Sunteți pe pagina 1din 3

________________________________ ___ARTIGO__________ _____ ________________________________

como uma ferramenta de trabalho, onde seus movimentos devem se manter eficientes, previsveis e habituais. A vida organizacional muitas vezes rotinizada com a preciso de um relgio. (MORGAN. 1997).

Gerncia Cientifica e as Organizaes mecanizadas


________________________________
Jssica Rodrigues Santana de Avelar Estudante de administrao na Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais.

Origem, princpios e tcnicas da Teoria Clssica Administrao


A teoria Clssica da administrao cientifica e a gerencia cientifica contriburam fundamentalmente para a mecanizao das organizaes, que se originaram no final do sec. XIX inicio sec. XX, evidenciada pela trade: Taylor, Ford e Fayol. a partir das teorias e princpios adotados por essa trade que se dispe de conhecimentos aprimorados para que se possa analisar a melhor forma de trabalho. As teorias da gerncia cientifica se baseavam no planejamento e na organizao das tarefas individuais e coletivas, propunha-se uma melhor forma de aumentar o lucro e a produtividade. Taylor e Ford comearam a se interessar pela melhoria na eficincia do trabalho, experimentando de forma pratica seus princpios, estudaram tempos e movimentos, buscou-se aprimorar a rotina de trabalho na linha de montagem propondo eliminar os movimentos desnecessrios dos trabalhadores, o que traria maior produo em menos tempo, um novo sistema de pagamento dos operrios foi inserido, onde a cada 8 h de trabalho equivalia a 5U$. necessrio evidenciar que antes Weber -um dos primeiros tericos organizacionais- j havia previsto essas reformas que s vieram a se efetivar com o taylorismo (MORAES NETO; 1986). A formao acadmica de Taylor e suas atividades como consultor tcnico levaramno a preferir sempre a experincia e a induo ao mtodo dedutivo e, conseqentemente, a interessar-se mais pelos mtodos e sistemas de racionalizao do trabalho na linha de produo, [...] (MOTTA; VASCONCELOS. 2002). O fordismo um desenvolvimento da proposta de Taylor; nada mais do que a utilizao de elementos objetivos do processo, de trabalho morto, para objetivar o elemento subjetivo, o trabalho vivo (MORAES NETO. 1986).

Este artigo tem a finalidade de demonstrar a origem da teoria clssica da administrao, com base nas organizaes mecanizadas. O desenvolvimento do assunto proposto, ser esquematizado em trs partes: Mecanizao da organizao; Origem, princpios e tcnicas da TCA; Gerencia Atual.

Mecanizao da organizao
A mecanizao das tarefas predomina h muito tempo, desde a monarquia, onde se fez do exercito uma fora automatizada, a comunicao era feita com ordens, os equipamentos padronizados, regulamentos e normas foram surgindo. Em meados do sec. XIX as organizaes buscavam formas eficientes de trabalho, com essa necessidade se ampliando teorias foram criadas no inicio do sec.XX com intuito de aumentar a produo com menos tempo de trabalho. Velocidade, preciso, clareza era o que os produtores necessitavam. A mecanizao do trabalho comeou a se evidenciar, o homem foi levado pela alienao, este foi um resultado muito satisfatrio para a produo, pois sendo mecanizado, o trabalho evolui como um relgio, tempo para descansar, trabalhar e ir embora. J diante da condio humana, como foi dito, o homem esta alienado, atua

Fayol colocou-se contra algumas teorias de Taylor, aprimorou-as da maneira que a seu ver ofereceria melhores resultados, de acordo com suas observaes o taylorismo/fordismo fixava-se mais no planejamento de tarefas individuais, acreditava que isso provocaria uma ineficincia, props assim uma estruturao da organizao, trabalhou em cima da gerencia, a favor da centralizao e da especializao. O estilo de Fayol esquemtico e bemestruturado. dele a clssica diviso das funes do administrador em planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar (MOTTA; VASCONCELOS. 2002). Estas foram as figuras de destaque, sendo que Fayol representa as teorias clssicas, Taylor e Ford a gerencia cientifica. Mesmo com seus ideais diferentes, todos buscavam aumentar os lucros e os salrios (MOTTA;VASCONCELOS. 2002).

Gerencia Atual
De acordo com a escola clssica, no inicio do sec. XX administrao era considerada cincia por seus princpios serem baseados no mtodo lgico-dedutivo e experincia cientifica e no trabalho como base de estruturao, ou seja, havia como evidenci-la, mas com o nascimento de criticas sobre o conceito simplista das relaes humanas deixou-se de defini-la como cincia, pois necessitava de outras para consolidar-se. Atualmente denominase Administrao como arte, por desenvolver-se atravs do intelecto, onde se cria e dimensiona novas formas de gesto diante do mercado competitivo, onde administrao um processo de revoluo permanente (MATTOS. 2009). Grande parte das teorias de Taylor e de Fayol so ainda adotados em empresas brasileiras, o que denota a falta de conhecimento terico (daqueles que as pem em prtica), ou o interesse no carter explorativo que tais teorias levam o trabalho humano (na medida em que as prticas de ambos Taylor e Fayol levam e uma intensa explorao do trabalho). (CHIAVENATO. 2000). Hoje se exige do Administrador possuir e combinar as seguintes habilidades

necessrias e indispensveis na funo de gestor organizacional: Habilidades Tcnicas [capacidade de aplicar conhecimentos tcnicos]; Habilidades Humanas [capacidade e o discernimento para trabalhar com e por meio de pessoas] e as Habilidades conceituais [capacidade de compreender a complexidade das organizaes como um todo] (TATTO.2001). Concluindo, a percepo do homemmaquina, um retrato real da humanidade, onde o homem no precisa saber como atua o processo fabril apenas faz, atua como vigilante para que a maquina no pare de funcionar, ele no interfere no processo produtivo apenas se ocorrer falhas mecnicas. A administrao visualizada como uma tcnica onde o que interessa aumentar a produo e conseqentemente o lucro da organizao. As tcnicas e princpios adotados pelos tericos so bem eficientes no perodo de implantao, mas atualmente as necessidades se diferenciaram e a organizao busca constituir-se tambm das relaes humanas, partindo do ideal que os funcionrios devem ser motivados para que trabalhem de forma a garantir a sustentao da entidade no mercado. Independentemente do tempo, as finalidades organizacionais so as mesmas, sendo que a busca por lucro permanente.

REFERNCIA

MAXIMIANO, Antnio Cesar Amaru. Da escola cientfica competitividade na economia globalizada. 2. ed. So Paulo : Atlas, 2000. disponivel em: http://www.spiner.com.br/modules.php?file=viewtopic&name=Forums&p=1132 TATTOS, Luis. Disponvel em: http://www.urutagua.uem.br//02tatto.htm. Visitado em: 01 out. 2009. CHIAVENATO, Idalberto. Introduo Teoria Geral da Administrao, Rio de Janeiro, Ed. Campus, 6 edio. 2000. MATTOS, Pedro. L.C. L. de. Administrao cincia ou arte? O que podemos aprender com este mal-entendido? RAE, So Paulo, v. 49, n. 3, jul./set. 2009, p. 349-360. BENDASSOLLI, Pedro F. et al. Indstrias criativas: definio, limites e possibilidades. RAE, So Paulo, v. 49, n.1, jan./mar. 2009, p. 010-018. CHIAVENATO, Idalberto. Administrao: teoria processo e prticas. Makron Books, 2000. Cap. 1-32. MOTTA, Fernando prestes; VASCONCELOS, Isabela. Teoria geral da Administrao. 2002, 2002. p. 1- 30. cap. 1 MORGAN. Imagens da organizao. So Paulo: Atlas, 1997, Cap 2: A mecanizao assume o comando: as organizaes vistas como mquinas. MORAES NETO; Benedito Rodrigues de. Maquinaria, taylorismo e fordismo: a reinveno da manufatura. RAE, Rio de Janeiro, out./dez. 1986.

S-ar putea să vă placă și