Sunteți pe pagina 1din 21

RELAES PBLICAS NAS ORGANIZAES

Captulo III

Relaes Pblicas

Relaes Pblicas implica planejar, negociar e executar programas e projetos de comunicao a fim de desencadear aes cooperativas por parte dos pblicos (em todos os seus segmentos) e obter sua colaborao com relao organizao, legitimando-a e permitindo-lhe manter com a mesma uma relao de confiana e cumplicidade que lhe faculte continuar existindo. (BASEGGIO, 2000, p. 69-70).

Relaes Pblicas:
Atividade Profissional Disciplina Acadmica Objeto: Organizaes e seus pblicos Desafios: gerenciar a comunicao, promovendo e administrando relacionamentos e intermediando interesses e conflitos Objetivo maior: contribuir para o cumprimento dos objetivos globais e da responsabilidade social das organizaes

Grande desafio gerenciar a comunicao entre as partes diante da complexidade da sociedade contempornea; Comunicao organizacional setor estratgico, agregando valores e facilitando os processos interativos e as mediaes. RP no que concerne administrao ou ao gerenciamento da comunicao:

Pesquisar

O processo do sistema organizao-pblicos; identifica quem , o que fazem os pblicos (e suas expectativas e interesses com relao organizao), os canais de comunicao, etc. Anlise das conjunturas local, nacional e internacional e da realidade onde se pretende atuar; anlise da relao organizao-pblicos. O futuro da relao, desenhando cenrios resultantes possveis de impasses e problemas de comunicao possveis. As lideranas quanto s polticas de comunicao e aos programas de ao que devem ser colocados em prtica fim de aproximar, explicar, justificar ou negociar as decises da organizao.

Diagnosticar

Prognosticar

Assessorar

Implementar Programas planejados de comunicao interna e externa a

Controlar e Avaliar

O programa e o cumprimento de seus objetivos, verificando o impacto das aes organizacionais, dos projetos de comunicao e dos resultados da interveno.
Fonte: Elaborado, a partir de Simes (2006, p. 70-77).

Kunsch (2003, p. 100-111), considera que a atividade de Relaes Pblicas cumpre funes essenciais, tais como: funo administrativa: promove articulaes necessrias entre setores, grupos, subgrupos, etc., criando e assegurando relaes de confiabilidade e credibilidade entre a organizao e seus pblicos; funo estratgica: promove o posicionamento da organizao perante a sociedade, por meio de diferentes canais de comunicao, demonstrando seu valor, sua razo de ser, seus valores e suas crenas; funo mediadora: promove o dilogo e o tornar comum a informao, mediando e harmonizando interesses por meio de instrumentos de negociao; funo poltica: gerencia problemas de relacionamento internos e externos, tentando encontrar solues para impasses e conflitos instalados.

Mix de Marketing -Esforos direcionados PERSEGUIO dos objetivos de MKT junto ao mercado-alvo.
MKT MIX PRAA Canais Cobertura Variedades Locais Estoque Transporte

PRODUTO Variedades de Produtos Qualidade Design Caractersticas Nome da Marca Embalagem Tamanhos Servios Garantias Devolues

Mercado Alvo PREO Preo de Lista Descontos Concesses Prazo de pagamento Condies de Financiamento

PROMOO Promoo de Vendas Publicidade Fora de Vendas Relaes Publicas Marketing Direto

RP X Marketing

A atividade de RP de marketing vai muito alm que a divulgao/promoo de produtos, servios e/organizaes Conforme Kotler e Keller (2006), podemos conceituar relaes pblicas como uma srie de programas elaborados para promover ou proteger a imagem da empresa ou de seus produtos. Em outras palavras, a administrao da reputao, da imagem da empresa perante seus diversos pblicos.

O marketing, como rea administrativa e estratgica, visa atingir o mercado: Baseia-se em modelos de competitividade para atingir objetivos econmicos; Objetiva persuadir o pblico-alvo e satisfazer os clientes/consumidores; Identifica e cria mercados para os produtos e servios das organizaes; Coordena e supervisiona os programas de comunicao mercadolgica ou de marketing para criar e manter os produtos e servios.

Relaes pblicas de marketing


RP de marketing RP desenvolvem atividades em parceria com o marketing e em apoio a ele, mas tm funes distintas, na medida em que se ultrapassam os limites do mercado e dos produtos. Seu terreno muito mais amplo, pois trabalham com as organizaes como um todo e seu universo de pblicos no contexto do sistema social global.

As Relaes Pblicas enfatizam o lado institucional e corporativo das organizaes. Em sntese: Identificam os pblicos , suas reaes, percepes e pensam em estratgias comunicacionais de relacionamento de acordo com as demandas sociais e o ambiente organizacional; Supervisionam e coordenam comunicao com pblicos; programas de

Prevem e supervisionam conflitos e crises que porventura passam as organizaes e podem despontar dentro de : pblico interno, governos, grupos de presso etc.

Comunicao Institucional: agrega valor imagem da organizao. A imagem , seno o maior, um dos principais patrimnios de uma empresa No caso da comunicao interna, a comunicao com os colaboradores tem a atribuio de gerar significado, a fim de promover o entendimento e o comprometimento com as estratgias organizacionais. A comunicao institucional ocupa-se de gerar esse mesmo sentido para os demais pblicos da empresa: clientes, fornecedores, comunidade, governos, imprensa etc.

preciso entender que a imagem no basta ser positiva, precisa ser competitiva: gerar os melhores negcios com clientes e fornecedores, atrair os melhores profissionais, promover o diferencial da organizao perante a concorrncia atravs da imagem que projeta no mercado.

Afinal, o alinhamento coerente entre discurso e prtica confere legitimidade atividade da empresa, j que os relacionamentos se do sobre um forte embasamento cultural e, por que no dizer, filosfico. Essa a proposta de valor, esse o diferencial humano que proporciona s empresas que adotam essa postura alcanar um novo e elevado patamar de mercado

Teorias essenciais para o desenvolvimento do estudo de Relaes Pblicas: teoria interorganizacional funo

administrativa, A teoria de gerenciamento funo estratgica, A teoria da comunicao funo mediadora, A teoria de conflitos-resolues funo poltica

Prxis de Relaes Pblicas


Relaes Pblicas em apoio a Recursos Humanos; Relaes Pblicas em apoio a Marketing; Relaes Pblicas e responsabilidade social; Relaes Pblicas e o Terceiro Setor

Falta de conversa eleva o nmero de mortes em UTI Comunicao falha entre mdicos causa atrasos fatais em procedimentos

Estudo com 792 doentes mostrou que taxa de mortalidade cai quando equipes fazem mais troca de informaes GABRIELA CUPANI DE SO PAULO A falta de comunicao entre mdicos de UTI pode aumentar a taxa de mortalidade, revela um estudo feito por grupo ligado ao Hospital Moinhos de Vento e Universidade Federal de Cincias da Sade, de Porto Alegre. De to grave, o problema uma das prioridades da campanha lanada esta semana pela Amib (Associao de Medicina Intensiva Brasileira) com o objetivo de aumentar a segurana nas unidades de terapia intensiva.

FALTA REUNIO

"Certamente, a falta de comunicao a primeira causa de eventos adversos em UTIs", diz lvaro Ra-Neto, coordenador da campanha da entidade, que prev reunies em vrias capitais. Um dos itens da cartilha dedicado a essa questo. O ambiente lotado de pacientes crticos, a correria dos profissionais e a falta de rotinas estabelecidas para disseminar as informaes criam um terreno frtil para a comunicao truncada. Entre os problemas mais citados esto a falta de encontros entre todos os profissionais envolvidos, os atrasos em procedimentos como o incio de uma terapia com antibiticos, a retirada da ventilao mecnica e tcnicas de preveno da trombose venosa profunda. Os especialistas notam tambm diferentes percepes do que importante relatar, dificuldades que os membros mais jovens tm de questionar os mais velhos e vises diferentes de condutas dentro da equipe.

"Um dos grandes problemas a comunicao entre diferentes profissionais. Nem sempre o que um transmite o mesmo que ouvido pelo outro", diz o mdico especialista em medicina intensiva Cassiano Teixeira, um dos lderes do trabalho. "A rotina ideal aquela em que todos os participantes do caso conseguem se reunir em algum momento do dia para discutir o caso." Mas isso nem sempre acontece. Para chegar ao resultado, os pesquisadores gachos acompanharam 792 pacientes durante um ano e meio. Eles foram divididos em trs grupos, conforme a frequncia de comunicao entre os mdicos-assistentes -que comandam o caso, mas no ficam o tempo todo na UTI- e os mdicos rotineiros da unidade, responsveis pelas complicaes agudas. A taxa de mortalidade foi de 26% no grupo que se comunicava raramente -que incluiu quase 10% dos pacientes. Naqueles em que as conversas eram quase dirias, a taxa ficou em 13%.

"O importante no achar culpados, mas encontrar processos que levam a repeties de erros. Se no cuidar do processo, no adianta trocar pessoas", diz Ra-Neto. " uma questo de hbito, de boa vontade, mas muitas equipes ainda no desenvolveram esse hbito", observa Maria ngela Gonalves Paschoal, enfermeira-chefe da UTI do Hospital Santa Isabel e da Santa Casa de So Paulo. Unidades com dez leitos tm, em mdia, dois mdicos e dois enfermeiros por turno, e oito tcnicos de enfermagem e dois fisioterapeutas. Tambm circulam por ali mdicos de outras especialidades, fonoaudilogos, psiclogos e nutricionistas. Todos se revezam em turnos de quatro ou seis horas e plantes noturnos de doze horas.

S-ar putea să vă placă și