Sunteți pe pagina 1din 2

Frum

Estudamos na apostila que o controle social um rompimento do costume popularizado, no qual o cidado ou a cidad, ainda que estejam convictos da ocorrncia do aviltamento dos interesses pblicos preferem silenciar e se omitir diante do risco real da represso, perseguio ou perda da posio desfrutada na sociedade. Me desculpem todos pelo que falarei aqui e j aviso de antemo que usarei meu direito de rplica ou trplica. O brasileiro ou covarde ou hipcrita ou otrio ou egosta ou acfalo ou dissimulado ou mau-carter ou gigol social ou simplesmente um perdedor, a lista grande. Muitos como o trecho acima cita silenciam ou se omitem pelo medo, pois a represso pode no atingir s a sua pessoa, mas pode se estender a seus familiares e isto o assusta e serve como um cala boca muito eficiente, pois ningum aceitaria ver um dos seus passar por qualquer tipo de sofrimento que seja. Agora outros se porque se vendem por dinheiro, status social, favores, lenocnio e outras ms aes. Sabemos o quanto isso acontece, o quanto a Lei de Gerson utilizada na nossa sociedade. Achei ridcula aquela frase usada nas manifestaes do ano passado O gigante acordou, deve ter sido s para ir ao banheiro e voltou a dormir de novo. Tem de haver uma mudana radical comeando pelas nossas leis que so extremamente brandas e protetivas. Vou parar por aqui, acredito que seja melhor. Peo desculpas novamente. Boa noite. Ao analisar o pargrafo acima, expressem aqui no frum seu ponto de vista a respeito do assunto. Ser respeitada a opinio de cada um.
No s o Direito que funciona como forma de controle social. Outras diversas modalidades de manifestao social se prestam a essa funo, como a religio, as regras de trato social e os costumes. Essas se do em forma de descrio de condutas, sugestes e conselhos, sem nenhuma fora impositiva. O Direito, claro, possui maior grau de efetividade haja vista que as condutas por ele impostas se do por um processo de coao, em que o indivduo inibido a obedecer por receio s penalidades que podem ser sofridas.

mile Durkheim (1960, p.17) ressalta que "a sociedade sem o direito no resistiria, seria anrquica, teria o seu fim. O direito a grande coluna que sustenta a sociedade. Criado pelo homem, para corrigir a sua imperfeio, o direito representa um grande esforo para adaptar o mundo exterior s suas necessidades de vida." http://jus.com.br/artigos/20736/sociedade-direito-e-controle-social DESVIO SOCIAL Modos de agir em desconformidade com as normas ou valores mantidos pela maioria dos membros de uma sociedade. As variaes de interpretao do comportamento desviante so to amplas quanto s normas e os valores que distinguem diferentes culturas e subculturas entre si. Muitas formas de comportamento que so apreciadas em um contexto so depreciadas por outros.

S-ar putea să vă placă și