Sunteți pe pagina 1din 11

EDUCAO INFANTIL

EDUCAO INFANTIL

Artigo 7, XXV - assistncia gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento at 5 (cinco) anos de idade em creches e prescolas;
(Redao dada pela Emenda Constitucional n 53, de 2006)

Hamurabi Messeder

LDB - ART. 21

CF/88
Art. 208. O dever do Estado com a educao ser efetivado mediante a garantia de: I - educao bsica obrigatria e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela no tiveram acesso na idade prpria; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 59, de 2009) (Vide Emenda Constitucional n 59, de
2009)

A educao escolar compe-se de:

I educao bsica, formada pela educao infantil, ensino fundamental e ensino mdio;

IV - educao infantil, em creche e pr-escola, s crianas at 5 (cinco) anos de idade; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 53, de 2006) VII - atendimento ao educando, em todas as etapas da educao bsica, por meio de programas suplementares de material didticoescolar, transporte, alimentao e assistncia sade.
(Redao dada pela Emenda Constitucional n 59, de 2009)

II educao superior. [Grifo do autor.]

1 - O acesso ao ensino obrigatrio e gratuito direito pblico subjetivo. 2 - O no-oferecimento do ensino obrigatrio pelo Poder Pblico, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente.

Art. 211. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios organizaro em regime de colaborao seus sistemas de ensino.

2 Os Municpios atuaro prioritariamente no ensino fundamental e na educao infantil.


(Redao dada pela Emenda Constitucional n 14, de 1996)

LEI 9.394 DE 20/12/1996

TTULO III DO DIREITO EDUCAO E DO DEVER DE EDUCAR

Art. 4o O dever do Estado com educao escolar pblica ser efetivado mediante a garantia de: IV atendimento gratuito em creches e prescolas s crianas de zero a seis anos de idade;

DISPE SOBRE AS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAO NACIONAL. Prof. Hamurabi Messeder

ART. 11. OS MUNICPIOS INCUMBIR-SE-O DE:

X vaga na escola pblica de educao infantil ou de ensino fundamental mais prxima de sua residncia a toda criana a partir do dia em que completar 4 (quatro) anos de idade.

V - oferecer a educao infantil em creches e pr-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuao em outros nveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua rea de competncia e com recursos acima dos percentuais mnimos vinculados pela Constituio Federal manuteno e desenvolvimento do ensino.

ART. 26

LDB - ART. 26, 3O DA LDB

2o O ensino da arte, especialmente em suas expresses regionais, constituir componente curricular obrigatrio nos diversos nveis da educao bsica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
(Redao dada pela Lei n 12.287, de 2010)

A educao fsica, integrada proposta pedaggica da escola, componente curricular obrigatrio da educao bsica...

Seo II Da Educao Infantil


q

Art. 29. A educao infantil, primeira etapa da educao bsica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criana at seis anos de idade, em seus aspectos fsico, psicolgico, intelectual e social, complementando a ao da famlia e da comunidade. Art. 30. A educao infantil ser oferecida em: I - creches, ou entidades equivalentes, para crianas de at trs anos de idade; II - pr-escolas, para as crianas de quatro a seis anos de idade.

Art. 31. Na educao infantil a avaliao far-se- mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoo, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

ART. 58

3 A oferta de educao especial, dever constitucional do Estado, tem incio na faixa etria de zero a seis anos, durante a educao infantil.

Art. 62. A formao de docentes para atuar na educao bsica far-se- em nvel superior, em curso de licenciatura, de graduao plena, em universidades e institutos superiores de educao, admitida, como formao mnima para o exerccio do magistrio na educao infantil e nas quatro primeiras sries do ensino fundamental, a oferecida em nvel mdio, na modalidade Normal. (Regulamento)

TERMINOLGICA DE INFNCIA

OS PRIMEIROS PASSOS DA EDUCAO INFANTIL NO BRASIL

In-fans: significa sem linguagem. No interior da tradio metafsica ocidental, no ter linguagem significa no ter pensamento, no ter conhecimento, no ter racionalidade. Na atualidade: CRIANA sujeito social e histrico, constitudo no seu presente, cidado, portador e produtor de cultura. INFNCIA passa a ser vista no mais como um tempo de preparao para, mas como um tempo em si, tempo de brincar, jogar sorrir, chorar, sonhar, desenhar, colorir Ou seja um tempo que incorpora tudo o que a criana e faz nesse perodo de sua vida, um tempo em que a criana e vive como sujeito de direitos

At meados do sc. XIX no havia instituies creches ou parques infantis que atendessem crianas pequenas longe das mes zona rural: famlias de fazendeiros assumiam o cuidado das crianas rfs ou abandonadas zona urbana: rodas dos expostos

SEGUNDA PARTE DO SC. XIX


A PROCLAMAO DA REPBLICA

Abolio da escravido Proclamao da Repblica Essa situao modifica-se um pouco (grande migrao para a zona urbana) Iniciativas isoladas de amparo infncia (mortalidade infantil) Assimilao pelas elites dos iderios do Movimento das Escolas Novas produzidos no centro das transformaes ocorridas na Europa e trazidas ao Brasil.

Renovao ideolgica para o entendimento de questes sociais ligados infncia 1899: particulares fundaram o Instituto de Proteo e Assistncia infncia 1919: Departamento da Criana iniciativa governamental decorrente de uma preocupao com a sade pblica (idia de assistncia cientfica infncia)

CRIAO DE UMA SRIE DE INSTITUIES DE EDUCAO INFANTIL


1908: primeira escola infantil em Belo Horizonte (imigrantes) 1909: primeiro jardim de infncia municipal do Rio de Janeiro Neste perodo o ensino primrio atendia apenas parte da populao em idade escolar

PRIMEIRAS DCADAS DO SCULO XX


Urbanizao das cidades provocam intensas mudanas nas relaes sociais e familiares. Mulheres vo para o mercado de trabalho. Filhos so deixados nas criadeiras (fazedoras de anjos)

MOVIMENTO OPERRIO (DEC. DE 20 E 30)


Reivindica a existncia de locais para a guarda e atendimento das crianas Alguns patres (buscando controlar o operariado) criam as vilas operrias, creches e escolas maternais. Contradies entre a implantao do capitalismo e o papel da mulher/me 1923: primeira regulamentao sobre o trabalho feminino previa a instalao de creches e salas de amamentao durante a jornada das empregadas

Na dcada de 1940 as propostas de proteo infncia estavam marcadas:


Higienismo Filantropia Puericultura (creches mal necessrio para resolver problemas de sade)

NA DCADA DE 1950

DCADA DE 1960

As creches continuavam sendo de responsabilidade das indstrias ou de entidades filantrpicas (aleitamento materno e combate a mortalidade infantil)

Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (Lei 4024/61). Inclua a escola prprimria para as crianas com menos de 7 anos. Golpe militar retrocede essas compreenses e continua a divulgar a idias de creche e mesmo prescola como equipamentos sociais de assistncia criana carente.

PROVAS ANTERIORES

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE TUBARO

13. Na Educao Infantil, o espao o retrato da relao pedaggica como afirma Freire (1986 apud HORN, 2004 p. 37), ou seja, o modo como organizamos o espao fsico de sala de aula, revela, geralmente, nossa concepo de criana, de desenvolvimento e de aprendizagem. Com base nessa assertiva, analise os itens abaixo. I. As crianas precisam de ambientes atraentes, desafiadores e motivadores, ricos em possibilidades, que permitam movimentos e que sejam, ao mesmo tempo, um ambiente acolhedor e seguro. II. O ambiente escolar deve estar organizado de modo que a criana perceba o que e quem est ao seu redor, onde o professor, tambm, possa prestar ateno s prticas e aos motivos pelos quais as crianas interagem.

III. O espao da instituio de educao infantil deve possibilitar criana condies para que ela perceba que o ambiente lhe pertence e que ela faz parte dele. IV. O professor, enquanto mediador, deve valorizar o que a criana faz, organizando um ambiente ilustrado, para que possam ser apreciados pelos colegas e com trabalhos produzidos por elas, a fim de que possam ser apreciados pelos colegas e adultos.

ESTADO DA PARABA PREFEITURA MUNICIPAL DE CUITEGI ADVISE- 2010.

Sobre os itens acima, est correto o que se afirma: A. em I, II, III e IV. B. apenas em I, III, e IV. C. apenas em II, III, e IV. D. apenas em I, II, e III. E. apenas em III e IV.

11 Marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmaes abaixo sobre a Educao Infantil nos sculos XVIII e XIX. ( ) Nessa poca a discusso sobre a educao infantil girava em torno do desenvolvimento social da criana; ( ) Nesse mesmo perodo a criana, dentro da educao deixou de ser vista como um sujeito de necessidades e cuidados; ( ) O ingresso da criana para o mundo dos adultos fazia com que a escola fosse um instrumento fundamental na vida desta. A ordem correta dos itens :

CONCURSO PBLICO MUNICIPAL DE FORMOSO DO ARAGUAIA NORMAL SUPERIOR BANCA: FUNCAO UNIRG

A) V V V B) V V F C) V F V D) F V V E) F F V

26- O aspecto fsico do ambiente das instituies infantis exerce impacto sobre o comportamento das crianas, e deve ser planejado e organizado em funo dos objetivos que se pretende atingir (PIGATTO, 2007). Nesse aspecto, podese afirmar que a instituio de educao infantil deve: I. Considerar as necessidades prprias das crianas. II. Propiciar o desenvolvimento da identidade pessoal e a sensao de segurana e confiana. III. Promover o desenvolvimento sem habilidades e competncias.

IV. Promover oportunidade para o crescimento motor, estimulao dos sentidos estimulando as habilidades bsicas necessrias nesta fase. V. Oportunizar contato social sem privacidade. Marque alternativa correta. (A) II, III e V (B) I, III e IV (C) I, II e IV (D) III, IV e V (E) I, II e III

27- Sonia professora numa escola de educao infantil e planejou atividades que exigem cumprimento de normas, concentrao e raciocnio, priorizando as simblicas em que se assume os papis. A atividade planejada por Snia : (A) Uma brincadeira livre (B) Um jogo de regras (C) Um jogo sem regras (D) Uma pintura (E) Uma brincadeira orientada

28- So habilidades que devem ser priorizadas no ensino da criana de zero a trs anos, EXCETO: I. Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produes musicais. II. Expressar sensaes e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral. III. Conhecer seu prprio corpo e familiarizar-se com sua imagem.

IV. Explorar o espao por meio da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar ampliando progressivamente as possibilidades e destrezas. Marque alternativa correta (A) II, III e IV (B) I (C) I, II e IV (D) III (E) IV

31- Sobre a diversificao de atividades necessrias sala de aula da educao infantil, faa correspondncia adequada dos cantinhos de aprendizagem a suas respectivas caractersticas: I. Cantinho do teatro II. Cantinho de artes III. Cantinho do faz-de-conta IV. Cantinho de jogos V. Cantinho da leitura

( ) Disponibiliza brinquedos e objetos que representem lugares reais como: casinha, fazendinha, hospital, supermercado etc. ( ) Disponibiliza materiais de leitura, livros, revistas, jornais almanaque e outros. ( ) Possibilita a representao de vivncias, trabalhos com personagens, com a oralidade, com a musicalidade, e imaginao. ( ) Proporciona trabalhar com cores, formas, texturas, linhas, volumes, senso esttica, motricidade grossa e fina, tamanho, volume etc. ( ) Nesse espao disponibilizar jogos de encaixe, blocos e outros que permitam trabalhar a representao do espao e habilidades psicomotoras.

Est correta a correspondncia: (A) III , I, II, IV, V (B) II, I, IV, V, III (C) I, II, V, IV, III (D) V, III, I, II , IV (E) III, V, I, II, IV

32- No diaa-dia da creche importante a realizao de exerccios psicomotores para motivao e participao da criana no processo ensino aprendizagem. Das muitas atividades existentes, a mmica, a escultura, a adivinhao so exerccios de: (A) Lateralidade (B) Coordenao visomanual (C) Orientao temporal (D) Esquema corporal (E) Coordenao motora fina

33- Para vila (1998), letramento tem sido definido como um conjunto de prticas sociais que usam a escrita enquanto sistema simblico e enquanto tecnologia em contextos especficos e com objetivos especficos. Nesse sentido coerente afirmar: (A) Que a escola a nica a propiciar o letramento. (B) Que alfabetizao no quer dizer, necessariamente, letramento. (C) Que no h diferena entre alfabetizao e letramento. (D) Que o letramento menos importante que alfabetizao. (E) Que o letramento mais importante que alfabetizao.

34- Situaes de ensinoaprendizagem, desde a mais tenra idade, podem e devem ser trabalhadas com noes de convvio, de prticas sociais e relacionais, de solidariedade e de cooperao, tanto quanto as habilidades de saber e saber fazer. Conforme Coll (1997), h trs categorias fundamentais de contedos de ensino: (A) Conceitos, valores e procedimentos (B) Procedimentos, princpios e valores (C) Conceitos, princpios e procedimentos (D) Valores, princpios, procedimentos (E) Atitudes, procedimentos e fatos

35- O espao escolar para criana de 04 a 06 anos deve favorecer : (A) A diferenciao sujeitoobjeto, com atividade motoras de experincias fsicas de explorao do corpo e de objetos. (B) Atendimento individualizado, que observe as reaes e oportunize o conhecimento do corpo. (C) O desenvolvimento do raciocnio, partindo de experincias concretas e vivenciadas por todos. (D) A fala com a criana de modo que auxilie na construo da linguagem. (E) Desenvolvimento da autonomia de modo que aprenda resolver seus conflitos e tome decises.

37- Tonicidade Equilbrio, Lateralidade, Esquema corporal, Organizao espacial e temporal, Coordenao motora global e fina so considerados: (A) Fatores emocionais do desenvolvimento infantil. (B) Fatores psicolgicos do desenvolvimento infantil. (C) Fatores ldicos do desenvolvimento infantil. (D) Fatores psicomotores do desenvolvimento infantil. (E) Fatores motores do desenvolvimento infantil

39- Curso oferecido pelo governo federal, em nvel mdio, a distncia, na modalidade Normal que se destina aos professores da educao infantil em exerccio nas creches e pr-escolas das redes pblicas municipais e estaduais e da rede privada sem fins lucrativos comunitrias, filantrpicas ou confessionais conveniadas ou no: (A) EJA (B) PROEDUCAR (C) PROINFATIL (D) PROJOVEM (E) PROUNI

40- Uma proposta pedaggica consistente para educao infantil deve considerar como fundamental para aprendizagem da criana, um trabalho que desenvolva e fortalea: I. A identidade e a autonomia II. O movimento III. O brincar e a arte IV. A leitura e escrita V. A linguagem oral Marque a alternativa correta (A) I, II, III (B) II, IV, V (C) I, IV, V (D) I, II, V (E) I, II, III, IV, V

ESTADO DE SANTA CATARINA - PREFEITURA MUNICIPAL DE TUBARO FUNDAO DE APOIO EDUCAO, PESQUISA E EXTENSO DA UNISUL PROVA DE PROFESSOR PETI - 2009

37. Quem coordena o PETI(Programa de erradicao do Trabalho infantil) no mbito Nacional, Estadual e Municipal? A. No mbito nacional o PETI coordenado pela Secretaria de Estado do Ministrio da Sade, por intermdio do Departamento Estadual do PETI; No mbito estadual pela Secretaria Estadual do Trabalho ou rgo equivalente; No mbito municipal pela Secretaria Municipal de Ao Social ou rgo equivalente. B. No mbito nacional o PETI coordenado pela Secretaria de Estado de Assistncia do Ministrio da Previdncia e Assistncia Social, por intermdio de Gerncia do PETI; No mbito estadual pela Secretaria Estadual de Ao Social ou rgo equivalente; No mbito municipal Secretaria Municipal de Assistncia Social ou r go equivalente.

C. No mbito nacional o PETI coordenado pelo Ministrio da Previdncia Social; No mbito estadual a coordenao fica a cargo da Secretaria Estadual de Educao; No mbito municipal o PETI coordenado pela Secretaria da Educao. D. No mbito nacional o PETI coordenado pela Secretaria de Estado do Ministrio da Educao; No mbito estadual o PETI coordenado pela Secretaria de Estado da Educao; No mbito municipal Secretaria Municipal de Educao. E. No mbito nacional o PETI considerado pelo Ministrio do Trabalho e Previdncia Social, por intermdio da gerncia do PETI; No mbito estadual o PETI coordenado pela Secretaria Estadual do Trabalho e Previdncia Social, por intermdio da SDR; No mbito municipal o PETI coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura.

38. Qual o tempo de permanncia da famlia do PETI, contado a partir de sua insero em programas e projetos de gerao de trabalho e renda? A. trs anos B. cinco anos C. quatro anos D. seis anos E. dois anos.

39. Correlacione os nomes e classificaes com as respectivas definies: 1. Comisso de Erradicao do Trabalho Infantil. 2. Jornada Ampliada. 3. Programa Nacional de Gerao de Emprego e Renda PRONAGER. 4. Pacto pela Preveno e Erradicao do Trabalho Infantil. 5. Servio de Ao Continuada SAC. ( ) Tem a finalidade de agilizar o pagamento das bolsas s famlias, bem como o repasse dos recursos destinados execuo da jornada ampliada dos municpios. ( ) Visa gerar ocupao produtiva e renda para os chamados excludos sociais, potencializando todos os recursos e vocaes econmicas da comunidade. ( ) a ao educativa complementar escola. ( ) Tem carter consultivo e propositivo, e objetiva contribuir para a implantao e implementao do PETI. ( ) um instrumento de ao poltica, envolvendo governos, empregados, sindicatos, associaes e outras organizaes da sociedade civil, pelo qual os seus signatrios assumem publicamente o compromisso de intervir, de forma articulada.

A sequncia correta, de cima para baixo, : A. 3, 2, 5, 4, 1 B. 4, 1, 2, 5, 3 C. 1, 5, 4, 3, 2 D. 2, 4, 5, 3, 1 E. 5, 3, 2, 1, 4

40. Sobre a Jornada Ampliada, marque V ou F, conforme a afirmao seja verdadeira ou falsa. ( ) A Jornada Ampliada deve ser suspensa nos perodos de frias. ( ) O monitor de jornada deve procurar estabelecer vnculos com as crianas e adolescentes, de forma a instigar o seu auto -conhecimento como sujeito social, alm de estimular sua auto-estima. ( ) A carga horria da Jornada ampliada dever ser distribuda, sendo que, de 20% a 30% desse tempo, dever ser destinado s atividades complementares e 70% a 80% destinado ao reforo escolar. ( ) A realizao da Jornada ampliada de responsabilidade do Governo Municipal. ( ) As atividades da Jornada ampliada devem acontecer de segunda a sexta -feira, durante todo o ms, com carga de quatro horas em cada perodo, conforme os perodos em que as crianas e os adolescentes estiverem na escola.

10

11

S-ar putea să vă placă și