Sunteți pe pagina 1din 11

O simbolismo dos Animais Sagrados para a Bruxaria

Os pagos, como um todo, no adoram animais. H alguns que seguem um caminho mais xamnico e que adoram certos animais e Animais Totem. Animais, como todas as criaturas vivas da terra, so reverenciados igualmente como ningum mais importante do que o outro. No entanto, existem alguns animais que se apresentam como smbolos por possuir dons sobrenaturais, poderes ou magias. Um ritual chamado "Tarb Feis" requer um xam para dormir sob a pele de um touro recm sacrificado, de modo que o esprito do touro pode enviar sonhos de profecia ao xam dormindo. Bruxas no fazem sacrifcios animais em hiptese alguma e preferem dormir sob o manto feito de pele de um touro que foi morto para fins alimentcios. Alguns bruxos usam penas de aves coloridas em suas capas para denotar sua posio.

Cobra (Nadredd): A cobra sempre foi associada com sabedoria, a reencarnao, e astcia. A vbora venenosa das Ilhas Britnicas tem a mesma reputao. Embora no houvesse cobras na Irlanda, os celtas da Irlanda sabiam sobre elas. As bruxas eram conhecidas no Pas de Gales como Nadredd. As Bruxas tambm produziam um amuleto chamado "gloine nathair" (Espelho de serpente); que era supostamente formado a partir de ovos de uma vbora.

Texugo (Breach): Este animal inflexvel em face do perigo e conhecido pela sua tenacidade e coragem. No conto gals em que Pwyll deseja cortejar a Rhiannon, um texugo mencionado como um guia durante o sonho. O texugo vai te ensinar a lutar por seus ritos e defender os seus ideais espirituais.

Morcego: Associado com o submundo ou Awwyn, como as guias "radar" dos morcegos que durante a noite evita obstculos e barreiras guiando pelo caminho correto, que ele possa ensinar voc a fazer o mesmo.

Urso (Arth): Apesar de o urso ser nativo das ilhas, agora extinto por l. A palavra Arth significa suportar, que a palavra de raiz para o nome Arthur. O urso foi notado por sua fora e resistncia. Diz-se que o urso pode ajudar a dar-lhe equilbrio na vida e fora para fazer o que necessrio.

Abelha (Beach): A abelha reverenciada como trabalhadora, focada quando se realiza uma nica tarefa, e destemida quando defende sua casa.

Melro (Witch-dhubh, Lon Duhb): Lendas dizem que as aves de Rhiannan so trs melros, que sentam e cantam na rvore do mundo. Seu canto coloca o ouvinte em um sono ou um transe que permite que ele/ela viaje para o outro mundo. Foi dito que podem transmitir segredos msticos.

Javali (Bacrie): Importante nas artes e mitos do povo celta, o javali foi conhecido por sua natureza astuta e feroz. Um javali legendrio famoso foi Orc Triath, que era de estimao da deusa Brigit. No contos arturianos do Mabinogion o javali Twrch Trwyth era um inimigo terrvel para Arthur. O Javali Branco de Marvan foi enviado para dar inspirao seu mestre para escrever msicas e poesias.

Touro (Tarbh): Uma figura animal comum na mitologia celta, o touro simboliza fora e potncia. Em certos rituais de adivinhao era necessrio o sacrifcio de um touro branco.

Borboleta: Em muitas culturas, a borboleta dita ser as almas dos mortos e os detentores do poder. Dizem tambm que energias negativas so dissipadas pela presena delas,e que possvel experincias em qualquer rea do outro mundo quando h a presena de borboletas. Diz-se que elas vo ajudar voc a ver as coisas com maior clareza.

Gato (Caoit, Cat): Muitas das lendas celtas mostram a imagem do gato como um animal feroz, uma criatura m, mas isso porque os gatos naquela poca eram indomados. Na Irlanda, disseram que Finn mac Cumhail lutou com um cl de pessoas com cabeas de gato. O gato um protetor forte, especialmente quando colocado em confronto.

Galo: Em vrias lendas celtas o galo afugenta os fantasmas e espritos indesejados pelo seu cantar ao amanhecer. Ele representa o poder da palavra para afastar a negatividade.

Vaca (Bo): Outrora to importantes para os celtas era usada como uma forma de moeda ou troca monetria. Antigos senhores irlandeses eram conhecidos como bo-aire ou senhor- vaca. A vaca era sagrada para a deusa Brigit. A vaca simboliza contentamento, defender a criana interior, e que prev a necessidade diria.

Gara: A gara era um animal comum nas ilhas britnicas. Virou tradio celta aparentemente aps a chegada do Cristianismo. A gara est associada com a Cailleach e Manannan Mac Lir, que fez sua mala de pele de gara. A gara, com suas cores de preto, branco e vermelho, era um pssaro da lua, sagrado para a Deusa Trplice. Magia, viagens xamnicas, aprendendo e mantendo segredos, atingindo mistrios mais profundos e verdades dito ser ensinado pela gara.

Corvo (Badb): Este animal deve ser tratado com cuidado. O corvo um smbolo de conflito e morte, um mau agouro associados com a Deusa Negra, como Macha, Badb, e Morrigan. A palavra irlandesa para o corvo Badb, que tambm o nome de uma deusa celta da guerra. Embora o corvo era de mau agouro, foi tambm considerado como habilidoso, astuto, e um portador de conhecimento. Ela ensina a aprender com o passado, mas no para segurlo.

Gamo (Abhach) ou Veado (Sailetheach): Na sua forma de gamo branco ou veado branco, o veado foi muitas vezes uma mensageiro e guia do Outro mundo. Seguindo tal animal levou o ser humano inocente em contato com seres sobrenaturais. O cocar de chifres de Cernunnos um smbolo dos veados. O veado representa garra, graa, rapidez e suavidade. Estas so as maneiras de alcanar nossos objetivos sem usar a fora.

Cachorro (Abach, Mada) ou Co de caa (Cu): Ces dedicados so frequentemente mencionados em mitos celtas, como Bran e Sceolan que pertenciam a Finn mac Cumhail. Ces do submundo, tais como o gals CWN Annwn pertencia a Arawn, so sempre brancos com vermelho. Ces do submundo atropelavam e puniam os culpados. Ces representam habilidades de rastreamento, a capacidade de seguir uma trilha e companheirismo.

Golfinho: Esta criatura foi associada com as divindades do mar. Trata-se de sonhos e harmonia, reconhecer e equilibrar os ritmos do seu corpo com os da natureza.

Drago (Piastras (payshtha), Horn): O drago na mitologia celta-britnico tem mais variedades do que o formulrio padro; s vezes representado como uma serpente de gua ou verme em forma de besta. H muitas referncias a serpentes ou drages na mitologia celta. Em muitas ocasies, o Fianna lutou contra enormes drages em lagos. A maioria das culturas consideram o drago um benevolente Habitante de cavernas, lagos e interior da Terra. Era um antigo smbolo de riqueza. O drago simboliza o poder dos Elementos, especialmente o da Terra, mas tambm do tesouro da mente subconsciente.

guia (Lolair): Um pssaro conhecido pela sabedoria e longa vida em histrias celtas. A guia representa rapidez, fora, viso aguada, e o conhecimento de magia. Ela ajuda voc a ver escondidas verdades espirituais.

Raposa (Rua Mada): Em Cantares de Taliesin sobre suas origens, o Bardo diz que assumiu a forma de uma raposa satirizando, uma referncia para a astcia e habilidade da raposa para fazer tolos persegui-las. A capacidade de assistir as motivaes e os movimentos dos outros, permanecendo despercebido a habilidade que podemos aprender com a raposa.

Sapo: Em muitas culturas o sapo um smbolo da magia. Ele pode te ensinar a saltar rapidamente de um nvel de conscincia para outro, a partir deste mundo para o Outro Mundo. O sapo tambm pode ajud-lo a encontrar a coragem a aceitar "novas idias", nutrirse e encontrar conexes entre ideias.

Lebre ou coelho (Coinin): Um animal sagrado para a Deusa Andraste em particular. Seus movimentos s vezes eram usados para adivinhao. associado com a transformao, o recebimento de ensinamentos ocultos, e mensagens intuitivas.

Falco (Aracos): A tradio celta que passava oralmente lista o mais antigo animal como o falco de Achill. Tal como acontece com outras aves, o falco um mensageiro entre o Outro e este mundo. No entanto, de maior habilidade e fora do que outras aves. Simboliza clarividncia e longevidade da memria. Se voc ouvir um grito de falco durante a viagem, esteja alerta para futuras situaes que precisam de

coragem e determinao para no se desequilibrar.

Cavalo (Cab-tudo, Capall): Um animal popular dos Celtas. Sagrado para as Deusas Epona e Rhiannon. O cavalo foi considerado como um guia fiel ao Outro. Ele simboliza a resistncia e fidelidade.

Lagarto: O lagarto simboliza o plano sombrio de manifestao onde os eventos esto constantemente a mudar as formas e padres. Se voc ver um lagarto em uma jornada, esteja alerta para todas as atividades abaixo da Area ao seu redor.

Lince: Esta criatura considerada o guardio de segredos profundos e escondidos. Pode ajudar com habilidades divinatrias e no desenvolvimento de sentidos psquicos. s vezes, ele simboliza a necessidade de olhar mais profundo dentro de si mesmo para ver o que muitas vezes est escondido.

Camundongo (Luch): O camundongo freqentemente mencionado no folclore celta. Em uma histria de Gales com Manawydan e

Pryderi, um camundongo retratado como a forma deslocada da esposa do mago Llwyd. O camundongo representa segredos, astcia, timidez, e a capacidade de se esconder em momentos de perigo.

Lontra (Balgair): Este animal foi considerado muito mgico pelos Celtas. Dizem que Lontras apareceram para ajudar durante as viagens de Maelduine, Brendan, e os outros. A lontra um protetor forte, que ajuda a ganhar sabedoria, descobrindo talentos internos, fidelidade, e a capacidade de se recuperar de qualquer crise.

Coruja (Caillech): Estas aves foram mais frequentemente associadas com o aspecto Idosa da Deusa. A palavra "Cailleach" no galico escocs significa "coruja". A coruja muitas vezes um guia para ir atravz do submundo, uma criatura de viso aguada nas trevas, e um caador silencioso e rpido. Ela pode ajudar a desmascarar aqueles que enganam voc ou se aproveitam de voc.

Rato (Francach): Ratos no so mencionados em uma luz favorvel no folclore celta, mas eles tm o seu lugar. Os ratos so escondidos, s vezes agressivos, criaturas que podem rastrear o que eles procuram, defendendo-se ferozmente.

Salmo (Brionnfhionn): Uma criatura muito sbia, mgica na tradio celta. Um salmo de grandes conhecimentos dito que nada no Poo de Segais, comendo as avels msticas que caem no poo. Quando o heri irlands Finn mac Cumhail queimou seu polegar em um salmo e depois colocou o polegar em sua boca, ele tomou conhecimento xamnico. O salmo ensina como entrar em contato com o conhecimento ancestral e como coloc-lo em pratica.

Gaivota (Faoilean): No h referncia no folclore celta para a gaivota, no entanto, elas esto ligados s divindades do mar, como o Deus Manannan mac Lir e a Deusa Don no Xamanismo Celta. Como outras aves, elas so mensageiras do Outro Mundo.

Porca (AIRC): A Deusa Cerridwen era conhecida como a porca Branca. A porca era considerada uma criatura muito poderosa no submundo. Como uma criatura de Cerridwen, foi associada com o Sagrado e o Caldeiro e tambm uma criatura de morte e renascimento.

Cisne (EALA): Um pssaro mstico que se encontra em vrias histrias celtas. Suas penas eram muitas vezes utilizadas no manto ritual dos Bardos. Cisnes so conectados com a msica e o canto. Cisnes tambm ajudam com a interpretao dos smbolos do sonho, transies e evoluo espiritual.

Tartaruga: A tartaruga uma criatura lenta, movendo-se metdica, carregando sua proteo constantemente com ela. Diz-se que ensina a bruxa a ser aterrada, como se manter em sintonia com as energias da Terra, a sabedoria de fluir com os ciclos da vida, e para ser gentil com as necessidades do corpo.

Unicrnio: Esta criatura mtica Celta tinha o corpo de um cavalo branco, as pernas de um antlope, a cauda de um leo e um nico chifre em sua cabea. o smbolo do poder supremo mgico. Ele ensina que toda ao criao, e assim todos os dias.

Lobo: O lobo uma criatura com esperteza, capaz de pensar alm de caadas. Pode ensin-lo a ler os sinais da natureza em tudo, como passar pelo perigo invisvel, como enganar aqueles que querem voc mal, e como lutar, quando necessrio.

Corrura (Dryw, Dreoilin): Um pssaro sagrado para as bruxas especificamente, suas notas musicais foram usadas para adivinhao. Tal como acontece com muitas outras aves, a corrura foi considerada uma mensageira dos deuses.

POSTADO POR W ICCA - GATO MSTICO 7 COMENTRIOS

S-ar putea să vă placă și