Sunteți pe pagina 1din 4

Sermo de Santo Antnio aos peixes (1654) do Padre Antnio Vieira

Exrdio - Captulo 1

Neste primeiro captulo, mais conhecido por exrdio (a introduo), o Padre Antnio Vieira expe o tema e as questes centrais que vai defender, bem como o plano estrutural do seu sermo. Vieira, a partir do conceito predicvel Vs sois o sal da terra, em analogia com Santo Antnio [que] foi sal da terra e foi sal do mar, visa criticar a humanidade que est cada vez mais corrupta. Quando ele sugere que a culpa se encontra no sal refere-se aos pregadores que proferem uma coisa e depois agem de outra forma, ou ento afirma que a culpa se encontra na terra, referindo-se assim aos ouvintes uma vez que estes no ligam s palavras da verdadeira doutrina. Visto que o Padre Antnio Vieira no obtinha os efeitos desejados da sua pregao decidiu deixar de pregar aos homens e preferiu antes dirigir-se aos peixes, tal como Santo Antnio j o fizera. No princpio Vieira vai realar e apreciar as virtudes dos peixes, mas em seguida ir apontar-lhes os defeitos de modo a tentar corrigi-los. Sntese: Neste captulo, Vieira critica a humanidade, que est cada vez mais corrupta, e os pregadores que, havendo tantos, no conseguem alcanar os seus objetivos. Utiliza as expresses sal para os pregadores e terra para os ouvintes. Exceo para Santo Antnio, que Vieira admira bastante e do qual aborda a histria ocorrida com este em Arimino, onde pregava aos hereges e foi alvo da tentativa de apedrejamento por parte destes.
Exposio

Captulo II Louvor das virtudes dos peixes, em geral


Neste captulo sero criticados os homens por analogia com os peixes, como est expresso nesta passagem irnica: Ao menos tm os peixes duas boas qualidades de ouvintes: ouvem e no falam. Vieira deixa bem claro que este sermo uma alegoria, referindo-se frequentemente aos homens. Os peixes ora sero, metaforicamente, os ndios ora os colonos. Neste captulo, pois, o pregador pretende repreender os vcios dos homens, opostos s virtudes dos peixes. Louvor das virtudes, em geral : - ouvem e no falam; - vs fostes os primeiros que Deus criou; - e nas provises [...] os primeiros nomeados foram os peixes; - entre todos os animais do mundo, os peixes so os mais e os maiores; - aquela obedincia, com que chamados acudistes todos pela honra de vosso Criador e Senhor; - aquela ordem, quietao e ateno com que ouvistes a palavra de Deus da boca

do seu servo Antnio. [...] Os homens perseguindo a Antnio [...] e no mesmo tempo os peixes [...] acudindo a sua voz, atentos e suspensos s suas palavras, escutando com silncio [...] o que no entendiam." - s eles entre todos os animais se no domam nem domesticam Sntese:

Vieira inicia a exposio com uma pergunta retrica: Enfim, que havemos de pregar hoje aos peixes? e de seguida indica a estrutura do sermo: dividirei, peixes, o vosso Sermo em dois pontos: no primeiro louvar-vos-ei as vossas atitudes, no segundo repreender-vos-ei os vossos vcios (ll. 23-24). O resto do captulo abordado por Vieira com as virtudes gerais dos peixes.

Captulo III Louvor das virtudes dos peixes, em particular


No captulo III (considerado por alguns, o 1 momento da confirmao), Vieira continua a elogiar os peixes, mas desta vez os seus louvores aos peixes so individualizados, visam peixes em particular. Vieira utiliza quatro tipo de peixes para comprovar a relao entre o homem e o divino. O Santo Peixe de Tobias, peixe bblico, grande em tamanho, possui nas suas entranhas um fel que cura da cegueira e um corao que expulsa os demnios (o fel era bom para curar da cegueira, o corao para lanar fora os demnios ); representa as virtudes interiores, a bondade, e o poder purificador da palavra de Deus. A Rmora, peixe to pequeno no corpo e to grande na fora e no poder, quando se prende a um navio tem fora razovel para a segurar ou determinar o seu rumo (se se pega ao leme de uma nau da ndia [] a prende e a amarra mais que as mesma ncoras, sem se poder mover, nem ir por diante.); expressa a fora ou o poder da palavra dos pregadores: a lngua de S. Antnio era uma rmora na terra tinha fora para dominar as paixes humanas como a soberba, a vingana, a cobia e a sensualidade (as quatro naus do sermo). O Torpedo origina descargas eltricas que acabam por fazer oscilar o brao do pecador (Est o pescador com a cana na mo, o anzol no fundo e a boia sobre a gua, e em lhe picando na isca o torpedo, comea a lhe tremer o brao. Pode haver maior, mais breve e mais admirvel efeito?); simboliza o poder da palavra de Deus, em converter, em fazer o ser humano arrepender-se. O Quatro-olhos contm dois pares de olhos, uns para cima e outros para baixo (e como tm inimigos no mar e inimigos no ar, dobrou-lhes a natureza as sentinelas e deu-lhes dois olhos, que direitamente olhassem para cima, para se vigiarem das aves, e outros dois que direitamente olhassem para baixo, para se vigiarem dos peixes.); simbolizam a viso, a iluminao: o cristo tem o dever de tirar os olhos da vaidade terrena, olhando para o cu, e sem esquecer o inferno. Sntese Todos estes elogios que o Padre Antnio Vieira tece aos peixes so o contraponto dos defeitos dos homens, evidenciando assim os vcios destes. Os quatro peixes, o Santo Peixe de Tobias, a rmora, o torpedo e o quatroolhos possuem caractersticas que na sua totalidade se podem identificar com as principais virtudes de Santo Antnio.

Captulo IV Repreenso dos vcios dos peixes, em geral


Neste captulo, Vieira repreende os peixes em geral, criticando neles comportamentos condenveis nos homens. O pregador confirma a tese de que os homens se comem uns aos outros, dando o exemplo dos peixes. - [...] que vos comedes uns aos outros.

- No s vos comeis uns aos outros, seno que os grandes comem os pequenos. - Se os pequenos comeram os grandes, bastara um grande para muitos pequenos; mas como os grandes comem os pequenos, no bastam cem pequenos, nem mil, para um s grande.

Captulo V Repreenso dos vcios dos peixes, em particular


Neste captulo do sermo, o pregador censura quatro criaturas marinhas em particular; estas simbolizam os pecados ou vcios humanos condenveis. Os Roncadores, peixes pequenos e que emitem um som grave, so sempre facilmente pescados e apesar de serem pequenos tm muita lngua ( possvel que sendo vs uns peixinhos to pequenos, haveis de ser as roncas do mar?). Representam a arrogncia e o orgulhoso. Encontramos esse comportamento em personagens como S. Pedro, Golias, Caifs e Pilatos, em contraste com Santo Antnio que tinha saber e poder, mas no se vangloriava. Os Pegadores, pequenos e que se fixam a peixes grandes ou ao leme dos navios (Pegadores se chamam estes de que agora falo, e com grande propriedade, porque sendo pequenos, no s se chegam a outros maiores, mas de tal sorte se lhes pegam aos costados, que jamais os desferram.). Representam o oportunismo, o parasitismo social e a subservincia. Uma vez que vivem na dependncia dos grandes e morrem com eles, Vieira argumenta que os grandes morrem porque comeram, os pequenos morrem sem terem comido. Na humanidade, encontramos os seguidores de Herodes. Santo Antnio pegou-se apenas a Cristo e seguiu-O. Os Voadores, peixes de grandes barbatanas que saltam para fora de gua como se voassem. Representam o defeito da presuno e da ambio desmedida e desse modo, porque no se contentam com o seu elemento, so pescados como peixes e caados como aves (Dizei-me, voadores, no vos fez Deus para peixes? Pois porque vos meteis a ser aves? [...] Contentai-vos com o mar e com nadar, e no queirais voar, pois sois peixes.) . Simo Mago e caro exemplificam-no entre os homens. Por contraste, Santo Antnio tinha sabedoria e poder, mas no se vangloriou. O Polvo, detentor de um capelo, tentculos, um corpo mole e podendo camuflar-se, considerado um hipcrita e traidor pois utiliza a capacidade mimtica (varia a sua colorao e a sua forma, de acordo com o meio em que se encontra) para atacar os peixes desprevenidos (E debaixo desta aparncia to modesta, ou desta hipocrisia to santa [...] o dito polvo o maior traidor do mar.).Entre os homens, encontramo-lo em Judas. Mais uma vez, por contraste, Santo Antnio foi sincero e verdadeiro - nunca enganou. O sermo ,pois, todo ele feito de alegorias, simbolizando os vcios dos colonos do Brasil ("peixes grandes que comem os pequenos") em vrios peixes: o roncador (o orgulhoso), voador (o ambicioso), pegador (o parasita) e o polvo (o traidor, mais traidor que o prprio Judas).
Perorao captulo VI

Neste captulo, mais conhecido por perorao ou concluso, o pregador visa um desfecho forte, de modo a impressionar o auditrio e lev-lo a pr em prtica os conselhos recebidos. O Orador diz no ter atingido o fim para que Deus o criou, ter inveja dos peixes e estar a ofender a Deus. Em contraste, encontram-se os peixes que atingem o fim para que foram criados e no ofendem a Deus.

S-ar putea să vă placă și