Sunteți pe pagina 1din 8

Pensamento Erudito

Por Vi Castilhiano

SBADO, 11 DE AGOSTO DE 2012

Como Fazer um PIM- Projeto Integrado Multidisciplinar

Na Universidade Paulista- UNIP os alunos dos Cursos Superiores de Tecnologia tais como Processos Gerenciais, Gesto Financeira, Tecnologia da Informao, Gesto de Recursos Humanos, etc, alm do TCC ao final do curso precisam entregar trabalhos peridicos de acordo com o as normas da ABNT.

Cada Universidade d um nome diferente a este projeto que engloba as matrias do semestre ou bimestre dependendo do curso. Na Universidade Paulista o Projeto Integrado Multidisciplinar chamado de PIM e para os alunos que precisaro passar por essa experincia para obterem seus diplomas, deixo algumas dicas para fazer o PIM- Projeto Integrado Multidisciplinar.

1 Passo: Encontrar um Grupo Comprometido extremamente difcil encontrar em sua turma pessoas que estejam comprometidas com o curso superior, principalmente no 1 perodo onde a maioria dos calouros acha que faculdade festa e baguna. Caso no encontre outros graduandos comprometidos, faa o trabalho sozinho. Vai ser mais complexo, mas antes s do que mal acompanhado.

2 Passo: Estudar as matrias que sero intercaladas no PIM O PIM- Projeto Integrado Multidisciplinar que ser apresentado como exemplo, obteve nota mxima no Curso Superior de Gesto em Recursos Humanos e abrange as disciplinas: Gerenciamento de Pessoas, Suprimento de Mo de Obra e Dinmica das Relaes Interpessoais. apenas um exemplo para auxiliar. O PIM que ser apresentado contm apenas os itens obrigatrios pela ABNT na formatao do Projeto. A cpia pode ocasionar em plgio e consequentemente reprova no PIM se o seu professor conhecer esse artigo na internet. No meu caso, eu organizava os textos dos meus PIMs de acordo com o que eu anotava enquanto o professor explicava na aula. #ficaadica

3 Passo: Conhecer a Associao Brasileira de Normas Tcnicas- ABNT e saber aplic-la ao Word Para esse passo especificamente consulte o Blog do Emmanuel Cassio Oliveira de Souza, que explica direitinho como aplicar as Normas da ABNT no seu trabalho. Eu aprendi com ele que tambm se formou em Administrao/Gesto. 4 Passo: Capa Na capa identifique conforme solicitado pela ABNT a Universidade, localizao, tipo do trabalho acadmico, bem como nome da empresa analisada. Nos PIMs o aluno precisar realizar juntamente com seu grupo uma visita tcnica certa empresa para conhecer os pontos desenvolvidos no Projeto Integrado Multidisciplinar. (Capa nome(s) do(s) autor(es), ttulo e subttulo, local e ano de depsito).

5 Passo: Contra Capa ou Folha de Rosto semelhante a capa, mas acrescenta identificao do grupo, Curso, Registro Acadmico (RA) dos alunos do grupo, ano e Campus Universitrio.

6 Passo: Resumo do trabalho e Resumo em idioma estrangeiro

O Resumo deve conter as principais caractersticas do seu Projeto Integrado Multidisciplinar e ser formatado em pargrafo nico. Alm da pgina do Resumo em portugus o grupo deve dedicar mais uma pgina (posterior) com o mesmo Resumo traduzido em ingls ou espanhol. Para isso utilize um consultor fluente no idioma selecionado ou consiga auxlio com o Google Tradutor. No caso do Google Tradutor o aluno ter que ir traduzindo frase a frase, pois se copiar e colar o texto todo, o Tradutor pode se desvencilhar do sentido. No final dos dois resumos devem ser mencionadas trs palavras- chaves.

7 Passo: Sumrio O Sumrio deve conter todo os ttulos e subttulos do trabalho e as respectivas pginas a serem encontradas. O Word consegue posicionar todos os captulos e demais destaques do trabalho sozinho, mas isso render algumas horas de ateno (vdeo aula sobre como formatar um sumrio automtico no Word). Se quiser verificar como fazer sumrio com link direto no Word consulte o Blog do Emmanuel Cassio Oliveira de Souza. Caso deseje realizar um sumrio dentro das normas da ABNT, porm mais simples, utilize o meu exemplo abaixo.

8 Introduo Elabore um texto convidativo a leitura de seu Projeto Integrado Multidisciplinar. Repare que partir dessa etapa do trabalho todas as folhas devem estar numeradas, mas d um trabalho numerar as pginas s partir da Introduo. necessrio formatar o texto com quebra de sesso, saiba como clicando aqui. Se sua internet for um pouco lenta essa dica poder ajudar.

9 Passo: Desenvolvimento dos Captulos

O desenvolvimento dos captulos deve obedecer s solicitaes dos professores que ministraram as matrias. Exemplo, se o professor pediu para elencar os principais pontos de administrao da empresa, ser necessrio um captulo para esse assunto.

No desenvolvimento os alunos tero que realizar citaes de livros que foram referncia pra o trabalho (obrigatrias). Exemplo: Do livro "Desperte seu poder pessoal" do autor Villela da Matta eu utilizei a frase "O

mundo moderno exige que cada pessoa possua praticamente todas as qualidades normalmente atribudas a um lder, tais como otimismo, energia, influncia, empatia, motivao, capacidade de lidar com problemas" Depois de concluir a frase, tive que colocar no texto do meu

trabalho, de onde retirei tal frase: (Villela da Matta, 2005, p.54). Para fazer citao sugiro que esteja com o livro em mos, no extraia da internet, porque depois ter que mencionar o livro, autor, editora e local nas referncias do PIM. A ilustrao abaixo a pgina 9 do PIM onde eu fao uma das citaes. Tome como exemplo.

O Projeto Integrado Multidisciplinar PIM apresentado, possui 19 pginas. Todas as pginas do projeto podero ser ampliadas para leitura, basta clicar com o boto direito do mouse e abrir em nova guia, nova janela, para ampliar as ilustraes. 10 Passo: Concluso A Concluso deve conter argumentos razoveis e conclusivos, alm de sugestes que possam propor melhorias para a empresa analisada. Cuidado com a coeso do texto. No se estenda muito. Mais vale um texto objetivo nesse caso do que uma dissertao potica. Importante: O trabalho todo deve ser desenvolvido de forma dissertativa, no use frases como "Acreditamos que..., Acho que..., Entendemos que... Entendo que..., etc" no escreva na 1 pessoa do singular (Eu) ou na terceira pessoa do plural (Ns). Ser dissertativo ser imparcial como se estivesse narrando o texto. Quando for opinar use frases como " razovel dizer que a empresa..."

Passo Final: Referncias Nas Referncias, as Normas da ABNT exigem que o nome do autor seja mencionado de forma invertida, separado por vrgula. Por exemplo, Autora Evelyn Castilhiano Valim ser referenciada como Valim, Evelyn, Castilhiano. Logo depois vem o ttulo da obra, ponto final, localizao, dois pontos, editora da obra, vrgula, data da obra, ponto final e paginao (nmero de pginas do livro com p de pgina), ponto final. Veja na prtica:

S-ar putea să vă placă și