Sunteți pe pagina 1din 18

O PODER DA ADORAO

INTRODUO Vivemos um tempo de revitalizao da adorao nas igrejas em todo o mundo. Muitos cristos tm encontrado na adorao sua fonte de energia e vitalidade. Isso tem resultado em transformao no estilo de culto de muitas igrejas, fazendo com que o mesmo seja dinmico e envolvente. Ao mesmo tempo, triste ver que questes relacionadas adorao tambm tm se tornado motivos de controvrsia em muitas igrejas, chegando mesmo a causar conflitos e divises em vrios ministrios. Infelizmente ainda h muitos que to somente frequentam os cultos da igreja todos os domingos. Entre eles se encontram crianas, jovens e adultos das mais variadas idades. So aqueles que simplesmente ficam olhando para todos os lados e esto com a mente e o corao em outro lugar. Ainda no entenderam o que est escrito em Salmo 95.1-2, 67.

1 Venham! Cantemos ao Senhor com alegria! Aclamemos a Rocha da nossa salvao. 2 Vamos presena dele com aes de graas; vamos aclam-lo com cnticos de louvor. 6 Venham! Adoremos prostrados e ajoelhemos diante do Senhor, o nosso Criador; 7 pois ele o nosso Deus, e ns somos o povo do seu pastoreio, o rebanho que ele conduz.
Deus planejou que a adorao terrena fosse uma pequena amostra do que ser a adorao na eternidade. Portanto, fundamental que haja uma redescoberta da prioridade e do poder da adorao na igreja local. Uma congregao que verdadeiramente adora a Deus est cumprindo um dos elementos essenciais de sua misso no mundo. medida que nos tornamos o tipo de adoradores que Deus est procurando, precisamos entender que a base para a adorao realmente comea com uma compreenso da prioridade da adorao e com uma definio de adorao. I. A PRIORIDADE DA ADORAO. A. A adorao tem valor eterno. 1. Voc j considerou o valor eterno da adorao? Tudo que voc v com seus olhos neste momento, onde quer que voc esteja, vai passar. A Bblia profetiza que um dia cus e terra passaro com o maior estouro que o universo j conheceu (2 Pedro 3.10-13).

11 Visto que tudo ser assim desfeito, que tipo de pessoas necessrio que vocs sejam? Vivam de maneira santa e piedosa, 12 esperando o dia de Deus e apressando a sua vinda. Naquele dia os cus sero desfeitos pelo fogo, e os elementos se derretero pelo calor. 13 Todavia, de acordo com a sua promessa, esperamos novos cus e nova terra, onde habita a justia.
2. Porm, no s a matria que vai desaparecer, mas tambm a maioria das formas de ministrio espiritual vai cessar. 3. No cu no haver pregadores ou professores, porque a Bblia diz que ns conheceremos como somos conhecidos. No haver nenhum evangelista, porque cada alma humana ter entrado para a vida eterna no cu ou para a
1

eterna morte no inferno. No haver profetas, porque o tempo vai deixar de existir. 4. Ento que ministrio a Bblia claramente indica que vai continuar por toda a eternidade? A adorao! Deus nunca vai se cansar de receber adorao e ns nunca vamos nos cansar de dar a glria e o louvor que ele merece! B. A adorao no serve apenas para preencher espao e tempo. 1. Para entender o que adorao, devemos tambm entender o que a adorao no . Em muitas clulas, a adorao se resume a alguns cnticos que cantamos entre o quebra-gelo e o tempo de edificao. O mesmo verdade em relao ao culto dominical. 2. Porm, Deus deseja que cheguemos diante dele, para levarmos nossos pensamentos na obedincia da cruz e dar a ele a honra, o louvor, a glria, o amor e a adorao que ele merece! 3. A adorao tem seu mrito, e no est a apenas para preencher tempo. Tambm no serve apenas para nos aquecer e nos preparar para a pregao. C. A adorao no somente msica. 1. Deveramos louvar o Senhor por ele nos ter dado a msica. Na maioria das vezes assim que expressamos nossa adorao. Existe alguma coisa a respeito da msica que abre o corao do homem. Essa uma das razes porque o tipo errado de msica pode ser to perigoso. 2. A msica um veculo que pode nos transportar para o trono de Deus. A inspirao do compositor coloca palavras sobre aquilo que estamos sentindo, mas que provavelmente no poderamos expressar sem a sua ajuda. A maioria de ns certamente no poderia dizer coisas de forma to potica e bonita como um compositor o faz. 3. Voc j teve essa experincia, especialmente ao escutar um cntico novo pela primeira vez? Muitas vezes as palavras de um cntico novo tm nos tocado profundamente quando nosso corao estava doendo. As palavras diziam aquilo que ns queramos dizer a Jesus. As palavras do autor se tornaram nossas quando as cantamos ao Senhor em adorao. 4. Msica de louvor e adorao apenas um aspecto de um estilo de vida de louvor e adorao. A msica o veculo, mas o alvo a presena de Deus. Msica de louvor e adorao talvez a forma mais popular de expressar nosso louvor e adorao ao Senhor. A tendncia hoje de tomar erroneamente a msica, o cntico e a declarao de palavras de louvor como a nica forma de adorao. D. A adorao mais do que cantar. 1. Adorao no sinnimo de cantar. Voc pode cantar e no adorar. Voc pode adorar sem cantar. As ondas do ar esto repletas de msica representando esse mundo, nada tendo a ver com Deus.
2

2. Infelizmente, nem todo cantar na igreja adorar. s vezes, porm, isso est relacionado com a condio do nosso corao. Muitas vezes ns simplesmente no estamos cantando para ele. preciso examinar mais de perto o contedo da poesia dos cnticos que cantamos, junto com o impacto que isso traz. 3. Ocasionalmente, podemos ter um tempo para cantar que pode ser muito gostoso, mas deveramos chamar isso de "Festa da Msica". Ter um culto nostlgico no qual cantamos antigas canes favoritas da igreja bom, se voc chamar isso de "noite das msicas favoritas". Mas por favor, no chame isso de adorao! a. Durante a comunho da clula ou um piquenique, no tem nada de errado em providenciar um tempo gostoso para cantar canes favoritas e que cada pessoa tenha a oportunidade de escolher um cntico. Mas isso s no adorao. b. Todos ns temos cnticos, velhos e novos, que gostamos de cantar. Voc pode gostar da harmonia. Elas trazem boas memrias! Gostamos de cant-las, mas preciso reconhecer que estamos fazendo isso para ns, no para Deus. Chame isso de diverso crist, s no chame de adorao! 4. Adorao tambm mais do que cantar porque adorar algo que pode ser feito sem dizer uma palavra. a. Pode ser feito enquanto estamos em silncio, esperando no Senhor. b. Pode ser feito por meio de choro e arrependimento. c. Pode ser feito enquanto nosso corao clama a ele sem palavras audveis. d. Pode ser feito por meio daqueles gemidos que no podem ser pronunciados aos quais Paulo se refere em Romanos 8.26. 5. Voc lembra o que aprendeu na matemtica a respeito de conjuntos? O conjunto A era menor e no igual ao conjunto B? Adorao assim. um conjunto que inclui o cntico, mas mais do que cantar. Uma parte do "conjunto cantar" est fora do "conjunto adorao" Vamos adorar com nossas vozes e alm das vozes!

CANTAR

CANTAR ADORAR

ADORAR

E. Na adorao, Deus a audincia. 1. Deveramos buscar a Deus. Ele o foco da nossa adorao. No adore apenas por adorar! O louvor no cura, Deus cura! A adorao no conserta relacionamentos quebrados. S Deus faz isso. Portanto, no deveramos nos concentrar no cntico, na msica ou na harmonia e sim no Senhor.
3

a. Fica claro na Bblia e na histria que a msica e a adorao tm sido pervertidas e corrompidas repetidas vezes. b. Desde o momento que Lcifer decidiu que ele queria receber adorao em vez de d-la a Deus, ele tem continuamente atacado a igreja, para colocar os nossos olhos em qualquer outra coisa alm de Deus. 2. No devemos usar o louvor e a adorao como uma tentativa de manipular Deus para nos abenoar. Nosso alvo abenoar a Deus e ter um relacionamento vivo com ele. A adorao no para ns. A adorao para Deus! a. Ns somos beneficiados imensamente durante o tempo de adorao. Ela refresca o nosso esprito, faz-nos mais sensveis ao Esprito Santo, torna o nosso corao mais manso, coloca-nos acima das nossas circunstncias, enfatiza a presena do Senhor e frequentemente libera os dons do Esprito em nosso meio. b. Porm, todas essas bnos so produtos secundrios. Eles no deveriam ser o motivo da nossa adorao! 3. necessrio que compreendamos que Deus a audincia, sentado no seu trono enquanto ele desfruta do amor sendo verbalizado pelos seus filhos por meio da adorao. a. De alguma forma nas nossas igrejas, pensamos erroneamente que durante o culto dominical, nos reunimos como audincia. Olhamos o ministro de o louvor liderar o perodo de louvor, ouvimos o coral cantar, aplaudimos os solistas e nos sentamos para ouvir o sermo do pastor. (E na hora da refeio avaliamos o desempenho de cada um!). b. Os poucos escolhidos no palco esto desempenhando para o prazer, entretenimento ou, na melhor das hipteses, para a edificao dos expectadores. c. Vamos considerar outro cenrio, dessa vez do ponto de vista do cu. Deus est sentado no seu santo trono no cu. Sentados com ele nos lugares celestiais ns nos reunimos diante dele. Deus a audincia. 1) O coral, a equipe de louvor, os instrumentistas, o ministro de louvor e os solistas so simplesmente os que nos estimulam e orientam, ajudando a todos ns da congregao a oferecerem a nossa adorao ao Senhor. 2) O pastor, que est debaixo do Pastor dos pastores, fala a ns as palavras de Deus para nos exortar, encorajar, admoestar e equipar. 3) Respondemos apropriadamente ao Senhor enquanto o adoramos durante o desafio e o tempo de ministrao. II. DEFININDO A ADORAO. A. Se a adorao no apenas para preencher o tempo, mais do que cantar, no apenas msica e nem para o nosso benefcio, ento o que ? Ns at chamamos
4

os nossos cultos de culto de adorao, embora muito do que fazemos no seja adorao. Ento o que adorao? B. Deus tem muito a dizer a esse respeito! Existem mais de 540 textos bblicos relacionados ao louvor e adorao na Bblia! 1. Considerando o contexto das clulas, estamos enfocando mais a adorao, em vez do louvor. Numa outra oportunidade podemos estudar o louvor e a adorao na congregao. 2. No precisamos ser tcnicos demais, mas existem diferenas bsicas entre o louvor e a adorao que devemos considerar. Louvor Adorao Ao de Deus Carter de Deus Celebrao Contemplao / Reflexo Alto Baixo Batalha espiritual Admirao Procurando sua mo Procurando sua face Recebendo favor Dando honra Mandamento de Deus Desejo de Deus Alegria Santidade e humildade Obrigado Eu te amo Gritar Ajoelhar Bater palmas Prostrar-se Danar Inclinar-se Declaraes acerca de Deus Entrega a Deus Expresses exteriores Amor interior do corao Menos pessoal Mais ntimo C. Apesar de haver vrios sentidos especficos para a adorao na Bblia, o sentido bsico o de "servio". As palavras bhdh (hebraico) e latreia (grego) tm como significado original o trabalho dos escravos ou empregados. Os senhores recebiam "adorao" de seus servos quando estes se prostravam diante deles e reconheciam sua superioridade. D. No Antigo Testamento a palavra hebraica shchh significa "inclinar-se, prestar homenagem, abaixar-se, prostrar-se". No Novo Testamento a palavra grega proskuneo significa "aproximar-se e beijar, reverenciar, adorar, prostrar-se, adorar de joelhos". E. Adorar a Deus, portanto, leva a adorao a seus limites extremos, pois a verdadeira adorao crist nos conclama a declarar a superioridade absoluta de Deus e, por consequncia, a superioridade relativa de qualquer outra coisa ou pessoa.
5

F. Um dos episdios de adorao mais claros presentes na Bblia encontrado nos captulos 4 e 5 de Apocalipse, quando Joo v uma cena que descreve a adorao eterna cu. Ela mostra o que Deus espera de ns na adorao crist: que O exaltemos como o nico a quem devemos tudo o que somos e temos. G. Em ltima anlise, a adorao um mistrio. Ela envolve no apenas a nossa experincia humana, mas tambm o prprio carter e a natureza de Deus. Portanto, no se pode tentar defini-la apenas com algumas palavras. III. A ADORAO UMA RESPOSTA. A. Verdadeira adorao tem duas caractersticas indispensveis: saber quem Deus na verdade; responder obedientemente a essa verdade. B. Verdadeira adorao a resposta para o prprio Deus. No deveria ser uma tarefa seca e enfadonha, desempenhada rotineiramente. Na adorao respondemos revelao que temos recebido do Senhor. 1. Durante a semana, enquanto estivemos ministrando uns aos outros, alcanando os perdidos e buscando o Senhor, podemos ter visto seu brao forte de libertao e desfrutado da sua vitria sobre o pecado e satans. Assim, quando nos reunimos, celebramos e declaramos sua glria e triunfo! 2. Quando nos encontramos na clula, talvez o Senhor revele o seu cuidado e preocupao para cada um de ns. Ns respondemos ao nos aproximarmos dele, descansando em seus braos protetores. C. Quando estamos a ss, chegamos diante do Senhor fascinados pela revelao da sua pessoa a ns individualmente. 1. Cantamos para ele! Olhamos para o cu para v-lo! Como a mulher que quebrou o frasco de leo e ungiu Jesus, esbanjamos o nosso amor por ele. Observamos o trabalho que ele tem feito em nossa vida e o que podemos fazer para ador-lo! 2. Em Lucas 7.47 Jesus indica que quando percebemos quanto temos sido perdoados, no vai haver limites para o nosso amor! Exatamente como aquela mulher, no nos importamos com quem esteja nos vendo ou quo estpida a nossa atitude possa parecer. 47 Portanto, eu lhe digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados; por isso ela amou

muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama.

a. Ela no se importava com o que os fariseus poderiam pensar. Ela provavelmente no se importou com o que os discpulos pensaram. b. Era considerado um ato de seduo uma mulher deixar cair o seu cabelo em pblico, ainda mais uma mulher como ela, e ainda ungi-lo com leo, e lavar os seus ps com as suas lgrimas e enxug-los com os seus cabelos! Isso seria manchete no principal jornal de Jerusalm! c. Os olhos dela estavam voltados apenas para Jesus. Ele era o amado da sua alma. Ele tinha perdoado seus pecados, transformando a sua vida para sempre. Ela devia tudo a ele e sabia disso claramente!
6

D. Esse tipo de intimidade com o Senhor pode ocorrer em casa ou no carro, quando o estamos adorando em particular. Esses momentos podem acontecer num grupo pequeno como em nossa famlia ou na clula. Mesmo envoltos por centenas ou milhares de pessoas, podemos experimentar esse estar sozinhos com ele. 1. Especialmente durante tempos de adorao associados com ministrao, podemos nos sentir como a mulher com o problema da hemorragia. Jesus estava sendo oprimido pela multido, ainda assim ele percebeu quando ela o tocou. Da mesma maneira, ela tambm sabia que ele a havia tocado! 2. medida que o Esprito se move sobre a congregao, Jesus parece estar caminhando no meio dos seus filhos, tocando um aps o outro. Ns respondemos a ele, ele responde a ns, ns respondemos a ele. E assim prosseguimos continuamente. E. A adorao tem esse tipo de reciprocidade. Ela flui at ns, depois de volta para ele. Ns devolvemos a ele apenas o que ele deu a ns primeiro. Ele nos ama; ns devolvemos o seu amor. 1. Ele nos salvou; cada um de ns se tornou sua nova criatura. A adorao se torna um dilogo, deixando de ser monlogo. Ele fala; ns ouvimos. Ns falamos; ele ouve. Ele fala novamente. 2. Ns no cantamos a um Deus que no se importa ou que est muito distante. "Chegai-vos a Deus e ele se chegar a vs outros" (Tiago 4.8). 3. Como o amante em Cantares de Salomo, ele est batendo na porta e vindo ao nosso encontro. Ele deseja que saiamos com ele para saltar e pular os topos das montanhas! Vamos responder imediatamente a ele, ou esperar at que ele se v como fez a mulher em Cantares? 4. Sem conhecer o seu grande amor, sem saber o quanto ele nos perdoou, ns acabamos nos relacionando com um Deus distante. Friamente, sem paixo, cantamos alguns cnticos, mas o nosso corao no est envolvido. F. Deus se revelou nas Escrituras, e continua se revelando a ns hoje, atravs de nomes que expressam sua natureza e seu cuidado para conosco. Os nomes (compostos com Jeov) mais conhecidos so: 1. Jeov-tsidkenu O Senhor a nossa Justia (Jeremias 23.6). 2. Jeov-shalom O Senhor nossa paz ou O Senhor envia paz (Juzes 6.2324). 3. Jeov-raah O Senhor nosso Guia ou Pastor (Salmo 23.1). 4. Jeov-rapha O Senhor que te cura (xodo 15.26). 5. Jeov-jireh O Senhor nosso provedor ou Fonte (Gnesis 22.14). 6. Jeov-shammah O Senhor est presente (Ezequiel 48.35). 7. Jeov-nissi O Senhor nossa bandeira (xodo 17.15). G. O Senhor Jesus Cristo, o Messias, tambm conhecido por vrios nomes que expressam seu carter redentor e protetor.
7

1. A Rosa de Sarom, o Blsamo de Gileade, a Brilhante Estrela da Manh, o Bom Pastor, o Grande Eu Sou, a Rocha dos Anos, O Po da Vida, a gua da Vida, o Criador de Todas as Coisas, o Leo de Jud, o Cordeiro de Deus, o Guerreiro Forte, o Salvador, a Porta, o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores! 2. Ele vem a ns de tantas maneiras diversas! Dependendo da nossa necessidade, ele um Amigo, um Irmo, um Pai, um Marido, um Noivo. 3. Quando ele nos ministra, mostra o seu amor, nos considera seus amigos, seus filhos, sua esposa, sua Noiva. 4. Coletivamente ns somos a sua famlia, o seu corpo, o seu exrcito e o seu rebanho. H. Veja que ainda nem olhamos para aquilo que ele tem feito. Estamos olhando para ele! importante levar o nosso povo a adorar a Deus por aquilo que ele , no somente pelo que ele faz para ns. 1. Tantas vezes somos como crianas pequenas pedindo aos pais aquilo que queremos que eles faam a ns. Precisamos desesperadamente nos centralizar em Deus, no em ns mesmos. 2. Precisamos ser como Moiss, no como os filhos de Israel. Eles viram os atos das mos de Deus: o que ele poderia fazer por eles. Moiss conhecia os caminhos de Deus; falava com ele face a face! (Salmo 103:7)

7 Ele manifestou os seus caminhos a Moiss, os seus feitos aos israelitas.


I. So necessrios sabedoria e discernimento por parte do lder de adorao, tanto na congregao como na clula, para realmente saber onde o povo se encontra como um todo. 1. O que Deus tem feito durante a semana? De que maneira ele est se revelando congregao? Que tipo de resposta ele est desejando? 2. Esse um dos motivos porque to importante para o pastor e o lder de louvor compartilharem o que esto discernindo. Deveria haver uma unidade de viso daquilo que o Senhor est fazendo na congregao. 3. O lder de clula e o lder de louvor na clula tambm precisam falar a mesma lngua, para estarem em sintonia com a voz do Senhor. J. Membros da clula podem ser encorajados a meditar mais no Senhor e no que ele est mostrando a eles. O lder da clula pode fazer uma pergunta para quebrar o gelo como: "De que maneira o Senhor se revelou a voc nessa semana?" Enquanto cada pessoa compartilha, poder perceber as dificuldades que cada um est passando, testificar da bondade de Deus e preparar o grupo para ador-lo por aquilo que ele tem sido para cada um durante a semana! H cnticos apropriados para cada tema. 1. Por exemplo, vendo a santidade de Deus (1 Pedro 1.15-16), pecadores como ns devemos oferecer a ele a adorao do arrependimento. Um excelente exemplo Davi conforme o Salmo 51.
8

15 Mas, assim como santo aquele que os chamou, sejam santos vocs tambm em tudo o que fizerem, 16 pois est escrito: Sejam santos, porque eu sou santo.
2. Alm do arrependimento, precisamos oferecer a ele a adorao da separao. Devemos enxergar a misericrdia de Deus, oferecer nossos corpos como sacrifcio vivo, santo e agradvel a Deus. Esse o nosso ato espiritual de adorao (Veja Romanos 12.1). 3. Deus soberano (Ezequiel 21.26), portanto precisamos oferecer a ele a adorao da submisso. Como no caso de J, quando ocorreu uma srie de desastres na sua vida (J 1.20), ele adorou o Senhor como resposta. J no se rendeu s respostas; ele se rendeu s perguntas! Devemos adorar expressando nossa rendio por meio de cnticos de entrega. 4. xodo 20:3 mostra que Deus no tolera um concorrente! Como resposta, devemos oferecer a adorao de uma devoo ininterrupta. Somos criados para abeno-lo. a. Quando deixamos esta rea da nossa vida vazia, quando no o adoramos diariamente dando-lhe o lugar correto em tudo que fazemos e temos, muito fcil para outras influncias (dinheiro, poder, outros relacionamentos, outros dolos) tomarem a frente. b. Como Abrao em Gnesis 22, devemos segurar o nosso "Isaque" com a mo aberta. 5. Deus o nosso Mestre. Jesus deixou claro em Mateus 6.24 que s podemos ter um mestre e a nossa resposta deve ser de oferecer a ele nossa adorao no servio. A palavra grega para adorao, latreia, frequentemente alternada entre adorao e servio, implicando que a adorao no pode estar separada do servio a Deus. 6. O texto de 2 Corntios 9.7 nos mostra que Deus um doador alegre. Devemos oferecer a ele a adorao do dar. a. Dzimos e ofertas so uma maneira de adorao. Deus quer que o nosso dar venha do nosso corao como forma de adorao. b. Como o rei Davi disse em 2 Samuel 24.24, "Porque no oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que no me custem nada". IV. ADORANDO O DEUS ALTSSIMO E O DEUS BEM PRXIMO. A. Na maioria das vezes na reunio da congregao experimentamos o Senhor como o Deus Altssimo, enquanto que na clula ns o vemos como o Deus bem prximo. 1. Na congregao ns celebramos, exaltamos, louvamos e o colocamos l no alto! Na clula ns nos aproximamos dele como tambm ele se aproxima de ns. Na maioria das vezes vamos nos aquietar diante dele quando sentamos aos seus ps, derramando nosso amor em adorao e admirao. 2. Isso no quer dizer que na congregao nunca cantamos os cnticos mais ntimos, de adorao. Tambm no quer dizer que no apropriado cantar um cntico mais celebrativo na clula.
9

3. Mas precisamos olhar para o quadro como um todo em termos de diferenciar revelaes e propsitos que Deus tem para ns em cada situao. B. Na congregao, temos a reunio de um nmero maior de santos. Com um bom nmero de vozes temos o volume para realmente celebrar. Alm disso, temos os msicos com seus talentos e com o sistema de som sofisticado. Se isso no bastasse, muitas vezes vamos ter equipes de louvor adicionais de dana etc. como ter um arsenal inteiro para adorao! Voc j tentou em voz alta, gritar ou danar no meio de poucos participantes? C. No grupo maior existe uma onda de poder, um senso de ser parte de algo bem maior do que voc mesmo. Voc at pode se perder no meio da multido, no bom sentido. 1. Se voc no consegue acertar todas as notas, no tem problema; ningum consegue ouvir voc mesmo! Voc pode ter um forte desejo de levantar as mos ou danar ou gritar (pela primeira vez), porque voc no est sozinho nisso. 2. Existe uma conscincia de que fao parte de uma grande comunidade de f. Na grande congregao, quando a msica cresce em intensidade e se aproxima do clmax, parece que os cnticos de exaltao vo levantar o teto. Juntos ns exaltamos Jesus para todo mundo ver. D. Antes do tempo de perseguio, toda a igreja em Jerusalm se reunia no ptio do templo para adorar. A celebrao aumentou quando um pedinte paraltico foi curado. De repente o homem comeou a andar, depois a correr, pular e louvar o Senhor! Eles estavam vendo o Deus vivo fazer milagres como costumava fazer havia muitos anos. 1. O Deus que tinha estado em silncio por 400 anos estava falando novamente. Num dia 3.000 pessoas foram salvas. Logo depois j eram 5.000 os que reconheciam Jesus como o Messias Ressurreto. 2. Havia motivos de sobra para celebrar! A ekklesia estava experimentando o mesmo tipo de alegria que a nova nao de Israel tinha experimentado do outro lado do Mar Vermelho, quando Miriam liderou as mulheres na dana com seus tamborins. E. Nas casas, entretanto, grupos de crentes se encontravam e o adoravam. Especialmente quando precisaram se encontrar secretamente, eles continuavam a adorar o Senhor, mas de forma diferente do que no ptio do templo. Aqui eles sentavam em grupo pequeno, concentrando-se na proximidade com o Senhor. Os apstolos tinham dito que Jesus prometera, "Porque onde estiverem dois ou trs reunidos em meu nome, ali estou no meio deles" (Mateus 18.20). F. Hoje, como Corpo de Cristo, nos encontramos na clula desejando a presena do Senhor. Porm, no o conhecimento da sua presena que estamos procurando. Sabemos que ele est conosco.

10

1. Eu sou o seu templo. Ele habita dentro de mim. Em todos os lugares que vou, eu o levo comigo. Obviamente que Jesus vem comigo para o encontro da clula todas as semanas! Mas ser que cremos nisso? 2. Ele quer que experimentemos sua presena manifesta. Ao nos expormos um ao outro ele tambm se expe diante de ns. G. Quando nos reunimos corporativamente, nos encontramos com o Senhor de uma forma diferente do que quando estamos sozinhos. Reunimos-nos numa clula, no pelo aspecto social, nem por nossa causa, nem por outras razes, mas nos reunimos para experimentar a presena de Jesus entre ns. 1. Ele nos une como seu Corpo. Somos unidos um ao outro e ligados a ele como nossa Cabea. Ele vem a ns individualmente, mas tambm vem a ns corporativamente. 2. Jesus me toca por meio de voc e voc por meio de mim de tal forma, que ambos sabemos que no foi meramente o amor, a palavra ou o ministrio de outra pessoa no grupo, e sim o ministrio do Senhor. H. Existe uma intimidade acerca da maior parte da nossa adorao na clula. Como diz um cntico conhecido (Te Adoro Senhor), quando voc coloca seu olhar sobre Jesus, as coisas terrenas vo parecer estranhamente ofuscadas diante da sua glria e graa. 1. Como ovelhas, podemos deitar seguros aos ps do Bom Pastor. Ele nos leva a guas tranquilas. 2. Como uma noiva, podemos confiar nos fortes braos do nosso Noivo. Podemos abrir o nosso corao e revelar a nossa alma. 3. Como filhos, podemos sentar no colo do nosso Pai, cientes da nossa dependncia e fragilidade. I. Todas as outras coisas para o resto do encontro vo fluir da presena manifesta do Senhor. Seu poder liberado no meio da adorao e experimentamos seus dons medida que esses dons passam de um para o outro. Na verdade, na passagem de 1 Corntios 12.1-11, no versculo sete diz que todos os dons mencionados so a manifestao do Esprito visando um fim proveitoso. O termo "manifestao" significa "a mo danante de Deus". 1. Seria maravilhoso se todos ns pudssemos enxergar visivelmente o reino invisvel do Esprito. Voc pode imaginar Jesus caminhando ao redor da clula, da mesma maneira que ele caminhou no meio dos sete candelabros dourados no livro de Apocalipse? 2. Voc pode ver o Esprito Santo pousando sobre cada um do grupo, um por um, como se uma pomba branca estivesse voando sobre o grupo e descansando nos ombros e cabeas das pessoas? 3. Naquele cenculo em Atos 2, eles subitamente viram aquilo que tinha sido invisvel. Eles viram o Esprito Santo pairando sobre cada um na forma de lnguas de fogo!
11

J. Muitas pessoas acham esse tipo de intimidade muito desconfortvel. Se voc uma dessas pessoas que admitiria adorar Deus de certa distncia, seja honesto o suficiente para colocar essa situao diante dele. Ele conhece voc melhor do que voc mesmo. Poderia haver uma srie de razes porque voc sente como voc sente. Qualquer que seja a fonte, uma parede foi erguida. 1. Essa parede pode ter sido construda por voc por causa do medo de se relacionar com Deus ou com outros. Voc pode v-la como uma parede de proteo. 2. Mas ela tambm pode ter sido construda pelo inimigo para aprisionar voc. Especialmente se houver pecado no confessado em sua vida. Isso far com que voc experimente o medo e se retraia do Senhor por estar envolvido por uma bolha de culpa e vergonha. K. Quer sua barreira seja construda pelos pecados que voc cometeu, quer pelos pecados cometidos contra voc, ou mesmo das mentiras do inimigo a seu respeito ou contra Deus, Deus quer quebrar essa parede de uma forma semelhante como ele rasgou o vu no templo que nos separava dele (Hebreus 10.19-22; Tiago 4.8). Ele veio para "tabernacular" (habitar) entre ns. V. TORNANDO-SE O TIPO DE ADORADORES QUE DEUS PROCURA. A. Adorando em esprito. 1. Deus no est satisfeito em conhecermos a respeito da restaurao, das peculiaridades, prioridade e definio de adorao para que tenhamos uma base para a adorao. Ele est procurando adoradores! (Joo 4.23-24) 2. Em contraste com aqueles que adoram em esprito esto aqueles que adoram na carne, para a sua prpria glria. a. Isso pode incluir aqueles que cantam, danam ou gritam na carne para ganhar louvor de homens. b. Por outro lado, a adorao pode ser corrompida porque essas pessoas esto presas carne, com medo de expressar-se diante do Senhor, e com medo dos homens. c. Em vez de focalizar em ns mesmos, precisamos focalizar no Senhor. Ao fazermos isso, podemos responder revelao de Deus. 3. Somos exortados a nos enchermos do Esprito (Efsios 5.18-20) e encorajados a estarmos cheios da palavra de Cristo (Colossenses 3.16). Isso nos capacitar a ministrar uns aos outros de varias maneiras, alm de adorar ao Senhor com alegria e gratido. 4. Perceba que mesmo quando adoramos a Deus, estamos ensinando e encorajando um ao outro! A meno a "cnticos espirituais" no significa que salmos e hinos no so espirituais, mas provavelmente refere-se a cnticos espontneos do esprito em contraste com cnticos previamente compostos.

12

a. Ns cantamos as Escrituras quando vocalizamos os antigos salmos. O termo "hino" no se refere necessariamente a um cntico que tem pelo menos cem anos de idade! b. Um hino um cntico de composio humana, novo ou velho. Num estudo posterior podemos considerar os cnticos espirituais mais de perto, e como liber-los em nossa adorao. 5. Adorar no esprito pode tambm ser algo que vai alm da racionalidade. Deus vai alm do que eu posso entender, controlar e explicar. Deus literalmente me surpreende! Paulo escreve sobre isso em 1 Corntios 14.15. Nessa passagem Paulo est comparando obviamente oraes e cnticos que originam da mente com aqueles que ultrapassam a mente ao fluir do esprito. B. Adorando em verdade. 1. Adorar em verdade significa ser real diante de Deus. O que est em seu corao? Seja transparente! Deixe aquilo que est acontecendo do lado de dentro se manifestar do lado de fora. a. Deixe a sua luz brilhar! No coloque uma mscara por causa dos outros, nem esconda o que Deus est fazendo em seu corao! (Lembre-se, existem duas valetas nos lados de cada rua! No caia em nenhuma!). b. Adore a Deus em verdade deixando que a adorao de fora se encaixe com a adorao de dentro. 2. Nossa palavra "hipcrita" era originalmente uma palavra grega para um ator de teatro que usava uma mscara para que pudesse representar diversos personagens. c. Ns somos hipcritas quando no adoramos em verdade, quando colocamos uma mscara representando uma coisa, quando na verdade somos bem diferentes. d. Conforme lemos em Mateus 15.7-9 e 23.25-28 Jesus condenou severamente este tipo de adorao. Cuidado com o esprito religioso! Esse esprito quer aparentar ser religioso, mas se recusa a dobrar o joelho em verdadeira adorao! 3. Um hipcrita propositadamente mantm uma aparncia externa mesmo que no exista nenhuma realidade interna. a. Uma pessoa NO um hipcrita quando ela faz de forma obediente o que a Bblia diz para fazer na adorao a Deus, mesmo que os seus sentimentos e emoes no estejam de acordo com a sua vontade. No posso adorar a Deus s quando sinto vontade! Devo escolher adorar a Deus porque ele digno, quer eu sinta ou no! Isso no uma aparncia falsa s para impressionar os outros; somente obedincia para a glria de Deus! b. Uma pessoa tambm NO hipcrita quando percebe que existe pecado ou atitudes erradas que impedem a adorao. O inimigo torce isso e diz: "No adore! Voc um hipcrita se vai continuar a adorar a Deus. Seja honesto e
13

no adore!" Isso uma mentira! A verdade que o Esprito Santo tem sido fiel em revelar o obstculo para a adorao para que possa ser confessado, haja arrependimento, perdo, limpeza e continuao da adorao. 4. Adorar a Deus em verdade significa adorar de acordo com a Palavra de Deus. O que ele permite e encoraja na adorao? Que atos de adorao eram realizados no passado? Que atos e atitudes de adorao eram abenoados e amaldioados? O que Deus considera apropriado na adorao? Voc leu o que est escrito na Bblia? 5. Nosso corao, postura do corpo, respostas e mesmo a direo em que cantamos nossas palavras vo ser todos afetados por aquele desejo de abenoar o Senhor (Salmo 19.14). C. Dez posturas especficas so notadas nas Escrituras: A boca que ri. O joelho dobrado. As mos que batem palmas. As mos levantadas. A cabea erguida. A boca que canta. A cabea inclinada. A voz que grita. A face prostrada. O corpo que dana.

D. Veja que a nica posio no mencionada especificamente e definitivamente com relao adorao sentar! Mesmo assim; essa a posio mais comum em muitas igrejas. 1. Anime os membros da clula a ficar em p por pelo menos uma parte do tempo de adorao. Deveria haver uma conscientizao que o Corpo de Cristo est na santa presena de Deus, que esse tempo sagrado tanto no cu como na terra. 2. Os membros da clula deveriam se concentrar totalmente no significado que tem a Noiva amar o Noivo. Remova todos os objetos que possam atrapalhar o encontro ou que poderiam obstruir a liberdade de movimento durante a adorao. 3. Lembre as pessoas que elas no esto presas s suas cadeiras com cola. Isso uma famlia. Cada um deveria sentir-se livre e desinibido para se posicionar diante do Senhor como for dirigido. 4. Lembre-os de que eles esto livres para ficar em p; ajoelhar-se, danar ou prostrar-se diante do Senhor manifestando no seu exterior o que est no corao. E. Existem vrias ilustraes que nos ajudam a entender como isso se encaixa na nossa viso geral da adorao. 1. Primeiro, vamos olhar para o nosso relacionamento com o Pai quando nos aproximamos dele para adorar. Aparentemente, pensamos que uma boa parte da nossa adorao muito religiosa, madura e sbria. No creio que Deus nos v dessa maneira!
14

a. Quando ele nos rene para a adorao corporativa, ele funciona como um Pai que rene todos os seus filhos. No precisamos nos comportar como "adultos". Podemos brincar como crianas. b. Uma das melhores coisas a respeito de crianas pequenas que elas falam como as coisas so. Elas so inocentes demais para colocar mscaras. Elas falam o que pensam e fazem o que sentem. c. Creio que alegra o corao de Deus quando chegamos diante da sua presena sem sofisticao alguma. Podemos pular, correr e brincar diante do seu trono! d. Em momentos mais ntimos podemos chegar e subir no seu colo, deitando nossa cabea contra seu peito. Podemos simplesmente am-lo. Livremente. Abertamente. Sem restries. 2. Isso nos leva ao prximo exemplo o rei Davi. Em 2 Samuel 6.16-23 ele era o rei de Israel. a. Quando trouxeram a arca do Senhor para Jerusalm, ele poderia ter-se adornado com seus mantos reais. Ele podia at ter construdo uma grande plataforma e um grande trono onde todos pudessem v-lo honrar a Deus. b. Mas no! Em vez disso ele tira todo o seu traje real e se veste apenas com um simples manto de linho. Ele desce at a rua junto com todos os outros e dana com toda vibrao diante do Senhor. c. Ele no se importa com quem o est vendo. Ele no se importa com o que podem estar pensando! Ele dana diante do Senhor. Ele adora o Senhor completamente e de todo o corao. F. Alguns de ns, ou muitas das pessoas nas igrejas podem reagir da maneira como reagiu a esposa de Davi. Mical estava olhando para fora da janela e o desprezou no seu corao. Ela estava aterrorizada com a maneira dele agir! 1. Quando ele veio para casa, ela desabafou o que pensava a respeito do seu comportamento. Ela achou que ele tinha se humilhado e certamente no tinha agido como um rei. Lembre, seu pai tinha sido o rei Saul. Ela tinha sido educada numa corte e agora como rainha ela sabia como um rei deveria se comportar! Ela certamente no se rebaixaria a ponto de danar na rua! 2. Havia somente um problema. Ela no estava olhando da perspectiva de Deus estava concordando com a atitude de Davi e o abenoou. amaldioou Mical e ela no pde mais ter filhos. Essa punio um pesada para aquilo que ns chamaramos de "ter o direito" de dar a opinio. Porm, somente a opinio de Deus que conta! Deus. Deus tanto nossa

G. Algum disse certa vez que voc no est verdadeiramente livre para NO fazer alguma coisa, at que voc esteja livre para FAZ-LO. Pense a respeito disso quanto adorao. 1. Ningum est dizendo que voc deve bater palmas, mas voc est disposto a faz-lo sempre que o Esprito toc-lo?
15

2. Voc no vai ser mais espiritual se voc danar durante a adorao. Porm, existe alguma coisa que est amarrando voc para que voc no queira danar? 3. Voc no precisa levantar seus braos em todos os cnticos. Voc est disposto a levantar suas mos para o Senhor quando essa a resposta do seu corao? 4. Se a resposta para qualquer uma dessas perguntas no, ento voc est desafiado a colocar essa situao diante do Senhor, simplesmente pedindo para que ele revele o pensamento errado, tradies passadas, dependncia demonaca, medos, orgulho ou qualquer outro fator que est restringindo voc. Em outras palavras, no diga "NO" quando as Escrituras e o Esprito esto dizendo "SIM"! VI. A ADORAO COMO FORMA DE VIVER. A. Na histria de Israel vemos o momento em que o povo exigiu o seu prprio rei. Deus concedeu o desejo do seu corao e Saul foi escolhido. 1. Saul tinha tudo o que eles queriam de um rei. Ele tinha cara de rei. Ele era mais alto e mais simptico do que os outros. 2. Como se viu mais tarde, ele tambm era um poltico completo. Ele estava mais preocupado em agradar as pessoas do que a Deus. 3. Depois dele, os reis subsequentes subiram no trono por sucesso natural, por assassinatos ou revolta. B. Mas quando Deus escolheu um rei para Israel, o que ele estava procurando? 1. Quando os seus olhos passaram por toda a nao de guerreiros, ele no escolheu um soldado. Mesmo assim o homem que ele escolheu fez com que exrcitos inteiros batessem em retirada e derrotou gigantes que ningum se atrevia a desafiar. 2. Deus passou os seus olhos sobre uma nao de sacerdotes que enfatizavam a observncia da lei, mas ele no escolheu um homem "santo". Porm, o futuro rei tinha um carter to bom que foi chamado "o homem segundo o corao de Deus". 3. Na verdade, na poca em que Deus ungiu Davi, ele era um adolescente cujas nicas qualidades eram ser fiel em cuidar do rebanho de ovelhas e ser um adorador. Isso provavelmente no o colocaria na lista de algum que estivesse procurando um lder. (Isso mais uma vez prova que os caminhos de Deus no so os nossos caminhos!). C. Davi tinha um estilo de vida de adorao. Ele j era um adorador muito antes de tocar harpa para o rei Saul. A adorao fazia parte das suas atividades normais. 1. Quando ele caminhava ao lado das ovelhas durante o dia ele reconhecia Deus como o seu pastor. Salmo 23 no foi um poema "bonitinho" que ele escreveu. Era a sua experincia de Deus.

16

2. Muitas noites, quando ele sentava olhando para as estrelas, Davi abriu o seu corao para o Senhor (de forma transparente). Ele tocava a sua harpa, expressando sua prpria adorao a Deus. 3. Muitos dos salmos foram escritos durante aqueles anos em que ele fugia de Saul. Mesmo ento, Davi no se tornou um homem amargo. Em vez disso, ele se tornou um adorador ainda melhor. A adorao fazia parte da sua vida. D. Em nossas vidas, Deus tambm quer que sejamos adoradores. No no domingo, mas ao longo da semana. No somente na clula, mas todos os dias. 1. Seu desejo que sejamos pessoas que esto prontas a orar, que tm um louvor na ponta da lngua, que se regozijam no meio da tribulao, que no olham para as circunstncias, mas que olham "firmemente para o autor e consumador da f, Jesus" (Hebreus 12.2). 2. Ele quer que a palavra de Cristo habite ricamente em ns; que nos instruamos e aconselhemos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos e hinos e cnticos espirituais, com gratido, em nossos coraes (Colossenses 3.16) como Davi fez. 3. O cristo normal precisa cumprir o que est escrito em Efsios 5.18-20: ... enchei-vos do Esprito, falando entre vs em salmos, entoando e louvando de corao ao Senhor, com hinos e cnticos espirituais, dando sempre graas por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo". E. Muitas pessoas pensam que louvor e adorao devem acontecer apenas no culto de domingo ou talvez na clula, se liderado pelos adoradores profissionais. 1. As pessoas que tm esse conceito errado muitas vezes concluem que se o esforo despendido com a adorao aumenta, ento a adorao a Deus melhora. a. Eles focalizam inteiramente no ministro de louvor ou na equipe de louvor, que esto mais interessados em melhorar o seu estilo de liderana e a harmonia. b. Eles argumentam a respeito da escolha dos instrumentos e o tempo necessrio para a adorao alm dos componentes da equipe. 2. Porm, ao fazer isso, eles erram o alvo porque adorao no visa apenas cantar louvores, um estilo de vida. No cabe apenas ao lder de adorao preparar a adorao, cabe a todos ns preparar os nossos coraes. Adorao dinmica no vai estar no pice no domingo, se no ficou germinando em cada corao em casa durante a semana toda. F. Se isso na verdade estivesse acontecendo toda a semana, qual seria o resultado? pouco provvel que algum de ns possa imaginar o que seria fazer parte de uma igreja na qual cada um, do mais novo ao mais velho, adorasse a Deus durante toda a semana em seus carros, no trabalho, na escola, depois do jantar, cedo pela manh, qualquer hora, em qualquer lugar, e depois se unissem para adorar no culto ou na clula!
17

1. Voc pode imaginar a plenitude dos coraes, a riqueza do vocabulrio, a profundidade da experincia, o derramar do Esprito quando o Corpo se reunisse para celebrar e adorar? 2. Seria como se as guas poderosas de grandes cachoeiras nos cobrissem em louvor, em vez das poucas gotas que normalmente experimentamos! G. Por que temos perodos to longos de silncio quando nos reunimos para a orao conjunta? Ser que existe to pouco para dizer? 1. Por que existem pausas desconfortveis quando o dirigente do culto pede por testemunhos? Ser que no temos motivos para agradecer? 2. Mesmo em igrejas que acreditam em cantar no Esprito, por que s podemos ficar de um a dois minutos antes de tudo desaparecer? 3. Por que as nossas mentes ficam se desviando do Senhor quando deveramos estar concentrados nele? 4. Por que os nossos coraes esto muitas vezes to frios, secos ou indiferentes? Por que no temos um estilo de vida de adorao? H. De que maneira Davi podia estar livre na sua adorao quando ele trouxe a arca para Jerusalm? Como ele podia estar to desinibido? To humilde? To despreocupado consigo mesmo? To pronto para dar a Deus toda a glria? Foi fcil. Era o seu estilo de vida. CONCLUSO Se Deus quisesse apenas obedincia, ento ele teria criado robs. Porm, Deus queria de ns aquela coisa que ele no pode fazer-nos dar a ele: nosso amor. Em adorao chegamos diante dele de livre vontade para dar a ele nosso amor. Chegamos individualmente. Chegamos como congregao. Chegamos como clula. Que privilgio voc tem como lder de louvor da clula em servir o Senhor amando-o e levando uma parte dos seus filhos a expressar seu amor por ele.

Clorivaldo M. Mariano 3 Adorando em Verdade Igreja Evanglica Caminho da Verdade 23/06/2012 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Este estudo parte integrante dos mdulos do ANO DA TRANSIO de Ralph W. Neighbour Jr., treinamento oferecido pelo Ministrio Igreja em Clulas, de Curitiba-PR, modificado e adaptado com autorizao. Outros recursos utilizados nesta adaptao so relacionados abaixo: PIERCE, LARRY (publicador). The Online Bible Millennium Edition. Ontrio, Online Bible Foundation, 2003. GINGRICH, F. WILBUR. Lxico do N. T. Grego/Portugus. So Paulo, Edies Vida Nova, 1984. BASDEN, PAUL. Estilos de Louvor. So Paulo, Editora Mundo Cristo, 2000. DOUGLAS, J. D. (editor). O Novo Dicionrio da Bblia Volume I. So Paulo, Edies Vida Nova, 1978. STRONG, JAMES. The New Strongs Exhaustive Concordance of The Bible. Tennessee, Thomas Nelson Publishers, 1984. THOMPSON, FRANK CHARLES. Bblia de Referncia Thompson. Flrida, Editora Vida, 1992. BBLIA SAGRADA. Nova Verso Internacional. So Paulo, Editora Vida, 2000.

18

S-ar putea să vă placă și