Sunteți pe pagina 1din 12

Plano de Aula

LNGUA PORTUGUESA
A gria, elemento de renovao da lngua

A Gria, elemento de renovao da lngua. 08 p.; il. (Srie Plano de Aula; Lngua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Portugus 2. Variaes Lingus cas 3. Educao Presencial I. Ttulo II. Srie

CDU:37.046.12

Plano de Aula

A GRIA, ELEMENTO DE RENOVAO DA LNGUA

Nvel de Ensino Ano / Semestre

Ensino Mdio 9 ano

Componente Curricular Lngua Portuguesa Tema Durao da Aula Modalidade de Ensino Gnero textual 3 aulas (45 min cada) Educao Presencial

OBJETIVOS
Ao nal da aula, o aluno ser capaz de: D13 F2 PORT - Iden car as marcas lings cas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto; D2.5 F2- TEC - Fazer antecipaes sobre o resultado de experincias, sobre a con nuidade de acontecimentos e sobre o produto de experincias, u lizando como auxlio cmera digita, celular ou laptop educacional; D3.6 F1 TEC - Apresentar concluses a respeito de ideias, textos, acontecimentos, situaes etc., usando o so ware HagQu; D3.1 F1- TEC - Analisar objetos, fatos, acontecimentos, situaes, com base em princpios, padres e valores, u lizando como auxlio sites de busca.

GLOSSRIO

Gria: vocabulrio peculiar de um grupo, prosso, ou classe social. Linguagem formal: linguagem ensinada na gram ca. Linguagem informal: linguagem usada em situaes que no requerem rigor. Lingus ca: cincia responsvel pelo estudo do fenmeno da linguagem. Signo: o mesmo que smbolo.
Disponvel em: http://pt.wikipedia.org Acessado em: 25.04.2011

PR REQUISITOS DOS ALUNOS


Conhecimento bsico de inform ca; Ter noo de u lizao do So ware HagQu.

RECURSOS/MATERIAIS DE APOIO
- Vdeo Kauan e a lenda das guas; - laptop educacional; - cmera digital, - telefone celular com cmera ou laptop Eduacional.

A GRIA, ELEMENTO DE RENOVAO DA LNGUA


QUESTES PROBLEMATIZADORAS Voc j percebeu que as pessoas podem falar a mesma coisa de diferentes maneiras?

02

As diferentes culturas

As diferentes geraes

Os diferentes grupos

Por que as pessoas falam as mesmas coisas usando palavras diferentes?

LEIS, PRINCPIOS, TEORIAS, TEOREMAS, AXIOMAS, FUNDAMENTOS, REGRAS... CARACTERIZAO DA GRIA De acordo com Pre (1984) apud Santos (2007), a gria caracterizada como um vocabulrio especial, surge como um signo de grupo, a princpio secreto, domnio exclusivo de uma comunidade social restrita (seja a gria dos marginais ou da polcia, dos estudantes, ou de outros grupos ou prosses). E quanto maior for o sen mento de unio que liga os membros do pequeno grupo, tanto mais a linguagem gria servir como elemento iden cador, diferenciando o falante na sociedade e servindo como meio ideal de comunicao, alm de forma de auto-armao (PRETI, 1984, p.3). Pre (1984) apud Santos (2007), divide as grias em duas grandes categorias, que so a gria de grupo e a gria comum. As grias comuns, as que fazem parte de todas as comunidades lingus cas, surgem como um signo de grupo e passam a essa categoria ao incorporar-se linguagem corrente, perdendo, assim, o seu carter restrito.
Fonte: Santos, Czar Augusto dos . Perspectiva de delimitao da gria no portugus brasileiro e sua marcao nos dicionrios. Revista Voz das Letras. Concrdia, Santa Catarina, Universidade do Contestado, nmero 6, I Semestre de 2007. Acessado em: 12.09. 2011

A GRIA, ELEMENTO DE RENOVAO DA LNGUA


PARA REFLETIR COM OS ALUNOS O IDIOMA RENOVADO COM MALCIA

03

No pas do seu doutor, do bacharel, a gria, tadinha, carrega a pecha de ser a prpria encarnao da baixaria. Filha bastarda da lngua, irm gmea do palavro, a desgraada j foi tachada de tudo o que nome feio. No para menos. A linguagem um organismo social tradicional. E boa parte da gria promove a modicao do signicado das palavras, esclarece Dino Pre , professor tular aposentado de Lingus ca da Universidade de So Paulo e especialista em gria. O importante no dar uma de gostoso e acreditar no preconceito de que gria seja falta de instruo. Ns no devemos passar a ideia de que a gria uma linguagem pobre, empobrecedora. Ela tem um papel de renovao da lngua, diz SUPER Carlos Eduardo Ucha, professor tular de Lingus ca da Universidade Federal Fluminense. Palavra de papa da palavra.
Disponvel em: <http://super.abril.com.br/cultura/anal-qual-giria-436436.shtml>. Acessado em: 12.09.2011

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROFESSOR 1 aula Professor(a), a aula poder ser iniciada com a apresentao do vdeo Gria, obje vando a caracterizao e conceituao da gria; das grias usadas em diferentes pocas, e da gria como elemento modicador da lngua histrica. Esse vdeo est disponvel no endereo h p://www.youtube.com/watch?gl=BR&feature=related&hl=pt&v=bm1_Y7zmpSs. Aps a exibio do vdeo, os(as) alunos(as) devem ser es mulados(as) a coment-lo, buscando, atravs das suas realidades, grias u lizadas por jovens e idosos; a lngua falada no passado e nos dias atuais, e atentando para o modo como os(as) alunos(as) conversam em casa, na escola, nas comunidades em que vivem, favorecendo dessa forma uma reexo sobre os seus signos pessoais. Feita essa reexo, formar equipes de trabalho, dividindo a turma em grupos e pedir a eles(as) que, ao retornarem para casa, registrem algumas conversas com pessoas do seu convvio dirio (familiares, colegas e/ou amigos), nos ambientes de reunio dos seus grupos de par cipao espor va, cultural ou social, u lizando a cmera digital, a cmera do telefone celular ou laptop, de forma que cada equipe apresente um vdeo onde devero ser evidenciadas as formas par culares de comunicao nesses grupos. Esses vdeos devero ser u lizados num segundo momento. 2 aula Essa aula dever ser iniciada com um comentrio sobre as reexes do momento anterior, resgatando o reconhecimento da existncia dos smbolos pessoais. Os(as) alunos(as) devero apresentar os registros ob dos atravs dos vdeos realizados em casa, e aps a apresentao dos vdeos, e u lizando o so ware HagQu, construir uma histria em quadrinhos inspirada nos registros apresentados, mostrando as linguagens u lizadas no seu dia a dia.

A GRIA, ELEMENTO DE RENOVAO DA LNGUA


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROFESSOR 3 aula

04

Iniciar a aula relembrando a a vidade realizada no segundo momento. Em seguida, apresentar o vdeo Kauan e a lenda das guas, disponvel no endereo h p://www.kauanealendadasaguas. com.br, solicitando aos(s) alunos(as) que observem as linguagens (formal e informal) u lizadas pelos personagens; iden cando essas linguagens, segundo as falas desses personagens. Feita essa relao, estabelecer os espaos de u lizao dessas linguagens atravs dos conceitos de formalidade e informalidade da linguagem, lembrando que entre Kauan e Piau existe uma relao de camaradagem, o que jus ca a u lizao da linguagem mais informal, em que bem cabem as grias. Da mesma forma, percebe-se essa informalidade da linguagem sempre que as relaes entre os personagens verem ares mais n mos (como a relao entre os pescadores). Assim, devem ser observadas as formas de comunicao em que a in midade ir denir as relaes de informalidade, como na comunicao entre amigos, familiares e namorados, fazendo uma associao com os registros feitos pela turma atravs dos seus vdeos. Dessa maneira, eles podero perceber que a u lizao da gria est relacionada com o nvel de in midade ou segundo a especicidade da relao existente entre os interlocutores, e no representa qualquer fator que desvalorize os grupos ou as pessoas. Dever ser observado junto aos(as) alunos(as) que algumas palavras, num dado momento, podem ter ser sido classicadas como grias, em outro momento, passaram a fazer parte do vocabulrio da lngua ocial, sendo, portanto, incorporada aos dicionrios. Aps isto, poder ser sugerido aos alunos que, em grupo, pesquisem em sites de busca exemplos de grias e suas tradues e, seguida apresentem para os colegas de sala. interessante informar aos(s) alunos(as) que para se fazer uma busca de forma ecaz, podemos u lizar alguns recursos, como: colocar o assunto pesquisado entre aspas, optar por uma busca avanada, onde podemos estabelecer o formato de arquivos que queremos, o idioma etc.

TAREFA DOS ALUNOS 1 Os(as) alunos(as) devero assis r ao vdeo Gria; 2 - Discusso em classe; os(as) alunos(as) buscaro contextualizar o tema e relacion-lo com diferentes pocas e grupos sociais; 3 Os(as) alunos(as) devero formar equipes de trabalho e registrar em vdeo algumas conversas com pessoas do seu convvio dirio, u lizando a cmera digital, a cmera de um telefone celular ou laptop; 4 Apresentao dos vdeos e construo de uma histria em quadrinhos, u lizando o so ware HagQu, inspirada na sua realidade; 5 Os(as) alunos(as) devero assis r ao lme Kauan e a Lenda das guas e estabelecer um paralelo entre a conversao dos personagens do lme e as formas de comunicao u lizadas nos grupos em que es verem inseridos. 6 - Os(as) alunos(as) devero, em grupos, pesquisar em sites de busca exemplos de grias e suas tradues, e em seguida apresent-las para os colegas de sala.

A GRIA, ELEMENTO DE RENOVAO DA LNGUA


PARA SABER MAIS

05

Vdeo: O link nos leva ao vdeo Gria an ga. Trata-se de um vdeo que explica o uso da gria, a presena de dupla negao em frases e numerais na lngua portuguesa. http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_ obra=20721 udios: O link nos remete ao udio Educao e cria vidade . Trata-se de um episdio do Programa Escola Brasil. Expande os conhecimentos sobre a linguagem traando uma relao de equivalncia entre a linguagem culta e a linguagem coloquial, principalmente as grias. Descreve, aos professores, formas de iden cao da pr ca de violncia entre pares, conhecida como bullyng nas escolas. http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_ obra=60647 O link nos leve ao udio Entrevista ao Linguista Marcos Bagno. A mesma levanta discusses acerca do preconceito lingus co. Temas emergentes como a gram ca da fala e tradio grama cal tambm so abordados e discu dos pelo linguista prof. Dr. Marcos Bagno. h p://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/12524
Acessados em 12. 09.2011.

AVALIAO

Critrios Conseguir iden car as marcas lings cas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto; Conseguir fazer antecipaes sobre o resultado de experincias, sobre a con nuidade de acontecimentos e sobre o produto de experincias, u lizando como auxlio cmera digita, celular ou laptop; Conseguir apresentar concluses a respeito de ideias, textos, acontecimentos, situaes etc., usando o so ware HagQu; Conseguir analisar objetos, fatos, acontecimentos, situaes, com base em princpios, padres e valores, u lizando como auxlio sites de busca.

Desempenho avanado

Desempenho mdio

Desempenho iniciante

A GRIA, ELEMENTO DE RENOVAO DA LNGUA


EXERCCIOS DE FIXAO 1 - Leia o texto e faa a cruzadinha, procurando no texto a gria que corresponde dica oferecida.

06

Respostas: 1. Patota, 2.sabo 3. Gostosa, 4. Otrio, 5.canudo, 6. Barbada, 7. Pileque, 8. zoeira 2 - Leia o quadro de grias e responda o caa-palavras

Respostas: 1. Dedo-duro, 2. Ma na, 3. Papai, 4. Colei, 5, gelo, 6. Patu, 8. Cabrocha.

A GRIA, ELEMENTO DE RENOVAO DA LNGUA


EXERCCIOS PARA AVALIAES /// Provinha Brasil Prova Brasil PISA e ENEM Leia o texto e responda as questes abaixo.

07

As grias so palavras que acabam ganhando um jeito novo de serem chamadas e reconhecidas. Vrios so os modos pelos quais as grias se formam e so introduzidas no co diano social. Vejamos alguns deles: O jargo a linguagem tcnica de uma determinada rea prossional, seja da economia, da medicina ou outras. Essa linguagem contribui para o surgimento de grias, pois cada prossional usa palavras prprias de sua tem ca, de seu trabalho, que pessoas leigas geralmente desconhecem. J os ditados, expresses populares e regionalismos, expressam a cultura de cada povo e grupo social, introduzindo-a na linguagem co diana. As grias nascem tambm por inuncia dos modismos que so veiculados na tev, especialmente na rea da publicidade. As grias em geral so facilmente entendidas, pois so introduzidas gradualmente em nosso meio. No entanto, para pessoas que no esto habituadas a usar determinadas variedades, o signicado de algumas grias pode ser di cil de ser interpretado.
Disponvel em: www.overmundo.com.br Autor: Antonio Brs Constante Acessado em: 24.11.2010

1. A expresso Com mulher de bigode nem o diabo pode deve ser classicada como: a) b) c) d) Jargo Ditado popular Modismo Provrbio

2. Muriocas do Miramar o nome de um bloco pr-carnavalesco da cidade de Joo Pessoa, capital do Estado da Paraba. Murioca, pernilongo, carapan e mosquito, na verdade, so denominaes diferentes dadas ao mesmo inseto. Esse um exemplo de: a) b) c) d) Modismo Jargo Regionalismo Ditado popular

3. Na lmagem de uma cena de novela, o diretor, anunciando que deveria fazer um intervalo grita: - Corta! O diretor disse: a) b) c) d) Um jargo Um modismo Um regionalismo Um ditado

A GRIA, ELEMENTO DE RENOVAO DA LNGUA


EXERCCIOS PARA AVALIAES /// Provinha Brasil Prova Brasil PISA e ENEM

08

4. Observe a u lizao da palavra farol nas sentenas: Cada ilha, um farol no mar da procela (Gilberto Gil) e O farol da esquina est com defeito. Pode-se dizer que: a) b) c) d) Nas duas sentenas a palavra uma gria uma gria no poema de Gilberto Gil um regionalismo quando usada como sinnimo de semforo Nas duas sentenas a palavra um regionalismo

5. Podemos dizer que os regionalismos expressam: a) b) c) d) A cultura de um povo A cultura de um grupo social A cultura de um povo ou de uma localidade A cultura social do povo

ANOTAES

S-ar putea să vă placă și