Sunteți pe pagina 1din 6

Simulado de RONDNIA

HISTRIA E GEOGRAFIA DO BRASIL / HISTRIA E GEOGRAFIA DE

Questo de concurso 5594 1 . (TCE-RO, Cesgranrio - Tcnico em Informtica - 2007) A regio do atual Estado de Rondnia passou a integrar oficialmente a colnia portuguesa na Amrica somente em 1750, quando foi firmado o Tratado de Madri, cuja base para determinaes acerca de territrios foi o princpio do uti possidetis, segundo o qual: A ) a aquisio dos territrios reivindicados s pode ser realizada atravs da compra. B ) as terras situadas s margens dos rios Guapor e Mamor passam a pertencer aos proprietrios das minas de Potosi. C ) os territrios anteriormente ocupados pelos espanhis ficam protegidos por expedies martimas e terrestres. D ) os territrios devem pertencer a quem realmente os ocupa. E ) todos os acidentes geogrficos devem alterar sua denominao, se mudarem os proprietrios dos respectivos territrios.

Questo de concurso 5607 2 . (SEDUC-RO, Funrio - Professor - 2008) Com relao ao fuso horrio, quantas horas a Hora de Rondnia est atrasada em relao a Hora de Greenwich? A ) 1 hora. B ) 2 horas. C ) 3 horas. D ) 4 horas. E ) 5 horas.

Questo de concurso 5620 3 . (SEJUS-RO, Funrio - Agente Educador - 2008) De forma geral, pode-se afirmar que o relevo do estado de Rondnia : A ) pouco acidentado, sem grandes elevaes ou depresses.

B ) muito acidentado, possuindo grandes elevaes que beiram os 2.000 metros. C ) relativamente acidentado, possuindo grande nmero de elevaes com mdia de 1.000 metros. D ) no possui quaisquer acidentes geogrficos. E ) relativamente acidentado, com preponderncia de picos e montanhas.

Questo de concurso 5627 4 . (Corpo De Bombeiros - RO, Funcab - Soldado - 2008) A produo de leite no estado de Rondnia e responsvel pelo aquecimento da economia de muitos municpios, sendo a microrregio considerada a maior produtora do estado, dentre as abaixo apresentadas: A ) Costa Marques; B ) Guajar-Mirim; C ) Itapu do Norte; D ) Ji-Paran; E ) Presidente Mdici.

Questo de concurso 5640 5 . (PM-RO, Funcab - Soldado - 2008) No dia 22 de dezembro de 1981 o ento Presidente da Repblica, Joo Batista de Figueiredo, cria o Estado de Rondnia e, no dia 4 de janeiro de 1982 instalou-se o mais novo estado da Unio, e empossado como primeiro governador o: A ) Sr. Francisco Paiva; B ) Sr. Francisco Chiquilito Coimbra Erse; C ) Sr. ngelo Angelim; D ) Coronel Jorge Teixeira de Oliveira; E ) Deputado ureo Melo.

Questo de concurso 5660 6 . (IDARON-RO, Funcab - Fiscal de Defesa Sanitria - 2008) Nas palavras e atos do passado jaz oculto um tesouro que o homem pode utilizar para fortalecer e elevar o seu prprio carter. O estudo do passado no deve se limitar a um mero conhecimento da histria, mas deve, atravs da aplicao desse conhecimento, procurar dar atualidade ao passado. (I Ching, livro-base milenar chinesa). Procurando dar atualidade ao mapa (abaixo), Portugal e Espanha ao partilharem o Novo Mundo entre ambas as Coroas, celebraram o Tratado de Tordesilhas (1494). Conforme o acordo, coube a Portugal as terras situadas a leste daquela linha imaginria e Espanha, as situadas alm dela. At que, com a Unio Ibrica (1580 - 1640), os bandeirantes chegaram s terras que hoje formam Rondnia.

A importncia da regio Amaznica tornava-se cada vez maior, pois a

facilidade de penetrao no territrio, por meio de seus rios, permitia a ligao com as colnias espanholas. Era necessrio, no entanto, evitar que a regio ficasse aberta aos estrangeiros. Assinale a alternativa correta: A ) o governo da Unio Ibrica (1621) criou o estado do Maranho e GroPar para inibir a ao de estrangeiros; B ) o novo governo unificado criou, em 1621, o estado do Gro-Par para garantir a posse dessas terras; C ) para evitar a presena estrangeira na regio, a Unio Ibrica, em1621, criou o estado do Maranho; D ) como forma de repelir a presena estrangeira na regio, o novo governo criou, em 1621, o estado de Gro-Par e Amazonas; E ) com o objetivo de evitar a ao de piratas estrangeiros na Amaznia, em 1621, o governo da Unio Ibrica criou os estados do Amazonas e Maranho.

Questo de concurso 5673 7 . (SESAU-RO, Funcab - Tcnico em Enfermagem - 2009) A construo da ferrovia Madeira-Mamor, situada no Estado de Rondnia, beneficiou o Brasil e outro pas da Amrica do Sul. Este pas : A ) Bolvia; B ) Peru; C ) Chile; D ) Paraguai; E ) Argentina.

Questo de concurso 5680 8 . (SESAU-RO, Funcab - Assistente Administrativo - 2009) A construo da ferrovia Madeira-Mamor, onde hoje o Estado de Rondnia, resultou de um acordo feito entre Brasil e Bolvia em 1903. Esse acordo ficou conhecido como o Tratado: A ) de Guapor;

B ) da Amizade; C ) de Navegao; D ) Amaznico; E ) de Petrpolis.

Questo de concurso 5706 9 . (EMDUR-RO, FJPF - Almoxarife - 2008) O ecossistema que corresponde ao estado de Rondnia apresenta o domnio dos seguintes tipos de vegetao: A ) Floresta Amaznica e Cerrado B ) Mata de Araucria e Pantanal C ) Floresta Tropical e Campos D ) Mata dos Cocais e Savana E ) Mata Atlntica e Caatinga

Questo de concurso 5713 10 . (MP-RO, Cesgranrio - Analista Contbil - 2005) Bastante polmica e criticada no Brasil, a Estrada de Ferro Madeira-Mamor tornou-se fundamental para a formao sociopoltico-econmica de Rondnia, mas no atingiu os objetivos para os quais fora construda. Todas as opes esto associadas ao perodo conhecido como erradicao da Madeira-Mamor, EXCETO: A ) a falta de infra-estrutura viria entre Brasil e Bolvia. B ) a presena de novas frentes agrcolas. C ) a abertura de novas estradas de rodagem em territrio nacional. D ) o declnio do ciclo da borracha. E ) os altos custos de operacionalizao da estrada de ferro.

GABARITO 1. D 2. D 3. A 4. D 5. D 6. A 7. A 8. E 9. A 10. B

S-ar putea să vă placă și