Sunteți pe pagina 1din 3

2002 / 2003 Programao

Licenciatura em Eng Civil Licenciatura em Eng do Territrio

2 Data
DECivil Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura 10 de Fevereiro de 2003

Exame sem consulta (2 horas + 30 minutos).


DESLIGUE O SEU TELEMVEL. RESOLVA OS PROBLEMAS EM FOLHAS SEPARADAS. NUMERE TODAS AS FOLHAS COM O SEU NMERO DE ALUNO(A). NUMERE A PGINA DO ENUNCIADO QUE CONTM O 4 PROBLEMA COM O SEU NMERO E DEVOLVA-A RESOLVIDA JUNTAMENTE COM O RESTO DA SUA RESOLUO.

1 PROBLEMA (5 valores)
Uma entidade que organiza corridas de carros pretende criar uma base de dados com informaes sobre as equipas participantes, os carros de corrida de cada uma dessas equipas e o conjunto de pilotos autorizados pela entidade e que podem dirigir os carros. Pretende-se registar na base de dados qual o carro que um piloto dirigiu e nesse caso registar tambm a classificao obtida o local e a data. Sobre os pilotos precisa armazenar o nome, a nacionalidade e a morada (admita que no existem dois pilotos com o mesmo nome). Sobre os carros necessrio armazenar um cdigo de identificao, a cilindrada do motor e a potncia. Sobre as equipas a informao mais importante o nmero, o nome e a morada. Uma equipa pode ter um ou mais carros e os pilotos podem guiar carros de equipas diferentes. a) (1,5 valores) Desenhe o Diagrama de Entidades e Relacionamentos que descreve a situao dada. b) (1,5 valores) Apresente o esquema das tabelas que seria possvel criar a partir do diagrama da alnea anterior. c) (1 valor) Indique se no seu diagrama existe algum relacionamento que seja total e justifique a sua resposta. d) (1 valor) Escreva em SQL uma consulta que permita listar o nmero da equipa a quem pertencia o carro guiado pelo Pedro no dia 20/08/2002.

1/3

2 PROBLEMA (7 valores)
Pretende-se desenvolver um programa que calcule e mostre o resultado das n primeiras operaes aritmticas de acordo com a expresso matemtica apresentada em baixo. Sendo n dado pelo utilizador.

1 1 1 1 + + ... 2 4 6
a) (2 valores) Faa o diagrama de Michael Jackson do programa pretendido. b) (3 valores) Escreva em C# o cdigo desse programa. c) (2 valores) Indique justificando um caso teste que usaria para testar o programa da alnea anterior por condies de contorno.

3 PROBLEMA (4 valores)
Considere a funo definida em baixo. void processa( int[] vector, int n ) { int temp, i, j; for ( i = 1; i < n; i++ ) for ( j = 0; j < vector.Length - 1; j++ ) if ( vector[ j ] < vector[ j + 1 ] ) { temp = vector[ j ]; vector[ j ] = vector[ j + 1 ]; vector[ j + 1 ] = temp; } } a) (2 valores) Qual a composio do vector resultante da funo ter sido invocada com n igual a 3 e a composio inicial do vector igual a [323,652,123,444,121,765]? b) (1 valor) Esta funo recursiva? Justifique. c) (1 valor) Redefina a funo em C#, para que mantenha exactamente o mesmo comportamento, mas sem utilizar o segundo comando for.

2/3

N _______ 4 PROBLEMA (4 valores)


a) (2 valores) Complete as seguintes afirmaes de forma a torn-las verdadeiras. 1. O ; e o } so exemplos de _________ em C#. 2. O operador _________ permite juntar (concatenar) cadeias de caracteres em C#. 3. Os tipos de dados _________ e _________ permitem representar respectivamente os valores dos tipos lgico e cadeia de caracteres. 4. Para permitir a sua utilizao fora da classe de definio, um mtodo tem que ser definido como _________. 5. O elemento _________ permite definir uma lista ordenada em HTML. 6. Os parmetros de uma funo em C# podem ser passados por _________ ou _________. 7. Para que um programa possa ser compilado com sucesso no pode conter erros _________. 8. O comando _________ permite apagar linhas de uma tabela em SQL. b) (2 valores) Indique quais das afirmaes seguintes so verdadeiras (V) ou falsas (F).
Por cada resposta errada sero descontados 0.2 valores.

1. Os programas desenvolvidos em C# para a Web podem produzir pginas HTML visualizveis em qualquer navegador Web (browser). ______ 2. O mtodo WriteLine da classe Console recebe um n varivel de argumentos. ______ 3. Uma ferramenta grfica de desenvolvimento em C# permite invocar o compilador sem sair do ambiente respectivo. ______ 4. As imagens mostradas numa pgina HTML no tm que estar situadas no mesmo computador onde a pgina se encontra. ______ 5. int um exemplo de um identificador em C#. ______ 6. Um namespace em C# identifica uma biblioteca de classes. ______ 7. Os parmetros de uma funo podem ser de tipos de dados diferentes. ______ 8. A clusula WHERE de um SELECT em SQL serve para identificar as tabelas consultadas. ______ 9. A definio de um mtodo pode conter vrias invocaes ao prprio mtodo. ______ 10. Um mtodo definido dentro de outro designa-se por local. ______

3/3

S-ar putea să vă placă și