Sunteți pe pagina 1din 9

- 2009 -

PROGRAMA DE REVISO INTENSIVA PARALELA RUMO AO VESTIBULAR


Disciplina Tema Professor Natureza Dia / Ms / Ano Cdigo Sequencial

Qumica

Ligaes

Regina

Rumo ao Vestibular
Ligaes moleculares

AULA 5

Foras intermoleculares

Exerccios conceituais 1. (Unicamp) Observe as seguintes frmulas eletrnicas (frmula de Lewis):

Escreva as frmulas eletrnicas das molculas formadas pelos seguintes elementos e suas respectivas formas geomtricas: a) fsforo (fam 15) e hidrognio; b) enxofre (Z=16) e hidrognio; c) flor( fam 17) e carbono (Z=6). 2. (Unesp) A partir das configuraes eletrnicas dos tomos constituintes e das estruturas de Lewis: a) determine as frmulas dos compostos mais simples que se formam entre os elementos: I. hidrognio e carbono; II. hidrognio e fsforo. b) Qual a geometria de cada uma das molculas formadas, considerando-se o nmero de pares de eltrons? Nmero atmicos: H = 1; C = 6; P = 15. 3. (Unesp) Tem-se dois elementos qumicos A e B, com nmeros atmicos iguais a 20 e 35, respectivamente. a) Escrever as configuraes eletrnicas dos dois elementos. Com base nas configuraes, dizer a que grupo de tabela peridica pertence cada um dos elementos em questo. b) Qual ser a frmula do composto formado entre os elementos A e B? Que tipo de ligao existir entre A e B no composto formado? Justificar. 4. (Cesgranrio) A ligao qumica entre dois tomos genricos, X e Y ser: a) inica, se, e somente se, X e Y forem no-metais do grupo 7A. b) covalente, se, e somente se, X for metal alcalino e Y, halognio. c) covalente normal, se X e Y forem tomos do mesmo no-metal. d) covalente dativa, se formada por pares eletrnicos tendo sempre um eltron de X e outro de Y. e) covalente coordenada, se X e Y se agruparem em forma de reticulados cristalinos.

5. (Mackenzie) Relativamente s substncias HF e NaF, fazem-se as seguintes afirmaes. Dados: H (Z = 1); Na (1A) e F (7A) I - Pertencem mesma funo inorgnica. II - Somente o HF forma pontes de hidrognio. III - O HF molecular enquanto o NaF uma substncias inica. IV - Apresentam o mesmo tipo de ligao em sua estrutura. So corretas apenas: a) I e IV. b) II e III. c) II e IV. d) I e II. e) I e III. 6. (Uel) H correlao entre substncia qumica e natureza da ligao entre tomos em: a) Substncia: fluoreto de hidrognio Ligao: covalente apolar b) Substncia: dixido de carbono Ligao: inica c) Substncia: cloreto de potssio Ligao: covalente polar d) Substncia: monxido de carbono Ligao: inica e) Substncia: oxignio Ligao: covalente apolar 7. (Uel) Da combinao qumica entre tomos de magnsio e nitrognio pode resultar a substncia de frmula: Nmeros atmicos: Mg (Z = 12) ; N (Z = 7) a) Mg3N2 b) Mg2N3 c) MgN3 d) MgN2 e) MgN 8. (Unesp) Dentre as alternativas a seguir, assinalar a que contm a afirmao INCORRETA. a) Ligao covalente aquela que se d pelo compartilhamento de eltrons entre dois tomos. b) O composto covalente HCl polar, devido a diferena de eletronegatividade existente entre os tomos de hidrognio e cloro. c) O composto formado entre um metal alcalino e um halognio covalente. d) A substncia de frmula Br2 apolar. e) A substncia de frmula CaI2 inica. 9. (Unirio) Analise a posio de alguns elementos na Classificao Peridica (Tabela A) e as suas tendncias em formarem ligaes qumicas (Tabela B), como especificado adiante:

A nica opo que relaciona corretamente o elemento qumico e sua caracterstica, quando ocorre a possvel ligao, : a) 1D; 2A; 3C; 4F b) 1D; 2B; 3A; 4F c) 1D; 2F; 3E; 4C d) 1D; 2B; 3A; 4E e) 1D; 2F; 3A; 4C 2

10. (Unitau) Somando-se o nmero de ligaes covalentes dativas das molculas: HNO 3 SO3 e HClO4 teremos um valor igual a: a) 4. b) 5. c) 6. d) 7. e) 8. 11. (Uel) Numa prova, um estudante afirmou: "A gasolina um elemento qumico mais voltil do que a gua, porque na gua as molculas se unem mais fortemente do que na gasolina. Por serem lquidos apolares, ambos so perfeitamente miscveis. Quantos e rros o aluno cometeu? a) 2 b) 3 c) 4 d) 5 e) 6 12. (Uel) No gelo seco, as molculas do dixido de carbono esto unidas por: a) pontes de hidrognio. b) foras de van der Waals. c) ligaes covalentes. d) ligaes inicas. e) ligaes metlicas. 13. (Ufsc) O gelo seco corresponde ao CO2 solidificado, cuja frmula estrutural O=C=O. O estado slido explicado por uma NICA proposio CORRETA. Assinale-a. 01. Foras de Van der Waals entre molculas fortemente polares de CO 2. 02. Pontes de hidrognio entre molculas do CO2. 04. Pontes de hidrognio entre a gua e o CO2. 08. Foras de Van der Waals entre as molculas apolares do CO 2. 16. Interaes fortes entre os dipolos na molcula do CO 2. 14. (Unirio) Uma substncia polar tende a se dissolver em outra substncia polar. Com base nesta regra, indique como ser a mistura resultante aps a adio de bromo (Br2) mistura inicial de tetracloreto de carbono (CCl4) e gua (H2O). a) Homognea, com o bromo se dissolvendo completamente na mistura. b) Homognea, com o bromo se dissolvendo apenas no CCl4. c) Homognea, com o bromo se dissolvendo apenas na H2O. d) Heterognea, com o bromo se dissolvendo principalmente no CCl4. e) Heterognea, com o bromo se dissolvendo principalmente na H2O. 15. (Ufla 2007) O 2-pentanol, na presena de cido, desidrata-se para formar uma mistura de trs compostos relacionados a seguir, sendo dois deles ismeros configuracionais.

a) Fornea as estruturas moleculares e a configurao dos dois estereoismeros. b) Quantas ligaes "sigma" e quantas "pi" existem em cada um dos produtos? 16. (Ufjf 2006) Foram encontrados, em um laboratrio, trs frascos A, B e C, contendo solues incolores e sem rtulos. O responsvel pelo laboratrio realizou alguns testes para reconhecimento das solues, cujos resultados esto na tabela a seguir:

a) Escreva os nomes das substncias presentes nos frascos A, B e C. b) Escreva a frmula molecular da substncia A e a frmula eletrnica do nion da substncia C. c) Com a retirada de uma molcula de gua da frmula molecular da substncia no frasco C, quais seriam o nome, frmula molecular e funo qumica da substncia obtida? d) Escreva a distribuio eletrnica para o ction presente no frasco B. Qual o tipo de ligao caracterstica que este ction forma? e) O frasco A contm uma substncia orgnica. Escreva a equao da reao qumica entre esta substncia e o etanol, colocando as frmulas estruturais dos materiais de partida e da substncia orgnica formada. 17. (Uerj 2007) Um laboratrio recebe trs amostras para anlise. A tabela a seguir descreve algumas de suas principais caractersticas.

Trs elementos qumicos fazem parte da constituio das amostras; no entanto, cada uma composta por apenas dois deles. Os tomos desses trs elementos, no estado fundamental, possuem 2, 3 e 7 eltrons de valncia situados na terceira camada eletrnica. Explique a alta condutividade eltrica da amostra I, a partir de sua composio qumica, e indique as frmulas das substncias presentes nas amostras II e III. 18. (Ufla 2007) Responda os itens a e b considerando as diferentes caractersticas das ligaes inicas e covalentes e a teoria de repulso dos pares eletrnicos. a) Dado o composto AB e sabendo-se que: I. As eletronegatividades de A e B so, respectivamente, 2,55 e 2,58; II. O composto apolar; III. A tem 4 eltrons de valncia e B tem 6; escreva a frmula eletrnica, a geometria e o tipo de ligao envolvida. b) Dadas as representaes de Lewis para as trs molculas a seguir, preveja a geometria de cada uma.

19. (cftce 2004) O elemento qumico carbono de fundamental importncia na constituio de compostos orgnicos. Baseado nas propriedades do carbono e nos conceitos qumicos relacionados aos itens a seguir, FALSO afirmar que: a) o carbono, no composto CH4, com 4 eltrons na camada de valncia, possui estrutura tetradrica. b) o composto CHCl3 uma substncia polar, e o benzeno (C6H6) uma substncia apolar. c) o carbono possui vrias formas alotrpicas. d) o carbono combina-se com elementos da famlia 7A, formando compostos de frmula CX 4, onde X representa um halognio. 12 e) o carbono 12 (C ) possui 12 prtons no seu ncleo. 20. (Pucmg 2007) Assinale o elemento que pode formar um ction isoeletrnico com o Nenio (Ne) e se ligar ao oxignio na proporo de 1:1. a) F b) Na c) Mg d) Al e) nda 21. (Fuvest 2007) A figura mostra modelos de algumas molculas com ligaes covalentes entre seus tomos.

Analise a polaridade dessas molculas, sabendo que tal propriedade depende da: - diferena de eletronegatividade entre os tomos que esto diretamente ligados. (Nas molculas apresentadas, tomos de elementos diferentes tm eletronegatividades diferentes.) - forma geomtrica das molculas. (Observao: Eletronegatividade a capacidade de um tomo para atrair os eltrons da ligao covalente.) Dentre essas molculas, pode-se afirmar que so polares apenas: a) A e B b) A e C c) A, C e D d) B, C e D e) C e D 22. (cftce 2005) Ao aproximar-se do sol, um cometa aquecido, liberando gua, ons e outras molculas. Uma reao + que pode ser utilizada para explicar o aparecimento de grande quantidade de H 3O , durante esse fenmeno, :

Com base nessas informaes e nos conceitos relacionados s ligaes qumicas, podemos afirmar CORRETAMENTE que a geometria prevista para o ction da reao acima : 1 16 Dados: 1H 8O a) Trigonal plana b) Tetradrica c) Linear d) Piramidal e) Bipirmide trigonal 23. (cftce 2005) Os elementos genricos A, B, C e D, de nmeros atmicos 1, 9, 11 e 17, respectivamente, combinam-se entre si, formando os compostos AD, CB, CA e DD. Os tipos de ligaes formadas so, nessa ordem: a) covalente polar, inica, covalente polar, inica b) covalente apolar, covalente polar, inica, metlica c) inica, covalente apolar, covalente polar, covalente apolar d) covalente polar, inica, inica, covalente apolar e) inica, covalente polar, inica, covalente polar 24. (cftce 2006) A geometria de uma molcula informao muito importante uma vez que define algumas propriedades do composto, como a polaridade, a solubilidade, o ponto de fuso e ebulio, possibilitando uma boa aplicao para ela. O fosgnio COCl2 usado na obteno dos policarbonatos, que so plsticos que se aplicam na fabricao de visores para astronautas, vidros prova de bala e CDs. A amnia que bastante solvel em gua e no estado lquido utilizada como solvente. O tetracloreto de carbono um lquido muito pouco reativo, sendo empregado como solvente de leos, gorduras e ceras. As estruturas dos trs compostos citados esto representadas logo a seguir. Com relao geometria das molculas I, II e III, na figura, correto afirmar:

a) Todas so planas. b) Todas so piramidais. c) Apenas I e II so planas. d) Apenas I plana. e) Todas so tetradricas 25. (cftmg 2005) O gs amonaco (NH3) uma substncia incolor de cheiro sufocante, utilizado em processos de refrigerao. O gs carbnico (CO2), formado na combusto completa de materiais orgnicos, utilizado em extintores de incndio, dentre outras aplicaes. Sobre as molculas desses dois compostos, afirma-se corretamente que:

a) CO2 constitudo por molculas apolares. b) NH3 constitudo por molculas apolares. c) NH3 reage com a gua formando um cido. d) CO2 reage com a gua formando uma base. 26. (cftmg 2006) O magnsio um elemento utilizado em fogos de artifcio, em ligas leves e em leite de magnsia. A respeito de algumas caractersticas do magnsio, INCORRETO afirmar que: a) pertence famlia dos metais alcalinos. b) tem pontos de fuso e ebulio elevados. c) conduz corrente eltrica no estado slido. d) forma composto inico, ao se ligar com cloro. 27. (Pucrs 2007) A molcula de NF3 polar e a de BCl3 apolar, apesar de ambas apresentarem molculas formadas pela combinao de quatro tomos: trs ligantes iguais e um tomo central. A explicao para isso est associada ao fato de que: a) a molcula de NF3 apresenta ligaes polarizadas, enquanto na molcula de BCl3 as ligaes so apolares. b) a diferena de eletronegatividade entre os tomos que formam a molcula de NF 3 maior do que a existente entre os tomos que formam a molcula de BCl3. c) ambas tm a mesma geometria molecular, mas na molcula de NF 3 existe um par isolado de eltrons. d) a molcula de NF3 apresenta simetria molecular, enquanto que a molcula de BCl3 assimtrica. e) a molcula de NF3 apresenta geometria piramidal trigonal, enquanto que a molcula de BCl3 trigonal plana. 28. (Ufu 2006) O bromo, lquido castanho-avermelhado formado por molculas apolares, ataca a pele do ser humano, causando feridas que cicatrizam muito lentamente. Do grupo 17 da tabela peridica, temperatura ambiente, este o nico lquido. Em relao ao bromo, assinale a alternativa correta. a) O bromo lquido muito solvel em gua. b) Uma soluo de bromo em tetracloreto de carbono no conduz corrente eltrica. c) A intensa fora de atrao que atua entre as molculas faz com que o bromo lquido tenha elevado ponto de fuso e ebulio. d) As foras de atrao que atuam entre as molculas de bromo so do tipo dipolo-dipolo. 29. (Unesp 2007) O efeito estufa resulta principalmente da absoro da radiao infravermelha, proveniente da radiao solar, por molculas presentes na atmosfera terrestre. A energia absorvida armazenada na forma de energia de vibrao das molculas. Uma das condies para que uma molcula seja capaz de absorver radiao infravermelha que ela seja polar. Com base apenas neste critrio, dentre as molculas O 2 N2 e H2O, geralmente presentes na atmosfera terrestre, contribuem para o efeito estufa: a) O2 apenas. b) H2O, apenas. c) O2 e N2 apenas. d) H2O e N2 apenas. e) N2 apenas. 30. (Ufsm 2005) Os produtos industrializados ocupam uma parcela cada vez maior do mercado de alimentos. Eles so prticos, pois j vm prontos ou semiprontos. Alm disso, os alimentos industrializados possuem um prazo de validade bem maior do que o dos produtos "in natura", tornando fcil o armazenamento. Esses alimentos devem ter uma colorao semelhante dos produtos naturais, a fim de atrair os consumidores. Os aditivos corantes tm essa funo. O amarelo crepsculo e o vermelho 40, representados a seguir, so corantes comuns na indstria de alimentos.

Quanto s propriedades qumicas desses corantes, correto afirmar que eles so: a) apolares e insolveis em gua. b) sais solveis em gua, sendo o nion orgnico. c) sais solveis em gua, sendo o ction orgnico. d) covalentes, sem nenhuma ligao inica. e) inicos, com alta solubilidade em gasolina. 31. (Pucsp 2007) Sabendo-se que: - a amnia (NH3) constituda por molculas polares e apresenta boa solubilidade em gua. - o diclorometano (CH2Cl2) no possui ismeros. Sua molcula apresenta polaridade, devido sua geometria e alta eletronegatividade do elemento Cl. - o dissulfeto de carbono (CS2) um solvente apolar de baixa temperatura de ebulio. As frmulas estruturais que melhor representam essas trs substncias so, respectivamente,

Gabarito dos exerccios avanados 1. Observe a figura a seguir:

2. a) Estruturas de Lewis:

b) CH4 - geometria molecular tetradrica PH3 - geometria molecular piramidal com base triangular (pirmide trigonal). 3. a) A: 1s 2s 2p 3s 3p 4s (grupo IIA) B: 1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d 4p (grupo VIIA) b) AB2 ligao inica, onde A=metal e B=ametal. 4. [C] 5. [B] 6. [E] 7. [A] 8. [C] 9. [E] 10. [C] 7
2 2 6 2 6 2 10 5 2 2 6 2 6 2

11. [B] 12. [B] 13. 08 14. [D] 15. a) As estruturas moleculares e a configurao dos dois estereoismeros so dadas na figura a seguir:

b) O nmero de ligaes "sigma" e "pi" que existem em cada um dos produtos : 14 sigma e 1 pi.

16. a)

Frasco A - cido Actico ou cido Etanico Frasco B - Hidrxido de sdio Frasco C - cido sulfrico.

b) C2H4O2 ou CH3COOH, (fig. 1) c) Nome - Trixido de enxofre Frmula molecular SO3 Funo - xido cido d) Distribuio eletrnica - 1s 2s 2p Tipo de ligao - inica e) Observe a figura 2.
2 2 6

17. Como a amostra I constituda por dois metais, os eltrons so livres para movimentar-se, advindo da a alta condutividade no estado slido. Amostra II AlCl3. Amostra III MgCl2. 18. a) A frmula eletrnica dada na figura 1, a geometria linear e o tipo de ligao envolvida a covalente. b) Observe a figura 2:

19. [E] 20. [C] 21. [E] 22. [D] 23. [D] 24. [D] 25. [A] 26. [A] 27. [E] 28. [B] 8

29. [B] 30. [B] 31. [B]

S-ar putea să vă placă și