Sunteți pe pagina 1din 11

CDIGO

REV.

ET-DE-Q00/002
EMISSO FOLHA

A 1 de 11

ESPECIFICAO TCNICA
TTULO

mar/2006

ESCAVAO E CARGA DE MATERIAL


RGO

DIRETORIA DE ENGENHARIA
PALAVRAS-CHAVE

Escavao. Cortes. Carga.


APROVAO PROCESSO

PR 010969/18/DE/2006
DOCUMENTOS DE REFERNCIA

DERSA - DESENVOLVIMENTO RODOVIRIO S.A. ET-Q0/016. Cortes. So Paulo, 1997.

OBSERVAES

REVISO

DATA

DISCRIMINAO

Permitida a reproduo parcial ou total, desde que citada a fonte DER/SP mantido o texto original e no acrescentando qualquer tipo de propaganda comercial.

CDIGO

REV.

ET-DE-Q00/002
EMISSO FOLHA

A 2 de 11

ESPECIFICAO TCNICA (CONTINUAO)

mar/2006

NDICE 1 2 3 3.1 3.2 3.3 3.4 4 5 6 6.1 7 8 9 OBJETIVO.....................................................................................................................................3 DEFINIO ..................................................................................................................................3 MATERIAIS ..................................................................................................................................3 Materiais de 1 Categoria: ..........................................................................................................3 Materiais de 2 Categoria: ..........................................................................................................4 Materiais de 3 Categoria: ..........................................................................................................4 Solo Mole ou Material Brejoso ..................................................................................................4 EQUIPAMENTOS.........................................................................................................................4 EXECUO ..................................................................................................................................5 CONTROLE...................................................................................................................................8 Geomtrico .................................................................................................................................8 ACEITAO.................................................................................................................................8 CONTROLE AMBIENTAL ..........................................................................................................8 CRITRIOS DE MEDIO E PAGAMENTO..........................................................................10

Permitida a reproduo parcial ou total, desde que citada a fonte DER/SP mantido o texto original e no acrescentando qualquer tipo de propaganda comercial.

CDIGO

REV.

ET-DE-Q00/002
EMISSO FOLHA

A 3 de 11

ESPECIFICAO TCNICA (CONTINUAO)

mar/2006

OBJETIVO Definir os critrios que orientam a execuo, aceitao, e medio dos servios de escavaes e carga e, remoo de materiais de primeira, segunda e terceira categorias, em obras rodovirias sob a jurisdio do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de So Paulo DER/SP.

DEFINIO Escavao e carga de material consiste-se nas operaes de remoo do material constituinte do terreno nos locais onde a implantao da geometria projetada requer a sua remoo, ou escavao de reas de emprstimo de material, incluindo a carga e o transporte dos materiais para seu destino final: aterro ou depsito de materiais de excedentes. As operaes de escavao e carga compreendem: a) escavao e carga do material em reas de corte at o greide de terraplenagem; b) escavao e carga de material em reas de corte situadas abaixo do greide de terraplenagem no caso em que o subleito constitudo por materiais imprprios, na espessura fixada em projeto ou pela fiscalizao; c) escavao e carga de material de degraus ou arrasamentos nos alargamentos de aterros existentes; d) escavao e carga de material de degrau em terrenos de fundao fortemente inclinados; e) escavao e carga de material, quando houver necessidade de remoo da camada vegetal, em profundidades superiores a 20 cm; f) escavao e carga de materiais de rea de emprstimos; g) escavao com equipamento convencional de terraplenagem, destinados alterao de cursos dgua objetivando eliminar travessias ou posicion-las de forma mais conveniente em relao ao traado, os assim chamados corta rios.

MATERIAIS Os materiais ocorrentes no cortes devem ser classificados em conformidade com as seguintes definies:

3.1

Materiais de 1 Categoria: Compreendem os solos em geral, de natureza residual ou sedimentar e seixos rolados ou no com dimetro mximo de 0,15 cm. Em geral todos os materiais so escavados por tratores escavo-transportadores de pneus, empurrados por tratores esteiras de peso compatvel ou por escavadeiras hidrulicas. Sua escavao no exige o emprego de explosivo.

Permitida a reproduo parcial ou total, desde que citada a fonte DER/SP mantido o texto original e no acrescentando qualquer tipo de propaganda comercial.

CDIGO

REV.

ET-DE-Q00/002
EMISSO FOLHA

A 4 de 11

ESPECIFICAO TCNICA (CONTINUAO)

mar/2006

3.2

Materiais de 2 Categoria: Compreendem os materiais com resistncia ao desmonte mecnico inferior ao da rocha s, piarras, isto , material granular formado geralmente por fragmentos de rocha alterada ou fraturada: saibros, ou seja, material composto geralmente por areia e silte proveniente da alterao da rocha, argilas e rochas alteradas, cuja extrao se processa por combinao de mtodos que obriguem a utilizao contnua e indispensvel de equipamento de escarificao, constitudo por trator de esteira escarificador de somente um dente - ripper, de dimenses adequadas. Pode, eventualmente, ser necessrio o uso de explosivos. Esto includos nesta classificao os blocos de rocha com volume inferior a 2,0 m e os mataces ou pedras de dimetro mdio compreendido ente 0,15 m e 1,0 m. Os materiais de 2 categoria so classificados em: a) 2 categoria com ripper: aplica-se quando houver predominncia acentuada do emprego de ripper; b) 2 categoria com explosivos: aplica-se quando houver predominncia acentuada do emprego de explosivos.

3.3

Materiais de 3 Categoria: Compreendem a rocha s, mataces macios, blocos e rochas fraturadas de volume superior a 2,0 m que s possam ser extrados aps a reduo em blocos menores, exigindo o uso contnuo de explosivos, ou outros materiais e dispositivos para desagregao da rocha.

3.4

Solo Mole ou Material Brejoso Compreendem os solos que no apresentam em seu estado natural, capacidade de suporte para apoio direto dos equipamentos de escavao. Sua escavao somente possvel com escavadeiras apoiadas fora da rea de remoo, isto , em aterros ou estivas colocadas para propiciar suporte adequado ao equipamento. Esta classificao abrange solos localizados acima e abaixo do nvel dgua, com teor de umidade elevado.

EQUIPAMENTOS Antes do incio da execuo dos servios todos os equipamentos devem ser examinados e aprovados pelo DER/SP. A seleo de equipamentos deve obedecer s seguintes indicaes: a) escavao em materiais de 1 categoria: tratores de esteiras equipados com lmina, escavo-transportador ou escavadores conjugados, caminhes basculantes, ps carregadeiras, motoniveladoras e escavadeiras hidrulica, tratores para operao de push; b) escavao em materiais de 2 categoria: tratores de esteiras equipados com ripper, es-

Permitida a reproduo parcial ou total, desde que citada a fonte DER/SP mantido o texto original e no acrescentando qualquer tipo de propaganda comercial.

CDIGO

REV.

ET-DE-Q00/002
EMISSO FOLHA

A 5 de 11

ESPECIFICAO TCNICA (CONTINUAO)

mar/2006

carificador pesado, motoniveladora, escavadores conjugados, caminhes basculantes, ps carregadeiras, motoniveladoras e escavadeiras hidrulica; compressores e perfuratrizes; c) escavao em materiais de 3 categoria: compressores de ar, perfuratrizes pneumticas ou eltricas, tratores equipados com lmina, escavadores conjugados com transportadores; caminhes basculantes e ps carregadeiras; d) escavao solos brejosos, inclusive execuo de corta-rios com emprego de escavadeiras de arraste, dragline, complementado por outros equipamentos citados nas alneas anteriores. Para execuo dos servios de escavao deve-se utilizar para complementar os equipamentos destinados manuteno de caminhos de servios, reas de trabalho e esgotamento das guas das cavas de remoo. Tais atividades devem ser previstas pela executante para otimizao e garantia da qualidade dos trabalhos. 5 EXECUO Todas as escavaes devem ser executadas nas larguras e com a inclinao dos taludes indicados no projeto. A operao de escavao deve ser precedida dos servios de desmatamento, destocamento e limpeza. A escavao dos cortes deve obedecer aos elementos tcnicos fornecidos pelo projeto de terraplenagem e nas notas de servio. O desenvolvimento dos trabalhos deve otimizar a utilizao adequada, ou rejeio dos materiais extrados. Apenas so transportados para constituio dos aterros, os materiais que pela classificao e caracterizao efetuados nos cortes, sejam compatveis com as especificaes de execuo dos aterros, em conformidade com o projeto. Constatada a convenincia tcnica e econmica de reserva de materiais escavados em cortes, para execuo de camadas superficiais da plataforma, recomendvel o depsito dos referidos materiais em locais indicados pela fiscalizao para sua oportuna utilizao. Em situaes em que o nvel de gua situe-se acima da cota do greide de terraplenagem, os taludes apresentem teor de umidade elevado, necessrio que se execute a drenagem adequada, com a instalao de um sistema de drenos profundos ou drenos sub-horizontais. A quantidade, posicionamento, dimetro e comprimentos destes drenos devem ser executados de acordo com o projeto. Imediatamente aps a concluso da execuo dos drenos, deve ser iniciada a execuo do aterro de proteo de taludes de corte, utilizando-se solo solo superficial, argilo-arenoso, areno-argiloso laterizado ou aqueles indicados no projeto. Sempre que possvel os materiais para proteo devem ser provenientes de cortes vizinhos ou de reas de emprstimos indicados em projeto ou pela fiscalizao. Quando a escavao atingir o greide de terraplenagem, e os solos do subleito forem inadequados, isto , constitudos por solos de expanso maior que 2% , possurem baixa capaciPermitida a reproduo parcial ou total, desde que citada a fonte DER/SP mantido o texto original e no acrescentando qualquer tipo de propaganda comercial.

CDIGO

REV.

ET-DE-Q00/002
EMISSO FOLHA

A 6 de 11

ESPECIFICAO TCNICA (CONTINUAO)

mar/2006

dade de suporte ou orgnicos, necessrio o rebaixamento do greide de terraplenagem na espessura estabelecida em projeto, ou de 60 cm no mnimo, ou a definida pela fiscalizao, nos casos no previstos em projeto. As espessuras e as caractersticas dos materiais constituintes das camadas de aterro, devem estar em conformidade com a especificao ET-DE-Q004, aterro e, com as determinaes de projeto. Os taludes ao final das escavaes devem possuir a geometria indicada em projeto e superfcie desempenada. Somente devem ser efetuadas alteraes de inclinao caso novos dados geotcnicos justifiquem a alterao da inclinao, ou quando ocorrerem escorregamentos durante a execuo. O talude deve apresentar a superfcie desempenada, obtida pelos equipamentos de escavao. As cristas de corte e entradas dos taludes devem ser arredondadas e as banquetas, sempre que possvel, devem possuir concordncia com terreno natural, o que pode envolver escavaes no previstas em projeto, cabendo a fiscalizao autorizar estas escavaes adicionais. Os taludes em que houver diferentes inclinaes, a concordncia deve ser contnua, e executada de modo evitar a formao de elevaes e depresses. Nas reas de transio de aterros para corte, deve ser executada a escavao e remoo de 0,60 m abaixo da cota de terraplenagem, na rea de corte, na extenso mnima de 2,0 m. O material escavado deve ser substitudo por materiais com as mesmas caractersticas dos 0,60 m da camada final de aterro. SEO LONGITUDINAL

Corte 1,0 m Greide de Terraplenagem

0,6 m

Aterro 2,00 m Figura 1

Quando as escavaes necessitarem da utilizao de explosivos, para desmonte de material de 3 categoria, a utilizao de explosivos deve ser executada de acordo com projeto especifico para cada caso. As escavaes em locais que apresentarem material rochoso devem atender as seguintes exigncias: a) quando a escavao atingir o greide de terraplenagem, mas apresentar salincias proPermitida a reproduo parcial ou total, desde que citada a fonte DER/SP mantido o texto original e no acrescentando qualquer tipo de propaganda comercial.

CDIGO

REV.

ET-DE-Q00/002
EMISSO FOLHA

A 7 de 11

ESPECIFICAO TCNICA (CONTINUAO)

mar/2006

venientes da retirada de blocos rochosos, as depresses devem ser preenchidas com material britado, tomando-se o cuidado de drenar essas depresses; b) no devem ser admitidos salincias superiores a 0,10 m, nem depresses superiores a 0,30 m em relao ao plano definido pela superfcie de corte; c) no permitida a existncia de blocos de rocha em taludes que coloque a segurana dos usurios em risco. Durante a execuo dos cortes deve ser implantados, simultaneamente, os dispositivos de drenagem superficial, drenos sub-horizontais e elementos de proteo de talude, indicadas no projeto. No devem ser permitidos materiais soltos provenientes de limpeza ou escavao nas proximidades das linhas de off-sets dos cortes. Os corta-rios, caso ocorram, devem ser tratados em conformidade com o projeto. Desde o incio das obras at seu recebimento definitivo, as escavaes j executadas ou em execuo devem ser protegidas contra a ao erosiva das guas e mantidas em condio que assegurem drenagem eficiente. Durante a execuo, o executante responsvel pela manuteno dos caminhos de servio sem nus ao contratante. Todos os danos ou prejuzos que porventura ocorram em propriedades lindeiras, durante a execuo dos servios so de responsabilidade exclusiva do executante. 5.1 Escavao de Material Solo Mole ou Material Brejoso Em locais de terreno alagado, toda rea de escavao, sempre que possvel, deve ser previamente drenada antes das operaes de escavao carga do material. A gua da rea deve ser removida por meio de valetas de drenagem, drenos de talvegue, bombeamento ou qualquer outro processo com eficcia comprovada e que seja economicamente vivel, estes processos devem estar especificados no projeto ou serem indicados pela fiscalizao. Quando for executada abertura de valas, para drenagem da gua, a escavao deve ser executada, preferencialmente, de jusante para montante. Quando as paredes das valas apresentarem instabilidade, a fiscalizao deve determinar o seu preenchimento com material inerte, envolvido ou no por manta filtrante, ou a construo de dreno de talvegue. Em locais cuja a inclinao do terreno no permitam a drenagem da rea por gravidade, deve ser executado poo de captao, para o qual devem ser conduzidas as gua por meio de valetas ou drenos de talvegue, para posterior esgotamento da gua do poo por meio de bombeamento. A presena de gua durante a escavao, exceto quando autorizada pela fiscalizao, s
Permitida a reproduo parcial ou total, desde que citada a fonte DER/SP mantido o texto original e no acrescentando qualquer tipo de propaganda comercial.

CDIGO

REV.

ET-DE-Q00/002
EMISSO FOLHA

A 8 de 11

ESPECIFICAO TCNICA (CONTINUAO)

mar/2006

permitida no caso de dragagem. O material escavado deve ser transportado para fora da faixa de construo e depositado em local indicado pelo projeto ou pela fiscalizao, de modo que no interfira com a construo da rodovia. A deposio do material deve obedecer a ET-DE-Q00/007 Depsito de Materiais Excedentes. 6 6.1 CONTROLE Geomtrico Os levantamentos topogrficos devem apontar se a altura e a largura da plataforma nos cortes atendem seo transversal especificada no projeto. Os taludes em corte devem apresentar, aps operaes de terraplenagem, a inclinao indicada no projeto. As verificaes devem ser realizadas, pela executante e pela fiscalizao, desde o incio e at o trmino das escavaes, de modo a permitir as que sejam executadas correes, sempre que houver necessidade. O acabamento da plataforma resultante deve atender conformao da seo transversal indicada no projeto. As tolerncias admitidas para acabamento dos taludes e plataforma de terraplenagem so seguintes: a) variao de altura mxima, para eixos e bordas, escavao em solo: 0,05 m; b) variao de altura mxima, para eixos e bordas, escavao em rocha: 0,10 m; c) variao mxima de largura de + 0,20 m para cada semiplataforma no se admitindo variao negativa. 7 ACEITAO Os servios so aceitos e passives de medio desde que sejam executados de acordo com esta especificao e o controle geomtrico esteja dentro da faixa de tolerncia permitida. Os servios rejeitados devem ser corrigidos ou complementados. 8 CONTROLE AMBIENTAL Nas operaes de escavao exigida a adoo dos seguintes procedimentos. Nas reas de cortes: a) evitar o quanto possvel o trnsito dos equipamentos e veculos de servio fora das reas de trabalho; evitar o excesso de carregamentos dos veculos e controlar a velocidade usada; b) aspergir gua permanentemente nos trechos poeirentos, principalmente nas passagens por reas habitadas;

Permitida a reproduo parcial ou total, desde que citada a fonte DER/SP mantido o texto original e no acrescentando qualquer tipo de propaganda comercial.

CDIGO

REV.

ET-DE-Q00/002
EMISSO FOLHA

A 9 de 11

ESPECIFICAO TCNICA (CONTINUAO)

mar/2006

c) o revestimento vegetal dos taludes, quando previsto, deve ser executado imediatamente aps a execuo dos corte; d) implantar, caso necessrio, sistema de drenagem provisrio e de controle de processos erosivos, como carreamento. Nas reas de emprstimo: a) a empresa executante deve licenciar a rea de emprstimo, localizada fora da faixa de domnio, junto ao rgo ambiental responsvel, antes do incio de qualquer atividade na rea; b) o desmatamento, destocamento e limpeza, devem ser executados de acordo com ETQ00-001, dentro do limite da rea licenciada, e o material retirado deve ser estocado de forma que, aps a explorao do emprstimo, o solo orgnico possa ser reutilizado na recuperao da rea; c) no permitida a queima da vegetao removida; d) deve ser evitada a localizao de emprstimo em reas com restries ambientais e de boa aptido agrcola; e) no devem ser explorados emprstimos em reas legalmente protegidas tais como: reservas ecolgicas ou florestais, de preservao cultural, ou mesmos em suas proximidades; f) o trfego de equipamentos e veculos de servio deve ser controlado para evitar a implantao de vias ou trilhas desnecessrias; g) as reas de emprstimo devem ser mantidas, durante sua explorao, convenientemente drenadas de modo a evitar o acmulo das guas, bem como os efeitos da eroso; h) a explorao deve se dar de acordo com o projeto aprovado pela fiscalizao e licenciado ambientalmente; qualquer alterao deve ser objeto de complementao do licenciamento ambiental; i) imediatamente aps o trmino da sua explorao, a rea deve ser recuperada, considerando no mnimo: a reconformao da topografia de modo a no provocar pontos de alagamentos, e a no permitir a formao de sulcos erosivos, alm de buscar restabelecer a conformao conforme o entorno da rea; a implantao de sistema de drenagem que complemente a atividade acima, auxiliando no escoamento das guas de modo a complementar a funo de reconformao topogrfica da rea. Deve-se buscar ao mximo a utilizao de canaleta coberta com grama em placa.

j) a cobertura com grama em placas ou hidrosseameadura nos taludes e plats formados. Antes de iniciar a regenerao, a camada superior do solo, estocada na fase de limpeza, deve ser espalhada no plat.

Permitida a reproduo parcial ou total, desde que citada a fonte DER/SP mantido o texto original e no acrescentando qualquer tipo de propaganda comercial.

CDIGO

REV.

ET-DE-Q00/002
EMISSO FOLHA

A 10 de 11

ESPECIFICAO TCNICA (CONTINUAO)

mar/2006

9 9.1

CRITRIOS DE MEDIO E PAGAMENTO Escavao e Carga de Material A escavao e carga de material so medidas e pagas por metro cbico (m) do volume escavado, medido no corte. A medio dos servios executados realizada da seguinte forma: a) a rea da seo transversal a ser considerada, para clculo e medio do volume escavado, a da seo transversal medida aps a escavao; b) o volume das escavaes no previstas em projeto, mas autorizadas pela fiscalizao, obtido atravs da seo medida aps a escavao; c) os materiais escavados so classificados em conformidade com o descrito no item 3 desta especificao; d) quando ocorrerem, em uma regio, materiais de categorias diferentes, os volumes devem ser medidos para cada categoria, e se no for possvel definir, na cava, horizontes ou linhas de separao entre os materiais, feita a classificao em porcentagens dos volumes: os volumes de blocos, mataces ou fragmentos de rocha maiores 0,5 m, isolados uns dos outros, so calculados considerando sua forma geomtrica; blocos de dimenses menores que 0,50 m so amontoados e o volume do monte obtido considerando sua forma geomtrica e dimenses aproximadas, o total de espaos vazios no monte admitido de 40%; no caso dos blocos de dimenses menores que 0,50 m misturados com material de outra categoria, o volume de cada material obtido com base na avaliao da composio percentual da mistura

e) objeto de medio a escavao e carga de material estocado, para posterior utilizao, cujo o volume determinado atravs da seo transversal medida no corte, aps a escavao 9.2 Transporte de Material Escavado A unidade de transporte de material escavado o metro cbico pela distncia de transporte. A distncia de transporte a menor distncia real entre os centros de gravidade de corte e aterro ou depsito de materiais excedentes, considerando o percurso de ida e volta. A menor frao a ser considerada para efeito de medio de 10 dam (100m). No objeto de medio o transporte de terra vegetal brejosa, quando a distncia de transporte for inferior a 5 decmetros; e de qualquer categoria quando a distncia de transporte for inferior ou igual a 1 decmetro. 9.3 Pagamento Os servios executados e medidos da forma descrita so pagos de acordo com os seus respectivos preos contratuais, que variam de acordo com a natureza do material escavado.
Permitida a reproduo parcial ou total, desde que citada a fonte DER/SP mantido o texto original e no acrescentando qualquer tipo de propaganda comercial.

CDIGO

REV.

ET-DE-Q00/002
EMISSO FOLHA

A 11 de 11

ESPECIFICAO TCNICA (CONTINUAO)

mar/2006

Nos preos unitrios esto inclusos: mos de obra necessria para execuo dos servios, com encargos socais, BDI, todos os equipamentos e recursos utilizados na execuo dos servios de escavao, carga e transporte do material. No preo unitrio para execuo de escavao de materiais de 3 categoria, esto inclusos: as operaes de execuo do plano de fogo, perfuraes, fornecimento e colocao dos explosivos, bem como cordel, espoleta, detonadores e todos os demais procedimentos relativos segurana, isolamento do permetro afetado pelas detonaes e seu respectivo abafamento atravs de quaisquer materiais. Aps as detonaes, esto inclusos o trmino da desagregao e a carga do material nos veculos transportadores. Est incluso ainda no preo unitrio, o pr fissuramento para a conformao dos taludes de acordo com as solicitaes de projetos. No caso de escavaes em locais de regio urbana ou de outras interferncias, esto inclusos tambm os cuidados necessrios para evitar os riscos de projeo dos fragmentos e propagao das vibraes sonoras e, deslocamentos de ar. A drenagem da rea paga indiretamente por intermdio de bombeamento de vala. DESIGNAO 22.02.01 Escavao e carga de material de 1 ou 2 categoria 22.02.02 Escavao e carga de material de 2 categoria com ripper 22.02.03 Escavao e carga de material de 2 categoria com explosivo 22.02.04 Escavao e carga de material de 3 categoria 22.02.05 Escavao e carga solo mole sob lmina dgua. 22.02.06.01 Carga de material estocado 22.03.01 Transporte de material escavado de 1 ou 2 categorias at 1 km 22.03.02 Transporte de material escavado de 1 ou 2 categorias at 2 km 22.03.03 Transporte de material escavado de 1 ou 2 categorias at 5 km 22.03.04 Transporte de material escavado de 1 ou 2 categorias at 10 km 22.03.05 Transporte de material escavado de 1 ou 2 categorias at 15 km 22.03.06 Transporte de material escavado de 1 ou 2 categorias alm de 15 km 22.03.07 Transporte de material escavado de 3 categorias at 1 km 22.03.08 Transporte de material escavado de 3 categorias alm de 1 km 22.03.09 Transporte de solo mole at 2 km 22.03.10 Transporte de solo mole alm de 2 km 22.03.11 Transporte de material de limpeza at 1 km 22.03.12 Transporte de material de limpeza alm de 1 km _____________
Permitida a reproduo parcial ou total, desde que citada a fonte DER/SP mantido o texto original e no acrescentando qualquer tipo de propaganda comercial.

UNIDADE m m m m m m m x km m x km m x km m x km m x km mx km m x km m x km m x km m x km m x km m x km

S-ar putea să vă placă și