Sunteți pe pagina 1din 3

Colgio Portugal Guio de Leitura O Gato Malhado e a Andorinha Sinh de Jorge Amado

Depois de leres o prefcio e a introduo de O Gato Malhado e a Andorinha Sinh de Jorge Amado, responde s questes: 1 Justifica a escrita e a publicao da obra. 1.1 Em que ano foi escrita? 1.2 Onde foi escrita? 1.3 Quando foi publicada? 2 O autor dedicou a obra. A quem? 3 Identifica o poema presente e o seu autor. 3.1 O autor afirma que se trata de Trova e filosofia de um poeta popular, admitindo, portanto, que o poema contm uma filosofia. Qual ? Explica-a por palavras tuas. 4 Situa, no tempo, a histria que se vai narrar.

Madrugada 1 Identifica os elementos da Natureza que, nele, esto personificados. 2 Indica as tarefas e funes da Manh. 2.1 Faz a sua caracterizao fsica e psicolgica. 3 O Vento: dizem-no velhaco e atrevido... a quem perigoso dar ousadias. (pg. 13, 3 par., linha 2). 3.1 Refere as brincadeiras que comprovam esta sua fama. 3.2 Que qualidades do Vento so, neste captulo, apresentadas? 3.3. A Noite muito medrosa. Que faz ela para combater o seu medo? 4 Alguns relgios ficaram, irremediavelmente, transtornados. Porqu? 4.1 O que aconteceu ao relgio mais exacto do mundo? 5 Os galos e os relgios apresentaram queixa da Manh. A quem se dirigiram? 5.1 Qual foi o outro elemento a ser prejudicado pelo desleixo horrio da Manh? 6 Que relao de parentesco existe entre a Manh e o Tempo? 7 Porque que a Manh se atrasou tanto, naquele dia? 8 Que histria lhe foi contada pelo Vento? 9 Quem contou a histria ao narrador? 10 Qual a formao cultural e cientfica do Sapo Cururu?

A estao da Primavera 1 Descreve a Primavera e as suas funes. 2 Faz uma descrio sucinta do gato. 3 Por que razo tinha to m fama? 4 Enumera os animais que habitavam o parque. 5 De repente, todos os animais fogem do gato. Porqu? 6 A quem sorriu o gato e por que motivo?

Depois de leres os captulos A estao da Primavera e Captulo inicial atrasado e fora do lugar, responde s perguntas: 1 Para apresentar a Anadorinha Sinh, o narrador abriu um novo parnteses, justificando o atraso do captulo. Como justifica ele esse atraso? 2 Que importncia tem este captulo? 3 Como nos apresentada a Andorinha Sinh? 4 Caracteriza-a fsica e psicologicamente. 5 Faz um levantamento dos pensamentos da Andorinha que revelam o seu interesse pelo Gato Malhado. 6 Neste captulo, -nos apresentada outra personagem muito importante. Qual ? 7 Caracteriza-a com elementos do texto. 8 Que processo de caracterizao foi usado para a descrever? 9 Por que motivos a Vaca Mocha no gosta do Gato Malhado? 10 Quem consolou a Vaca, no dia em que se sentiu ofendida? 11 A Andorinha confidenciou Vaca o seu interesse pelo Gato. Qual foi a sua reaco? 12 Que argumento apresentou a Andorinha para justificar a sua simpatia pelo Gato? 13 Esse argumento foi convincente? Porqu? 14 A Andorinha fez uma promessa Vaca Mocha. Conseguiu cumpri-la?

Fim do captulo da Primavera 1 Que atitude tomaram os pais de Sinh, aps a conversa desta com o Gato? 2 A Andorinha optou por lhes obedecer? Porqu? 3 Que deciso tomou a Andorinha? 4 O Gato sentiu-se estranho, na primeira noite de Primavera. Descreve as reaces que teve e as sensaes que experimentou. 5 O narrador deste texto introduz um comentrio. Qual a sua finalidade? 5.1 Esse comentrio introduzido por uma frase interrogativa. Parece-te que o narrador responde s questes que ele prprio coloca? Justifica a tua resposta. 6 Achas que o Gato percebeu imediatamente o sentimento que o ia perturbar? 7 No segundo dia de Primavera, o gato surpreendeu-se com as suas prprias reaces. A que se deveu tal facto? 8 O Gato Malhado no apreciava gente hipcrita como o Papagaio. Que histria nos relatada sobre esta personagem? 8.1 O narrador teve uma inteno bem definida ao contar este ltimo episdio. Que inteno foi essa?

Estao do Vero 1 Situa a aco deste captulo, no tempo. 2 O narrador associa este tempo a um determinado sentimento. Identifica-o. 3 Curto foi o tempo do Vero para o Gato e a Andorinha. 3.1 Explica por que razo o tempo do Vero pareceu curto s personagens. 4 Qual o sentimento que as personagens desenvolveram uma pela outra? 5 Se eu no fosse um Gato te pediria para casares comigo. 5.1 Porque que o Gato ter feito esta afirmao?

5.2 Qual foi a reaco da Andorinha proposta do Gato? 6 Retira deste captulo uma comparao e uma personificao.

Parnteses das murmuraes 1 Explica a importncia deste parnteses nesta histria. 2 Neste parnteses -nos indicada, inequivocamente, a impossibilidade da concretizao do amor entre o Gato e a Andorinha, e por isso, a inviabilizao de uma grande histria de amor, to esperada por ns, leitores. 2.1 Explica a afirmao e expe a tua opinio sobre uma eventual mudana dos factos e dos aconteciementos.

Estao do Outono 1 Com a chegada do Outono, que mudanas se observam na paisagem? 2 Com o passar das estaes, tambm, no Gato, se observaram algumas mudanas de atitude. 2.1 Que mudanas foram essas? 2.2. A que se deveram essas alteraes? 3 Apesar da visvel mudana, a sua fama de sujeito mau no foi completamente reabilitada. Porqu? 4 Que fez o Gato Malhado, no Outono? 5 Como foi considerada, pela crtica, a sua composio potica? 6 A uma dada altura, o narrador faz a seguinte afirmao: A poesia no est somente nos versos, por vezes, ela est no corao. De que modo se pode aplicar este comentrio personagem do Gato Malhado? 7 O Gato foi procurar a sua amiga Coruja, no ltimo dia de Vero. Para qu? 8 O que que a Coruja diz ao Gato. 9 O estado de esprito do Gato e da Andorinha estava bem diferente, nesta estao. Justifica a afirmao. 10 Refere o contedo da carta que o Gato recebeu da Andorinha pelo Pombo-Correio. 11 Resume o que se passou no ltimo dia de Outono.

A estao do Inverno 1 O que aconteceu no incio do Inverno? 2 Segundo Rosa-ch, era triste saber que o Gato vivia s e no tinha nada no mundo. Seria verdade? 3 Descreve o casamento da Andorinha Sinh. 4 Ao sair da capela, a Andorinha v o Gato. O que faz? 5 Porque razo o narrador no nos conta pormenores da festa do casamento? 6 Qual o significado de uma noite sem estrelas e de uma ptala vermelha?

S-ar putea să vă placă și