Sunteți pe pagina 1din 5

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CIVEL DE JOO PESSOA

CAROLINA BARRETO SALES MARINI, brasileira, divorciada, empresria, inscrita no CPF n 053.932.234.67 e no RG n 7623455, residente e domiciliada Rua Marechal Deodoro da Fonseca - Nmero 908, Bairro Tamba, nesta cidade, por seu procurador que esta subscreve, vem respeitosamente presena de Vossa Excelncia propor presente: AO DE INDENIZAO POR DANOS MATERIAIS C/C INDENIZAO POR DANOS MORAIS

Contra SUPERMERCADO VENHA SEMPRE,pessoa jurdica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n 364.984.046/264-43, com sede Rua Francisca Moura, nmero 1510,Bairro das Flores, nesta cidade,o que faz pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:

DOS FATOS Na tarde do dia 13 de Janeiro de 2013, a Sra. Carolina Barreto Sales Marini saiu de sua residncia no intuito de ir ao Supermercado Venha Sempre fazer compras de mantimentos para sua casa. Ao chegar, ao citado estabelecimento a autora realizou normalmente suas compras, pagou por elas mas, quando foi sair do local um funcionrio daquele estabelecimento abordou-a, alegando que a mesma furtara algo, ocultando-o dentro da sua

bolsa.

Pressionada

fisicamente

moralmente

pelo

funcionrio

do

Supermercado/ ru, que exigia que a autora mostrasse o que tinha dentro de sua bolsa, afirmando que eram coisas furtadas, atnito pela situao, o mulher humilhada, massacrada pelo vexame exibiu o que estava dentro da bolsa para o funcionrio: sua carteira contendo documentos, dinheiro e outros pertences. Indignada com a situao vexatria, humilhante, sentou-se a autora na frente do estabelecimento, mais especificamente, na beira da calada e comeou a chorar, por tamanha vergonha. Pessoas que assistiram cena ficaram indignadas com a atitude lamentvel, inaceitvel nos dias de hoje por parte de um estabelecimento comercial, que, sem motivos aparente, acusa um cidado de estar furtando algo, isso sem nenhuma cautela, sem um mnimo de cuidado sequer para preservar o ser humano de um constrangimento de tamanha natureza e gravidade. Inconformada com tal procedimento, dirigiu-se delegacia para que fossem tomadas as providncias, sendo que disseram que no podiam fazer nada pela mesma. Indignada, chamou dois policiais militares que estavam trabalhando perto do local para que a ajudassem, mas sequer a ouviram. No achando outro caminho, que no socorrer-se da justia. Por fim, no resta alternativa parte autora seno propor esta ao.

DO DIREITO Em decorrncia deste incidente, a requerente experimentou situao constrangedora, angustiante, tendo sua moral abalada, face ao constrangimento gravssimo a que foi submetido, pela indignao, pela acusao de que estava furtando no estabelecimento da r, expondo-a a tamanha humilhao, isto na frente de todos os presentes. A conduta do requerido, sem dvida, causou danos imagem, a honra e ao bom nome da requerente. A Constituio Federal de 1988 preceitua em seu artigo 5, inciso X, que:

Art. 5. Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: (...) X - So inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao;" O ilustre jurista Rui Stoco, em sua obra Responsabilidade Civil e sua Interpretao Judicial, 4 ed. Ver. Atual. E ampl.. Editora RT, p..59, nos traz que: a noo de responsabilidade a necessidade que existe de responsabilizar algum por seus atos danosos. A nica concluso a que se pode chegar a de que a reparabilidade do dano moral puro no mais se questiona no direito brasileiro, porquanto uma srie de dispositivos constitucionais e infraconstitucionais, garantem sua tutela legal. A presena do nexo de causalidade entre os litigantes est patente, sendo indiscutvel o liame jurdico existente entre eles, pois se no fosse a humilhao e o constrangimento perante terceiros, a mesma no teria sofrido os danos morais pleiteados, objeto desta ao. Evidente, pois, que devem ser acolhidos os danos morais suportados, visto que, em razo de tal fato, decorrente da culpa nica e exclusiva da empresa requerida, esta teve a sua moral afligida, foi exposta ao ridculo e sofreu constrangimentos de ordem moral, o que inegavelmente consiste em meio vexatrio. Dano moral, frise-se, o dano causado injustamente a outrem, que no atinja ou diminua o seu patrimnio; a dor, a mgoa, a tristeza infligida injustamente a outrem com reflexo perante a sociedade. Neste sentido, pronunciou-se o E. Tribunal de Justia do Paran:

O dano simplesmente moral, sem repercusso no patrimnio, no h como ser provado. Ele existe to-somente pela ofensa, e dela presumido, sendo bastante para justificar a indenizao (TJPR - Rel. Wilson Reback RT 681/163). A respeito, o doutrinador Yussef Said Cahali aduz: O dano moral presumido e, desde que verificado ou pressuposto da culpabilidade, impe-se a reparao em favor do ofendido (Yussef Said Cahali, in Dano e sua indenizao, p. 90). Preconiza o Art. 927 do Cdigo Civil: Art. 927. Aquele que, por ato ilcito, causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo.

DO PEDIDO a) seja notificada a empresa reclamada para, querendo, contestar a presente, devendo comparecer nas audincias de conciliao e instruo/julgamento, sob pena de revelia e confisso quanto matria de fato, e no final a condenao da empresa no pagamento dos valores pleiteados, acrescidos de correo monetria, juros de mora. b) seja ao final, julgado procedente o pedido ora formulado, condenando a reclamada ao pagamento de R$ 13.000,00 (treze mil reais) guisa de dano moral.

DAS PROVAS Protesta-se provar o alegado, por todos os meios de provas em direito admitidos, especialmente pelo depoimento pessoal do representante legal da reclamada, oitiva das testemunhas, juntada de documentos.

Atribui causa o valor de R$ 13.000,00 (treze mil reais). Termos em que, pede e espera deferimento.

Joo Pessoa, 12 de Maro de 2013.

EDILSON DONATO MOREIRA JUNIOR

OAB/PB 20.142

S-ar putea să vă placă și