Sunteți pe pagina 1din 2

Aneldeos (Annelida) Os aneldeos (filo Annelida) possuem o corpo segmentado (metamerizado) em anis.

So triblsticos, celomados, protostmios e possuem um sistema digest rio completo, com boca e !nus. "#istem cerca de $% mil espcies descritas. &ariam de poucos milmetros at mais de ' metros. Os representantes mais con(ecidos so as min(ocas e as sanguessugas. )ormado por uma cutcula e#terna secretada pela epiderme, *ue rica em gl!ndulas produtoras de muco. +a regio subcut!nea e#istem termina,-es ner.osas. /ossuem um sistema de m0sculos longitudinais. O sistema digest rio completo, com forma tubular, com boca e !nus e a digesto do tipo e#tracelular. 1 bastante especializado pois e#iste uma grande .ariedade de dietas. /resen,a de estruturas *ue aumentam a superfcie de absor,o do intestino2 os cecos intestinais e o tissofole.O sistema e#cretor formado por metanefrdios. 3ada segmento do corpo possui um par de nefrdios. Os metanefrdio so comuns em animais de simetria bilateral *ue no precisam conser.ar gua.

3ircula,o A circula,o do tipo fec(ada, ou se4a, o sangue totalmente canalizado. /ossui dois .asos sanguneos principais, um dorsal e um .entral, *ue so ligados trans.ersalmente por % .asos contrteis, *ue funcionam como % cora,-es. 5espira,o A respira,o do tipo cut!nea ou tegumentar, mas em alguns representantes marin(os ela bran*uial. +a respira,o cut!nea ou tegumentar as trocas gasosas so feitas por difuso. Sistema +er.oso 6 do tipo ganglionar, formado por .rios g!nglios conectados por um cordo ner.oso, c(amado periesofagiano. 5eprodu,o

As formas de reprodu,o .ariam muito entre as espcies. /odem ser mon icos ou di icos, com desen.ol.imento direto ou indireto e com fecunda,o cruzada. /ode ocorrer reprodu,o asse#uada por es*uizog7nese. 3lassifica,o 8 Oligoc(aeta2 apresentam corpo cilndrico, com poucas cerdas. So (ermafroditas, com fecunda,o e#terna e desen.ol.imento direto. /ossuem uma estrutura c(amada clitelo, *ue uma regio espessa da epiderme, local onde ocorre o desen.ol.imento embrionrio. Os m0sculos so refor,ados por lamelas de colgeno. Os representantes mais con(ecidos desta classe so as min(ocas. 8 /olic(aeta2 Aneldeos *ue possuem muitas cerdas, localizadas em pro4e,-es laterais do corpo, normalmente e#iste um par por segmento. So animais marin(os, normalmente di icos e com desen.ol.imento indireto, com fases lar.ais. 8 9irudinea2 Animais despro.idos de cerdas, possuem uma .entosa ao redor da boca e na parte posterior do corpo. So (ermafroditas, fazem fecunda,o cruzada e t7m desen.ol.imento direto. :m e#emplo de representante dessa classe so as sanguessugas.

S-ar putea să vă placă și