Sunteți pe pagina 1din 3

Apontamentos de Filosofia

Descartes O Discurso do Mtodo Para Bem Conduzir a Razo e Procurar a Verdade nas Cincias Logo pelo ttulo fica claro que Descartes no era ceptico, pois se um mtodo para procurar a verdade prossupe que ela exista. Bom senso o mesmo que razo para Descartes, ou seja, o poder de em julgar e destinguir o verdadeiro do falso e igual em todos os !omens. "elacionar om#senso, verdade e mtodo $ om senso naturalmente igual em todos os !omens, isto , todos os %umanos possuiem razo. $ facto de %averem opinies diferente no , assim, devido a %averem pessoas com mais om senso, sim devido a essas pessoas seguirem camin%os de pensamento diferentes ou no considerarem as mesma coisas. &ara c%egar ' verdade preciso seguir um mtodo e Descartes mostra qual foi o que ele usou.

$ jetivo do livro (Discurso do )todo* + )ostrar qual o mtodo que usou para c%egar ' verdade. $pinio so re o con%ecimento do seu tempo ,odos os con%ecimentos filos-ficos e todas as coisas ensinadas na escola so d.vidosas. Descartes conclui assim que, se ele quiser c%egar ' verdade, tem de procurar em si pr-prio. $ jetivo da reforma cartesiana + "eformar os seus pensamentos/ a partir dum fundamento todo seu0 reconstruir a partir das exig1ncias da razo. /$s seus pensamentos so o o jeto da reforma cartesiana. 2 d.vida cartesiana universal e radical (porque d.vida de tudo, no inicio*, provis-ria (porque s- vai duvidar at encontrar algo indu itavel e evidente*, metodica (porque o ponto de partida do mtodo*, no pr'tica (porque no se aplica 's a3es. &ara isso Descartes criou a moral provis-ria 4ver parte 56 *. 2 d.vida cartesiana diferente da d.vida ceptica, pois os cepticos acreditam que impossivel con%ecer, logo a sua d.vida sistematicamente radical. 2 duvida o ponto de partida do mtodo porque Descartes duvida at encontrar algo indu itavel e evidente. 2 )atem'tica muito importante para o mtodo porque ele est' a seguir o mtodo matem'tico, ou seja, parte de principios claros e distintos e procede a dedu3es e demonstra3es para o resultado ser o mais o jetivo possvel.

7o mtodo cartesiano, a razo tem 8 poderes fundamentais+ 9. :ntui3o intelectual (racional* apreenso imediata de um o jeto ou ser, que presente imediatamente ' razo exist1ncia de ideias inatas (ideias exclusivamente racionais* 8. &oder de raciocinar construir cadeias de dedu3es;demonstra3es "egras do mtodo 9. "egra da evid1ncia <- considerar o verdadeiro;evidente (claro e distinto* 8. "egra da diviso dividir o mais dificil em parcelas pequenas para se tornar mais f'cil de con%ecer. 5. "egra da sntese =ome3ar por con%ecer as coisas mais simples e faceis e ir gradualmente at con%ecer as mais dificeis. >. "egra da enumera3o ?azer reviso geral para ter a certeza que nada foi omitido. Descartes duvida das suas cren3as porque+ 9. $s sentidos enganam#nos 's vezes. 8. $s %omens enganam#se a raciocinar por vezes. 5. @uando son%amos, pensamos e os nossos pensamentos so falsos. 7inguem nos pode garantir que no estamos a son%ar agora mesmo. )as ao duvidar de tudo, Descartes perce eu que ele, aquilo que duvidava de tudo, tin%a de existir para pensar. Eu penso logo existo 9A &rincipio da ?ilosofia =artesiana $ =-gito uma su stBncia pensante, pois uma unidade aut-noma (independente do corpo* que pensa, ou seja, cuja essencia pensar. &ara Descartes algo verdadeiro algo evidente (claro e distinto*. &ensar Duvidar <er imperfeito <er imperfeito ,em ideia de perfei3o 2 ideia de perfei3o no pode derivar de um ser imperfeito, logo existe um ser perfeito que d' essa ideia de perfei3o Deus ou seja =riar &erfei3o C =riar ideia de perfei3o :deia de &erfei3o C Dxist1ncia de &erfei3o

Descartes distingue 5 tipos de ideias+ 9. :deias :natas (ver acima* 8. :deias 2dventcias E no so claras e distintas porque se aseiam na esperi1ncia sensvel (Dmpirismo* 5. :deias ?actcias ou ?icticias E dependem da livre associa3o dos dados sensveis recol%idos ( :magina3o* Da id !ume &rincipal diferen3a entre impresses e ideias nivel de intensidade e vivacidade :mpresses estimula3o dos sentidos (experi1ncia*

:deias Funta a experi1ncia com a razo David !ume no admite ideias inatas. :deias Generaliza3o mais a strata capacidade racional de esta elecer rela3es. =onte.do Dm ultima an'lise, dependem das impresses (sensa3es, experi1ncia, sentidos* &ara David !ume, existem dois tipos de con%ecimento+ 9. "ela3es de ideias simples opera3o de pensamento 8. =on%ecimento de factos =on%ecimento daquilo que existe implica as impresses (experi1ncia sensvel* &ara David !ume, existem dois tipos de ci1ncias+ 9. 2quelas de se aseiam apenas na rela3o de ideias )atem'ticas (e L-gica ?ormal* =ertas (intuitiva e demonstrativamente* dependem exclusivamente das opera3es da razo (conceptualiza3o, capacidade de julgar, o grande fundamento da certeza o principio da no contrariedade0 no nos do a con%ecer o existente* 8. 2quelas que se aseiam nos con%ecimento de factos ,odas menos as matem'ticas e a L-gica formal (exemplo+ Biologia* $ seu o jetivo con%ecer o existente (a realidade* &rovas vindas da experi1ncia. $ seu fundamento a rela3o causa#efeito. $ fundamento da rela3o causa#efeito o %' ito. Logo, estas ci1ncias no so certas (ou seja, logicamente necess'rias, o valor das suas rela3es relativo, contingente, provavel* =ritica de David !ume ao =eticismo "adical 7o plano te-rico muito dificil refutar o ceticismo. )as no dia a dia, o ceptico, tal como todos os outros mortais, empen%a#se na a3o. $ ceticismo no traz Hnada de omI porque se todos os seres %umanos o adotassem, ninguem se empen%ava na a3o e ficavam s- ' espera do seu desaparecimento.

S-ar putea să vă placă și