Sunteți pe pagina 1din 14

15 dicas para melhorar o desempenho do Windows 7

Apesar do Windows 7 ter sido desenvolvido para oferecer um desempenho melhor do que seu antecessor Windows Vista, com o passar do tempo, ele tende a ficar mais lento. Se o seu PC ou notebook com Windows 7 est lento, confira !" dicas que podem lhe a#udar a acelerar e melhorar o desempenho do Windows 7.

1. Desative os efeitos visuais $ Windows 7 tem belos efeitos visuais, entretanto, para produ%i&los, o sistema consome muitos recursos. 'esativar os efeitos visuais, dei(ar o Windows 7 um pouco menos atraente, mas em contra partida, haver uma melhora consider vel no desempenho do sistema operacional. A maneira mais f cil de desativar os efeitos visuais ) escolher o tema b sico do Windows 7 ou o tema cl ssico do Windows. Para fa%er a troca do tema, clique com o boto direito na rea de trabalho > Personali ar e escolha um dos temas mencionados acima.

Voc* tamb)m pode escolher quais efeitos visuais do Windows 7 dese#a desativar, fa+a o se,uinte

Pressione a tecla Windows ! Pause"#rea$e. .a #anela /Sistema0 clique na op+1o %&onfi'ura()es avan(adas do sistema*. 2m /Propriedades do Sistema0 clique na aba %+van(ado > &onfi'ura()es*. 2m /$p+3es de 'esempenho0 selecione as op+3es que dese#a desabilitar e clique em ,-.

.. Desinstale os pro'ramas que voc/ no utili a 4uanto mais pro,ramas instalados, mais pesado fica o sistema operacional. Portanto, dei(e instalado apenas os pro,ramas que voc* realmente usa. Se voc* instalar al,um pro,rama e depois descobrir que n1o precisa dele, desinstale o imediatamente. Para desinstalar pro,ramas, voc* pode usar a ferramenta nativa do Windows ou usar pro,ramas de terceiros, como o 5evo 6ninstaler, que desinstala e remove os vest7,ios dei(ados pelo pro,rama. Para desinstalar pro,ramas no Windows 7, fa+a o se,uinte

Clique no menu 0niciar > Painel de &ontrole > Desinstalar um pro'rama. .a #anela aberta, clique com o bot1o direito no pro,rama que dese#a desinstalar e clique em %Desinstalar*.

1. &oloque servi(os no essenciais no modo manual Al,uns servi+os iniciali%ados automaticamente consomem recursos do sistema com fun+3es que n1o s1o essenciais para a maioria dos usu rios. 2stes servi+os podem ser colocados em modo manual para melhorar o desempenho do sistema operacional. Para voc* saber quais servi+os do Windows podem ser desativados de forma se,ura, leia o arti,o- Servi+os do Windows 7 que podem ser desativados.

2.Desabilite pro'ramas desnecessrios da iniciali a(o do sistema V rios pro,ramas que voc* instala em seu computador s1o iniciados automaticamente quando o Windows ) iniciali%ado. 2les retardam a iniciali%a+1o e consomem recursos do sistema. 'esabilitando a iniciali%a+1o autom tica dos pro,ramas que n1o precisam ser carre,ados durante a iniciali%a+1o do Windows, voc* conse,ue redu%ir o tempo de boot e liberar recursos do sistema. Para desabilitar pro,ramas da iniciali%a+1o do Windows, fa+a o se,uinte

Clique em 8niciar, di,ite na cai(a de pesquisa %msconfi'* e pressione %3nter* .a #anela /Confi,ura+3es do Sistema0, clique na aba %0niciali a(o de Pro'ramas4 'esmarque a cai(a ao lado dos pro,ramas que n1o s1o importantes para iniciali%a+1o. 6ma ve% desabilitado os pro,ramas, clique em +plicar5 ,- e reinicie o Windows.

Se voc* estiver com d9vida de quais pro,ramas desativar, use o pro,rama Soluto para identificar quais pro,rama s1o realmente necess rios e quais voc* pode desativar com se,uran+a. 5. 6a(a a limpe a de disco 5edu%indo o n9mero de arquivos desnecess rios no disco r7,ido, voc* libera espa+o em disco e torna mais r pida a e(ecu+1o do computador.

A limpe%a de disco do Windows remove arquivos tempor rios, esva%ia a li(eira e remove v rios arquivos do sistema e outros itens que voc* n1o precisa mais.

Para e(ecutar a :impe%a de 'isco, fa+a o se,uinte

Clique em 0niciar > 7odos os pro'ramas > +cess8rios > 6erramentas do sistema > 9impe a de Disco .a lista 6nidades, clique na unidade de disco r7,ido que voc* dese#a limpar e clique em ,-. ;arque as cai(as de sele+1o referentes aos tipos de arquivos a serem e(clu7dos e clique em ,-. .a mensa,em que ) e(ibida, clique em %3:cluir arquivos*.

$utra forma de fa%er a limpe%a de disco no Windows ) usar pro,ramas de terceiros, como o CCleaner, ACleaner, <lar= 6tilities, entre outros. ;. ,r'ani e seu disco r<'ido .in,u)m ,osta de tirar o li(o, mas isso precisa ser feito. Se voc* acumular muitos arquivos, m9sicas, fotos, v7deos e outros arquivos que voc* bai(ou da internet, isso vai entupir e retardar o processo de leitura e escrita no disco r7,ido. Para lhe a#udar nessa tarefa, voc* pode usar pro,ramas que encontra arquivos duplicados e que analisam o espa+o em disco. Confira o arti,o- !> pro,ramas ,ratuitos para voc* fa%er uma fa(ina no Windows.

7. 3:ecute a desfra'menta(o de disco A fra,menta+1o dos dados fa% com que o disco r7,ido tenha um trabalho adicional que pode dei(ar o computador lento. A desfra,menta+1o de disco reor,ani%a esses dados fra,mentados para que o disco r7,ido trabalhe de forma mais eficiente. .o Windows 7, o desfra,mentador de disco ) e(ecutado automaticamente por a,endamento, mas voc* tamb)m pode desfra,mentar discos e unidades manualmente. Para fa%er a desfra,menta+1o de disco no Windows 7, fa+a o se,uinte

Clique em 0niciar > 7odos os pro'ramas > +cess8rios > 6erramentas do =istema > Desfra'mentador de disco 2m Status atual, selecione o disco que dese#a desfra,mentar e clique em %+nalisar disco* ?Para determinar se o disco precisa ser desfra,mentado@ Se o percentual de fra,menta+1o for acima de "A, desfra,mente o disco analisado. Clique em %Desfra'mentar disco* e a,uarde o t)rmino da desfra,menta+1o.

Voc* tamb)m pode usar pro,ramas de terceiros para desfra,mentar o disco, entre eles o ;='efra,, Puran'efra, e Smart 'efra,. >. 9impe o re'istro do Windows 6ma das partes mais importantes do Windows ) o re,istro. Por)m, quanto mais voc* usa seu computador, mais li(o ) acumulado nele. A limpe%a do re,istro remove entradas inv lidas dei(adas pelo sistema e pro,ramas desinstalados. 8sso evita erros causados por entradas inv lidas no re,istro e melhora o desempenho do sistema operacional. Para fa%er a limpe%a do re,istro, e(istem muitos pro,ramas dispon7veis, entre eles o Wise 5e,istr= Cleaner, Bree 5e,istr= Cleaner e <lar= 6tilities

?. @tili e um antiv<rus confivel 6sar um antiv7rus ) essencial para manter seu computador livre de v7rus que instalam arquivos em seu computador, desabilitam fun+3es do sistema operacional e dei(am o computador mais lento. Certifique&se de ter um bom antiv7rus instalado em seu computador e e(ecute a verifica+1o completa do sistema pelo menos uma ve% por semana. 8sso ir ,arantir que seu sistema n1o tenha o desempenho afetado por v7rus. 2(istem v rias solu+3es de antiv7rus ,ratuitas, entre elas o ;icrosoft Securit= 2ssentials, Avira Antivir e Avast Come 2dition.

1A. Bemova spCwares e outros c8di'os maliciosos. Al,uns tipos de cDdi,os maliciosos, como sp=wares, malwares, cavalos de trDia, hi#ackers e outros, retardam o computador re,istrando seus h bitos de nave,a+1o e enviando as informa+3es para terceiros atrav)s da internet. Eai(e um anti&sp=ware ,ratuito ?SuperAntiSp=ware, ;alwareb=tes Anti&;alware ou Ad>Aware@ e e(ecute semanalmente a verifica+1o do sistema para remover sp=wares e outros pro,ramas maliciosos que roubam seus dados e dei(am o computador mais lento.

11. +tuali e os drivers de hardware e o Windows re'ularmente

Certifique&se que os drivers para a placa de v7deo, placa m1e e qualquer outro componente de hardware de seu computador est1o atuali%ados. As atuali%a+3es de drivers, tra%em v rias corre+3es e podem resolver problemas de performance e incompatibilidade. 2mbora o Windows 7 ofere+a atuali%a+3es opcionais de drivers via Windows 6pdate, muitas ve%es, as vers3es disponibili%adas n1o s1o as mais recentes. Acesse o site dos fabricantes para procurar por drivers mais recentes. Al)m disso, mantenha sempre o Windows atuali%ado, as atuali%a+3es do Windows s1o capa%es de evitar e corri,ir problemas, aumentar a se,uran+a do computador e melhorar seu desempenho. Para atuali%ar o Windows fa+a o se,uinte

Acesse o /Painel de &ontrole > =istema e =e'uran(a > Windows @pdate*. .o painel esquerdo, clique em %Procurar atuali a()es*. Selecione as atuali%a+3es que dese#a bai(ar e clique em %0nstalar +tuali a()es*.

Voc* tamb)m pode confi,urar o Windows para bai(ar e instalar as atuali%a+3es importantes automaticamente. Para isso, fa+a o se,uinte

.a #anela do Windows 6pdate, clique na op+1o %+lterar confi'ura()es*. .o painel %+tuali a()es 0mportantes/, selecione a op+1o %0nstalar atuali a()es automaticamente* e clique em ,-.

1.. +tive 'rava(o em cache no dispositivo A ,rava+1o em cache usa a alta velocidade da memDria 5A; para arma%enar temporariamente informa+3es enviadas para o disco r7,ido at) que ele possa arma%en & las. 8sso permite um alto desempenho na transfer*ncia de dados. Para habilitar a ,rava+1o em cache, fa+a o se,uinte

Pressione a tecla Windows ! Pause"#rea$e .a #anela aberta, clique na op+1o %Derenciador de Dispositivos* .o <erenciador de 'ispositivos e(panda o item %@nidades de disco* Clique com o bot1o direito no seu disco r7,ido e selecione a op+1o %Propriedades* .a aba /'iretivas0 marque as duas op+3es e clique em ,-.

EotaF 2(iste uma desvanta,em em habilitar essas duas op+3es, se houver uma queda de ener,ia, os dados podem ser perdidos ou corrompidos. Portanto, sD use essa op+1o se voc* tem uma fonte de ener,ia secund ria, e(- PCs com no&break e notebooks com bateria. 11. 7roque a op(o Desli'ar pela Gibernar Voc* pode economi%ar al,uns se,undos valiosos usando a hiberna+1o. Al)m de ser mais r pida, ela salva a sess1o atual e restaura todos os pro,ramas, arquivos e #anelas abertas quando voc* li,a o computador novamente.

Para hibernar seu computador, acesse o menu 8niciar, clique na seta em frente a op+1o 'esli,ar e escolha a op+1o %Gibernar*. Se preferir, voc* tamb)m pode criar um atalho na rea de trabalho para a,ili%ar a hiberna+1o.

12. 3:ecute a =olu(o de Problemas A solu+1o de Problemas de 'esempenho do Windos 7 verifica a e(ist*ncia de problemas que podem diminuir o desempenho do computador e tenta corri,7&los automaticamente para melhorar a velocidade e o desempenho ,eral do sistema operacional. Para e(ecut &la, acesse o Painel de &ontrole > =istema e =e'uran(a > 3ncontrar e corri'ir problemas > Herificar problemas de desempenho e si,a o passo a passo.

15. +dicione mais mem8ria B+I Se mesmo apDs reali%ar as dicas acima, seu computador continua lento, talve% se#a hora de investir em um up,rade de memDria 5A;. $s pre+os s1o muito ra%o veis e fa%er o up,rade da memDria 5A; ) uma boa rela+1o custo&benef7cio para aumentar a velocidade e efici*ncia de seu computador. 'etermine o tipo de memDria 5A; que seu computador precisa, ve#a se e(iste al,um slot va%io e fa+a o up,rade em sua memDria 5A;. Para obter informa+3es sobre o hardware de seu computador, voc* pode usar pro,ramas como o Speec=, PC Wi%ard, WinAudit, :ook8n;=PC e Bresh'ia,nose.

Fonte: http://www.softdownload.com.br/15-dicas-para-melhorar-o-desempenho-dowindows-7.html Data de acesso: 11.11.11

S-ar putea să vă placă și