Sunteți pe pagina 1din 6

! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS CURSO DE DIREITO

BRUNO ANZILAGO CELADA

! !

IMPUGNAO AO CUMPRIMENTO DE SENTENA


DIREITO PROCESSUAL CIVIL III PROFESSOR DALTON SAUSEN

SO LEOPOLDO 2013

! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !

INTRODUO
A defesa tpica de execuo de ttulo judicial denominada impugnao ao cumprimento de sentena o objeto deste trabalho, nele iro ser apontadas as diferenas ocorridas ps Lei 11.282/2005, a abrangncia do recurso em tela, a cognio e limitaes da impugnao, qual a natureza, hipteses especficas e o procedimento da mesma. Por fim, ser feita a concluso sobre a impugnao ao cumprimento de sentena de forma generalizada.

!
LEI 11.282/2005 E SUAS ALTERAES
Anteriormente a Lei nmero 11.282/2005, tanto a execuo de ttulo judicial ou extrajudicial estavam sujeitas a mesma defesa tpica chamada de embargos execuo. Em tal perodo, a diferena entre as defesas para tais ttulos estava no plano de cognio, onde para o ttulo extrajudicial a cognio era livre, ou seja o executado poderia trazer qualquer matria a fim de neutralizar os efeitos do ttulo (CPC, art. 745), assim o magistrado tambm possua maior possibilidade de anlise da matria, j na execuo de ttulo judicial, a cognio era limitada, afinal teria todo um processo de conhecimento anterior o de todas as matrias poderiam ser apresentadas. Aps a Lei 11.282/2005, ocorreram mudanas quanto a forma de se apresentar defesa tpica para a execuo de ttulo judicial (cumprimento de sentena) sendo atualmente denomina de impugnao, estando presente nos artigos 475-J, 1, 475-L e 475-M do Cdigo de Processo Civil. Pode vir a surgir a impresso de que a impugnao ao cumprimento de sentena restrita apenas ao cumprimento de sentena por quantia certa, o que de fato no verdade. Tal modalidade de defesa aplicvel tambm ao cumprimento de sentena das obrigaes especficas (entrega de coisa e obrigao de fazer e no fazer), afinal no h nenhum empecilho nem sentido que faa limitar estas modalidades.

!
NATUREZA JURDICA
A natureza jurdica da impugnao ao cumprimento de sentena no Brasil bastante debatida, sendo incontroversa se teria natureza de ao ou defesa.

Ocorre que alguns autores, como Araken de Assis, entendem que tal defesa seria substancialmente o mesmo que os embargos possuindo mesma natureza jurdica de ao, outros autores como Leonardo Greco afirma que depende da matria apresentada no bojo da impugnao, para esta teoria deu-se o nome de hbrida, por fim, a grande maioria dos autores como Cassio Scarpinella Bueno, Teresa Arruda Alvim Wambier, Jos Miguel Garcia, Luiz Rodrigues Wambier e Renato Montans de S entendem que com a criao do processo sincrtico e a prpria vontade do legislador, surgiu conjuntamente uma fase especfica para a defesa, a qual entendemos por impugnao, no sendo ao autnoma e sim mero incidente (exceo). Portanto, a maior parte da doutrina se firma no sentido de que a impugnao seja simplesmente uma fase do processo nico, um incidente processual, e assim como temos a fase de conhecimento, a fase da impugnao pode vir a surgir da mesma forma que podem surgir as fases de liquidao e execuo.

!
FUNDAMENTOS E MATRIAS ABRANGIDAS
O executado tem cognio limitada para oferecer impugnao, no podendo alegar qualquer matria para construo de defesa. O artigo 475-L, da CLT, levanta as matrias das quais podem ser atacadas por meio da impugnao do cumprimento de sentena, todas as formas sero identificadas e comentadas abaixo: 1- FALTA OU NULIDADE DE CITAO SE O PROCESSO CORREU REVELIA. Esta hiptese se configura por fato anterior a formao do ttulo executivo judicial, para tal h de se ter vcios transrescisrios que tipifiquem a revelia. A doutrina diverge se a ausncia de citao se configura como pressuposto de existncia ou validade do processo, porm defendendo ou no sobre a inexistncia a amplitude que alcana tal vcio faz com que sequer ocorra precluso, podendo ser alegada a matria tanto por impugnao como pela chamada querela nullitatis (declaratria, sem prazo prescricional ou decadencial). Ainda, se a matria for atacada por impugnao h quem diga que no h que se preocupar com o prazo de dois anos para apresentar tal defesa, vez em que se trata de vcio transrescisorio.

2- INEXIGIBILIDADE DO TTULO. Nesta segunda hiptese, trazida pelo segundo inciso do artigo 475-L, cabe referir que a inexigibilidade se refere a pretenso e no ao prprio ttulo, quando, por exemplo, sobre a obrigao restar pendente condio ou termo essenciais para o seu cumprimento. Em outras palavras, neste caso trata-se do interesse de agir na execuo. Ainda, quando ocorrer as hipteses do 1 do art. 475-N, o ttulo tambm ser inexigvel, ou seja, quando a deciso tiver por fundamento lei ou ato normativo declarados inconstitucionais ou quando colidir com aplicao ou interpretao dada lei ou ato normativo pelo mesmo tribunal. 3- PENHORA INCORRETA OU AVALIAO ERRNEA. Como ambas hipteses ocorreram logo antes da apresentao da impugnao, ao apresent-la, ser o primeiro momento em que o executado poder falar nos autos, portanto dever atacar tais erros agora sob pena de precluso da matria. A parte deve apresentar a sua impugnao e eventualmente contestar o valor da avaliao a ser arbitrada em incidente prprio quando, em caso de ter ocorrido discordncia entre o valor atribudo pelo oficial ou necessidade de prova tcnica. 4- ILEGITIMIDADE DAS PARTES. Como j ocorreu a coisa julgada, tal hiptese raramente ocorrida. O que pode ser atacado sob forma de carncia de ao mais facilmente so as aes supervenientes, ainda que legtimas as partes, como nas hipteses de: a) desconsiderao da personalidade jurdica (CC, art. 50) e b) cesso de crdito. 5- EXCESSO DE EXECUO. Trata-se das hipteses conferidas no artigo 743 do Cdigo de Processo Civil: a) pleiteia quantia superior do ttulo, b) recai sobre coisa diversa daquela declarada no ttulo, c) se processa de modo diferente daquele que consta na sentena, d) quando o credor, sem provar que cumpriu sua parte, cobrar a do devedor e o credor no provar que a condio se realizou. sempre necessrio, em caso de o credor cobrar acima do valor do ttulo, o impugnante informar de imediato o valor correto sob pena de rejeio liminar da obrigao (475-L, 2). Tambm h excesso de execuo quando o executado discute o acerto dos clculos apresentados pelo exequente na liquidao extrajudicial, conforme art. 475-B do CPC. 6- QUALQUER CAUSA IMPEDITIVA, MODIFICATIVA OU EXTINTIVA DA OBRIGAO COMO PAGAMENTO, NOVAO, COMPENSAO, TRANSAO OU PRESCRIO DESDE QUE SUPERVENIENTE SENTENA. Pela existncia da coisa

julgada, exigvel que as causas sejam ps trnsito em julgado, e no simplesmente ps sentena.

!
HIPTESES DO ARTIGO 475-N, 1, DO CPC.
Nesta hiptese temos a relativizao da coisa julgada em sua forma mais ampla para casos em que houve aplicao ou interpretao inconstitucional da lei ou ato normativo, o que transforma o dispositivo mais poderoso que a prpria ao rescisria. sempre necessrio que a aplicao de norma, situao ou sentido declarados inconstitucionais tenham sido j declarados inconstitucionais pelo STF em controle difuso ou concentrado, produzindo, de regra, efeito ex tunc, a no ser que do contrrio tenha o STF decidido.

!
PROCEDIMENTO
A impugnao dever ser apresentada em quinze dias da juntada aos autos do termo/ auto de penhora cumprido nos autos. Desta forma, ao contrrio dos embargos, a impugnao exige garantia do juzo. Assim como os embargos, a impugnao no ter efeito suspensivo. Contudo, poder o executado requerer o efeito suspensivo desde que prove o dano (no ser necessrio garantir o juzo, pois este requisito j foi preenchido). O recurso para determinada deciso que julgar a impugnao ser o de agravo de instrumento, a no ser que a impugnao seja julgada procedente e cause a extino de toda a execuo, nesta hiptese, o recurso ser o de apelao.

!
CONCLUSO
A impugnao como defesa (inserindo uma fase no processo nico) relativiza o princpio do desfecho nico da execuo, ainda que no tenha efeito suspensivo, afinal a atividade executiva objetiva a satisfazer o exequente (credor), se temos, portanto a possibilidade de utilizar a defesa tambm nesta fase, e como possvel consequncia uma sentena que declare a inexistncia do crdito, inclusive fazendo coisa julgada material, a execuo acaba tendo diversas possibilidades finais. Claramente um incidente processual de defesa eficaz e poderoso, porm deve ser utilizado somente nas hipteses taxativamente previstas em lei

BIBLIOGRAFIA

!
GONALVES. Marcus Vincius Rios. Sinopses Jurdicas. PROCESSO DE EXECUO E CAUTELAR - Vol. 12. Editora Saraiva.

!
GONALVES. Marcus Vincius Rios.DIREITO PROCESSUAL CIVIL ESQUEMATIZADO - 3 Edio. Editora Saraiva.

!
DE S. Renato Montans. FREIRE Rodrigo da Cunha Lima. PROCESSO CIVIL IV vol 25. Saraiva.

!
JUNIOR. Sidnei Amendoeira. MANUAL DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL, vol 2. Editora Saraiva

S-ar putea să vă placă și