Sunteți pe pagina 1din 19

Apostila de Direito Internacional Direito Internacional Pblico Professor: Maxwilian Novais Oliveira 10 Direito

Observando-se que cada Estado soberano, vislumbramos a existncia de uma ordem interno que regula de forma centralizada o poder. Todavia, no mbito do Direito Internacional, a supremacia que o Estado possui em seus Direitos Internos, no so usufrudos, na realidade no Direito Internacional eles so pautados pela coexistncia de um mundo de soberanias mltiplas.

Assim, ao contrrio do Direito Interno, o Direito Internacional no se identifica na centralizao do ordenamento jurdico, quer seja em torno de um nico pas dominante, quer seja em torno de uma instituio internacional universal. Tratase, portanto, de uma ordem jurdica na qual no se pode buscar, ou encontrar, as mesmas caractersticas dos ordenamentos jurdicos internos. Como no pode ser descrito nos mesmos termos dos ordenamentos jurdicos internos, o Direito Internacional chega, at mesmo, a ser negado por alguns tericos.

Denominao do Direito Internacional Pblico (Natureza Jurdica)

No direito brasileiro a denominao da disciplina Direito Internacional Pblico, em francs a expresso droit International Public e em ingls International Law. Em alemo a denominao mais tradicional Vlkerrecht, que vem sendo substituda pela expresso Internationales Recht.

droit International Public: Direito Internacional Pblico International Law: Direito Internacional Vlkerrecht: Direito das gentes ou Direitos dos Povos Internationales Recht: Direito Internacional.

A expresso em lngua portuguesa e francesa possui o mesmo sentido, indicando que trata-se de um Direito sendo, portanto, uma ordem jurdica normativa voltada a regular condutas, sendo internacional porque aplicado s

relaes entre naes. Por fim, pblica porque se refere s unidades polticas organizadas na forma de Estados. Assim, a expresso adotada no Brasil, portanto, parece favorecer a tendncia interestatalidade, na medida em que ressalta o carter pblico, o qual, ao cabo, se refe aos Estados.

Origens

Desde a antiguidade que os historiadores conseguiram constatar as relaes entre as unidades polticas de Estados Independentes, como o tratado de Kaddesh, de 1258 a.C., entre Ramses II, do Egito, e Hattuli II do povo Hititas. Para alguns doutrinadores o marco inicial das relaes internacionais mais modernas o tratado de Paz de Vesteflia, que se deu em 1648 pondo fim a guerra dos trinta anos e a guerra dos oito anos, partindo do princpio da igualdade jurdica entre os Estados.

inegvel tambm a influncia de trs grandes doutrinadores Francisco de Vitria com relao a expanso martima da pennsula ibrica (Portugal e Espanha) impondo direito aos habitantes das ndias, Francisco Surez que seguiu o mesmo pensamento de Francisco Vitria continuando a obra desde historiador e o holands Hugo Grcio que publicou uma obra (Do Direito da Guerra e da Paz).

A importncia de Francisco de Vitria, Francisco Surez e Hugo Grcio para a formao do pensamento e jusinternacionalista to destacada, que seria muito difcil e, seguramente, injusto, laurear um fundador nico. Todos, a seu tempo e seu modo, lanaram bases do Direito Internacional Pblico.

SUJEITOS DO DIREITO INTERNACIONAL PBLICO

O que so sujeitos de Direito? So pessoas, fsicas ou naturais, s quais o ordenamento jurdico imputa capacidade de ser o titular de direitos e obrigaes, bem como de exercer esses mesmos direitos.

No Direito Internacional Pblico Tambm existem sujeitos que fazem parte dessa ordem jurdica internacional. Tradicionalmente, apenas os Estados figuram como sujeitos de direito internacional pblico, se limitando esses entes dotados de soberania a capacidade internacional de ser sujeito de direitos e deveres.

Todavia, o Estado no o nico sujeito do Direito Internacional Pblico. Recentemente passou a existir outros entes jurdicos que passaram a ser considerados como sujeitos do Direito Internacional.

Assim, podemos dizer que o Sujeito do Direito Internacional Pblico uma entidade jurdica que goza de direitos e obrigaes previstos pelo Direito Internacional e que tem capacidade de atuar na esfera internacional para exerc-los. Diante dessa sucinta abordagem chegamos aos seguintes sujeitos do Direito Internacional Pblico:

Estados: os Estados so sujeitos primrios da sociedade internacional, sendo considerado o mais importante dos sujeitos do Direito Internacional Pblico, permanecendo em um patamar mais elevado aos demais sujeitos, isto porque os Estados so os criadores das normas internacionais e os prprios destinatrios delas.

OBS.: No se deve confundir Estado com Nao. A nao pode ser compreendida por meio das concepes subjetivas e objetivas. Para que haja uma Nao necessrio que a massa humana apresente elementos que unam os seus membros (objetivista), tal como identidade de origem, de tradies e costumes, de raa, de idioma, de cultura, de histria e de religio, alm de se manifestar a vontade de viver em conjunto (subjetivo). J o Estado em sua concepo no necessita que a massa humana apresente qualquer unidade de origem, cultura, tradio, raa ou lngua; necessrio apenas existir uma populao estabelecida em um territrio definido, organizada por um governo soberano capaz de manter relaes internacionais.

Organizaes Internacionais: so entidades jurdicas constitudas por acordo firmado entre Estados que possuem personalidade jurdica prpria. Essas Organizaes assim definidas podem celebrar tratados com Estados, bem como com outras organizaes internacionais. Essas organizaes so criadas atravs de tratado internacional e por essa razo so considerados sujeitos secundrios da sociedade internacional. So exemplos de Organizaes Internacionais a ONU (Organizao das Naes Unidas), OIT (Organizao Internacional do Trabalho), a OEA (Organizao dos Estados Americanos), a OMPI (Organizao Mundial da Propriedade Intelectual), entre outras. Elas tiveram incio no incio do sculo XX, porm aps a 2 Guerra Mundial elas se proliferaram com mais nitidez, se destacando hoje nas mais diversas reas, quais sejam, sociais, polticas, econmicas, cientfica, humanitria, etc.

O Indivduo: esse sujeito a prpria sociedade mundial de forma individualizada. Isso decorrente as constantes e irremediveis violaes dos direitos humanos cometidos durante a 2 Guerra Mundial pelos prprios Estados. bem verdade que os ordenamentos jurdicos internos dos Estados j consagram esses direitos atravs dos direitos e individuais, a sociedade internacional percebeu que seria necessrio arquitetar mecanismos

internacionais de proteo da pessoa humana. Organizaes no governamentais: so entidades jurdicas privadas com finalidade geralmente polticas, sociais e tcnicas que, apesar de terem personalidade jurdica de direito interno, participam e se manifestam ativamente na sociedade internacional. Para grande parte da doutrina no considerada sujeito de Direito Internacional de Direito Pblico, mas atores da sociedade internacional. Em regra elas atuam na sociedade como foras de presso em defesa de um determinado objeto, sobretudo em questes de proteo ao mei ambiente e dos direitos humanos.

Santa S, Cruz Vermelha e a Ordem de Malta: A Santa S a expresso jurdica internacional da Igreja Catlica Apostlica Romana. Ela considerada um sujeito de direito Internacional, pois a Itlia em 1929, reconheceu atravs do Tratado de Latro a soberania da Santa S no domnio Internacional, com

os atributos inerentes sua natureza. Alm disso, ela tambm foi reconhecida como uma entidade que possui representao diplomtica, ativo e passivo, segundo as regras gerais de direito internacional, ou seja, a Santa S possui tanto a capacidade de celebrar tratados internacionais como de enviar e receber representaes diplomticas. Devido a essa soberania da Santa S o Vaticano passou a ser considerado como Estado. A Cruz vermelha foi oficialmente criada em 1863 por Henri Durant em funo da crueldade praticada na Batalha de Solferino em 1859. O seu objetivo prestar assistncia imparcial s vtimas de guerras e de conflitos armados. Alguns doutrinadores dizem a o Direito Humanitrio teve sua origem na Criao da Cruz Vermelha. Segundo o Doutrinador Jorge Miranda, apesar da Cruz Vermelha no ter sido instituda por um tratado e de tambm atuar por meio de sociedade nacionais com personalidade jurdica de Direito Interno, a sua relevncia na Ordem Jurdica internacional aponta para a sua qualificao como sujeito de Direito Internacional, porm com capacidade limitada. A conveno de Genebra de 1949 sobre a Proteo das Vtimas de Guerra confia Cruz Vermelha tarefas protetoras que, a princpio, caberiam aos Estados, o que revela seu carter sui generis. De referir, por fim, que as pessoas e os locais protegidos com o smbolo da Cruz Vermelha gozam de proteo contra qualquer tipo de violncia. A Ordem de Malta possui finalidade filantrpica e assistenciais, ela sucede a antiga Ordem de So J oo de Jerusalm surgida em 1070. Apenas cerca de 20 Estados e a Santa S consideram a Ordem de Malta como sujeito de Direito Internacional.

O ESTADO CONCEITO: uma organizao poltica com a finalidade de manter a ordem social, poltica e jurdica, zelando pelo equilbrio, paz, harmonia, num sentido maior, pelo bem estar - social dos administrados. A Conveno Internacional de Montevidu sobre Direitos e Deveres do Estado em 1993 estabelece 4 requisitos para um Estado ser aceito como sujeito de Direito Internacional quais sejam: 1) ter um populao permanente; 2) possuir um territrio definido; 3) possuir um governo; 4) ter capacidade para estabelecer relaes com outros Estados.

Elementos Constitutivos Povo: conjunto de nacionais, natos ou naturalizados, do Estado, ainda que residentes no exterior, que representam o elemento pessoal do Estado. No se deve confundir povo com populao. Populao o conjunto de indivduos estabelecidos em carter permanente no territrio do Estado, incluindo os estrangeiros e aptridas que se localizarem no territrio do Estado. Territrio: a base fsica definida do Estado sobre a qual se estabelece o seu povo. nessa poro espacial delimitada que o Estado exerce sua soberania. O territrio no compreende apenas a poro terrestre propriamente dita, como tambm as guas que nele se encontram (rios, lagos e lagoas), o subsolo respectivo, certos espaos martimos adjacentes s suas costas (guas interiores e mar territorial), alm do espao areo sobrejacente a sua ao seu territrio terrestre e espao martimos estatais. Existem vrios modos de aquisio do territrio de um Estado. Originrio aquele que foi adquirido sem a existncia de um dono. Derivado a aquisio de territrio submetido a competncia do Estado. A ocupao e a acesso so modos originrios e a cesso e conquista so modos derivados. Ocupao o ato pelo qual um Estado toma posse de um territrio que no pertence a outro Estado, com o objetivo de submet-lo a sua soberania (perodo das grandes navegaes e descobrimentos). Acesso refere-se ao acrscimo ou a incorporao de uma massa terrestre ao territrio original do Estado seja por causa natural ou por causa da ao humana (geralmente ocorre por aluvio e formao de ilhas. A cesso ocorre atravs de um ato ou um tratado pelo qual um Estado adquiri um territrio em virtude de transmisso voluntria e definitiva por parte de outro Estado. A conquista consiste na transferncia de parte do territrio de um Estado derrotado na trmino de uma guerra ao vencedor. Governo: o conjunto de pessoas que exercem o poder poltico de um Estado, determinando suas orientaes polticas para a sociedade. A forma e o regime de governo no interessam ao Direito Internacional, cabendo ao povo o modo que melhor entender. Soberania: Este elemento se revela atravs de trs direitos, o primeiro o de celebrar tratados, o segundo de enviar e receber representantes diplomticos e

o terceiro o direito de fazer guerra. Atualmente a soberania vista no poder que o Estado exerce de forma interna, no limite de seu territrio, mantendo em p de igualdade com os demais membros da sociedade internacional nas relaes internacionais.

OBS.: Necessariamente para instituir um Estado como sujeito do Direito Internacional Pblico a existncia dos 4 elementos de constituio. A ausncia de qualquer um deles, ser impossvel reconhecer um Estado na esfera internacional. Classificao dos Estados. Os Estados se classificam da seguinte forma: Simples ou unitrio e composto por coordenao Estado Simples ou unitrio aquele que plenamente soberano nas suas relaes exteriores, porm no existe uma diviso interna da autonomia. Essa no diviso da autonomia no impede a descentralizao do poder. Ex.: Espanha, Portugal, Uruguai, Frana, Chile, Japo so exemplos de Estados Simples. Estados Composto por Coordenao: Formado por mais de um Estado, existindo uma pluralidade de poderes polticos internos. H diversas espcies de Estados composto. A) A Unio pessoal, possvel somente em Estados monrquicos, a unio de dois ou mais Estados sob o governo de um s rei. Em virtude de casamento ou sucesso hereditria, o mesmo monarca recebe a coroa de dois ou mais Estados. Exemplo: Espanha e Portugal, no perodo de 1580 a 1640, poca em que o Brasil esteve sob o domnio espanhol, em razo de Felipe II ser o herdeiro das duas coroas. B) A Unio real, a unio de dois ou mais Estados sob o governo do mesmo rei, guardando cada um deles a sua organizao interna, via de regra comungam dos mesmos interesses em matria de negcios estrangeiros.

Exemplo: Reino Unido de Portugal, Brasil e Algares, de 1815 a 1822 outro exemplo e a Dinamarca e a Islndia que durou de 1918 a 1944. c) A Confederao a unio permanente e contratual de Estados que se ligam para fins de defesa externa, paz interna e outras finalidades que possam ser ajustadas. Os Estados confederados conservam a soberania, guardando inclusive a possibilidade de se desligarem da Unio. Como adverte Sahid Maluf, a tendncia da Confederao caminhar para uma penetrao mais ntima, sob a forma federativa, ou dissolver-se. Foi o que aconteceu com a Sua, que ainda conserva formalmente o nome Confederao, e os Estados Unidos da Amrica Inicialmente. O Exemplo mais recente a CEI Comunidade dos Estados independentes, resultante da dissoluo da antiga URSS ( Unio das Repblicas Socialistas Soviticas). D) A Federao a unio de dois ou mais Estados para a formao de um novo, em que as unidades conservam autonomia poltica, enquanto a soberania transferida para o Estado Federal. Exemplos: Estados Unidos, Brasil, Argentina, Mxico. Na Federao no h possibilidade de secesso, e a base jurdica uma Constituio. Reconhecimento do estado Para identificar a existncia de um Estado enquanto pessoa jurdica de Direito Internacional precisam estar presentes os 4 elementos constitutivos do estado (povo, territrio, Governo e Soberania). Mas, para ele seja considerado um sujeito da sociedade internacional, com capacidade para exercer os seus direitos, contrair obrigaes inerentes a essa condio, necessrio o seu reconhecimento por parte dos demais membros da sociedade internacional. Esse reconhecimento o ato jurdico pelo qual o governo de um Estado preexistente aceita outro ente como tal. O entendimento que esse reconhecimento um direito seu, uma vez presentes os elementos constitutivos. Logo, o no-reconhecimento apenas acontecer nos casos em que o novo Estado tenha sido criado de forma irregular, em desconformidade com as normas de direito internacional. Reconhecimento do Governo

O governo de um Estado pode ser de Direito (quando constitudo nos termos da ordem constitucional) ou de fato (quando investido por fora de revoluo ou golpe de Estado). O reconhecimento de governo no se faz necessrio quando a mudana do governo ocorre dentro dos moldes previstos na constituio, como exemplo nas eleies regulares. Todavia, quando ocorre a modificao de governo de formas anormais, como, por exemplo de uma revoluo ou de uma guerra civil, ocorrendo uma violao da ordem constitucional do Estado, preciso que o novo governo seja reconhecido pelos membros da sociedade internacional. Esse reconhecimento do governo importante para identificar quem ser o representante daquele Estado nas relaes internacionais. Vale lembrar que desde o incio da dcada de 80 do sculo XX que no existe mais o reconhecimento expresso do governo, razo pela qual se considera que o reconhecimento expresso desnecessrio na sociedade internacional contempornea. rgos do Estado nas Relaes Internacionais O Estado, na viso internacional, possui 4 rgos que o representa internacionalmente. Chefe de Estado: o mais alto representante pblico de um Estado inclui geralmente a personificao da continuidade e legitimidade do Estado e o exerccio de poderes, funes e deveres atribudos ao chefe de Estado pela Constituio do pas. Numa monarquia, o monarca o chefe de Estado, como no caso da Inglaterra. Numa repblica, o chefe de Estado recebe geralmente o ttulo de presidente (como em Portugal e no Brasil), embora alguns lderes tenham assumido outros ttulos. Em alguns pases que adotam o sistema presidencialista, o chefe de Estado acumula as funes de chefe de Governo, como o caso do Brasil. O art. 84, VII da CF determina tal funo privativa do Presidente da Repblica. Chefe de Governo: uma posio ocupada, num sistema parlamentarista de governo, pelo indivduo que exercer as funes executivas e/ou a funo de chefiar o Poder Executivo. Geralmente, nomear um gabinete e ditar polticas

pblicas.

chefe-de-governo

parlamentarista

no

cumpre

mandato

predeterminado e pode ser destitudo a qualquer momento pelo Parlamento se perder apoio ou for reprovado num voto de confiana. Em sistemas presidencialistas, o Chefe de Estado (normalmente chamado de presidente) ocupa tambm a Chefia de Governo. Ministro das Relaes Exteriores: tambm denominado em outros Estados como Ministros dos Negcios Estrangeiros. Ele auxiliar do Chefe de Estado ou do Chefe de Governo conforme o Sistema de Governo, na formao e execuo da poltica exterior. O Ministro o chefe hierrquico dos funcionrios diplomticos e consulares do Estado. No Brasil, o Ministrios das Relaes Exeteriores, tambm conhecido como Itamaraty um rgo do Poder Executivo, responsvel pelo assessoramento do Presidente da Repblica na formulao, desempenho e acompanhamento das relaes do Brasil com outros pases e organismos internacionais. A atuao do Itamaraty cobre as vertentes poltica, comercial, econmica, financeira, cultural e consular das relaes externas, reas nas quais exerce as tarefas clssicas da diplomacia: representar, informar e negociar. Misso Diplomtica: o escritrio de representantes diplmticos de um pas na capital do outroas misses diplomticas gozam de estatus extraterritorial, portanto, ainda que pertencem ao territrio da nao anfitri, esto separadas das leis locais e, em quase todas as situaes, so tratadas como parte do territrio do pas ao que pertencem. EXTINO E SUCESSO DO ESTADO A existncia do Estado est concretizada com a existncia dos 4 elementos constitutivos do Estado. Portanto o desaparecimento de qualquer deles

constitui na extino do Estado. A extino de um Estado pode ser total ou parcial. A primeira ocorre quando um dos elementos constitutivos desaparece ocasionando a perda da personalidade jurdica internacional, por exemplo, o desaparecimento total do territrio de um Estado em virtude de uma tsunami. A segunda ocorre quando o Estado sofre alguma transformao, mas no suficiente para lhe retirar a

personalidade jurdica. Alguns doutrinadores entendem que a extino somente se d de forma total, no existindo extino na modalidade parcial, esta por sua vez seria uma transformao e no extino. Aplica-se o princpio da continuidade do Estado onde pelo simples fato de sua existncia, continua existindo ainda que sob uma nova roupagem poltica diversa da anterior modificando a determinao da titularidade da soberania. Todavia esse princpio diz respeito extenso territorial ocupada

permanentemente por uma comunidade de indivduos. So modos de extino (transformao) do Estado: Anexao: A anexao a incorporao de um Estado em outro. Ela pode ser de forma total ou parcial. Ser total quando um Estado inteiramente absorvido por outro, perdendo a sua personalidade jurdica Internacional. Ser parcial quando um Estado perde parte de seu territrio e de sua populao para outro Estado, ocasionando uma reduo da soberania, mas no implica na perda da personalidade jurdica Internacional. Desmembramento: ocorre quando um territrio de um Estado repartido entre dois ou mais Estados ou quando um Estado se desmembra em duas ou mais partes dando origem a dois ou mais novos Estados. Devemos observar que no caso do desmembramento o Estado originrio extinto e perde a sua personalidade jurdica Internacional. Fuso: a fuso o resultado da unio de dois ou mais Estados, ocasionando a perda da personalidade jurdica Internacional do Estado Originrio em favor de um novo Estado. Direitos e Deveres dos Estados A doutrina Clssica costumava atribuir aos Estados soberanos apenas os direitos inerentes a celebrao de tratados, a declarao de guerra e o direito de enviar e receber representantes diplomticos. Todavia, hoje o leque de direitos e deveres bem mais amplo. Esse direito dos Estados so divididos em fundamentais ou essenciais e acidentais ou secundrios. Os direitos fundamentais so decorrentes da prpria

existncia do Estado enquanto sujeito de Direito Internacional. J os secundrios so aqueles resultantes dos tratados firmados entre os Estados, bem como, dos costumes internacionais relativo a questes particulares. So direitos fundamentais do Estado: Direito igualdade: o prembulo da Carta das Naes Unidas Diz que: NS, OS POVOS DAS NAES UNIDAS, RESOLVIDOS a preservar as geraes vindouras do flagelo da guerra,que por duas vezes, no espao da nossa vida, trouxe sofrimentos indizveis humanidade, e a reafirmar a f nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direito dos homens e das mulheres, assim como das naes grandes e pequenas, e a estabelecer condies sob as quais a justia e o respeito s obrigaes decorrentes de tratados e de outras fontes do direito internacional possam ser mantidos, e a promover o progresso social e melhores condies de vida dentro de uma liberdade ampla. Juridicamente todos os Estados possuem os mesmos direitos igualdade, ou seja, nenhum Estado por ser maior territorialmente ou economicamente maior que um Estado que possui um territrio pequeno ou uma economia fraca. Nas decises internacionais cada Estado possui o direito de voto igualitrio, nenhum Estado pode reclamar jurisdio sobre o territrio de outro Estado soberano. Direito Liberdade: esse direito diz respeito a soberania do Estado. O Estado livre para escolher a sua forma de governo, as suas legislaes, a forma das leis no mbito internacional para manter as relaes com outros membros da sociedade internacional. Direito ao mtuo respeito: diz respeito ao trato de um Estado para com o outro, ou seja, decorre do fato de que para que haja um bom relacionamento na esfera internacional os Estados devem trata-se uns aos outros com o devido respeito e com observncia das normas de Direito Internacional. Direito de defesa e conservao: esse direito compreende todas as medidas necessrias conservao e defesa do Estado, inclusive contra ameaas que

comprometem a integridade dos elementos constitutivos de um Estado. Esse direito oferece aos Estados as seguintes prerrogativas: treinamento das foras Armadas, levantamento de fortificaes para defesa, proibio do trnsito pelo territrio nacional de material blico, a expulso de estrangeiros que comentem atividade nociva a Segurana do Estado, regulamentao de imigrao, etc. Devemos observar que o entendimento desse direito de defesa e conservao no to amplo. Esse direito no justifica todo e qualquer ato praticado pelo Estado, tendo em vista que esse direito no o autoriza a praticar atos em violao a normas do direito internacional. Nesse sentido, esse direito de defesa e conservao ser aplicado o princpio da razoabilidade e da proporcionalidade. Cabe ressaltar ainda que em caso de agresso injusta, atual ou iminente, o Direito Internacional Pblico admite a legtima defesa individual e a legtima defesa coletiva nos termos do artigo 51 da Carta das Naes Unidas que assim diz: ARTIGO 51 - Nada na presente Carta prejudicar o direito inerente de legtima defesa individual ou coletiva no caso de ocorrer um ataque armado contra um Membro das Naes Unidas, at que o Conselho de Segurana tenha tomado as medidas necessrias para a manuteno da paz e da segurana internacionais. As medidas tomadas pelos Membros no exerccio desse direito de legtima defesa sero comunicadas imediatamente ao Conselho de Segurana e no devero, de modo algum, atingir a autoridade e a responsabilidade que a presente Carta atribui ao Conselho para levar a efeito, em qualquer tempo, a ao que julgar necessria manuteno ou ao restabelecimento da paz e da segurana internacionais.

Direito ao Comrcio Internacional: pelo fato dos Estados no serem autosuficientes ele convivem em relao de interdependncia. Um Estado pode limitar seu comrcio internacional de acordo com os seus prprios interesses, mas no pode praticar isoladamente e discriminao, tampouco se valer de sua situao para impor sua vontade nos atos de comrcio nos Estados mais vulnerveis economicamente.

Alm desses direitos acima mencionados a doutrina elenca dois deveres pertinentes aos Estados. So eles:

O dever moral: que consiste na obrigao de assistncia mtua que cabe aos Estados. Nesse dever aplica-se o princpio da solidariedade, normalmente esse dever aplicado nos casos de catstrofes naturais, desastres, naufrgios, questes humanitrias, etc.

E o Dever Jurdico: aquele decorrente dos tratados internacionais, alm de respeitar os direitos fundamentais e normais gerais do Direito Internacional, tal como a boa-f nas relaes internacionais, a igualdade soberana entre os Estados, etc.

ORGANIZAES INTERNACIONAIS No se sabe ao certo quando comeou a surgir as Organizaes Internacionais. A quem defende que existia na Antiga Grcia a Liga da Grcia Antiga (Anfictionias). Na realidade as organizaes Internacionais comeou a ter seu espao aps a primeira Guerra Mundial. Fato que aps o surgimento da ONU 1945 a institucionalizao das sociedades internacionais houve grande crescimento da criao dessa Organizaes. Atualmente, essas organizaes internacionais so essenciais para a sociedade internacional, representando a quebra de que o Estado era o nico sujeito do direito internacional. Conceito: uma associao voluntria de sujeitos do Direito Internacional (Estados e Organizaes Internacionais), constituda por tratado, dotada de uma constituio e de rgos comuns, possuindo personalidade jurdica internacional prpria distinta de seus membros. Caractersticas: associao de sujeitos do Direito Internacional. Criao atravs de tratado multilateral. Finalidade internacional relevantes. Pode ser por prazo indeterminado ou pelo menos longa. Possui rgos prprios. dotada de personalidade jurdica internacional. E possui capacidade

corresponde aos seus objetivos.

Tratado Constitutivo: As Organizaes so sujeitos secundrios do direito Internacional, na medida que sua criao depende dos sujeitos originrios (Estados). Esses tratados se assemelham s Constituies dos Estados quando define seus objetivos e estabelece as condies de execuo dos seus objetivos. Os tratados devem ser aceitos integralmente pelos membros signatrios, isto porque no se aplica o instituto da reserva nos tratados constitutivos das Organizaes Internacionais. Esse tratado constitutivo que vai explicar a organizao da personalidade jurdica prpria da Organizao Internacional. Entre as competncias da organizao est a de realizar tratados internacionais com qualquer outro sujeito do direito internacional, inclusive com outra organizao internacional. Classificao: Quanto finalidade: as organizaes podem ser gerais ou especficas. So gerais quando desempenham suas atividades nos mais diversos assuntos internacionalmente relevantes, no limite, evidente, de suas finalidades.so exemplos de Organizaes Gerais a ONU, a unio Africana e a Organizao dos Estados americanos. As de finalidade especfica so aquelas constitudas para cooperar em matrias razoavelmente delimitadas, como por exemplo a Organizao das Naes unidas para a Educao, Cincia e Cultura, Organizao Internacional do Trabalho e a Organizao de Aviao Civil Internacional, cujas finalidades se limitam a atuao de sua finalidade especfica. Quanto ao mbito de atuao: elas podem ser universal ou regional. Ser Universal quando admite o ingresso de qualquer Estado, independentemente de sua localizao geogrfica, de critrios polticos ou culturais, isto porque ela via o ingresso da totalidade dos Estados, por exemplo a ONU, J a Regional permite o ingresso apenas de determinados Estados, conforme critrios geogrficos, polticos ou culturais, por exemplo a Unio Europeia, Unio Afriana. Mercosul, etc. Quanto a Ordem Interna: as Organizaes Internacionais podem ser dependentes ou independentes. Ser dependente quando, alm e obedecer as regras do Direito Internacional, deve obedecer a determinadas regras de uma

ordem jurdica interna, por exemplo a Unio Postal Internacional que sujeita a fiscalizao do Governo suo. Todavia ser independente quando no possuem vnculo com qualquer ordem jurdica interna. Quanto participao de Estados: Nessa classificao as Organizaes Internacionais podem ser abertas ilimitadamente, abertas limitadamente e fechadas. Ser aberta ilimitadamente quando permite o ingresso de qualquer Estado. Ser aberta Limitadamente quando estabelece alguns critrios de admisso de membro Como a Comunidade dos pases de Lngua Portuguesa. E ser fechada quando no permite a admisso de nenhum outro membro que no tenha participado originariamente de sua instituio. Composio: as organizaes internacionais So compostas por membros originrios e por membros admitidos. Sero originrios os que constituram a Organizao atravs do tratado constitutivos e admitidos os que ingressarem aps a sua criao. Em regra os Estados so os membros das organizaes internacionais, mas nada impede que uma organizao internacional seja membro de outra Organizao internacional. Temos por exemplo a Unio Europeia, que parte do protocolo de Marraquexe de 1994 que Criou a Organizao Mundial do Comrcio (OMC). rgos das Organizaes Internacionais: Esses rgos j sero institudos no Tratado Constitutivo da Organizao Internacional. Existem dois rgos que so obrigatrios, ou seja, que so indispensveis em qualquer Organizao Internacional quais sejam uma Assembleia Geral e uma Secretaria. Admisso e Retirada de Estados Membros: A admisso de Estados em uma Organizao Internacional ser disciplinada pelo Tratado Constitutivo abordando em regra 3 questes relevantes: localizao geogrfica, adeso a tratado constitutivo sem permitir o direito de reserva e aceitao do novo membro pelos Estados que j compem quela Organizao Internacional, por exemplo na ONU a admisso de novos membros depende a Aprovao da Assembleia Geral, aps recomendao do Conselho de Segurana. J a retirada pode ser feita atravs da denncia, quando no tratado constitutivo permite a sada voluntria, nesse caso ser necessrio um pr-aviso

Organizao da sua denncia e que esteja quite com as suas obrigaes financeiras. ORGANIZAO DAS NAES UNIDAS (ONU) Contedo histrico: a ONU sucedeu a extinta Liga das Naes criada aps a primeira guerra mundial. O Presidente norte-americano Woodrow Wilson visando a preservao da paz defendeu a ideia de criar uma Organizao que visasse esse objetivo. A Liga das Naes teve principais objetivos de oferecer garantias mtuas de independncia poltica e de integridade territorial, alm da principal finalidade que seria a manuteno da paz. Foi criado o tratado de Versalhes instituindo a Liga das Naes, porm no teve sucesso, pois o Senado Norte-americano no ratificou o tratado, como os EUA foi o principal impulsionador da Sociedade das Naes a mesma no logrou xito. Em 26/06/1945, aps a segunda guerra mundial foi instituda a ONU na cidade da Califrnia EUA atravs de uma Carta de So Francisco contendo um prembulo de 111 artigos, alm de um anexo a respeito do Estatuto do Tribunal Internacional de Justia. Objetivos da ONU: manter a paz e a segurana internacional; desenvolver as relaes de amizade entre as naes baseadas no respeito do principio da igualdade de direitos e da autodeterminao dos povos; realizar a cooperao internacional, resolvendo os problemas internacionais de carter econmico, social, cultural e humanitrio; e ser o centro destinado a harmonizar a ao das naes para a consecuo desses objetivos comuns. Originariamente eram 51 membros, hoje possuem 192 Estados membros da ONU. Pra ser membro da ONU o Estado precisa: ser amante da paz; aceitar as obrigaes contidas na Carta e ter aptido e disposio para cumprir essas obrigaes. Alm disso depende de uma recomendao do Conselho de Segurana, ficando a cargo da Assembleia Geral decidir sobre essa admisso do Estado pretendente. Composio da ONU: A ONU composta por 6 rgos quais sejam: Assembleia Geral, Conselho de Segurana, Secretariado, Conselho Econmico Social, Conselho de Tutela e o Tribunal Internacional de Justia.

Assembleia Geral: o principal rgo deliberativo das Naes Unidas porque constituda por todos os membros participantes dessa Organizao Internacional. Todos os membros possuem igual direito de voto e nenhum membro poder ter mais de 5 representantes na Assembleia Geral. Em regra a Assembleia Geral possui sesses ordinrias anualmente tendo incio na tera-feira da terceira semana do ms de setembro com termina na vspera de natal. Existe tambm a possibilidade de realizar sesses extraordinrias sempre quando as circunstncias exigirem, neste caso a convocao parte do Secretrio Geral da ONU, a pedido do Conselho de Segurana ou da Maioria dos Membros da Naes Unidas. A competncia da Assembleia Geral genrica, isto porque ela pode discutir , deliberar e fazer recomendaes sobre todo e qualquer assunto relacionado com os fins previstos na Carta das Naes Unidas. O membro que estiver em atraso no pagamento de sua contribuio no poder votar na Assembleia Geral caso o montante devido seja igual ou

superior soma das contribuies dos 2 anos anteriores. OBS.: caso o Estado inadimplente prove que o atraso se deu por circunstancias alheias a sua vontade a Assembleia Geral poder permitir que ele vote. A Assembleia Geral possui comisses para facilitar as suas decises: Comisso de desarmamento e Segurana Internacional; Comisso Econmico Financeiro; Comisso de questes Sociais, Humanitrias e Culturais; Comisso poltica Especial e de Descolonizao; e Comisso Jurdica. As resolues possuem carter de recomendao, ou seja, no produz normas vinculantes para os membros. E quando aprovado pela maioria vira costume internacional. Conselho de Segurana: o principal rgo das Naes Unidas uma vez que o responsvel pela consecuo da finalidade maior da Carta: A Manuteno da paz e da Segurana Internacional. O Conselho de Segurana constitudo por 15 membros, sendo 5 permanentes e 10 rotativos (no permanentes). Os

5 membros permanentes so EUA, Frana, Reino Unido, China e Rssia, j os membros rotativos so eleitos pelo perodo de 2 anos, sendo vedada a reeleio para o perodo imediatamente seguinte. Para todos os continentes terem representantes, os membros no permanentes so distribudos de

maneira geogrfica, sendo 5 membros do continente africano e asitico, dois membros da Amrica latina, dois membros da Europa ocidental e outros e um membro do leste europeu. O Conselho de Segurana se rene periodicamente, podendo reunir-se em lugares diversos da sua sede. Cada membro ter apenas um representante no Conselho de Segurana e direito a um voto. O quorum deliberativo do Conselho de Segurana se apresenta com 9 votos afirmativo dos seus 15 membros. Todavia nas questes efetivamente importante, alm de ter os 9 votos favorveis, todos os membros permanentes devem ingressar nessa maioria nesse sentido que consiste o direito de veto, pois somente os membros permanentes que possui essa prerrogativa.

S-ar putea să vă placă și