Sunteți pe pagina 1din 6

.

Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Belas Artes Disciplina: Ev. Equip. Int. I

1
Prof. Marize Malta

Interiores pr-histricos e primitivos


O espao habitado por cada um personifica o centro do mundo, o Cosmos em oposio ao Caos, ao exterior, ao desconhecido. A construo das instalaes humanas representam sempre uma reconstituio do mundo. Esta noo de cosmogonia o modelo inerente a todas as edificaes, simbolizada atravs do poste central erguido nas habitaes dos povos primitivos como um eixo csmico. (MORGADO, Florbela ; MIRANDA, Teresa. Histria da decorao; formas de habitat na pr-histria. Casa Decorao, Lisboa, n.113, mar 1995.)

PR-HISTRIA
Paleoltico 650.000 a 10.000 a.C. Mesoltico 10.000 a 6.000 a.C. Neoltico 6.000 a 4.000 a.C. So pouqussimos os vestgios arqueolgicos que possam fornecer dados sobre as habitaes pr-histricas, principalmente pelo fato de se utilizar materiais perecveis como madeira, osso, peles, folhas. O homem do paleoltico no era um nmade sem local fixo para permanecer, abrigando-se apenas nas cavernas, como normalmente se imaginava. Ele vivia em habitat construdo ao ar livre ou sob salincias das cavernas, conforme as variaes climticas. Ele mantinha um ponto fixo para se alimentar e se refugiar at que o alimento desse para todos do grupo. Os primeiros exemplos de habitao conhecidos so: a gruta da Rena de Rene (implantao de tendas, cada uma com 3 ou 4 m de dimetro), gruta de LHyne (uma sala com cerca de seis metros de dimetro), cabana em Moldovo, ex-URSS, (estrutura circular composta por esqueletos de 150 mamutes, 8 m de dimetro). As primeiras habitaes possuam formato circular. Paleoltico Superior: Princevent (vale do Sena, norte da Frana) Local para lixo separado do espao para moradia. No foram encontrados postes ou buracos. Presume-se que moravam em tendas portteis, cnicas, feitas com postes de madeira e peles de animais, circundadas por pedras para prender as peles e escorar as madeiras. Terra Amata (Mediterrneo, perto do litoral francs) cabanas feitas com materiais da natureza. Ramagens e pedras ao redor da base. Dentro delas havia um fogareiro (buraco, circundado de pedra) para se aquecerem. Tambm armazenavam pedras para execuo de utenslios. Monte Verde (bosques ao sul do Chile) cabanas retangulares, cobertura plana, variavam entre 3 e 4,5m de

Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Belas Artes Disciplina: Ev. Equip. Int. I

2
Prof. Marize Malta

largura, sustentadas por postes de madeira e cobertas com peles de mastodontes; prxima entrada, buraco raso revestido de argila, funcionava como lareira - aquecimento, pois tinham lareiras comunitrias para a coco. O elemento fundamental do espao prhistrico o fogo. Ele protege, aquece, ilumina, assa o alimento. o ponto de convergncia do habitat. O local do fogo era rodeado por seixos, constituindo um dos primeiros equipamentos construdos pelo homem a lareira. A iluminao era feita atravs das fogueiras ou por lamparinas. As lamparinas magdalenenses eram em pedras escavadas com gordura e pavio, o qual poderia ser feito por musgo torcido. Tochas e archotes tambm eram muito usados. O sedentarismo: Somente no perodo neoltico os grupos foram se fixando terra e aprendendo a plantar e a criar os animais, garantindo sua subsistncia. O desenvolvimento da agricultura est ligado ao aumento da populao e ao sedentarismo. A revoluo agrcola. 8000 aC Oriente Mdio (trigo, cevada, legumes) 6000 aC China (arroz e sorgo) 7000 aC Mesoamrica (milho, feijo, batata) Os grupamentos comearam a se organizar, adotando diversos formatos na implantao das construes no stio. A tipologia da construo estava estritamente ligada ao clima e aos materiais encontrados nos arredores. As formas geomtricas comearam a se impor medida que o homem foi dominando a natureza. O homem recriava o natural, diferenciava-se dele, fazendo surgir uma imagem racionalizada da natureza, uma linguagem prpria, construda e identificada pelo humano, pela razo. Assim surgiram as formas sintetizadas e estilizadas cujo sentido e significado eram dados pelos homens. Eles estavam construindo o seu mundo, sua cultura. As plataformas, feitas em terra, delimitavam diferentes reas de uso na habitao e serviam de mveis (cama, mesa, assento, etc.) O primeiro exemplo conhecido de uma edificao permanente o povoado de Zawi Chenui (c. 9.000 a.C.), no sudeste da Anatlia. Consistia em casas feitas de lama e bambu, com coberturas cnicas e bases circulares em pedra. Langweiler (Europa, bosques de clima temperado) Casas em grupos de 2 ou 5 unidades, mais dependncias comuns (currais, terreiro, fossa para entulhos). As casas comunais eram como galpes, de planta retangular, que podiam atingir at 45m de comprimento, construdos por troncos apoiados em alicerces de troncos cortados. Eram cobertas por telhados de duas guas (estrutura de bambu e cobertura de palha). Algumas paredes eram argamassadas. Presena de vo de entrada retangular no centro da parede de maior permetro. No interior havia trs reas de usos distintas, apesar de no haver paredes divisrias: rea de estoque de gros, rea de vivenda, rea de estbulos para o gado. Uma forma de proteo contra animais e inimigos foi a organizao em palalafitas cabanas construdas sobre plataforma assente em pilares, sobre as guas. Em terra firme havia as terramaras, construes que tambm se assentavam em plataformas suspensas.

Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Belas Artes Disciplina: Ev. Equip. Int. I

3
Prof. Marize Malta

O sedentarismo propiciou o aumento da quantidade e variedade dos bens e equipamentos (utilitrios e rituais). Surgiram as artes utilitrias (cermica, cestaria, tecelagem). O homem comeou a demarcar seu lugar com uma marca, uma cor, uma forma ou qualquer smbolo que o identificasse perante o grupo, sublinhando sua individualidade. A decorao o auxiliou para alcanar tal fim. As primeiras civilizaes datam de 4000 e 2000 aC e ocorreram no Mediterrneo. O homem passou a viver em cidades, pertencia a uma sociedade organizada de forma hierarquizada (sociedades complexas), conquistou cultura e intelectualidade, construiu palcios, templos, tmulos. A cidade mais antiga conhecida Jeric, Palestina, originalmente um povoado com cabanas de barro. Posteriormente foi cercada por um muro de pedra com uma torre. Tambm na mesma regio, no vale do Jordo, em 7000 aC, foi encontrado o primeiro exemplo do uso de uma planta retangular para casa. IV milnio aC Uruk uma das primeiras cidades. Considerado o primeiro exemplo de colunas para sustentar cobertura. Uso de mosaicos nas colunas e paredes, feitos com cones de pedras coloridas, presena de nichos para colocao de esculturas.

Tambm data do IV milnio aC exemplos de casas com ptios internos, uma inveno sumeriana, que demarca um maior grau de privacidade. Sculo XII aC Wasserburg povoado na ilha do lago Federsee, sul da Alemanha. Consistia em 9 grandes cabanas de troncos cercadas por uma paliada. As cabanas possuiam planta retangular, em C ou E retos, cobertura de duas guas em palha.

Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Belas Artes Disciplina: Ev. Equip. Int. I

4
Prof. Marize Malta

PRIMTIVO:
Primitivo - de primeira origem, inicial, dos primeiros tempos, primordial, em comeo de evoluo, simples, spero, rude. Povos primitivos em estado natural (em oposio civilizado), que vivem em sociedades no urbanas, no industrializadas. Tambm designados de nativos. Sociedades simples. Oposto de civilizados. Arte primitiva arte produzida por sociedades no letradas. Tambm chamada tribal, extica, tradicional. Abrange arte africana, indgena, da Oceania.

Arquitetura indgena, arborgene e tribal. Referncias: choas, cabanas, ocas etc.

Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Belas Artes Disciplina: Ev. Equip. Int. I

5
Prof. Marize Malta

Apesar de se encontrar algumas construes primitivas mais elaboradas, geralmente de cunho religioso, a imagem dos espaos primitivos prende-se ao rudimentar, ao precrio, ao sem conforto, na interpretao das sociedades urbanas. A idia do espao primitivo est vinculado meramente ao abrigo das intempries e dos animais selvagens. Ele cumpre a funo mnima de proteo, sendo mais um lugar para o repouso principalmente em regies de clima ameno. Cozinha-se, come-se, trabalha-se, festeja-se do lado de fora, em espao aberto. Normalmente a habitao primitiva acolhe um grupo. um espao comunitrio. Geralmente no h divises internas. So os pertences de cada pessoa ou famlia que demarcam o territrio do particular. Materiais variando segundo a regio, coletados prximo ao local em que as edificaes sero construdas. Matria-prima natural: barro, terra, pedras, fibras vegetais, bambu, troncos etc. Predominncia dos tons da terra (preto, terracota, branco). Tcnicas simples, rudimentares. Ferramentas precrias. Predominncia dos formatos circulares, apesar dos formatos retangulares tambm estarem presentes. Sem carter de perenidade, a idia do efmero [diferente dos abrigos transitrios acampamentos]. Sem acabamento ou de aspecto primrio. O essencial quase inexistncia de equipamentos.

Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Belas Artes Disciplina: Ev. Equip. Int. I

6
Prof. Marize Malta

S-ar putea să vă placă și