Sunteți pe pagina 1din 5

Dto das Sucesses

Avaliao 1- 31/03 2 19/05

Bibliografia: Gonalves; Berenice Dias Venosa..

1) Introduo a) Direito das Sucesses ramo do dto civil que cuida da transmisso dos bens deixados pelo de cujus. Se no houvesse normas para tal, provavelmente as pessoas no se interessariam em interessariam em acumular bens. Tem contato direto com o dto de famlia, visto que parte da herana est ligado com o parentesco, tb h parentesco com dtos reais, por assim que falece o sujeito ocrre a transferncia dos bens, por haver a aquisio da propriedade destes bens aps a morte. Tb pode haver relao com a esfera penal em caso de sujeito ser excludo da relao de herana por indignidade. b) Significado do termo sucesses. Substituio de titularidade. Em lato senso, a sucesso pode se dar inter vivos(doao, cesso de crdito,compra e venda de um bem) ou causa mortis c) Preceito constitucional (art.XXX CF) funo social d)Objeto da sucesso: herana conjunto de bens,direitos e deveres. Universalidade de direito. Uma reunio de vrios bens que transferido para o herdeiro. Marcada pela indivisibilidade, mesmo que composta por bens mveis. Esta indivisibilidade permanecer at o momento da partilha, permanece at o momento do inventrio e a com a partilha os bens sero divisveis. 2) Modalidades de sucesso a) Qto fonte - legtima (1829 CC) - ab intestato a prpria lei vai designar algumas pessoas prximas ao de cujus que sero contempladas com a herana. - testamentria (1857ss CC) o testamento um NJ(declarao de vontade para produzir seus devidos efeitos) unilateral(so depende da vontade do testador). H uma liberdade de testar que no ampla.Pode ser para situaes patrimoniais ou de situaes no patrimoniais (reconhecendo um filho, regulando a disposio de seu corpo, etc)

->no existe sucesso contratual (art. 426 CC) no existe a figura do pacto corvina, s se fala em sucesso com o falecimento de algum, no h herana de uma pessoa viva. b) qto aos efeitos -ttulo universal transfere-se todo o patrimnio,sem estabelecer uma distino - ttulo singular quando transferir um bem determinado, chamado de legado.Deixa-se um bem especfico para uma pessoa. Quem recebe o bem o legatrio, no tendo que receber por dbitos da herana,como responder o herdeiro. O legatrio tb no receber de imediato a posse do bem, diferentemente do herdeiro que automaticamente entra na posse dos bens.

3) O conflito de leis sucessrias no tempo (art. 1787 CC) Abertura da sucesso o momento do falecimento do de cujus. Se efetivamente ocorrer uma alterao legislativa retirando um dos herdeitros necessrios e DEPOIS houver o falecimento,no haver retroatividade da lei.

4) Aquisio da herana a) Princpio da saisine (1572 CC) fico que com a maorte do de cujus transfere-se a titularidade dele para os herdeiros, uma espcie de transferncia automtica. Os herdeiros vao se valer de uma ao possessria,por exemplo. b) Prova da morte -morte real -morte presumida - comorincia morte simultnea de pessoas que podem se suceder, portanto, no se tem a transmisso hereditria. c)lugar da abertura (1785 CC) ultimo domicilio do de cujus com a finalidade de ser mais fcil arrecadar os bens, ele ter a competncia(territorial e relativa) par o inventrio 5) Aceitao da herana ningum obrigado a aceitar. -Conceito - o ato pelo qual os herdeiros vao admitir essa herana, preciso que os herdeiros se manifestem aceitam a herana. - Espcies - expressa por escrito, aceitando a herana. -tcita- se d em razo da prtica e da conduta. -presumida (1807 CC) Caractersticas da aceitao: ela irretratvel, pode fazer uma transferncia do bem, tendo importncia em mbito tributrio. Paga-se imposto causa mortis e o de transferncia. uma aceitao indivisvel. unilateral, pode ser direta ou indireta, pura,no sendo suscetvel a uma condio, tb insubordinada,

Formas -direta - indireta 6) Renncia da herana a) a)conceito (1806 CC) b) Caractersticas c)espcies - abdicativa (renuncia para um montande,sem especificar uma pessoa) -translativa(renuncia o bem a uma pessoa especifica) d) restries liberdade de renunciar e) efeitos

1- Contrato de nulo direito 2- Quando a pessoa falece, automaticamente transfere para o herdeiro desde que ele aceite. Em regra, quem iria aceitar herana de Pedro era Paula (herd direto). Joana herdeira indireta, devendo aceita de Paulo para depois aceitar de Pedro. 3- A rigor, seu domicilio nico Niteroi. 4- Renuncia o ato pelo qual o herdeiro se despoja a receber o bem, a liberdade de renunciar o bem no ampla, mas encontrar limites. A renuncia de Fabio deveria ser representada, e de Helio, que devedor, viria a afetar os credores. 5- A lei aplicvel a do dia da morte do de cujus.

Pegar aula dia 17. Principio da saisine herana transmitida aos herdeiros assim que ocorre a morte, aps ocorre a partilha.

Petio de herana

1) Conceito ao prpria para o reconhecimento de um direito sucessrio. Propria para aquele herdeiro que por algum motivo no foi convocado herana. O objetivo dessa petio vir declarar aquela pessoa como herdeiro para que ela possa vir a ter a posse dos bens, 2) Petio de herana e aes afins

- ao reivindicatria. No se confunde com ao reivindicatria(que se busca a propriedade do bem), nesse caso, o que se quer o reconhecimento que se ser herdeiro. - ao de investigao da paternidade. No se confunde com essa, pois esta uma ao que se busca efetivamente uma qualificao de estado, uma qualificao perante o genitor que no foi reconhecido anteriormente. Pode ser cumulado com petio de herana.

3) Aspectos processuais a) legitimados - Pode configurar com herdeiro passivo os herdeiros aparentes e ativos os herdeiros preteridos. b) medida cautelar medida de urgncia que visa assegurar um resultado em outro processo(proc. Principal).Pode o herdeiro preterido com receio de que bens sejam lapidados por certo motivo entrar com medida cautelar, para ser configurada dever haver o fumus boni iuris e o periculum in mora. 4) Efeitos ver art.1827CC

Sucesso Legtima 1) A capacidade sucessria (1798 CC)- ser conferida quele que for nascido poca da morte do de cujus. Tb pode ser o nascituro. Essa capacidade no se confunde com capacidade civil. A pessoa incapaz,desde que seja representado, pode ser capaz de figurar a sucesso; 2) A ordem da vocao hereditria (1829 CC) ( possvel deixar bens em testamento para PJ). Presuno de legitimidade colocada pela legislao. Primeiro descendente, ascendente, cnjuge e sucesso colateral. Caso no haja nenhum deles o bem vai para o Estado. a)sucesso dos descendentes - igualdade dos filhos (1596 CC) filho decorrente de adoo ou fora do casamento ser igual a todos os outros. - direito de representao (1833 CC) s possvel em face dos descendentes (1852 CC) b) sucesso dos ascendentes - separao ( linha materna (linha paterna art. 1836 CC c) Sucesso do cnjuge - meao x herana a meao deferida em face ao dto matrimonial, conjunto de bens comuns do casal que deferida em razo do regime matrimonial escolhido. Meao conjunto de bens prprios do casal. Herana bens decorrentes do falecimento do de cujus.

- d. real de habitao (1831 CC) a lei confere ao cnjuge sobrevivente o dto de permanecer no imvel, tendo objetivo de assegurar ao conjuje a existncia de um lar, pq pressupe que esse lar fosse o que ele antes estivesse. -concorrncia com os descendentes .regime de bens .descendentes comuns/apenas do de cujus -concorrncia do cnjuge com ascendente (1836 CC/1837 CC) -legitimidade para o cnjuge ser herdeiro (1830 CC) crtica da questo da culpa d) Sucesso colateral (1839 CC) sobrinhos e tios -direito de representao 1840 CC 3) A sucesso do companheiro(1790 CC)

S-ar putea să vă placă și