados, mas como os resultados so diferentes uns dos outros, passa a existir maior ou menor afastamento de cada um deles em relao mdia do conjunto; ) o valor em torno do qual se concentram os resultados. o valor mdio de Mdia ( todos eles. Nmero de resultados (n) Disperso : em volta da mdia, os diversos resultados () podem ter maior ou menor disperso (afastamento da mdia). A disperso avaliada pela frmula da variana (s
2

):

Essas frmulas seriam aplicadas estatisticamente para representar todo o universo de dados. Ocorre que normalmente no temos todos esses valores somente uma parte do universo. Ento, as frmulas estatsticas so alteradas para que seja representada pelo desvio-padro (), sendo este uma medida reconhecida de disperso de valores.

Resistncia de projeto (fck)


Nos projetos de estruturas adotado um valor de resistncia do concreto chamado de fck (resistncia caracterstica do concreto). Para atingir fck devemos produzir um concreto (virado em obra ou em central) maior de tal maneira que as perdas da resistncia ocorridas durante as etapas de transporte, lanamento, adensamento e cura, seja compensadas. Estas perdas dependem do controle que fazemos no concreto e so representadas pelo desvio padro.

Resistncia de dosagem
Ento temos que produzir um concreto com resistncia de valor maior que o fck. Quanto o mais deve ser este valor? Depende o grau de confiabilidade e preciso (traduzindo por segurana) que queremos em nossa estrutura. No Brasil, este valor determinado estatisticamente. Inicialmente sabemos que num universo de dados, com infinitas amostras, os resultados variam em torno de uma mdia de valores, podendo ser representado pelo desvio padro. Plotando-se isto num grfico de densidade de frequncia x resistncia (fc) temos uma curva de distribuio normal (curva de Gauss). Pretende-se ento que quando rompermos os CPs, pelo menos 95% destes valores estejam acima do valor do fck, considerando-se a mdia e o desvio-padro.

Conceitos estatsticos nos do o quanto este valor deve-se ser maior que a mdia, levando-se em conta o desvio-padro t de Student ( t= 1,65)

fcj = fck + 1,65 x Sd ,


sendo Sd = desvio padro Resistncia de projeto x resistncia de dosagem Nos projetos de estruturas adotado um valor de resistncia do concreto chamado de fck (resistncia caracterstica do concreto). Para que pelo menos 95 % dos valores de resistncia do concreto (ensaios) tenham este valor, devemos ento fazer o concreto com um valor acima do fck. Este valor o que chamamos de resistncia de dosagem do concreto (fcj) e ir depender do controle de qualidade de cada empresa. Para um determinado nmero de ensaios dos CP realizados para a comprovao do concreto elaborado pela empresa, haver um valor mdio e um desvio padro de produo.

Com o uso de ferramentas estatsticas chega-se a esta frmula

fcj = fck + 1,65 x Sd


Sd = desvio padro Alguns exemplos, seguindo os valores indicados por vrios autores Controle ruim Sd = 7,0 MPa Concreto mdio Sd = 5,5 MPa Concreto bom Sd = 4,0 MPa Controle mximo Sd = 2,0 MPa Exemplo prtico da vantagem do controle Considerando os valores sugeridos pelos autores para os desvios padro relativos aos graus de controle do concreto, temos para um determinado concreto de obra, quer seja de 20, 30 ou 40 MPa, nos controles ruim, mdio, bom e timo a necessidade de se ter um determinado valor do fcj a ser atingido na resistncia de dosagem para poder atingir o fck na estrutura Valores de fcj (MPa) a ser produzido para atingir o fck em funo do grau de controle utilizado Controle fck 20 MPa fck 30 MPa fck 40 MPa Ruim 31,55 41,55 51,55 Mdio 29,08 39,08 49,08 Bom 26,60 36,60 46,60 Mximo 23,30 33,30 46,30 Sabendo que o maior responsvel pelo custo do concreto o cimento, e sabendo que para cada MPa de reduo da resistncia pode representar uma diminuio de 6 kg de cimento e considerando o preo do saco de 50 kg como sendo de R$ 25,00 / saco temos uma reduo de 30 kg de cimento para um controle ruim para bom o que representa uma reduo de valor de R$ 15,00 por m3 de concreto. Num prdio normal de 10 andares que consome na mdia 750 m3 de concreto a reduo com concreto efetivo do processo de produo e um estudo de dosagem representa uma economia de R$ 11.250,00 s no concreto, para um custo de controle e de ensaios de dosagem na ordem de R$ 1.500,00. CONCLUSO VALE A PELA CONTROLAR CONCRETO.

Aceitao do concreto
O controle de aceitao necessrio para sabermos se determinado concreto que foi colocado na estrutura atingiu a resistncia esperada ou no e saber se devemos tomar providncias ou no. Ou seja, determinamos o
ckest regulado pela NBR 12655 que identifica dois tipos de controle de resistncia

Por amostragem parcial (dividido ainda em para menos de 20 amostras ou mais de 20 amostras)

Por amostragem total Controle excepcional este terceiro tipo somente aceito para casos especiais. Inicialmente dividimos a obra a ser concretada em lotes, para a amostragem. Um lote de concreto um volume definido, elaborado e aplicado sob condies uniformes (mesma classe, mesma famlia, mesmos procedimentos e mesmo equipamento). De cada lote deve ser retirada uma amostra, com nmero de exemplares (par de CPs) de acordo com o tipo de controle. A tabela a seguir, na NBR 12655, mostra os valores para a formao de lotes do concreto Solicitao principal dos elementos estruturais Limites superiores Volume / concreto N de andares Tempo de concretagem Compresso ou compresso e flexo 50 m 1 3 dias concretagem
3

Flexo simples 100 m 1


3

1) Controle por amostragem parcial Neste tipo de controle so retirados exemplares de algumas betonadas de concreto, as amostras devem ser de no mnimo seis exemplares para concretos convencionais. a) Para lotes com nmero de exemplares 6 n < 20, o valor do b) especificada dado por:

ckest

na idade

Onde :

m = n/2 . f , f , ..., f
1 2

Despreza-se o valor mais alto de n, se for mpar


m

valores das resitncias dos exemplares, em ordem crescente

Tambm no se deve tomar para

ckest seguinte, admitindo-se interpolao linear.

valor menor que

obtidos na tabela

Observao: As condies de preparo da tabela anterior so: Condio A: cimento e agregados e gua medidos em massa sendo a gua corrigida em funo da umidade dos agregados Condio B: cimento medido em massa, gua em massa e agregados em massa combinado com volume (converso de massa para volume de maneira confivel, levando-se e conta a umidade da areia) Condio C: cimento em massa, agregados em volume, gua em massa e corrigida em funo da estimativa da umidade de areia e da determinao da consistncia do concreto.

b) Para lotes com nmero de exemplares n 20

Onde : f a resistncia mdia dos exemplares do lote (MPa)

cm d

o desvio padro da amostra de

elementos, calculado com um grau de

liberdade a menos (n-1) (MPa) 2) Controle por amostragem total (100%) Consiste no ensaio de exemplares de cada amassada de concreto e aplica-se a casos especiais, a critrio do responsvel tcnico pela obra. No h limitao para o nmero de exemplares do lote e o valor estimado da resistncia caracterstica dado por: a) para a) para Onde :

i = 0,05 n.

Quando o valor de imediatamente superior. 3) Casos excepcionais

for fracionrio adota-se o nmero inteiro

Pode-se dividir a estrutura em lotes correspondentes a no mximo 10 m e amostr-los com nmero de exemplares entre 2 e 5. Neste casos, denominados excepcionais, o valor estimado da resistncia caracterstica dado por:

Aceitao do concreto Os lotes de concreto devem ser aceitos, quando o valor estimado da resistncia caracterstica, satisfazer a relao

DURABILIDADE
Introduo e importncia
Ao autores Mehta e Monteiro (1994), colocaram que nos pases industrializados mais de 40% dos recursos da indstria da construo so aplicados no reparo e manuteno de estruturas existentes. J em 1997 o Prof. P.K. Mehta, da Universidade de Berkeley (E.U.A.), em palestra realizada no Rio de Janeiro, em 1997, apresentou os seguintes dados: nos E.U.A., na dcada de 80, o setor de recuperao estrutural cresceu 2 vezes mais que a construo civil; no incio da dcada de 80, a Federal Highway Administration previu que at o ano 2.000 seriam gastos 100 bilhes de dlares s na recuperao e reforo de pontes; em 1990 esta previso foi revista para 200 bilhes de dlares; at 1987 haviam sido constatados problemas de durabilidade em 253.000 tabuleiros de ponte; esta quantidade est aumentando ordem de 35.000 tabuleiros por ano. Mais recentemente, o Prof. Paulo Monteiro, tambm da Universidade de Berkeley, em palestra realizada nas XXIX Jornadas Sudamericanas de Ingenieria Estructural, dia 13/11/2000, em Punta Del Este (Uruguai), apresentou novos dados, que complementam os anteriores: nos E.U.A. existem 500.000 pontes, das quais 250.000 apresentam problemas; no momento, 22.000 pontes de concreto encontram-se em recuperao, a um custo estimado de 20 bilhes de dlares; o problema principal a corroso de armaduras; os E.U.A. em breve estaro gastando mais dinheiro na recuperao das pontes existentes do que na construo de novas pontes. Isto j ocorre na Inglaterra, desde 1995, e no Canad, desde 1999; o custo de recuperao logo que surgem os primeiros sinais de corroso , em mdia, 15 vezes menor do que o custo de recuperao depois que a corroso se propaga; existem no momento, nos E.U.A., 150 barragens de grande porte com problemas de reao lcali-agregado, assim como mais de 1000 pontes.

Trocando em midos, isto significa que a durabilidade das estruturas de concreto um assunto muito importante, atual, e que envolve nmeros muito grandes, em escala mundial. Ento est mais do que na hora dos engenheiros tomarem conta do aspecto durabilidade em projetos de estruturas de concreto. O tema cresce ainda mais em importncia a partir do momento que a construo civil comea a estar cada vez mais presente em ambientes agressivos, como as regies polares, os desertos e os mares. Nestes casos, as resistncias mecnicas do concreto estrutural continuam sendo necessrias, mas j no so mais suficientes como nica forma de qualificao deste material de construo; a durabilidade passa a ser outra caracterstica cada vez mais exigida do concreto.

Conceito
De acordo com a norma americana ACI 201 de 1991, Durabilidade a capacidade de resistir ao das intempries, ataques qumicos, abraso ou qualquer outro processo de deteriorao, isto , o concreto durvel conservar a sua forma original, qualidade e capacidade de utilizao quando exposto ao seu meio ambiente. Pode-se dizer que o material atingiu o fim da sua vida til quando suas propriedades sob dadas condies de uso deterioram a um tal ponto que a continuao do uso deste material considerada, como insegura, ou antieconmica uma vida til longa sinnimo de durabilidade.

Formas mais comuns de ataque ao concreto estrutural

INTERNAS: expanso provocada pela reao de determinados tipos de agregados com os lcalis do cimento; expanso provocada pela contaminao de agregados com cloretos sulfatos, etc. EXTERNAS: aes mecnicas, como sobrecargas, movimentao de fundaes, fadiga, impacto, abraso, etc.; variaes de temperatura, que podem provocar fissurao de origem trmica, evaporao da gua do concreto ou ciclos alternados de congelamento e degelo (quando a expanso volumtrica da gua, na passagem do estado lquido para o slido, chega a 9%); variaes de umidade, que podem provocar a perda de gua e a instabilidade volumtrica dos concretos, bem como a cristalizao de sais nos seus poros; ataques de substncias qumicas agressivas, como os cloretos, os sulfatos, os cidos em geral, o gs carbnico, e at as guas muito puras. Essas formas de ataque, isoladamente, ou em conjunto, podem provocar vrios mecanismos de ataque que, em geral, levam o concreto fissurao, reao qumica, expanso, alterao, degradao, e at ao colapso estrutural. Uma das mais srias conseqncias dos ataques sofridos pelo concreto estrutural armado , sem dvida, a corroso das armaduras. Muitos pesquisadores consideram a corroso das armaduras como o estado limite mais crtico sob o ponto de vista da durabilidade das estruturas.

Caractersticas do concreto relacionadas a durabilidade


PERMEABILIDADE Permeabilidade definida como a propriedade que governa a taxa de fluxo de um fluido para o interior de um slido poroso A permeabilidade do concreto funo das permeabilidades da pasta de cimento e dos agregados, bem como do proporcionamento relativo dessas duas fases do concreto. Depende ainda de: a) natureza e dimenso dos agregados; b) dosagem, natureza e granulometria do cimento; c) fator A/C; d) presena de aditivos qumicos e minerais na composio do concreto; e) intensidade e direo da compactao; f) condies de cura; g) idade do concreto; Influncia da pasta Para um mesmo grau de hidratao, a permeabilidade do concreto menor quanto menor for a relao gua/cimento. Quanto maior o grau de hidratao da pasta, com o passar do tempo, menor o espao disponvel para o gel e, conseqentemente, menor a permeabilidade (os poros reduzem a um tamanho pequeno, menor que 100 m e perdem suas interconexes). Para que isso ocorra, fundamental a cura do concreto. No concreto bem curado a pasta de cimento no o principal fator a contribuir para o coeficiente de permeabilidade. A composio do cimento tem influncia na velocidade de hidratao e, somente neste aspecto afeta permeabilidade. Sabe-se que, para uma mesma relao gua/cimento, cimentos com menor rea especfica produzem concretos com mais porosidade que cimentos mais finos. Influncia do agregado Se o agregado de um concreto tem baixa permeabilidade a rea onde o fluxo de gua pode ocorrer reduzida e, sua presena prolonga o trajeto do fluxo, forando-o a circunscrever as partculas do agregado, contribuindo para a reduo da permeabilidade. Para reduzir o volume de vazios do agregado, granulometrias descontnuas so mais indicadas, embora possam produzir problemas em sua trabalhabilidade. Concretos impermeveis podem necessitar de uma quantidade de finos maior que a usualmente tolerada nos concretos normais. Neste caso, deve ser estudada o teor de finos necessrio, a forma de seus gros e seu comportamento quando da adio da gua. Normalmente a permeabilidade do agregado menor do que a da pasta de cimento tpica (< 3%). Em nossa regio muito difcil ter-se agregados com grande porosidade. Influncia no concreto Considerando agora o concreto, quanto maio o tamanho do agregado, maior o coeficiente de permeabilidade. Pode-se dizer que a permeabilidade do concreto ou da argamassa maior que a permeabilidade da pasta devido a presena de microfissuras presentes na fase de transio entre agregado e a pasta de cimento. Na figura a seguir observa-se a fase ou zona de transio onde vemos uma maior presena de etringita (que expansiva) que o composto endurecedor C-S-H, gerando as fissuras nesta regio.

Zona de transio agregado representao grfica

Causas de deteriorao do concreto

Desgaste da superfcie Pode ter: Abraso atrito seco. Ex: Desgaste de pavimentos e pisos industriais pelo trfego de veculos Eroso Desgaste pela ao abrasiva de fluidos contendo partculas slidas em suspenso Ex: Revestimento de canais, Tubulaes para transporte de gua e esgotos. Cavitao Perda de massa pela formao de bolhas de vapor e sua ruptura devida a mudana repentina de direo em guas. Ex: Tubulaes com irregularidades na superfcie do revestimento. Cabe comentar que a pasta de cimento com alta porosidade e baixa resistncia e com agregados que no possui resistncia ao desgaste, ou seja, no possui alta resistncia ao atrito. Para superfcies normais de concreto (no em condies severas),podemos melhorar a resistncia abraso, tendo concretos com resistncia , maior que 28 MPa, uma baixa relao a/c, agregados menores que 25 mm e com uma distribuio granulomtrica adequada e uma baixa consistncia de lanamento e adensamento. Para condies mais severas de abraso e eroso, devemos lanar mo de usar agregados de alta dureza (tipo Korodur), ter uma resistncia compresso aos 28 dias maior que 40 MPa, combinada com uma cura mida por sete dias ou mais. Como medida adicional para aumentar a durabilidade da superfcie, devemos reduzir a formao da nata superficial, postergando (atrasando) o desempenamento, at que a superfcie tenha perdido a gua de exsudao superficial (sem a nata porosa).

Fissurao interna
Podemos ter uma fissurao pela ao da cristalizao de sais nos poros do concreto. Em especial os sulfatos, por serem expansivos, que podem causar danos considerveis, como por exemplo, num muro de concreto, onde temos uma superfcie em contato com o meio agressivo e a outra superfcie sujeita a evaporao. A gua em soluo salina ir penetrar e deteriorar o material por tenses internas resultante da pressa o dos sais.

Ao do congelamento
Situao tpica para climas frios e superfcies de concreto expostas, tais como pavimentos de concreto, pontes, muros de arrimo, etc. Os danos podem ser variveis, mas mais comum temos: Fissurao simples ruptura por ao expansiva do gelo no interior do concreto Fissurao e destacamento mesma situao anterior, porm com repetidas vezes na situao de gelo-degelo. Destacamento superfcies expostas descamam ou destacam.

Ao do fogo
O concreto incombustvel e no emite gases txicos e quando exposto a altas temperaturas comum num incndio ( 800 a 850 C ) capaz de manter a resistncia por perodos longos Efeito da alta temperatura na pasta de cimento Esta depende do grau de hidratao da pasta, ou seja, quanto dos gros reagiram com a gua e da umidade presente na pasta na hora do incndio. Efeito da alta temperatura no agregado Agregados porosos podem causar expanses destrutivas (pipocamento) dependendo da taxa de aquecimento, dos tamanhos dos agregados, de sua permeabilidade e da umidade presente nestes agregados. Efeito da alta temperatura no concreto A resistncia original do concreto, para estudos feitos entre 23 e 45 MPa, mostrou que se tinha pouco efeito na porcentagem da resistncia a compresso retida aps a exposio a altas temperaturas.
o

Deteriorao por aes qumicas


Estas aes so as interaes qumicas entre agentes agressivos presentes no meio externo e os constituintes da pasta de cimento. O concreto um meio normalmente alcalino, com pH entre 12,5 e 13,5, devido a presena de ons Na , K e OH . Este pH alcalino protege as armaduras presentes no concreto, da corroso, pois esta se manifesta em meios neutros ou levemente alcalinos (pH menor que 9,0) A taxa em que o agente agressivo ir agir, ir depender do pH do agente agressivo (normalmente um fluido seja lquido ou gasoso) e da permeabilidade do concreto. Fatores que podem diminuir o pH do concreto so o CO em guas puras e estagnadas e do ar, o SO industriais .
-2 4 2 + + -

e Cl- em guas subterrneas e guas do mar e o on H+ em guas

Carbonatao O processo mais comum para reduzir o pH do concreto a carbonatao do concreto. Carbonatao um termo utilizado para descrever o efeito do dixido de carbono, usualmente da atmosfera nos materiais cimentcios. A carbonatao em sim no uma ao deletria, porm abre caminho para que a corroso das armaduras se processe, apesar de que carbonatao x corroso no esto inexoravelmente interligados.

Alguns fatores que influenciam na velocidade e profundidade de carbonatao do concreto so: Idade do concreto Relao a/c Caracteristicas do agregado Meio ambiente e grau de exposio Durao e condies de cura Umidade relativa do ar Fissuras etc

Reaes lcalis agregado (RAA) RAA um processo qumico em que alguns constituintes mineralgicos do agregado reagem com hidrxidos alcalinos (provenientes do cimento em especial) que esto dissolvidos na soluo dos poros de concreto. uma reao (cria-se um gel) que provoca expanses, movimentaes diferenciais nas estruturas, exsudao de gel e reduo das resistncias a compresso e trao. R. lcali-slica slica amorfa x hidrxidos alcalinos R. lcali-silicato idem anterior, mas mais lenta (rochas de felspatos, granitos, quartzitos) R. lcali-carbonato agregados calcrio dolomtico x hidrxidos alcalinos

Vemos na figura acima a presena das bordas de reao bem definidas e presena de gel gretado na interface pasta-agregado.

Na figura acima vemos um bloco de fundao, onde ocorreu fissurao devido as reaes expansivas lcali-agregados

Exigncias de durabilidade
Inicialmente vejamos como as normas brasileiras tratam da durabilidade das estruturas de concreto Verso da NBR 6118 (1980) Quando o concreto for usado em ambiente reconhecidamente agressivo, devero ser tomados cuidados especiais em relao escolha dos materiais constituintes, respeitando-se o mnimo consumo de cimento e o mximo valor da relao gua/cimento compatveis com a boa durabilidade do concreto. Era isto e to somente assim tratada a questo da durabilidade nesta verso!!! Verso da NBR 6118 (2001) As estruturas de concreto devem ser projetadas e construdas de modo que sob as condies ambientais previstas na poca do projeto e quando utilizadas conforme preconizado em projeto conservem suas segurana, estabilidade e aptido em servio durante um perodo mnimo de 50 anos, sem exigir medidas extras de manuteno e reparo. NBR 6118 (2003) Verso final As estruturas de concreto devem ser projetadas e construdas de modo que sob as condies ambientais previstas na poca do projeto e quando utilizadas conforme preconizado em projeto conservem suas segurana, estabilidade e aptido em servio durante o perodo correspondente sua vida til. Nesta atual norma, h dois captulos dedicados a questo da durabilidade das estruturas, que sero vistas adiante nas disciplinas de estrutura de concreto Vejamos como a norma inglesa BS 7543, 1992 - Guide to Durability of Buildings and Building Elements, Products and Components trata do tempo de vida til das estruturas de concreto

Ento, assim como na equivalncia segurana estrutural, tem que ser realizado um projeto de durabilidade, levando-se em conta: 1. Classificao da Agressividade Ambiental 2. Adoo de Condies de Trabalho 3. Adoo de a) Propriedades dos materiais: tipo de concreto, relao gua/cimento, tipo de cimento, teor de argamassa, etc b) Geometria dos elementos: cobrimento mnimo. 4. Adoo de Manuteno Preventiva

Principais providncias que podem ser tomadas para garantir a durabilidade de uma estrutura
No projeto arquitetnico deve-se prever formas adequadas de escoamento e drenagem, que impeam o acmulo de lquidos agressivos. No projeto estrutural deve-se considerar todas as solicitaes a que a estrutura estar submetida durante sua vida til; deve-se especificar cobrimentos mnimos de armadura, compatveis com as condies de exposio da estrutura e com a sua vida til esperada; deve-se detalhar adequadamente os dimetros e espaamentos das armaduras,de modo a permitir um completo preenchimento das frmas com concreto, evitando assim o peneiramento e o surgimento de ninhos de abelha ou bicheiras; deve-se prever a localizao de juntas de dilatao, para reduzir ao mnimo a fissurao. Obs: Determinados tipos de fissuras, mesmo quando consideradas insignificantes do ponto de vista estrutural, podem revelar-se importantes em relao durabilidade da estrutura. Na construo deve-se realizar a escolha e dosagem dos materiais de acordo com as condies de exposio da estrutura; a natureza e a dosagem do cimento: o uso de cimentos especiais e/ou a substituio de parte do cimento por aditivos minerais; em termos de quantidade de cimento, deve prever um mnimo necessrio obteno das resistncias mecnicas, bem como um mximo que evite problemas como a fissurao provocada pela liberao do calor de hidratao; em termos de dosagem de gua, deve empregar a menor relao (ou fator) a/c possvel, sem prejuzo da trabalhabilidade do concreto. A escolha do fator a/c adequado influencia as resistncias mecnicas, a segregao, a exsudao, a retrao, a permeabilidade, a porosidade, a porometria, etc., em suma, influencia todos os parmetros diretamente relacionados com a durabilidade dos concretos. nos procedimentos de pesagem, mistura, transporte e lanamento do concreto, deve-se contar com equipamentos e mo-de-obra adequados, de modo a garantir um proporcionamento perfeito e uma manipulao que evite a segregao do material. deve-se adotar procedimentos adequados de lanamento e adensamento, etapas estas que influenciam a homogeneidade do concreto endurecido, com reflexos importantes na porosidade e na permeabilidade; o acabamento deve ser realizado com os equipamentos e a mo-de-obra adequados, com o mnimo de trabalho executado na superfcie do concreto fresco; a cura, que constitui-se em um dos fatores principais para a garantia do desenvolvimento das resistncias mecnicas e das caractersticas associadas com a durabilidade dos concretos, como a porosidade, a permeabilidade, etc., deve ser realizada de modo muito criterioso, em especial na zona junto superfcie da pea concretada.

PEDIDO DE CONCRETO
Introduo
A NBR 7212, em conjunto com a NBR 14931, estabelecem as condies especficas para o pedido do concreto, estabelecendo trs formas principais e algumas exigncias complementares: Pedido pela resistncia caracterstica do concreto compresso Pedido pelo consumo de cimento Pedido pela composio da mistura (trao)

Pedido pela resistncia caracterstica do concreto compresso


O concreto solicitado especificando-se a resistncia caracterstica do concreto compresso, a dimenso (dimetro) mxima caracterstica do agregado grado e o abatimento do concreto fresco ( slump) no momento de entrega.

Pedido pelo consumo de cimento


O concreto solicitado especificando-se o consumo de cimento por m3 de concreto, a dimenso (dimetro) caracterstica do agregado grado e o abatimento (slump) do concreto fresco no momento da entrega.

Pedido pela composio da mistura (trao)

O concreto solicitado especificando-se as quantidades por m3 de cada um dos componentes, incluindo-se aditivos, se for o caso. TRAO CI: AR: BR: A/C 1: 2,3: 3,2: 0,60 Aditivos referem-se sempre a massa de cimento Adies referem-se sempre a massa de cimento A/C referem-se sempre ao total da massa de aglomerantes

Exigncias complementares
Alm das exigncias constantes de cada modalidade de pedido, podem ser solicitadas outras caractersticas de parmetros entre os quais: a) tipo de cimento; b) marca de cimento; c) aditivo, designado pela funo ou denominao comercial; d) relao gua-cimento mxima; e) consumo de cimento mximo ou mnimo; f) teor de ar incorporado; g) tipo de lanamento: bombevel, submerso, autoadensvel, etc.; h) caractersticas especiais como: teor de argamassa ou de agregado mido, cor, massa especfica e outras; i) propriedades e condies especiais, como: retrao, fluncia, permeabilidade, mdulo de deformao, temperatura do concreto, resistividade e outras.

Volume mnimo de entrega

Deve ser fixado de acordo com as especificaes do equipamento, no se recomendando que esse volume seja inferior a 1/5 da capacidade do equipamento de mistura ou agitao, nem inferior a 1 m3.

Documentos de entrega
O documento de entrega que acompanha cada remessa de concreto, alm dos itens obrigatrios pelos dispositivos legais vigentes, deve conter: a) quantidade de cada componente do concreto; b) volume de concreto; c) hora de incio da mistura (primeira adio de agua); d) abatimento do tronco de cone (slump); e) dimenso mxima caracterstica do agregado grado; f) resistncia caracterstica do concreto compresso, quando especificada; g) aditivo utilizado, quando for o caso; h) quantidade de gua adicionada na central; i) quantidade mxima de gua a ser adicionada na obra; j) meno de todos os demais itens especificados no pedido.

Adio complementar de gua


Somente de admite adio suplementar de gua para correo do abatimento, devido evaporao, antes do incio da descarga, desde que: a) antes de se proceder a esta adio, o valor de abatimento obtido seja igual ou superior a 10 mm; b) esta correo no aumente o abatimento em mais de 25 mm; c) o abatimento aps a correo no seja superior ao limite mximo especificado; d) o tempo transcorrido entre a primeira adio de gua aos materiais at o incio da descarga no seja inferior a 15 min. A adio suplementar mantm a responsabilidade da empresa de servios de concretagem, pelas propriedades do concreto constantes no pedido. Deve ser autorizada por elementos formalmente representantes das partes e tal fato deve ser obrigatoriamente registrado no documento de entrega. Qualquer outra adio de gua exigida pela contratante exime a empresa de servios de concretagem de qualquer responsabilidade quanto s caractersticas do concreto exigidas no pedido e este fato deve ser obrigatoriamente registrado no documento de entrega.

DOSAGEM DE CONCRETOS
Introduo
A dosagem a determinao da quantidade de cada um dos materiais (proporcionamento dos materiais) para a produo de um metro cbico de concreto. Existem vrios mtodos para a determinao da dosagem, sendo que, no Brasil, os mais utilizados so: Instituto Tecnolgico do Rio Grande do Sul (ITERS), Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Instituto de Pesquisas Tecnolgicas do Estado de So Paulo S.A. (IPT) e da Associao Brasileira de Cimento Portland (ABCP). O mais utilizado, o mtodo experimental do IPT, que teve contribuies do mtodo do ITERS. Em todos os mtodos no h um que tenha uma expresso matemtica exata que defina a composio do concreto. A escolha de um dos mtodos mais uma questo de adaptao ao tipo de concreto que se deseja produzir (trabalhabilidade) e aos materiais empregados. Numa melhor definio de dosagem a busca para a melhor proporo entre cimento, agregados, gua, aditivos e adies, para fazer um concreto que atenda a certa especificaes prvias. O princpio da dosagem fazer um balano entre trabalhabilidade, resistncia, durabilidade e economia. Ento o objetivo geral de uma dosagem escolha dos materiais adequados entre aqueles disponveis e a determinao da combinao mais econmica destes que produza um concreto que atenda a certas caractersticas de desempenho mnimo Como objetivos especficos temos: Obter um produto que tenha um desempenho que atenda a certos requisitos previamente estabelecidos: Trabalhabilidade (concreto fresco) e Resistncia (Concreto endurecido). Mistura de concreto que satisfaa os requisitos de desempenho ao mnimo custo possvel Para alcanar estes objetivos devemos controlar algumas variveis no processo: Relao pasta/agregados; Relao gua/cimento; Consumo de cimento Relao areia/agregado grado; Teor de argamassa Aditivos ; Consumo de gua Porm cabe salientar de incio que o controle destas variveis gera alguns efeitos conflitantes, tal como o controle da trabalhabilidade (consistncia + coeso). A consistncia a facilidade de fluir e a coeso a resistncia segregao. Podemos aumentar facilmente a trabalhabilidade, com mais gua ou aditivos, porm podemos perder muito em coeso. Da mesma forma o conflito entre trabalhabilidade e resistncia. Por isto se diz que Dosagem a arte de contrabalanar efeitos conflitantes. Mehta e Monteiro (1994) consideram que a dosagem de concreto mais uma arte do que uma cincia.

Sabe-se que o custo um fator de extrema importncia, porm na escolha dos materiais deve se fazer o equilbrio entre os materiais tecnicamente aceitveis porm mais caros e os materiais economicamente atraentes, porm de propriedades no timas. A considerao chave na dosagem do concreto que o cimento responde pela maior parte do custo do mesmo, em torno de 70 a 80 %, conforme a regio. Ento a opo mais adequada reduzir o consumo de cimento, ao mnimo exigido, sem comprometer as demais propriedades estipuladas para o concreto, tais como resistncia e durabilidade. Uma das opes para a diminuio do custo, normalmente j vem dos prprios fabricantes a utilizao de materiais pozolnicos (cinzas volantes, escria de alto forno, etc) em substituio ao cimento puro, que no somente reduzem o preo do cimento, mas por serem resduos, reduzem o impacto ambiental. de conhecimento da comunidade da construo que para atingir a resistncia compresso mnima, os concretos dosados em obra empregam um consumo excessivo de cimento, elevando o custo final do concreto e que por vezes esta resistncia ainda assim acaba no sendo alcanada. Entre os motivos principais, sem dvida est exatamente na mudana das propriedades do concreto fresco, tal como o aumento da trabalhabilidade requerido pelos funcionrios que atuam no lanamento e adensamento do concreto, e que acontece simplesmente pelo aumento de gua. Estes procedimentos acontecem pela falta de conhecimento dos encarregados da produo do concreto e pela falta de controle. O Eng. Fernando Luiz Lobo Carneiro (1953), em face destes fatos j destacava
, pois indispensvel propagar entre os mestres de obra a noo fundamental de que o concreto deve ser fabricado com a menor quantidade de gua possvel, mas, depois de endurecido, deve ser irrigado com a maior quantidade de gua possvel; infelizmente a maioria deles tem a tendncia a realizar exatamente o inverso.

Portanto, notrio que h muita variabilidade no processo, principalmente devido falta de controle do processo e da no existncia de procedimentos. Em qualquer mtodo a ser empregado, devem ser conhecidas condies iniciais da obra, algumas retiradas do projeto estrutural, outras das condies de produo da obra e informaes sobre os materiais componentes. Resumidamente, as informaes principais podem ser assim relacionadas, sendo variveis as informaes necessrias, conforme o mtodo a empregar: a) resistncia caracterstica do concreto (fck) e idade de referncia; b) resistncia de dosagem do concreto; c) massa especfica do concreto (leve, mdia, alta); d) tipo do cimento, massa especfica e nvel de resistncia aos 28 dias; e) dimenso mxima do agregado; f) anlise granulomtrica, massa especfica e unitria dos agregados disponveis; g) coeficiente de inchamento do agregado mido; h) consistncia desejada do concreto fresco, medida pelo abatimento do tronco de cone; i) acabamento desejado ao concreto; j) relao gua / cimento mxima; k) informaes sobre aditivos e adies, quando empregados l) condies de exposio; m) durabilidade pretendida; n) tcnicas de execuo (transporte, lanamento, adensamento);

Antes de continuar o contedo e entrar no estudo de dosagem propriamente dita, cabe salientar que todo o conhecimento at agora adquirido referente Agregados ensaios, ndices, influncias no concreto, etc Cimento tipo, hidratao, uso de aditivos, etc Concreto fresco trabalhabilidade, consistncia, coeso, influncias, etc Concreto endurecido resistncia de dosagem e projeto, durabilidade, etc e mais fazem parte do conhecimento para o estudo de dosagem.

DOSAGEM EMPRICA X DOSAGEM RACIONAL


PRINCPIOS BSICOS
Variveis controladas: Relao pasta / agregados Relao gua / cimento Relao areia / agregado grado Consumo de cimento Consumo de gua Teor de argamassa seca Restrio Dependncia entre os componentes (requisitos conflitantes)

Dosagem emprica
Exemplo de dosagem empricas utilizao de tabelas de traos

NBR 12655 somente para concretos C10 e consumo cimento 300 kg/m3

Dosagem racional (experimental

Lei de Inge Lyse (1931) Trabalhabilidade

H = relao gua / materiais secos ou percentagem de gua p unidade de concreto m = a + p a = areia p = pedra (brita) a/c = relao gua / cimento

A consistncia permanece aproximadamente constante a despeito da riqueza do trao, desde que mantidos constantes o tipo e a graduao dos agregados e o total de gua por volume de concreto

Validade da lei de Lyse: Correes do trao em funo da alterao da consistncia Boa preciso inicial para traos prximos ao inicial Cuidado em traos mais ricos

Exemplo Tenho um trao 1 : 2 : 3 a/c = 0,6 slump 7 cm

1:5 (m) consumo de cimento 16%

Agora se quero manter a resistncia, mas preciso de slump 10 cm, temos que ir alterar o H (deve ser definido experimentalmente), mas digamos H = 11%

m = 4,45
1:4,45 (m) consumo de cimento 18%

Lei de Duff A. Abrams (1918) Dentro do campo dos concretos plsticos a resistncia aos esforos mecnicos, bem como as demais propriedades do concreto endurecido variam na relao inversa da relao gua / cimento

Ento a relao a/c define a resistncia e H% define a trabalhabilidade


Teor de argamassa seco ()

a = relao agregado mido / cimento (em massa) m = relao agregados / cimento (em massa) m = a + p p = relao agregado grado / cimento ( em massa)

define a quantidade de argamassa presente num concreto. Define a aparncia. deficiente dificuldade desempeno, porosidade, aspereza excessivo custo elevado
Em ensaio experimental, deve ser definido o ideal, para os materiais disponveis (cimento, areia e pedra). A partir da poderemos determinar o trao do concreto. O valor de Indicativo subjetivo, visual, da prtica de cada um.

Exemplos : Trao 1:5 a + p = 5 com = 35 %

a= 1,10 e p = 3,90
trao 1: 1,10 : 3,90 agora o mesmo 1:5 a/c = ? depende da resistncia a pretender com = 50 %

a= 2,00 e p = 3,00
trao 1: 2,00 : 3,00 a/c = ? depende da resistncia a pretender

Teoricamente poderamos ter a mesma resistncia para os dois concretos, mantido a relao a/c, mas no primeiro, pela deficincia de argamassa, teramos um concreto com maior permeabilidade e conseqente menor durabilidade.

Estudo de dosagem experimental (MTODO IPT)


Para os materiais disponveis, vamos: Determinar a quantidade de gua que atenda a trabalhabilidade deve ser definida pelo usurio qual o slump. Determinar o teor de argamassa ideal Estabelecer um diagrama de dosagem (curvas de dosagem) Para estabelecer o diagrama (curvas) precisamos de no mnimo 3 pontos, com os seguintes dados:

, a/c , m

03 pontos afastados um trao pobre, um trao intermedirio, um trao rico. Exemplo: Para os traos especificados com abatimento 90 mm 10 Trao 1:5 deve dar algo em torno de 35 a 40 Mpa (f = 25 Mpa) Trao 1:6,5 deve dar algo em torno de 25 a 30 Mpa (f = 15 Mpa) Trao 1:3,5 deve dar algo em torno de 55 a 60 Mpa (f = 45 Mpa)
ck ck ck

O livro Manual de dosagem e controle do concreto (HELENE, P.; TERZIAN, P. So Paulo: PINI, 1993) traz passo a passo, com figuras de como se deve proceder para a determinao da dosagem experimental do IPT. Importante A validade das curvas obtidas somente enquanto forem mantidos os mesmos materiais (cimento, areia, brita, etc)

Clculo do consumo de cimento (real) por metro cbico para determinar os custos.

C = consumo de cimento em kg x = relao a/c a, p = trao de areia e pedra, respectivamente = densidade do concreto obtido Efetuado os traos, rompidos os corpos de prova, obtido os dados, podemos obter as curvas de dosagem, como por exemplo, esta com a relao f x a/c
c

Com estas curvas podemos obter (para os mesmos materiais) traos para qualquer resistncia de concreto, e compor o preo de cada trao. Tambm na etapa de laboratrio que tambm podemos efetuar estudos de dosagem com a utilizao de aditivos e ver como se comporta a nossa curva com estes aditivos. Obtemos ainda a nossa curva para vrios slumps. Vejamos na figura seguinte: queremos um concreto com f = 40 MPa. Na curva do quadrante superior direito, obtemos uma relao a/c 0,45 e seguido adiante no quadrante abaixo para uma determinada reta de slump, encontramos o m igual a 5,0 e no quadrante a esquerda temos o C = 325 kg/m
3 c

Assim compomos qualquer trao e com o custo de cada um deles.

O quadrante superior direito o quadrante de Abrams (resistncia x f ). O quadrante inferior direito o quadrante de Lyse (trabalhabilidade) O quadrante inferior esquerdo o quadrante do proprietrio (custo)
c

importante destacar que estas curvas podem ser representadas por equaes, onde podemos automatizar os clculos dos traos e custos do concreto. Lembrar que podemos transformar o nosso trao de laboratrio (que ser em massa), para trao em volume (para a obra), usando padiolas, atravs dos ensaios realizados nos materiais.

Exemplo de clculo de dosagem Um estudo de dosagem realizado em laboratrio apresentou os seguintes resultados:

Os materiais utilizados foram


Material Cimento CP V- ARI Areia Brita basltica Aditivo Massa unitria () Massa especfica () Kg/dm ----------1,50 1,34 ----------3

Kg/dm 3,10 2,61 2,80 1,00

Custo R$ 0,44 / kg R$ 29,00 / m R$ 30,00 / m R$ 3,50 / kg


3 3

No estudo de dosagem foi verificado que o teor de argamassa ideal para os materiais disponveis foi de 51 %. O inchamento da areia (ci) foi de 28% e o teor de umidade de (h%) foi de 5%. O slump obtido foi de 60 10 mm. a) Determine um trao de concreto para a produo de um concreto para atingir um fck de 20 MPa e 40 MPa aos 28 dias. Considere o desvio padro de dosagem igual a 3,7 MPa b) Calcule os materiais necessrios para a produo de 1 m3 de concreto (20 e 40 MPa). Calcule o custo de 1 m3 de concreto (20 e 40 MPa) c) Dimensione as padiolas para a execuo em obra do trao com fck de 20 MPa, para o uso de betoneira de 580 L. As bocas das padiolas so de 35 x 45 cm. Em obra o desvio padro de produo da empresa de 5,5 MPa. d) Para alcanar um slump de 80 mm, foi realizado um ajuste de trao. Neste ajuste foi adicionado mais 20 litros de gua por m3 de concreto. Estabelea o novo trao para atender o fck igual a 40 MPa e o custo do concreto. e) O uso de aditivo plastificante permite a reduo de 12% na gua de amassamento em relao ao trao original. Calcule a viabilidade econmica de seu uso para produzir concretos com a mesma trabalhabilidade e resistncia (40 MPa). O aditivo usado na proporo de 0,6 % da massa de cimento.

Observao: Os dados da primeira tabela, da pgina anterior foram levados a uma planilha Excel que resultou nas seguintes equaes:

Frmulas bsicas a utilizar (resumo)

Onde: x = relao gua / cimento a = areia p = brita C = consumo de cimento = massa especfica do concreto fresco.

ARGAMASSAS
1. DESEMPENHO
1.1 Desempenho
O edifcio um produto fabricado para atender um mercado consumidor especfico, ou seja, ele deve atender as exigncias de seus usurios. Estas de acordo com a norma ISO DP 6241 podem ser resumidas de forma genrica em: segurana estrutural, segurana ao fogo, segurana em uso, estanqueidade, conforto higrotrmico, pureza do ar, conforto acstico, conforto visual, conforto ttil, conforto antropodinmico, higiene, adaptao ao uso, durabilidade e economia. Algumas destas exigncias, independente da classe social do usurio e do uso do ambiente, possuem carter absoluto (por exemplo: a segurana estrutural e higiene), enquanto outras possuem carter relativo (por exemplo: conforto). Alm destas exigncias dos usurios, o edifcio deve tambm satisfazer as exigncias da coletividade pertencente ao ambiente no qual a obra est inserida, atravs da melhoria da qualidade de vida das suas proximidades. Estes dois tipos de exigncias podem ser representados atravs de requisitos de desempenho. Os requisitos de desempenho definem, de forma quantitativa, as condies a serem atendidas por um edifcio ou componente, para um uso especfico, em localizao especfica e refletindo decises de projeto j tomadas. Definidos os requisitos de desempenho, deve-se determinar os critrios de desempenho que devem representar as caractersticas de desempenho mais importantes, determinantes da aceitao ou no de uma soluo. No caso dos revestimentos de argamassa, para estes possurem o desempenho esperado, deve-se definir os requisitos e critrios de desempenho durante a elaborao do projeto. Entre os requisitos de desempenho do revestimento de argamassa pode-se destacar a sua aderncia a base e a sua estanqueidade gua. Portanto, pode-se definir desempenho como sendo o comportamento de um produto em relao ao seu uso. Desta forma, para um edifcio possuir desempenho deve-se obedecer a metodologia mostrada na figura 1.1.

1.2 Durabilidade
Todo material, em contato com o meio ambiente, sofre transformaes. Estas podem ocasionar uma diminuio dos valores das propriedades fsicas e qumicas de cada material, ocorrendo uma perda progressiva na capacidade de atendimento das necessidades dos usurios. Este processo denominado de deteriorao, cujos responsveis so os agentes de deteriorao.

Figura 1.1: Esquema de aplicao do conceito de desempenho

Os agentes de deteriorao qualquer fator externo que afeta de maneira desfavorvel o desempenho de um edifcio, de seus subsistemas ou componentes. Estes agentes, segundo a norma ISO DP 6241, podem pertencer a cinco diferentes naturezas: agentes mecnicos, eletro-mecnicos, trmicos, qumicos e biolgicos, e a duas origens: externa (atmosfrica e solo) e interna (ocupao e concepo). Portanto, pode-se notar que os agentes de deteriorao que agem sobre os edifcios ou seus componentes variam dentro de uma cidade e assumem diferentes nveis de importncia dependendo do material em anlise e a funo que este desempenha. A forma e velocidade com que ocorre a deteriorao so funo da natureza do material ou componente e das condies de exposio a que fica submetido. So estes dois fatores que determinam a durabilidade de uma material sujeito a uma determinada situao. Esta a capacidade que um produto possui de manter o seu desempenho acima dos nveis mnimos especificados, de maneira a atender as exigncias dos usurios. O conhecimento da vida til (durabilidade) de um material de fundamental importncia para a elaborao de programas de manuteno peridica.

1.3 Manuteno
A realizao de atividades de manuteno podem ser consideradas como a reconstruo de nveis de qualidade ambiental perdidos e que tem como resultado imediato o prolongamento da vida til do edifcio ou de seus componentes (Figura 1.2). A manuteno deve ser interpretada como uma ao programada preventiva de futuros problemas e no apenas como atividade corretiva de problemas observados. Para isto torna-se importante a adoo de um programa de manuteno peridica. Este exige toda uma metodologia de operao, controle e execuo. Esta metodologia somente vlida se os custos de implantao e operao forem compensados em termos de benefcio no desempenho do edifcio ou de seus componentes. Nota-se, portanto, a existncia de diferentes tipos de manuteno:: Manuteno Planejada Preventiva atividades realizadas durante a vida til da edificao, de maneira a antecipar-se ao surgimento de defeitos; Manuteno Planejada Corretiva atividades realizadas para recuperar o desempenho perdido; Manuteno No Planejada definida como o conjunto de atividades realizadas para recuperar o desempenho perdido devido por causas externas no previstas. Analisando a definio acima percebe que as atividades de manuteno podem ter duas principais origens: a durabilidade dos materiais e as patologias. Sendo que a durabilidade est associada a manuteno planejada preventiva, como discutido anteriormente. J a patologia est associada a manuteno planejada corretiva e no planejada, situao em que o edifcio ou seu componente apresenta um desempenho insatisfatrio. Nestes casos deve ocorrer uma interveno tcnica com a finalidade do edifcio ou componente voltar a apresentar um desempenho satisfatrio, prolongando sua vida til.

Figura 1.2: Perda do desempenho e manuteno

2. Propriedade e funes dos revestimentos


2.1 Funo dos revestimentos
Edifcio conjunto de elementos bsicos : estrutura, vedaes verticais e horizontais e sistemas prediais Cada um destes elementos tem uma funo especfica, contribuindo para o desempenho final do edifcio. Desta forma o revestimento de argamassa deve apresentar um conjunto de propriedades para que o comportamento das vedaes seja adequado. As propriedades mais importantes dos revestimentos so as exigncias de uso e a compatibilidade geomtrica e fsico-qumica entre o revestimento e a sua base e o acabamento final previsto. Dentre as exigncias de uso so destacadas aquelas relativas a segurana e a habitabilidade. A segurana deve ser entendida como garantia de estabilidade mecnica, resistncia ao fogo, proteo contra intruso humana ou animal e choque contra a fachada. Ainda,as exigncias, relativas a segurana, devem ser atendidas pela parede como um todo, ou seja, com ou sem contribuio do revestimento. Em relao a habitabilidade, o revestimento deve desempenhar sozinho ou associado ao seu suporte, uma ou mais das seguintes funes: estanqueidade, isolamento trmico, isolamento acstico, esttica. Cita-se tambm que as funes dos revestimentos externos de argamassas so de aumentar a durabilidade da base, reduzir a penetrao de chuva, recobrir uma superfcie irregular ou obter um efeito decorativo em particular. Os revestimentos argamassados empregados nos edifcios habitacionais devem atender as seguintes funes: Promover durabilidade de acordo com a vida til esperada para a edificao; Proteger os elementos de vedao dos edifcios da ao direta dos agentes agressivos; Auxiliar as paredes de vedao no isolamento trmico e acstico; Conferir estanqueidade gua e aos gases para as paredes de vedao; Permitir e facilitar a manuteno preventiva e corretiva sempre que necessrio de modo a preservar a esttica e a aparncia. Regularizar a superfcie para aplicao dos revestimentos finais. No funo do revestimento esconder imperfeies grosseiras da base (desaprumo, por exemplo) esconder na massa.

2.2 Reologia e principais propriedades dos revestimento de argamassa


Na definio de uma argamassa para revestimento deve ser considerada uma srie de propriedades associadas a estas caractersticas. Para efeito de conceituao so apresentadas adiante algumas destas propriedades mais importantes. Apesar de todo o avano no desenvolvimento de novos materiais e no estudo das argamassas, em determinadas avaliaes ainda notrio o carter emprico nas proposies de determinadas solues. Um exemplo claro a formulao de argamassas de revestimentos que atendam, ao mesmo tempo, a determinadas propriedades no

estado fresco (trabalhabilidade) e no estado endurecido (capacidade de absorver deformao, resistncia de aderncia, dentre outras) que, em dado momento, fundamentada em critrios qualitativos de carter emprico. No caso das propriedades no estado fresco a situao aparentemente mais complexa, fato que pode ser demonstrado pela carncia de estudos capazes de avaliar sistematicamente este tema. comum, inclusive no meio cientfico, a utilizao de procedimentos baseados na experincia de oficiais pedreiros envolvidos no processo de produo dos sistemas de revestimento. Atualmente, cada vez mais discutida no meio cientfico a necessidade de uma avaliao das propriedades das argamassas no estado fresco, que possibilite a real caracterizao do comportamento. Esta caracterizao deve, de certa forma, tambm envolver e relacionar os parmetros tradicionalmente conhecidos como, por exemplo: condies de trabalhabilidade, consistncia, plasticidade, dentre outros. Neste sentido, uma das possibilidades de novas discusses esta baseada na aplicao de conceitos pertencentes ao estudo do comportamento reolgico do material. A reologia definida como a cincia que estuda a deformao e escoamento da matria. Sua aplicao se justifica a partir do momento em que se pode classificar os materiais, analisar seus comportamentos frente a um campo de tenso, relacionar estes comportamentos com a estrutura de cada material, bem como prever o desempenho destes em outros estgios de tenso, deformao, tempo e temperatura (TANNER, 1998). Em adio importncia da reologia, cabe destacar que muitos ramos da indstria esto diante de problemas que podem ser resolvidos com base nestes conceitos. Neste universo, bastante comum o uso de projetos de sistemas para transporte ou para processar substncias que no se ajustam a nenhum dos tipos clssicos de comportamento dos materiais. Ainda sobre o estudo das argamassas no estado fresco, a possibilidade de aplicao da teoria reolgica abre inmeras opes de discusses diretamente aplicadas ao meio. A idia atualmente em pauta substituir termos com elevado grau de empirismo, que permitem apenas uma avaliao qualitativa (como trabalhabilidade, consistncia, bombeabilidade, projetabilidade) por parmetros que realmente caracterizem o material em situao de fluxo. 2.2.1 Capacidade de reteno de gua A reteno representa a capacidade da argamassa de reter a gua de amassamento contra a suco de uma base porosa e da evaporao. Uma reteno adequada contribui para o endurecimento adequado da argamassa, promovendo as reaes de hidratao do cimento e um conseqente ganho de resistncia mecnica e aderncia. Uma perda de gua acelerada diminui a resistncia, a capacidade de absorver deformaes, diminui a aderncia e por conseqncia a argamassa ter menor durabilidade e estanqueidade. O aumento da reteno de gua da argamassa pode ser conseguido de vrias maneiras. Uma delas aumentar o teor de materiais constituintes com elevada rea especfica. Em se tratando de aumentar a rea especfica dos materiais constituintes, apresenta-se como proposio mais usual a utilizao de saibro e cal na argamassa. Esses dois tipos de materiais possuem partculas muito finas, proporcionando uma elevada rea especfica, conseqentemente, a rea a ser molhada maior, aparecendo tenses superficiais que tendem a manter a gua adsorvida nas partculas.

A outra forma de incrementar a capacidade de reteno de gua da argamassa utilizar aditivos cujas caractersticas impedem a perda de gua, como o caso dos derivados da celulose (aditivos retentores de gua). 2.2.2 Trabalhabilidade Esta uma propriedade de avaliao qualitativa, pois depende do uso e do usurio. Uma argamassa trabalhvel quando: Deixa penetrar facilmente a colher de pedreiro, sem ser fluda Mantm-se coesa ao ser transportada, sem aderir a colher ao ser lanada Distribui-se facilmente pela superfcie No endurece rapidamente quando aplicada A melhoria da trabalhabilidade conseguida atravs de uma granulometria adequada, uso de cal e de aditivos incoporadores de ar. 2.2.3 Consistncia Propriedade reolgica que define como a argamassa resiste s deformaes impostas ainda no estado fresco. A consistncia est relacionada diretamente com a quantidade de gua, interferindo diretamente na trabalhabilidade. Esta quantidade de gua pode influenciar as caractersticas do revestimento final, alterando a resistncia de aderncia, permeabilidade gua e a capacidade de absorver deformaes. A presena de cal e de finos na argamassa tambm modifica a consistncia, alterando a trabalhabilidade. 2.2.4 Teor de ar incorporado O teor de ar incorporado equivale quantidade de ar existente em certo volume de argamassa. Pode ser aumentado atravs de aditivos incorporadores de ar, modificando outras propriedades como consistncia, plasticidade, trabalhabilidade e reteno. 2.2.5 Aderncia inicial A aderncia inicial depende tambm das outras propriedades do estado fresco das argamassas e tambm da base de aplicao. uma propriedade ligada a fenmeno mecnico da ancoragem da argamassa na base A porosidade, a rugosidade e as condies de limpeza da base influenciam diretamente a aderncia. Quando a base apresenta poucos poros capilares e muitos macroporos a aderncia pode ficar prejudicada. Assim, vlido dizer que nem sempre o chapisco garante uma aderncia adequada. Dependendo da plasticidade da argamassa, do mtodo de aplicao e do tipo de chapiscamento realizado pode-se ter resultados bastante variados. A argamassa deve ter boa trabalhabilidade e reteno de gua. Deve ser pressionada contra a base para aumento da extenso de aderncia.

Figura 1.3 Aderncia mecnica base

Figura 1.4 Aderncia prejudicada sem extenso de aderncia

2.2.6 Retrao na secagem Quando ocorre a sada da gua da argamassa esta diminui de volume. Ocorre, tambm, retrao no processo de hidratao e carbonatao dos aglomerantes. Quando acontecem com excessiva rapidez, estas variaes volumtricas quase sempre ocasionam fissuras. As fissuras prejudiciais so aquelas que permitem a percolao de gua pelo revestimento e podem provocar a perda de aderncia ou descolamento. As argamassas com teores de cimento elevados tendem a apresentar retrao mais elevada, requerendo maiores cuidados na execuo e controle rigoroso das condies de cura durante e aps a aplicao. Argamassas mais espessas esto mais sujeitas a retrao na secagem. O tempo de sarrafeamento e desempeno importante. Desempeno muito cedo (argamassa muito mida) causa fissuras e at descolamento da argamassa.

Figura 1.5 Retrao na secagem

2.2.7 Resistncia de aderncia A aderncia uma propriedade fundamental para o desempenho dos revestimentos argamassados. Da aderncia dependem a durabilidade e a capacidade do revestimento suportar as movimentaes internas e externas. Entretanto, esta propriedade no simples de ser obtida. A adoo de consumos de cimento elevada, por exemplo, pode levar obteno de argamassas com elevada retrao na secagem e baixa capacidade de absorver deformaes.

2.2.8 Resistncia compresso Os revestimentos argamassados devem suportar esforos atuantes sem apresentar danos ao longo do tempo. Interferem diretamente na resistncia compresso o consumo e a natureza dos aglomerantes e agregados e a tcnica de execuo empregada. 2.2.9 Permeabilidade gua A permeabilidade est relacionada passagem da gua pela camada de revestimento. Deve-se lembrar aqui que a argamassa um material poroso que permite a percolao de gua tanto no estado lquido como de vapor. Para percolar pela vedao a gua tem que atravessar barreiras que so constitudas pelo revestimento e pela base Entretanto, quando existem fissuras, o caminho de percolao permite acesso direto da gua base do revestimento, comprometendo a estanqueidade da vedao como um todo. A permeabilidade funo da natureza da base, da composio e dosagem da argamassa, da tcnica de execuo da espessura da camada de revestimento e do acabamento da superfcie, alm de fatores externos ao revestimento como presso do vento e pluviosidade. 2.2.10 Capacidade de absorver deformaes Sob tenso, o revestimento de argamassa deve absorver deformaes sem sofrer ruptura ou fissurao que prejudiquem seu desempenho, principalmente em relao a estanqueidade e aderncia.

Argamassas que apresentam consumo de cimento elevado, normalmente, no tem capacidade adequada de absoro de deformaes, sendo exceo as argamassas com teores elevados de polmeros. Estas argamassas podem apresentar capacidade de absoro de deformao adequada mesmo possuindo teores elevados de cimento. Os revestimentos de argamassa apenas so capazes de absorver deformao de pequena amplitude que ocorrem em funo das variaes de umidade e temperatura, no sendo, portanto, capazes de absorver as movimentaes das estruturas de concreto e das alvenarias que tem amplitude elevada. A execuo do revestimento tambm pode interferir na capacidade de absorver deformaes. Quando aplicado em espessuras adequadas e tendo o tempo de desempenamento respeitado, menores so as possibilidades de falhas devido microfissurao da argamassa. A adoo de juntas de controle distribuda no revestimento contribui diretamente para melhorar a capacidade de absorver deformaes do revestimento. Estas juntas podem ser usadas para permitir panos com dimenses menores, reduzindo os efeitos de movimentao de grandes painis. 2.2.11 Durabilidade A fissurao do revestimento, a espessura excessiva, a cultura e proliferao de microorganismos e a qualidade das argamassas so os fatores que mais interferem na durabilidade dos revestimentos. A durabilidade tambm depende das condies de exposio definidas principalmente pela localizao, clima, topografia e vizinhana. Caractersticas de projeto definindo orientao das fachadas, presena de aberturas e detalhes construtivos como pingadeiras e peitoris tambm interferem.

2.3 Uso de aditivos incorporadores de ar

Os aditivos incorporadores de ar so materiais orgnicos, usualmente apresentados na forma de soluo ou em p, que quando adicionados ao concreto, s argamassas ou s pastas de cimento, produzem uma quantidade controlada de bolhas microscpicas de ar, uniformemente dispersas. O aditivo incorporador de ar adicionado as argamassas com o intuito de melhorar a trabalhabilidade, principalmente em argamassas isentas de cal (cimento e areia). O ar intencionalmente incorporado s argamassas altera a suspenso cimentcia no estado fresco e posteriormente no endurecido. Pode se enumerar algumas propriedades que so alteradas beneficamente pela incorporao de ar nas argamassas, a saber: Mdulo de deformao - normalmente reduzido, o que aumenta a capacidade de deformao do sistema de revestimento; Retrao normalmente reduzida; Exsudao diminuda; Massa especfica reduzida. A mudana provocada pelos aditivos incorporadores de ar nas argamassas de revestimento pode ser observada na Foto 1.8, onde se tem uma argamassa com 20% de cimento e uma argamassa com o mesmo proporcionamento, apenas com o acrscimo de 0,05% de um aditivo incorporador de ar, em relao massa de cimento. Nota-se que os aditivos causam uma grande alterao na trabalhabilidade das argamassas, j que a mesma passa de um aspecto seco e spero, para um aspecto plstico, devido incorporao de ar. essa capacidade dos aditivos alterarem positivamente a trabalhabilidade das argamassas, que permite a confeco de argamassas sem cal, apenas com o aditivo incorporador de ar como agente plastificante.

O rendimento das argamassas com aditivos incorporadores de ar aumentado, devido diminuio da massa especfica, pela presena de microbolhas de ar no interior da mistura. Com essa diminuio, se consegue um maior volume de argamassa, para uma mesma quantidade de material anidro, ao se comparar com uma argamassa sem aditivos. A presena do ar incorporado permite uma certa diminuio na quantidade de finos do agregado, sem alterar a tendncia de segregao e exsudao da argamassa. Este fato implica a colocao de menos gua na mistura, para uma mesma condio de aplicao. A presena do ar incorporado nas argamassas, no estado fresco, provoca um ganho de consistncia e plasticidade, efeito contrrio ao provocado no concreto, que ganha fluidez, diminuindo desta forma a consistncia. Para as argamassas, este ganho de consistncia e plasticidade se deve ao efeito ponte existente entre as bolhas de ar e as partculas de cimento e, provavelmente, da areia. J para o concreto, este efeito ponte quase nulo pela presena do agregado grado, que rompe as pontes existentes. A aplicao da argamassa facilitada com a utilizao dos aditivos incorporadores de ar. Isto se explica pelo fato do tensoativo diminuir a tenso superficial, provocando uma maior facilidade da argamassa molhar o substrato, aumentando a regio de contato entre ambos. Apesar do tipo de aditivo influenciar na reduo da resistncia de aderncia a trao, sem dvida, o aumento do teor de ar, para qualquer aditivo, acima de um certo valor, reduz a aderncia das argamassas. A possvel reduo na resistncia de aderncia encontrada em argamassas com ar incorporado atribuda diminuio da superfcie de contato entre a argamassa e o substrato, e pela reduo de propriedades mecnicas devido ao incremento da porosidade na argamassa, aps a incorporao de uma certa quantidade de ar.

2.4 Adio de gua em argamassas

A complementao de gua na argamassa de revestimento, feita pelos pedreiros aps a mistura e antes da aplicao, uma prtica bastante comum nas obras. Este fato acontece pelo simples motivo deste acrscimo tornar a argamassa mais fluida, deixando-a mais trabalhvel, facilitando o seu lanamento e aperto. Entretanto, este acrscimo pode reduzir as resistncias mecnicas do revestimento e contribuir para a ocorrncia de fissurao devido retrao, por exemplo.

O acrscimo de gua realizado pelo oficial-pedreiro ocorre, freqentemente, quando se observa alguma das trs situaes abaixo: Devido a produo de grandes volumes de argamassa, este material pode ficar esperando a sua vez de ser aplicado por perodos de tempo superiores a 2 horas. Caso isto acontea, parte da gua de amassamento pode ser perdida por evaporao para a atmosfera, bem como para as reaes de hidratao do cimento, o que tornar a argamassa menos trabalhvel. Desta forma, para que o oficial-pedreiro possa aplicar a argamassa, necessrio o acrscimo de gua. Uma outra situao onde se observa a complementao de gua na argamassa ocorre quando, se quer utilizar sobras do sarrafeamento da argamassa para se executar um outro pano de revestimento. Como esta argamassa j puxou, tendo em vista que ela foi uma sobra do corte, o seu aspecto de uma argamassa seca com falta de gua, apresentando uma trabalhabilidade inadequada para o lanamento e aperto. Por este motivo, se introduz uma grande quantidade de gua nessa sobra de argamassa, para que a mesma volte a se mostrar trabalhvel. Esse excesso de gua pode gerar uma sria reduo na resistncia mecnica dos revestimentos e provocar uma intensa fissurao. Ademais, o cimento desta argamassa que sobra aps o sarrafeamento pode j ter entrado em pega, o que vai reduzir o seu poder aglomerante, mesmo com a colocao de mais gua e uma nova mistura. A dosagem das argamassas deve ser realizada de uma forma que o oficial-pedreiro fique satisfeito com a plasticidade da mesma, ou seja, a argamassa deve estar pronta para o uso, na trabalhabilidade adequada. Caso isto no ocorra, o oficial-pedreiro ir adicionar mais gua na mistura antes da sua aplicao, buscando a trabalhabilidade ideal. Nesta situao, este acrscimo de gua chamado de ajuste de gua, j que, geralmente, a quantidade de gua adicionada muito pequena em relao s situaes anteriormente expostas. De uma forma geral, incorrees na granulometria, na dosagem ou nos materiais, que induzem a colocao de mais gua, na tentativa de ajustar a trabalhabilidade da argamassa a condies mnimas de aplicabilidade. Pelo exposto anteriormente, observa-se que alguns cuidados devem ser tomados com o intuito de evitar problemas nos revestimentos; entre estes se destacam: Produzir uma quantidade de argamassa adequada para a frente de trabalho disponvel, buscando evitar que argamassas fiquem esperando por um longo perodo de tempo, para serem aplicadas. Deve-se aplicar uma camada de argamassa racionalizada durante a produo do revestimento, que resulte em pouca sobra de argamassa aps o sarrafeamento. A discusso sobre o emprego das sobras particular a dinmica de cada obra e aos materiais utilizados (aglomerantes, argamassa industrializada). O emprego adequado deste material (sobras) deve ser discutido com especialistas em argamassas.

2.5 Argamassas sobre diferentes materiais contguos

Uma das regies revestidas com argamassa mais susceptvel a ocorrncia de fissurao aquela localizada na interface estrutura de concreto/alvenaria. Um dos motivos principais para a ocorrncia dessa fissurao a movimentao diferencial dos dois materiais, quando sujeitos a variaes higrotrmicas e a sobrecargas. Alm da movimentao diferencial, pode-se ter fissurao nesta regio devido a desuniformidade

da absoro de gua entre a alvenaria e a estrutura de concreto. Isto acontece porque o concreto menos absorvente que a alvenaria, fazendo com que a argamassa aplicada sobre ele demore mais tempo para ficar adequada para o sarrafeamento, do que a aplicada sobre a alvenaria. Assim sendo, em um mesmo pano de argamassa, tm-se regies que j estaro aptas a receber os servios de sarrafeamento e desempeno (argamassa aplicada sobre a alvenaria), como tambm, regies onde a argamassa ainda no estar apta (argamassa aplicada sobre a estrutura de concreto) para a execuo desses servios. Nesta situao, se o sarrafeamento for realizado quando a argamassa aplicada sobre a alvenaria j estiver adequada, pode-se ter fissurao na argamassa aplicada sobre a estrutura de concreto, que ainda no estar rgida o suficiente, para resistir aos esforos gerados pelo sarrafeamento e desempeno. J, se o sarrafeamento for executado apenas quando a argamassa aplicada sobre a estrutura de concreto estiver adequada, ter-se-o dificuldades para cortar a argamassa aplicada sobre a alvenaria, que j estar bastante rgida. Pelos motivos apresentados, que se verifica a necessidade de realizar a uniformizao da absoro da interface estrutura de concreto/alvenaria, a fim de se evitar diferentes tempos de sarrafeamento para a argamassa. Essa uniformizao realizada, aplicando-se um chapisco fechado sobre a estrutura e a alvenaria. A estrutura deve ser completamente chapiscada, enquanto que na alvenaria deve-se ter pelo menos uma faixa de 1 metro com chapisco, paralela a estrutura de concreto. Outra situao onde a realizao do sarrafeamento e/ou desempeno no momento incorreto provoca fissurao nos revestimentos, ocorre nas argamassas aplicadas pouco tempo antes da hora do almoo e do fim do expediente de trabalho. Como a operao de corte realizada, quando a argamassa ainda no puxou, no estando com uma rigidez adequada, ocorre a fissurao. Esta precipitao dos pedreiros se verifica pela pressa de os mesmos terminarem o servio para irem almoar ou encerar o expediente.

2.6 - A importncia do aperto da argamassa

A resistncia de aderncia trao de um revestimento, geralmente, majorada quando se tem um aumento do contato entre a argamassa aplicada e o substrato. Alguns dos fatores que interferem nessa extenso de aderncia so a textura do substrato, a trabalhabilidade da argamassa, a energia de aplicao e a operao de aperto. A plasticidade da argamassa, aliada energia de seu lanamento, so fundamentais para que ela possa penetrar pelas reentrncias e salincias do substrato, aumentado o contato entre esses dois materiais, o que ir colaborar para a extenso da aderncia. Porm, mesmo que a trabalhabilidade da argamassa e a energia utilizada no seu lanamento no sejam adequadas, a extenso de aderncia poder ser majorada com a realizao do aperto da argamassa aps a sua aplicao. Assim, ocorrer uma elevao da resistncia de aderncia trao do revestimento, em mdia. Uma prtica bastante verificada nas obras, que deve ser evitada, a falta do aperto nas argamassas utilizadas nas cheias, quando se tem mais de uma camada de argamassa. A justificativa para a no realizao deste procedimento se observa no fato de os oficiais pedreiros acharem que, se a argamassa de cheia for apertada, ela vai ficar pouco rugosa na sua superfcie, o que dificultar a aderncia da segunda camada de argamassa aplicada sobre a mesma. Outra justificativa dada pelos oficiais-pedreiros que, pelo fato

de no ser realizado o sarrafeamento e/ou desempeno na argamassa de cheia, ela no precisa ser apertada. A falta deste aperto na cheia contribui para que nestas regies sejam verificados baixos valores de resistncia de aderncia trao. evidente que este baixo valor de aderncia no se deve apenas falta do aperto, j que freqente se utilizar para a execuo das cheias, a argamassa que sobrou aps o sarrafeamento (corte). Nessa argamassa, provavelmente ser acrescentada gua e, possivelmente, o cimento j ter entrado em pega, gerando conseqncias negativas nas resistncias mecnicas.

3 Patologia dos revestimentos de argamassa

Os problemas patolgicos so manifestados nas edificaes devidos a uma srie de razes. Isto no de se estranhar, pois diversos materiais, diferentes tcnicas de execuo e condies ambientais adversas esto sempre concorrendo para a realizao dos empreendimentos. Considerando-se todas as etapas do processo de produo de edifcios, pode-se dizer que a maior parte dos problemas patolgicos que ocorrem ao longo de sua vida til, tem origem principal nas fases de elaborao do projeto e de execuo dos servios propriamente ditos. Os problemas originados em revestimentos na fase de projeto ocorrem, de modo geral, por dois motivos: a) ou pela inexistncia de um projeto especfico em que sejam definidas as caractersticas do revestimento como um todo, ou seja, da camada de regularizao, de fixao e de acabamento b) ou ainda por erros de concepo durante a elaborao do projeto, pois quando este existe, est limitado aos efeitos arquitetnicos, em que muitas vezes suas diretrizes so dadas independentemente das condies reais de exposio e dos requisitos bsicos sua construo. A no elaborao de um projeto ou mesmo os erros decorrentes de sua concepo so fatos gerados, entre outros motivos, pela ausncia de conhecimento tecnolgico acerca do assunto; falta de orientao especfica para elaborao de projeto e falta de informaes acerca do comportamento de obras j construdas. Esses entraves, porm, devem ser vencidos buscando-se o domnio tecnolgico desta rea, a fim de que os problemas no sejam preconcebidos na fase de projeto. No que se refere fase de execuo dos servios de revestimento imprescindvel que os tcnicos envolvidos com a produo dos mesmos tenham o domnio das corretas tcnicas, necessitando conhecerem ainda as possveis patologias originadas por problemas decorrentes desta fase. Embora se reconhea a dificuldade em se dominar a tecnologia de projeto e de execuo dos revestimentos, principalmente em funo da falta de disponibilidade de profissionais com formao adequada para enfrentar tal situao, extremamente necessrio que se busque adotar uma metodologia de desenvolvimento do projeto que contemple todos os detalhes executivos. Por serem inmeros os problemas patolgicos passveis de ocorrerem nos revestimentos verticais de argamassa e cermicos, convm adotar uma classificao, para facilitar o estudo dos mesmos.

Uma das formas de realizar a classificao de acordo com suas origens: a) aderncia insuficiente; b) inadequada capacidade de acomodao plstica (quando endurecida); c) deficiente resistncia mecnica. Uma outra forma classifica as patologias de revestimentos de argamassa de acordo com suas formas de manifestao, que nos parece mais adequada: a) perda de aderncia ou desagregao; b) trincas, fissuras, gretamentos; c) manchas; bolor eflorescncias fantasmas ou espectros de juntas d) outras, as quais pela sua incidncia esparsa, no sero abordadas nesta disciplina

3.1 Perda de aderncia ou desagregao

A perda de aderncia pode ser entendida como um processo em que ocorrem falhas ou ruptura na interface das camadas que constituem o revestimento ou na interface com a base ou substrato, devido s tenses surgidas ultrapassarem a capacidade de aderncia das ligaes. Estes descolamentos podem apresentar extenso varivel, sendo que a perda de aderncia pode ocorrer de diversas maneiras: por empolamento; em placas; com pulverulncia; pontuais (vesculas). descolamentos por empolamento o fenmeno ocorre devido s expanses na argamassa em funo da hidratao posterior de xidos; descolamento em placas ocorre quando h deficincia de aderncia entre camadas do revestimento ou das mesmas com a base ou at por espessura excessiva do revestimento. descolamento por pulverulncia observam-se desagregao e conseqente esfarelamento da argamassa ao ser pressionada pelas mos e a pelcula de tinta destaca-se juntamente com a argamassa que se desagrega com facilidade. pontuais neste caso o descolamento ocorre de forma pontuais, no se extendendo por toda a extenso do revestimento. Entre outros problemas que se desenvolvem na base ao longo do tempo e que tambm podem afetar o revestimento, temos a corroso da armadura de concreto, a fissurao e expanso do concreto, o acmulo do produto de corroso na interface que podem provocar o descolamento do revestimento.

3.2 Trincas, gretamentos e fissuras

Popularmente chama-se de trinca a fissura com abertura maior. Tem-se que as causas provveis de fissuras e trincas em revestimentos so: a) recalque (acomodao do solo, da fundao ou do aterro); b) retrao (fissurao da argamassa de revestimento ou de piso cimentado);

c) movimentao (da estrutura de concreto, do madeiramento do telhado ou da laje mista); d) amarrao (falta de amarrao nos cantos de paredes ou no encontro da laje com as paredes); e) diversos (concentrao de esforas, impacto de portas, etc.). A incidncia de fissuras em revestimentos sem que haja movimentao e ou fissurao do substrato ocorre devido a fatores relativos execuo do revestimento argamassado, solicitaes higrotrmicas e tambm por retrao hidrulica da argamassa. Observa-se, ento, que vrios fatores intrnsecos argamassa podem ser responsveis pela fissurao do revestimento, dentre os quais citam-se: consumo de cimento, teor de finos e quantidade de gua da amassamento. No caso de argamassa composta por alto teor de finos, h um maior consumo de gua de amassamento, o que ocasiona maior retrao por secagem e, se o revestimento no for executado corretamente, podem aparecer fissuras na forma de mapas por todo o revestimento. Outro fator que influencia no surgimento de fissuras a umidade relativa do ar. Em regies onde a umidade relativa do ar baixa, a temperatura alta e h a presena de ventos, deve-se dar preferncia utilizao de primer apropriado, aplicado base, do que realizar molhagem abundantemente. As fissuras por retrao hidrulica, de modo geral, no so visveis, a no ser que sejam molhadas e que a gua, penetrando por capilaridade, assinale sua trajetria. No caso de umedecimentos sucessivos, pode-se gerar mudanas na tonalidade, permitindo a visualizao das fissuras, inclusive com o paramento seco. Tal fenmeno ocorre porque a gua contendo cal livre sai pelas microfissuras, Alm disso, esse autor aponta, ainda, algumas outras causas que podem ser responsveis pelas fissuras nos revestimentos de argamassas, destacando entre elas: consumo elevado de cimento; teor de finos elevado; consumo elevado de gua de amassamento; nmero e espessura das camadas; argamassa com baixa reteno de gua; cura deficiente.

3.3.1 Bolor O termo bolor ou mofo entendido como a colonizao por diversas populaes de fungos filamentosos sobre vrios tipos de substrato, citando-se inclusive as argamassas inorgnicas. O desenvolvimento de fungos em revestimentos internos ou de fachadas causa alterao esttica de tetos e paredes, formando manchas escuras indesejveis em tonalidades preta, marrom e verde, ou ocasionalmente, manchas claras esbranquiadas ou amareladas.

3.3 Manchas

Se uma parede que apresenta bolhas na pintura ou manchas de bolor for interna, o primeiro passo detectar de onde vem a infiltrao. O passo seguinte verificar se o reboco est firme, se soltar ou esfarelar. Estando nessas condies, ele ter de ser removido completamente, at chegar na alvenaria. A parede receber ento a aplicao do revestimento em seguida um adesivo de alto desempenho, e finalmente o reboco contendo na argamassa o impermeabilizante. Alm da questo esttica, destaca-se ainda a ocorrncia de problemas respiratrios nos moradores de residncias com bolor deve ser considerada, sendo assim, assunto de grande importncia no que se refere qualidade dos ambientes internos. O lugar da casa em que costumam aparecer o banheiro, j que a umidade, produzida pelo vapor do chuveiro, ideal para sua proliferao. Os casos que abrangem fungos, o bolor e as algas so problemas que depois que se instalaram, dificilmente vo embora. Alguns fatores causadores de umidade, que favorecem o acmulo de bolor na superfcie dos revestimentos so: a umidade de condensao; a ventilao insuficiente num ambiente e a permeabilidade da alvenaria umidade exterior. H ainda algumas causas extrnsecas ao material, que podem aumentar o teor de gua disponvel para o crescimento dos fungos, conforme as condies do substrato: a) umidade ascendente por capilaridade; b) umidade de infiltrao por fachada ou telhado; c) umidade acidental (vazamento de guas potveis e servidas); d) umidade relativa do ar em torno de 80%, ou superior a esse valor; e) umidade de condensao de vapores em ambientes fechados. 3.3.2 Eflorescncias Nas edificaes, o termo eflorescncia significa a formao de depsito salino na superfcie de alvenarias, como resultado da exposio intempries. Quimicamente, a eflorescncia composta principalmente por sais de metais-alcalinos e alcalinos-terrosos, que podem ser solveis ou parcialmente solveis em gua. Os principais sais presentes no materialso os de clcio, de sdio, de potssio, de magndio e de ferro. Para ocorrer a eflorescncia, determinante haver a presena e a ao dissolvente da gua. O fenmeno ocorre porque a argamassa apresenta vazios e canais em seu interior, devidos, principalmente, presena da gua destinada a promover a trabalhabilidade desejada ao material e necessria s reaes de hidratao do cimento. Em funo desses vazios no interior da argamassa, pode ocorrer o fluxo da gua por capilaridade ou por presso, podendo introduzir substncias agressivas, presentes no substrato, na rede capilar ou dissolver e transportar sais solveis presentes no material. O fluxo descrito est intimamente relacionado s propriedades absoro e capilaridade das argamassas. A eflorescncia causada por trs fatores: o teor de sais solveis presentes nos materiais ou componentes; a presena de gua e a presso hidrosttica para propiciar a migrao da soluo para a superfcie. Todas essas trs condies devem existir e, se uma delas for eliminada, no haver a ocorrncia de eflorescncia.

H ainda alguns fatores que favorecem o fenmeno: porosidade das argamassas e bases, aumento do tempo de contato e a quantidade de soluo que aflora. As eflorescncias podem alterar a aparncia da superfcie sobre a qual se depositam, e em determinados casos seus sais constituintes podem ser agressivos, causando desagregao profunda, como no caso de compostos expansivos. Distingue-se trs tipos de eflorescncia: de Tipo I, II e III. Tipo I o mais comum e caracteriza-se por um depsito de sal branco, pulverulento, muito solvel em gua. Pode ocorrer em superfcies de alvenaria aparente, revestimentos de argamassa, juntas de assentamentos, regies prximas a esquadrias mal vedadas, ladrilhos cermicos, juntas de ladrilhos cermicos e azulejos. Esse tipo de patologia somente modifica o aspecto esttico, no sendo prejudicial ao substrato. Tipo II caracteriza-se pela apario de um depsito de cor branca com aspecto de escorrimento, muito aderente e pouco solvel em gua. Esse depsito, quando em contato com o cido clordrico, apresenta efervescncia. Esses sais formam-se em regies prximas a elementos de concreto ou sobre sua superfcie e, s vezes, sobre superfcies de alvenaria. Tipo III manifesta-se como um depsito de sal branco entre juntas de alvenaria aparente, que se apresentam fissuradas devido expanso decorrente da hidratao do sulfato de clcio existente no tijolo ou da reao tijolo-cimento. Na eflorescncia denominada de Tipo I, os sais (freqentemente de sulfatos de sdio e potssio) podem ser provenientes de tijolos, de cimentos, da reao qumica entre os compostos do tijolo com o cimento, da gua utilizada no amassamento, dos agregados, e de substncias contidas em solos adensados ou contaminados por produtos qumicos e da poluio atmosfrica. Na eflorescncia do Tipo II, o sal formado basicamente o carbonato de clcio, formado com a reao da cal livre, que pode ser liberada na hidratao do cimento, com a gua proveniente da chuva ou de infiltrao. A cal dissolve-se e deposita-se na superfcie. Na evaporao da gua, esta cal se transforma em carbonato de clcio, reagindo com o anidrido carbnico do ar. Nas eflorescncias do Tipo I, recomenda-se, para alvenaria externa de um edifcio recm-terminado, deixar que desaparea por si mesmo, pois as reaes ainda no terminaram, alm do que, como os sais so solveis em gua, a eflorescncia desaparece aps um perodo prolongado, pela ao da chuva. Pode-se tambm eliminar mais rapidamente tal patologia removendo os sais depositados na superfcie com escova de ao, seguida de lavagem com gua abundante. A eflorescncia do Tipo II, alm de apresentar um efeito esttico negativo, difcil de ser eliminada. Recomenda-se que, em casos de depsito abundante, o problema pode ser solucionado removendo os sais com escovao mecnica. Em seguida, realiza-se uma lavagem com soluo de cido muritico, devendo-se saturar anteriormente a parede, para preencher os vazios existentes com gua e evitar a impregnao do cido atravs dos poros. Porm, h casos em que a eliminao dos sais muito difcil e a aplicao freqente de soluo cida pode comprometer a durabilidade do componente. Alm das recomendaes acima, destaca-se alguns cuidados a serem tomados para evitar a ocorrncia de eflorescncia, destacados a seguir:

no utilizar materiais com elevado teor de sais solveis. A presena de sais pode ser detectada atravs de ensaios realizados em laboratrio; no utilizar componentes cermicos com elevado teor de sulfatos; em caso de alvenaria aparente, a reduo da absoro da gua da chuva pode ser obtida utilizando-se pintura impermevel, resistente exposio em soluo salina; proteger da chuva a alvenaria recm terminada; reduzir ao mximo a penetrao de gua na alvenaria; reduzir a lixiviao da cal atravs da utilizao de cimento que libere menor teor de cal na sua hidratao, como o caso do cimento pozolnico ou de alto forno. Ainda que apesar da eflorescncia, de uma maneira geral, constituir-se num fenmeno onde os danos so apenas estticos, ela o efeito de um problema mais grave e freqente da edificaes, que a umidade.
Manifestaes Aspectos Observados Causas Provveis atuando com ou sem simultaneidade Umidade constante Manchas de umidade Eflorescncia P branco acumulado sobre a superfcie Sais solveis presentes no componente da alvenaria Sais solveis presentes na gua de amassamento ou umidade infiltrada Cal no carbonatada Reparos Eliminao da infiltrao de umidade. Secagem do revestimento. Escovamento da superfcie. Reparo do revestimento quando pulverizado. Eliminao da infiltrao da umidade. Lavagem com soluo de hipoclorito. Reparo do revestimento quando pulverizado.

Manchas esverdeadas ou escuras Bolor Revestimento em desagregao Empolamento da pintura, apresentando- se as partes internas das empolas na cor: -branca -preta Vesculas -vermelho acastanhada Bolhas contendo umidade no interior

Umidade constante rea no exposta ao sol

-Hidratao retardada de xido de clcio da cal -Presena de pirita ou de matria orgnica na areia -Presena de concrees ferruginosas na areia Aplicao prematura de tinta impermevel. Infiltrao de umidade

Renovao da camada de reboco.

Eliminao da infiltrao da umidade. Renovao da pintura.

Descolamento com empolamento

A superfcie do reboco descola do emboo formando bolhas, cujos dimetros aumentam progressivamente O reboco apresenta som cavo sob percusso.

Hidratao retardada do xido de magnsio da cal

Renovao da camada de reboco.

Manifestaes

Aspectos Observados A placa apresenta-se endurecida, quebrando com dificuldade Sob percusso o revestimento apresenta som cavo

Causas Provveis atuando com ou sem simultaneidade A superfcie de contato com a camada inferior apresenta placas frequentes de mica. Argamassa muito rica. Argamassa aplicada em camada muito espessa.

Reparos

Renovao do revestimento.

Descolamento A placa apresenta-se endurecida, mas quebradia desagregando-se com facilidade Renovao do revestimento: -Apicoamento da base; -eliminao da base hidrfuga; Ausncia da camada de chapisco -aplicao de chapisco ou outro artifcio para melhoria de aderncia.

em placas

A superfcie da base muito lisa. A superfcie est impregnada com substncia hidrfuga.

Sob percusso o revestimento apresenta som cavo

Manifestaes

Aspectos Observados A pelcula de tinta descola arrastando o reboco que se desagrega com facilidade.

Causas Provveis atuando com ou sem simultaneidade Excesso de finos no agregado. Trao pobre. Trao rico em cal.

Reparos

Descolamento com pulverulncia Fissuras Horizontais O reboco apresenta som cavo sob percusso.

Renovao da camada de reboco.

Ausncia de carbonatao de cal. O reboco foi aplicado em camada muito espessa.

Apresenta-se ao longo de toda a parede. Descolamento do revestimento em placas, com som cavo sob percusso.

Expanso da argamassa de assentamento por hidratao retardada do xido de magnsio da cal.

Renovao do revestimento aps hidratao completa da cal da argamassa de assentamento.

Expanso da argamassa de assentamento por reao cimento-sulfatos, ou devida presena de argilo-minerais expansivos no agregado. Fissuras Mapeadas As fissuras tm forma variada distribuem-se por e toda a superfcie. Retrao da argamassa de base.

A soluo a adotar funo da intensidade da reao expansiva. Renovao do revestimento. Renovao da pintura.

Referncias

1 . ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 7211. Agregado para Concreto. Rio de Janeiro, 1983 2 . _____ NBR 5738. Procedimento para moldagem e cura de corpos... Rio de Janeiro, 2003

3 . _____ NBR 5739. Concreto Ensaio de compresso de corpos ... Rio de Janeiro, 1994 4 . _____ NBR 12655. Concreto Preparo, Controle e Recebimento. Rio de Janeiro, 2006 5 . _____ NBR NM 33. Concreto Amostragem de concreto fresco ... Rio de Janeiro, 1998 BAUER, L.A.F.. Materiais de Construo. 2 vol. Rio de Janeiro, Livro Tcnico e Cientfico; 1994. DURANTE, R. Aglomerantes. Notas de aula . ST304 Materiais de Construo 1. Limeira: 2001. _____. Agregados. Notas de aula . ST304 Materiais de Construo 1. Limeira: 2001. _____. Concreto Qualidade, Classificao e Propriedades. Notas de aula . ST420 Materiais de Construo 2. Limeira: 2001. FIGUEIREDO, A. e outros. Materiais de Construo Civil II . PCC 2340. Notas de aulas. So Paulo: 1999. HELENE, P.; TERZIAN, P. Manual de dosagem e controle do concreto. So Paulo: PINI, 1993. JACOSKI, C.A. Concreto e Argamassas. Srie Didticos. Chapec: Argos, 2001, 71 p. LIMA, M.G. Materiais de Construo Civil 2 . EDI-32 Notas de aula. So Paulo: 2000.

METHA, P. K.; MONTEIRO, P.J.M. Concreto, estrutura, propriedades e materiais. . So Paulo: PINI, 1994. MONTEIRO, E.B. Materiais de Construo Civil 1 . Notas de aula. ??: 2004. NEVILLE, A.M. Propriedades do concreto. Traduo Salvador Giamusso. So Paulo: PINI, 1997 PETRUCCI, E.G.R. Concreto de cimento Portland. Porto Alegre: Globo, 1998, 13 . ed. PILZ, S.E. Produo de concreto: Verificao da variabilidade da resistncia compresso do concreto .... Dissertao. Mestrado Profissionalizante UFGRS. Porto Alegre: 2005. SILVA, E.F. Materiais de Construo Civil 1 . Notas de aula. Braslia: 2006.
a

Alm de diversos outros materiais de diversas Universidade e faculdades, que pela grande quantidade e variedade no foi possvel aqui enumerar.

S-ar putea să vă placă și