Sunteți pe pagina 1din 5

Msicas herticas: muita distoro e pouca inspirao

Ao longo desta dcada que est por acabar, em questo de meses, surgiram e desapareceram muitas msicas no meio evanglico. Eram canes sem solidez, que por serem apenas de sucesso ficariam defasadas com o tempo.

Isso porque a maioria delas no tinha uma base bblica sustentvel para mant-las no auge. Hoje, boa parte do que se ouve est impregnado de equvocos, desde as licenas poticas mal utilizadas at as heresias mais inaceitveis.

Para exemplificar um pouco do se que canta e do que se ouve no meio gospel, eis algumas dessas canes que precisam ser revistas ou at esquecidas. .

... s Deus de perto, e no de longe, nunca mudaste, tu s fiel..." (Ministrio Apascentar)

O compositor no cr na onipresena de Deus? A Bblia diz: Sou eu apenas Deus de perto, diz o Senhor, e no tambm de longe? (Jr 23.23). Se a inteno foi dizer que Deus fica sempre perto dos seus, a composio foi bastante infeliz. Deus Deus, seja longe ou perto. . . "Recebi um novo corao do Pai... somos corpo, e assim bem ajustados, totalmente ligados, unidos, vivendo em amor... uma famlia sem qualquer falsidade, vivendo a verdade, expressando a graa do Senhor"

Ser que d para cantar isso de conscincia limpa? Somos, de fato, uma famlia, sem falsidade? Com as dissenses, com as disputas por poder, com a falta e o esfriamento do amor, com a discriminao social na membresia, com a ostentao do ter em detrimento da realidade do ser, podemos cantar essa msica tranquilamente? . Deus no rejeita orao, orao alimento... (Cassiane)

H dois equvocos bastante conhecidos, com base na anlise segundo as Escrituras. Uma que Palavra que o alimento, de fato (apesar da vital importncia da orao). O outro problema dizer que Deus no rejeita orao. Deus rejeita orao, sim. Ou ser que Ele atende a todos os pedidos que Lhe fazem?

No brilho das pedras afogueadas Noivo, vem, vem contemplar minha dana Quero danar a dana da noiva (A dana da noiva Ouvir e Crer)

No h nenhum nexo na letra dessa msica. No h base bblica alguma para denomin-la crist. At mesmo no tocante s pedras afogueadas, s h uma meno na Bblia sobre isso (Ez 28.14,16), que quando se refere descrio de Lcifer quando ele ainda estava no cu.

Alm de a msica ser extremamente superficial, no h caracterizao de louvor em nenhum trecho da letra. . Pisar na Cabea do Diabo

um dos refres preferidos dos vidos pelo triunfalismo. No meio gospel, est cheio de bandas e cantores que teimam em entoar pisam na cabea do diabo, pisa na cabea da serpente. Mas Romanos 16.20 deixa bem claro que essa incumbncia pertence exclusivamente a Jesus, e no aos crentes.

Estes, alis, devem se lembrar que Miguel, o arcanjo, no usou pronunciar juzo de maldio contra ele *Satans+; mas disse: O Senhor te repreenda (Jd 9).

Mas, enquanto isso, os crentes do retet seguem pisando (ou dizendo que pisam) na cabea do diabo e da serpente... . "A fila bem menor de madrugada, irmo, a fila bem menor. Muita gente est dormindo, pouco crente est orando com sua face no p". Ccero Nogueira.

outro exemplo de desprezo onipresena divina! A pergunta que se faz : Deus est sobrecarregado durante o dia e tem uma agenda mais flexvel noite? Ento, nesse caso, devemos orar de madrugada porque a fila pra receber a resposta pequena?

A resposta pode vir, de forma pretensa: Mas Deus ama os que O buscam de madrugada.... Mas isso no pretexto para segregar os demais e achar que o Senhor beneficia apenas os madrugadores.

"Porque TUDO o que h dentro de mim necessita ser mudado, Senhor".

Tudo mesmo? Inclusive a graa de Deus, a companhia de Cristo, a presena do Esprito Santo, os bons pensamentos, o fruto do Esprito, a vontade de Deus...? Isso necessita ser mudado, Senhor?

. Eu farei o que for preciso para Te ver Pois no posso deixar que sigas sem me perceber" (Olha pra mim Toque no Altar)

J destacamos dois desprezos onipresena de Deus nos trechos supracitados. Neste exemplo, no se faz caso da oniscincia divina. Ser que Deus est cego e no conhece os nossos passos? Necessitamos diz-Lo que Ele no nos percebe?

Isso vai de encontro s palavras de Davi: Para onde me irei do teu esprito, ou para onde fugirei da tua face? (Sl 139.7)

Relampeia, Jesus, relampeia Relampeia e faz clarear Olha o anjo do relmpago que esta neste lugar Subindo o monte o fogo em voc

Voc pediu hoje vai receber Olha o anjo ai do teu lado que te visita cheio de poder Manda fogo l do alto (Relampeia Djair Silvrio)

Essa prola lembra bem outra prola histria, Labassurionderr, no seguinte aspecto: Jesus o Senhor ou o anjo? Que transformao abrupta essa?

E mais: Anjo do relmpago? De onde se tira tanta criatividade para tamanha ignorncia?

Minha motivao saber Que nada me faltar Pois, eu sei que o meu Deus Em tudo me suprir (Meu melhor Toque no Altar)

Esto vendo o resultado do triunfalismo barato e fofo? A motivao depende do suprimento. Se algo faltar, a motivao vai embora. No importa se Deus o Deus da bno, o que importa que Ele abenoe. Se assim no o fizer, a motivao se vai.

Parece que esses crentes vo preferir morar por aqui, cercado de suas posses e motivaes...

E Ele vem, e Ele vem Saltando sobre os montes (David Quilan)

Nessa msica, h outro trecho bem flamejante: Incendeia, Senhor, a Tua noiva. De fato, Senhor, incendeia mesmo, pe esse povo no crisol para ser purificado dessas coisas!

Mas voltemos ao trecho, que j bem conhecido e bem debatido. Segundo a Bblia, Jesus deixou a promessa maravilhosa de que voltaria, mas no saltando sobre os montes, e sim como um ladro (II Pedro 3.10).

Mas como a mente desses compositores est cada vez mais frtil, no h limites para tanta criatividade... Se formos trazer as letras das msicas cantadas atualmente, precisaramos de horas para analis-las e descobrir inmeras divergncias reprovadas pelas Sagradas Escrituras (e olhe que eu nem falei da famosa "Faz um milagre em mim").

O que foi feito nesta postagem no foi o julgamento da f de cada compositor, mas sim a anlise daquilo que eles despejam para o pblico, para os crentes e para a igreja.

Ns, como aplicados cristos que somos, analisamos conforme a Santa Palavra, independentemente se os fs dos grupos e cantores citados se rebelarem.

S-ar putea să vă placă și