Sunteți pe pagina 1din 3

2.

4 Procedimento IV: Descarga em gases a alta presso Material necessrio: gerador de correia; uma conexo de fio; uma esfera de cabo isolante; Objetivo do experimento: 1. Identificar os eletrodos anodo e catodo; 2. Classificar os gases dentro da famlia dos condutores; 3. Concluir a importncia da pressa (a que um gs submetido) e da distncia entre os eletrodos sobre a capacidade de conduo eltrica do gs; 4. Descrever as condies necessrias para uma descarga eltrica atravs de um gs a alta presso. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Ligamos o aparelho e aproximamos o basto de teste da cabea do gerador (figuras 16 e 17).

Figura 16: Gerador de correia com basto Resultado Foi verificado que o gs em questo o ar atmosfrico. No momento em que aproximamos o basto de teste ao Gerador ocorreu uma transferncia visvel de eltrons de um corpo para o outro. Essa transferncia denominada descarga eltrica, que o rompimento de eltrons no ar.

Figura 17: Aproximao do basto de teste junto cabea do gerador A transferncia parecida com o fenmeno natural, os raios, possuindo at mesmo uma cor parecida, sendo esbranquiado e com o espectro combinado do oxignio e do nitrognio. O raio algumas vezes parece possuir outras cores, quando ocorre em ambientes e meios diferentes. Em contraste com o amarelo das luzes artificiais, o raio pode parecer azulado e vice-versa. 3 CONCLUSO Pode-se concluir que o experimento atingiu o objetivo proposto para o aprendizado, de forma que atravs de uma configurao simples conseguiu-se visualizar com clareza a formao dos campos eltricos pelas linhas equipotenciais formadas pelo campo eltrico gerado. Pde-se notar o seu comportamento diante de cada mudana estabelecida atravs da troca de configurao e disposio dos materiais usados nos experimentos. Portanto pode-se comprovar que as linhas de fora so sempre perpendiculares s superfcies metlicas dos eletrodos desta forma nunca podendo ser paralelas aos mesmos, pois as linhas demonstram o trajeto do campo eltrico de um eletrodo ao outro como que se formando uma ponte entre eles para a circulao da corrente eltrica, constatou-se assim, a existncia do campo eltrico e fez-se o seu mapeamento com o auxilio da farinha de mandioca sobre o leo de rcino. Com o conhecimento terico de Campo Eltrico obtido a principio, vislumbra-se pelos experimentos realizados sua ao prtica que condiz com a ao terica. Com relao ao alinhamento da farinha de mandioca, ao contrrio dos materiais condutores, os dieltricos podem armazenar energia em seu interior. Isso possvel porque ao se aplicar um campo eltrico externo em um dieltrico no ocorre a movimentao de cargas livres, mas um deslocamento relativo nas posies das cargas negativas (eltrons) e positivas, dando origem s cargas polarizadas.

Somente com a aplicao de um campo eltrico que as cargas positivas e negativas se deslocam buscando um alinhamento na direo das linhas de fora do campo em uma formao, por esta razo que as partculas de farinha de mandioca se alinham quando energizados os eletrodos. O experimento foi muito satisfatrio com aprendizado e como forma de se demonstrar como funciona o Gerador de Van de Graaff e colocar em prtica a teoria para se entender melhor os fenmenos fsicos

S-ar putea să vă placă și