Sunteți pe pagina 1din 9

REALIZAO

COMPANHIA CATARINENSE DE GUAS E SANEAMENTO - CASAN.


REF. EDITAL N 001/2009- CONCURSO PBLICO

INSTRUES
Voc est recebendo do fiscal um Caderno de Prova com 40 (quarenta) questes numeradas sequencialmente que compem a prova objetiva. Voc receber, tambm, a Folha de Respostas personalizada para transcrever as respostas das questes da prova objetiva. ATENO
queira levar o caderno de prova, s poder sair da sala quando faltar 15 (quinze minutos) para o trmino do tempo previsto para realizao da prova, devendo,

12-

proibido folhear o Caderno de Prova antes da autorizao do fiscal. Aps autorizao, verifique se o Caderno de Prova est completo, sem falhas de impresso e se a numerao est correta. Confira tambm se sua prova corresponde ao cargo para o qual voc se inscreveu. Caso haja qualquer divergncia, comunique o fato ao fiscal imediatamente.

obrigatoriamente, devolver ao fiscal a Folha de Respostas devidamente assinada. As provas estaro disponibilizadas no site da AOCP (www.aocp.com.br) a partir da divulgao do Gabarito Preliminar que ser dia 01/12/2009.

3-

Confira seu nome completo, o nmero de seu documento e o nmero de sua inscrio na Folha de Respostas. Caso encontre alguma divergncia, comunique o fato ao fiscal para as devidas providncias.

11-

Os 03 (trs) ltimos candidatos da sala s podero sair juntos, aps a conferncia de todos os documentos da sala e assinatura da ata.

12-

Durante a prova, no ser permitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, nem a utilizao de livros, cdigos, manuais, impressos ou anotaes, calculadoras, relgios, agendas eletrnicas, pagers, telefones celulares, BIP, Walkman, gravador ou qualquer outro equipamento eletrnico. A utilizao desses objetos causar eliminao imediata do candidato.

4-

Voc dever transcrever as respostas das questes objetivas para a Folha de Respostas, que ser o nico documento vlido para a correo das provas. O preenchimento da Folha de Respostas de inteira responsabilidade do candidato.

56-

Para realizao da prova o candidato dever utilizar caneta esferogrfica transparente, com tinta de cor azul ou preta. Leia atentamente cada questo da prova e assinale, na Folha de Respostas, a opo que a responda

13-

Os objetos de uso pessoal, incluindo telefones celulares, devero ser desligados e mantidos dessa forma at o trmino da prova e entrega da Folha de Respostas ao fiscal.

corretamente. Exemplo correto da marcao da Folha de Resposta:

14-

Tambm no so permitidos alimentos, bebidas e fumo no local da prova, bem como o uso de chapus, bons ou qualquer outra cobertura e o uso de culos escuros e ou espelhados (salvo por indicao mdica que dever ser apresentada pelo candidato).

7-

A Folha de Respostas no poder ser dobrada, amassada, rasurada ou conter qualquer marcao fora dos campos destinados s respostas.

8-

Na correo da Folha de Respostas, ser atribuda nota 0 (zero) s questes no assinaladas, que contiverem mais de uma alternativa assinalada, emenda ou rasura, ainda que legvel.

15-

O candidato que for surpreendido de posse de objetos ou equipamentos cuja entrega determinada aps o incio da prova objetiva, ser eliminado do concurso, sendo considerados sem efeito todos os atos por ele praticados, inclusive respostas j indicadas na Folha de Resposta.

9-

Voc dispe de 4h (quatro horas) para fazer a prova, incluindo a marcao da Folha de Respostas. Faa-a com tranquilidade, mas controle seu tempo.

16-

Qualquer tentativa de fraude, se descoberta, implicar em imediata denncia autoridade competente, que tomar as

10-

Voc somente poder deixar definitivamente a sala de prova aps 60(sessenta) minutos de seu incio. Caso

medidas cabveis, inclusive com priso em flagrante dos envolvidos.

ED/46
www.pciconcursos.com.br

FOLHA PARA ANOTAO DAS RESPOSTAS DO CANDIDATO

QUESTO RESP.

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

QUESTO RESP.

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

www.pciconcursos.com.br

CONHECIMENTOS GERAIS
O ovo da serpente I. A violncia no Rio muito debatida quando h grandes fatos, crimes revoltantes. No entanto, muitas coisas acontecem numa quase surdina, e elas so o indcio de que os tempos podem ser piores. H alguns meses, o site do jornal "O Dia" divulgou um vdeo da comemorao do aniversrio de um traficante no Complexo do Alemo. Havia uma tal concentrao de armas nas mos dos participantes da festa que pareciam preparados para dominar uma boa parte da cidade. Fuzis pendurados no peito, o aniversrio parecia um momento de descanso de um exrcito tropical e descamisado. Aquilo passou. Afinal preciso tocar as obras do PAC. Agora, no auge da crise do helicptero abatido, surgiu uma outra despretensiosa notcia no jornal da rdio Bandeirantes: um potencial candidato a deputado foi assassinado em Rio das Pedras, regio dominada pelas milcias. O corpo foi encontrado na Cidade de Deus, com perfuraes de bala e sinais de tortura. s vezes, quando se d a crise, a sensao que temos que tudo vai mudar. O governo anuncia medidas, Braslia envia mais dinheiro e todos tentam dormir tranquilos. O processo no para. Enquanto se discute se a prcampanha presidencial est nos limites da lei, uma outra pr-campanha est em curso. Ela comea com a eliminao fsica de adversrios. Tanto no Complexo do Alemo como em Rio das Pedras, os vnculos entre poltica e crime passam ao largo e, quando surgem acontecimentos espetaculares, parecem relmpago em cu azul. Todos esses fuzis e metralhadoras estaro diante de ns na campanha de 2010. No difcil saber a quem servem. O foco atual o comrcio de drogas. Mas, durante o perodo no eleitoral, esquecemos do comrcio de votos, ao qual as armas servem com grande eficcia. Servem a quem?
Fernando Gabeira. Folha de So Paulo. 30/10/2009.

II.

Questo 02 O elemento de coeso destacado em Aquilo passou. (quarto pargrafo) tem como referente (A) os casos de concentrao de armas em mos de traficantes. (B) as imagens com os traficantes portando fuzis. (C) a ateno dada ao vdeo sobre o aniversrio do traficante no morro carioca. (D) os casos de violncia no Rio de Janeiro. (E) campanhas governamentais para o combate violncia. Questo 03 No texto da Folha, o autor (A) expe seu ponto de vista de maneira imparcial, assim como ocorre em todos os textos jornalsticos. (B) reflete criticamente sobre a situao da violncia na cidade carioca, apresentando sugesto para a soluo desse problema. (C) mostra-se muitas vezes favorvel s aes governamentais, inclusive tecendo elogios aos programas sociais como o PAS. (D) ironiza a ateno da mdia festa de aniversrio do traficante carioca porque considera tal fato como corriqueiro. (E) sugere que as autoridades, por meio da divulgao de outros fatos, busca desviar a ateno social dos acontecimentos grandiosos ou revoltantes.

III.

IV.

V.

VI.

VII.

VIII.

Questo 01 Considerando as ideias contidas no texto, o trecho destacado em Afinal preciso tocar as obras do PAC., presente no quarto pargrafo (A) tido pelo autor como uma espcie de recurso dos governantes com o claro intuito de desviar a ateno dos problemas de violncia que atingem o Rio de Janeiro. (B) reflete o pouco valor que os governantes do a casos como o aniversrio do traficante do Complexo do Alemo, afinal existem situaes mais urgentes a serem tratadas. (C) demonstra a inutilidade de programas sociais como o PAC, visto que eles desviam a ateno dos governantes de problemas mais graves, como o caso do Complexo do Alemo. (D) mostra a ironia do autor diante de programas assistenciais como o PAC, os quais se mostram frequentemente ineficazes. (E) aproxima duas situaes que se contrastam: enquanto o PAC exemplo de aes que do certo, o ocorrido no aniversrio do traficante em questo revela que ainda h muito a ser feito pelos governantes brasileiros.

ASSISTENTE SOCIAL

3 www.pciconcursos.com.br

From "Conclusion on Global Warming": One of the big questions of today is whether global warming and climate change can be stopped or whether it is inevitable. Though worried, most scientists believe that if we act now, serious climate change and global warming can be avoided. A few, such as James Lovelock who created the GAIA theory of the Earth as a living organism, believes that is far too late to stop the changes that are now unfolding. Politicians either deny that there is a problem or act as if there is plenty of time to do something. After weighing the arguments we in The GAIA-Movement have had to conclude the following:

Questo 05 According to the text whats the inevitable catastrophe that will unfold in the years and decades to come? (A) Global warming and climate changes; (B) Food production decrease; (C) Water supply lack; (D) Poverty; (E) Disease spreading. Questo 06 What seems to be the type of text presented here? (A) A diary; (B) An article from a newspaper; (C) An article from a womens magazine; (D) A literary text ; (E) A report from an environmentally concerned site. Questo 07 Considere
x

Global Warming and Climate Change are unavoidable as they are already going on and have been so for quite some time; they constitute an inevitable catastrophe that will unfold in the years and decades to come; this fact cannot be reversed as the politicians in power will not provide the leadership needed to implement the monumental changes needed to reduce greenhouse gas emission and the processes set in motion are of such magnitude that they by now can only be postponed or prolonged so as to allow more time for adaptation.

f : IR IR

definida por

(A) (B) (C) (D) (E)

f ( x) = 2 + 1 . O conjunto imagem de f ( x) [2;+) [1;+] (1;+) (2;+) [0;+)

We have reached our conclusions on global warming, climate change and the consequences thereof for food production and a number of other issues after studying books, films, websites, radio interviews, scientific magazines and reports. The information we have found points in a clear direction and has thus enabled us to make a clear conclusion. A basic book has been Six Degrees by Mark Lynas, a journalist who has studied many scientific reports and from that has been able to describe what may happen to the Earth as it warms 1-2-3-4-5 and even 6 degrees. Elizabeth Kolbert has written Field Notes from a Catastrophe. She has met many scientists working on global warming and the book has much dramatic information. Several other authors have written books that give many details on global warming and climate change such as The Last Generation by Fred Pierce, The Weather Makers by Tim Flannery, A Rough Guide to Climate Change by Robert Henson, The Revenge of GAIA by James Lovelock and An Inconvenient Truth by Al Gore, who received the Nobel Peace Prize for his effort to inform about climate change. The last book is also on film and there are several other films that tell about different aspects of climate change and what can be done to build a world on renewable energy. The Intergovernmental Panel on Climate Change, a UN working group, which also received the Nobel Peace Prize made their latest report in 2007. We have studied the report which presents several models for how the climate may change during the next 100 years.
Text taken from the Gaia Movement: http://www.gaia-movement.org/ On: 10/23/2009 Gaia is the name of a Greek goddess of Earth.

Questo 08 Considere a parbola que grfico da funo f : IR IR definida por podemos afirmar que localiza-se no primeiro quadrante. localiza-se no segundo quadrante. localiza-se no terceiro quadrante. localiza-se no quarto quadrante. localiza-se sobre um dos eixos.

f ( x ) = 3 2 x x 2 .Sobre o vrtice dessa parbola

(A) (B) (C) (D) (E)

Questo 09 Se um dos ngulos de um tringulo retngulo mede 30 e o cateto oposto a esse ngulo mede 15cm, podemos afirmar que (considere sen 30 = 0,5; cos 30 = 0,86 e tg 30 = 0,57) (A) a hipotenusa mede 30cm. (B) o outro cateto mede 25cm. (C) a hipotenusa mede 25cm. (D) o outro cateto mede 30cm. (E) o outro cateto mede 12,9cm.

Questo 04 Whats the meaning of unfold in this sentence: they constitute an inevitable catastrophe that will unfold in the years and decades to come? (A) wrap, cover; (B) destroy, devastate; (C) vanish, disappear; (D) gradually become clearer and more detailed, develop; (E) get revenge, react.

ASSISTENTE SOCIAL

4 www.pciconcursos.com.br

Questo 10 A presena africana na Bahia colonial foi bem notada por todos os cronistas, tratadistas e viajantes contemporneos. Fossem no rduo trabalho dos engenhos do Recncavo, fossem nas estreitas sinuosas ruas de Salvador, l estavam os cativos e libertos africanos. Tamanho era seu peso demogrfico, que Franois Frezier, em 1714, descreveu Salvador ento capital da Amrica Portuguesa como uma nova Guin (Revista Leituras da Histria, n.10, 2008). Assinale a alternativa INCORRETA. (A) A mo de obra escrava africana na colonizao portuguesa fomentou um comrcio com a regio centroocidental da Bahia, que ficou conhecido como o Ciclo de Angola, pois boa parte desses escravos foi exportada pelo porto de Luanda e Benguela. (B) A partir da tomada de Angola, em 1614, pelos holandeses, os traficantes da Bahia deslocaram as suas redes de comrcio para a regio ocidental, conhecida na documentao portuguesa como Costa da Mina, regio que ficava a leste do Castelo de So Jorge da Mina. (C) A moeda de troca que a Bahia oferecia era o caf, produo de grande escala, principalmente no Recncavo baiano, produto que ajudou os baianos a ali estabelecerem uma hegemonia comercial. (D) Os principais grupos tnicos chegados na Bahia da frica Ocidental eram denominados minas uma classificao genrica que designava africanos dessa regio e os ardas ou ardras do reino de Alada. (E) Na colnia, a descoberta do ouro nas Minas Gerais no final do sculo XVII, consolidou uma preferncia pelos africanos minas, pela experincia que tinham de uma prospeco aurfera. Questo 11 Segundo Capistrano de Abreu, Os donatrios poderiam fundar vilas, com termo, jurisdio, insgnias, ao longo das costas e rios navegveis, seriam senhores das ilhas e adjacente at distncias de dez lguas da costa (Capistrano de Abreu, Capitanias Hereditrias, Cap. V, pag.65). Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das Capitanias Hereditrias. (A) A ocupao do litoral brasileiro se deu de forma desigual, sendo que as capitanias de Pernambuco e de So Vicente foram as que mais prosperaram devido precoce experincia agrcola e s alianas estabelecidas por seus donatrios com os nativos. (B) A doao de uma capitania era feita atravs de dois documentos: a Carta de Doao que, entre outros, concedia a posse da terra ao donatrio permitindo que a deixasse como herana aos seus filhos, mas impedindo-o de vend-la. A Carta Foral definia a participao dos lucros da Coroa na capitania doada. (C) Hoje chamada de Laguna, a cidade catarinense, antes mesmo de ser povoada entrava para a histria sendo considerado o marco no extremo sul do pas na demarcao das terras portuguesas definidas pelo Tratado de Tordesilhas, tratado esse que tambm definia limites para as Capitanias Hereditrias. (D) O territrio catarinense no sofreu influncias em sua formatao territorial aps a extino das Capitanias Hereditrias, pois ali no houve esse tipo de aquisio de terras, tendo a hoje cidade de Laguna, passado pela histria apenas como o ponto que demarcou o fim da linha divisria do Tratado de Tordesilhas. (E) Os direitos das Capitanias eram hereditrios, mas a posse restrita aos donatrios cabendo somente 20% das terras. O restante delas deveria ser doado, em regime de sesmarias, a homens de muita posse e famlia, nunca mais de uma sesmaria para cada um, que deveriam morar nas terras.

Questo 12 O territrio brasileiro est dividido entre estados e municpios e sob o controle de um governo, estadual e municipal, sem falar da unio. O que necessrio para que um novo municpio seja criado? Assinale a alternativa correta. (A) necessrio verificar se h terras disponveis no territrio brasileiro para a demarcao do novo municpio. (B) necessrio que um municpio j existente (municpio me) ceda parte de seu territrio, de sua populao, de sua infra-estrutura e de seus impostos (as verbas). (C) necessrio que o processo de emancipao poltica do municpio, promulgada pela Constituio de 1988, seja reconhecida pela Unio. (D) necessrio que a populao localizada na sede administrativa principal (cidade) seja superior a 50 mil habitantes. (E) necessrio que o municpio tenha condies de gerar seu prprio oramento, pois no contar com o auxlio de verbas federais. Questo 13 Qual documento surgiu em 1992 quando se realizou no Rio de Janeiro a Conferncia das naes Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida como Rio-92 ou ECO-92? Assinale a alternativa correta. (A) Protocolo da Dinamarca. (B) Tratado de cooperao. (C) Conferncia do Rio de Janeiro. (D) Agenda 21. (E) Protocolo de Kioto. Questo 14 Utilizando a planilha eletrnica MS Office Excel 2003, instalao padro, portugus Brasil, qual dos itens abaixo NO uma funo existente? (A) SOMA (B) SE (C) MLTIPLO (D) MXIMO (E) MDIA Questo 15 Utilizando o MS Office Outlook 2003, instalao padro, portugus Brasil, a tecla F9 utilizada para o atalho da opo? (A) Enviar e Receber Tudo. (B) Enviar Todos. (C) Receber Todos. (D) Responder. (E) Responder a Todos.

ASSISTENTE SOCIAL

5 www.pciconcursos.com.br

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Questo 16 O Estatuto da Criana e do Adolescente a lei que dispe sobre a proteo integral criana e ao adolescente. Conforme esta lei considera-se criana, a pessoa com at (A) 12 anos incompletos. (B) 11 anos incompletos. (C) 10 anos completos. (D) 14 anos incompletos. (E) 13 anos incompletos. Questo 17 Conforme o Artigo 8 do Estatuto da Criana e do Adolescente assegurado gestante, atravs do Sistema nico de Sade, o atendimento pr e perinatal. Assinale a alternativa correta. (A) A gestante dever ser encaminhada aos diferentes nveis de atendimento, segundo sua vontade e independente dos princpios de regionalizao e hierarquizao do Sistema. (B) A gestante poder escolher, segundo a sua vontade, independente de critrios mdicos, os diferentes nveis de atendimento. (C) A parturiente ser atendida preferencialmente pelo mesmo mdico que a acompanhou na fase pr-natal. (D) A parturiente ser atendida sempre pelo mesmo mdico que a acompanhou na fase pr-natal. (E) Incumbe ao poder pblico propiciar apoio alimentar gestante e nutriz que dele necessitem. Questo 18 Assinale a alternativa incorreta. A adoo de criana e de adolescente reger-se- segundo o disposto no Estatuto da Criana e do Adolescente. (A) O adotando deve contar com, no mximo, dezoito anos data do pedido, salvo se j estiver sob a guarda ou tutela dos adotantes. (B) A adoo atribui a condio de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres. (C) Podem adotar os maiores de vinte e um anos, independentemente de estado civil. (D) Podem adotar os ascendentes e os irmos do adotando. (E) O adotante h de ser, pelo menos, dezesseis anos mais velho do que o adotando. Questo 19 De acordo com o artigo 31 do Estatuto da Criana e do Adolescente, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta. A colocao em famlia substituta ____________ constitui medida ___________, somente admissvel na modalidade de adoo. americana / relevante estrangeira / excepcional especial / cautelar natural / provisrio especial / especial

Questo 21 Sobre a Previdncia Social, analise as assertivas e assinale a alternativa correta. I. II. seguro social para quem contribui. A previdncia social uma instituio pblica que tem como objetivo reconhecer e conceder direitos aos seus segurados. A previdncia social, juntamente com a sade, a educao, compe a seguridade social. uma poltica de assistncia social que independe de contribuio.

III.

IV.

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas I e II. Apenas II, III e IV. Apenas I, III e IV. Apenas II . Apenas III e IV.

Questo 22 O auxlio-doena um dos benefcios da Previdncia Social, o mesmo concedido ao segurado atingido pelo risco social doena. Sobre este auxlio correto afirmar que (A) um direito assegurado ao trabalhador que ficar incapacitado para o trabalho por mais de 10 dias consecutivos, sem observao de carncias. (B) um direito reservado aos seguintes segurados: empregada domstica, trabalhador avulso, contribuinte individual e facultativo que ficarem incapacitados para as suas atividades habituais, sem observar carncias. (C) no existe carncia para obteno do auxlio-doena para os segurados especiais, desde que comprovem o exerccio de atividade rural no perodo de 6 meses imediatamente anteriores data de incio da incapacidade. (D) tem direito ao auxlio-doena o segurado empregado que ficar incapacitado para o trabalho por mais de 15 dias consecutivos, observada a carncia, quando for o caso.O auxlio-doena um direito de todos os segurados. (E) no existe carncia para obteno do auxlio-doena da Previdncia Social, ou seja, a partir da primeira contribuio todos os segurados podem ter acesso ao beneficio em questo. Questo 23 Assinale a alternativa INCORRETA. O salrio maternidade um benefcio concedido segurada gestante da Previdncia Social. (A) A durao do salrio-maternidade de 120 dias. (B) O salrio-maternidade pode ser prorrogado em casos excepcionais. (C) A carncia exigida para a concesso do salriomaternidade de 10 contribuies mensais para as segurada individual e facultativa. (D) O salrio-maternidade para a segurada empregada tem o valor igual sua remunerao integral. (E) Em casos de aborto, a segurada no tem direito ao salrio-maternidade.

(A) (B) (C) (D) (E)

Questo 20 So direitos sociais, EXCETO. (A) O voto direto e secreto. (B) A sade. (C) A educao. (D) O lazer. (E) O trabalho.

ASSISTENTE SOCIAL

6 www.pciconcursos.com.br

Questo 24 So princpios fundamentais do Cdigo de tica Profissional de 1993, EXCETO. (A) Opo por um projeto profissional vinculado ao processo de construo de uma nova ordem societria, sem dominao-explorao de classe, etnia e gnero. (B) Articulao com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princpios deste Cdigo e com a luta geral dos trabalhadores. (C) Compromisso com a qualidade dos servios prestados populao e com aprimoramento intelectual, na perspectiva da competncia profissional. (D) Garantia do singularismo, atravs do respeito s correntes profissionais marxistas existentes e suas expresses tericas, e compromisso com o constante aprimoramento intelectual. (E) Exerccio do Servio Social sem ser discriminado, nem discriminar, por questes de insero de classe social, gnero, etnia, religio, nacionalidade, opo sexual, idade e condio fsica. Questo 25 Quanto aos deveres do Assistente Social, analise as assertivas e assinale a alternativa correta. I. Programar, administrar, executar e repassar os servios sociais assegurados institucionalmente. Contribuir para a alterao da correlao de foras institucionais, apoiando as legtimas demandas de interesse da populao usuria. Empenhar-se na viabilizao dos direitos sociais dos usurios, atravs dos programas e polticas sociais. Empregar as verbas sob a sua responsabilidade, de acordo com os interesses e necessidades dos usurios mais carentes.

assunto, grau e nmero de pessoas que dele devam tomar conhecimento. Questo 28 Assinale a alternativa que condiz com uma das competncias do Conselho Federal. (A) Controlar o recebimento das anuidades da classe. (B) Introduzir alterao no Cdigo de tica da profisso, atravs de uma ampla participao da categoria, num processo desenvolvido em ao conjunta com os Conselhos Regionais. (C) Receber denuncia quanto a falhas nos regulamentos, normas e programas da instituio empregadora do Assistente Social. (D) Zelar pela observncia dos princpios do Cdigo, estabelecendo aes aos Conselhos Regionais e Agencias Regionais para a prtica exercida pelos profissionais, instituies e organizaes na rea do Servio Social. (E) Como Tribunal Superior de tica Profissional, firmar jurisprudncia no planejamento do Cdigo. Questo 29 Qual o rgo de mbito nacional competente para coordenar, orientar, controlar e supervisionar as atividades relacionadas com a segurana e medicina do trabalho? (A) Delegacia Regional do Trabalho DRT. (B) Secretaria de Segurana e Sade no Trabalho SSST. (C) Tribunal Regional do Trabalho TRT. (D) Ministrio do Trabalho e Emprego TEM. (E) Delegacia Federal do Trabalho DFT. Questo 30 Preencha a lacuna abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta. As Normas Regulamentadoras NR, relativas segurana e medicina do trabalho, so de observncia obrigatria pelas empresas ____________e pblicas e pelos rgos pblicos da administrao direta e indireta, bem como pelos rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio, que possuam empregados regidos pela Consolidao das Leis do Trabalho CLT. privadas diretas indiretas modernas atuais

II.

III.

IV.

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas I e II. Apenas II e III. Apenas I, II e III. Apenas I e IV. Apenas II e IV.

Questo 26 Assinale a alternativa que cita o responsvel pela execuo das decises proferidas nos processos disciplinares. (A) ABESS. (B) Conselho Regional. (C) CFESS. (D) Delegacia Seccional. (E) Tribunal Superior de tica. Questo 27 Sobre o sigilo profissional e com base no Cdigo de tica Profissional do Assistente Social assinale a alternativa correta. (A) vedado ao Assistente Social revelar sigilo profissional em qualquer e toda situao. (B) A quebra do sigilo s admissvel, quando trazer prejuzo aos interesses de terceiros. (C) O sigilo profissional se constitui um direito do Assistente Social e no um dever. (D) Em trabalho multidisciplinar o Assistente Social poder prestar informaes, inclusive detalhes irrelevantes ao trabalho. (E) A revelao do sigilo profissional quando para proteo do usurio no observar restries nem quanto ao

(A) (B) (C) (D) (E)

Questo 31 A manuteno dos servios especializados em engenharia de segurana e em medicina do trabalho tem por finalidade (A) prestar servios de sade para tratamento de cura dos trabalhadores. (B) promover campanhas para arrecadar recursos para sade. (C) prestar informaes aos trabalhadores para a melhoria da produtividade. (D) promover campanhas de sade, lazer com objetivo de melhorar a qualidade da empresa. (E) promover a sade e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.

ASSISTENTE SOCIAL

7 www.pciconcursos.com.br

Questo 32 As polticas de Sade, Previdncia e Assistncia Social so aes de iniciativa dos poderes pblicos e da sociedade, conforme a Constituio Federal de 1988. Este conjunto de aes conhecido por (A) Programa Social. (B) Previdncia Social. (C) Seguridade Estatal. (D) Seguridade Social. (E) Projeto Social. Questo 33 Assinale a alternativa que expressa o objeto de trabalho do Assistente Social na atualidade. (A) Transformao social. (B) Indivduos com desajustamentos sociais e familiares. (C) As expresses da questo social. (D) O homem. (E) A situao do homem, por exemplo, o desemprego. Questo 34 Assinale a alternativa correta. O assistente social antes de tudo, algum que considera o potencial humano, em sua historicidade, que tem clareza da existncia da alienao, dos fetiches presentes no cotidiano e da luta de classes. Entretanto, um profissional que aposta na possibilidade de transformao da realidade social. O processo de trabalho do assistente social est permeado por um conjunto de valores, intenes e posicionamento ideolgicos, sua intencionalidade. Esse conjunto intencional d significado e sentido ao movimento da instrumentalidade escolhida pelo profissional que deve ser direcionada com qual inteno de acordo com os fundamentos da profisso. (A) Inteno do capital. (B) Inteno da empresa. (C) Inteno das classes dominantes. (D) Inteno de cidadania. (E) Inteno de alienao. Questo 35 Afinal princpio fundamental dos assistentes sociais, segundo seu cdigo de tica, a opo por um projeto profissional vinculado ao processo de construo de uma nova ordem societria, sem dominao/explorao de classe, etnia e gnero. A clareza deste projeto profissional fundamental para respaldar o entendimento da realidade inclusiva, que convive com estruturas que existem no dinamismo histrico, porm no so intransponveis. Uma postura tica, um mtodo e uma prxis no so elementos que se separem; esto interligados e apresentam-se ao processo de trabalho do assistente social. O que ser mais significativo nos diversos processos sociais do Assistente Social? (A) Ser o entendimento da dinmica das relaes sociais. (B) A metodologia. (C) A tica. (D) O objeto. (E) Os instrumentos. Questo 36 Sendo o relacionamento interpessoal uma necessidade social, conforme MASLOW (2000). Assinale a alternativa que se apresenta essencial para efetivao de relaes saudveis aos indivduos. (A) Alegria. (B) Amizade. (C) Dilogo. (D) F. (E) Autoridade.

Questo 37 Todo idoso tem direito ao exerccio de atividade profissional, respeitadas suas condies fsicas, intelectuais e psquicas. Analise as assertivas e assinale a alternativa correta. I. Na admisso do idoso em qualquer trabalho ou emprego, vedada a discriminao e a fixao de limite mximo de idade, inclusive para concursos, ressalvados os casos em que a natureza do cargo o exigir. O segundo critrio de desempate em concurso pblico ser a idade, dando-se preferncia ao de idade mais elevada. O Poder Pblico criar e estimular programas de profissionalizao especializada para os idosos, aproveitando seus potenciais e habilidades para atividades regulares e remuneradas.

II.

III.

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas I. Apenas II. Apenas III. Apenas I e II. Apenas I e III.

Questo 38 Assinale a alternativa correta. O Capitulo VII do Estatuto do Idoso dispes sobre a Previdncia Social. (A) Os benefcios de aposentadoria e penso do Regime Geral da Previdncia Social observaro, na sua concesso, critrios especiais ao idoso. (B) Os benefcios de penso e dos aposentados sero reajustados na mesma data de reajuste salriomnimo. (C) A perda da condio de segurado ser considerada para a concesso da aposentadoria por idade. (D) O pagamento de parcelas relativas a benefcios, efetuado com atraso por responsabilidade da Previdncia Social no sero atualizados. (E) O Dia Mundial do Trabalho, 1 de Maio, a data- base dos aposentados e pensionistas. Questo 39 Assinale a alternativa correta. De acordo com O Estatuto do Idoso assegurado o benefcio mensal de 1 (um) salrio-mnimo, nos termos da Lei Orgnica da Assistncia Social Loas, aos idosos, que no possuam meios para prover sua subsistncia, nem de t-la provida por sua famlia. Este direito assegurado aos idosos a partir de qual idade? (A) 67 anos. (B) 65 anos. (C) 60 anos. (D) 62 anos. (E) 55 anos.

ASSISTENTE SOCIAL

8 www.pciconcursos.com.br

Questo 40 Com base no Estatuto do Idoso, assinale a alternativa correta. (A) Todas as entidades de longa permanncia no so obrigadas a firmar contrato de prestao de servios com a pessoa idosa abrigada. (B) As entidades filantrpicas, ou casa-lar, no devem realizar cobrana de participao do idoso no custeio da entidade. (C) As entidades governamentais e no-governamentais de assistncia ao idoso ficam sujeitas inscrio de seus programas, junto ao rgo competente da Vigilncia Sanitria e Conselho Municipal da Pessoa Idosa. (D) O acolhimento de idosos em situao de risco social, por adulto ou ncleo familiar, no caracteriza a dependncia econmica, para os efeitos legais. (E) O dirigente de instituio prestadora de atendimento ao idoso no responsvel pelos atos que praticar em detrimento do idoso.

ASSISTENTE SOCIAL

9 www.pciconcursos.com.br

S-ar putea să vă placă și