Sunteți pe pagina 1din 3

Introduo ao Laboratrio de Fsica Experimental Campo Magntico da Terra Alunos: Data: 1.

Introduo O campo magntico da Terra pode ser comparado ao um grande m em forma de barra que passa do polo sul ao polo norte da Terra. O polo sul magntico da Terra situa-se prximo ao polo norte geogrfico e o polo norte magntico fica prximo ao polo sul geogrfico. O campo magntico terrestre utilizado por diversas espcies de animais, como aves migratrias e para o homem tem aplicao em diversas reas como a comunicao, navegao e etc. O mdulo do campo magntico da Terra pode varia de 20T a 60T, podendo sofre alteraes segundo as condies geolgicas em certos locais. Em grande parte do planeta o campo magntico no paralelo superfcie terrestre, sendo assim especificado por suas componentes horizontal e vertical. No presente experimento ser determinada a componente horizontal do campo magntico BTh, que passa pelo laboratrio utilizando a configurao de Helmholtz. Para tanto, se conhece o mdulo e direo de um campo produzido por duas bobinas circulares ligadas em srie, com o mdulo dado por: Turma:

Onde, I a corrente eltrica, N o nmero de espirais em cada bobina e 0 que a permeabilidade magntica no vcuo, 0 = 1,26x10-6 Tm/A. 2. Objetivo Verificar a presena do campo magntico terrestre no laboratrio e calcular sua componente horizontal. 3. Mtodo 3.1. Montagem

Figura1: montagem esquemtica da configurao de Helmholtz

O arranjo da figura 1 consiste em duas bobinas circulares, coaxiais, ligadas em srie e separadas por uma distncia igual ao seu raio, produzem um campo magntico uniforme no ponto central P. onde a bssola colocada. Os materiais utilizados na montagem da configurao de Helmholtz foram uma bssola, bobinas de Helmholtz, ampermetro, resistor de 47 e 10W, fonte de corrente contnua, suporte para bssola e fios para conexes. 3.2. Procedimentos Primeiramente foi verificado se havia influencia de campo magntico externo, movendo a bssola sobre a mesa. Depois, foi medido o raio mdio das duas bobinas. Como no tinha campo externo, montado-se o circuito, posicionando a bobina de Helmholtz sobre a mesa na direo leste-oeste, conforme a bssola indicava no ponto P. Nesse ponto o campo magntico B faz um ngulo de 90 com o campo magntico da Terra, sendo B0 T. Sob a variao da corrente eltrica nas bobinas, a agulha gira um ngulo e o rienta-se na direo do campo resultante BR.. Nesse caso, BTh obtida por:
em que .

(2), substituindo a equao 1 em 2, obtm-se:

Para cada variao da corrente foi medido seu respectivo ngulo e calculado suas tangentes. Esses dados foram plotados em um grfico (anexo 1). Da regresso linear dos dados, obteve-se o valor de BTh. 4. esultados Raio: (90,00,5)mm N = 200 Tabela 1: Medida I (0,0 mA) 0,0 1 4,3 2 7,4 3 8,7 4 13,0 5 16,4 6 19,0 7 Grfico anexo 1 A= (24,61,3)mA BTh= (4,93 0,0) x10-5 T R

0 15 19 22 28 35 40

tg 0 0,268 0,344 0,404 0,532 0,700 0,839

5. Concluso O presente experimento foi importante para demonstrar a influencia do campo magntico e como ele se comporta nos limites do laboratrio. Tambm, para mostrar que a variao da corrente eltrica provoca alteraes no campo magntico. Os resultados obtidos com o experimento possibilitou calcular o valor da componente horizontal do campo magntico no laboratrio, sendo ele BTh= (4,93 0,0) x10-5 T.

S-ar putea să vă placă și